Em aula imprescindível, Matias Spektor relê o Brasil no mundo. Com Reinaldo e Walfrido. Episódio 58

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 6. 09. 2024
  • O argentino-baiano Matias Spektor é fundador, professor titular e vice-diretor da Escola de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas. Doutor pela Universidade de Oxford, foi pesquisador-visitante de alguns dos mais destacados centros de excelência no mundo e colabora com as mais importantes publicações internacionais da área. Ele expõe, numa conversa luminosa e gentil, alguns erros e omissões da política externa brasileira, mas também aponta as barbeiragens da crítica da extrema-direita. Lamenta ainda o debate rebaixado que há na imprensa sobre política externa e aponta caminhos e rotas de uma nova compreensão do país e do mundo. Spektor não é um desses abelhudos que andam por aí, a mal esconder a própria ignorância com o véu diáfano da truculência retórica. É metódico, suave e severo. Defende a disciplina quase monástica da tradição oxfordiana como exercício de concentração. Vai saber se no claustro em que treinou a própria disciplina não havia um tanto da luz das velas dos orixás. Uma prosa rara e fascinante.

Komentáře • 295

  • @angelaliuti1525
    @angelaliuti1525 Před měsícem +2

    Gostei muito das reflexões propostas , entrevistado e entrevistadores estão de parabéns. Somos os beneficiários deste debate.❤

  • @2012luizsoares
    @2012luizsoares Před měsícem +5

    Ótima entrevista, com destaque para as (sempre) excelentes questões levantadas pelo Walfrido. Acabaram por expor alguns pontos genéricos e contraditórios do pensamento do Spector. O principal é afirmar que a proteção de alguns setores econômicos necessariamente é concessão a grupos de interesse. Walfrido citou, com razão, o caso chinês. E aqui no Brasil se não tivéssemos tido, em diferentes momentos, ações estatais puxando o desenvolvimento de setores industriais estaríamos em situação muito pior. A criação da CSN e Petrobras, os financiamentos do BMDES e SUDENE são exemplos. O que Spector cita como sucesso diplomático na obtenção de tarifas favoráveis foi, em boa parte, concessões americanas para produtos fora de seus interesses, especialmente ítens agrícolas. A atividade diplomática não é contraditória com a planificação desenvolvimentista. O que ele afirma e é verdadeiro, em meu ponto de vista, é a dificuldade de articulação sul-americana, piorada nos desgovernos Bolsonaro e Millei. Acho, entretanto, que o atual governo tem melhorado a situação, porém os países banhados pelo Pacífico sofrem atração para mercados asiáticos e o Uruguai busca alternativas solo. Spector desconsiderou também as perspectivas dos BRICS + que têm hoje, com Irã, Arabia Saudita, Rússia e Brasil, potencial de intervenção na formação do preço do petróleo que, gostemos ou não, vai ser o combustível hegemônico por algumas décadas. Parabéns pelo programa, que é o melhor canal de entrevistas, pela qualidade dos convidados e da dupla de entrevistadores.

  • @emanueldamasceno6430
    @emanueldamasceno6430 Před měsícem +4

    Que papo bom e inteligente... muito bom!!! várias indicações pertinentes 👏🏽👏🏽👏🏽o melhor e mais útil de todos os episódios que eu assistir,claro no assistindo sempre em velocidade 1.75x 😊, até pq vou já fazer entregas pra ganhar o do jantar😋.

  • @NuriaRosanaSilvakeller
    @NuriaRosanaSilvakeller Před měsícem +2

    Obrigada, por este programa maravilhoso, pura cultura. ❤

  • @prof.joaopacheco6615
    @prof.joaopacheco6615 Před měsícem +12

    Peça para esse rapaz ler o livro Chutando a Escada, que desmonta essa baboseira que ele está defendendo. Todos os países desenvolvidos usaram diversos mecanismos protecionistas.

    • @59ris1
      @59ris1 Před měsícem

      Adorei o livro do economista sul-coreano Ha-Joon Chang. Abre os olhos para as estratégias de ascensão dos países desenvolvidos que, posteriormente, impuseram políticas externas para evitar a ascensão de outros países.

