Ivanir e Nei Xakriabá | Artes Xakriabá na escola não indígena

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 16. 06. 2020
  • Ivanir Xakriabá e Nei Xakriabá são artistas da cerâmica tradicional de seu povo, na aldeia Barreiro Preto, Terra Indígena Xakriabá.
    Este vídeo é um dos produtos da tese "Artes indígenas e a escola não indígena: a retomada da cultura entre os Pataxó e os Xakriabá", de Tales Bedeschi Faria e orientação da Profa. Lucia Gouvêa Pimentel. Seu objetivo é servir como material de divulgação do trabalho poético dos artistas Xakriabá, assim como material didático seguro para o professor de Arte.
    O vídeo foi montado e finalizado por Vanessa Saldanha.
    resumo da tese:
    A tese "Artes indígenas e a escola não indígena: a retomada da cultura entre os Pataxó e os Xakriabá" visa ao desenvolvimento de abordagens metodológicas capazes de trabalhar o universo cultural e, sobretudo, artístico de povos como os Pataxó e os Xakriabá com autenticidade, contundência científica e respeito às culturas envolvidas. Para tanto, empreende um percurso de convivências e aprendizagens da educação tradicional e escolar do povo Pataxó, considerando que uma cultura distinta da cultura da escola monoepistêmica só pode ser ensinada ou compreendida a partir de abordagens metodológicas, que lhes são adequadas. Amparada pela Lei nº 11.645/2008, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura dos povos indígenas, a tese vai ao encontro do como: como o professor pode ensinar uma cultura que nunca aprendeu? Baseada nas assertivas de pensadores indígenas (Arissana Pataxó, Célia e Nei Xakriabá, Gersem Baniwa, Dona Liça Pataxoop, Tyson Yunkaporta) e não indígenas (Ana Mae Barbosa, Eduardo Viveiros de Castro, Paulo Freire), elabora experiências pedagógicas baseadas em ideias como pesquisar junto, plantar conceitos pataxó, reaprender a aprender. A proposta é evidenciar uma trajetória investigativa, que busca superar a convencional indigenização dos conteúdos escolares, em prol de uma experimentação de conceitos e processos pataxó no currículo escolar.
    Esta tese teve o apoio do Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG e da Comissão de Gestão PROEX/PPG-Artes, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, vinculado à Escola de Belas Artes da UFMG.

Komentáře • 3

  • @DainelXP
    @DainelXP Před rokem +1

    Muito, mas MUITO obrigado por esse registro.

    • @talesbedeschifaria
      @talesbedeschifaria  Před rokem

      Que bom que você gostou, Daniel! O trabalho do Nei, Ivanir e Dona Dalzira Xakriabá é realmente maravilhoso e muito importante para todos nós!

  • @geisaribeiro6199
    @geisaribeiro6199 Před 4 měsíci

    Maravilhosa arte Xakriabá❤