VISÃO EPÍRITA SOBRE O ALZHEIMER I Canal Espírita #21

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 14. 07. 2022
  • Esse é o canal espírita responde número 21 e hoje um tema muito pedido por muitas pessoas, vamos falar sobre o Alzheimer. Sobre as causas espirituais e a relação da doenças com as vidas passadas Sabia que pelo ponto de vista espiritual dá pra prevenir a doença?
    ____________________
    Conheça o Canal Mapa Mental e surpreenda-se!
    / @precesmensagensespiritas
    ____________________
    Você poderá gostar desses vídeos também:
    O QUE É REFORMA ÍNTIMA? I Espiritismo Para Iniciantes
    • O QUE É REFORMA ÍNTIMA...
    PSICOGRAFIA LINDA DE DOMINGOS MONTAGNER I Carta Psicografada
    • PSICOGRAFIA LINDA DE D...
    5 ATITUDES QUE DESAGRADAM SEU MENTOR ESPIRITUAL I Mensagem Espírita Para Você
    • 5 ATITUDES QUE DESAGRA...
    ESCLARECIMENTOS IMPORTANTES AOS INSCRITOS I Canal Espírita
    • ESCLARECIMENTOS IMPORT...
    MEDO DE ESPÍRITOS NA VISÃO ESPÍRITA I Canal Espirita Responde #20
    • MEDO DE ESPÍRITOS NA V...
    ____________________
    Compartilhe esse vídeo:
    VISÃO EPÍRITA SOBRE O ALZHEIMER I Canal Espírita #21
    • VISÃO EPÍRITA SOBRE O ...
    Inscreva-se no Canal Espírita:
    / canalesp%c3%adritanoyo...
    ___________________
    Conecte com o Canal Espírita:
    Facebook: @canalespirita
    Instagram: @canalespiritaoficial
    Tik Tok: @canalespirita
    ___________________
    UM FRATERNO ABRAÇO A TODOS!
    ___________________
    Allan Kardec (1804-1869) foi um importante propagador (codificador) da doutrina espírita. Foi educador, escritor e tradutor francês. A partir de 1852, Allan Kardec iniciou suas experiências com o mundo da espiritualidade, numa época em que a Europa despertava a atenção para os fenômenos conhecidos como “espíritas”.
    Chico Xavier (1910-2002) foi um médium brasileiro, reconhecido como o maior psicógrafo de todos os tempos. Com 4 anos de idade já via e ouvia os espíritos e conversava com eles.
    Emmanuel é o nome dado pelo médium brasileiro Chico Xavier ao espírito a que atribui a autoria de boa parte de suas obras psicografadas. Esse espírito era apontado por Chico Xavier como seu orientador espiritual.
    André Luiz é o nome atribuído pelo médium e filantropo brasileiro Francisco Cândido Xavier a um dos espíritos mais frequentes em sua obra psicografada.
    Divaldo Pereira Franco ComMM (Feira de Santana, 5 de maio de 1927) é um professor, médium, escritor, orador, e filantropo brasileiro. É considerado um dos maiores divulgadores da doutrina espírita na atualidade.
    Haroldo Dutra Dias (Belo Horizonte, 20 de setembro de 1971) é um juiz de direito do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, escritor, tradutor, e conferencista brasileiro.
    Geraldo Lemos Neto é mineiro de Belo Horizonte, de família espírita, nascido em 1962. Conheceu a Doutrina Espírita desde muito jovem, ingressando no movimento espírita pela influência de sua família materna, a família Machado, de Pedro Leopoldo, contemporânea de Chico Xavier em sua cidade natal.
    Joanna de Ângelis é um Espírito, tratada pelo médium espírita brasileiro Divaldo Franco como sua guia espiritual. À entidade é atribuída a autoria de grande parte das obras alegadamente psicografadas pelo médium.
    Meimei, pseudônimo de Irma de Castro Rocha (Mateus Leme, 22 de outubro de 1922 - Belo Horizonte, 1 de outubro de 1946) foi uma educadora brasileira; após o falecimento supostamente manifestou-se através de mensagens psicografadas pelo dito médium mineiro Francisco Cândido Xavier.
    Léon Denis (Foug, 1 de janeiro de 1846 - Tours, 12 de Abril de 1927) foi um pensador espírita, médium e um dos principais continuadores do espiritismo após a morte de Allan Kardec, ao lado de Gabriel Delanne e Camille Flammarion.
    Espiritismo, Kardecismo ou Espiritismo Kardecista é uma doutrina religiosa de cunho filosófico e científico, cuja principal crença gira em torno da constante evolução espiritual do ser humano, através das reencarnações.
    A psicografia é a técnica utilizada pelos médiuns para que estes escrevam um texto sob a influência de um espírito desencarnado, utilizando para isso sua própria mão, o que deu origem à "psicografia direta" ou "psicografia manual". De todas as formas de comunicação, a escrita manual é a mais simples e a mais completa porque permite estabelecer relações permanentes e regulares com os espíritos.
    Reencarnação, também conhecida como renascimento ou transmigração, é o conceito filosófico ou religioso de que a essência não física de um ser vivo inicia uma nova vida em uma forma física ou corpo diferente após a morte biológica.
    ____________________

Komentáře • 1,6K

  • @rejaneamaral1105
    @rejaneamaral1105 Před rokem +627

    Fui diagnosticada com Alzheimer Precoce aos 51 anos de idade no ano passado. Hoje estou com 52. Sigo em acompanhamento com neurologista. Sou psicóloga e trabalhei a minha vida toda com pessoas que sofrem de Transtornos Mentais graves (psicóticos e neuróticos). Estou afastada do trabalho. Já chorei tudo o que era possível. Já aceitei minha cruz. Vivo um dia de cada vez e só agradeço por tudo que já vivi. Jesus Cristo e Mãe Maria estão comigo! 🙏💙

    • @CanalEspiritaProfLuizFernando
      @CanalEspiritaProfLuizFernando  Před rokem +47

      Obrigado pela visita e comentário! Sim minha amiga. Tenha resignação que tudo dará certo...

    • @rejaneamaral1105
      @rejaneamaral1105 Před rokem +14

      @@CanalEspiritaProfLuizFernando Gratidão pelas palavras! Paz e Luz! Me chamo Rejane Amaral. "Gota D'Água" é meu nome consagrado no Xamanismo Ancestral🙏💜

    • @luhecunhacastro6284
      @luhecunhacastro6284 Před rokem +40

      @@rejaneamaral1105 não se abata! Tente uma cirurgia espiritual! A Fundação Adolph Fritz faz a distância!

    • @ironebrito8415
      @ironebrito8415 Před rokem +32

      Rejane, assista vídeos do Dr Lair Ribeiro sobre Alzheimer, têm cura sim no começo! Deus te abençoe 🙏

    • @mariagoreti1723
      @mariagoreti1723 Před rokem

      Estamos tratando minha mãe com magnésio treonato, ginko biloba, .Bacopa monieri e sibutiamina , leia a respeito, procure no youtube .
      Minha mãe está muito melhor
      Deus te abençoe .

  • @veronicalubrano712
    @veronicalubrano712 Před rokem +978

    A minha mãe teve essa doença. E por 3 anos ficou acamada. Mas dentro de todo drama que foi muito difícil, aconteceu uma coisa maravilhosa. Nós duas sempre tivemos uma relação muito difícil cheia de embates. E quando ela ficou doente durante este tempo nós nos aproximamos e o amor original renasceu. Foi incrível a mudança em nós duas. No final era só amor entre a gente. Acredito que foi um resgate e o mais importante nas nossas vidas. Ela foi em paz e eu fiquei em paz.

    • @laurasoutello777
      @laurasoutello777 Před rokem +34

      Que lindo isso que aconteceu entre vcs. Que gratidão vc deve ter por esta oportunidade tida em vida

    • @claudineiapeixoto2750
      @claudineiapeixoto2750 Před rokem +38

      Tenho muita revolta com meu pai,agora ele está doente e sobrou pra mim cuidar dele, a presença dele traz o passado de volta mas com certeza é Deus dando uma chance pra nós

    • @veronicalubrano712
      @veronicalubrano712 Před rokem +35

      @@laurasoutello777 sou muito grata mesmo! A nossa relação era tão estranha que parecia coisa de outras vidas. eu olhava pra ela e via outra coisa. E no final era só amor eu olhava pra ela e via e sentia amor e vice versa. Foi o que eu sempre pedi pra Deus, que a gente se entendesse. E Ele me deu essa oportunidade.

    • @veronicalubrano712
      @veronicalubrano712 Před rokem +25

      @@claudineiapeixoto2750 no começo pra mim não foi nada fácil aceitar a situação, mas com o passar do tempo tudo foi se ajeitando. E agradeço a chance que deus me deu de acertar as coisas com minha mãe.

    • @jayroxx_
      @jayroxx_ Před rokem +20

      Estou passando exatamente por essa situação atualmente com meu pai. Tem sido difícil, mas nunca me senti tão próximo dele como agora.

