Hyperion, de Dan Simmons, revisitado!

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 10. 02. 2024
  • Olá, meus amigos! Hoje um vídeo mais curto para falar da versão brasileira de um livro que já deu as caras neste canal: Hyperion, de Dan Simmons, um dos melhores livros de ficção científica que já li na minha vida!

Komentáře • 11

  • @FrankCastiglione
    @FrankCastiglione Před 18 dny

    Ótima resenha! Obrigado!
    Saibam que já tivemos duas chances de ter a edição brasileira de Hyperion, há muitos anos. Contarei a seguir, mas o texto é longo. Bem longo!
    A primeira oportunidade, seria de forma extraoficial. Existe um blog chamado Leituras Paralelas, focado em ficção científica e fantasia. Seu mantenedor trabalhava em outra área e se dedicava às resenhas apenas por hobby. Ele leu Hyperion em inglês, em meados de 2014. Gostou tanto que iniciou um projeto de traduzi-lo para português, em Julho de 2014, de forma "fan made" (para ser disponibilizado de forma gratuita), uma vez que não havia nenhum interesse das editoras em fazê-lo. Ele chegou até a postar muitos destes termos usados no livro, para ter um feedback de qual seria o melhor adaptação para cada um deles, sem contar os poemas. Ele estava fazendo a tradução de forma bem rápida, pelo ritmo em que estava, provavelmente estaria completa entre final de 2015 e início de 2016.
    Ocorre que, entre Agosto e Setembro de 2014, uma pessoa que se identificou como tradutor da Aleph o abordou (esses detalhes não estão mais presentes no blog, mas na seção de comentários, há menções sobre o caso), não lembro bem como foi a conversa, mas era algo no sentido de denúncia, de acusar o Leituras Paralelas de pirataria, esse tipo de coisa. É claro que se tratava de uma tradução não oficial, mas à época não havia nenhum anúncio ou interesse de editoras em trazer a obra para o Brasil. Lembrando que seria algo disponibilizado de forma gratuita. Isso frustrou o projeto, pois mesmo que continuasse nos bastidores, o blog já estava "na mira", "exposto".
    Um ano depois, em Setembro de 2015, a Aleph anunciou em seu Facebook: "HYPERION é da Aleph!". Ao final, na mesma postagem ela comenta: "O Syfy Moveis está adaptando o livro para uma série com Bradley Cooper e os produtores de Argo -- confiamos em vocês, hein!". Talvez o interesse agora tenha surgido para pegar o "hype" da série/filme (que até hoje não foi lançado).
    Em dado momento, acho que em 2016 (aqui, minha memória falha e não tenho registros por escrito para consultar), Adriano Fromer (Diretor da Aleph) fez uma Live no Facebook para trazer notícias e anúncios sobre a Editora. Diga-se de passagem, uma iniciativa louvável, digna de aplauso: ele sempre foi transparente e dava a real sobre a situação. Nesta ocasião, relatou a crise que o mercado editorial enfrentava e a dificuldade em tocar novos projetos por conta nos cortes das linhas de crédito do BNDES (o Brasil tinha Michel Temer na presidência).
    Com isso, Fromer foi bem sincero: disse que não tinha condições, naquele momento, para lançar Hyperion no formato impresso... Mas, se o público tivesse interesse, poderia adiantar e lançá-lo primeiro em ebook para Kindle (Fromer mesmo já havia dito em outras lives, que ele mesmo não lia mais livros impressos, somente no Kindle). A resposta no chat foi violenta: um estrondoso "NÃO!!!" de várias pessoas.
    Fiquei abismado com aquilo: pessoas que preferiam não ver livro nenhum lançado, prejudicando a todos só porque não teriam em primeira mão o livro impresso para "enfeitar" suas estantes... Que me perdoe quem pensa em sentido contrário, mas achei isso de um egoísmo sem tamanho. Pois é óbvio que, depois, o livro seria lançado no formato impresso, quando a Aleph conseguisse crédito ou o capital necessário para tocar a tiragem de mais um lançamento.
    Por fim, o público brasileiro esperou 7 anos a mais para ter uma edição brasileira do livro por conta de um capricho de alguns (ou muitos) fãs que parecem dar mais importância a ter um livro bonito enfeitando a estante do que a seu conteúdo. E acredito que se tivesse sido lançado em 2016 ou 2017, a depender da recepção dele, já poderíamos estar com as continuações em mãos, como aconteceu com os livros da Guerra do Velho, por exemplo (que conta com 6 Volumes!).
    PS: Numa dessas lives, o pessoal da Aleph comentou que em feiras de livros era comum que pessoas chegassem e perguntassem sobre os livros, ao indagarem sobre qual autor ou estilo gostavam mais, os compradores "um de capa dura, tem que ser capa dura!"...

  • @amorempalavra
    @amorempalavra Před 22 dny

    Espero que lance logo os restantes 🥺🥺

  • @lorivaldorocha7520
    @lorivaldorocha7520 Před měsícem

    Há uns dois meses atrás, fiz uma imersão no catálogo da Aleph pra atualizar autores/obras e deparei com este livro ... e me perguntei aonde que tinha ouvido uma resenha dele?

  • @Johnnybeck0
    @Johnnybeck0 Před 3 měsíci

    Obrigado pela resenha 🖤

  • @reginafreitas3052
    @reginafreitas3052 Před 4 měsíci

    Parabéns, Denis! Que impacto legal do seu canal!

  • @poemasmeusminhasleituras8640

    Muito bom! Boas colocações.
    Não deixe de trazer a resenha dos dois livros finais.
    Avisando, também, que a editora Aleph vai trazer o segundo ainda esse ano.

  • @arielteles3875
    @arielteles3875 Před 3 měsíci

    Nao sei se tu foi sarcastico ou lunatico. Mas ta, espero que seja a primeira opcao. Kkkk