VOCÊ É AQUILO QUE AMA | RE:VIEW

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 6. 09. 2024
  • Nesse RE:VIEW Pedro Pamplona fala sobre o livro Você é Aquilo Que Ama de James K. A. Smith. No vídeo o argumento basilar do livro é apresentado e algumas observações críticas são feitas. Assista e comente conosco sua opinião sobre o livro e o vídeo.
    Link para compra: amzn.to/2C94IlW

Komentáře • 35

  • @lacerdaluiz
    @lacerdaluiz Před 6 lety +51

    O video é bom. Mas, permita-me fazer uma (1) recomendação e uma (2) ponderação.
    1. Recomendo explicar para quem não sabe grego que "thelo" é o verbo "desejar, querer, anelar". Quando ele relacionado ao coração significa o desejo mais íntimo e sincero de alguém, que pode ser ruim ou bom. Há também a possiblidade de ser "telos", substantivo "fim". Como a pronúncia é aportuguesada não consegui identificar. Mas, de qualquer jeito, durante o vídeo foi dito várias vezes a palavra partindo do pressuposto que as pessoas sabem - o que não é verdade.
    2. A ponderações que quero fazer é quanto a sua discordância do pedobatismo (batismo infantil). No vídeo você simplesmente diz não concordar por não achar ser bíblico. Isso é, no mínimo, complicado por 2 motivos básicos. Primeiro, há vários argumentos bíblico-teológicos para o pedobatismo. Você pode não concordar ou não achar suficiente, mas dizer que não é bíblico é colocar toda uma gama de teólogos como hereges. Você sabe, há vários teólogos e pastores sérios, compromissados, bíblicos e piedosos na história da igreja e atualmente que defendem o pedobatismo e seria bom deixar isso claro na sua fala.
    Segundo, ao discordar você não apresentou nenhum argumento do porquê. Simplesmente falou que não concorda e ponto. Sei que não é o propósito do vídeo, mas talvez fosse possível incluir 10 segundos com palavras como: "a discussão é grande, mas há bons argumentos para ambos os lados. Eu, como batista, não concordo." Isso engrandeceria sua crítica, daria mais credibilidade diante dos discordantes e transmitiria simpatia. É apenas uma sugestão, claro. Um professor certa vez me disse que conhecemos um bom teólogo, entre outros fatores, pelo nível de polidez, honestidade e franqueza de sua crítica. Ele [o teólogo] consegue criticar e ainda assim considerar outros pontos discordantes.
    Ainda assim, quero deixar registrado meu apreço pelo trabalho de vocês. É de grande valor para os cristãos brasileiros. Deus os abençoe.

    • @pedropamplon
      @pedropamplon Před 6 lety +11

      Oi Luiz, obrigado pelo comentário. Em 3:54 eu explico o que o autor e eu estamos dizendo com "telos".
      Sobre sua ponderação do batismo infantil. Eu a inicio dizendo que trata-se de uma observação feita por um batista convicto. E sendo batista, não concordo e não acho bíblico. Portanto, creio que pedobatistas estão errados sim. A outra posição é a do autor, então as duas estão representadas no vídeo. Se o objetivo do vídeo fosse debater sobre batismo, então teríamos que apresentar bem as duas posições, mas nesse não julguei necessário.
      Vlw cara, abraço!

    • @lacerdaluiz
      @lacerdaluiz Před 6 lety +10

      Obrigado pelo esclarecimento quanto ao "telos". Eu não havia conseguido identificar a definição em 3:54. Voltei o vídeo e realmente há um comentário.
      Quando ao pedobatismo, com disse no comentário anterior, sei que o propósito não é debater isso. Apenas sugeri uma articulação diferente, afim de engrandecer seu trabalho. Avalie se é útil para futuras argumentações. :)
      Obrigado pela resposta. Um abraço!

