Dicas práticas para quem vai ter filho e não tem rede de apoio

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 24. 08. 2024
  • O que eu vivi e aprendi com a falta de rede de apoio tanto na gestação da Alice quanto da Julia estando longe do Brasil e da minha família e algumas dicas práticas para quem está pensando em ter filhos longe da sua cidade e não tem rede de apoio.
    Inscreva-se no canal: / @morganasecco
    Instagram: / morganasecco
    Seguir no Facebook: / morgana-secco-85352736...
    Assine a newsletter: mailchi.mp/4af...

Komentáře • 316

  • @rosapiresart
    @rosapiresart Před rokem +431

    Não tive rede de apoio. Assim que soube que eu estava grávida o pai do meu filho foi embora. Sozinha, com 4 meses o meu filho foi para a creche. Precisava trabalhar para nos manter. Hoje ele tem 14 anos e somos muito felizes.

    • @silpoll
      @silpoll Před rokem +12

      Parabéns Rosa!
      Felicidade pra vc e seu filho!

    • @Vanessa2023v
      @Vanessa2023v Před rokem +8

      Parabéns por ser uma boa Mãe 💕👏Deus abençoe você e seu filho sempre 🙏❤️

    • @aldamonteirobarbosa27
      @aldamonteirobarbosa27 Před rokem +18

      Rosa, sua história é praticamente idêntica à minha. Hoje meu filho tem 16 e também somos felizes. Somos mães vencedoras, amiga.

    • @silpoll
      @silpoll Před rokem +19

      @@aldamonteirobarbosa27 às vezes tenho certeza que uma "ausência" é menos pior que um "péssimo exemplo".

    • @aldamonteirobarbosa27
      @aldamonteirobarbosa27 Před rokem +2

      @@silpoll verdade, amiga.

  • @elisreges
    @elisreges Před rokem +70

    Rede de apoio equivale a ter pessoas próximas para ajudar. Não ache que mãe, sogra, marido, tia...sempre é positivo. Tem gente que é tão tóxica, tão negativa que acha que dar apoio é só criticar, em casos assim é melhor não ter a rede, e priorizar a saúde psicológica da mãe 🙂

    • @ClaudioeDanielle
      @ClaudioeDanielle Před rokem +2

      Verdade.

    • @Layra_Fernanda
      @Layra_Fernanda Před 11 měsíci +6

      Uma mente sã faz bem nos cuidados com o bebê.

    • @luanaaquinomaciel
      @luanaaquinomaciel Před 9 měsíci +2

      Verdade

    • @claudialemos3875
      @claudialemos3875 Před 7 měsíci +5

      Exatamente! Por isso, não peço ajuda de ninguém. Adoram palpitar e criticar, mil vezes ficar sem rede de apoio.

    • @user-hg9xu6tm7j
      @user-hg9xu6tm7j Před 23 dny

      Foi o meu caso cesarea e ficou só eu e meu esposo, morremos?, morremos, mas tbm sobrevivemos 😅

  • @JessicaCezar25
    @JessicaCezar25 Před rokem +170

    Schiller podia fazer um vídeo edição especial contando como foi pra ele a experiência de ser um pai presente e participativo como ele sempre foi, mas que ficava 12h fora pra ir e voltar do trabalho. E de depois quando começou a cuidar do trabalho e ficar muito mais na rotina dos cuidados diários das crianças! Acho que ajudaria muitos pais a entenderem isso!

    • @SiiGomez
      @SiiGomez Před rokem +1

      adorei a ideia, ia gostar de ver esse vídeo!

    • @Luana-ph1nh
      @Luana-ph1nh Před rokem +1

      Up

    • @walfreire8879
      @walfreire8879 Před rokem +1

      Excelente ideia! Queria muito vê o Schiller contar da experiência dele. Só não sei como vão fazer pra gravar, já que um dos dois tem que ficar com as crianças pro outro fazer alguma coisa 😂

    • @cleusmarbastos6368
      @cleusmarbastos6368 Před rokem

      Ele é um excelente exemplo de marido e pai. Todos precisam ver 👀 isso. Concordo 😅

    • @jessicaalessandra4376
      @jessicaalessandra4376 Před rokem

      👍👍👍

  • @fernandaaguiar3700
    @fernandaaguiar3700 Před rokem +115

    Morgana, gostaria de sugerir um tema para os próximos vídeos: A vida do casal após os filhos.
    Sempre que penso na possiblidade de engravidar, fico receosa de como será o nosso relacionamento. Acredito que muitas mulheres passam por isso.
    Obrigada por compartilhar conosco sua experiência. 🤍🙏🏽

  • @vidadeimigrantche55
    @vidadeimigrantche55 Před rokem +63

    A dica de grupos de whatsapp é muito válida. Moramos em Londres e também não temos rede de apoio. Antes de termos o nosso filho, fizemos um curso para "pais de primeira viagem", em que conhecemos outros 7 casais que estavam para ter filhos na mesma época que a gente. O grupo foi importantíssimo especialmente para a minha esposa, que ficava em casa o dia inteiro por causa da pandemia. E sobre receber ajuda de pessoas que mal conhecemos: uma amiga do trabalho nos trazia potes de comida (feijão, lasanha, molho de carne, etc) e isso nos ajudava bastante. Era só descongelar e comer! Se não fosse por ela, teríamos passado o primeiro mês (que é o pior, sem sombra de dúvida) à base de torrada e café!

  • @yanefatima1818
    @yanefatima1818 Před rokem +177

    Assistindo o seu vídeo e comentando hehe eu não tive ajuda dos meus familiares, nenhuma mesmo, e o genitor da minha filha me deixou grávida aos 6 meses. Ele sabia que eu morava sozinha e não tinha rede de apoio de família.
    Por sorte, tive um amigo que me ajudou durante esse período. Ele também estava presente no nascimento da minha filha. Se não fosse por ele eu teria passado mais esse momento sozinha.
    Enfim, rede de apoio não precisa ser familia, as vezes pode ser um amigo(a).
    Parabéns por mais um vídeo esclarecedor sobre maternidade, Morgana! Queria ter visto durante meu puerpério hehe teria me ajudado

  • @claradasilva2292
    @claradasilva2292 Před rokem +53

    Morgana, teu vídeo me tranquilizou. Estou grávida, mãe solo, sem rede de apoio e em outro país. Obrigada por falar a realidade e enfatizar nas prioridades

    • @anap1362
      @anap1362 Před rokem +3

      Fique tranquila querida, ja estive na sua posição e voce vai conseguir!

