Por Que a Islândia Está Abandonando Seu Próprio Idioma?

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 14. 07. 2024
  • Tenha um Plano B. Faça parte do evento online:
    brasileirosemfronteiras.com.b...
    Como a Islândia está abandonando seu próprio idioma (e ao mesmo tempo tentando salvá-lo)
    instagram do Thor: Thor_of_iceland
    site do Thor: www.healingmoon.is
    MEU CANAL INFORMAL:
    / rafachannel3001
    MEU CANAL DE CORTES:
    / rafadasilva3001
    Instagram:
    @rafael_scapella
    Instagram da Pâmela
    @pamelascapella
    Contato para negócios:
    info@rafaelscapella.com
    Meu site:

Komentáře • 490

  • @franciscodarosa8953
    @franciscodarosa8953 Před rokem +47

    Um país socialista e bom de se viver, engraçado passar o vídeo sem tocar no assunto, a ñ ser pra dizer que é o governo cobra muito imposto mais que ñ tem corrupção, um pais com responsabilidade social, muito diferente do brasil de Bolsonaro e ouso dizer que apesar de melhor também ñ é o brasil de Lula.

    • @RafaelScapella
      @RafaelScapella  Před rokem +283

      Já respondi sua falácia do "socialismo que deu certo" no meu primeiro video sobre a Islândia (com mais de um milhão de views) e no vídeo sobre a Noruega.
      Os países nórdicos têm economias mais livres que os EUA (EASE OF DOING BUSINESS INDEX). O EX primeiro ministro dinamarquês fez questão de dizer em uma palestra em Harvard “Dinamarca não é uma economia socialista planejada. Dinamarca tem uma economia de mercado (capitalista). É muito conveniente para o socialista forcar só nos altos impostos e ignorar a 1- liberdade econômica (ease of doing business index), 2- eficiência, 3- baixa corrupção (transparência internacional).
      Pra quem cita os países nórdicos para exemplificar o bom uso de impostos, digo o seguinte:
      "Brasil (e Portugal também), primeiro cheguem no nível de baixa corrupção, baixa ineficiência e alta liberdade econômica da Dinamarca, Suécia Noruega... aí depois venham me falar da "beleza" de pagar impostos para que o pobre tenha acesso ao SUS.

    • @Fenix-gy1bx
      @Fenix-gy1bx Před rokem +76

      @@RafaelScapella Brutal, mas nem adianta. Povo é invejoso e preguiçoso. Sempre sonham em ter o que é dos outros sem fazer nada, só chorando; e ver quem tem mais ao seu redor caindo, ao invés de tentar subir e conquistar o que é seu.

    • @isaacaristides
      @isaacaristides Před rokem +22

      @@RafaelScapella aulas👏🏻👏🏻

    • @sede_santos_1P.1-16
      @sede_santos_1P.1-16 Před rokem

      Kkkkkl o fanatismo cega. Socialismo com liberdade econômica só com altas doses de maconha msm.

    • @odiadordequemfalataligado5532
      @odiadordequemfalataligado5532 Před rokem

      Cala a boca nordestino!

  • @oceanoatlantico7005
    @oceanoatlantico7005 Před rokem +15

    Os galegos infelizmente também tem enfrentado esses problemas com a língua (embora não seja um país como a irlanda), na região da galícia, noroeste da Espanha e fronteira com o norte do portugal. Alguns Brasileiros descendem desse povo.

  • @-JohnWick-
    @-JohnWick- Před rokem +53

    É importante para a identidade Nacional que se preserve o idioma original de seu povo étnico.

    • @afonsopena595
      @afonsopena595 Před rokem +2

      Você

    • @jose_stalin_memes22
      @jose_stalin_memes22 Před rokem +1

      Tem

    • @nerdspace1995
      @nerdspace1995 Před rokem +1

      Razão

    • @LeFenoGabriel
      @LeFenoGabriel Před rokem +1

      Meu

    • @-JohnWick-
      @-JohnWick- Před rokem +2

      @@afonsopena595 Olá, meu caro. Parece que transitamos vários lugares em comum ksksks. Gosto muito do Rafael Scapella e do Paulo Kogos, os únicos que ainda sigo da minha época de Libertário. Embora hoje eu seja Nacionalista, ainda tenho um pé no Libertarianismo.