  • @filipesporto
    @filipesporto Před měsícem +2

    Tem sido tão raro ver o Matias em aulas abertas, publicando e/ou debatendo. Obrigado demais!

  • @arnobiorocha
    @arnobiorocha Před měsícem +5

    Parabéns, Walfrido e Reinaldo, mais uma entrevista marcante com Matias.

  • @vitorfernandes3648
    @vitorfernandes3648 Před měsícem +3

    Que aula enriquecedora!!!👏👏👏

  • @glauciapimentelarspublica3106
    @glauciapimentelarspublica3106 Před měsícem +5

    Impressionante esse personagem crítico à nossas Relações Internacionais, ainda cheia de brechas e anacronismos. Celso Amorin e Lula, deveriam assistir! Foi ótima, essa entrevista.

  • @AlexanderDenarelli
    @AlexanderDenarelli Před měsícem +3

    Excelente Entrevista !!!

  • @MatheusMendes84_oficial
    @MatheusMendes84_oficial Před měsícem +4

    Esse cenário ficou muito melhor, tem mais “ar” de uma conversa mais próxima, e ao mesmo tempo mais informal….. o anterior todos pareciam estar muito distantes, sem profundidade (inclusive nas perguntas e temas) e etc!!! Espero q continue!

  • @prof.joaopacheco6615
    @prof.joaopacheco6615 Před měsícem +5

    Absurdo, o Brasil investe muito menos em educação que os países da OCDE.

  • @vanessakaizer453
    @vanessakaizer453 Před měsícem +3

    Que entrevista maravilhosa!

  • @normarosacorrea1868
    @normarosacorrea1868 Před měsícem +3

    Parabéns pelo novo cenário

  • @Joaopaulo-vr8ju
    @Joaopaulo-vr8ju Před měsícem +5

    50:10 a questão da educação, da nota no Pisa, é complicado. Porque a educação privada tem a mesma nota da educação pública, 3,7. Então, nosso problema na educação é muito pior. Quem fala aqui é autônomo, filho de agricultor cearense, morador de favela sem ensino superior.

  • @wilsoncaetano3660
    @wilsoncaetano3660 Před 17 dny +4

    O Brasil tem tanta gente de qualidade...por que temos tanta dificuldade de organização e planejamento?

  • @marlonoliveira6856
    @marlonoliveira6856 Před měsícem +2

    Que aula um dos melhores junto com professor hoc

  • @moisesnascimento3524
    @moisesnascimento3524 Před měsícem +2

    Walfrido, as suas indagações foram cintilantes e precisas. Congratulações!

  • @RafaelAlves-vd7et
    @RafaelAlves-vd7et Před měsícem +3

    Excelente diagnóstico . Revela a pobreza dos nossos entes políticos , academia e mídia em temas relevantes , entre os quais se insere a dimensão de política externa . Sem debate não há progresso e o que acaba prevalecendo são os interesses privados que não levam em conta o interesse público.

  • @veraluciarabello1447
    @veraluciarabello1447 Před měsícem +2

    Sou leiga no assunto.Sem dúvida ele é um grande conhecedor

  • @jorgebarretobarreto1215
    @jorgebarretobarreto1215 Před měsícem +1

    impressionante. Uma verdadeira aula. Obrigado por mais essa oportunidade de aprendizado.

  • @ligiascovino436
    @ligiascovino436 Před měsícem +3

    Índia, Brasil e África do Sul, o IBAS tem boas relações tanto com Rússia e China, quanto com o Ocidente, podem atuar muito para atenuar tensões globais e organizar a multipolaridade.

  • @ReginaDiCiommo
    @ReginaDiCiommo Před měsícem +3

    A crise climática está tão ameaçadora para o Brasil, que receio que esses debates para o futuro do país sejam inúteis. Não haverá país algum.