    • @yasmim1504
      @yasmim1504 Před rokem

      Oi! Meu marido viajava mto, eu em outro país. Eu vejo mtas mulheres aqui colocando os bebês no daycare (creche) Procure saber se o governo te reembolsa. (as americanas não tem licença maternidade ou no máximo 40 dias) Eu tive dificuldade de amamentar pq não bebia água. Eu esquecia mesmo, a falta de sono me deixou meio lesada. Anao faça como eu BEBA MUITA AGUA e terá mto leite. Tinha dias q eu nem comia, nem banho nem nada. Mas eu creio q se eu tivesse a lava louça e os robozinho vacum na época teria me ajudado mto. Consegui uma diarista 3 meses depois isso me ajudou demais. Não sei como é no seu país, mas olha, tudo passa. Segura firme q vc vai um dia ser a mãe mais feliz e realizada do mundo.

  • @fabianapena8505
    @fabianapena8505 Před rokem +46

    Utilidade pública!!! Eu trabalho in home e tenho 2 empresas, quando engravidei na sala de recuperação eu já estava trabalhando. Eu subestimei a maternidade, eu não conseguia fazer nada, a minha família mora em SP, mas em bairros distantes, com 5 meses contratei uma babá, mas com 8 meses decidi colocá-la no berçário (meio período), aí eu tive um pouco mais de qualidade de vida, pq eu não dormia quando ela dormia, eu tinha q trabalhar e me virar, o meu marido é responsável pela alimentação, ele tb trabalha in home, mas a casa ficou bem bagunçada, hj estou sem faxineira pq a minha de confiança se mudou de cidade e acabei abrindo mão, mas me incomoda muito casa bagunçada. Hj a minha prioridade é a minha filha na parte da manhã, cuido dela e não consigo fazer nada pq ela dorme só 30 minutos com 14 meses de vida e a tarde quando está na escola tento focar nas minhas empresas... é punk. Obrigada por compartilhar suas experiências. Confesso, se eu pudesse pagaria para ter a rede de apoio, muitos criticam, mas não tem noção de como é puxado a maternidade e a nossa frustração de querer dar conta de tudo e não conseguir. Mas hj eu tb defino prioridades.

  • @anacris2924
    @anacris2924 Před rokem +59

    Admiro as mães que sem rede de apoio tiveram a coragem de ter o segundo, ou terceiro filho. Eu não tive, e parei no primeiro e único. Parabéns, guerreiras!

    • @behappycomamor9669
      @behappycomamor9669 Před rokem +13

      Eu 🤣 tenho uma filha de 2 anos e meio e em junho vou ser mãe novamente. Não vou dizer que tenho 0 rede de apoio mas tirando umas horas na semana ( tipo 6 horinhas) o resto vou ser só eu e o pai. E sinceramente as vezes até e melhor porque as vezes as pessoas atrapalham mais do que ajudam 😂

    • @biancam6768
      @biancam6768 Před rokem +2

      Eu também 😂 Somos só eu e meu marido e já excluímos a possibilidade de ter o segundo

    • @ivonyoliveira9255
      @ivonyoliveira9255 Před rokem +2

      Eu peguei medo viu, estou com o meu de 4 meses. Não é fácil não.

    • @behappycomamor9669
      @behappycomamor9669 Před rokem +4

      @@ivonyoliveira9255 é normal 😅 só tem 4 meses é muito cansativo, tem uma fase que andam e para mim cansa ainda mais. Agora tem 2 anos e 7 meses é muito mais tranquilo, claro é dependente temos de vigiar. Mas tudo passa eles crescem 🥰🥰🥰

  • @silvanacremer3753
    @silvanacremer3753 Před rokem +39

    Embarquei nessa aventura a 26 anos atrás tenho três filhos 26, 22, 18 hoje vou na formatura de ensino médio de meu casula, mais um dia especial nessa aventura q não acaba, bjs família

  • @CassiaB.Ortega
    @CassiaB.Ortega Před rokem +26

    Quando o casal está alinhado com os mesmos interesses tudo flui melhor, mesmo que apareça as dificuldades um ajuda o outro, quando isso não acontece é que fica complicado.

  • @camilakinukawamarin3248
    @camilakinukawamarin3248 Před rokem +9

    Só quando vivemos essa realidade da maternidade que vemos a importância da eede de apoio. No começo é uma rotina desgastante, quando alguém pode ajudar é um alívio!
    É muito importante pensar e alinhar como será no puerpério, eu não me organizei nesse sentido e senti muita dificuldade em aceitar algumas mudanças na rotina!

  • @mariadasnevessilva7639
    @mariadasnevessilva7639 Před rokem +12

    Algumas vezes o pouco tempo que a criança dorme a mãe está tão esgotada que precisa relaxar também. Dormir qdo o bebê dorme nem sempre conseguimos, mas o corpo e a mente pede um descanso quando a criança dorme e precisamos nos priorizar também.

  • @eveclassique
    @eveclassique Před rokem +55

    Não tenho filhos nem terei mas não perco NENHUM conteúdo da Morgana! Amo a sensatez dela, fico com vontade de mandar tudo para os amigos que são pais! Parabéns! Vc é incrível! ❤

  • @deborahevelyn3628
    @deborahevelyn3628 Před měsícem +2

    Gente, tenho 19 anos fui mãe a 9 meses atrás sem apoio do genitor do meu filho que ainda me humilhou dizendo que o filho não era dele...
    Minha mãe mora longe e eu moro atualmente com o meu pai que já tem uma idade e me ajuda como pode, só que me sinto muito sobrecarregada e triste por não conseguir trabalhar, estudar e fazer outras coisas. As vezes chega a passar pela minha cabeça um arrependimento de ter tido um filho, mas acredito que não temos filhos quando queremos e sim quando precisamos. Então acredito que tudo vai dar certo!🙏

  • @sizueribeiro1218
    @sizueribeiro1218 Před rokem +21

    Hoje meu bebê é uma Arquiteta e está fazendo mestrado.
    Tenho muito orgulho dela.

  • @analuizaaraujolopes
    @analuizaaraujolopes Před rokem +15

    Não tenho filhos mas me faz ficar mais alerta sobre como ajudar os amigos.

  • @papelittopapelariacriativa

    Estou grávida do segundo filho e estou tentando preparar o que posso antes, como deixar a casa com menos tralha possível to guardando tudo o que não usamos muito pra evitar de ficar limpando e etc, já vou deixar umas comidinhas congeladas. Apesar de eu ter minha mãe e sogra pra me auxiliar eu quero deixar fácil pra elas também.. queria ter ouvido tudo isso no meu primeiro PÓS parto, que foi bem difícil (mesmo com rede de apoio) estou orando pra que esse seja melhor e mais fácil 🙌🏻❤️ amei o vídeo! Dicas muito valiosas.