    • @WesleyGDeSouza
      @WesleyGDeSouza Před 6 lety +5

      Concordo com o Luiz. Você não concordar é normal. E ficou bom ter terminado dizendo "não está em concordância com a minha interpretação bíblica". Mas antes você fala que os teólogos, reformados como você, que defendem o pedobatismo "colocam algo estranho às escrituras à frente das escrituras". Isso é sério. Ora, se muitos e respeitados teólogos reformados, há séculos, vem encontrando base nas escrituras para o batismo infantil, era o mínimo afirmar que existem essas duas correntes, ambas com sua fundamentação interpretativa. E todos eles diriam que a sua interpretação está errada. Mas você tem todo o direito de achar errado. Só foi uma surpresa para mim esse toque mais denominacinal no vídeo. Pois agora sei que além de cristão és Batista.
      Enfim, creio que você ja reapondeu minhas observações na resposta ao Luiz, você acha errado porque é da igreja Batista e aprendeu essa corrente interpretativa, então estou apenas também tentando exercitar meu senso crítico a respeito.
      Paz. Continue o bom trabalho.

  • @JaniltonSacramento
    @JaniltonSacramento Před 3 lety +3

    Sobre a doutrina, eu acredito que ele dar valor sim... Até porque como ele aponta que existe um hiato entre o que sabemos e o que fazemos, crio que a ideia é: Já temos informações, falta acrescentar a liturgia, mudar os hábitos para calibrar o coração e direcioná-lo a Deus.

  • @vitorcosta7280
    @vitorcosta7280 Před 5 lety +3

    Não li o livro. Mas gostei da sua resenha. Quanto à doutrina penso que muitos cristãos imaginem que a sã doutrina são algo duro e engessado e mental. Enxergo doutrina como os ensinamentos de Jesus vividos na dinâmica do Espírito. Isto significa que a doutrina passa pela mente e atinge o coração levando a prática em amor.

  • @marcelolololo
    @marcelolololo Před 6 lety +5

    Que legal, gostei mto do livro, ele me deu uma no contra pé por não enfatizar tanto na doutrina e iluminou uma área que ainda não tinha prestado tanto atenção, que é a das liturgias cotidianas, mas o risco de largar de uma pra abraçar a outra realmente existe. Quanto ao comentário anti-presbiteriano nem vou comentar rsrs que um dia as escamas caiam dos seus olhos shuahsua, Deus abençoe o trabalho de vcs

  • @Juniorhavai
    @Juniorhavai Před 4 lety +6

    Rapaz, acho que a doutrina já é subentendida na argumentação dele. Seria ruim, inclusive, ele entrar nessa questão, correndo o risco de privilegiar a linha teológica dele e deixar muitos batistas, por exemplo, irritados. Do jeito que o livro está escrito, um batista pode ler tranquilamente, discordando somente da parte que ele fala do batismo cristão. Mas se ele entrar no quesito da doutrina, aí então que ele afastaria mesmo todo mundo. O jeito que o livro está é exatamente o motivo pelo qual ele pôde ser distribuído no Box. Além disso, ele está tocando num ponto muitas vezes esquecido pelos reformados, tão preocupados com a teologia e a doutrina e muito menos com a liturgia, a estética, a arquitetura etc. Creio que por isso ele é relevante para o mundo pós-moderno tão tocado pelo sentimento, pelo visual, pelas sensações etc. Se não soubermos falar essa língua, 1) os neopentecostais tomarão o lugar de referência do protestantismo e 2) nunca alcançaremos o coração do homem pós-moderno com o Evangelho (pelo menos não com um evangelho sadio).
    ABração e parabéns pelo vídeo!

  • @pra.slucena1233
    @pra.slucena1233 Před 2 lety +1

    Meu jovem! Parabéns por sua expressividade e clareza em suas opiniões sinceras!

  • @isabelavital7741
    @isabelavital7741 Před 6 lety +3

    Muito bom, Pedro! Quando li tbm cheguei a notar estes pontos no livro... É preciso ter mesmo um certo cuidado ao ler. Mas, sem dúvida, estes aspectos não tiraram a beleza da obra. O livro é sensacional!

  • @marcosr.l.s3312
    @marcosr.l.s3312 Před 3 lety +1

    Pode ser que o autor já pressupõe que saibamos que as doutrinas são importantes, mas ele deve ter mantido a fidelidade do raciocínio do livro, não se pode ensinar tudo em um livro só né. Mas suas observações são boas em quesito a ter maturidade para ler ele.

