Momento de Definição de componentes de rendimento em trigo

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 22. 08. 2024
  • Você sabe o que está acontecendo ao longo do desenvolvimento das plantas de trigo? quando os componente de rendimento são definidos e como manejar para permitir sua máxima expressão? No momento da colheita, você consegue olhar para sua lavoura e entender quais os fatores que afetaram a produtividade final? Veja as respostas na sequencia;
    Vamos dividir o ciclo do trigo em algumas etapas
    Emergência
    Perfilhamento
    Alongamento
    Espigamento/antese
    Enchimento de grãos
    Maturação fisiológica
    Agora, vamos entender o que está acontecendo internamente com a planta?
    Basicamente a produtividade é resultado do numero de grãos por metro quadrado versus a massa de mil grãos.
    O numero de grãos por metro quadrado é resultado do numero de espiga vezes o numero de grãos por espiga. O número de grãos por espiga por sua vez, é resultado do numero de espiguetas vezes o numero de grão por espigueta.
    Vejam que a gente vai voltando as etapas para entender quando estes componentes de rendimento são definidos.
    Primeiro eu tenho a emergência das sementes.. eu busco trabalhar com algo por volta das 400 plantas por metro quadrado.
    Na terceira folha, essa planta de trigo já irá emitir o primeiro perfilho. Entramos na fase de perfilhamento. E o componente de rendimento que está sendo definido nessa fase é o numero de espiguetas por espiga.
    Do inicio do perfilhamento ao final do perfilhamento, está sendo definido o numero de espiguetas por espiga. A espiga está abaixo do nível do solo, e este componente esta sendo definido.
    Existem vários aspectos que irão influenciar a planta a expressar um maior ou menor numero de espiguetas. Por exemplo, baixas temperaturas, disponibilidade de nitrogênio, desenvolvimento adequado (fotoperíodo curto), controle de plantas daninhas e redução da competição, todos estes fatores estimulam a planta a expressar o maior numero de espiguetas por espiga que pode ser de 14, 16, 18 espiguetas por metro quadrado..
    Quando a planta apresentar o primeiro nó perceptível, encerra-se o período de perfilhamento e se inicia o período de alongamento. Agora, a espiga começa a se desenvolver, está acima do nível do solo e vai ocorrer a diferenciação de flores femininas e masculinas (potencial de grãos/espigueta) nas espiguetas.
    Logo, quando chegar na antese (por volta dos 65 dias pós emergência), a flor feminina vai ser fecundada e teremos o numero de grãos por espiga definido.
    Ao longo desse período, boas condições de desenvolvimento vai permitir a viabilidade ou abortamento dos perfilhos e consequentemente, o numero de espigagas por metro quadrado também já estarão definidos.
    Da antese para frente, o que vai ser definido é a Massa de grãos. Quanto maior a área foliar, mais sadia e maior o teor de clorofila das folhas, maior o potencial de enchimento de grãos. Esses grãos podem pesar 28, 30, 34 gramas a MMG e isso terá efeito direto sobre a produtividade final.
    Por isso que faz-se necessário vir manejando a lavoura para que ela tenha uma boa sanidade e elevada quantidade de reserva acumulada, que será utilizada agora no enchimento de grão.
    Altas temperaturas, associado a baixa status nutricional, em especial, nitrogenado, irá acelerar o ciclo da planta, que podem até a levar a morte precoce quando associado a stress hidrico.
    Espigas com pouco grãos nem sempre é resultado de problemas ao longo do periodo de alongamento, quando o numero de flores está sendo definida. Pode ser reflexo de uma geada no final da antese. Pode ser por pressão de giberela, que provoca o abortamento de flores, redução do peso de grãos.
    Dias nublados em setembro, outubro, afetam e podem reduzir em até 50% o potencial fotossintético e consequentemente o enchimento de grãos das plantas. Enfim. É preciso fazer um monitoramento e acompanhar a lavoura ao longo do seu ciclo para entender como os fatores bióticos (pragas, doenças, plantas daninhas) e abiótios (temperatura, fotoperíodo) afetaram os componentes de rendimento para que no próximo ano eu consiga talvez fazer algum ajuste fino no meu manejo a fim de buscar maiores tetos produtivos.
    Existem muitos aspectos associados a tomada de decisão que podem resultar em grandes diferenças em termos de resultado final que é a produtividade.
    Época de semeadura por exemplo. A antecipação, tende a expor a planta a temperaturas mais elevadas e fotoperíodo mais longo, o que estímula a diferenciação floral precoce e resulta em baixo numero de espiguetas. A planta ira se ajustar, maximizando o peso de grãos.. sim, ela tem alta plasticidade, mas até certo limite. Então, entender como os efeitos do ambiente afetam o crescimento e desenvolvimento nos ajudam a melhor tomada de decisão.
    Desejo uma boa safra a todos.. e que este vídeo lhes ajude a entender o que está acontecendo com a sua lavoura ao longo do ciclo para respaldar as tomadas de decisão
    Abs

