Multi-instrumentista toca tudo ou não toca nada?

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 9. 09. 2024
  • Mais vale tocar um instrumento muito bem do que vários mais ou menos? Será que existem vantagens em ser multi-instrumentista? O que seria melhor para a sua formação musical?
    Este é um canal sobre música, com dicas e aulas de guitarra, violão, teclado, teoria musical, percepção musical, harmonia, composição, produção musical e tudo mais que eu puder compartilhar de útil. Sou professor de música formado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), guitarrista formado pelo curso técnico da E. M. Villa Lobos e tenho longa experiência trabalhando com música e dando aulas. Espero te ajudar de alguma forma!

Komentáře • 15

  • @hiquez
    @hiquez Před 2 lety +5

    Não pretendo levar isso como uma carreira mas sim por paixão, cada dia quero aprender um novo ❤️

    • @ArthurMendesMusic
      @ArthurMendesMusic  Před 2 lety +2

      Acho que muitas carreiras de sucesso começam "apenas" como uma paixão e acabam se tornando uma profissão, se não todas. Se isso te faz feliz, vai fundo!

  • @selmaisaura6047
    @selmaisaura6047 Před rokem +2

    Já vi arranjos de pessoas que tocavam apenas um instrumento musical 🎻, com muito erro e muita gafe, como por exemplo, peguei uma partitura de música orquestrada para um conjunto de instrumentos de sopro feito por um exímio trompetista, que no 🎺 trompete é realmente o cara, destrói tudo mesmo tocando, mas, na escrita de uma partitura de Flauta Transversal, escreveu notas que não existem na tessitura da Flauta Transversal.
    Uma visão do todo é bom 👍🏼 pra quem quer ser arranjista ou maestro de Banda Sinfônica, Big Band ou Orquestras, é bom pelo menos ter a humildade de pegar a tabela de posições dos instrumentos para o qual vai escrever um arranjo, e verificar onde começa e onde termina a tessitura de cada instrumento musical, no caso de maestros dos grupos instrumentais que citei acima é bom também se experimentar pelo menos um pouco em cada um dos instrumentos que vai reger, pra não fazer cobranças injustas aos músicos, ninguém merece as cobranças descabidas de maestros limitados que só tocam um instrumento musical e querem cobrar do músico de um instrumento que ele se quer tocou alguma vez na vida, algo fora da realidade.
    Como por exemplo um maestro que toca apenas trompete 🎺 querer cobrar de músicos que tocam clarinete, Flauta Transversal e Saxofone 🎷, o mesmo que ele cobra dos demais trompetistas do grupo musical, porque pra começar a Flauta Transversal, o clarinete e o Saxofone são tocados com ambas mãos e todos os dedos, e trompete 🎺 com apenas os 3 dedos mais fortes de uma das mãos, não dá pra comparar a habilidade e agilidade desses 3 dedos mais fortes com o dedo mínimo por exemplo, os trinados e as chaves de recursos que são usados nesses instrumentos, são de profundo aprendizado e não se aprendem de uma hora para outra.
    Longe de mim querer afirmar que o estudo de trompete 🎺 é fácil, mas cabe o estudo longo dos instrumentos musicais, para saber suas dificuldades e limitações, antes de fazer cobranças descabidas aos músicos subordinados.
    E pegar o instrumento dos músicos iniciantes e testar para saber como estão as condições técnicas do instrumento, se a palheta vibra adequadamente, se está trincada, ou em boas condições de entregar um som afinado. Antes de destratar os músicos que ainda não têm discernimento para saber essas coisas profundas e técnicas.

  • @KikoDrumond
    @KikoDrumond Před 2 lety +8

    Boas reflexões.! Sou virtuoso em vários instrumentos. Cada dia um instrumento me convida a tocar. Gosto de tocar violão, piano, guitarra, bateria, teclados, mas me sobressaio como violinista. fingerstyle. É como ter várias esposas... Será??? Da muitas alegrias e mas também exige muita energia. É realmente muito gratificante ver os resultados das produções em home studio, porém e mais um peso a carregar.. Parabéns pela ideia do vídeo.

    • @ArthurMendesMusic
      @ArthurMendesMusic  Před 2 lety +3

      Que legal o seu comentário! Eu falei sobre esse assunto porque é o meu caso também, passei a minha adolescência inteira tocando guitarra, tinha o objetivo de fazer carreira como guitarrista, mas ao mesmo tempo sempre tive vontade de tocar quase todos os instrumentos que via pela frente. E fui aos poucos aprendendo teclado, baixo, bateria, percussão, canto... Aí quando eu vi que era possível montar um home-studio e eu mesmo gravar as minhas músicas, caí dentro disso e me apaixonei por produção musical também. Passei por muitos dilemas e crises de identidade musical até que a ideia de ser um artista multi-instrumentista e de ser produtor musical passou a fazer mais sentido pra mim do que ser unicamente guitarrista. Guitarra é o meu instrumento principal, o que eu toco melhor, onde eu me sinto mais em casa, mas não abro mão mais de tocar os outros.
      Valeu pelo comentário, abraço!