  • @DougNappa
    @DougNappa Před rokem +20

    eu to amando a experiência de ser pai, mas olha, não sei o que faria sem a rede de apoio que temos tanto do meu lado quanto do lado da minha esposa. Tipo, por baixo já sei que não teria condições de pagar creche, babá e tb sem a menor possibilidade de um de nós parar de trabalhar, pq aí já era. É de se tirar o chapéu pra quem não tem pessoas pra ajudar e mais ainda pais e mães solo. Parabéns mesmo pra quem consegue! Dá-se se um jeito? Dá! Mas que fica muito mais difícil isso não tem como negar!

  • @monicawelzel245
    @monicawelzel245 Před 8 měsíci +3

    Muito legal o vídeo! Realmente tem coisas que só vivendo que aprendemos o que priorizar e não surtar no meio do caos! E aquela velha frase de: tudo vai passar, seja coisa ruim ou coisa boa.

  • @gessicaberlt6733
    @gessicaberlt6733 Před rokem +11

    Eu amo vcs
    Não terei filhos, nem relacionamento
    Mas amo acompanhar vcs ❤️

  • @catarina5465
    @catarina5465 Před rokem +19

    No meu maternar a minha maior dificuldade foi o meu emocional no pós parto diante da rotina de novidades, pois mesmo lendo e ouvindo outras experiências é gigantescamente diferente vive-las.
    É fundamental que a mãe verbalize suas necessidades e seus limites p que ela seja acolhida e assistida emocionalmente p que ela possa se doar com qualidade física e emocional p seu bebê...Mas no final, mesmo c todos os desafios, tudo flui...tudo dá certo e tudo vale a pena quando temos nos braços nossos bebês c saúde mudando as nossas vidas pra melhor...👶🌞❤

    • @maternidadecominteligencia
      @maternidadecominteligencia Před rokem +4

      É muito difícil, pq nós mães demoramos um tempinho para entender tudo que está acontecendo né? Os sentimentos, medos, ansiedade, vem tudo de uma vez e uns 6 meses depois conseguimos elaborar melhor o que está acontecendo. Eu amo ser apoio para todas as mães em minha volta, pq eu lembro bem tudo que vivi

  • @angelica_guterres
    @angelica_guterres Před rokem +26

    Oi Morgana. Não tenho filhos (e não terei no futuro, pois já estou na menopausa a mais de 15 anos). Independente disto, sempre te prestigio, pois sempre aprendo com outras experiências. Um abraço. 🌸

  • @rosemeirebasellotto9938
    @rosemeirebasellotto9938 Před rokem +8

    Vivo em Portugal, eu, meu marido e minhas 2 filhas. A Primeira nasceu no início da pandemia e a segunda tem 2 meses. Minha rede de apoio foi e é exclusivamente meu marido. Nossa família está toda no Brasil e não podia vir nos ajudar (por causa da pandemia). Sobrevivemos fazendo o q dava e quando dava. E correu td tão bem q tivemos nossa segunda filha. Agora temos alguns amigos, e o apoio maior q temos neles é a companhia, momentos de convívio e relaxamento.. e como isso é importante! Momentos fora de casa, conversar, passear, receber visitas.. alivia demais o estresse da maternidade exclusiva... dica do q fiz e ainda faço muito 1- cozinhar e arrumar a casa de noite ou madrugada enquanto as meninas e o marido dormem (meu sono eu recupero dormindo junto com a bebê durante as sonecas do dia) 2- fazer as compras do supermercado online pra entregar em casa ou apenas ir pra retirar.. coisa simples q nos poupa muito tempo e gastos desnecessários 3- cozinhar mais comida, e congelar o q dá pra ir menos vezes na semana pro fogão. 4- dormir durante o dia sempre q tiver a oportunidade kkkkk

    • @biague6106
      @biague6106 Před rokem +1

      Pai não é classificado como rede de apoio. Pai é Pai 🥰

  • @silvanacremer3753
    @silvanacremer3753 Před rokem +7

    Importante dizer q é só uma fase e tudo passa nunca volta o q era antes, mas fica mais leve, mas logo vem a adolescência e tudo muda denovo, boas sorte a q vão embarcar nessa aventura de ser país

  • @corazonnegroinf
    @corazonnegroinf Před rokem +6

    Eu conto para você, que, a minha suposta rede de apoio (minha família e a família do pai do meu filho) foram, ao contrário, os que mais me incomodaram e me deixaram mais triste na verdade, quando eu estive sozinha com meu filho, fiquei muito mais tranquila, já depois, quando eu voltei para o trabalho coloquei ao meu filho para começar numa "escolinha", que no meu país 🇻🇪 chamamos de maternal, e foi ótimo.

  • @VidaCalmaeOrganizada
    @VidaCalmaeOrganizada Před rokem +28

    Moro perto dos meus pais e ter ali uma rede apoio para quando precisasse foi absolutamente maravilhoso. Sou eternamente agradecida por toda a ajuda que os meus pais me puderam dar (e ainda dão). Apesar de trabalhar a partir de casa, tenho um horário a cumprir e por isso poder contar com eles para tomar conta do meu filho e não ter de o colocar numa creche foi muito bom.

  • @CilaFerrer
    @CilaFerrer Před rokem +6

    Morgana, logo que conheci a Alice através do Facebook, fui pesquisar mais sobre vocês e achei o seu canal aqui no CZcams. Lembro de ter assistido a um vídeo perfeito que vc fez para o primeiro aniversário da Alice; você "falando pra ela" sobre a vida de vcs e tal. Hoje em dia esse vídeo não está mais disponível. Coloca ele novamente. Ficou tão perfeito 🥺❤️

  • @Lurdes-5866
    @Lurdes-5866 Před rokem +12

    Assisto todos os vídeos, e achei que esse não ia me acrescentar nada. Me enganei feio! Tenho uma vizinha com bebê recém nascido, e as férias do marido estão acabando (a sogra dela me disse). Vou me por a disposição pra ajudar em alguma coisa. 🌹🌻🌷❤️😘

    • @MorganaSecco
      @MorganaSecco  Před rokem +1

      Que bom saber!

    • @Lurdes-5866
      @Lurdes-5866 Před rokem +4

      @@MorganaSecco achei que não me acrescentaria nada porque ja tenho 65 anos, 4 filhos (3homens 1 mulher) e 4 netos, Guilherme 20, Julia 10, e os gêmeos Heitor e Rafael com 9. Gratidão pela lição de hoje! ❤️

  • @gabrielalopes2671
    @gabrielalopes2671 Před rokem +7

    Muito importante o seu video, mostrando a realidade de ter um filho! As pessoas romantizam muito a maternidade, pensando que vão dar conta de tudo e que vai ser sempre um mar de rosas.

