Gilberto Freyre: o brasileiro é mestiço e isso é bom | Relações raciais [Parte 2]

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 12. 09. 2024
  • Gilberto Freyre é um personagem controverso do pensamento social brasileiro. A ele é atribuído algum pioneirismo na ressignificação da miscigenação brasileira e, por consequência, das populações negras, indígenas e mestiças. O faz influenciado pelo culturalismo de Franz Boas que, nos Estados Unidos, buscava desconstruir argumentações biologizantes e racialistas que hierarquizavam os diferentes agrupamentos humanos em uma escala civilizacional cujo pináculo era ocupado pelos brancos europeus. Assim, Freyre ATRIBUI À MESTIÇAGEM UM SIGNIFICADO POSITIVO, contrariando os prognósticos pessimistas de autores como Nina Rodrigues e Oliveira Vianna sobre a questão racial no Brasil. Para Gilberto Freyre, em função de diversos fatores sócio-históricos - como a posição fronteiriça de Portugal (próxima à África) e a histórica colonização dos Mouros na Península Ibérica -, o Brasil operou uma miscigenação relativamente harmoniosa que conseguiu aproximar "casa-grande" e "senzala" (motivo pelo qual ele faz alusão aos históricos prédios que compunham a estratificação sócio-espacial das fazendas coloniais em seu principal livro, lançado em 1933).
    No entanto, ao operar essa ressignificação de negros, mestiços e indígenas, o controverso autor parece velar/ocultar a violência e as assimetrias que caracterizam as relações raciais no país, especialmente durante o período colonial, em favor de uma imagem harmoniosa de Brasil, de uma "DEMOCRACIA RACIAL". A ênfase conferida a essa suposta pré-disposição à miscigenação, construída historicamente, acaba por ocultar um importante e inegável fato: o de que as relações entre europeus, indígenas e africanos são marcadamente violentes desde a chegada dos primeiros no território que hoje constitui o Brasil. Assim, conquanto possamos reconhecer os esforços interpretativos de Freyre na crítica que faz às explicações racializantes que datam do século anterior; devemos estar atentos à possível naturalização das desigualdades e do racismo que vêm como corolário do discurso sobre uma "democracia racial".
    Sobre essa discussão, além de assistir a esta videoaula, você pode ler as páginas 120 e 121 de seu livro didático (especialmente a seção intitulada "A teoria da democracia racial").
    Deixem as dúvidas e obervações nos comentários para que eu possa dar suporte a vocês!
    ------------------------------------------
    Professor Marcos Henrique Amaral
    Facebook: marcoshenriquesa
    Instagram: @marcoshenriquesa
    Twitter: @marcuti

Komentáře • 58

  • @JoaoPedroocidenteemfuria
    @JoaoPedroocidenteemfuria Před 5 měsíci +1

    Vídeo bom e bem explicado, só que a causa da miscigenação não foi apenas por violência sexual, muitas mulheres negras e indígenas também ficaram com os portugueses por conta própria, para adquirir alforria, bens etc e etc. Chica da Silva é o melhor exemplo.

  • @SabrinaRios0
    @SabrinaRios0 Před 4 měsíci

    Gostei da sua aula

  • @marianan.7024
    @marianan.7024 Před 3 lety +1

    ótima aula! consegui entender melhor essas controvérsia de Gilberto Freyre. é triste ver todos esses problemas sociais que os grupos marginalizados sofrem serem ignorados e falando que foi as mil maravilhas que a miscigenação ocorreu, quando, na verdade, ela nasceu de uma violência sexual/estupro :p

    • @luispaucar6996
      @luispaucar6996 Před rokem +5

      Isso é mito. Mulheres sempre escolhem os homens melhor capacitados e de boa posição. Natural que as negras e indias preferissem o português, o branco, e não seus iguais.

    • @saxofone8077
      @saxofone8077 Před 8 měsíci

      fale isso para as escravas da epoca que nao haviam escolhas kkkkk quanta ignorancia@@luispaucar6996

  • @LarissaOliveira-gc5nk
    @LarissaOliveira-gc5nk Před 6 měsíci

    Professor , o que levou ele a pensar dessa forma ? , ele sabia que sua teoria não era verdadeira ? e a fez de forma intencional ?

  • @LarissaOliveira-gc5nk
    @LarissaOliveira-gc5nk Před 6 měsíci

    aula excelente !!!