  • @auroozava3259
    @auroozava3259 Před měsícem +4

    O argentino-baiano Matias Spektor é fundador, professor titular e vice-diretor da Escola de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas. Doutor pela Universidade de Oxford, foi pesquisador-visitante de alguns dos mais destacados centros de excelência no mundo e colabora com as mais importantes publicações internacionais da área. Ele expõe, numa conversa luminosa e gentil, alguns erros e omissões da política externa brasileira, mas também aponta as barbeiragens da crítica da extrema-direita. Lamenta ainda o debate rebaixado que há na imprensa sobre política externa e aponta caminhos e rotas de uma nova compreensão do país e do mundo. Spektor não é um desses abelhudos que andam por aí, a mal esconder a própria ignorância com o véu diáfano da truculência retórica. É metódico, suave e severo. Defende a disciplina quase monástica da tradição oxfordiana como exercício de concentração. Vai saber se no claustro em que treinou a própria disciplina não havia um tanto da luz das velas dos orixás. Uma prosa rara e fascinante.

  • @andrebrandao3225
    @andrebrandao3225 Před měsícem +1

    Excelente programa ❤

  • @felipesfernandez
    @felipesfernandez Před měsícem +7

    Que lenga lenga liberal, não sabe como funciona o sistema, repete um discursso á lá Robert Dahl...

  • @mariabarros671
    @mariabarros671 Před 11 dny

    Parabens pelo debate de hoje. Fundamental levantar claramente o atual panorama, nosso momento e as possibilidades imediatas defunidoras do Brasil futuro

  • @maiconlourenco4849
    @maiconlourenco4849 Před měsícem +3

    Que nível de conversa!

  • @angelaliuti1525
    @angelaliuti1525 Před měsícem +3

    A questão é quem pressionou

  • @mauriciodesouzabaptista9931
    @mauriciodesouzabaptista9931 Před měsícem +2

    Por favor! A Diplomacia do Brasil, é uma das melhores do Mundo! O Itamarati é um exemplo! O Brasil sempre abre os discursos da ONU!

  • @andersonmarcolino5974
    @andersonmarcolino5974 Před měsícem +6

    Esse cara desconhece totalmente os BRICS + BRICS PLUS e principalmente a DESDOLARIZAÇÃO da moeda Internacional, SE NÃO FALA A RESPEITO .... NÃO FALOU NADA .........COMO FALAR DE MULTIPOLARIZAÇÃO SEM CITAR ESSES ASSUNTOS ?

  • @glauciahumanidades
    @glauciahumanidades Před měsícem +2

    Boa a entrevista no geral. Mas o melhor dela, a coisas dos grupos de interesse dele fica frágil, como se o progresismo viesse de fora como se lá fora hoje não houvessem meia duzia de grandes donos da bola. Boa a do Walfrido de que na China não tem grupos de compadrio que ganhem da estrutura do Estado.

  • @Rosana1733
    @Rosana1733 Před měsícem +2

    👏tio Rei ❤

  • @ligiascovino436
    @ligiascovino436 Před měsícem +9

    Dizer que o povo ganha com subemprego e restrições a direitos trabalhistas e sociais é miopia grave, os povos desaprovam a globalização nos moldes neoliberais.

    • @Joaopaulo-vr8ju
      @Joaopaulo-vr8ju Před měsícem +1

      @@ligiascovino436 a globalização neoliberal funciona para países que tem moeda forte e indústria com demanda global. Quando a coisa muda de lado , a globalização é uma doença grave

  • @ligiascovino436
    @ligiascovino436 Před měsícem +2

    Os povoa e indústrias no mundo sentem e tiveram suas estruturas desmontadas na globalização, os que comemoram foram justamente os asiáticos que se inseriram seletivamente resguardando seus mercados e soberania internos.

