Montando um Compost Barn em Túnel de Vento do Zero - Da terraplanagem a entrada do gado

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 7. 06. 2021
  • E ai amigo produtor, tudo bem?
    O vídeo de hoje tem uma abordagem um pouco diferente. A intenção é mostrar algumas etapas do processo de montagem do nosso barracão Compost Barn em túnel de vento, também chamado de Cross Ventilation. Tentamos filmar um pouquinho de cada etapa, para mostrar uma visão macro do tipo de planejamento que é necessário para conseguir construir esse tipo de estrutura. Foram mais de 5 meses até a construção completa, com gastos não programados principalmente devido a Pandemia da Covid-19. O Compost Barn em túnel de vento difere de um Compost Barn comum pelo isolamento total com a área externa. O Barracão é todo envelopado com Lonas para que não exista nenhuma entrada de ar. Em uma das extremidades do barracão são instalados exaustores e na outra extremidade é formada por uma parede de placas evaporativas. Os exaustores puxam o ar de uma extremidade do barracão a outra. Isso cria uma ventilação constante dentro do galpão. Como a placa evaporativa tem passagem o ar passar por um processo de resfriamento mantendo a temperatura interna mais amena e consequentemente gerando maior conforto para os animais. Em medições feitas no local a diferença de temperatura externa comparada com a interna pode chegar a 6ºC.
    Para o gado de leite, esse conforto extra tende a melhorar bastante a produção e a qualidade do leite.
    Segue a gente no instagram @PotenciAgro
    E curta nossa página no FB: PotenciAgro
    Muito sucesso a todos!

Komentáře • 41

  • @WILSONANTONIO
    @WILSONANTONIO Před rokem +4

    - Eu estou impressionado!
    A Jersey é o melhor custo benefício de retorno financeiro, isso por que o leite têm mais sólidos... EU AMO esse gado!!!
    - Eu assisti neste vídeo o meu futuro... É isso que estou planejando pra mim.
    - uuuuuuuuaaaasaaauuuuuuuu Parabéns 😍👏👏😍👏😍😍👏👏😍😍😍😍😍😍👏😍👏👏😍👏😍👏😍👏

    • @potenciagrooficial
      @potenciagrooficial  Před rokem +1

      Bom demais Wilson, espero que consiga realizar seu objetivo. 👏🏻🙏

  • @WILSONANTONIO
    @WILSONANTONIO Před rokem +3

    Não me canso de assistir este vídeo...

  • @WILSONANTONIO
    @WILSONANTONIO Před rokem +1

    uuuuuuuuuuaaaaaaaaauuuuuuu topíssimo

  • @nataliasilva1926
    @nataliasilva1926 Před 3 lety +1

    Muito bom! Parabéns!

  • @mmvaminasmarketing7120
    @mmvaminasmarketing7120 Před 3 lety +1

    Parabéns pelo projeto e execução!!!!

  • @rodolfomendes6078
    @rodolfomendes6078 Před 2 lety

    Excelente. Parabéns.

  • @tiraleitecomercialltda4838

    Ficou muito bom!! São muitos dias de trabalho até chegar na conclusão.

  • @WILSONANTONIO
    @WILSONANTONIO Před 2 lety +4

    - Mas, e os ventiladores?
    - Esse projeto ficou lindíssimo!
    - Foi esse Compost que eu pensei e projetei em fazer, só não sabia como.
    - Ficou top! Mas e a ventilação qual devo usar...???

    • @potenciagrooficial
      @potenciagrooficial  Před 2 lety +2

      Boa tarde Wilson, tudo bem? O projeto do vídeo utiliza exaustores para fazer a ventilação. Porém o barracão pra isso tem que ser fechado por todas as laterais. Em composts comuns, o normal é utilizar ventiladores de granja, é importante que a ventilação dentro do barracão seja de pelo menos 2 m/s

  • @josearthurneto7940
    @josearthurneto7940 Před 2 lety

    .bonito se ver como vai ficar

  • @FranciscoCardoso
    @FranciscoCardoso Před rokem +2

    Olá, após esse período de uso e que incluiu época chuvosa, o que nos diz comparando com o compost "comum"?
    Pergunto pq alguns afirmam que o Cross seria um esforço com pouco resultado pois faria troca de ar úmido por outro ar também úmido.
    Entretanto, sabemos que vento seja como for ajuda secar ambientes.
    Agradeço se puder comentar.

    • @potenciagrooficial
      @potenciagrooficial  Před 7 měsíci +2

      Boa tarde Francisco, tudo bem? Agora já deu tempo de testarmos haha. Seguinte, na época chuva realmente se tem um problema maior com a umidade da cama. Porém conseguimos encontrar uma opção, arrumamos um equipamento chamado Umitech que monitora a umidade do ambiente. Esse equipamento automatizou as colmeias da seguinte forma, apartir de determinada umidade a bomba de água da colmeia desliga e apenas os exaustores trabalham permitindo a redução da umidade geral. Agora sobre uma análise do Barracão: o túnel de vento é bem mais eficiente no uso de energia elétrica e ele consegue baixar bastante a temperatura interna. Em vários dias a temperatura externa estava 34 graus e na parte interna conseguíamos chegar em 23. Além disso o vento fica melhor canalizado e a ventilação fica mais constante do que em um composto comum. Agora em relação a alguns aspectos negativos: Como ele é mais complexo, existem mais produtos para da problema, como a bomba de água, as cortinas, o sistema de proteção que permite a queda das cortinas. Ele não permite o aumento modular da estrutura. De forma geral achamos o resultado melhor, principalmente em regiões mais quentes. Porém é mais trabalhoso. Vou fazer um vídeo futuramente sobre ele comentando sobre algumas vantagens e desvantagens.

