O trabalho na quarta revolução industrial, por Thomas Philbeck

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 17. 05. 2018
  • A quarta revolução industrial e o futuro do trabalho são os temas da entrevista do UM BRASIL com o filósofo Thomas Philbeck - chefe de Estudos de Ciência e Tecnologia do Fórum Econômico Mundial, em Genebra. Na conversa com Jaime Spitzcovsky, ele discute ainda a maneira em que o avanço tecnológico pode transformar as economias desenvolvidas e emergentes, a sociedade civil, o dia a dia das pessoas e a própria ideia do que é ser humano.
    Para saber mais, acesse: umbrasil.com
    © FecomercioSP 2018. Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
    As opiniões expressas neste canal não refletem, necessariamente, a posição da FecomercioSP

Komentáře • 43

  • @diegoguttmann
    @diegoguttmann Před 6 lety +33

    E mais uma vez, o otimismo do progresso colocará um véu sobre o processo extremamente excludente que uma revolução que parte de cima irá causar nas próximas décadas. Os vencedores da indústria serão, mais uma vez, tão poucos...

    • @merikpolymer691
      @merikpolymer691 Před 6 lety +8

      Diego Rodrigues Verdade Diego gostaria muito de acreditar no contrário mas olhando a frieza e a ganância dos privilegiados , pre vejo o descarte e o abuso dos não privilegiados. Lamentável. Só nos resta esperar e pedir à Deus que não.nos desampare.

    • @baadetudabawn5487
      @baadetudabawn5487 Před 6 lety +7

      Concordo Diego. As questões estratégicas para o mundo futuro não se resumem apenas à tecnologia, há outros assuntos importantíssimos que não são discutidos com maior frequência. Por exemplo, a questão da água é muito importante, pois atualmente tanto a indústria tradicional e como o agronegócio dependem muito dela, assim como dependem de energia. Além disso temos a questão dos transportes civil e militar. Quando a era do petróleo chegar ao fim, como serão movidos os navios cargueiros do futuro? E as máquinas de guerra das potências? É sempre bom lembrar que estamos num mundo de economia integrada, com nações interdependentes de recursos naturais, e o transporte desses recursos se dá majoritariamente por navios e em menor escala por outros modais. Com a greve dos caminhoneiros deu para ter uma pequena noção do grande colapso que pode ocorrer se não houver solução para essas questões. As fontes alternativas de energia são bem vindas, mas não passam disso, são apenas alternativas. Não consigo ver a indústria pesada, a agronegócio e os transportes pesados sendo movidos por energia solar ou eólica. Da mesma forma, não consigo imaginar uma impressora 3D produzindo um prato de comida ou uma camisa nova. Isso que se anuncia como a quarta revolução industrial não me anima nem um pouco porque não parece trazer solução para essas questões estratégicas.

    • @caiorossini4045
      @caiorossini4045 Před 3 lety

      A Prosperidade toca a todos, quando se ganha mais, se gasta mais e a economia gira mais, no geral, todos ficam mais ricos

    • @diegoguttmann
      @diegoguttmann Před 3 lety +7

      Quanta ingenuidade, Caio. Olhe ao seu redor e perceba quem realmente lucra e quem se endivida. No nosso sistema, na verdade, uma minoria ganha justamente a partir das perdas da maioria. A coisa não é automática não...

  • @gladstommack
    @gladstommack Před 3 lety +11

    O FATO É,TODA REVOLUÇAO INDUSTRIAL CONCENTROUI CADA VEZ MAIS O PODER E O DINHEIRO NAS MAOS DOS PODEROSOS

    • @fernando4885
      @fernando4885 Před 3 lety

      Bem pontuado.

    • @fabriccioproduction
      @fabriccioproduction Před 3 lety

      czcams.com/video/gniW02eV4ig/video.html

    • @gladstommack
      @gladstommack Před 3 lety +1

      @@fabriccioproduction perfeito,ja pensava o mesmo sobre muito do que foi dito.Mas vi varios pontos de vista diferentes,obrigado

  • @solangebaptista5783
    @solangebaptista5783 Před 3 lety +1

    Nota dez , não imaginávamos que íamos passar por uma pandemia,essa entrevista foi em 2018, foi preciso se inovar digo reinventar e mais uma vez a tecnologia esteve colaborando para o crescimento em geral,claro que nessa situação os perdedores infelizmente serão aqueles que não tem acesso ao mesmo.

  • @talitacamporezi8513
    @talitacamporezi8513 Před 4 lety +1

    Realmente temos que pensar em pros e contras, e é o que ele mesmo fala precisamos estimular o questionamento e não simplesmente o positivo ou negativo. Trabalho com adolescentes e vejo o quanto eles não são estimulados dentro da própria casa a investir em suas habilidades e muito menos em adquirir novas. Nosso país precisa rever muitos posicionamentos!

  • @memoriadesbloqueadabr
    @memoriadesbloqueadabr Před 3 lety

    ótimo vídeo, parabéns!

  • @joseniltoncarvalho8835
    @joseniltoncarvalho8835 Před 5 lety +8

    Fato é que a 4ª revolução industrial fará com que as pessoas mais pobres percam seus empregos. Mercados sem funcionários, como o que inaugurou em São Paulo, basicamente geridos pela tecnologia. Digo os pobres pois serão os primeiros afetados, mas essa escada vai subindo aos poucos.
    Obviamente, não sabemos quando será o ápice desse problema, mas podemos sentir aos poucos, com as taxas de desemprego cada vez maiores e irreversíveis.
    É uma opinião polêmica, porém basta observar com calma a última resposta do cidadão Philbeck.