  • @prisciladayane9238
    @prisciladayane9238 Před rokem +4

    Sou mãe solteira de bebe de 6 meses e passei por tudo isso morando na minha cidade, quase não recebo e nem recebi ajuda. Foi mínima mesmo. Passei por muita frustração, e estresse com isso. Esse mês passei comprar almoço, to vendo as coisas uma visão mais prática. E pagando pra limpar a casa algumas vezes no mês. É o que está salvando.

  • @myrnacaruso6686
    @myrnacaruso6686 Před rokem +7

    A maturidade também é essencial

  • @rafaelafranca2440
    @rafaelafranca2440 Před rokem +2

    Vim aqui comentar novamente, estou com 9 meses e bem mais tranquila. Assisti seu video no início da gestação e quase surtei, deixei salvo para reassistir e só agora tive coragem rs pq foram muitas informações e eu não estava preparada para tantas mudanças, a ficha caiu, consegui assimilar as novidades e estou mais em paz. Obrigada por esclarecer sua experiência e nos ajudar. A ajuda foi muito bem vinda e eu tive tempo para me preparar com consciência depois de saber tudo q vc compartilhou e agora ja tenho tudo bem esquematizado. Muuuito obrigada ❤

  • @alessandraassis7789
    @alessandraassis7789 Před rokem +7

    Eu nunca tinha ouvido alguém falar com tanta clareza e verdade sobre a maternidade, esse vídeo é muito necessário e valioso !!a propósito ,adoro seu jeito leve e único!!! Obrigada!!

  • @cozinhafit4629
    @cozinhafit4629 Před rokem +4

    Boa tarde minha querida. Eu tive minha primeira filha morando muito longe da família e totalmente sem uma rede de apoio. Nós éramos jovens e conseguimos nos organizar bem e sobrevivemos bem. Tive mais 2 filhos depois já com uma rede de apoio. A diferença é imensa.

  • @elenirpeixoto2691
    @elenirpeixoto2691 Před rokem +6

    A sua fala é muito importante, pois as mulheres se desgastam muito, casa, filho, trabalho e nenhuma ajuda. É necessário deixar de lado, o q n é importante. Parabéns 👏👏👏👏👏👏

  • @ritabyrd8100
    @ritabyrd8100 Před rokem +5

    Minha unica rede de apoio foi irmas,esporadicamente,elas nao tinham muito tempo,e tive depressao pos parto,ninguem entendia,era horrivel,as pessoas nao queriam estar perto de mim,apesar da depressao,eu era louca de amor pelos meus dois filhos,chegava a ser neurotica,bom,nao tinha marido,mae,meu major apoio foi Deus,e quando eu pensava que ia enlouquecer,eu olhava para meus filhos,e sabia,que mais forte que a tristeza,solidao,e depressao,eram eles,eles precisavam de mim,hoje tenho dois doutores,meu maior orgulho,NOS VENCEMOS,Obrigado Deus,ate aqui,ele nos ajudou

  • @dafneb.ganholo2690
    @dafneb.ganholo2690 Před rokem +16

    Nossa, vendo o seu vídeo eu lembrei dos meus meses de puerpério, pq eu tbm tenho uma Alice ❤️, e igualmente não tive rede de apoio, só que os cuidados da casa, bebê, e comida, eram de minha responsabilidade. E realmente é muito pesado ter que ficar em casa e cuidar de tudo sem essa rede de apoio. Acho muito importante que essa parte da maternidade seja colocada de forma realista, e sem a romantização que normalmente se vê. Parabéns pelo conteúdo de qualidade e acima disso, de utilidade pública! ❤️

  • @edilenedemattos2861
    @edilenedemattos2861 Před rokem +4

    Nossa Morgana ,no meu primeiro filho eu só chorava desde q cheguei do Hospital,eu não tinha noção como era difícil, dolorido ,cansativo ,com 31 anos mas me pegou ,e essa tristeza ,medo ,alegria ,dor ,e ninguém entendia ,minha mãe pegava as roupinhas dele e nos primeiros 15 dias lavava,eu fazia tudo arrastada ,marido ....as vezes pegava de madrugada ,emagreci muito ,mas foi melhorando, claro ,e do segundo ,com o primeiro com 2 anos foi muito pior ,mas hj só as lembranças .....mas adoro o modo q vc fala ,é uma ajuda e tanto, bjos❤️🌹🙏

  • @glenisecoutinhodeavila4082

    Querida Morgana! Que vídeo fundamental pra saúde dos Pais/ cuidadores! Mães, mulheres... ofereçam ajuda! Coloquem - se a disposição sempre que possível!

  • @cassiaalves9444
    @cassiaalves9444 Před rokem +84

    Sugestão de vídeo: Gravidez depois dos 30! ❤️

    • @maternidadecominteligencia
      @maternidadecominteligencia Před rokem +1

      Você está nessa fase agora?

    • @Danie532
      @Danie532 Před rokem +1

      Sobre o que especificamente? 🤔 Achei muito vago

    • @JanineBarbosaS
      @JanineBarbosaS Před rokem +10

      É tudo muito normal e tranquilo. Porém precisa entender se está tudo bem com você antes, passando por especialistas para saber como está sua saúde, e se for para iniciar algum tratamento, que seja... faça(como foi o meu caso, pois tenho ovário policístico ). Tenho 32, estou grávida de 16 semana. E estou muito muito bem, graças à Deus. O excesso de informações nas redes e pesquisas, nos deixam com medo, receosos de que possa acontecer algo, mas devemos crer primeiramente em Deus, que tudo dará certo, segundo nas evidências dos exames e no que médicos nos orientam. Pensando positivo sempre! 🙏🥰

  • @adriananobrega1973
    @adriananobrega1973 Před rokem +10

    Vídeo tão necessário! Estou grávida de 9 meses e meu desespero é esse, me ver sobrecarregada e tenho uma mania de não aceitar ajuda com medo de incomodar. Obrigada por compartilhar a sua experiência ❤

    • @Layra_Fernanda
      @Layra_Fernanda Před 11 měsíci

      Não é saudável sobrecarregar alguém ou se sobrecarregar.

  • @fernandadelagarza9396
    @fernandadelagarza9396 Před rokem +6

    Mãe sem rede de apoio aqui e me vi no seu relato. Tive problemas na amamentação, quando meu marido voltou ao trabalho meu objetivo de cada dia além de cuidar da bebê era somente cuidar da amamentação, me alimentar e beber água. Se conseguia tomar banho me sentia vitoriosa 😂. Que sufoco, mas entender a realidade alivia a frustração.

  • @tamyrismartins6033
    @tamyrismartins6033 Před rokem +2

    Estou de 38 semanas e achei seu vídeo por um acaso... Rsrs tbm não tenho rede de apoio.. moro em outro estado com meu esposo e será apenas nós dois nessa aventura de sermos pais... Obrigada pelas dicas de alimentação e grupos e claro da rede de apoio paga...
    Estou com zero expectativa de dar conta de tudo, mas extremamente confiante de tudo irá dar certo dentro do possível...