  • @Yostheou
    @Yostheou Před rokem +127

    O inglês é o novo "Latim" nos dias de hoje. Da Nigéria à Índia, de Hong Kong às Malvinas, não há como escapar.

    • @pokemonward1747
      @pokemonward1747 Před rokem +25

      Deveriam fazer a mesma coisa aqui no Brasil, português só isola o Brasil de ganhar mais projeção no resto do mundo. O Brasil deveria oficializar uma outra língua além do português, isso abriria mais porta para nós. Infelizmente o português é uma língua pouco relevante internacionalmente. Deveriam co-oficializar o inglês ou espanhol aqui no Brasil ao lado do português

    • @MarkHobbes
      @MarkHobbes Před rokem +7

      Brasil deveria ter como segunda língua o inglês.

    • @Yostheou
      @Yostheou Před rokem +37

      @@pokemonward1747
      Não precisamos oficializar pra falar inglês bem e ainda manter o português. Os melhores exemplos são a Suécia e Portugal. Nenhum deles oficializou e falam inglês como segunda língua perfeitamente.

    • @pokemonward1747
      @pokemonward1747 Před rokem +4

      @@Yostheou mas se co-oficializassem obrigaria o povo a se dedicar mais aos estudos. Todos os serviços deveriam estar bílingue, o estado também criaria alguns beneficios para estimular o biliguismo. Somente Portugues isola muito o Brasil, pois a língua portuguesa não tem muita projeção internacional

    • @Yostheou
      @Yostheou Před rokem +32

      @@pokemonward1747
      Eu entendi seu ponto, mas vendo por esse lado, é a importância do país que projeta o idioma e não o contrário. O japonês e o alemão só se tornaram importantes, porque seus respectivos países enriqueceram.
      Esse negócio de depender do governo é coisa do terceiro mundo. Políticas públicas são boas para algumas coisas somente. A aprendizagem do inglês teria que partir do povo, mas o povão não tá nem aí para o português padrão, que dirá outro idioma, entendeu? - O Brasil precisa aparecer pelo que faz e produz, porque se fosse pelo inglês, a Nigéria e o Paquistão já estariam melhores que a gente.

  • @CarlosSantos-tm1vh
    @CarlosSantos-tm1vh Před rokem +10

    Um dos motivos para isso certamente é a falta de conexão entre pais e filhos. Os moleques ali disseram que falam inglês por causa de internet, seriados, etc. Se eles ficam mais tempo interagindo com isso do que com família, naturalmente vão aderir à língua que mais usam. É o mesmo caso das crianças e adolescentes portuguesas que estão falando igual brasileiros de tanto ver vídeo brasileiro no YT. Os pais ficam bravos, mas tomar o celular do filho e interagir mais com ele, isso ninguém quer.

  • @PedroHenrique-ys5xj
    @PedroHenrique-ys5xj Před rokem +10

    Tá acontecendo na Islândia o mesmo que tá acontecendo em Portugal, tão trocando o idioma local por outro, só que em Portugal é pelo idioma do Brasil que português também só um pouco diferente..

  • @eduardovieiravaloes648
    @eduardovieiravaloes648 Před rokem +56

    Eu já estudei: Inglês, espanhol, francês, russo, hebraico, grego e por último estou adorando o árabe Egípcio e pelo pouco de experiência que eu tenho e falando por diversas vezes com estrangeiros pode perceber que o inglês é ensinado de forma desonesta para maioria dos brasileiros, cursos feitos pra durarem de 5 a 6 anos. A demora é pra manter as mensalidades e no final, grande parte quando chega nos EUA, trava na hora de falar.

    • @pokemonward1747
      @pokemonward1747 Před rokem +3

      qual o melhor método que vc indica para aprender ingles? eu tenho pra mim que a melhor é realizar o método de imersão em um outro país, pois no Brasil isso é muito dificil de ser realizado e, como vc disse, a maioria dos curso estão interessadas em manter o aluno lá por anos para lucrar com a mensalidade

    • @Balacypax
      @Balacypax Před rokem +13

      No Brasil o Ingles eh estrategicamente mal ensinado tbm pela escola publica, comecando pela idade apos os 9 anos, perdendo o melhor momento pra aprender linguas q eh ate 9, desta forma mantem o gado confnado sem precisar de guardas nas fronteiras como faz a coreia do Norte.

