Video není dostupné.
Omlouváme se.

O que é apologética pressuposicionalista e como ela funciona? | Alan Myatt

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 8. 02. 2017
  • Cornelius Van Til, Gordon Clark, Francis Schaeffer, dentre outros, são conhecidos por desenvolverem uma apologética pressuposicionalista. Neste vídeo, Alan Myatt explica o que é a apologética pressuposicionalista e como ela funciona.
    Conheça a obra "Teologia Sistemática", de Franklin Ferreira e Alan Myatt: bit.ly/vidanova...

Komentáře • 54

  • @devocionalexpositivo9369
    @devocionalexpositivo9369 Před 11 dny +1

    Excelente!

  • @josemotta9560
    @josemotta9560 Před 9 měsíci

    Nancy Pearcy faz isso muito bem.

  • @EspadaTriunfante
    @EspadaTriunfante Před 2 lety +3

    Uma pena que não temos muitos falando sobre este importante assunto! parabéns ao autor do video !

  • @fabiano6793
    @fabiano6793 Před 2 lety

    Olá!
    Ótimo vídeo!
    O que eu poderia trazer de comentário sobre a temática é que a apologética em pressuposto deve trazer o convencimento de que aquele entendimento traz em si um argumento que consolida o desenvolvimento do raciocínio,onde, no nosso exemplo cristão,ganha substância nas Sagradas Escrituras.
    O Espírito Santo se manifesta no cristão que,em reflexão racional objetiva,associada a uma percepção subjetivada, insufla em si um estado diferenciado de elevação espiritual.É o Deus Vivo manifesto pela Sabedoria de Jesus Cristo na expressão dos Apóstolos, e no apostolado dos fiéis de fé e bom raciocínio, que consolidam o fundamento na defesa do Cristo.
    Paz e Bem!
    🙏🏻✝️📖✨

  • @henrique.girard
    @henrique.girard Před 5 měsíci

    🥰

  • @poetaiberico
    @poetaiberico Před 7 lety +4

    wilham lane craig é referencia atual no assunto.

    • @CaminhosdoPensamento.
      @CaminhosdoPensamento. Před 7 lety +7

      Ele não é pressuposicionalista; basta olhar os argumentos dele.

    • @heltonfjv
      @heltonfjv Před 5 lety +4

      Craig nunca foi pressuposicionalista

    • @franciscoalex1312
      @franciscoalex1312 Před 4 lety +1

      Ele é evidencialista

    • @lucasmenezes2165
      @lucasmenezes2165 Před 4 lety

      Ele não é nem pressupocissionalista (longe disso) e nem evidencialista. Ele é adepto da teologia natural

    • @matheusdabnei5540
      @matheusdabnei5540 Před 4 lety +4

      @@lucasmenezes2165 Ele não é adepto somente da Teologia Natural. Craig íntegra em sua apologética um Evidencialismo Cristão (argumento da ressurreição), teologia natural (Kalam, argumento teleológico, etc) e epistemologia reformada plantingiana.

  • @ki4045
    @ki4045 Před 5 lety +2

    Mas o cristianismo não é o único seguimento a falar de um Deus. Além do que o problema epistemológico permanece, pois ainda é preciso admitir ou por arbitrariedade ou por circularidade tais pressupostos, do contrário teríamos que fazer regresso infinito, o que não faz sentido... Esse é um problema epistemológico q parece ser difícil de resolver e coloca em xeque muitas coisas inclusive as certezas científicas...

    • @davidomingos7438
      @davidomingos7438 Před 4 lety +11

      Somente o Deus segundo as Sagradas Escrituras (Bíblia) dá fundamentação para realidade, enquanto outros deuses (ídolos) não.
      Toda sistema de pensamento deve ter um começo não demonstrado, isto é, um axioma e dele são derivados os teoremas, o cristão também pode ter seu axioma a questão vai ser se ele (axioma) consegue justificar todas as questões últimas (epistemologia, ética, antropologia, metafísica...), a saber, o axioma do cristão é "Somente a Bíblia é Palavra de Deus".
      Observação: Se faz alguma objeção a ter um axioma, lembre-se que se tudo deve ser demonstrado nada pode ser demonstrado já que não existiria um ponto de partida e sem um ponto de partida (axioma) nada pode ser demonstrado, logo essa "arbitrariedade inicial" está devidamente justificada.

    • @gugacrazy45
      @gugacrazy45 Před 3 lety

      @@davidomingos7438 No discurso é lindo, até alguém dizer que tem um axioma diferente do cristão, aí a pessoa vira a errada kkk

    • @emanuelleite3284
      @emanuelleite3284 Před rokem

      ​@@gugacrazy45 isso pq só existe um Deus somente .

  • @gilsonrezende1395
    @gilsonrezende1395 Před 4 lety +1

    Ele não deu ex. Pq quando se fala.de direitos civis o não cristão tem q aceitar a cosmovisão cristã.

    • @JhonatanDantas
      @JhonatanDantas Před 4 lety +6

      Olá, amigo. Não sei se ele vai responder, mas gostaria de dar minha contribuição que acredito ser a explicação.
      1) A cosmovisão não cristã que ele se refere, naturalmente começa nas ideias (pressupostos) de que não há um Deus que estabelece padrões morais objetivos, ou que não devemos a um Criador satisfação e sujeição.
      2) Os valores morais e objetivos pressupõem a necessidade de alguém que os estabeleça. Na cosmovisão cristã, entendemos que é o Deus criador da existência.
      3) os direitos civis (invioláveis e absolutos) se baseiam na existência de padrões morais absolutos, o que depende da necessidade de um legislador universal da moral (a saber, Deus). Caso sejam convenções sociais maleáveis, nada impede que novas convenções cancelem as convenções anteriores.
      4) se uma pessoa crê que os direitos civis (baseados nós valores morais objetivos) são uma realidade, ela precisa necessariamente aceitar a existência de alguém que tenha estabelecido tais valores absolutos, o que é afirmado na cosmovisão cristã.
      Espero ter ajudado.