Fatores que impulsionam o mercado de arte e o que você precisa fazer para vencer

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 22. 08. 2024
  • Não existem regras estabelecidas para a avaliação de obras de arte. As flutuações dos preços são contínuas e imprevisíveis, pois são condicionadas por uma série de variáveis ​​capazes de contrariar todos os cenários possíveis (Besana 2003).
    Não surpreende que Baumol (1986) descreva os preços das obras de arte como um “floating crap game”. Isso se deve ao fato de que os preços não são ancorados a qualquer elemento objetivo e, portanto, podem flutuar de forma imprevisível com base em mudanças não observáveis ​​nos gostos do consumidor (Zorloni 2013).
    Os critérios que determinam o valor das obras de arte podem referir-se ao artista e à sua obra. Com referência ao primeiro critério, um elemento importante é constituído pela reputação do artista, que consiste na persona que ele adota, cujo movimento mais amplo é uma expressão, e sua nação de origem.
    A reputação pessoal é extremamente importante, gerando um valor muito alto para obras de arte de artistas considerados estrelas e gerando um mercado de lixo para aquelas de autenticidade duvidosa, que podem ser semelhantes em aparência a obras autênticas.
    A reputação é construída a partir das informações fornecidas por historiadores, críticos, curadores e marchands de arte; essa informação resulta na criação da marca do artista.
    No mundo da arte contemporânea, as atividades de branding levaram à criação de marcas fortes, que vão de marchands a marcas de museus, e de marcas de casas de leilões a marcas de colecionadores, não a menção, claro, de marcas de artistas.
    Com o declínio dos critérios tradicionais de julgamento, que se baseiam na qualidade técnica e, portanto, são verificáveis ​​em parâmetros ditados pelas academias, a avaliação da produção artística, particularmente a produção contemporânea, passou a depender cada vez mais de estratégias refinadas de mercado, tornando o valor agregado advindo da marca do criador progressivamente mais importante do que o valor intrínseco de sua obra.
    A valorização de pintores, como o afro-americano Jean-Michel Basquiat, que morreu de overdose, o grafiteiro Keith Haring, que morreu de AIDS, ou Jeff Koons, ex-parceiro de uma estrela pornô que ele elegeu como sua musa, cresceu proporcionalmente às provocações ou mitos que os artistas criaram em torno de si.
    Como o próprio Koon teorizou: em um mundo onde tudo é baseado em dinheiro, o preço faz uma obra de arte. Sobre as fontes do artista, Rosen (1981) abordou esse tema do ponto de vista teórico, e Adler (1985) do ponto de vista empírico.
    O modelo Superstar de Rosen explica a renda dos artistas em função de seu talento. O objetivo do modelo é explicar por que os relativamente poucos artistas que ganham enormes somas de dinheiro dominam o mercado por meio das atividades que realizam.
    Segundo Rosen, pequenas diferenças de talento determinam grandes diferenças de ganhos: “os vendedores de talentos mais altos cobram preços apenas um pouco mais altos do que os de menos talentos, mas vendem quantidades muito maiores; seus maiores ganhos vêm principalmente da venda de maiores quantidades do que da cobrança de preços mais altos”.
    Esse modelo foi utilizado por Adler (1985) para explicar por que o consumidor de arte não é propenso a um consumo variado, mas prefere se concentrar em alguns grandes artistas. Ainda segundo Adler, a existência de celebridades não deriva da diferenciação de talentos, mas da necessidade dos consumidores de ter uma cultura e símbolos comuns para compartilhar. A criação de uma estrela, que é a transformação de um artista em um símbolo, começa quando cada consumidor seleciona aleatoriamente um novo artista para adicionar à sua cesta de um grupo de artistas igualmente talentosos.
    A vantagem inicial permite que o artista selecionado se torne popular e, como os consumidores precisam de uma cultura e símbolos para compartilhar, outros consumidores, por sua vez, começarão a se interessar e a comprar as obras de arte do artista.
    Veja o texto completo no link: www.arteindex....
    Se você acha que está pronto para se profissionalizar no mundo da arte, aqui está o link de pré-cadastro para o curso Art Business: bit.ly/cursoar...
    --------------------
    ⤵ ️ Deixe o seu comentário abaixo dizendo o que você achou deste vídeo!
    📱Nos acompanhe nos demais canais:
    1️⃣ Instagram: / arte.ref
    2️⃣ Portal de arte: arteref.com/
    3️⃣ Podcast: anchor.fm/art-...
    - Instagram: / paulvarella
    - Instagram: / thais.de.al. .
    💻 Exponha suas obras no Arteref:
    arteref.com/so...
    📷 Amplie imagens sem perder a qualidade e transforme fotografias em quadros em nosso Laboratório: instaarts.com/