  • @edilsonbezerra4719
    @edilsonbezerra4719 Před rokem +759

    Só quem convive com uma pessoa com essa doença sabe o quanto ela maltrata, tanto que tem a doença, quanto quem convive com o doente. O meu sogro tem essa doença, e quem cuida dele é minha sogra que tem 73 anos. É triste vc ver a cada dia que passa a degradação que essa doença causa na pessoa. Que Deus tenha piedade das pessoas que tenham essa doença, e principalmente que cuida dos doentes.

    • @elizabethrogerio5898
      @elizabethrogerio5898 Před rokem +66

      Minha mãe tem essa doença. A família inteira fica doente, por causa do estresse. A pessoa fica agressiva e teimosa.

    • @thiagocessna
      @thiagocessna Před rokem +3

      Deus não tem piedade. Ele criou a doença.

    • @isabelpinheiro8496
      @isabelpinheiro8496 Před rokem +33

      Não diga bobagens meu irmão

    • @mikkaelbianch
      @mikkaelbianch Před rokem +34

      @@thiagocessna Pela resposta nota-se que não viu ou se viu não entendeu o conteúdo do vídeo, além de que também tem pouca empatia para com aqueles que conhecem ou sofrem com essa doença, alem de sair culpando outros sem ter conhecimento sobre o assunto.

    • @thiagocessna
      @thiagocessna Před rokem +4

      @@mikkaelbianch culpando os outros? Culpando Deus,o arquiteto do universo.

  • @renildamartinscorrea4618
    @renildamartinscorrea4618 Před rokem +297

    Adorei e aprendi muito!
    A minha mãe sofreu o Mal de Alzheimer e desencarnou há dois anos! Aposentei-me para poder cuidar dela! Por que minha irmã e irmão a colocaram no asilo bem distante e escondido de mim para que eu nao me opusesse a vontade deles....
    Entrei na Justiça e lutei por um ano e sete meses para poder ter o direito de cuidar de minha mãezinha e Deus me abençoou e me honrou!
    E com a ajuda do meu marido e filha nós cuidamos dela com muito amor e carinho!
    Agradeço muito a Deus por esta oportunidade!

    • @helenafernandes3109
      @helenafernandes3109 Před rokem +19

      Renilda parabéns pela sua atitude de amor e coragem pode estar certa que a recompensa vem

    • @franciscanascimento9168
      @franciscanascimento9168 Před rokem +13

      Nossa eu tbm entrei na justiça pra cuidar da minha mãe. Porque as tais irmãs a maltratavam, não consegui ganhar esse direito na justiça. A justiça decidiu que todas nós teríamos que cuidar. Foi muito difícil, entre várias internações sondas pra comer e urinar e dentro de 2 anos ela partiu. Sentir muito, mais ao mesmo tempo ela teve o descanso eterno que em vida ela nunca teve, teve uma vida muito sofrida.😩

    • @gilzinha0362
      @gilzinha0362 Před rokem +14

      Eu descobri que minha mãe estava com início de Alzheimer em janeiro de 2013. Levei a um neurologista e foi confirmado, mas minhas irmãs e netos dela não aceitam que ela fosse medicada. Cuidei dela de janeiro de 2013 a 3 de dezembro de 2019. Não tive filhos e nunca tinha trocado uma fralda. A fralda de tecido de antigamente era fácil de colocar e eu como costureira fiz inúmeras fraldas de tecido. Depois veio as fraldas descartáveis e eu nunca nem tive curiosidade em saber como era colocada. Aí, em julho de 2019 minha mãe teve pneumonia dupla com mais de 60%dos dois pulmões tomados e aqui na cidade teve uma endêmica de pneumonia onde houvesse óbitos. A médica que cuidou de mãe me disse que ela teve sorte em não encontrar Leito no hospital porque pessoas mais novas que ela e menos porcentagem de pulmões afetados veio a óbito. Cuidei de mãe como uma filha sem memória e em dezembro uma irmã tomou frente e tirou mãe dos meus cuidados. Me acusou de roubar, judiar e dopar minha mãe. Eu, é claro que fiquei com recentemente mas Deus sabe que nunca fiz isso. Pois eu passei para essa irmã 22 mil reais na conta poupança de mãe, um lote com 3 casas de aluguel e apto pequeno que ela fez em cima da garagem de minha casa e um lote na cidade onde ela morava sem documentação. Essa minha pegou o lote sem documentação, o dinheiro da poupança, os valores dos aluguéis mais a pequena aposentadoria e construiu uma casa na roça onde ela mora, dizendo que mãe iria ficar lá até seu final de vida. Eu que não recebi mensura,nenhuma mesmo,ajuda para cuidar de mãe, me mudei para cidade próxima para ajudar a cuidar dela. Assim que apareceu os sintomas do covid eu cismei que a pneumonia que mãe teve era coronavius porque os sintomas eram muito semelhantes e ela só não precisou de oxigênio. O resto foi um tratamento a base de antibióticos fortíssimos. Eu literalmente não dormi de 14 de julho a 03 de dezembro de 2019. Em julho de 2020,só eu poderia ajudar essa irmã a cuidar de mãe porque eu me aposentei para cuidar dela. Resolvi fazer um exame de sangue onde houvesse a contagem de anticorpos contra a covid em mim que na época tive uma gripe muito forte. A quantidade de anticorpos no meu corpo era de quem já havia sofrido a covide eu não apresentava o vírus. Fiz exame também em minha mãe e constatou a mesma coisa. Enfim, em 2019 já havia o vírus aqui onde moro.
      Voltando ao que aconteceu com a irmã que tirou minha mãe de meus cuidados, antes de completar 6 meses da construção da casa lá na roça, ela entregou minha mãe a minha irmã mais nova no dia 8 de janeiro deste ano de 2022. Aí, resolvi voltar para onde eu tinha minha casa e a distância para ir ver e ajudar a cuidar de mãe era menor. Dia 19 de setembro deste mesmo ano de 2022 a irmã que estava com mãe me pediu ajuda e imediatamente fui para para a casa dela ajudar. Meu cunhado, com seu jeito agradável de conversar mas com firmeza nas palavras me disse que mãe estava tratando a mulher dele muito mal e que se ela continuasse a tratar mal ele iria colocar minha mãe num asilo. Eu que sou brava, não sei como consegui dizer na maior calma: " Eu não concordo em colocar mãe em um adilo". Isso que falei pra ele. No dia seguinte minha irmã simplesmente me falou que não tinha mais condições de cuidar mais de mãe. Eu a trouxe para minha casa e estou cuidando dela de novo consciente de que não terei ajuda das outras quatro filhas dela. Com ela minha mãe dormia uma noite e outra passava acordada. Tiraram dela o único medicamento que ela sempre tomou para dormir e ele nem é indicado para dormir e sim, para diminuir a ansiedade. Era muito triste para eu ver minha mãe passar uma noite em claro, brigando com a calcinha frauda a noite toda. Assim que eu a trouxe comigo, levei mãe de novo a um neurologista ( aqui na cidade não tem geriatra) e ele receitou a menor dose do medicamento que elas tiraram e eu passei a dar a noite. Já fazem quse 2 meses que ela está comigo, não usa a calcinha frauda, parou de fazer xixi na cama, e em vez de dar o remédio as19 horas,passei a dar as 21 horas porque ficamos conversando e brincando. Assim ela dorme mais tarde e acorda mais s tarde também. Eu sabia que as outras filhas não iam conseguir cuidar, mas sinceramente fiquei surpresa em saber que ia ser em tão pouco tempo, apenas 2 anos e 11 meses. Estou feliz por estar recebendo minha mãe de volta e feliz por estar cumprindo minha missão de vida cuidando dela. Dia 16 de novembro ela fará 82 anos e eu sou mais nova que minha mar 21 anos. Sei que mãe não vai demorar desencarnar, tenho certeza disso, e cada dia que convivo com ela eu agradeço a Deus por poder cumprir minha missão e só peço que Ele não me deixe viver em um asilo porque eu não tive filhos e o único medo que tenho nesta minha vida aqui na terra é não ter ninguém para cuidar de mim e eu ter que viver num asilo. Creio na misericórdia Divina que não irei chegar a precisar de um asilo para meus últimos anos de vida.

    • @ineslimeira9127
      @ineslimeira9127 Před rokem +2

      Parabéns,vc com certeza será muito recompensada por Deus!!

    • @amandamagalhaes9
      @amandamagalhaes9 Před rokem

      Você é uma ALMA PRECIOSA para DEUS 🥰

  • @marilenecamargo9118
    @marilenecamargo9118 Před rokem +136

    Minha mãezinha faleceu aos 92 anos muito bonita de rosto e uma memória maravilhosa , olhos relativamente bons ,sem diabetes,sem nada dessas coisas de velho,sempre teve um coração bondoso c todos , trabalhou muito na vida teve 9 filhos e morreu rapidamente de enfarto. Acredito que ela cumpriu bem seu papel de reforma íntima. Deus foi bom c ela e ela se orgulhava da memória boa.

