Zé Beto - O fim trágico de um filho da casa

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 17. 05. 2021
  • / pedro_cardona74
    malhaazulebranca.blogspot.com
    Com o canal Malha Azul e Branca tens acesso a factos, figuras e história do FC Porto através de vídeo. O canal também é dirigido a todos os desportistas e coleccionadores em geral. Partilhar ideias, alimentar o debate e promover o coleccionismo entre todos, é o lema de Pedro Cardona.
    Zé Beto foi um Guarda-redes do FC Porto onde fez grande parte da sua formação. Jogador com qualidades inatas para a baliza, com uma elasticidade fora do comum, José Alberto Teixeira Ferreirinha interrompeu a sua carreia aos 29 anos de idade de uma forma trágica.
    No dia 5 de Fevereiro de 1990, quase a fazer 30 anos, Zé Beto regressava de Aveiro com a esposa e o filho. Na auto-estrada, depois da portagem de Santa Maria da Feira, o carro bateu violentamente contra os rails de protecção, Zé Beto tinha morte imediata e a sua família era transportada para o hospital.
    O funeral foi realizado dois dias depois, em Matosinhos com a presença de todo o plantel e staff portista, bem como atletas e personalidades do mundo do futebol.
    Zé Beto, apesar de tudo, tinha ainda muito para dar ao futebol, mas o acidente trágico deitou tudo a perder.
    O Guarda-redes portista venceu 3 campeonatos nacionais, 2 taças de Portugal, 4 supertaças “Cândido de Oliveira”, 1 taça dos campeões europeus, 1 supertaça europeia e, ainda, 1 taça intercontinental. 12 títulos numa carreira que terminou precocemente, com um palmarés invejável. Além disso, perdeu uma final europeia como já foi referido neste vídeo e foi internacional português por 3 vezes, alcançando a primeira internacionalização em outubro de 1986 diante da Suécia, depois do caso Saltillo. A sua última internacionalização pela selecção “A” ocorreu pouco tempo depois, frente à Grécia num empate 1-1, em jogo realizado em Portalegre, em janeiro de 1987.
  • Sport

Komentáře • 13

  • @Tomazitoandfrinds
    @Tomazitoandfrinds Před rokem +5

    Não sou portista, (sportinguista), mas por ser grande amigo e conterrâneo de outra glória azul e branca, o pequeno "grande" Jacques, conheci o inesquecível Zé Beto, numas férias de verão em que ele veio visitar e almoçar com o Jacques. Recordo o sorriso alto e muitas das coisas que o Zé Beto falou nesse almoço em 1984, entre as quais a história de ter batido com a bandeira do "liner" ao árbitro Prokop e o Zé Beto, dizer que lhe devia ter mesmo dado, porque assim teria a fama e proveito. Era um indivíduo bondoso, mas muito frontal, doesse a quem doesse e talvez por esse feitio de "não engolir sapos" perdeu a possibilidade de chegar ao topo. Nessa altura, havia Bento e Damas, mas seguramente, o Zé Beto era de altíssimo nível, tendo apenas uma característica que o prejudicava, que era ser um homem muito temperamental e por vezes, falhava lances, justamente por revelar essa ansiedade que fazia parte da sua forma de ser. É importante dizer, que continuou a ser um guarda-redes á altura do F.C.Porto, ainda que jogasse menos vezes, pois teve essa infelicidade de coincidir com dois "monstros", o enorme Mlynarzick, sem dúvida um dos maiores guarda-redes mundiais dos anos 80 e o Vítor Baía, que viria a surgir. Se a fidelidade ao F.C.Porto, não fosse tanta, teria saído na minha opinião, em 1986, e teria depois de ir para outro clube, todas as condições de poder jogar num Benfica ou Sporting ( o Benfica onde acabava Bento e o Damas, que estava em Portimão e que regressou ao Sporting justamente em 1986. Teve condições e não fora o acidente, de ter marcado uma época de grandes guarda-redes neste país...e sem dúvida Zé Beto, junto com Bento e Damas, foi porventura, um dos maiores keepers portugueses de sempre.

    • @MrJamesis
      @MrJamesis Před rokem

      Obrigado pelo seu testemunho.

  • @tiagop137
    @tiagop137 Před 3 lety +5

    mítico Zé Beto

    • @MalhaAzuleBranca
      @MalhaAzuleBranca  Před 3 lety +2

      Sem dúvida. Teve muitos azares e decisões menos acertadas. Poderia ter sido muito mais bem sucedido. Tinha condições para tal.

  • @tiagobrito1847
    @tiagobrito1847 Před rokem +2

    O vosso travalho é de Excelência

  • @jcopo
    @jcopo Před 3 lety +4

    Ja na altura um guarda-redes muito a frente no seu tempo !!!!

  • @josevideira5713
    @josevideira5713 Před 3 lety +3

    Boa tarde senhor Pedro Cardona. Como está? Espero que bem e de saúde.
    Mais um vídeo importante para todos os portistas, especialmente para as gerações mais novas, que não conheceram esta figura de jogador, por vezes polémico mas de grande classe para a época.
    Infelizmente, nunca tive oportunidade de o ver jogar, por motivos que já dei a conhecer, devido à minha profissão, quando os jogos, décadas a fio, eram realizados ao domingo.
    O Pasteleira é um clube da cidade do Porto, com boas instalações, muito perto da marginal do Rio Douro, e fui algumas vezes a este clube em trabalho, quando o Sport Clube Senhora da Hora, militava nos escalões mais baixos dos "Distritais" de Futebol, até chegar à 3ª Divisão Nacional, na década de 90 do século passado.
    Mas vai perdoar-me falar no Pasteleira, sediado numa zona problemática da cidade portuense, mas que dedicava enorme carinho às camadas jovens da sua zona e não só. O seu trabalho era reconhecido pela municipalidade portuense, que nunca deixou de apoiar o popular clube, criando-lhe umas excelentes instalações de fazer inveja a clubes de maior "grandeza", de âmbito "Distrital. O malogrado Zé Beto, é mais um exemplo do valor do Pasteleira.
    Pessoalmente, entristece-me o facto de grande jogadores (como o Zé Beto), deixarem a nossa companhia, e o Futebol Clube do Porto, de forma trágica: Pavão e Rui Filipe; Zé Beto e Rui Filipe, em plena estrada! É um destino cruel, acrescentando-se Alfredo Quintana, no Andebol que, se sagrou ontem bi-campeão nacional na modalidade. A vida por vezes é ingrata e injusta. Só ceifa os melhores, que serão sempre recordados, como é o exemplo deste vídeo que o senhor, de forma feliz, lembrou um bom guarda-redes, que permanecerá sempre nos corações da Grande Nação Portista.
    Cumprimentos. Felicidades para o canal. Grande abraço.

    • @MalhaAzuleBranca
      @MalhaAzuleBranca  Před 3 lety +1

      Obrigado senhor José Videira por mais um testemunho de grande qualidade e conteúdo relevante. As melhoras e um abraço

  • @margaridacosta270
    @margaridacosta270 Před 7 měsíci

    29 anos, foi cedo demais.
    DEP

  • @almerinocorreia7758
    @almerinocorreia7758 Před 3 lety +2

    Nunca o vi jogar, lembro-me dele como suplente do Mlynarczyk.

    • @MalhaAzuleBranca
      @MalhaAzuleBranca  Před 3 lety +1

      Sim, principalmente em 1987-88 foi suplente de Mly.
      Nas outras épocas jogou tanto ou mais jogos do que Mly.