História da Música Brasileira - Cap. 9. Romantismo - um Brasil para poucos

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 11. 09. 2024
  • História da Música Brasileira - Capítulo 9. Romantismo - um Brasil para poucos.
    Série de 10 capítulos produzida por Ricardo Kanji (criador, diretor artístico e apresentador); Ricardo Maranhão (historiador); Paulo Castagna (musicólogo); Reinaldo Volpato (diretor de TV) e Vox Brasiliensis Coro e Orquestra, dirigida por Ricardo Kanji, em 1999. Participação especial, nos episódios 8, 9 e 10, da Sinfonia Cultura, da Fundação Padre Anchieta, dirigida por Lutero Rodrigues.
    O nono episódio de História da Música Brasileira é dedicado ao movimento musical romântico brasileiro e suas contradições sociais. Embora a sociedade brasileira da segunda metade do século XIX tenha optado pela extinção do sistema escravocrata, a elite urbana exigiu uma cultura de origem branca e européia, o mais isenta possível dos costumes populares. Foram assim criados os primeiros clubes de concertos, destinados a levar a essa mesma elite óperas, sinfonias, concertos para instrumento e orquestra, danças de salão, canções e música de câmara de origem européia ou de autores brasileiros filiados à tradição européia. Nesse ambiente, a partir da década de 1870, a elite brasileira iniciou a assimilação do romantismo europeu, estimulando o surgimento de compositores inteiramente dedicados a essa tendência, como Henrique Oswald (Rio de Janeiro, 1852-1931), Leopoldo Miguez (Niterói, 1850 - Rio de Janeiro, 1902) e Alberto Nepomuceno (Fortaleza, 1864 - Rio de Janeiro, 1920), dos quais são apresentadas neste pro-grama algumas obras pianísticas, camerísticas e sinfônicas.

Komentáře • 27

  • @ricardoblues
    @ricardoblues Před 3 lety +2

    Eu sou euro/afro descendente.... Meu pai era de origem portuguesa e se apaixonou pela mulatinha linda que roubo-lhe o coração, assim sendo eu sinto profundo interesse tanto pela cultura popular como também pela cultura branca européia..e me encontro extremante a vontade, sentindo o melhor dos dois mundos e parabenizo este programa de conteúdo valiosíssimo.

  • @antonio27811
    @antonio27811 Před 12 lety +6

    EXCELENTE VIDEO, VAI NOS AJUDAR MUITO NOSSO PROJETO...VAMOS TER QUER MONTAR UMA SALA COM O ESTILO DA ÉPOCA DO ROMANTISOMO, CANTAR MUSICAS E DECLAMAR POESIAS DO PERÍODO...VAI FICAR LINDO.

  • @marilisestival8938
    @marilisestival8938 Před 3 lety +2

    Nossa!!essa série é demais!!!! Muito boa a abordagem e as apresentações musicais.

  • @MaestroLuizAfonsoSSouza
    @MaestroLuizAfonsoSSouza Před 12 lety +2

    ótimo trabalho ! Uma aula de História é sempre um desafio para o professor e cansativo para o aluno atual que tem pressa e não tem paciência pela própria cultura imposta no momento. é uma ferramenta para desenvolver uma aula e toma a atenção dos aluno.

  • @marilisestival8938
    @marilisestival8938 Před 3 lety

    Deveria ter milhões de likes e inscritos!!!!

  • @alunosensinam4069
    @alunosensinam4069 Před 3 lety +1

    Muito bom esse vídeo!

  • @rclsax1
    @rclsax1 Před 6 lety +2

    Que série fantástica!

  • @marcosPRATA918
    @marcosPRATA918 Před 8 lety +2

    Bons comentários, edição de imagens, exemplos musicais!

  • @alisondocarmo9527
    @alisondocarmo9527 Před rokem +2

    Onde encotramos os Capítulos 10 a 15?

  • @leilavasconcelos8222
    @leilavasconcelos8222 Před 10 lety +2

    Engraçado, não?, gostei tanto das músicas de Henrique Oswald apresentadas que vou procurar ouvir outras no you tube.

  • @taliakelly8098
    @taliakelly8098 Před 2 lety

    Muito bom slc 😏✨

  • @eduardomarcondesmachado1466

    Sublime!

  • @eliseu2872
    @eliseu2872 Před 8 lety +3

    Trovas n°1 Opus 29 de Alberto Nepomuceno, coisa mais linda, era para ser uma peça mais difundida e ser tocada diuturnamente nas rádios.

  • @mendersonjrsilva
    @mendersonjrsilva Před 7 lety +7

    O gordinho do violino toca muito! rsrs

  • @ramirovalim6915
    @ramirovalim6915 Před 5 lety +2

    14:34

  • @g.lucchio5660
    @g.lucchio5660 Před 3 lety

    Adoro essa musica, mas não podemos negar que ela é fruto de muita opressão e elitismo da burguesia brasileira.

  • @gustavocultura2
    @gustavocultura2 Před 3 lety

    Bom video, mas esse discurso inicial sobre esvravidao nao cabe mais hoje, sabemos q nao foi nada disso, a guerra do Paraguai foi mais um ato de violencia e genocidio dos negros e indígenas.

  • @Helvetorment
    @Helvetorment Před 5 lety +5

    Os alemães e italianos que vieram para o Brasil no final do século 19 construíram cidades incríveis que são as mais seguras e desenvolvidas até hoje. Todos os professores de história condenam o "branqueamento racial". Assim, queria propor uma pergunta: de qual países vocês queriam trazer gente? Os europeus eram os mais capacitados, em todos os aspectos possíveis. Eram excelentes pedreiros, ferreiros, carpinteiros, fazendeiros, etc. Vocês queriam que o Brasil tivesse importado nigerianos e marroquinos? Sejam honestos. Os europeus eram e são o povo mais desenvolvido.

    • @leandrotibirica8761
      @leandrotibirica8761 Před 5 lety +5

      Educar o povo local ninguém quer, até hoje.

    • @namastex
      @namastex Před 4 lety +6

      visão ultra simplista.

    • @Helvetorment
      @Helvetorment Před 4 lety

      @@namastex Refute-a.

    • @namastex
      @namastex Před 4 lety +4

      @@Helvetorment Fala mano Sabedoria Véia, beleza? Bem, primeiro, essa sua generalização aos professores de história não é de bom tom. è como seu eu dissesse que todos os conservadores são racistas ou que todo protestante é um ignorante. Esse tipo de afirmação me lembra os discípulos de um senhor que mora na Virgínia. Italianos e alemães vieram em um contexto diferente dos negros que aqui aportaram. Não preciso exemplificá-los. Os países africanos que você mencionou eram colônias até pouco tempo. Marrocos foi protetorado de pelo menos 3 países europeus. A Nigéria foi explorada pelos ingleses que saíram de lá deixando um caos. A única vantagem que os europeus tiveram na civilização foi o poder bélico que enriqueceu o continente. Além da vontade de conquistar outros povos. Essa ideologia imperialista os fizeram acumular riquezas e tecnologia. O ápice dessa forma de estrutura de dominação teve seu auge com os alemães. Civilizações que tinha tecnologia do mesmo nível que a dos europeus, como os Astecas, mas não tinham o ímpeto sanguinário dos reis do velho continente, sucumbiram... Mas isso não significa que TODO EUROPEU É GENOCIDA. E sim que era o modo de governo europeu. Que desde o feudalismo escravizavam até mesmo seus compatriotas...

    • @namastex
      @namastex Před 4 lety

      Resp 1: Japonesas. Resp 2: Nigerianas e marroquinas :)