  • @elainenovanta6452
    @elainenovanta6452 Před rokem +77

    Cuidei do meu pai com essa doença até sua partida. Ñ é fácil pra quem cuida. É desgastante fisica e emocionalmente. Pq o doente parece ñ estar mais nesse plano. Foi uma prova muito dificil, mas Deus me deu forças suficiente pra cuidar dele até o fim.

    • @CanalEspiritaProfLuizFernando
      @CanalEspiritaProfLuizFernando  Před rokem +2

      Obrigado pela visita e comentário! Parabéns por ter passado pela prova. Seu pai está feliz...

    • @cristinabarbosa4040
      @cristinabarbosa4040 Před 11 měsíci +1

      @elaine seu pai faleceu de que?

    • @elainenovanta6452
      @elainenovanta6452 Před 11 měsíci

      ​@@cristinabarbosa4040o Alzheimer causa uma série de problemas. O mais comum ataca os bronquios pelo fato de ficar muito deitado. Ele teve varias vezes quadro de pneumonia, infecção de urina. Sem contar q em determinado momento da doença, já ñ se alimenta mais, so através de sonda, pois já ñ consegue engolir. Enfim, é muito triste. Só quem passa sabe.
      Mas Deus me deu forças necessárias para passar por isso.
      Se fosse contar tudo, precisaria de várias folhas.

  • @luizmaria.rovetta218
    @luizmaria.rovetta218 Před rokem +106

    Minha mãezinha tem Alzheimer e fez 88 anos e sou o que cuido dela e só que minha mãe é tranquila e um amor 🙏👋❤️

  • @nataliabernardes4985
    @nataliabernardes4985 Před rokem +273

    Poderia fazer um vídeo da visão espírita sobre o diabetes, gratidão pelos vídeos, ontem saiu o diagnóstico de Alzheimer da minha mãe, 69 anos, sempre foi uma pessoa muito dificil de lidar, egoista, egocêntrica. Ela disse que quando eu nasci e ela viu que eu era uma menina, até virou o rosto de desgosto... e se revolta, tem muita inveja e ciumes, da mãe que tornei, amorosa, dedicada totalmente aos meus filhos. Ela não pode escutar alguem me elogiando, ou meu filho dizendo bem de alguma comida que eu tenha feito, ela faz uma cara de odio tão grande, tanta agressividade , enfim, triste ver ela assim. Mas sigo forte na minha caminhada, fazendo o bem, e dando o apoio que ela precisar, que Deus remova toda a maldade, odio do coração dela.🙏

    • @CanalEspiritaProfLuizFernando
      @CanalEspiritaProfLuizFernando  Před rokem +19

      Obrigado pela visita e comentário! Farei...

    • @anajoicechavesrodrigues5801
      @anajoicechavesrodrigues5801 Před rokem +32

      O Amor é sempre, sempre, sempre a resposta para tudo. No seio familiar estão os nossos maiores inimigos do passado...Deus permite para que o Amor possa brotar com mais facilidade do que se aquele "inimigo" do passado reencarnasse em outra família. O amor quebra barreiras sempre; continue amando-a. Já passei por algo parecido com minha avó e anos antes de desencarnar ela me pediu perdão por algo que eu nem fazia ideia e muito ela também não fazia, apenas estava preso no inconsciente o "ranço" que ela tinha por mim...Sentia a diferença de tratamento que ela tinha comigo e ficava triste, chorava, mas continuei tratando e respeitando ela como minha avó...Um dia do nada veio o pedido de desculpas e eu respondi: Não sei do que, pois não tenho do lhe perdoar. Nessa época não conhecia a Doutrina, por isso acho que foi até mais "natural" porque meu sentimento era mesmo o de quem queria apenas acabar com aquilo, sem questionamentos, sem reconhecimentos, sem cobranças. Hoje talvez iria buscar mais explicações na Doutrina. Mas a Doutrina nos ensina mesmo énos trabalhar porque quando estamos bem conosco, quando evoluímos arrastamos outros conosco pelo exemplo....Continue firme no Amor com ela. Verá que tudo vai se resolver, mesmo que não veja essa solução neste plano você verá no verdadeiro plano: o espiritual onde é de fato nossa casa. (Ana Joice)🫂🫂🫂🫂

    • @elizabethrogerio5898
      @elizabethrogerio5898 Před rokem +7

      É assim mesmo. Minha é assim tb

    • @nataliabernardes4985
      @nataliabernardes4985 Před rokem +5

      @@anajoicechavesrodrigues5801 obrigado pelas palavras 😘

    • @milamatoso5676
      @milamatoso5676 Před rokem +8

      Que coisa linda da sua parte, um verdadeiro exemplo.

  • @Gui-sp1nl
    @Gui-sp1nl Před rokem +186

    Que mensagem bonita no final do vídeo: "cada pessoa só pode te oferecer aquilo que tem no coração: se são coisas boas ela irá te oferecer coisas boas; se são coisas ruins, ela irá te oferecer coisas ruins".

    • @mariajosederesendemedina2112
      @mariajosederesendemedina2112 Před rokem +5

      O meu teve alzhamer e desencadeou outras doenças , sofreu muito ficou acamado oito meses depois de haver colocado sonda pra se alimentar,sonda pra urinar.foi muito difícil ver ele nestas condições Em seus últimos dias de vida, e voltou a normalidade comia sem a sonda reconhecia a família. Muita gratidão professor Luiz Fernando Amaral.pelos seus excelentes vídeos. Se for possível eu gostaria de saber sobre as pessoas que tem escrizofenia o que diz a espiritualidade sobre esta doença.

    • @mariajosederesendemedina2112
      @mariajosederesendemedina2112 Před rokem +1

      O meu pai

    • @mariaaparecidadedeuscida3865
      @mariaaparecidadedeuscida3865 Před rokem +1

      Doença poço conhecida.mas q traz muito sofrimento.

  • @luseg4305
    @luseg4305 Před rokem +237

    Meu pai sofreu com essa doença, e posso lhes garantir que é uma provação extremamente dolorosa pra o doente e motivo de discórdia no meio familiar, pq exige muito de todos. Saudades de meu pai, sempre peço a Jesus que cuide dele. Sofri imensamente com isso 😭

    • @aracyribeiro5953
      @aracyribeiro5953 Před rokem +19

      Quem cuida também sofre muito

    • @RJMisterium
      @RJMisterium Před rokem +12

      Sim... quem cuida também sofre muito... E infelizmente discórdia dentro da família também... E é preciso mui consideração para compreender esses desígnios que são difíceis de serem aceitos dentro dos corações...

    • @luseg4305
      @luseg4305 Před rokem +5

      @@RJMisterium verdade 😔

    • @elianamendonca92
      @elianamendonca92 Před rokem +9

      Lu Seg e RJ de Freitas, graças a Deus não ocorreu isso na minha família. A minha mãe teve e o problema fez com que eu, meu pai e meu irmão ficássemos mais unidos.

    • @RJMisterium
      @RJMisterium Před rokem +5

      @@elianamendonca92 Fico feliz...
      Sim... Quando se tem a compreensão dessas mudanças... E são mudanças mui grandes nas vidas das pessoas... E alguns dos meus familiares entenderam bem o quanto precisa mudar nessas situações... Mas, para os demais familiares foi mui dificil em aceitarem essas mudanças... E o tempo para esses cuidados não espera para pensarem melhor se aceita às mudanças ou não... Enfim... Tudo é preciso ter mui consideração para com as pessoas que cuidam e para com as pessoas queridas portadoras de Alzheimer...

  • @lindalvabrandao7747
    @lindalvabrandao7747 Před rokem +80

    Minha mãe teve Alzheimer por 12 anos. No final, nós a vimos se transformar num bebê. Não reconhecia os filhos mas nunca perdeu a ligação com meu pai. Apesar de não falar nada, a gente percebia a alegria que ela demonstrava quando ele se aproximava. Ele desencarnou em 2010, de câncer. Ela, quatro anos depois. No velório dele, a minha irmã a levou para que ela se despedisse e visse que ele havia morrido para que ela não ficasse à procura dele dentro de casa. Quando o viu no caixão, ela colocou as mãos na cabeça e saiu correndo para o cantinho dela. Uma observação: quando mais jovem, uma das coisas que minha mãe gostava era de ir em velórios. Então, naquele momento, mesmo com a doença muito avançada, ela sabia que o amor da vida dela havia partido.
    Hoje, procuro esclarecer, conversar com pessoas próximas que passam pela mesma experiência com familiares. O começo é sempre mais difícil porque todos acham que o doente, geralmente pai ou mãe, fazem determinadas coisas porque querem. No início, eles perdem o filtro. Fazem e falam coisas que magoam. Tento falar pra quem cuida que isso já faz parte da doença. Que procurem ler, se inteirar e, assim, compreender, aceitar e cuidar melhor do familiar.
    Esse vídeo é perfeito! Parabéns professor!