  • @salvadorpinho
    @salvadorpinho Před měsícem +2

    Professor é outro nível👏🏼
    Obrigado, Matias Spektor

  • @andersonmarcolino5974
    @andersonmarcolino5974 Před měsícem +6

    O nosso entrevistado hj. é muito teórico, sem objetividade alguma, sem a realidade Interna e Externa. Acredito até que o mesmo esteja alienado às politicas externas Brasileiras. Fala muito da India, esquece da pobreza absoluta que impera aquele País.Me parece que ele , o entrevistado, é um Sonhador ou Idealizador. Infelizmente, pouco acrescentou a esse debate que ele mesmo tanto pregou no inicio da entrevista. O Brasil Atual, FOI DESCONTINUADO PELA DIREITA E EXTREMA DIREITA, em todas as áreas da Economia, para se ganhar uma guerra é imprescindivel passar por Batalhas, e entendo que é o que o governo Brasileiro optou primeiro. A Neo Industria , contempla todas as áreas que ele citou, inclusive a transição energética, precisamos de Investimentos SIM, PRIVADO E DO GOVERNO, esse por último, mesmo sendo um dos países que menos deficit público tem, nossa Elite e Imprensa massacra o Governo dioturnamente para não fazer investimento. Para finalizar, não preciso falar bonito, é só conhecer o Governo e seus programas de investimentos, o que se fez e o que se fará. O Brasil não tem um projeto, temos uma sociedade caótica do ponto de vista de Desenvolvimento, ou seja, de fracos empresários e formada por fazendeiros. Precisamos discutir SIM o Brasil.

  • @FMVidas
    @FMVidas Před měsícem +6

    Ele parece defende o que a volta do liberalismo que ninguém mais acredita? A esquerda nunca acreditou e a direita, diante da realidade, abandonou. E quando tudo fica perdido ideologicamente, a tese da educação como uma solução mágica. Educação para trabalhar no Uber? Educação tem que ser direcionada para coisas concretas.

  • @glorianunes7213
    @glorianunes7213 Před měsícem +2

    Gostei bastante, mesmo..

  • @carlosalbertojorgepatricio6757

    Seria bom informar a data que o progrsma foi gravado. As coisas podem mudar a wualquer momento.

  • @valdecirfeltrinfeltrin1546
    @valdecirfeltrinfeltrin1546 Před měsícem +2

    Estou treinando pra virar um guerrilheiro da floresta amazônica. A m quê só peso 58 kilos e tenho 69 anos. Sou fininho pra poder passar por qualquer buranquinho

  • @eproibidosoreclamar585
    @eproibidosoreclamar585 Před měsícem +4

    Festival de gente inteligente. Chego a ter odio! Mas prossigo!😂

  • @LordHalaster
    @LordHalaster Před měsícem +1

    Do Stunkel ao Spektor, do lixo ao luxo... aula incrível, obrigado!

  • @user-hk5ue3hn6k
    @user-hk5ue3hn6k Před měsícem +1

    Gostei do cenário novo. Muito chique os dois

  • @tavares61
    @tavares61 Před měsícem

    Parabéns pelo podcast! Vocês tem conseguido manter um excelente nível de temas. Sempre ampliando o nível de debate que ultimamente esteve tão raso.

  • @eproibidosoreclamar585
    @eproibidosoreclamar585 Před měsícem +3

    Parabéns ao entrevistado. Muito certeiro e calmo nas ideias.

  • @alexdepieri3938
    @alexdepieri3938 Před měsícem +2

    As intervenções do Walfrido foram excelentes.

  • @marlimontenegro
    @marlimontenegro Před měsícem +1

    Mais um programa excelente. O Spektor é muito bom!!!

  • @JoseBatista-ff3jh
    @JoseBatista-ff3jh Před měsícem +5

    Sou fan do programa sempre com convidado incrivel mais me impresiona que en un debate sobre politica internacional por guase 2 horas nao foi citado o nome da africa uma unica vez . Terrivel

  • @moisesnascimento3524
    @moisesnascimento3524 Před měsícem +4

    Reinaldo, boa oportunidade de trazer a Presidenta Dilma para fazer um contraponto, bem assim falar sobre o papel do BRICS no mundo multipolarizado. Outrossim, o dileto precisa de uma RECONVERSA com a Presidenta, mormente por ter apoiado o impeachment/golpe parlamentar de 2016.

  • @renatorocha3740
    @renatorocha3740 Před měsícem +2

    Baita conversa!!!

  • @ruthlopes1561
    @ruthlopes1561 Před měsícem +3

    Excelente entrevista!👏👏

  • @mauriciodesouzabaptista9931
    @mauriciodesouzabaptista9931 Před měsícem +1

    O Mundo todo recinhece a Diplomcia do Brasil, como Algo de excelência!