    • @rodrigosouto9502
      @rodrigosouto9502 Před rokem +3

      Eu aprendi pelo youtube e jogos

    • @volneisilva1199
      @volneisilva1199 Před rokem +6

      @@pokemonward1747 Sou o prof Volnei Silva e trabalho há muitos anos ensinando inglês de uma forma totalmente diferente do ensino tradicional, engessado e cansativo. Minhas aulas são muito informais e divertidas; e tenho como objetivo absoluto a comunicação oral, buscando chegar à fluência no menor prazo possível. Cada aula é uma mini imersão no idioma. Tenho alguns vídeos com meus alunos no CZcams. I love what I do!😀

    • @MariaCarvalho-ks5ix
      @MariaCarvalho-ks5ix Před rokem +2

      Estou tentando o hebraico mas tá dificil por causa do alfabeto. Até pra escrever é impossivel. Como aprender então? Estou interessada no árabe tambem.

  • @fezin6450
    @fezin6450 Před rokem +34

    Creio que uma solução interessante seria fazer algo semelhante ao que o Japão faz, exportar sua cultura, isso gera interesse na língua e no país em si

    • @raelfernandesturatti5399
      @raelfernandesturatti5399 Před rokem +17

      Isso só é possível se tiver uma população relativamente grande para primeiro viabilizar um mercado interno para existir algo para exportar.
      Novelas Brasileiras fazem muito sucesso no leste europeu, India e alguns países da América Latina, mas se não tivesse um mercado interno para bancar o custo de produção elas jamais existiriam.

    • @Pytterr
      @Pytterr Před rokem

      pensei a mesma coisa. eles tem uma cultura muito vendável, so encontrar a forma mais adequada de vendê-la.

    • @acauacesar8736
      @acauacesar8736 Před rokem +1

      Não, o que o Japão faz pra preservar sua língua não é isso. Sim, eles exportam muita cultura, mas isso não cria uma porcentagem significativa de falantes do idioma fora do Japão e nem mantem o país longe da influencia do inglês.
      O que acontece no Japão é um fechamento a cultura de outros países, dificultam a entrada de imigrantes pra manter uma população homogênea e ainda geram grande pressão social nos mais jovens por uniformidade. Ainda contribui pra manutenção cultural ,e por consequência linguística, no Japão, a grande população, a falta de fronteiras terrestres com outros países, a capacidade econômica e ai sim, por fim, a grande produção de material cultural na língua.
      E ainda sim tudo isso ainda não livra o Japão das "Wasei Eigo", palavras importadas do inglês e "japonificadas" como, wifu, kissu, faito, gasoriin, sekkusu...

  • @hopenesswiththelife6422
    @hopenesswiththelife6422 Před rokem +14

    Uma dica pra você Rafael, existe um brasileiro morando aí, que está ajudando na criação e manutenção de um dicionário do islandês. Sugestão da parte do 2 deste vídeo. O que acha?

    • @m.ferraz725
      @m.ferraz725 Před rokem

      Que interessante! Tem algum vídeo ou link falando mais sobre esse trabalho tão importante dessa Brasileiro na Islândia?

  • @VINICIUS748997
    @VINICIUS748997 Před rokem +8

    Vídeo bem interessante. No BR vejo que algumas coisas na realidade são mais fáceis hj pq já vêm em português. Tipo, jogos de video game há 20 anos não vinham em português, hj vc tem dublagens maravilhosas e jogos já com opção de português BR. E o msm vale para equipamentos tecnológicos que antes não vinham em português e hj vêm. Hj é mto mais fácil para quem só fala português do que era 20 anos atrás, o brasileiro produz mto conteúdo na internet, nossos conteúdos são vistos em tds os países lusófonos e temos forte influência na América Latina. Acho que o português se fortaleceu globalmente nos últimos anos, msm com mto mais brasileiros hj falando inglês do q no passado. E com o forte avanço no espanhol nos EUA e consequentemente no mundo, o português tbm pega uma carona. Já a Islândia é o oposto, a globalização ao invés de fortalecer o idioma deles está matando, 20 anos atrás o islandês era uma língua protegida na ilha, hj o inglês está tomando conta como vemos no seu vídeo. Mas não acho q vá morrer, o islandês qdo vir a água batendo na bunda vai se esforçar pra fortalecer a língua. Um exemplo interessante é o galês, que tem sido mais valorizado de anos pra cá. Abs!

