O Negro no Brasil-Caminhos da Reportagem (17/11/2011)

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 7. 10. 2012
  • 123 anos depois da abolição da escravatura, o número de brasileiros que se declara preto ou pardo é maior do que o de brancos: o Brasil tem se assumido como um país negro também. O Caminhos da Reportagem discute a situação do negro no Brasil através de números que mostram como ainda é preciso superar a desigualdade de renda e de acesso à educação, a pobreza, a violência e encarar de frente o preconceito. Dando início às comemorações da Semana da Consciência Negra, o programa vai mostrar a violência e a indignação cantadas no rap de Salvador, histórias de superação de famílias e um porteiro que abraçou os livros e hoje é desembargador. E, ainda, um menino de rua que se tornou professor, uma editora de livros que investe na temática afro e o grupo de teatro Olodum, companhia que cria espetáculos a partir da tradição, histórias e temática negra. Reportagem: Luciana Barreto Edição: Isabelle Gomes Produção: Vivian Carneiro e Laine Fabrício. TV Brasil.

Komentáře • 13

  • @thalyssoares6952
    @thalyssoares6952 Před 10 lety +7

    A cultura negra é muito bela, além de expressiva e forte.

  • @amiltonoliveira5693
    @amiltonoliveira5693 Před 2 lety +1

    Esse tipo de documentário tinha que passar mais vezes na TV e nos canais abertos para mostrar a realidade do nosso Brasil e do povo negro que sofre constantemente com diversos tipos de preconceito.

  • @ThaApe-oe1ko
    @ThaApe-oe1ko Před 10 lety +1

    Acho que Não tem Palavras que Expressam o Sentimento que esse Vídeo, Esse Tema me Trouxe. Emocionante, Cativante e Estimulante. Com Certeza Valeu a Pena, e Além de Ter me Ajudado com um Trabalho para a Escola, Pude Enxergar Muitas Coisas que Eu Não Reparava na Sociedade Através de Tudo o que Este Vídeo Mostrou e Disse.
    Orgulhe-se com a Sua História Negro!
    Orgulhe-se da História dos Negros Você Também!

  • @expedito1964
    @expedito1964 Před 11 lety +1

    Ótimo programa! Emocionante, estimulante e, principalmente, reflexivo.

  • @elisacarlos3826
    @elisacarlos3826 Před 6 měsíci

    Triste realidade da discriminação e julgamento pela cor. 😢

  • @diegosantos8454
    @diegosantos8454 Před 9 lety +1

    Ótimo video,traz de uma forma bem realista a realidade dos negros pós formação r como eles superaram o preconceito e as dificuldades. orgulhe-se de sua descendência, orgulhe-se de sua cultura;mulher negra vc é linda,vc é bela vc é mais do que vc pensa não siga esse padrão fictício das TVs mais especificamente da globo.e sobre as cotas nas universidades que muitos torcem o nariz eu sou a favor sim,pois quem tem descendentes que ajudaram e muito a construir esse país e não ganharam nada em troca precisa sim de oportunidades,além do mais tem cotas pra estudantes de escolas públicas e pra deficiente físico é ninguém discute pois fingem não ter essa informação pra tentar dificultar a entrada de negros nas univesidades. E Luciana Barreto saiba que eu sou seu grande fã e me espelho em vc pra continuar levando minha vida e um dia chegar a universidade!!!

    • @Mrdevilquesvoce
      @Mrdevilquesvoce Před 8 lety

      +Diego Santos Então vc precisa informar mais. Só as cotais sociais abocanhariam maioria desses cotistas sem usar o critério cor, que por si só já é racista

  • @mandjacotito
    @mandjacotito Před 11 lety +1

    Adorei do minuto 30:41 ao 31:10

  • @sande2000
    @sande2000 Před 8 lety +1

    Desculpa, mas nao axo k as respostas as fotos seja uma prova do racismo. As respostas podem sim ser uma prova de preconceitos resultado de informacao da midia e de certa forma representa a realidade no geral. O racismo nao e isso, o racismo e a pessoa se axar melhor ou agir de modo a prepertuar essas desigualdades. Neste sentido o estudo deveria ser feito directamente em quem tem o poder de mudar a situacao actual. Acho k e importante promover o respeito.

  • @joaovunge3127
    @joaovunge3127 Před 9 lety +2

    Eu nao acho que o Brasil é um pais cada vez mais negro. O Brasil é o terceiro pais no mundo com o maior numero de brancos, portanto dizer que o Brasil tem mais negros que brancos nao é verdade.Quase metade da populacao brasileira é branca e o brasil so estimula e aceita principalmente a emigracao europeia e quando se fala de emigracao Africana a coisa torna-se impossivel.

  • @emilyvillanovanyangatgirl

    que bom que sou branca