  • @andersonmarcolino5974
    @andersonmarcolino5974 Před měsícem +4

    Olha, estou impressionado com a falta de conhecimento de conhecimento desse indivíduo, falar do Mercosul, sem comentários, apenas o País de origem dele que é a Argentina, tá fora dos Debates, não vou comentar mais , SEM COMENTÁRIOS .......Esse cara não tem experiência do Mundo, nem TEÓRICA, somente Ideologia.

  • @henriquelopes7565
    @henriquelopes7565 Před měsícem +3

    Porto Alegre fica a 400km da fronteira com o Uruguai e a 600km da Argentina.

    • @lidil.8052
      @lidil.8052 Před měsícem +1

      O pessoal matou aula de geografia bonito...rs

    • @brunxcardster
      @brunxcardster Před měsícem

      A parte superior do Uruguai é bem menos habitada que a parte sul, não discordando de você, mas sopesando esse fato, inclusive.

    • @brunxcardster
      @brunxcardster Před měsícem

      Corrientes e Entre Ríos são 2 províncias de baixa densidade habitacional, igualmente. Estão sob órbita cultural brasileira, embora argentinas, à primeira vista, até porque são meio diferentes de BsAs.

  • @earthlingthelma1788
    @earthlingthelma1788 Před měsícem +2

    👏👏👏uma análise crítica bastante contundente sobre desafios e oportunidades do Brasil face a um novo cenário que se desenha internacionalmente! Obrigada!!! Brilhante, embora preferisse que não tivéssemos uma posição tão frágil, desafio que se impõe. Fiquei chocada com o quadro da nossa diplomacia que investe tanto na formação dos diplomatas e que , presumivelmente, desenvolve diálogos sobre as questões internacionais importantes. Sempre gostei de nossa postura de não-alinhamento automático etc, mas realisticamente, as grandes potências estão em disputa e nos olham de cima para baixo, além da questão das áreas de influência de cada uma delas, e de nosso território ser essa potência que é e estar onde está.Mas brilhante análise inclusive das possíveis oportunidades e objetivos a serem estudados para nos fortalecermos! 🙏

  • @aimardom
    @aimardom Před měsícem +2

    Nossa! Que entrevistadores! Que entrevistado! Que entrevista! Conteúdo assim é um bálsamo, me enche de esperança em momento tão trevoso. Um viva à inteligência com boa vontade!

  • @jerusaconceicaodasilvasilv3693

    Que fenomenal!
    Que classe estupenda, muito rica com informações necessárias.
    Dar até um certo medo.
    Muito obrigada Senhores!

  • @dionebarreto1
    @dionebarreto1 Před měsícem +1

    Adorei esse cenário, mais compatível com o formato do programa. Parabéns pelos acertos.

  • @Eustaquio2047
    @Eustaquio2047 Před měsícem +1

    Valeu!

  • @ziraldomarques7785
    @ziraldomarques7785 Před měsícem +1

    Uma boa tarde, para todos e todas!. Recife -PE.

  • @leiladeoliveira
    @leiladeoliveira Před měsícem +5

    Matias Spektor é um colosso!! Deveria estar na equipe do Governo Lula.

  • @ricardosantosaguiar
    @ricardosantosaguiar Před měsícem +2

    Serelepe é desses adjetivos que as décadas tinham me roubado até este momento kkkk tenho uma tia querida morando nesse léxico tb😅

  • @ligiascovino436
    @ligiascovino436 Před měsícem +2

    A Indonésia é outro grande "player da paz", está próximo e se dá bem com China, Índia, Japão, Ocidente, Mundo islâmico...

  • @ReginaDiCiommo
    @ReginaDiCiommo Před měsícem +1

    Reinaldo, entrevista o professor Lênio Streck!

  • @Mr123Dilma
    @Mr123Dilma Před měsícem +1

    Espetacular !!!

  • @araujo23
    @araujo23 Před měsícem +2

    Mais uma aula magna. Parabéns.

  • @mazzateo3846
    @mazzateo3846 Před měsícem +1

    Excelente entrevista. Parabéns!!