    • @BlazeReap
      @BlazeReap Před 4 lety

      Isso de fato irá ser uma realidade dura e difícil, acredito que o necessário para as pessoas mais pobres seja se reinventar usar nossa criatividade para encontrar novo tipo de negócio ou emprego, sendo necessário buscar uma qualificação, atualização a habilidade e a vontade de desenvolver novas competências que pode garantir a empregabilidade e a trabalhabilidade, é algo difícil para a classe mais baixa mas não é algo impossível, digo isso por experiencias pois eu venho de uma família pobre e estou buscando conhecimentos e métodos para se reinventar juntamente aos conhecimentos que estou absorvendo em minha graduação.

  • @rogerionascimento9701
    @rogerionascimento9701 Před 5 lety +2

    Com a quarta revolução e o renascimento da democracia moderna no mundo, é fato dizer que é o fim das estratégias de "contemporizar" para manter o status quo, e também o fim da estratégia de "Resistir" adotada pela sociedade. Por fim renasce nesse século o ressurgimento do "realismo" e "idealismo" em consistir na forma das duas coexistir entre si?

  • @leomardelima8324
    @leomardelima8324 Před 3 lety

    Muito Legal!!!!

  • @cherrymann7295
    @cherrymann7295 Před 4 lety

    Thoman Philbeck, um filósofo muito inteligente, entrevista nota 10! Mr. Philbect how can i stop my little girl of11 years old , not to be in too much in this thing that call tecnologia?

  • @renatonasce9098
    @renatonasce9098 Před 5 lety +6

    Caros amigos, acho que essa discussão ainda tem muita lenha para queimar, o que estamos discutindo aqui agora, daqui a 50 anos estaremos discutindo sobre os beneficiosos e os male fisios da tecnologia, pois uma vez inserida na cultura e na vida humana, jamais a mesma regredirá é mais poderosa que a ''vida'' porque a vida tem um ciclo é como um processo inicio, meio e fim. Já este sistema ou coisa que demos o nome de tecnologia ele só tem inicio, é um sistema hibrido natural, se retro alimenta é infinito, só cresce.
    Hoje o ser humano aumentou sua capacidade de viver por mais tempo por conta da tecnologia, só um exemplo, por outro lado uma unica bomba pode destruir a terra inteira.
    Agora a solução para uma convivência pacifica e justa com todas as classes sociais, está na consciência humana, esta tecnologia sim, muito complicada e altamente destrutiva e perigosa, a pesar das mentes brilhantes que criaram e continuam a criar soluções fundamentas para nossa sobrevivência, nosso conforto, nosso trabalho, nossa família, etc. Uma moeda tem dois lados, da mesma forma a vida, dois polos iguais e como os imãs se atraem e se repelem.

    • @jprendimentos
      @jprendimentos Před 5 lety

      Se caso vc não sabe a zait e um mercado em SP 100% altonomo sem funcionários só no reconhecimento facial e a famosa Carrefour entrou em parceria com a mesma pra poder ficar autônoma resumindo desemprego em massa. Reconhecimento fácil vai tirar os serviços do mais simples ao mais alto

  • @Matt-lk5uq
    @Matt-lk5uq Před 3 lety

    Essa tecnologia pode libertar a humanidade, mas precisaremos nos unir por uma renda básica

  • @deisecanella4640
    @deisecanella4640 Před 5 lety +5

    Esse cara quase não pisca...repararam...reparem bem...

  • @givaldomonteirodossantos24
    @givaldomonteirodossantos24 Před 3 lety +11

    O povo parece besta! Vocês estao. Elogiando algo que irá tirá. O pão da mesa de muitos

    • @fernando4885
      @fernando4885 Před 3 lety

      Verdade, o povo é idiotizado demais.

    • @feelipemello2
      @feelipemello2 Před 3 lety +1

      Da mesma forma que a lampada tirou o emprego dos fabricantes de velas. Esse seu pensamento é idiota. O mundo avança e o ser humano precisa evoluir no mesmo passo. Como? Estudando

    • @fernando4885
      @fernando4885 Před 3 lety

      @@feelipemello2 progresso é uma bobagem até certo ponto, a tecnologia deveria ter ficado restrita somente a área militar, científica e medicinal, assim a vida não teria perdido seu brilho, profissões bonitas não teriam acabado, e tudo seria maravilhoso.

    • @fernando4885
      @fernando4885 Před 3 lety

      @@Luis-iz7rz estou falando de um notebook, tenho ojeriza a celular, e é lógico, se está liberado eu uso, internet é uma droga, um entorpecente, mas se proibissem eu não importaria, diferentes de vcs que morreriam de depressão por isso

    • @edmundosilveira6692
      @edmundosilveira6692 Před 2 lety

      @@fernando4885 bobagem é teu pensamento. Saia da internet desde já então, se isso é o que você acha. Hipócrita.

  • @fabriccioproduction
    @fabriccioproduction Před 3 lety

    Pessoal acha que só porque o cara fala em inglês ele deve estar falando tudo certo... Chega a ser patético esse cara fala e não fala nada. Joga com o senso comum de que crises geram oportunidades... Crises geram miséria!! Crises geram oportunidades para que já tem poder e dinheiro para explorar mais, roubar mais os que tem pouco ou quase nada.

  • @alanxcridi2
    @alanxcridi2 Před 3 lety

    Hipócrita s