    • @flaviozumarrad5216
      @flaviozumarrad5216 Před rokem +5

      Verdade o início é cruel, precisa de muita sabedoria 🙏🏼 Cuido de minha mãezinha há 9 anos, já passei por essas fases ruins, hoje ela é mais calma porém a fala piorou muito, já não pronuncia frases mais fala bastante do jeitinho dela 🥰 ela tudo pra mim 🥺❤️

    • @lindalvabrandao7747
      @lindalvabrandao7747 Před rokem +3

      Vc está honrando a sua mãe e tudo o que ela fez por vc! Parabéns! Siga forte e que Deus te ajude nessa jornada. 🙌🏼

    • @judithmaria5782
      @judithmaria5782 Před rokem +3

      Muito pertinente, minha mãe teve,acredito nesta teoria das causas,elas reforçaram minhas impressões e intuição a respeito da doença. Também tive a oportunidade de resgatar o amor por minha mãe, pois tivemos muitas divergências e dificuldades no relacionamento, cuidei dela com todo carinho ❤️ e ela se apegou a mim e chamava minha irmã e uma pessoa que nos ajudou com ela pelo meu nome,ficava muito feliz quando eu chegava Agradeço a Deus por ter me concedido o merecimento de cuidar dela,e faria tudo novamente e melhor porque a gente vai se aprimorando e até hoje procuro conhecimento sobre o assunto. Gratidão 🙏

    • @mariadaassuncaovieiraarauj6112
      @mariadaassuncaovieiraarauj6112 Před rokem

      ​@@judithmaria5782 😊😊😮g😮

  • @c.a.garcia1257
    @c.a.garcia1257 Před rokem +78

    Depois de uma depressão terrível fiz regressão a vidas passadas.... ficou muito claro para mim o papel de cada pessoa dos meus relacionamentos.... conviver 24 horas com alguém que tirou a minha vida várias vezes não podia fazer bem... só fiz a regressão depois q estava bem pela medicação... e descobri que eu tb fiz muitas maldades com aqueles q me faziam sofrer... hoje vivo sem culpa, libero PERDÃO e abençoo todas as pessoas do meu passado.... estou leve e alegre como uma criança.

  • @elianestuart9735
    @elianestuart9735 Před rokem +122

    Minha mãe teve Alzheimer...sofreu muito com meu irmão que se drogava.
    E qdo ele desencarnou e logo depois minha irmã, ela começou com os sintomas do Alzheimer.
    Minha mãe gostava muito de viver.
    A mãe dela tanbem teve Alzheimer.
    Eu e minha irmã estamos com ELA
    Esclerose lateral amiotrofica...outra doença terrível.
    No meu caso não afetou a cognição.
    No caso de minha irmã além da ELA também está com demência.
    Chamam de ELA familiar, está no nosso DNA.
    São 2000mil casos por ano em todo o mundo.
    Difícil entender do porquê, essa doença neurodegenerativa.
    Enfim seguindo em frente até a volta para o plano espiritual

  • @SandraGarcia-wd1wc
    @SandraGarcia-wd1wc Před rokem +42

    Meu pai teve Mal de Alzheimer, uma doença tão triste, tanto para o doente, quanto pra quem cuida, tem hora que dava um desespero, a gente quer ajudar, mas não consegue. Minha mãe e eu cuidamos dele até o fim, estávamos juntas quanto o aparelho apitou o fim da jornada dele, ficamos muito tristes, porque no nosso egoísmo queríamos que ele tivesse ficado, mas foi o melhor para ele, recebi uma psicografia dele agradecendo todo o cuidado que tivemos com ele, foi muito gratificante.

  • @veramendes3303
    @veramendes3303 Před 11 měsíci +14

    Minha mãe.tem Alzheimer a 16 anos cuido dela sozinha sem ajuda de ninguém ...a família abandonou nois mais Deus nunca desampara...Deus e tremendo em nossas vidas 🙏🙏🙏

  • @____945
    @____945 Před rokem +53

    Meu esposo tem Alzheimer e Parkinson e outras cositas mais. Somente eu cuido dele e segundo eu soube, que geralmente o doente e quem cuida, foram no passado, obssessor e obsediado...a doença de Alzheimer nele, veio se acentuando, a partir de 2016, até então a doença tinha se iniciado, mais ñ sabíamos. Tenho realizado, sem a presença dele (pq ele ñ tem paciência), o "Evangelho no Lar", tôdas as 4 feiras, isso iniciei a 2 anos mais ou menos. Percebo que o Alzheimer na pessoa dele, progride mais devagar e o Parkinson que tbm é uma doença degenerativa vem com uma agressividade maior.
    Obgd. Deus nos encoraje a prosseguir sempre confiantes e nos dê força e sabedoria para sairmos vitoriosos da tarefa a nós confiada.

    • @luciafreitas1040
      @luciafreitas1040 Před rokem +2

      Minha querida minha família passou por isso 2 vezes com meu avô e minha mãe ela ficou 7 anos doente ela partiu que Deus receba eles

    • @FatimaSilva-cs9td
      @FatimaSilva-cs9td Před rokem

      Que Deus te fortaleça cada vez mais te capacite que o amor não lhe falte e parabéns pela atitude com seu marido

    • @walkirianaves7721
      @walkirianaves7721 Před rokem

      O meu pai que já era portador de Parkinson apresentou sinais de demência em abril do ano passado.Ele ficou agressivo comigo e com o meu irmão que estávamos na casa dele cuidando da nossa mãe .Ela tem Alzheimer e tinha fraturado o fêmur. Foi muito difícil ver a doença dele evoluindo rapidamente.Em junho ele já estava acamado, totalmente dependente ,e se alimentando por sonda gástrica. Eu e meus irmãos ainda não acreditamos que tudo isso tenha acontecido do nada.Tivermos que contratar enfermeira e cuidadoras para dar conta dos 2 acamados.Eu morei com eles por 6 meses e o meu irmão por 4 meses.Decidimos trazê-los para a cidade onde eu e minha irmã moramos para facilitar os cuidados com eles.O meu pai faleceu 3 meses atrás em 25 de abril.Ele não conseguia mais engolir nem a própria saliva e não tinha muita dificuldade em articular as palavras para se fazer compreendido.Foi muito sofrido para ele e para nós.A minha mãe ,que não sabe que ele faleceu,pulou a grade da cama e fraturou o fêmur da outra perna no dia 30 de junho.Ela colocou uma prótese de quadril e após essa queda a doença de Alzheimer evoluiu um pouco mais.Tivemos as doenças de Alzheimer e Parkinson nas famílias do meu pai e da minha mãe e por isso já sabemos o que esperar daqui para a frente .O que estranhamos foi a doença repentina do meu pai que era independente,dirigia ,gainda trabalhava e cuidava da minha mãe sozinho, aos 82 anos de idade.

  • @wellingtonmoraislima5314
    @wellingtonmoraislima5314 Před rokem +18

    Eu sou enfermeiro e cuidador de idosos isso com 17anos de profissão! Além dessas questões internas existe a externa onde o passado de alguns privados de amor, e de expiação para os familiares onde falta de paciência brigas por bens materiais e alguns familiares se afastam dos pais ! E uma lição para todos em volta! E os que não acredita na doença ! Eu sempre que cuido procuro alegra incentivar dentro das lembranças e muito prático ! Viva Deus🙏🙏

  • @AnaSilva-jr3qg
    @AnaSilva-jr3qg Před rokem +16

    Só quem passou por isso com um ente querido sabe como é doloroso!

  • @barretocostaadvocacia2306

    como é importante, exercer o auto perdão!!!!! perdoem-se meus irmãos evitam flagelos desnecessários, busquem reparar seus erros pelo amor e não pela dor.

    • @ligialisboa8537
      @ligialisboa8537 Před rokem +1

      Natália, seu relato é muito parecido com o meu.
      Vamos dar muito amor esta mulher mãe!
      Podemos mudar a trajetória, é o que fiz tenho imenso amor pelos meus filhos!
      Hoje minha mãe com 90 anos meu pai 97 aninhos, eu cuido deles, não deixo faltar nada.
      Fiz constelação familiar, Me ajudou muito aceitar a minha mãe..Hoje sigo cuidando com amor!

  • @joanicejesus4444
    @joanicejesus4444 Před rokem +77

    Bom dia Professor. Eu tenho uma tinha com Alzheimer e sempre que vou à casa dela leio o evangelho e faço uma prece e peço a ela para fazer a oração dominical. Ela é católica mas sempre foi muito flexível com as religiões e com o espiritismo também. .. Eu sempre digo : A senhora não lembra de mim, mas sei quem a senhora e o bem que me faz pôr existir!
    Eu amei o vídeo! Deus lhe pague a caridade!

    • @ednalvacastro6552
      @ednalvacastro6552 Před rokem

      Os portadores de alzheimer são instrumentos para expiação de quem cuida e se dedica é expiação para a família. O portador de alzheimer nada sente, apenas esquece.

  • @nilzangeladiniz
    @nilzangeladiniz Před rokem +22

    Excelente abordagem! No final do programa pinga fogo Chico Xavier diz que as doenças ligadas a memória decorrem também da falta do sentimento de gratidão. Deus abençoe 🙏

  • @silviabonelli2045
    @silviabonelli2045 Před 9 měsíci +10

    Minha mãe teve alzaimer e parkinson. Durante 10 anos. Cuidei dela com muito amor e carinho. Durante a vida, sempre tivemos conflitos. No final da vida dela, eu a perdoei e me perdoei. Faleceu em 2015. Para mim foi uma experiência única e gratificante. Se tivemos erros na vida passada, sinto que nesta vida foi resgatado. Agradeço a Deus por tudo. 🙏.