  • @suelensouzaa
    @suelensouzaa Před rokem +15

    Isso pode afetar a identidade e a cultura do país, esse é um dos problemas da globalização e a Islândia não é o único país europeu q tá trocando o idioma para o inglês, mas confesso q o mundo seria muito mais prático se todos falassem o msm idioma

    • @candidomribeiro
      @candidomribeiro Před rokem +4

      O Klauss Schwab concorda plenamente com essa de todos falarem o mesmo idioma.
      Em 2030 você não será dono de nada e será feliz.

    • @suelensouzaa
      @suelensouzaa Před rokem +1

      @@candidomribeiro pois é essa agenda me preocupa muito, acho q os únicos q estarão a salvo será quem entrar na política até lá, mas em relação ao idioma seria mais prático pra todos masss tem os contras tbm

    • @kaizennojujutsu6134
      @kaizennojujutsu6134 Před rokem +2

      Aí vai virar um grande problema todos falar o mesmo idioma imagina monte de imigrantes indo pra um mesmo lugar e as pessoas disputarem vagas de emprego a guerra social que vai ser
      E isso acontece no Brasil e no mundo já só q se todos falassem mesmo idioma seria o caos total

    • @LuizFernando.2.23.
      @LuizFernando.2.23. Před rokem

      Provavelmente vai acontecer, mas as outras línguas continuarão existindo

  • @ledilee
    @ledilee Před rokem +10

    Algo parecido, acontece com o gaélico, quase não é falado na Irlanda, Escócia e Irlanda do norte. Meio que vencido pelo Inglês.

    • @OMundoEmFatos
      @OMundoEmFatos Před rokem

      Mas o Islandês é bem mais falado que o gaélico

    • @Lucasal1296
      @Lucasal1296 Před rokem

      Eu culpo a língua oficial desses países serem o inglês aí realmente não tem muito incentivo, apesar do irlandês ser obrigatório como SEGUNDA(!) língua na escola. Mas tem havido um aumento no interesse nesses últimos anos especialmente no manx, eu mesmo estou aprendendo galês e não é por familiares, a cultura do país de gales é bem rica e interessante. Hwyl o/

  • @dankorovtch
    @dankorovtch Před rokem +33

    Respondendo como libertário: acredito que criar um conteúdo de mídia, jogos, ou qualquer coisa que crie atenção ao islandês possa aumentar o interesse, é uma simples questão de mercado

    • @rafaeldcarmo
      @rafaeldcarmo Před rokem +7

      Gerar mais custos para atender um público minúsculo não é interessante para o mercado, então para o mercado o islandês pode desaparecer, se eles falarem inglês vão consumir o conteúdo mais facilmente, e eu não estou criticando ou me opondo, é simplesmente assim que as coisas são.

    • @odiadordequemfalataligado5532
      @odiadordequemfalataligado5532 Před rokem +3

      Todo idioma morre se o latim morreu, quem dirá esses menores!

    • @candidomribeiro
      @candidomribeiro Před rokem +4

      @@rafaeldcarmo quem disse que pequenos mercados são abandonados em um livre mercado??.
      Isso é argumento de estatista tentando justificar o estado.
      "aimm, sem o estado, o que seria dessas pessoas..."
      Com o avanço da IA, em breve ninguém precisará abandonar nenhum idioma.

    • @nasfoda_gamerbrbigproducti5375
      @nasfoda_gamerbrbigproducti5375 Před rokem +1

      @@rafaeldcarmo Claro que públicos pequenos são de interesse do mercado, apenas haverão menos empresas naquela área.

    • @rafaeldcarmo
      @rafaeldcarmo Před rokem +1

      @@nasfoda_gamerbrbigproducti5375 quem diz isso são as mesmas pessoas que falam que quem lacra não lucra.

  • @rodrigolima633
    @rodrigolima633 Před rokem +1

    Ótimo vídeo! Obrigado pelo conteúdo!