Komentáře • 61

  • @a.m.a7187
    @a.m.a7187 Před rokem +6

    Que dureza todas essas etapas. Gostaria de ter nascido por volta de 1850 à 1950, onde os grandes mestres se encontravam num café, conversavam, bebiam uns "tragos" e voltavam para os seus espaços turbinados pelo encontro. A arte nascia com naturalidade, orientada pelo acaso,erros e dúvidas com gosto de vinho e tabaco. Hoje, são tantas as preocupações com a carreira, que mal sobra tempo para relaxar apenas no "fazer obra". Vou ficando no anonimato mesmo, pois a pintura ainda é a nossa inesgotável companhia ilustre. Parabéns pelo canal Sr. Paulo sempre que posso dou uma olhadinha, grande abraço.

    • @ArtTalks
      @ArtTalks  Před rokem +8

      Eu preciso discordar de você te dando uma notícia mais otimista. Nunca foi tão fácil para o artista vender a sua arte e aprender com os pares para melhorar a narrativa do trabalho. O anonimato é tudo o que você precisa evitar. Como artista você precisa mergulhar nas relações entre outros artistas, curadores , galeristas e estudiosos da arte. Cada uma destas relações que você estabelece poderá gerar novas relações e isto construirá o seu network, tão necessário para a sua carreira...;)

  • @Kyron4092
    @Kyron4092 Před rokem +3

    Novamente nos brindando com um conteúdo relevante.🤔👨‍🎨👩‍🎨

  • @DanielCaliban
    @DanielCaliban Před rokem +2

    Essa imagem dos guerreiros em uma luta de vida ou morte com seus barcos pegando fogo no fundo é muito forte.. E veio em um momento muito importante pra mim.
    Sensacional o programa de vocês.

  • @casaluminada8841
    @casaluminada8841 Před 3 měsíci +1

    Vocês estão me ajudando a construir algo que estava parado na minha vida. Acredito que tenho talento para pintura. É meu ponto inicial. É o que mais amo realizar nesta vida. Expus minhas obras em 2014, convidada pelo Rotary Clube numa conferência nacional no Ceará, no Hotel Villa Galé. Uma tela foi leiloada por 8.000 dólares no último dia da exposição, numa festa da conferência. Isto me moveu a ir em frente. Minha vida nunca foi fácil. Passei muito tempo com problemas mas nunca deixei de pintar. Estou estudando e vendo todos os seus vídeos. Quero agradecer a oportunidade de aprender mais.
    Vocês falaram da igreja, Deus me impulsiona muito e sinto Ele está me guiando. Por isso e por outras, o sirvo. Parabéns pela iniciativa! Desejo sucesso para vocês! Um abraço, Paula Machado.

    • @ArtTalks
      @ArtTalks  Před 3 měsíci +1

      Muito obrigado Paula e força na sua carreira!

    • @casaluminada8841
      @casaluminada8841 Před 3 měsíci

      @@ArtTalksObrigada queridos!

  • @SergioFrydmanRoberg
    @SergioFrydmanRoberg Před rokem +4

    Que delícia ver esta conversa!