  • @mariafernandarincones6112

    Amei esse vídeo! Eu tô vivendo igualzinho a você quando Alice tava pequena. É dócil demais mais a gente consegue mesmo sem saber como mais consegue. Cheguei no Canadá en junio é minha bebê nasceu en setembro, imagina. A gente não conhece ninguém é só temos a gente. Se alguém tá pasando por isso, é possível e tudo vai dar certo 🙏🏼

  • @cristinapietczak1329
    @cristinapietczak1329 Před rokem +4

    meu bebê tem 43 dias, não tive rede de apoio mesmo morando perto da família (minha mãe é doente então não pode ajudar), assim que cheguei do hospital já tive que voltar a trabalhar pq sou autônoma, nos primeiros dias meu marido dava conta do que precisava ser feito, até porque senti muita dor da cesárea, mas em uma semana ele teve que voltar ao trabalho, agora estamos assim, a casa imunda, roupa pra dobrar há uma semana, mas estamos crescendo e evoluindo muito.
    ps: sim, tenho sorte, meu bebê é tranquilo e consigo trabalhar e fazer o mínimo na casa.

  • @laura8079
    @laura8079 Před rokem +8

    Meu comentário no canal 🙃
    Primeiro quero dizer que amo acompanhar vocês e realmente me ajuda muito suas experiências
    Segundo esse comentário vai ser um desabafo pq não sei com quem falar sobre isso e tem a ver com o vídeo.
    Minha bebê faz 3 meses amanhã.
    Também não tenho rede de apoio e meu marido trabalha muitas horas, eu acabo ficando com dó dele em pedir pra fazer as coisas de casa por conta do trabalho cansativo dele.
    Ter a casa bagunçada acaba com minha saúde mental, me estressa e acaba interferindo na Luna.
    Esses últimos dias a bebê tem demandado muito e a casa tá um caos eu muito estressada.
    Sempre colocando na cabeça que é uma fase e vai passar mas não tá fácil.
    Agradeço o espaço e eu só precisava desabafar mesmo.

    • @MorganaSecco
      @MorganaSecco  Před rokem +5

      É isso, é fase, vai passar e não é fácil mesmo! Força aí! ❤️

  • @stefanyrdp
    @stefanyrdp Před rokem +6

    O que mais me pega é não poder sair, ou sair com a cabeça no bebê em casa. A sensação é que depois que ele nasceu nunca mais relaxei

  • @luizacristinanascimentosil535
    @luizacristinanascimentosil535 Před 5 měsíci +2

    Muito esclarecedor, como sempre. Tive 3 filhos e sempre tive rede de apoio no começo, da minha mãe que morava em outra estado e vinha nos primeiros dias me ajudar, minha sogra e amigos. Depois, por um tempo tinha uma pessoa contratada para me ajudar em algumas coisas, por que sempre trabalhei fora e longe de casa. Depois quando meu filho mais novo fez 7 anos, fiquei sem rede de apoio, reunia a familia e faziamos as coisas no fds e a noite. Era uma loucura, ficava sobrecarregada, e muito cansada, sempre. Hoje ja estão todos casados. Sobrevivi.

  • @larissapj25
    @larissapj25 Před rokem +6

    Eu tive gemeos morando no Canada e nao tive rede de apoio e meu marido nao me ajudava pq ele falava que tinha que acordar cedo para ir trabalhar!!! nao posso dizer que foi facil mas tambem nao foi um bicho de 7 cabeças é só se organizar e ter rotina que tudo da certo!!!!!

    • @alineherrero1008
      @alineherrero1008 Před rokem +3

      Sinto muito por vc. Espero que tudo tenha melhorado!

  • @elisar.s.1885
    @elisar.s.1885 Před rokem +6

    Estou na dúvida se vou ou não ter filho (estou quase passando da idade recomendada pelos médicos) e esse seu vídeo foi muito esclarecedor! Obrigada por dividir suas experiências!😊

  • @leticiarodrigues556
    @leticiarodrigues556 Před rokem +18

    Obrigada por esse vídeo, Morgana!
    Minha bebê vai nascer em Maio e moramos no Canadá, então não temos rede de apoio. Também não conseguimos bancar esses serviços mas vou tentar preparar meu psicológico pra entender que não vou dar conta de tudo. ❤

    • @maternidadecominteligencia
      @maternidadecominteligencia Před rokem +2

      Boa sorte por aí! Sabe o que me ajudou muito nesse momento? Grupo de mães, mas não é qualquer grupo, tem uns que são mais apoio

    • @pollymmoura
      @pollymmoura Před rokem +2

      Ei Letícia, eu tbm moro no Canadá e minha filha nascerá em maio. Estamos na mesma situação. Pretendo contratar faxina e marmitas vou ver se consigo dar conta de fazer um bom estoque. Felicidades pra vcs. Espero que tudo ocorra bem.

    • @eugabibarros
      @eugabibarros Před rokem +3

      Olá meninas tbm moro no Canadá e também vou ter filha em Maio. Poderíamos criar um grupo no Wpp pra nos ajudarmos. Que tal?

    • @pollymmoura
      @pollymmoura Před rokem +1

      @@eugabibarros Sim, eu moro em Montreal. Penso que é melhor entrarmos em um que já possua muitas mães para a troca de experiências. Se vcs conhecerem algum e puder compartilhar o contato será excelente.

  • @isadoraisadora9662
    @isadoraisadora9662 Před rokem +6

    Mães são muito guerreiras, mesmo. Admiro muito essas mulheres, porque não deve ser nada fácil. Ainda bem que esse sonho eu nunca tive.

  • @mariaceciliapoeta1714
    @mariaceciliapoeta1714 Před rokem +8

    Maravilhoso o seu vídeo! Importante se dar conta que ficar em casa cuidando de filhos é muito mais cansativo do que trabalhar fora!