  • @japeri171
    @japeri171 Před rokem +13

    Linguisticamente é uma pena!O Islandês,por ser uma língua isolada,mantinha traços que as outras línguas escandinavas não mantiveram.Além,de ser um dos poucos países ocidentais a manter o sobrenome patronímico(quando o sobrenome faz referência ao nome do pai).
    Infelizmente,uma população tão pequena saber Inglês. também tem suas desvantagens.

  • @brunomoura7719
    @brunomoura7719 Před rokem +1

    Excelente tema e abordagem! Obrigado pelo conteúdo de qualidade.

  • @luisotavio2068
    @luisotavio2068 Před rokem +11

    O canal sempre me surpreende com a qualidade do conteúdo, meus parabéns Rafael! Você tem talento daria um bom antropólogo

  • @tiabeti4291
    @tiabeti4291 Před rokem +1

    Seus vídeos são sempre excelentes. Um forte abraço para você e Pamela..

  • @geraltk1933
    @geraltk1933 Před rokem +49

    O Brasil também. Estamos agora falando a língua do amor e do L

  • @Auryluci
    @Auryluci Před rokem +1

    Assistir aos seus vídeos, é um grande aprendizado que nenhuma escola pode nos oferecer. Te admiro demais, por ter nascido em uma periferia de sp e ter tido coragem, persistência e inteligência pra chegar onde está. Você é um orgulho para todos brasileiros.

  • @marcosasrocha
    @marcosasrocha Před rokem +1

    Rapaz...dos melhores videos que ja assisti no youtube!
    Parabéns

  • @icaroneves3620
    @icaroneves3620 Před rokem

    Seus vídeos são tão legais, de todos os canais, eu aprecio bastante.

  • @n2ogames2022
    @n2ogames2022 Před rokem +11

    A Islândia deve ser um sonho pros jogadores de Skyrim

  • @gustavoridguer9160
    @gustavoridguer9160 Před rokem +12

    Eu particularmente não gosto de muitas intervenções estatais, mas essas para manter a língua viva eu abro uma exceção.

    • @candidomribeiro
      @candidomribeiro Před rokem

      Você acredita mesmo que isso está ocorrendo devido à falta de intervenção estatal?.
      Eu estou convencido do contrário, é o estado islandês que está intervindo no sentido de destruir o idioma islandês. Veja que o estado brasileiro está também destruindo o idioma português.
      Pare de acreditar no estado, o estado é o maior destruidor de culturas e não o mantenedor destas.

    • @candidomribeiro
      @candidomribeiro Před rokem +3

      Certamente que na Islândia, Holanda e outros, o moleque na escola já e doutrinado a dar uma importância maior ao inglês do que deveria e com isso a importância de seu idioma fica menor do que deveria.

  • @axlrose7702
    @axlrose7702 Před rokem

    Ótimo vídeo 👏🏻

  • @patricialima0702
    @patricialima0702 Před rokem +19

    Acredito que isso afeta a identidade do povo islandês, suas tradições culturais.

    • @candidomribeiro
      @candidomribeiro Před rokem +3

      Sim, e isso é péssimo para a liberdade e bom para os sonhos totalitários de um governo mundial.

    • @kaizennojujutsu6134
      @kaizennojujutsu6134 Před rokem +1

      Eles tem que colocar todes também

    • @stripe2020
      @stripe2020 Před rokem

      Purinha bobagem, identidade? O que interessa é emprego, liberdade, e dinheiro.

    • @candidomribeiro
      @candidomribeiro Před rokem

      @@stripe2020 Só que sem uma identidade cultural própria, você não terá emprego, dinheiro e muito menos liberdade. Você terá é escravidão, miséria e opressão.
      O pior será se você for um escravo que se acha livre...

  • @sneocatenaccio746
    @sneocatenaccio746 Před rokem +4

    Eu conheço um pouco de noruegues båkmal, estudei com uma professora norueguesa aqui no Rio de janeiro, e as vezes procuro material sobre línguas nórdicas. Numa dessas buscas acabei encontrando a band TYR e para minha surpresa o vocalista é super gente boa, tem canal aqui no CZcams, e fala alguns idiomas, acabei fazendo amizade com ele e as vezes converso com o mesmo.

  • @valdeirnascimento9261

    Ótima informação.