  • @Tete61788
    @Tete61788 Před rokem +24

    A minha mãezinha desencarnou há pouco tempo, também tinha alzheimer mas,de mim nunca se esqueceu e mesmo hoje ainda sonho com ela e sinto todo o seu amor por mim...

    • @mariaconceicaooliveira3909
      @mariaconceicaooliveira3909 Před 11 měsíci

      Uma mulher aborta um espírito...depois engravida,mais uma vez...esse mesmo espírito poderá vir ,no útero dessa mulher,pela 2a vez???

  • @Anna-bc9xn
    @Anna-bc9xn Před rokem +15

    Meu pai tem Alzheimer. Com as bençãos do Pai Celestial vamos em frente.

  • @denisemartins2125
    @denisemartins2125 Před rokem +12

    Perdi minha mãe para essa doença há um ano. Ela estava há 4 anos e 2 acamada, foi muito difícil pois a dela foi extremamente severa e como filha única , fiquei com ela até o fim. Depois do desencarne ela não parece nos sonhos e já fui buscar notícias dela e ela ainda continua dormindo. Fiquei aliviada pois achava que ela estava no umbral, mas não foi. Não compreendia o pq ela teve a doença , pois ninguém da família tem essa doença, ela foi a única. E nesse tempo com doença, me fez refletir muitas coisas sobre nossas vidas como ter mais paciência, das nossas tristezas e alegrias e ter muito amor ao próximo.

  • @ritakadar8075
    @ritakadar8075 Před rokem +40

    Boa tarde Professor Luiz Fernando, suas explicações me fizeram entender com mais clareza sobre esta doença que minha mãe teve, isto há 22 anos atrás. Ela foi uma pessoa justa, educada, prestativa e de um coração enorme e amoroso. Fazia o bem sem olhar a quem, sempre.
    Sou filha única e sofri junto dela pelos avanços do Alzheimer. Ela não me reconhecia, dizia que eu não era a filha dela etc... Me desesperava com tudo aquilo e demorou um bom tempo pra eu entender que só o amor é que a deixava mais calma. Aprendi lidar no dia a dia com todos os problemas que surgiam, fiz tudo que pude para amenizar aquele sofrimento dela. Amei e ainda Amo minha mãe, aliás o amor que nos uniu durante a vida era extremamente enorme e assim passamos por 3 longos anos.
    Difícil demais passar por isso.
    Oro por ela sempre, desejando luz e paz. Gratidão 🙏🙏🙏 por seus ensinamentos. Deus abençoe 🙏

  • @jaymebarbosadesouzajunior4004

    Tenho uma amiga que cuidou da mãe por 25 anos. Quando a conheci, já estava acamada e quando desencarnou, ficou em posição fetal, se alimentando com sonda, fralda, balão de oxigênio e tendo escarras.
    Acho, que foi um dos casos mais graves dessa doença que já tinha visto.
    Quando ela falou, até pediu desculpas, que pedia para Deus levá-la, disse que não tinha que pedir desculpas, porque ela tinha feito de tudo. O sofrimento, da mãe e dela, ambas querendo paz.

  • @taniamariapereira3340
    @taniamariapereira3340 Před rokem +13

    Situação que abala toda familia do doente, pois mostra que todos devem passar por evolução , estudos e crescinento no campo do espirito e na vida espiritual!.

  • @lucy7472
    @lucy7472 Před rokem +10

    Minha mãe tem o mal de Alzheimer, me sinto doente também!
    Entender espiritualmente essa doença me ajudou a pensar melhor em mim e nas minhas atitudes.
    Obrigada.

  • @rosangelaportela
    @rosangelaportela Před rokem +21

    Bom dia! Meu Pai teve Alzheimer, e com decorrer do tempo ele foi cada dia mais esquecendo de quase tudo, ele só não esquecia minha mãe, um amor de adolescentes que resultou em casamento e viveram 53 anos e tiveram 12 filhos e eu foi a única que cuidou de meus pais, meu pai as vezes ficava agressivo as vezes, daí ele olhava no meus olhos e começava a conversar como se estivesse falando com mamãe, era tanta declaração de amor, e assim eu conseguia da banho, os medicamentos e outros. Ah , e minha mãe fez o desencarne em dezembro de 2017 e em outubro de 2018 meu pai também desencarnou. Eu fui de todos os filhos a que ele mais amava e fazia questão de dizer antes da doença, me abraçava e agradecia por eu cuidar dele com paciência e carinho.

    • @emylelimafambre
      @emylelimafambre Před rokem +1

      Lindo ❤
      Eu assisti um filme um pouco semelhante a essa experiência sua "lembranças perdidas"muito emocionante assisti duas vezes,o senhor com alzheimer via na nora a imagem da esposa...nossa filme lindo ❤ q

    • @iracemamadeira7719
      @iracemamadeira7719 Před 8 měsíci

      ​@@emylelimafambre☝️

    • @iracemamadeira7719
      @iracemamadeira7719 Před 8 měsíci

  • @pedrabruta8750
    @pedrabruta8750 Před rokem +8

    Minha mãe teve essa doença, é muito triste p a familia tbm....pq eu sofri muito ver minha mãe que muito me amou ,esquecer quem eu era.😢😢🙏

  • @fotballerlegend1316
    @fotballerlegend1316 Před 10 měsíci +5

    Professor, que lindas palavras de conforto. Venho enfrentando um AVC, que também afetou minha memória. Como o Senhor bem falou, a família sofre muito. Minha enfermidade está sendo uma prova, um resgate não só pra mim, como toda minha família. Me reconectei com a doutrina espírita depois de algumas décadas afastada. Me revoltei muito após o desencarne da minha mãe. Que foi muito trágico. Adoro seu canal. Abraço fraterno a todos os irmãos aqui inscritos.❤

  • @joseantoniodeoliveira5647

    Nenhum sofrimento dura para sempre. Grato, abraço a todos.

  • @Zuka2100
    @Zuka2100 Před rokem +6

    Muito sensata explicação. Tenho familiar com essa doença (há 8 anos) e não é fácil. Ela sempre foi uma pessoa sem alegria, em vários momentos com depressão, sofreu muito e não conseguiu superar suas tristezas. Hoje está totalmente dependente. 😒

  • @RosaneFeicCravo
    @RosaneFeicCravo Před 7 měsíci +2

    Os familiares sofrem muito misericórdia

  • @elizabethmello605
    @elizabethmello605 Před rokem +7

    Nossa mãe teve essa doença por 7 anos .
    Passamos momentos muito difíceis . No último ano ela teve uma melhora , mesmo tendo lembranças do seu passado , não esqueceu de nós .
    Só trocava os nomes 💝
    Foi um Ano de muita amorosidade , sendo que foi uma mãe muito enérgica 🙌
    Passamos momentos lindos e de muito AMOR 🥰
    Temos muitos vídeos onde ela estava muito feliz 😀 contando suas histórias.
    Agora ficou a lembrança e muita saudade 🥰

  • @mapasantos2022
    @mapasantos2022 Před rokem +5

    Minha amiga que considero uma mãe tem alzheimer.....como dói ver alguém que vc ama com essa doença. Muito dolorido mesmo.

  • @janetelima8
    @janetelima8 Před rokem +38

    Querido amigo, há muito tempo e todas as vezes q vejo seus vídeos penso em formular perguntas sobre o alzheimer e não sabia como formular, minha mãe conviveu 22 anos com essa doença e faleceu com 101 anos, penso como ela está na espiritualidade, gratidão imensa por estes esclarecimentos... Ela sempre foi uma pessoa difícil para se conviver, desejo que esteja muito bem agora.

    • @sandrareginaluccaleite1598
      @sandrareginaluccaleite1598 Před rokem

      caraca que azar !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!22 anos !!!!

    • @walkirianaves7721
      @walkirianaves7721 Před rokem

      A minha avó materna morreu aos 102 anos e conviveu com o Alzheimer por 23 anos. Ela era uma portuguesa teimosa e independente e só deu trabalho porque queria fazer tudo que fazia antes de adoecer e era difícil convencê-la de que já não tinha nem forças nem idade para isso.

  • @patriciamoreira831
    @patriciamoreira831 Před rokem +79

    Melhor canal que achei no CZcams. Tem me ajudado muito no crescimento espiritual. Obrigada, prof!

    • @CanalEspiritaProfLuizFernando
      @CanalEspiritaProfLuizFernando  Před rokem +5

      Obrigado pela visita e comentário! Gratidão minha querida amiga...

    • @marciaoliveira1820
      @marciaoliveira1820 Před rokem +1

      Olá....Bom dia Luiz Fernando🙋🏻‍♀️
      Então...eu gostaria de saber,como posso,(caso seja possível ),entrar em contato com vc.
      Pois gostaria de falar-lhe em particular.
      Desde já agradeço!
      Tenha um bom dia.