Komentáře • 27

  • @joaoborges6876
    @joaoborges6876 Před 3 lety +4

    Ótima aula professor Paulo

  • @andreturatti7966
    @andreturatti7966 Před 3 lety +2

    Show de bola professor!

  • @pedrobosijunior.5382
    @pedrobosijunior.5382 Před 3 lety +2

    Sempre excelentes explicações!!!

  • @brunoscatena8040
    @brunoscatena8040 Před 3 lety +3

    Parabens

  • @RodrigoKruger
    @RodrigoKruger Před 3 lety +2

    ótima aula

  • @dionerferreira4848
    @dionerferreira4848 Před 3 lety +2

    💯💯💯💯💯

  • @EmersonSantos-og2sq
    @EmersonSantos-og2sq Před rokem

    Qual o melhor estádio e quantidade para posicionar o potássio?

  • @montauri
    @montauri Před 3 lety +1

    Bom dia professor Paulo. Uma dúvida. Referente ao triticale saturno, uma semeadura de 160kg por hectare qual seria a produtividade Esperarada? Plantado fim de junho? Quantos kg de nitrogênio na cobertura devo colocar?

    • @PauloAdami
      @PauloAdami  Před 3 lety +1

      Umas 3 sacas de uréia por hectare já ajudaria em muito no incremento de produtividade.. abs

  • @williangremski4418
    @williangremski4418 Před rokem

    Qual a época correta de jogar ureia no trigo

  • @williamaugustomartins5937

    Professor Paulo... Seria possível cultivar Trigo e obter uma boa produtividade na região sudoeste Paulista ?? Em média de 700 a 800 m de autitide... obrigado...

    • @PauloAdami
      @PauloAdami  Před 3 lety +1

      Olá Willian.. desculpa demora em responder.. bhá.. agora tu me apertou... eu não conheço muito da sua região. Como é o regime de chuva de você? quando para de chover e quando faria a semeadura? pela altitude citada, me parece que sim. é possível.. constuma-se dizer que acima de 600 metros, aumentam bastante as possibilidades.. uma coisa a se pensar é as outras possibilidades que existem.. que talvez tenham maior viabilidade.. exemplo, milho safrinha.. mas, é uma opção

  • @raphaelfroes5711
    @raphaelfroes5711 Před 2 lety

    Bom dia Paulo, primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelos excelentes vides... Sobre trigo, tem algum trabalho de plantio de trigo mais cedo? Pós soja em final de fevereiro, inicio de março? Cultivar precoce visando a colheita em junho e um sequencial de trigo novamente.. abraço!