  • @danieldanisidi0114
    @danieldanisidi0114 Před rokem +35

    Na Holanda também, as pessoas estão trocando o holandês pelo inglês

    • @juniorp.2618
      @juniorp.2618 Před rokem +1

      Ambos já tem bastante semelhanças

    • @pedroevandrom
      @pedroevandrom Před rokem +20

      @@juniorp.2618 Não acho que tenham tantas semelhanças. O holandês está mais ligado ao alemão.

    • @pokemonward1747
      @pokemonward1747 Před rokem +9

      Deveriam fazer a mesma coisa aqui no Brasil, português só isola o Brasil de ganhar mais projeção no resto do mundo. O Brasil deveria oficializar uma outra língua além do português, isso abriria mais porta para nós. Infelizmente o português é uma língua pouco relevante internacionalmente. Deveriam co-oficializar o inglês ou espanhol aqui no Brasil ao lado do português

    • @ender8759
      @ender8759 Před rokem +16

      ​@@pokemonward1747 Inglês até vai, mas a maioria nunca iria aceitar o espanhol como língua oficial do Brasil.

    • @filhadodeusvivoherdeiradoa8826
      @filhadodeusvivoherdeiradoa8826 Před rokem +1

      @@pokemonward1747 Concordo plenamente com você.

  • @MariaDaSilva-bx6vw
    @MariaDaSilva-bx6vw Před rokem

    Rafa vc e mt smart 🎉🎉🎉

  • @serradojapi
    @serradojapi Před rokem +1

    Esse vai bater 1 milhão, no mínimo 500 mil!

  • @melissaferreira123
    @melissaferreira123 Před rokem +1

    vc tem q conhecer o bairro Vila da Serra, na grande BH, especificamente em Nova Lima!! foi considerado o bairro com pessoas mais ricas do Brasil, por diversas revistas, inclusive a Veja!

  • @Mariosergioladw
    @Mariosergioladw Před rokem +4

    O inglês é muito usado e cada vez mais será falado no país, apesar de não acreditar no desaparecimento do islandês, o mesmo está acontecendo em outros países nórdicos.

  • @edmaramendonca1911
    @edmaramendonca1911 Před rokem

    Ótimo canal

  • @magnomarchioni6428
    @magnomarchioni6428 Před rokem

    Salve scapella!

  • @Umpaisdecadavez
    @Umpaisdecadavez Před rokem

    Vc é foda ❤

  • @rivasantos3516
    @rivasantos3516 Před rokem

    Top!

  • @marciopagnussat5760
    @marciopagnussat5760 Před rokem

    Interessante tchê, espero que Islândia consiga preservar sua cultura de sua lingua (a islandesa). Tu ja fez sobre visita a Ilhas Faroe ? Algum video sobre esse país territorio dinamarquesa ( que esta lutando pela independencia para ficar livre da Dinamarca).

  • @demerito
    @demerito Před rokem +2

    Canal maravilhoso! Parabéns pelo trabalho!

  • @michaellucas2933
    @michaellucas2933 Před rokem +1

    Esse mundo está nos revelando cada vez mais
    Situações misteriosas

  • @renatoalmeidaantunes6442
    @renatoalmeidaantunes6442 Před rokem +11

    Fala Rafael blz. Sei que vc está no Canadá, queria que vc fizesse um vídeo sobre a província de Alberta que está a um tempo querendo independência. Queria que vc falasse se isso seria bom para a província virar um país e qual a chance disso acontece? Abraço.

    • @joriovasconcelos3815
      @joriovasconcelos3815 Před rokem +2

      Alberta quer independência mas Quebec tambem 😊

    • @OMundoEmFatos
      @OMundoEmFatos Před rokem +3

      Quebec quer bem mais que Alberta, e o movimento é bem mais relevante

    • @joriovasconcelos3815
      @joriovasconcelos3815 Před rokem +1

      @@OMundoEmFatos sim Quebec e louca pra se separar fala frances

    • @renatoalmeidaantunes6442
      @renatoalmeidaantunes6442 Před rokem

      @@OMundoEmFatos sim eu li algo sobre, mais parece que por a província e principalmente algumas das cidades ser bem mais conservadoras ( não aceitando muito essa agenda 2030 ) e sendo uma província mais rica e recebendo pouco de investimento estão em um movimento bem forte.

  • @DanielSambador
    @DanielSambador Před rokem

    Que vídeo mais interessante.