  • @andreventorim9700
    @andreventorim9700 Před rokem +3

    Show de tema e de conversa! Obrigado mais uma vez, Paulo e Thais. Gosto muito quando vocês falam sobre o artista ter que ser profissional e trabalhar e correr atrás do que ele quer realmente mostrar para o mundo. Já passou o tempo, faz muito tempo por sinal, aquela conversa romântica do artista esperar um mecenas bater na porta pra encomendar obras e assim ficar conhecido. Vocês até falam isso várias vezes, e realmente, hoje ser artista é ser profissional como outros profissionais. O artista, hoje em dia, tem que pensar em qual caminho quer seguir: trabalhar produzindo arte para passar seu conceito, suas ideias e ideologias, etc etc e ser reconhecido ou quer fazer arte pra passar o tempo e ser uma terapia? Abraços pra vocês

  • @anamspett
    @anamspett Před měsícem +1

    Paulo e Thais.. vcs são DEMAIS! PARABÉNS! Estou viciada nos videos! CONTEÚDO SENSACIONAL

  • @jairlima2857
    @jairlima2857 Před rokem +1

    "começar religiosamente e terminar rezando" foi uma pérola, rs, sintetizou tudo. Parabéns pelo vídeo!

  • @pamypfm
    @pamypfm Před měsícem +1

    viciada nos conteúdos. estimulante :)

  • @mariafilomena8700
    @mariafilomena8700 Před rokem +1

    Fantástico. Aberto e sem preconceitos!

  • @maurobarbieri147
    @maurobarbieri147 Před rokem +2

    estou adorando o canal , ah e minha pedra esta parada!

    • @ArtTalks
      @ArtTalks  Před rokem

      Obrigado Mauro. Experimente a plataforma www.arteindex.com para começar a organizar o seu acervo. Eventualmente você poderá fazer um upgrade para participar do Marketplace e do arteref.com

  • @giovanaborter2703
    @giovanaborter2703 Před rokem +1

    🎉❤❤❤❤❤😊sensacional esse tema. Obrigada.

  • @seminikwsta9931
    @seminikwsta9931 Před rokem +1

    Eita, vou precisar de autoridades como vcs para falarem de mim rsrs...
    Muito bom, adoro vcs!

  • @user-ud8wi4mc1k
    @user-ud8wi4mc1k Před 7 dny +1

    A pergunta é um artista é bom pelo seus estudos e por onde passou ,ou é bom por q sabe é art se não a erros e acertos na art pra que é preciso de todo esse platamar de markt ser art basta.

    • @ArtTalks
      @ArtTalks  Před 7 dny

      A legitimação da arte é feitas por muitas camadas de pessoas envolvidas dentro do sistema da arte, assim como qualquer outra profissão. Você pode fazer arte despreocupado do que os outros pensam, porem se você quer ser reconhecido, algumas legitimações precisam acontecer. O fato é que as galerias de arte contratam mais de 90% dos artistas que tenham passado por alguma instituição de ensino. Não sou eu que estou dizendo, são os números do mercado.

  • @patriciaariane5729
    @patriciaariane5729 Před 10 měsíci +1

    Maravilhoso!!! É isso mesmo é ganhar ou morrer!!!

  • @selmagusmao5431
    @selmagusmao5431 Před rokem

    Não pensei que o tempo, curto, como vcs disseram, na construção da carreira de um artista fosse tão importante. Acreditava que as coisas poderiam ser feitas sem esta preocupação. Grata pelo conteúdo sempre muito elucidativo.

  • @silvanacoutinho6344
    @silvanacoutinho6344 Před 5 měsíci

    Muito bom conteúdo.

  • @joaocarneiro1796
    @joaocarneiro1796 Před 4 měsíci

    Muito bom!!!

  • @mariafilomena8700
    @mariafilomena8700 Před rokem +1

    amei a alegoria!

  • @fcruz2012
    @fcruz2012 Před rokem

    "Amei" é pouco. Adorei!

  • @orlandoemanoel2409
    @orlandoemanoel2409 Před rokem +2

    Ótimo vídeo Paulo e Thais. Ansioso pelo vídeo de mentoria. Uma dúvida que me ocorre frequentemente é como artistas de sucesso lidam com a liberdade de criação quanto aos estilos. Vejo artistas que têm uma marca muito específica em um estilo, que são bastante relevantes no comércio da arte, porém o quão seria impactante para o artista e seus colecionadores se ele mudasse de estilo de arte por exemplo? Seria o processo criativo de tal artista um refém de seu sucesso, impossibilitando-o de criar sua arte explorando novos recursos na arte?

