DAY 2 - Summit Cidades 2024

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 27. 06. 2024
  • O segundo dia do Summit Cidades 2024, em Florianópolis, contou com a presença do ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França. O ministro das Cidades, Jader Filho, e o ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, também estiveram presentes na programação desta terça-feira (25), compartilhando novas visões de gestão e desenvolvimento urbano.
    Márcio França destacou a importância do microempreendedorismo como um pilar fundamental para a economia brasileira, ressaltando o papel das pequenas empresas na geração de empregos e na dinamização da economia. "A maioria fica na expectativa de virar uma grande empresa, acreditando na história do unicórnio, mas por vezes acaba esquecendo que o mais relevante é conseguir se consolidar no mercado, independente da sua avaliação em termos monetários", afirmou França.
    No Palco NSC, o ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, enfatizou o aumento da demanda por ética, que contribui para o senso de pertencimento, além do engajamento acadêmico e profissional.
    Um painel sobre economia catarinense reuniu os presidentes da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), João Paulo Kleinübing. Em sua fala, Aguiar destacou Santa Catarina como o estado da oportunidade. "Temos a terceira menor taxa de desemprego do Brasil e uma indústria extremamente diversificada. Isso, contudo, não nos permite ficar na zona de conforto", ressaltou.
    O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Mauro de Nadal, compartilhou detalhes sobre o lançamento dos 190 anos da Alesc, que deve fortalecer o trabalho das bancadas regionais do parlamento. "Nunca vi uma briga política construir uma ponte, uma escola, uma estrada. O eleitor espera união e representatividade", salientou. Para Nadal, as comemorações de aniversário buscam intensificar a união de deputados catarinense por aquilo que é prioridade para sua região.
    Encerrando a programação deste segundo dia, o ministro das Cidades, Jader Filho, falou sobre os programas de renda básica e de política habitacional. Com mediação da colunista da NSC Dagmara Spautz, o ministro ainda enfatizou o anúncio feito hoje em relação à pré-seleção da obra de dragagem do Rio Itajaí-Mirim, essencial para evitar inundações, para a próxima fase do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
    Experiências simultâneas e diversificadas
    A avaliação deste segundo dia, realizada pelo público durante o evento, considerou 90,9% do conteúdo relevante. Um outro dado apontou o motivo de participação: Capacitação (50,7%), Networking (24,7%), Prospecção (12,3%), e Curiosidade (10,1%). O tema de maior importância para os participantes foi 'Governança e Gestão Pública'.
    Cerca de 13 experiências simultâneas são oferecidas aos participantes do Summit Cidades 2024, incluindo palestras, workshops, reuniões e uma feira de negócios. Pelo pavilhão, estavam estandes do Sicoob, Sebrae, Dalltor, Borgana, Ciasc, EbaPlay, Cimamfri, Celesc, Aprende Brasil, Repremig, Gente Seguradora, Sicos, CEAU, BYD, Fever, Grupo Atlantis, entre outros.
    Mais de 500 palestrantes fazem parte do line-up do evento neste ano, que traz no último dia o apresentador e comunicador Serginho Groisman para a Capital. O megaevento é uma realização da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), em parceria com o Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga), Consórcio Interfederativo (Cincatarina) e correalização da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE).

Komentáře •