PGE-CE chama discurso do Piauí sobre litígio de ‘devaneio jurídico’ e o classifica como ‘falacioso’

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 4. 07. 2024
  • Em conversa com a editora de política do Diário do Nordeste, Jéssica Welma, e a repórter Luana Barros, Cearense reagiu à análise da Procuradoria-Geral do Piauí de que o relatório do Exército teria confirmado a tese jurídica piauiense.
    ____
    SITE: diariodonordeste.com.br
    INSTAGRAM: / diariodonordeste
    FACEBOOK: / diariodonordeste
    TWITTER: / diarioonline

Komentáře • 9

  • @riolicondemafravieira1766

    Eu admiro e amo o Ceará....o Pará....o Rio de Janeiro.....o povo cearense é maravilhoso, trabalhador....mas uma coisa é certa:tem que devolver as terras para o seu verdadeiro dono(jurisdição) o PIAUÍ....

  • @onezimosoares4204
    @onezimosoares4204 Před 23 dny

    Os cara sao maluco e politico e grana e do isso que eles quer

  • @AllysonCampos
    @AllysonCampos Před 22 dny

    Me assusta o procurador afirmar que o exército que determina que um Decreto não tem base legal no lugar do STF.

    • @Cristianegb
      @Cristianegb Před 22 dny

      A fala do procurador em nenhum momento questiona a relevância e a autorudade do STF. Apenas cabe ressaltar que a interpretação autêntica do decreto de 1880 está disponível nos anais do Congresso para quem quiser analisá-la. Tal interpretação também foi detalhadamente apresentada em nota técnica do Governo do Ceará apresentada em novembro de 2023.
      Assim como o laudo do Exército está sendo interpretado de forma enviesada por quem tem interesse em ganhar território ocupado por cearenses há séculos, o decreto de 1880 também vem sendo distorcido por quem não tem interesse em reconhecer a legitimidade da defesa cearense. Claro que caberá ao STF dar a palavra final sobre a Ação Cível Originária nº 1.831. O Ceará respeita e sempre respeitou a população envolvida e os ritos do processo desde o início.

    • @humbertoviana6596
      @humbertoviana6596 Před 19 dny

      Mas Por que isto te assusta?
      O próprio Laudo Oficial Do Exército Brasileiro afirma que O Decreto Imperial De 1880 não tem respaldo, por não falar nada sobre A Serra Da Ibiapaba Por Lá.

    • @AllysonCampos
      @AllysonCampos Před 19 dny

      @@humbertoviana6596 Quem tem competência pra dizer se lei ou não é lega é o STF e não o exército.

    • @humbertoviana6596
      @humbertoviana6596 Před 19 dny

      @@AllysonCampos Eita, mas os defensores desta presepada sempre mudam de ideia, quando caem as chances:
      1- Em 2011 (ou foi em 2013), O Estado Do Piauí alegou que o IBGE tinha competência para auxiliar No Processo, mas agora não tem mais (depois que a maioria Do Povo De Lá se considerou Cearense);
      2- Neste ano, foi uma esperança medonha Do Estado Do Piauí, pelo Laudo Oficial Do Exército Brasileiro. Agora, que O Laudo Oficial desmentiu Os Argumentos Piauienses, O Exército Brasileiro já não é mais competente para auxiliar No Processo.

    • @humbertoviana6596
      @humbertoviana6596 Před 18 dny

      @@AllysonCampos
      UÉ? Se a competência é do STF, então porque o Supremo Tribunal Federal, junto com O Governo Do Estado Do Piauí, pediram a ajuda do Exército Brasileiro para elaborar o Laudo Oficial?
      Engraçado: Bastou o Laudo Do Exército Brasileiro invalidar os argumentos do Governo Do Estado Do Piauí para descartarem, na cara dura, O Documento.