  • @amandacriszostris9208
    @amandacriszostris9208 Před rokem +21

    Não sou mãe e nem pretendo ter filhos mais eu amo seus vídeos ❤

  • @jessicaschinaider8896
    @jessicaschinaider8896 Před rokem +6

    Eu quero muito ser mãe e adoro assistir seus vídeos. É como se eu tivesse me preparando, fazendo um vestibular. rs Você é uma pessoa de muita luz! Família mais linda. Deus abençoe vocês!!! :)

  • @emilyceccatto
    @emilyceccatto Před rokem +16

    Que vídeo necessário. Eu tenho rede de apoio mas mesmo assim me frustei por criar expectativa que daria conta de tudo, então acabei me sobrecarregando. Esse vídeo me fez lembrar que tudo bem aceitar ajuda, e que é difícil pra todo mundo, todo mundo precisa de ajuda! 👏🏽👏🏽❤️

  • @alinegroth4673
    @alinegroth4673 Před rokem +3

    " então o que eu conseguia fazer ? ? : cuidar dela , dormir , estar bem para cuidar dela " interessante está fala Morgana , para também não ter tanta cobrança neste período , como tú falaste que cada um tem a sua realidade , mas entendo que a saúde do bebê e da mãe que cuida deve ser prioridade . 🌹🌹🌹

  • @cristenenisefernandes2942
    @cristenenisefernandes2942 Před 6 měsíci

    Amei o vídeo Morgana , esse assunto é muito necessário, minha princesa está com 8 meses e tudo que vc disse fez sentido, eu era a pessoa que achava que iria dar conta de tudo, e sim vivia frustrada, os primeiros meses da minha bebê foram difíceis por conta das terríveis cólicas, amamentação, rotina de sono do bebê. Aqui foi tudo bem puxado e realmente tem horas que vc só consegui comer e cuidar do bebê, eu me sentia péssima, incapaz, mas a rede de apoio faz toda a diferença, todas as mamães da família sempre me dão um help com minhas dúvidas e meu marido, mãe e enteada me ajudaram e ajudam muito até hj.

  • @ElianiLamasnany
    @ElianiLamasnany Před rokem +5

    Minha Lia nasceu final de fevereiro e meu marido tirou férias em março, tive a ajuda dele em torno de 1mes e meio até menos isso foi importante pra mim mais depois que ele voltou trabalhar eu não sei como eu não enlouqueci pq não tive nenhuma rede de apoio e não tive condições de pagar alguém pra fazer as coisas pra mim, foi enloquecedor pq eu sempre me esforcei pra deixa minha casa limpa e ver visitas chegando e minha casa suja desorganizada foi desesperador, algumas vezes eu tive "ajuda" dessas visitas mais não era sempre, quando minha Lia completou 1 ano eu dizia que tinha vencido o primeiro ano pq foi bem difícil, a adaptação forçada pra mim foi dolorida, hj ela tá prestes a completar 2anos e graças a Deus é super mais tranquila mesmo sendo diagnosticada autista, hj tá mais leve é maravilhoso um bebê em casa porém é super cansativo, e por conta disso eu não pretendo mais ter filhos só se um dia eu tiver mais condições pra pagar a redes de apoio, em fim... esse vídeo é mto esclarecedor e a Morgana só falou tudo que passei e graças a Deus venci!

  • @celijanesousa8498
    @celijanesousa8498 Před rokem +4

    Tive rede de apoio dos meus dois filhos,grata aos meus familiares😘

  • @juliana.tristao
    @juliana.tristao Před rokem +9

    Eu vejo muito preconceito com as mulheres que dizem que precisam de ajuda. As outras mães (sogras, tias, mães, etc) dizem que elas têm que se virar mesmo, que quem fez o filho que o embale ou "na minha época eu fazia tudo"... Acho que algumas mulheres estão muito preocupadas em parecerem melhores e mais fortes que as outras. Eu, infelizmente, não pretendo pedir ajuda a ninguém, pois todas as minha volta são desse tipo, julgadoras.

    • @MorganaSecco
      @MorganaSecco  Před rokem +5

      Não deixo o julgamento alheio interferir no que eu considero importante. Não deixaria de fazer nada pensando no que vão falar, o que importa é meu coração estar em paz.

    • @juliana.tristao
      @juliana.tristao Před rokem +4

      @@MorganaSecco sim, com certeza. Mas a questão é as mesmas pessoas que poderiam ser a rede de apoio, são as que julgam.

    • @bluedion1543
      @bluedion1543 Před 3 měsíci

      Sim, amiga, eu estou na mesma situacao. Familia morando ddo lado e nao irei pedir ajuda, familia muito tóxica

  • @zirleimeirelessilva1978
    @zirleimeirelessilva1978 Před rokem +2

    Morgana tem planejar mesmo eu tive 4 filhas sem planejamento mas graças à Deus eu consegui com marido criar elas com muita luta precisei colocar elas na creche para trabalhar hoje em dia elas trabalham me ajudam fazer dois que meu marido faleceu eu uma filha casada me ajuda muito também minha família e a família do meu marido sempre me ajudou muito graças à Deus

  • @leonardonunes7126
    @leonardonunes7126 Před rokem +38

    Morga, Shiler e meninas :) Tudo bem, queridos?
    Minha irmã tá pra ganhar o Joaquim nessa semana e eu (tio e irmao) ofereci pra eles cozinhar pra família deles até que eles se adaptem com a chegada do Jojo! Se puderem dividir com a gente quais comidas/cardápio e como são essas marmitinhas congeladas, nós ajudariam muito :)
    Super obrigado por dividir tanto conosco

    • @KarlaIkeda
      @KarlaIkeda Před rokem +13

      Como mãe que so tinha rede de ajuda pontual, plsso dizer o que me ajudava: comidinhas pra comer com uma mão só e rápidas (torta, lasanha), a base da alimentação (arroz e feijão) pra gente improvisar um ovinho ou outra proteína... Deixa prontinha uma carne de panela, carne moída, franguinho desfiado ou deixar cortados os legumes (crus mesmo, pra gente só cozinhar rapidinho)... tudo isso ajuda DEMAIS!!! Inclusive, pras mamães, tudo isso também é maravilhoso ter preparado pra ajudar na introdução alimentar também ❤️

    • @leonardonunes7126
      @leonardonunes7126 Před rokem +5

      @@KarlaIkeda super obrigado por colaborar com a gente! :) vamos por esse caminho também! Na vida real é preciso de dicas reais, e a sua dica já nos ajudou bastante ! Ótimo fds ♡

  • @jhessykalorrhana4432
    @jhessykalorrhana4432 Před rokem +6

    Eu passaria horas te ouvindo. É sempre tão bommmmm!!!!!

  • @Milamiucha
    @Milamiucha Před rokem +15

    Oiê, Morgana! Por aqui estamos na função de novos pais da Lara, de 1 mês e 15 dias. Temos meus pais como rede de apoio, para fazer compras de mercado e carona nas consultas médicas. Mas para os cuidados com a pequena, só eu e meu marido. Super puxado... Rs. Estamos aprendendo e aos poucos, aproveitando um pouquinho da evolução dela. Vídeo super necessário!

  • @soyeliis025
    @soyeliis025 Před rokem +2

    Vídeo muito didático. Que todas as mães consigam fazer o seu melhor . Não sou mãe, mas adoro o seu canal e a Alice . Muito amor e Luz para vcs 🥰🤩♥️

  • @carolinechandia1568
    @carolinechandia1568 Před rokem +2

    Eu precisei cuidar de 4 filhos sozinha, sem rede de apoio, sem marido por perto, privação de sono, de alimentação, de auto cuidado. Resultou em uma depressão severa que atingiu todos da minha família pois eu era a base. É realmente muito difícil, não é impossível mas é difícil.