  • @edwardrodrigues6013
    @edwardrodrigues6013 Před 5 lety +1

    Muito bom! esse vídeo mudou minha visão sobre o livro, agora tenho mt interesse em lê-lo! achava que era mais um livro banalizando a idolatria, tipo q qlq coisa q a pessoa faça (especialmente problemas específicos: depressão e outras coisas) a raiz disso está no q a pessoa adora.. mas quando essa "solução" é direcionada para uma problema prático não passa de imaginação fértil que vai além das Escrituras e não traz solução nenhuma para o problema

  • @RafaelSantos-zv5kj
    @RafaelSantos-zv5kj Před 6 lety +1

    Excelente resenha, digna do livro.
    Eu gostaria de entender melhor sua crítica em relação a falta de ênfase doutrinária. Ir por esse caminho não faria o autor permanecer no hiato entre conhecimento e amores do coração, já que ele não parece querer mostrar a falta de doutrinas na igreja, mas o excesso de amores inconscientes e como somos afetados por eles?

  • @marcosxanda
    @marcosxanda Před 6 lety +2

    Livro maravilhoso !!! Ele vem bem a calhar sobre alguns assuntos que sempre são contraditórios na vida Cristã.

  • @rogeraraujo4133
    @rogeraraujo4133 Před 4 lety

    Gostei muito do vídeo porque pretendo ler o livro.
    Assim, já posso ler esse livro com um olhar dos pontos que precisam ser melhorados.
    Obrigado por esse trabalho.

  • @jeffersonferreira6460
    @jeffersonferreira6460 Před 6 lety +1

    Que bênção foi este review. Glórias a Deus.

  • @teologia.missional
    @teologia.missional Před 3 lety

    Excelente livro! Vale a leitura!

  • @aureliomiguellacerda2622

    Quem bom ter ouvido essa resenha. Não vou comprar esse livro porque já considero a ideia como não bíblica.

  • @renildadantas3223
    @renildadantas3223 Před 3 lety

    Quero ler

  • @davidpretoblack
    @davidpretoblack Před 6 lety +1

    Qual a diferença entre Liturgia/Tradição e Doutrina?

    • @JonathanLimaNow
      @JonathanLimaNow Před 3 lety +1

      Básicamente a doutrina é aquilo no que vc acredita, e liturgia é a forma como vc age

  • @lucasboeck2753
    @lucasboeck2753 Před 5 lety

    Show

  • @DiegoRobertoFdH
    @DiegoRobertoFdH Před 6 lety +1

    pretendo ler esse livro e parece um livro curto!
    que box 95 é essa?

    • @jeffersonferreira6460
      @jeffersonferreira6460 Před 6 lety +3

      Diego Roberto se não estou enganado, foi na box de novembro. Da uma olhada no site, ja deve ter box avulsas disponíveis.

  • @RosaBrittos
    @RosaBrittos Před 4 lety

    Boa noite irmão, quando vc fala que o pedobatismo não é algo bíblico vc poderia citar textos em que vc fundamentou essa "máxima" sinto informar que uma interpretação sua da Bíblia não é um fim em si mesma, se toma uma interpretação individual e pessoal para insinuar que essa prática é uma heresia vc realmente só lê a letra, como diz o Senhor, a letra mata.

  • @marcelo3282
    @marcelo3282 Před 2 lety

    Comprei o livro pelo review. Achei o livro bem ruim. Não recomendo.

    • @Jamille98
      @Jamille98 Před 2 lety +1

      Kkkkkk tô esperando chegar o meu

    • @marcelo3282
      @marcelo3282 Před 2 lety +2

      @@Jamille98 Mas gosto é muito individual. Tomara que você goste!😊

    • @Jamille98
      @Jamille98 Před 2 lety +1

      @@marcelo3282 chegou. Não estou gostando tbm n kkk

    • @marcelo3282
      @marcelo3282 Před 2 lety +2

      @@Jamille98 Uma impressão que tenho é que o conteúdo de certos livros poderiam ser muito bem resumidos num texto de meia dúzia de páginas. Mas como isso não é muito rentável, o autor e/ou editora resolvem encher linguiça por mais 250 páginas. "Em Busca de Deus" de John Piper, que estou lendo agora, tem uma temática muito interessante, mas que você já entende lendo a orelha do livro. Até onde cheguei ele se repete um monte. Mas vou ler até o final. Ser repetitivo nao significa que é inútil. Uma leitura muito boa e direta que fiz recentemente é o livro do Rodrigo Bibo, "O Deus que Destrói Sonhos". Esse eu recomendo.

    • @Jamille98
      @Jamille98 Před 2 lety +1

      @@marcelo3282 tbm acho!! 👏👏