    • @ArtTalks
      @ArtTalks  Před rokem +1

      Oi Orlando, é absolutamente normal para um artista mudar de estilo ao longo da sua carreira. Os grandes nomes fizeram isto com frequência. Pablo Picasso teve várias fases. O processo de mudança de estilo sempre passa por uma validacão das pessoas a volta do artista. Mesmo Picasso fez isto durante o processo criativo.

  • @luizdsallesluizdsalles3877

    Parabéns Paulo e Thais, pelos comentários e reflexões.Poderia me dizer qual probabilidade do crescimento da carreira no mercado de um artista autodidata.

    • @ArtTalks
      @ArtTalks  Před rokem +1

      Luiz, o crescimento da sua carreira está diretamente relacionado a formação de redes de contato. Uma faculdade de arte é um centro desta rede. Você pode trabalhar na entrada de outras redes de contato para ter sucesso como artista

  • @mariafilomena8700
    @mariafilomena8700 Před rokem +1

    muito bom!

  • @flaviac1096
    @flaviac1096 Před rokem +1

    Parabens pelo canal!
    Vcs tem algum link para compartilhar onde eu possa pesquisar sobre o mercado Europeu, especificamente Holanda?

  • @joaquimraphael4875
    @joaquimraphael4875 Před rokem

    Excelente gratoo

  • @hatsuealicemaruyama8967
    @hatsuealicemaruyama8967 Před 3 měsíci +2

    Boa noite Paulo! Como posso entrar em contato com você?

    • @ArtTalks
      @ArtTalks  Před 2 měsíci

      meu email é : paulo@arteref.com.br

  • @manganexum2
    @manganexum2 Před rokem

    Excelente! Poderia indicar quem trabalha com marketing digital prá artistas?

  • @gabrielgabrielespirito5195
    @gabrielgabrielespirito5195 Před 9 měsíci +1

    A minha arte nunca está construinda

  • @natashadealbuq
    @natashadealbuq Před 25 dny

    É impressionante como esse homem interrompe as falas dela

    • @ArtTalks
      @ArtTalks  Před 24 dny

      Você diz que o Paulo interrompe a Thais?

  • @bancodossonhos
    @bancodossonhos Před rokem +1

    🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰

  • @JoseLuis-rf7qy
    @JoseLuis-rf7qy Před rokem +2

    Gostaria de pagar Uma comissão, paea falar de mim !artista luis dellaverde!kkkk

    • @ArtTalks
      @ArtTalks  Před rokem +1

      Você quer fazer uma mentoria?

    • @JoseLuis-rf7qy
      @JoseLuis-rf7qy Před rokem +1

      @@ArtTalks Sim!

    • @ArtTalks
      @ArtTalks  Před rokem +1

      @@JoseLuis-rf7qy Aqui nesta página eu explico um pouco como funciona a mentoria: arteref.com/mentoria/. Se você achar interessante, entre em contato comigo pelo direct do instagram @paulvarella

  • @a.m.a7187
    @a.m.a7187 Před rokem +1

    Momento e lugar certo, existe?

    • @ArtTalks
      @ArtTalks  Před rokem +1

      Vivemos em um sistema altamente complexo de relacionamentos. Eu só posso usar uma frase estóica para responder `a sua pergunta. " Sorte é quando a oportunidade encontra o preparo"

    • @a.m.a7187
      @a.m.a7187 Před rokem

      @@ArtTalks to preparada, vem sorte, vem rss

  • @renatosilveira5553
    @renatosilveira5553 Před 11 měsíci +1

    Você várias coisas, entre elas faculdade, então pra ser artista reconhecido tem que ter feito faculdade ?

    • @ArtTalks
      @ArtTalks  Před 11 měsíci

      Oi Renato, a pesquisa que fizemos indica que para artistas nascidos depois de 1980, ter feito uma faculdade foi uma das condições necessárias para fazer parte de uma galeria de arte. Somente isto

  • @JoseLuis-rf7qy
    @JoseLuis-rf7qy Před rokem +1

    Eu ,sò artista não quero estrelato, eu quero dinheiro

    • @ArtTalks
      @ArtTalks  Před rokem +1

      então aprimore os seus conhecimentos em marketing e vendas, vai te dar resultado

  • @JoseLuis-rf7qy
    @JoseLuis-rf7qy Před rokem

    This, estuda muito mais não tem um estilo proprio?