  • @luciaabete4684
    @luciaabete4684 Před rokem +3

    Adorei esse vídeo!! Minha filha está fazendo planos para engravidar. Vou guardar esse vídeo para mostrar a ela e ao marido. Muito útil!! Obrigada Morgana, por tanta lucidez!!😍

  • @alessandraborges7547
    @alessandraborges7547 Před rokem +4

    Gostaria de ter ouvido tudo isso no tempo q meu filho nasceu. Minha experiência foi bem difícil. Muito importante para tooodas as mulheres e homens ouvir esse depoimento. Melhor vídeo de todos. Com exceção é claro dos vídeos q aparece as meninas hihihihihi

  • @neusaaraujo3811
    @neusaaraujo3811 Před rokem +2

    Tive a ajuda da minha mãe nos primeiros dez dias e depois de uma secretária do lar, porque após a licença voltei para ara a escola. Era professora.
    Depois tive segundo filho e tudo cima ajuda da minha e da secretária. É também do meu marido que foi muito participativo

  • @alessandraportela9796
    @alessandraportela9796 Před rokem +3

    Ter rede de apoio, msm que mínima é a melhor coisa, que seja pequena mas muito efetiva ❤ grupos de mães tb é excelente, minhas melhores amigas hj são mães que vieram de grupos, ou que conheci na Internet por meio dos grupos ❤ é muito bom ter com quem "falar" dividir nossas angústias, que entende o que estamos vivendo, pq estão vivendo o msm que a gente ❤ rede de apoio virtual é tudo de bom 💕

  • @Valeria-tp8bd
    @Valeria-tp8bd Před rokem +3

    Morgana, que bom que vc está compartilhando essa experiência, irá ajudar muitas mães, gostaria de dizer a vc que marido parceiro que vc tem que ama muito as filhas e que especialmente de dá muito valor e tem essa preocupação com vc esse respeito esse amor, ter apoio nessa hora deve ser maravilhoso mesmo eu tbm não tive , mas espero que esse vídeo possa ajudar muitas mães a ter mais apoio, adoro sua família suas filhas são lindas muita saúde a todos ♥️🙏

  • @taniasena6603
    @taniasena6603 Před rokem +3

    Boa tarde Morgana tudo isso que você está falando é verdade
    .um grande concelho para quem está nessa situação .

  • @odontologia.kreutz8768
    @odontologia.kreutz8768 Před rokem +2

    Bem colocado ,eleger as prioridades
    Faz tempo que tive os filhos ,não me lembro mais como que eu dava conta de tudo ,era outra época ,saudades de quando os filhos eram pequenos ,que coisa boa poder falar sobre isso ,ajuda a gente a reelaborar
    Parabéns pelas colocações de grande responsabilidade que é educar e criar um bebê é de grande importância

  • @fabianaoliveira1959
    @fabianaoliveira1959 Před rokem +2

    Eu tive apoio nos primeiros 15 dias, depois foi só eu e meu marido msm, essa questão de prioridade ajuda muito, prioriza e o resto é resto. Estou grávida do segundo em outro estado longe da família, provavelmente vou ter apoio só no começo novamente, mas agora com mais experiência pq mãe de primeira viagem sofre um pouco mais 😘

  • @mariacristina0706
    @mariacristina0706 Před rokem +5

    Morgana, parabéns por este ótimo vídeo, confesso que fiquei ASSUSTADA, com a realidade sobre a criação de um bebê após o nascimento. Acertei na escolha de não ter filhos!🌹🍀🌻😘

    • @EvanielyPolicarpo
      @EvanielyPolicarpo Před rokem

      Eu tbm, hoje tá difícil se virar só imagina com um bebê.

  • @leticiaz1
    @leticiaz1 Před rokem +2

    Ótimo vídeo. Parabéns! Tive dois filhos sem rede de apoio. Suas dicas são valiosas. É muito difícil, no começo, depois a gente vai adequando as necessidades. Não se desesperar, pedir ajuda e fechar os ouvidos para as criticas, que são muitas. O mais importante é curtir o momento tão especial.

  • @Jackerdrgs
    @Jackerdrgs Před rokem +7

    Minha gravidez já foi solitária, fico imaginando como será quando minha filha nascer daqui uns dias. Meu marido não é de conversar muito. Me sinto muito sozinha. 100% do tempo no celular vendo outras pessoas vivendo enquanto vivo um turbilhão de sentimentos

  • @vilmafaro2730
    @vilmafaro2730 Před rokem +5

    Amei o seu depoimento!!!
    Muito útil,esclarecedor e importante.
    Você, transmite paz,segurança,tranquilidade e muita leveza
    Muito obrigada !!
    Deus abençoe você e sua família!! 🥰🥰💞💞💞

  • @celinadietrich8152
    @celinadietrich8152 Před rokem +4

    Acho que principalmente na internet as mães tem vergonha de admitir que contrataram babá ou diarista ou chamaram a mãe ou a sogra pra ajudar. Porque sozinha é raro alguém dar conta e manter o equilíbrio emocional. Eu fiquei um mês na casa da minha mãe com marido e tudo quanto tive os meus. Depois voltei pra casa e tive baba e diarista principalmente porque tinha que voltar ao trabalho após a licença então já tinha que contratar funcionárias de confiança. Essa ajuda facilita você ter tempo de qualidade com seus filhos. Se não pudesse contratar deixaria todo dia com minha mãe enquanto eu trabalhasse até um ano, depois escolinha.

  • @simoneoliveira8104
    @simoneoliveira8104 Před rokem +3

    Excelente vídeo! Moramos longe de família e não tenho rede de apoio. Minha bebê tem 2 meses. Foi bem difícil no início. Sorte que minha obstetra conversou bastante comigo antes do parto, dando basicamente as mesmas dicas do vídeo. Isso me ajudou a não me cobrar tanto e deixar as coisas fluírem naturalmente, dando prioridade ao bem estar da minha filha e ao meu ao invés dos afazeres domésticos. Hoje as coisas já estão bem tranquilas e dentro de uma rotina.

  • @miranda2179
    @miranda2179 Před rokem +3

    Amei o vídeo!! Aliás coloquei em prática algumas coisas graças as dicas de um outro vídeo seu. Minha bebê agora está com 4 meses. E também não tive rede de apoio,meu apoio foi e é Jesus e meu marido e vídeos com bons conteúdos como os seus!