  • @marvelousdraven6369
    @marvelousdraven6369 Před rokem +1

    "Um músico pode ser versátil como um pato, mas por outro lado, pode ser versatil como um leão."
    Existem 3 níveis de músico (Baixo,Médio,Alto), podemos confirmar que um musicista focado em um único instrumento 🎸 com certeza vai ter uma tabela de técnicas muito maior e mais complexa que a de um musicista versátil 🎸🎹🎺🎻: Esse musico focado, vai ser mais rápido, mais dominador e vai exercer uma gigantesca variação de técnicas daquele instrumento em específico, porque sua atenção e estudo estarão somente naquele instrumento, e toda evolução será para aquele instrumento.
    Agora nós temos que entender que a música é uma arte, não um esporte ou um espetáculo, um show(por mais que artistas façam shows), por exemplo, o Slash, que é um guitarrista de nível altíssimo, porém quando ele sobe no palco, mostra apenas metade das habilidades dele, porque já é o suficiente, o que importa mesmo é o sentimento que você projeta para as pessoas, e isso não requer um nível altíssimo de instrumento, a não ser que você queira impressionar outros musicistas do mesmo instrumento. Ngm coloca uma guitarra fritante ou qualquer outro instrumento fritando de tecnicas e exibicionismo para escutar no fone ou no churrasco em família, entende?
    Então há uma grande vantagem em ser multi-instrumentista de fato, e como ta sendo dito no vídeo, é bom você que quer se expandir, buscar instrumentos que contem algum vínculo, por exemplo: Violão, teclado e Harpa são instrumentos harmônicos que você vai poder tocar com a mesma linha de raciocínio, a única coisa que muda esses instrumentos é a ordem das notas na escala física do instrumento; Ou Violino, Guitarra, Viola e Baixo que são instrumentos melódicos e você achar uma semelhança absurda até na escala de alguns desses instrumentos que eu citei; E por ultimo os instrumentos hitimicos: Bateria, Percusões e Baixo.
    E o que vai te ajudar a evoluir rapidamente nesses instrumentos é o conhecimento da teoria musical, não falo da leitura de tablaturas chatas mas sim, da formula escalas naturais (maior e menor) que são os pais da música e de todas as outras subescalas, e também obter o conhecimento sobre a formula dos acordes e tons. Com isso tu será um majestoso multi-instrumentista!

  • @leobenn
    @leobenn Před 3 lety +2

    Muito bom o vídeo! Tá aí o dilema de muitos músicos....

  • @joaomachado04
    @joaomachado04 Před 2 lety

    Quer um cafezinho?
    Kkkkk bom vídeo, parabéns!

  • @atlanticbeatstudios
    @atlanticbeatstudios Před 2 lety

    obrigado pelo video, gostei das suas reflexôes

  • @OMULTINSTRUMENTISTA
    @OMULTINSTRUMENTISTA Před 3 lety

    Massa!!!

  • @rafaartist
    @rafaartist Před 2 lety

    eu tenho alguns instrumentos, mas prefiro focar em um. Vejo muitos multi-instrumentista, tocam tudo, as pessoas leigas não entendem de tecnicas e outros detalhes, então alguns desses caras correm atras de dinheiro. Eu toco pouco e vivo pouco disso, mas prefiro me aperfeiçoar e manter atenção em um, porque no final das contas eu acabo acreditando no titulo do video. Uso meus instrumentos pra me ajudar fazer fundo, playbacks, acompanhamentos etc...

    • @ArthurMendesMusic
      @ArthurMendesMusic  Před 2 lety

      Eu acho importante sim ter um instrumento como foco pra desenvolver uma carreira profissional, mas tocar outros, mesmo que só pro gasto, pode ser bem útil e divertido também. Nem tudo que funciona pra música demanda alto nível técnico no instrumento, necessariamente. E boa parte das boas músicas não dependem de virtuosismo para serem boas músicas, não é? Musicalidade, criatividade, beleza sonora, expressividade... tem muitas outras coisas importantes também.

    • @rafaartist
      @rafaartist Před 2 lety

      @@ArthurMendesMusic sim

  • @anselmomucheve8631
    @anselmomucheve8631 Před 2 lety

    Tenho uma pergunta; eu sou musico mas recente na carreira musical e o meu gênero de música é AFRO ou músicas tradicionais africana.
    Então gostaria saber qual é o tipo de guitarra que tenho comprar que vai de acordo com o meu estilo de música. Visto que existem vários tipos de guitarras.

    • @ArthurMendesMusic
      @ArthurMendesMusic  Před 2 lety +1

      Olá, Anselmo! Ainda não conheço muito sobre música tradicional africana. Você poderia me indicar alguns músicos/grupos? O que eu conheço de música de origem africana é o que chegou nas Américas, samba, maracatu, ijexá, salsa, reggae, blues... E amo! O pouco que já ouvi de música tradicional africana eu achei lindo, tenho interesse em conhecer mais a fundo!
      Sobre que guitarra usar, bem, se eu fosse chamado pra tocar com um grupo de música africana, certamente eu levaria a minha strato. Pelas referências sonoras que eu tenho de música africana, ela seria uma guitarra que com certeza combinaria bem. Poderia ser também uma telecaster... Eu, particularmente, privilegiaria guitarras com timbre mais agudo, como essas duas que citei. Mas isso não passa de um palpite meu, ok? Já vi guitarristas usando Les Paul e PRS em músicas com elementos africanos e fica muito bom também. Eu só não escolheria guitarras ˜modernas˜, com Floyd Rose, captadores de saída alta... Acredito que as guitarras mais tradicionais ficariam mais de acordo com o estilo.