  • @bellboaventura2070
    @bellboaventura2070 Před rokem +11

    Inverte-se os papéis, de mãe vira filha e de filha vira mãe. Acredito ser provação para ambas as partes, doente e cuidador, refiro-me qdo o cuidador é filho(a). Evolução espiritual 🙏🙏🙏

  • @soniadaudnalis1837
    @soniadaudnalis1837 Před rokem +3

    SAO VICENTE. BAIXADA. OLA! MINHA MAE SOFREU COM ESTA SINDROME. FAZ 1 ANO QUE MORREU NUMA CLINICA. ELA SEMPRE TEVE MUITO ARREPENDIMENTO NA VIDA. ACHAVA QUE TINHA FEITO TUDO ERRADO. EU SEMPRE TENTEI TIRAR ESTES PENSAMENTOS DELA MAS NAO ADIANTAVA. ELA APAGOU POR COMPLETO, DURANTE 3 ANOS. MORREU SEM SOFRIMENTO. QUE SAUDADE! ESPERO MUITO QUE ELA ESTEJA BEM. MUITO OBRIGADA.

  • @BrunoBR1110
    @BrunoBR1110 Před rokem +13

    Que vídeo mais educativo, aprendi duas coisas que eu nem pensava:
    1. Cada um só tem a oferecer aquilo que carrega no coração.
    2. As adversidades da vida são oportunidades de superação.

  • @suelic.bergmanhszefa8321

    Sim, essa doença é muito triste. Minha mãe passou por ela durante 13 anos. Somos em três irmãs e graças a Deus sempre fomos unidas. Fazíamos tudo por ela e nunca houve uma desavença entre nós. Das três, acho que fui eu que mais sofri com o estado dela. Sempre questionava a Deus o porquê de ela estar assim. Depois compreendi que por melhor que seja uma pessoa, cada um passa pelo que deve passar e assim passei a aceitar melhor. Mas foi muito duro para mim. A família sofre muito com essa doença.

  • @marirosa7167
    @marirosa7167 Před rokem +5

    Deus e tao maravilhoso ..Eu sou muito saudável e otimista ate o dia de hoje + Eu prometi a mim mesma cuidar de mim !
    Já fiz vários cursos d autoconhecimento p mudar padrões de pensamentos !
    Porque tive uma prima de minha mae que teve "Mal de Alzhaimer "
    E minha mãe veio a falecer de doença grave cujo nome recua comentar !
    Minha mãe trabalhou ate quase os últimos diAS d vida !.ela era empresária ..e ajudou muitas pessoas a desenvolver potências .
    Ela assim q faleceu se comunicou c MTA luz e consciencia de sua missão n espiritualidade !
    E me deixou uma grande mesg :
    Filha não se preocupe multiplicar bens ..e sim fazer o bem ..a única coisa que trazemos em ns bagagem e o bem que plantamos no coração de cada pessoa!
    Gratidão professor achei mto interessante seus esclarecimentos sbre a doença !
    Gratidão Luis Fernando .
    Eu spre tive curiosidade em conhecer a causa espiritual desta enfermidade tao triste pra quem presencia ..
    O mais curioso que esta prima (de segundos grau ) ela me reconheceu qdo ela esteve próximo do final d vida
    Ela me perguntou sobre assunto q me deixou perplexa ....então provou que teve momentos de lucidez
    Ela esteve em SP qdo estava bem e me aconselhou a comprar um imóvel ..
    Qdo fui a casa dela ela perguntou se já tinha comprado o tal imóvel !supreendente episodio..
    Como terapeuta eu tbem pesquizei muito .mas VC trouxe luz c lógica baseada n lei d causa e efeito .....q faz sentido !
    Que Deus nos permita que vivamos c saúde p n causar incomodo aos parentes e amigos!

  • @lidiabrasil529
    @lidiabrasil529 Před rokem +4

    Cuido da minha mãe c Alzheimer,a Diença deu uma evoluída grande depois do Covid.Ela mata a pessoa em vida,é o que acho.Pra mim,minha mãe ja foi.A pessoa de quem cuido não é ela.Mesmo assim,cuido com todo amor,e vou ate o ultimo suspiro juntinho dela.Digo também que essa doença maltrata mais quem cuida,do que quem tem.Peco todos os dias Forças ,e saude a Deys ,que ele me ajude para eu poder cumprir o que assumi no outro Plano.Amém.Deus é Pai! E MISERICORDIOSO.

  • @lidyanimangrich4664
    @lidyanimangrich4664 Před rokem +5

    Faz todo o sentido.... Minha mãe sempre foi muito negativa, vingativa, etc... Hoje tem alzheimer assim como outras demências... Obrigada pelos esclarecimentos prof. Luiz Fernando!

  • @ananobre1385
    @ananobre1385 Před rokem +4

    Bonita explicação e msg.
    A minha mãe padeceu dessa terrível doença, houve momentos extremamente difíceis, mas fiz a caminhada toda com ela,dediquei me de alma e coração.
    Foi mto difícil, mas com mto amor,consegui ficar junto a ela até desencarnar.
    Foi difícil aceitar nos primeiros tempos,mas li tudo o que podia sobre a doença.
    Hoje faz todo o sentido o que explicou.
    Talvez tenha sido uma provação para ela,mas foi igualmente para mim.
    Sei que cresci como ser humano, tv tb necessita se passar por essa situação.
    Deixou me marcas profundas que ainda não superei na totalidade e sinto imenso a ausência física dela.
    Peço a Deus para me ajudar a mitigar a dor e para a ajudar a elevar.
    Foi uma excelente mãe e reconheceu-me até ao final.
    Houve sempre imenso amor entre nós.
    Obga ,pois acalmou um pouco a minha dor,que teima em passar.🙏

  • @iraniraguiar5985
    @iraniraguiar5985 Před rokem +5

    Meu pai morreu em consequência dessa doença muito triste ,gratidão por esses esclarecimentos,gratidão Deus abençoe e te ilumine

  • @thelmapanessagasques6614
    @thelmapanessagasques6614 Před rokem +13

    A minha irmã tem Alzheimer. Começou com pouco mais de 50 anos. A minha mãe também tem essa doença, mas começou após os 85 anos. Achamos que a minha mãe só desenvolveu essa doença por conta da irmã. Elas sempre foram muito unidas , até na brigas entre si (rss). No início de tudo , foi difícil a minha aceitação dessa situação, já que eu me tornei a principal cuidadora delas. Hoje caminho com mais leveza sobre tudo isso. Obrigada professor , por esse Canal maravilhoso, que tanto conhecimento e luz traz para nossas vidas . Você realmente é um ser iluminado !! 🙏

    • @CanalEspiritaProfLuizFernando
      @CanalEspiritaProfLuizFernando  Před rokem +1

      Obrigado pela visita e comentário! Gratidão minha querida amiga. Vocês estão unidas pelo amor. Que Deus ilumine a trajetória de vocês...

  • @vvcarmona
    @vvcarmona Před rokem +18

    Nunca quis ter filhos e DEUS me PRESENTEOU com minha Mãe com esta doença e tive a honra de cuidar dela por 6anos e ela desencarnou no meu colo. Foi lindo o tempo que estivemos juntas, íamos à praia, festas, comícios, tudo, lugares onde não cabiam minha Mãe não me cabia. Enquanto ela não ficou acamada vivíamos na rua, eu, ela, fraldas, mamadeiras, lenços umedecidos, tudo que um bebê precisa, foi um sonho maravilhoso. Conversava com ela e dizia tudo o que estava acontecendo, dizia dia, mês ano, tudo. Papai também veio morar comigo e faleceu comigo. Que mais pedir a DEUS com tamanha benção que Ele me deu? Nada, sós saúde e que meus Pais estejam bem, como sei que estão.

    • @arianalinhares7681
      @arianalinhares7681 Před rokem

      Que emocionante! 😍

    • @renatavilasboas
      @renatavilasboas Před rokem

      Que lindo a forma que vc cuidou dos seus pais. Poucos filhos cuidam dos pais com essa generosidade 🥰

  • @samantaPATTZ
    @samantaPATTZ Před rokem +20

    Nada dura para sempre, esse mês acabou um sofrimento que vivíamos na família, demorou, foi dolorido mas acabou, estamos todos bem, então eu falo, NADA É PRA SEMPRE! tenham fé

    • @CanalEspiritaProfLuizFernando
      @CanalEspiritaProfLuizFernando  Před rokem +1

      Obrigado pela visita e comentário! Gratidão...

    • @lucyinthesky5320
      @lucyinthesky5320 Před 11 měsíci

      ou seja a pessoa em questão ai desencarnou, e vcs estão bem? hum......Tenha Fé um dia todos morrem rs Aff

    • @uranyguedes3810
      @uranyguedes3810 Před 8 měsíci

      Gostaria de saber se o espírito da pessoa que faleceu com essa doença, Alzheimer continua sem lembrar quem era, isso me deixa com muita tristeza

    • @uranyguedes3810
      @uranyguedes3810 Před 8 měsíci

      ​@@CanalEspiritaProfLuizFernando
      Por favor

  • @flaviozumarrad5216
    @flaviozumarrad5216 Před rokem +4

    Eu cuido de minha mãezinha que é portadora dessa doença há 9 anos, cuido com muito amor, carinho e dedicação, eu e minha mãezinha sempre fomos ligados desde criança. Agora entendo um pouco mais sobre a mediunidade concordo que nossas vidas passadas interferem na vida atual!