  • @andersonmarcolino5974
    @andersonmarcolino5974 Před měsícem +6

    Segurança Pública, Transnacional, Fome, no Mundo, cobrança de Impostos dos Ricos , acordos Binacionais de interesses , Soberania, Tecnologia, Redes Sociais, Leis específicas entre outros, são assuntos que estão sendo discutidos na sociedade Nacional e Internacional para a reunião do G20. Esse cara é muito fraco, me desculpem a franqueza, a Imprensa Brasileira precisa conhecer melhor os assuntos para serem discutidos. e contrapor. Ao final, esse cara aí fala que esse governo não faz nada, desconhece todos esses assuntos, fundamentais e importantes, principalmente a Ciência, um absurdo e desrespeito a nossa intelectualidade.

  • @antoniopraxedesberto9204
    @antoniopraxedesberto9204 Před měsícem +1

    Entrevista Spektor 😊! De alto nível cultural e política! Do maior interesse para lançar luzes de orientação ao debate de “politicas de estado e de governo” nas relações do Brasil dentro do cenário geopolítico internacional, para reorientação de encaminhamento das policias econômicas, de segurança, entre outros assuntos destacados ao longo da entrevista!
    Parabéns!👏👏

  • @ListadeLivros
    @ListadeLivros Před měsícem +2

    A visão dele de que "o sistema político brasileiro é um império dos grupos de interesse" e supostamente é responsável pela pobreza brasileira é quase certa.
    Basta adicionar as palavras "do capital" ao término da frase e chegamos ao ponto preciso.

  • @julianabarabach
    @julianabarabach Před měsícem +2

    Não me canso de me encantar com cada convidado! Que aula!

  • @willamyegidio2857
    @willamyegidio2857 Před měsícem +2

    Primeiro passo para iniciar o combate ao crime organizado seria estruturar, interiorizar e, no mínimo, dobrar o efetivo da Polícia Federal.

  • @rfpadvogado
    @rfpadvogado Před měsícem +1

    Congratulações pela entrevista

  • @sidneibatista7755
    @sidneibatista7755 Před měsícem +1

    Caraaammmmba, o Reconversa reuniu três homens inteligentíssimos, Reinaldo, Walfrido e o Professor Matias Spektor! Realmente, o sucesso, a qualidade, o nível de uma entrevista está sempre alinhada na ordem direta entre entrevistado e entrevistadores. Tanto de um lado, tanto do outro lado, os três sabem o que falam e do que falam e falam o que sabem e do que sabem, e isto fazem muito bem. Parabéns Professor Matias, parabéns Reinaldo e Walfrido.

  • @rosanafontes359
    @rosanafontes359 Před měsícem +1

    Entrevista agradável👏👏👏👏👍

  • @willyargumentista9542
    @willyargumentista9542 Před měsícem +1

    Muito o que refletir!

  • @jaimequeiroga812
    @jaimequeiroga812 Před měsícem +1

    Espetáculo de conversa! Que aula fantástica! Muiiiiito obrigado!

  • @ronaldobarbosadearaujo5309
    @ronaldobarbosadearaujo5309 Před měsícem +3

    Fronteiras não é o maior problema da pobreza no país e sim a pior distribuição de renda do mundo

  • @mauriciodesouzabaptista9931
    @mauriciodesouzabaptista9931 Před měsícem +1

    E mais! O Brasil não é um fantoche dentro do BRICS! E um grande jogador de importante dentro do Bloco! A moeda do BRICS SERA CRIADA!

  • @budimourad9650
    @budimourad9650 Před 13 dny +1

    esse é o processo pelo qual um líder deve satisfazer sua winning coalition

  • @mariabarros671
    @mariabarros671 Před 11 dny

    Parabéns por este excelente programa. A profunda e clara reflexão sobre o mundo e os possíveis caminhos brasileiros devem ser tema de reflexão e tomada de decisão urgente da sociedade brasileira. Tirar Trump do caminho, agora, pode ser possível. Mas qual a posição do Brasil neste momento crítico do tabuleiro mundial? Vamos nos tornar a saída para o total florescimento do narco tráfico ou vamos entrar de cabeça erguida e frio nos caminhos do tabuleiro internacional onde nosso destino está colocado? Reflexão e ação urgente. Que país é este ? Que país estamos construíndo para o futuro?

  • @sarmalves1
    @sarmalves1 Před měsícem +2

    Que baita aula!