  • @FranciscoCardoso
    @FranciscoCardoso Před rokem +1

    Srs, passando outra vez para perguntar a cerca da sua experiência com o equipamento.
    A insistência na minha pergunta é pq está difícil encontrar dados sobre o túnel de vento. E isto seri importante pra nós!
    Aguardo, obrigado

    • @potenciagrooficial
      @potenciagrooficial  Před rokem +1

      Boa tarde Francisco, tudo bem? Perdão pela demora, estava esperando ter um pouco mais de informação pra poder te dar um veredito melhor. Seguinte no nosso uso o barracão teve um.bom resultado, mas esperávamos que seria melhor. Desde o início nosso barracão trabalhou fora da sua capacidade máxima (Ele é pra 150 animais) porém estávamos apenas com 70. Isso já gerou alguns problemas como:
      Quando eu fechou o barracão meu consumo de energia por animal era elevado.
      Como o número de animais estava baixo, a cama não chegou a ficar úmida pois a área por vaca era alta.
      Na nossa região valeu a pena deixar o barracão aberto em alguns meses do ano em que a temperatura foi mais baixa.
      Esperávamos que a média do gado iria aumentar muito, porém não aconteceu.
      Nós acreditamos que valha a pena dependendo das condições que vc conseguiu comprar. Nós por exemplo conseguimos o barracão usado de granja e telhas usadas também, o que baixou bastante o custo de implantação.
      No início tivemos alguns problemas com as vacas caindo dentro dos comedouros, por eles serem por dentro do barracão. Precisamos colocar um cabo de aço ao longo de todo o cocho pra minimizar isso. A principal vantagem do barracão é a economia de energia, pois o sistema com exaustores fica melhor aproveitado em relação ao composto.comum.

    • @FranciscoCardoso
      @FranciscoCardoso Před rokem

      @@potenciagrooficial obrigado pelo retorno. Isto será útil em nossa tomada de decisão. Mais uma vez obrigado

  • @emersonpacheco3823
    @emersonpacheco3823 Před 2 lety +1

    Opaaaa tudo bem com todos
    Muito bacana o Composto Barney
    Sou Estrutureiro
    Tenho feito muitos composto Barney por aqui se precisar entre em contato comigo
    Sou de Bambui MG

    • @potenciagrooficial
      @potenciagrooficial  Před 2 lety

      Boa tarde Emerson, bom demais? Show de bola, deixa seu número empresarial aí nos contatos pro pessoal poder conhecer seu trabalho. Muito sucesso

  • @leiteiranossasenhoraaparec2649

    Olá, ótimo trabalho!
    Os animais saem do barracão para irem a sala de ordenha? Se sim existe algum desconforto para os animais?

    • @potenciagrooficial
      @potenciagrooficial  Před 2 lety +1

      Bom dia, tudo bem? Os animais saem sim, percorrem um caminho de cerca de 150 metros e chegam no curral de espera com resfriamento. O piso é emborrachado até a chegada na ordenha. Não acredito que tenha nenhum desconforto no caminho.

    • @leiteiranossasenhoraaparec2649
      @leiteiranossasenhoraaparec2649 Před 2 lety +2

      Obrigado!!
      Tinha esta dúvida, da saída dos animais, alguns que vi as salas de ordenha são no mesmo barracão ou seja não tem a saída dos animais para ordenha.já tirou minha dúvida em relação a isto

  • @diogobuch
    @diogobuch Před 2 lety +3

    Excelente trabalho amigo! Muito obrigado por compartilhar conosco seu projeto. Somente uma curiosidade, em regiões muito quentes este sistema fechado "Cross Ventilation" se torna mais eficaz na climatização do que o sistema C. Barn comum?... Obrigado novamente

