Procedures, Funções, Triggers e Packages - Conceitos de PL/SQL

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 11. 09. 2024
  • Procedures (procedimentos), funções, triggers (gatilhos) e packages (pacotes) são blocos de código PL/SQL armazenados e executados pelo SGDB, e cada um deles possui finalidade e modos de execução específicos:
    Procedures: são blocos de código cuja execução é muito recorrente e quando programados para serem executados diretamente pelo SGBD, apresentam alto desempenho, uma vez que os dados não precisarão trafegar pela rede. Aceitam passagem de parâmetros e podem ser acionados por uma aplicação.
    Funções: as funções são blocos de código com a mesma estrutura e finalidade de uma procedure, porém podem retornar valores para aplicação pela qual foram acionadas;
    Triggers: são blocos de código disparados automaticamente, mediante eventos associados às tabelas do banco de dados, como por exemplo eventos de gravação ou exclusão de registros. Diferente das procedures, uma trigger não aceita passagem de parâmetros e não pode ser acionada por uma aplicação. É acionada de forma automática pelo SGBD, unicamente pelo evento para a qual está programada;
    Packages: são utilizados como uma biblioteca de objetos PL/SQL, e agrupam objetos que possuem alguma relação entre si. Alguns destes objetos podem ser procedures, triggers, estruturas de dados ou tratamento de exceções.
    /// Se você gostou deste vídeo sobre Banco de Dados, pode gostar também de:
    • Introdução à Linguagem PL/SQL para Banco de Dados
    • Introdução à Linguagem...
    • Como Estruturar Blocos de Código na Linguagem PL/SQL
    • Como Estruturar Blocos...
    • As Fases do Teste de Software | Qualidade de Software
    • As Fases do Teste de S...
    /// Esse vídeo é um recorte da aula de Banco de Dados do nosso curso FullturePRO Dev Full Stack.
    Já pensou que em menos de um ano, você estará pronto para construir
    um aplicativo do zero?
    Com nosso curso, você terá uma visão ampla de todo projeto para criação de uma aplicação e poderá definir o seu caminho profissional, apto para atuar no Front-end, Back-end e Mobile em uma das maiores empresas do Brasil e do mundo.
    Conheça mais sobre nosso curso em:
    www.fullture.c...
    Futureproof Yourself!
    /// Sobre a Fullture
    Somos uma escola focada em desenvolver os profissionais que o Brasil (e o mundo) precisa, estabelecendo uma ponte entre profissionais e empresas.
    - Saiba mais em fullture.com/
    ///Siga-nos
    - Facebook: / fulltureschool
    - Instagram: / fulltureschool
    ///Tags
    #Fullture #QualidadeDeSoftware #DevFullStack
    Canal fullture school, do curso fullture dev full stack, vídeo sobre conceitos de PL/SQL aula de PL/SQL,procedures sql server, funções sql, triggers sql, packages sql, conceitos sql, conceitos gerais sql.
    Tutorial de SQL, PL/SQL, sql tutorial,mysql tutorial.

Komentáře • 4

  • @victorckds
    @victorckds Před 2 lety +2

    Que vídeo Excelente!

  • @vanessamereles9707
    @vanessamereles9707 Před rokem +1

    Como criar uma função que verifique dados já cadastrados e eu barre o mesmo valor?

    • @Fulltureschool
      @Fulltureschool  Před rokem

      Olá Vanessa, muito obrigado por comentar no nosso vídeo!, vou entrar em contato com o professor, para sanar essa sua dúvida! quando eu tiver uma resposta mando aqui pra ti ok?
      Se quiser conhecer um mais um pouco sobre o nosso curso, aqui tem um link: www.fullture.com/maratona-dev-link-da-bio/ ""DE GRAÇA!"

    • @assumpcao2000
      @assumpcao2000 Před rokem

      normalmente existe uma chave primária que identifica unicamente cada linha na tabela, e a chave primaria (chamamos de PK, é definida no banco de dados atráves da criação de uma CONSTRAINT que é uma restrição no banco que protege para que nenhuma linha na tabela tenha a chave primária duplicada!!!)...
      Então por exemplo, como que vc previne que na sua tabela de alunos não tenha alunos repetidos? Vc pode definir que a PK da tabela alunos é o campo nr_matricula, desta forma automaticamente nunca poderá existir na tabela 2 alunos com a mesma matricula!!! Se alguem tentar inserir, o banco retorna um erro de chave primaria violada e nao deixa cadastrar outra matricula igual!! Isso é automatico, vc nao precisa fazer nada.. é lógico que no front end, vc nao vai querer deixar o usuario informar 30 campos no formulario pra no final o banco falar que aquela matricula já existe, entao em alguns campos chaves, vc pode criar eventos de validação no seu formulário (ai depende da linguagem q vc usa), e qdo o usuario digita, o evento(normalmente um evento do tipo when_validate_item) é disparado para checar se o registro já existe... essa função que será disparada é simplesmente uma query que busca no banco uma linha com os dados que vc quer comparar, se o select retonar alguma coisa, vc dispara o erro de que nao pode cadastrar um novo.. se o select que vc montou nao encontrar nada, ai vc retorna ok na sua função.. há inúmeras formas de fazer isso.. tem que ver no que vc esta programando o front end (a tela), se é em delphi, oracle_forms, C#, JAVA, etc...