    • @PauloAdami
      @PauloAdami  Před 2 lety +2

      Olá meu amigo… tenho trabalhos de semeadura de abril.. o trigo e uma cultura que responde ao fotoperiodismo, ou seja, dias longos estimulam a diferenciação floral e encurtam seus ciclos.. os dias vão encurtando de janeiro para junho.. isso reduz perfilhamento e o número de espigueta por espiga.. algumas estratégias de manejo como aumento de taxa de semeadura e adubação nitrogenada ajudam a manter potencial.. utilizar cultivares com período vegetativo mais longo também auxilia.. resumindo.. dificilmente vai conseguir produtividades acima de 50 sacas por hectare.. mas,
      Se considerar duas safras, talvez consiga viabilidade econômica.. outra opção é utilizar um trigo mourisco para grãos nessa janela.. 75 dias da semeadura a colheita.. ou ainda, fazer uma planta de cobertura para buscar aumento de produtividade do trigo.. reduz o risco e garante incremento de produtividade.. abs

    • @raphaelfroes5711
      @raphaelfroes5711 Před 2 lety

      @@PauloAdami Obrigado o retorno, optamos por fazer o trigo mourisco IPR92 (aproveitando e fazer semente), acredito que consiga semear ate 05-mar. Qual seria segundo sua experiência um trato ideal? A semeadura me indicaram a semear entre 80 a 100kg/ha e nada de adubação no pós soja... mas como estou em Londrina, marquei uma conversa com o iapar semana que vem para maiores orientações. Grande abraço

  • @arledsonpereira6021
    @arledsonpereira6021 Před 3 lety +1

    Professor na formação qual seria o crisma ideal ?chuva ou sol?

    • @PauloAdami
      @PauloAdami  Před 3 lety +2

      Pouca chuva na antese.. flor cair no racho da terra.. depois, duas a três chuvas e suficiente

  • @umdianocampo
    @umdianocampo Před rokem

    Bom dia Paulo? Me dê uma ideia sobre eu distribuir esterco liquido suíno a lavoura antes de plantar o trigo. Será que é uma boa ideia?

    • @PauloAdami
      @PauloAdami  Před rokem +1

      Ola.. penso que sim.. um excelente adubo.. ideal seria utilizar aqueles equipamentos que incorporam no solo.. de qualquer forma, se aplicar e tiver um pouco de chuva, vai ajudar a reduzir as perdas de nitrogênio por volatilização.. ou pode fazer depois no próprio trigo.. sem problemas.. desde que antes de uma chuva.. sucesso aí..

  • @andersonlucaski1722
    @andersonlucaski1722 Před 2 lety

    Até q ponto é interessante uma planta de trigo perfilhar sendo q o seu perfilho produz uma espiga muito fraca, gastando assim sua energia para manter esse perfilho. Por isso acredito q a alta populaçao de plantas /m² seja mais viável do q esperar q ela perfilhe.

    • @PauloAdami
      @PauloAdami  Před 2 lety +1

      Ola Anderson.. concordo contigo.. até por isso eu recomendo mantar a taxa de semeadura acima da recomendação de taxa de semeadura ótima.. conforme vídeo - czcams.com/video/pC352ADL_-I/video.html

  • @pedrocostanaro9810
    @pedrocostanaro9810 Před 2 lety

    Tenho dúvidas em aplicar modus junto com fungicidas pois o modus a planta fica fica parada por um período

    • @PauloAdami
      @PauloAdami  Před 2 lety

      Olá Pedro.. não há efeito negativo sobre a fotossíntese.. é possível fazer... abs

  • @joaosouza1019
    @joaosouza1019 Před 2 lety

    prof paulo.
    com quantos dias de emergido que agente pode passar Aly no trigo?

    • @PauloAdami
      @PauloAdami  Před 2 lety

      Ola João.. não existe carência… pode aplicar até pré semeadura.. se for fazer duas aplicações, cuidar para não passar no somatório mais de 15 gramas por hectare porque depois vai apresentar efeito residual para a soja no verão..

  • @rodrigogehring9724
    @rodrigogehring9724 Před 2 lety

    Professor quanto de população colocar trigo audaz?

    • @PauloAdami
      @PauloAdami  Před 2 lety

      Olá Rodrigo.. bhá.. tem vários aspectos a serem considerados.. altitude, fertilidade, época de semeadura, nível de investimento.. matérias de ciclo curto, porte baixo, gosto de adensar um pouco mais.. acima de 350 sementes m2.. espero ter ajudado.. abs