    • @potenciagrooficial
      @potenciagrooficial  Před 2 lety +3

      Bom dia Diogo, tudo bem? Obrigado por perguntar. Então Diogo, com o barracão funcionando a diferença da temperatura interna para a externa é impressionante. Na nossa propriedade estamos no triangulo mineiro e na época do verão é bem quente (30ºC a 34ºC) e o barracão consegue climatizar a ventilar bem. A primeira diferença pra um compost comum é a ventilação constante, como o Compost convencional é aberto, acaba que não sentimos muito a ventilação, no Túnel de vento vc consegue sentir o vento correndo dentro do barracão o tempo todo. O segundo ponto é a temperatura, nós já presenciamos na nossa propriedade diferenças de até 6ºC (Enquanto do lado de fora estava 30ºC do lado de dentro estava 24ºC). Participei de um treinamento uma vez em que o professor dizia que um compost barn convencional não proporciona conforto térmico, apenas conforto estrutural (Pois você tira a vaca do sol, permite que ela não gaste energia caminhando procurando por comida, permite uma redução da temperatura e ventila ela um pouquinho. Mas a ventilação no compost convencional tem por objetivo manter a cama seca.) No túnel de vento o foco é outro, é climatizar o ambiente por regulação da temperatura, além de dar o conforto de um compost barn convencional e isso acaba que gera um conforto extra. Na nossa propriedade antiga nós tínhamos um compost barn convencional, era super simples, utilizamos ventiladores de granja seminovos, barracão de granja seminovo, não tinha as alturas recomendadas e mesmo assim melhorou muito na época que implantamos. Por mais que o túnel de vento possa ser promissor (Ainda não temos tempo o suficiente para saber se ele é muito melhor ou não que o outro kkkkk) o compost barn convencional pra nós também foiexcelente.

    • @diogobuch
      @diogobuch Před 2 lety +2

      @@potenciagrooficial Bom dia amigo, agradeço imensamente sua mensagem, é um nobre gesto dividir informações quando o propósito é a melhoria e progresso regional. Estou querendo implantar um sistema parecido na região Noroeste do Paraná, porém as temperaturas estão beirando os 40°C facilmente, e tudo indica que a tendência é piorar nos próximos anos. Através do seu vídeo tomei conhecimento desse sistema e me pareceu a única solução confiável para driblar o pesadelo do excesso de calor e queda brusca na qualidade/quantidade da produção. Se Deus abençoar e tudo ocorrer conforme planejo quero também difundir e compartilhar minha experiência no futuro. Creio que precisamos avançar e mudar nossa mentalidade priorizando o bem-estar animal e a sustentabilidade do negócio nestes tempos de crise. Novamente muito obrigado e grande sucesso para você amigo.

    • @diogobuch
      @diogobuch Před 2 lety +1

      @@potenciagrooficial Só uma pergunta e desculpe pela intromissão, você manteve os mesmos ventiladores antigos no sistema novo ou teve que alterar o formato das pás para criar esse "efeito-exaustor" dentro do ambiente? Obrigado

    • @potenciagrooficial
      @potenciagrooficial  Před 2 lety +1

      @@diogobuch Show de bola Diogo, por nada. Precisando estou a disposição. Vai dar tudo certo, é um tipo de tecnologia muito interessante e que para o nosso país que é muito quente a tendência é seguir por esse caminho mesmo, acredito que no futuro será a única opção. Em um treinamento online que participei o professor era de Israel, parece que lá 90% das propriedades já seguem por esse caminho. Não sei se vc conhece, mas existe um site que se chama educapoint ele é especializado em treinamentos relacionados a produção de leite. Lá tem vários cursos sobre conforto termico e composto barn. Depois da uma olhadinha, nos ajudou bastante quando fomos montar o nosso. O bacana de lá é que tem uma opção de pagar por mês ou trimestral, daí vc organizar quais cursos quer fazer e organiza um mês pra fazer todos eles kkkk.

    • @potenciagrooficial
      @potenciagrooficial  Před 2 lety +1

      @@diogobuch No modelo túnel de vento temos 16 exaustores de 1m de diâmetro aproximadamente. Cada um com um motor de 1 cv. Pra poder criar a ventilação constante o barracão tem que ser todo fechado e só funciona com os exaustores, pra poder forçar o ar do lado externo a passar pela colmeia, correr por todo o barracão pra depois sair do barracão. Para vc ter como ideia em relação a quantidade de exaustores por área. Nosso barracão tem 16m x 150m. Desses 16m, 4m são utilizados pista de trato. De cama mesmo temos cerca de 12 x 140 (Deixamos 5m em cada extremidade como área de trabalho para ajuste das bombas e exaustores. Nosso barracão foi projetado para 150 vacas, sendo 4 lotes de 30 vacas e um lote com 30 vacas do pré parto.

  • @udiprimeassessoria4791
    @udiprimeassessoria4791 Před 2 lety +1

    Amigo, como tem ficado a umidade na cama com esse sistema?

    • @potenciagrooficial
      @potenciagrooficial  Před 2 lety +1

      Bom dia amigo, tudo bem? Ainda não tenho informações para conseguir te responder. Vamos começar nosso primeiro período chuvoso em outubro. Os últimos meses foram relativamente frios aqui e baixamos as cortinas e desligamos o barracão, para economizar energia elétrica e por enquanto a cama está ótima. Ao fim de dezembro eu volto pra te dizer como ela ficou ao passar pelo período chuvoso.

    • @udiprimeassessoria4791
      @udiprimeassessoria4791 Před 2 lety +1

      @@potenciagrooficial obrigado,
      Já tenho experiência desse tipo de climatização em comércio.
      Ajuda muito,
      Mas funciona principalmente na época seca.
      Na época de chuvas até minhas folhas de trabalho ficam diferentes, por isso meu medo em relação à umidade e na cama