Desafio Profissão -- Neurociência

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 21. 07. 2016
  • O Programa Desafio Profissão coloca em pauta o processo de escolha profissional e o universo das diversas profissões. Sob o comando do orientador profissional Silvio Bock e promovido pela equipe de Orientação Profissional do Curso de Psicologia da PUC-SP, a cada semana, uma nova área é debatida.
    Convidados: Gabriel Camargo de Carvalho - Neurocientista e
    André M. Cravo - Neurocientista - Professor da UFABC

Komentáře • 21

  • @dorivalmantovani5037
    @dorivalmantovani5037 Před 5 lety +2

    Agradeço pela informação. Isso me ajudou bastante sobre algumas dúvidas que possuía sobre Neurociência.✌

  • @ketelynvilella5228
    @ketelynvilella5228 Před 4 lety +2

    Muito bom, ajudou bastante!👏

  • @sarajenifer2333
    @sarajenifer2333 Před 3 lety

    Muito esclarecedor. Obrigada

  • @mayaravieira1679
    @mayaravieira1679 Před 4 lety +2

    Adorei a entrevista, tenho muito interesse em cursar neurociência na UFABC.

  • @marxdaniel7058
    @marxdaniel7058 Před 2 lety

    Os neurotransmissores são imprescindíveis para entender os mecanismos cerebrais

  • @naceov
    @naceov Před 7 lety +2

    Depois de assistir deixe um comentário aqui! Obrigado Silvio Bock
    Responder

  • @deliciasmoju
    @deliciasmoju Před 4 lety +2

    Preciso fazer uma carta de intenção para especialização em neurociência. Sou bacharel em fisioterapia e me formei agora e não tenho experiência na área a nao ser os estágios. Alguma dica?

  • @BrunaGomes-fk4ip
    @BrunaGomes-fk4ip Před 7 lety +9

    Não se aprofundaram no assunto, e, eu não tirei minhas dívidas, sobre essa profissão.

  • @variedadesmaria2821
    @variedadesmaria2821 Před 3 lety

    Olá pode me tirar uma dúvida? O neurocientista estuda um pouco o que os psiquiatras estuda?

  • @marxdaniel7058
    @marxdaniel7058 Před 2 lety

    Não se restringe a dados é muito mais que isso

  • @marxdaniel7058
    @marxdaniel7058 Před 2 lety

    Lembrando que o cérebro tem a parte mecânica e a sensitiva pra ser completo e normal,saudável

  • @ricardomenezes1223
    @ricardomenezes1223 Před 2 lety +1

    Neurociência. O nome é bonito. Mas até agora eu não sei o que faz um neurocientista (nome também bonito). Alguém poderia me explicar? Onde ele trabalha? O que faz? Quando é necessário? Eu nunca vi um anúncio de emprego oferecendo uma vaga para neurocientista.

    • @lunaaraujo9732
      @lunaaraujo9732 Před 2 lety

      resumidamente, com relação ao trabalho (pelo o que eu entendi), um emprego apenas de *neurocientista* atualmente no Brasil está nas universidades, no campo de pesquisa e professores (de forma mais simples de explicar). Mas não é só nas academias, inúmeras áreas de emprego hoje em dia têm interesse no que um neurocientista tem a oferecer, principalmente na capacidade de entender como o cérebro funciona naquela área (obviamente) e a capacidade de análise crítica.

    • @lunaaraujo9732
      @lunaaraujo9732 Před 2 lety

      eles falam sobre isso a partir de 12:52. A neurociência tem conhecimento em cima de todas as áreas (biologia, psicologia, sociologia, matemática, engenharia, etc), isso é muito interessante pro mercado de trabalho atual. Tenta dar uma pesquisada onde um neurocientista pode trabalhar

    • @ricardomenezes1223
      @ricardomenezes1223 Před 2 lety

      @@lunaaraujo9732
      Pois é aí que está a confusão. Só diz que atua em todas as áreas mas não especifica nada. Tem aquele famoso lema que diz "quem faz tudo, termina não fazendo nada bem feito"

    • @Pedro-tl8zw
      @Pedro-tl8zw Před 2 lety

      @@ricardomenezes1223 pelo que eu pesquisei, o mercado pra neurociência é tipo o mercado pra física. Se quer exercer a física plenamente, tem que ir pra área da pesquisa, senão, pode atuar em outros campos, como financeiro, analise de dados, etc. É meio que a mesma coisa com neurociência, pelo que eu vi até agora.

    • @ricardomenezes1223
      @ricardomenezes1223 Před 2 lety +2

      @@Pedro-tl8zw
      Veja bem, eu sou engenheiro civil. O curso de engenharia civil é voltado para a atividade de construção. Eu sou especialista em projetos estruturais de concreto armado e faço também projetos elétricos de baixa tensão e projetos hidrossaitários. Tenho meu próprio escritório de engenharia de projetos. Sei que há muitos engenheiros civis trabalhando no mercado financeiro. O curso de engenharia civil não forma ninguém para trabalhar no mercado financeiro, mas sei que isso não impede que a pessoa, por falta de oportunidade na construção, vá para o mercado financeiro. Obviamente são os economistas os mais preparados para atuar no mercado financeiro. Ninguém que almeje trabalhar no mercado financeiro vai fazer um curso de engenharia ou de física. Quem quer trabalhar no mercado financeiro obviamente vai fazer um curso de economia. O curso de engenharia civil é voltado para o setor de construção (de engenharia mesmo). Mas quanto aos tais neurocientistas, até agora eu não sei o que diabos eles estudam. A formação dos neurocientista é voltada para que área? Para fazer o que? Isso ninguém me responde. Quando o serviço de um neurocientista é essencial e indispensável? Quando alguém quer um projeto estrutural em concreto armada de um edifício, procura um engenheiro civil para fazer tal projeto, porque o engenheiro civil é o único profissional habilitado para fazer tal projeto. Quando alguém precisa fazer um cirurgia procura um médico, e não um engenheiro civil ou um neurocientista. Mas quando alguém precisa de um serviço que só o neurocientista faz, que serviço é esse? Você está entendendo onde eu quero chegar? Afinal, para que serve um neurocientista? Isso ninguém me responde.

  • @marxdaniel7058
    @marxdaniel7058 Před 2 lety

    A neurociencia é profunda e pode ser perigosa.Nao se trata de uma ciência comum