  • @mariajosecorreiradasilva230

    Boa tarde do Rio de Janeiro.Minha mãe tinha Alzheimer e sempre tive preocupação em.não herdar lá é mto doloroso,mas tirei da minha cabeça pq percebi que essa doença está muito ligada ao perfil do indivíduo,pq ela era muito deprimida e inconformada com a vida, eu sou otimista graças a Deus e sei que não estou abandonada simbologia sorte e que o Pai tem.planos melhores pra mim

    • @elizetegomes1828
      @elizetegomes1828 Před rokem

      Mais e claro que tem !!sua fe te leva a ate a cura ,se voce cre em Deus !!

  • @caminhante173
    @caminhante173 Před rokem +28

    Estou ha três anos cuidando da minha mãe de 82 anos, sozinho 24 h por dia. Esta hoje na fase 2. Não sei quem sofre mais: eu assistindo essa degeneração ou ela que ja tem um tempo, não lembra de mais nada. Psicológico abalado e sem ajuda de familiares. Conto com Deus somente!

    • @elainequelho
      @elainequelho Před rokem +7

      Rubens, entendo bem o q vc passa.Minha mãe teve Alzheimer por quase 10 anos. Eu cuidei e sofri junto.Hj, 1 ano depois do seu falecimento, luto contra os problemas de saude q adquiri. Meu psicológico ficou tão abalado, que tenho um problema serio na visao : diplopia. Estou cuidando da minha saude física e emocional. Tenho mt saudade da minha mãe.Foi uma fase bem dificil. Mt força p vc!! Deus t abençoe!

    • @caminhante173
      @caminhante173 Před rokem +3

      @@elainequelho Obrigado pelas palavras. Atualmente, luto com a depressão e como sempre, Deus esta entre nós.

    • @patshangri
      @patshangri Před rokem +2

      @@elainequelho também eu!!! Estou com visão dupla, e, ao consultar ,o medico me disse q estou com diplopia ( visão de prisma ) por estresse. Desde 2012 venho lutando , aqui em casa são duas: minha mãe e minha tia de 94 anos. Como sou filha e sobrinha unica, ficou tudo pra mim. As vezes me desespero, é um misto de sentimentos: piedade, medo de não dar conta, as despesas são mt altas e a vida delas , minha e do meu marido ( que ajuda muito ) , tudo isso na minha cabeça. Aqui vivo um dia de cada vez. Amanhã, não sei como será. E o cuidador fica sempre sobrecarregado, meu medo é adoecer e ñ ter mais condições de cuidar delas. Eu olho p elas e sei que dependem 100% de mim. E todas dependemos de Deus e uma imensa falange de espiritos do bem. Rogo que nos ajudem a passar por tudo isso.

    • @patshangri
      @patshangri Před rokem +2

      @@caminhante173 cuide de vc também. Parece que estamos no mesmo barco. Vá ao médico, desabafe sempre que puder e ore muito.

    • @mariadasgracasfernandesara7400
      @mariadasgracasfernandesara7400 Před rokem +2

      Fique firme procure colocar músicas espiritualizantes para tocar na casa de vocês, Jesus prometeu paz aos homens de boa vontade

  • @awaveoflove
    @awaveoflove Před rokem +4

    Sempre acreditei que todas as doenças são causadas, em primeiro lugar, a nível espiritual. Acredito também que podemos aprender a viver sem doenças. Conheço pouco sobre as obras de André Luiz, mas sou Kardecista, embora possa praticar muito pouco, vivendo na Europa. Mas sem dúvida somos seres em evolução, somos destinados a ser luz e isso pode acontecer agora, independente da nossa carga karmica. Envio luz a todos vocês, meus irmãos.

  • @Dinoepedrita
    @Dinoepedrita Před rokem +30

    Bom dia professor. Excelentes explicações. Vou mandar uma sugestão de tema no email, para o senhor falar sobre o Câncer. Uma doença que está por todos os lados. Gratidão. Paz e Luz. 🙌🏻🙏🏻😍

  • @Flavio_Silvaa
    @Flavio_Silvaa Před rokem +7

    Vídeo maravilhoso!!!
    Um ótimo lembrete que todos nós temos que vigiar nossos próprios pensamentos.

  • @MariaAuxiliadora-cd4qp
    @MariaAuxiliadora-cd4qp Před 11 měsíci +6

    Fiz um comentário mais aí no início. Mas não tinha ainda ouvido esse vídeo,tive que colocar meu marido na cama. Só agora ouvi tudo o que o senhor comentou sobre o alzheimer. Meu marido ( meu segundo casamento) tem 88 anos. A mãe dele e as 4 irmãs,faleceram com essa doença. A minha sogra,eu ajudei a cuidar e agora cuido de meu marido. O que parece é que ele não sofre,pois não se lembra de nada ,do passado e nem do que está acontecendo agora. Percebe muito pouco de alguma coisa ruim que está acontecendo,troca os nomes de tudo,se agente acha graça do que ele fala ou faz,ele mesmo morre de rir. Eu preciso de me policiar um pouco,com tudo isso,fiquei muito desanimada, não tenho mais esperança de ainda voltar a ter uma vida normal. Estou sempre achando que o meu tempo está acabando. Que tenho apenas que dar conta de tomar conta dele até o fim e assim também vai terminar a minha história aqui. Obrigada por ter me dado a oportunidade de ouvir alguma coisa boa. Pois quando a gente adoece e começa a ter uma vida sem atrativos ,a família some. Tenho três filhas,duas de meu primeiro casamento e a caçula,minha e dele. Mas ele adora as " enteadas" (ele detestava essa palavra) trata as duas como filhas de sangue. Sempre foi um excelente pai. E elas adoram o "papai". Mas não podem estar conosco o tempo todo,cada uma tem a sua vida p/ cuidar. E assim eu vou levando minha vida, até guando Deus quiser.

    • @ajosafa
      @ajosafa Před 11 měsíci

      Maria, sei exatamente como vc se sente. Te desejo muita energia pra cuidar dele e de vc mesma! E que a sua mente fique em paz! Grande abraço! Paz de Cristo!

  • @irenehesse2987
    @irenehesse2987 Před rokem +3

    Meu pai quando teve essa doença na realidade me deu um presente...me deu a condição de cuidar dele ...e o vi menino lindo e amoroso como sempre acreditei que ele era... Infelizmente não com os filhos e com minha mãe que não acreditava ser uma doença mas um fricote ....mas foi o sorriso e olhar mais lindo que recebi nesta vida... ❤️

  • @silviaferreira4402
    @silviaferreira4402 Před rokem +60

    Boa tarde professor, minha mãe está com alzheimer, é uma coisa triste e aí mesmo tem difícil. Tem horas que ela teima como uma criança, sei que ela é tudo que tenho ,por esse motivo estou sempre me policiando. Paciência é chave de tudo .

    • @mariaelma1630
      @mariaelma1630 Před rokem +4

      Boa tarde Silvia eu também cuido da minha mãe com alzaime,é difícil tem dia que ela fica agressiva,tem dia que chorro dia ri ,dia que eu quero morrer vivo sempre em presse.
      Que Deus te ilumine muito e té de muita paciência.

    • @rejane02025
      @rejane02025 Před rokem +1

      Minha mãe morreu desta doença,compreendo teu sentimento.Tudo isso passa. Tenha coragem e muito fé. Que Deus a abençoe

    • @guilhermelacerda3216
      @guilhermelacerda3216 Před rokem +4

      Vc conhece o canal o bom do Alzheimer aqui no youtube? Lá há dicas para lidar com a situação...

    • @mariaelma1630
      @mariaelma1630 Před rokem +2

      Eu conheço sim
      Tem me ajudado muito.
      É que e difícil amigo,nen todos os dias a gente está bem também,termos as nossas dores do corpo e de alma,Mais obrigado e Bom dia uma boa semana.

    • @flaviozumarrad5216
      @flaviozumarrad5216 Před rokem

      Verdade, muita paciência e sabedoria, cuido de minha mãezinha tbm há 9 anos, ela foi professora, muito inteligente e com 65 anos foi diagnosticada!

  • @verabarros7295
    @verabarros7295 Před rokem +6

    Bom dia, muito linda a mensagem muito que Deus abençoe a todos nós . Amém

  • @socorrouchoa3218
    @socorrouchoa3218 Před rokem +12

    Boa tarde. Acredito muito na Doutrina Espírita. Recentemente, uma tia idosa, 95 anos, com a qual tinha muita ligação, muito carinho, desencarnou. Após o sepultamento dela, retornei para minha casa, triste pela partida dela, porém, ao me recolher para dormir, de repente senti um perfume foral. Estranhei isso, pois estava sozinha em casa e ninguém havia passado perfume. Teria alguma relação com minha tia? Foi o que me veio à mente, que ela que me lançou esse perfume.