  • @raulsroczynskioliveira5208
    @raulsroczynskioliveira5208 Před měsícem +1

    Concorde com o entrevistado ou não, precisamos de mais conversas qualificadas como esta que inspiram um debate sério.

  • @rogerionogueirabarros2947
    @rogerionogueirabarros2947 Před měsícem

    Muito obg. Qta claridade.

  • @marcoaureliomoraesmoraes6439

    Parabéns pelo ótimo trabalho o novo cenário ficou muito bonito

  • @silviosanches6722
    @silviosanches6722 Před měsícem +1

    excelente !!!

  • @shirleicaldeira2091
    @shirleicaldeira2091 Před měsícem

    Boa tarde Reinaldo,Walfrido e Prof Matias Spektor.

  • @claritamaia8908
    @claritamaia8908 Před měsícem +4

    Trechos maravilhosos: Aos 13 minutos, "(...) a dicotomia norte e sul não faz sentido para o Brasil". Aos 14min, "Qual minha crítica a esse governo? É que há áreas centrais de mudança e transformação que não aparecem na concepção de política externa. Uma delas: o crime organizado transnacional". Aos 23min24 "O Brasil foi um grande beneficiado da globalização neoliberal (...) esse mundo está sob ataque da extrema direita e também da nova esquerda (...)". Aos 28min49 "Precisamos ter muito cuidado com a celebração cegueta do colapso deste ordenamento internacional (liberal)". Aos 1h36min51 de conversa, trecho fantástico: "Na concepção brasileira, o que grassa é a hipocrisia. A hipocrisia é a moeda dominante, para um lado e para o outro, e o que interessa ao Brasil (ou aos lados) é poder estar lado a lado de quem tem poder". Adorei a entrevista! Parabéns, Matias Spektor!

    • @eliana2528
      @eliana2528 Před měsícem

      E eu adorei o seu comentário !

  • @mauriciodesouzabaptista9931
    @mauriciodesouzabaptista9931 Před měsícem +1

    O BRASIL TEM UM CORPO DE DIPLOMATAS ALTAMENTE QUALIFICADO! CONCILIADOR E EXEMPLAR!

  • @viviane6215
    @viviane6215 Před měsícem +3

    Fala muito com a perspectiva do mercado todo o tempo. Um bom neoliberal daí as críticas ao atual governo. Não é que não tenha que haver , mas fica claro o viés ideológico...está ruim com eles pior sem eles, trocando em miúdos. Nada do mesmo!

  • @vlogsfany
    @vlogsfany Před měsícem +4

    Entrevista boa mas discordo em boa parte do entrevistado q demonstra um inibido apreço pelo neoliberalismo

  • @89681eric
    @89681eric Před měsícem +1

    Esperando...

  • @mariaelianesouza9980
    @mariaelianesouza9980 Před měsícem

    Adorei!

  • @user-sx9jf6nt4z
    @user-sx9jf6nt4z Před měsícem +1

    Super Aula !!! Imperdível 👏👏👏.

  • @verarosa1811
    @verarosa1811 Před měsícem +1

    Boa Noite tio Rei.

  • @Catupiry.Goxtoso
    @Catupiry.Goxtoso Před měsícem

    SENSACIONAL!!! WALFRIDO EU TE LOVE YOU!!

    • @leiladeoliveira
      @leiladeoliveira Před měsícem +1

      Só vc!! Ele é um chato!

    • @Renan4001
      @Renan4001 Před měsícem

      @@leiladeoliveira no início eu achava meio chato, mas acho que ele tem bons momentos. Nessa entrevista, ele teve muitos. Aprendi a gostar.

  • @pablothor1216
    @pablothor1216 Před měsícem +1

    Excelente entrevistado! E não havia visto ainda o novo cenário, que aprovei; ficou bem melhor.

  • @user-sx9jf6nt4z
    @user-sx9jf6nt4z Před měsícem +3

    Eu pra me informar sobre Latan,Ásia e África o faço pelas redes.a Imprensa aqui só fala de ZE e EUA. Muito pobre em informação !!!

  • @yurimatoszko7533
    @yurimatoszko7533 Před měsícem +1

    que situação complicada :(