  • @rainbowbeast7300
    @rainbowbeast7300 Před 4 lety +6

    Ótima oratória e ótima edição

    • @PROFMARCOSHENRIQUEAMARAL
      @PROFMARCOSHENRIQUEAMARAL  Před 4 lety

      Obrigado pelo incentivo 🧡

    • @laurasoares862
      @laurasoares862 Před 2 lety +1

      @@PROFMARCOSHENRIQUEAMARAL não, o mulato se refere a hibridização.. não no sentido de dizer que mestiços são comparáveis a mulas. Pode soar bonitinho o discurso do Freire, mas na prática a teoria é outra.. países com mais mestiçagens são menos evoluídos. E olha que eu não sou branca, mas tenho que reconhecer este fato, a cultura de países do norte é mais desenvolvida se comparar a países do sul do globo onde existe corrupção, violência e mazelas sociais.. todas as invenções relevantes da história da humanidade foram feitas por europeus ou norte-americanos, isso é inegável. Não vou ficar de papinho bonito pq soa melhor, se a realidade destes países é terrível. Uma coisa é o bom discurso, outra bem diferente é a realidade e vc não precisa ser um europeu ariano pra perceber isso o quanto o Brasil é degenerado e deplorável assim como outros países do sul do globo.

    • @Nacional_Pardista
      @Nacional_Pardista Před rokem

      @@laurasoares862 Eles são mais "atrasados" logo é por conta da miscigenação? Isso não tem o menor sentido, países do norte são mais desenvolvidos por conta de diversos fatores que não estão ligados tal "pureza". Se pegar a história desses países europeus vai ver que eles tiveram ampla influência de outros povos e civilizações( não estou os acusando de plágio) na religião, na filosofia, na cultura de modo geral e é claro da forma com que se deram os eventos na história. E outra quem mais sabota nosso país são esses países do norte, a tal degeneração que tu citou tem seu ápice justamente nesses países e de lá são importados para cá.

  • @WhyNeverDie
    @WhyNeverDie Před 2 lety +1

    excelente vídeo 👏

  • @giuliagrillo8788
    @giuliagrillo8788 Před 3 lety +1

    parabéns professor, aula muito dinâmica, explicação boa, boa edição

  • @rabiscoebarulho8332
    @rabiscoebarulho8332 Před 9 měsíci

    muito obrigado pelo vídeo!

  • @donramonn12
    @donramonn12 Před rokem +1

    Uma aula seria é embasada sobre racismo, da poucas visualizações.. se tivesse lacrado.. dava mais .kk

  • @laviniaaraujo4977
    @laviniaaraujo4977 Před rokem

    boa explicação

  • @tarsocomunicacao
    @tarsocomunicacao Před 3 lety +1

    FODAAA

  • @tarsocomunicacao
    @tarsocomunicacao Před 3 lety

    Massa

  • @tarsocomunicacao
    @tarsocomunicacao Před 3 lety

    Tmj

  • @luispaucar6996
    @luispaucar6996 Před rokem +4

    Naquela época índios e negros eram mais atrasados. Basta ver como viviam.
    O embranquecimento salvou o Brasil. Vide São Paulo e Região Sul.
    É bonito o discurso de que somos todos iguais, mas não é verdadeiro.
    Freyre escrevia ficção.

    • @Erbeson
      @Erbeson Před rokem

      cala a boca seu blue pill acorda para a realidade já foi provado que essa maldita miscigenação gera diversos problemas mas o problema mesmo é que você vive em uma realidade mentirosa

    • @gairplane
      @gairplane Před rokem +1

      Não deem atenção. É só um pardo, gord0 e complexado pagando de racista na internet

    • @Erbeson
      @Erbeson Před rokem

      @@gairplane chora mais

    • @gairplane
      @gairplane Před rokem

      @@Erbeson quem tá chorando é o gordão com foto de anime. Só pelo nome vê se que é um nordestino ressentido pagando de racista

    • @Nacional_Pardista
      @Nacional_Pardista Před rokem

      Só por que eram atrasados isso da o direito de serem "apagados"? Você tem uma noção bem materialista do valor da vida. O "esbranquecimento" - se é que pode se chamar assim, uma vez que ao se "embranquecer" um raça você também vai estar "escurecendo" a sua também - só gerou problemas aqui no Brasil, trouxe povos que na época não tinham haver com povo brasileiro que ainda estava se definindo como raça.