  • @berenicealves6941
    @berenicealves6941 Před rokem +5

    Concordo plenamente com a explicação pela visão espírita, passei por isso com minha mãe. Ela passou uma vida toda sob o domínio de um obsessor, onde ele conduzia as atitudes que eram totalmente incompreensível pela pelos familiares e próximos.Na velhice ele se afastou e ela liberta, se manifestou e pediu desculpas aos filhos principalmente, sendo que meu pai já era falecido, mas o sentimento de culpa a torturava. Ela teve um AVC e ao se recuperar perdeu a memória e a fala e viveu muitos anos assim. Eu como única da família com algum conhecimento entendi, que Deus a abençoou com o esquecimento para não sofrer com o grande sentimento de culpa e a fala pq não adiantava ela pedir desculpas, meus irmãos se negavam a perdoada, isso também trazia muito sofrimento prá ela. Enfim no caso dela olhando pela visão espírita, ela foi perdoada pela espiritualidade e teve um desencarne tranquilo, dormindo. Tenho certeza que ela foi bem recebida no astral, meu pai a conduzido e estava participou do processo de adaptação dela.

    • @leyschlaucher8945
      @leyschlaucher8945 Před rokem

      Espero sua mãe esteja melhor! Se vc tivesse conhecimento sobre este assunto, poderia ter evitado isso.

  • @katiaff8919
    @katiaff8919 Před rokem +1

    Agradeço muito por ter esse canal !🙏

  • @BlondieHuntress
    @BlondieHuntress Před rokem +3

    Uma vez eu li que esta doença geralmente 'ataca' aqueles que são muito ligados à matéria... e numa encarnação acaba desencadeando essa doença... independentemente de como ela se manifesta, é muito triste e traz muito sofrimento ao doente e a quem cuida dele, pois muitas vezes até se torna agressivo. Mas creio no ditado popular: Deus não nos dá uma cruz que não consigamos carregar. Força e fé, e muita luz para conseguirmos superar todos os obstáculos.

  • @cesinhaaugustoluca1142
    @cesinhaaugustoluca1142 Před rokem +31

    O meu pai sofre de mal de alzaimer a 4 anos, ele e como eu somos espírita, muito obrigado pela explicação, forte abraço Professor!!!

  • @angelicaisidorio1686
    @angelicaisidorio1686 Před rokem +2

    Uma das piores doenças que já vi, adoece a família toda.
    Doença e maltrata a todos.
    Minha mãe tem já faz alguns longos anos...
    Todos falam dos esquecimentos e pouco se diz da agressividade e oscilação de humor e sentimentos.
    O que é mais difícil
    Não está acamada ainda, porém a demência está bem agravada...
    Faz muito sentido

  • @dioneiaeiras44
    @dioneiaeiras44 Před rokem

    Gratidão pelo esclarecimento. Jesus sempre com todos nós.

  • @solangemarcant295
    @solangemarcant295 Před rokem +4

    Gratidão Senhor 🙏

  • @idaallegro5632
    @idaallegro5632 Před rokem +4

    Fantástico vídeo professor.Muita luz.🌹

  • @mariareginaalmeida1436

    Nossa! Que explicação magnífica!

  • @tiagonogueira310
    @tiagonogueira310 Před rokem

    Muita gratidão professor luiz 🙏...

  • @yonemartins578
    @yonemartins578 Před rokem +3

    Obrigada! Estava precisando mesmo ouvir isto!!!!!

  • @androidalex20
    @androidalex20 Před rokem +2

    Minha mãe era a matriarca da família. Hoje ela virou minha filha doente por causa do Alzheimer e outras doenças. Se precisa de muita paciência, cuidados e amor. Tenho passado por muita coisa aqui em casa. Foi muito difícil fazer ela entender que não podia sair durante a pandemia. Eu sou o único espírita na família. O espiritismo tem me ajudado a fazer sentido do que estou vivendo nesta encarnação. Minha amiga espírita me falou que era um resgate espiritual. Muito obrigado professor.🙏

  • @elisabetebontorim6345

    Muito obrigada professor 😊 que assim seja amém

  • @mariadazpazsouzadealmeida5160

    Boa noite Professor
    Que importante esse assunto

  • @joice953
    @joice953 Před rokem +5

    Amo esse canal 🙏🏻🙌🏻🥰❤️

  • @rosealves9716
    @rosealves9716 Před rokem +8

    Minha mãe tem 84 anos e está com Alzheimer. Ela sempre foi uma pessoa muito difícil, agressiva, vingativa, negativa. Todos que conviveram com ela, foram prejudicados de alguma maneira, fazia intrigas e jogava as pessoas umas contra as outras. Nós, os filhos, sofremos com o desamor e com as brigas que ela causava entre nós, tanto que não nos relacionamos. Todos nós temos sequelas emocionais importantes. Foi uma vida desperdiçada com a maldade. Talvez, no caso dela, o Alzheimer seja uma benção, pq não irá se conscientizar de todo mal que causou. Que Deus tenha misericórdia e que um dia ela encontre paz. Muito obrigada pelo conteúdo esclarecedor. Paz.

  • @iedasiqueira3848
    @iedasiqueira3848 Před rokem

    Boa noite ,gratidão 🙌🙏🤗

  • @arlene8287
    @arlene8287 Před 10 měsíci

    Gratidão Prof. Luis Fernando! Luz e paz! 🙌🙌

  • @toccatagourmet
    @toccatagourmet Před rokem +3

    Perdi meu pai com o mal de Alzheimer em Fevereiro deste ano...ele desencarnou com 76 anos com muito sofrimento...levamos muitas surras físicas e espirituais, algo surreal demais (toda a família) cuidando muito de nosso pai dia a dia...muito dolorosa essa doença

  • @soniamoreira5405
    @soniamoreira5405 Před rokem +3

    cuidei de uma senhorinha que permaneceu com essa doença a uns 15 anos.ela sofreu muito muito mesmo durante dez anos foi terrível após a doença não evoluiu ela ficando como um bebê veio a óbito com 104 anos que Deus a tenha 🙏

  • @mariliagallucci1339
    @mariliagallucci1339 Před rokem +2

    Gratidão sempre, professor!

  • @sandrasantosdesouza1021

    Amei esta mensagem. Completa e bem explicada. Deus abençoe

  • @ia7878
    @ia7878 Před rokem +3

    Boa noite,Prof Abençoado!🙌Que O Espírito Santo Esteja SEMPRE Convosco!🙏

  • @DidimoLuizetto
    @DidimoLuizetto Před rokem +3

    Minha avó conviveu 5 anos com essa doença,15 dias antes de partir,ela ficou na cama , não comia e nem bebia água e nem abria os olhos mais,mas o médico já tinha nos preparado para isso.Mas é uma doença ingrata,a pessoa só lembra do passado é como se o presente não existisse.

  • @antonietacoelho8332
    @antonietacoelho8332 Před rokem +1

    Obrigada pelo apoio ❤❤❤

  • @anacristinacarvalhobrandao2430

    Obrigada pelos ensinamentos.

  • @patriciateixeira1843
    @patriciateixeira1843 Před rokem +3

    Boa tarde, Fernando muito obrigada por este esclarecimento tão importante.

  • @katiaelhena7109
    @katiaelhena7109 Před rokem +5

    Vc agora me ajudou muito, vou me preparar, grata, que Jesus te abençoe e proteja sempre meu irmão! Abraço fraterno.

  • @lilischutze2979
    @lilischutze2979 Před rokem

    Como é boa está explicação.

  • @airanmedina1022
    @airanmedina1022 Před rokem +1

    Muito bom, Deus abençoe, gratidão. 🙌🙏

  • @noelmadasilvatorres2291
    @noelmadasilvatorres2291 Před rokem +5

    Bom dia professor! Esse é um tema muito importante! Ótimo fim de semana p vc! 🤗

  • @anarosapereira715
    @anarosapereira715 Před rokem +2

    Grata por mais um pouco de conhecimento que o Sr nos passa, que bom poder ter a oportunidade de saber um pouquinho mais, abraço 🙌🏻

  • @canalsolamentebia7895
    @canalsolamentebia7895 Před rokem +1

    Gratidão irmão de luz 🙏 🙏

  • @juliamiranda4185
    @juliamiranda4185 Před rokem

    Muito esclarecedor! Obrigada!

  • @izamarsengerchamorro5046

    Eu é q lhe agradeço prof. Foi muito interessante. E um aviso. Obrigada.

  • @joaomauroinvestidor
    @joaomauroinvestidor Před rokem +9

    Parabéns pela iniciativa prof. Obrigado por todo conhecimento que transmite a todos nós.
    Um fraterno abraço para todos da sua família.

  • @keynemihaliuc7128
    @keynemihaliuc7128 Před rokem

    Maravilhoso 👏👍👏 excelente explicação.

  • @mariaferraz5692
    @mariaferraz5692 Před rokem

    Maravilhoso esclarecimento sobre essa doença