  • @AnaPaulaOliveira-rp8mv
    @AnaPaulaOliveira-rp8mv Před rokem +3

    Isto é serviço público 👏👏👏🙏

  • @isadoratiton8163
    @isadoratiton8163 Před rokem +10

    Tenho 18 anos, não sou mãe e também não tenho planos de ser mas o canal da Morgana é incrível e não perco um vídeo se quer! Vídeo muito necessário!!❤

  • @claudiahelenahoppenstedt6590

    Excelentes considerações! Adorei a maneira como você construiu esse conteúdo!

  • @auristelavasconcelos4435

    Muito bom, esse seu vídeo. Muito útil mesmo. Só em saber, que pode existir homem - macho - adulto. Já é fantástico, ter essa informação. E que ainda esse homem, possa carregar essa função, de pai e marido parceiro. É realmente uma oportunidade valiosíssima, que vcs proporcionam, para o mundo dos adultos. Ou psiseudos ADULTOS. Esse vídeo, pode ser considerado, serviço de saúde pública. PARABÉNS! POR OCUPAREM ESSE LUGAR. TÃO CARENTE!!

  • @malufreedom
    @malufreedom Před rokem +5

    Morgana!! Ótimo timing! Eu sou tentante e vivo em Londres e uma coisa que me angustia as vezes é isso, a falta de apoio. Fiquei beeeem mais tranquila depois de ver seu vídeo.. no panic kkkk mto obrigada!!

    • @MorganaSecco
      @MorganaSecco  Před rokem +2

      Fácil não é, mas a gente encontra maneiras de lidar! 😊

  • @Manukaapostolica12
    @Manukaapostolica12 Před rokem +2

    Obrigada por compartilhar sua experiência.Mamãe de primeira viagem, ansiosa e super organizada, as vezes já surto pois não consigo fazer todas as atividades de casa com a mesma rapidez que antes.E quando o bebê nascer acredito que isso só vai "melhorar rs".Comida, limpeza de casa e roupas são atividades que sempre fui muito detalhista e chata.😅🤭

  • @crislainemachado5996
    @crislainemachado5996 Před rokem +4

    Oi Morgana
    Tudo bem?
    Que vídeo esclarecedor, muito generoso da sua parte compartilhar essas dicas com as mamães e papais.
    É uma fase desafiadora ter filhos sem rede de apoio.
    Adoro sua família ❤️

  • @santatesss3615
    @santatesss3615 Před rokem +2

    🦋⚘ Olá, Morgana! Bela, você está! Minha cunhada é meu irmão não tiveram rede de apoio, nem mesmo uma cama de campanha!!😄 Aqui mesmo no nosso Brasil. Em uma cidade do interior do Rio de Janeiro, sem ninguém da família ou amigos para acompanhá-los em uma gravidez de risco, precedida seis meses antes de aborto espontâneo ( primeira gestação...) Foi um tempo de graves desafios. Nossa irmã, " recém- adulta" estudando e trabalhando em SP Capital, noiva( como se dizia por aqui no extremo Norte) de aliança e tudo. Deixou tudo e foi juntar-se ao mano e nossa cunhada maravilhosa. Que, graças ao Sempre Bom Deus, cumpriu todo seu período.
    Minha irmã é uma maravilhosa dona de casa! Sempre gostou de cozinhar, manter tudo muito limpo, decorar, tudo! Hoje, trilíngue, eu digo que ela está insuportável!
    O parto de minha cunhada , por benção divina, foi natural!
    Mas ficou na maternidade algum tempo. Enquanto minha mana cuidava de nosso Leaozinho em casa, meu irmão, gêmeo de DUQUE DE CAXIAS ao cubo, teve permissão de si mesmo por cinco dias úteis mais sábado e domingo. Acompanhou a saída de sua mulher, ficou em casa e felizes para sempre!
    Tiveram mais uma menina linda dois anos depois. Duro foi recomeçar a vida em SP.
    Mas foi maravilhoso aprendizado para ela, que escrevia e escrevia!

  • @mariadaguialobodemedeiros9975

    Eu tive meu segundo filho aqui no Paraná, pq sou do Rio Grande do Norte, mas os primeiros dias, tive que colocar.uma pessoa, não tinha condições na limpeza da casa, lavagem da roupa etc, o restante era comigo e a filha já tinha 5 anos mas ainda dependia de mim, foi difícil, mas passou, já tem 35 anos

  • @haroldotadeubalieros8190

    Oi Morgana , será que eu sou o único homem que faço comentários nos seus vídeos ! se for , eu vou ser a pessoa mais feliz , eu sou seu inscrito , porque gosto da Alice , seus vídeos são muito lindo , intuitivo , maravilhoso , você é muito inteligente , meus parabéns .🎉🐈🇧🇷

  • @krisdias3606
    @krisdias3606 Před rokem +1

    Estou grávida e não tenho rede de apoio também. Como trabalho meio período, no período que irei trabalhar, deixarei meu bebezinho numa creche particular. Que Deus me ajude, pois sei que, no início, será difícil para eu adquirir tanta confiança assim.

  • @leneaharrison
    @leneaharrison Před rokem +1

    Vídeo muito necessário. Moro nos Estados Unidos e não tenho rede de apoio. Minha família toda mora no Brasil. Meu marido trabalha o dia todo e eu fico em casa. To com 34 semanas e To morrendo de medo do pós parto.

  • @marlyaparecidabastosbitten9207

    Tive 2 filhos e sim tive apoio.mas.....não é brincadeira não! Dedicação total.

  • @arnetep
    @arnetep Před rokem +1

    Muito bom essas suas orientações paras as mamães que estão sozinhas para cuidar do seu bebê. PARABÉNS!

  • @vanessasabedot7185
    @vanessasabedot7185 Před rokem +2

    Vídeo perfeito, muito pontual e exclaredor. Quando pari em 2016, não tinha tanto acesso à essas informações

  • @maternidadecominteligencia

    Eu sempre falo da importância de tentar ser rede de apoio das amigas. É uma caminhada muito solitária e as vezes, a família está longe de ser rede de apoio. Meu canal tbm fala de maternidade

  • @soniapascutispanhol6456
    @soniapascutispanhol6456 Před rokem +1

    Oi Morgana, parabéns pelos seus conteúdos....super útil esse vídeo para todas mulheres. Uma noção para mulheres que ainda não tiveram filhos, ao mesmo tempo troca de história daquelas que tiveram filhos. Minha experiência foi difícil nas duas gestação, tive uma ajuda da minha mãe no nascimento das meninas mais foi por poucos dias, pois morávamos longe uma da outra. Fiquei muito sozinha, sem rede de apoio, tive depressão pós parto na primeira filha, após ter superado engravidei novamente tive outra filha após 3 anos e meio, com a segunda tbm querendo dar conta de TD, tive esgotamento, não foi fácil.
    Conclusão que tive....... é que
    A preparação é extremamente importante e a rede de apoio TBM.