  • @emillygoelzer1224
    @emillygoelzer1224 Před rokem

    Boa tarde 🌹

  • @luanbatera
    @luanbatera Před rokem

    SÓ LEMBRO DO LIVRO / FILME VIAGEM AO CENTRO DA TERRA ❤❤❤

  • @zaveve18
    @zaveve18 Před rokem

    Em primeiro lugar um vídeo bem diferente, muito bom.
    Um grande diferencial não só para a Islândia, mas também para Noruega e Dinamarca, são países com uma mono cultura na sua criação.
    Exemplo do guia turístico que entende a linguagem de mil anos, enquanto aqui no seu exemplo é muito mais difícil entender a linguagem de 500 anos.
    Cuidado em preservar a sua linguagem,.
    Uma população pequena facilita controle sobre os gastos públicos e suas aplicações sejam mais transparentes com conceitos de responsabilizações em caso de desviar, aí não acontece a corrupção que é é causada pela impunibilidade de quem a faz.
    Eles têm orgulho de sua origem única, sem divisões, o que não acontece aqui no Brasil
    País sempre muito explorado por causa de suas riquezas, por diversas civilizações,
    Gostei muito da forma de colocação do guia, com orgulho da sua identidade cultural, preservando valores tradicionais, como o escrever um livro no seu idioma.
    PARABÉNS pelo seu canal

  • @renatare3796
    @renatare3796 Před rokem +2

    Se puderes , pergunte ao guia como fica a situação do descarte das baterias Tesla que são altamente poluidoras e sem reciclagem?

  • @silviomp
    @silviomp Před rokem

    Sou inscrito nos canais há tanto tempo e vejo tantos vídeos, que se um dia eu encontrar o Raphael na rua, vou achar que é meu parente 😂😂😂😂

  • @davidedson9522
    @davidedson9522 Před rokem +7

    Mesma coisa acontece na Bélgica e Países Baixos tem muitos cidadãos que naturalmente sem querer estão trocando o neerlandês pelo o inglês, isso acontece principalmente entre a geração mais jovem.

    • @pokemonward1747
      @pokemonward1747 Před rokem +2

      Deveria ocorrer no Brasil, trocarmos o português pelo inglês

    • @geovanagomesbarros2416
      @geovanagomesbarros2416 Před rokem +14

      ​@@pokemonward1747 Não msm! O português é um idioma lindo,e mostra nossa cultura.

    • @sneocatenaccio746
      @sneocatenaccio746 Před rokem +5

      @@geovanagomesbarros2416 além de ser riquíssimo, coisa que o idioma bretão jamais será. Nesse ponto sou como os francos que odeiam falar o idioma bretão.

    • @davidedson9522
      @davidedson9522 Před rokem +7

      @@pokemonward1747 calma lá, o pessoal aqui nem sabe falar português direito quanto mais o inglês. Não dá certo, o português se tornou parte de nossa cultura, somos o país com maior falantes de língua portuguesa do mundo. O que acontece nesses países são por causa das imigrações, empresas e mais de um idioma falado no caso da Bélgica onde existe regiões onde se fala neerlandês, francês e alemão, e por causa disso algumas pessoas usam o inglês para se comunicar com outra pessoa de outra região, até a seleção da Bélgica os jogadores falam inglês entre si, mas por fim no Brasil nunca iria dá certo, apenas poderia usar o inglês como segunda língua no futuro se todos forem alfabetizados.

    • @MarkHobbes
      @MarkHobbes Před rokem +4

      Em Portugal já percebo os mais jovens misturando inglês com português e muitas vezes só se comunicam com palavras em inglês. É muito esquisito. Percebi isso com streamers portugueses e pensava que era só limitado a esse tipo de gente, mas se você for numa escola verá os adolescentes usando tanto termo inglês que não me assustaria se daqui a uns anos o inglês fosse mais falado que o português.

  • @tuliocoutinho5371
    @tuliocoutinho5371 Před 10 měsíci

    Interessante.

  • @demostenesbr
    @demostenesbr Před rokem +2

    4:14 - O motorista islandês está a 96Km/h numa estrada quase extreita como a minha rua em São Paulo. Se fosse no Brasil, a velocidade máxima permitida seria 40Km/h.

  • @darioOz
    @darioOz Před rokem +2

    Eu acho que é um tremendo desrespeito com a nação, dizer que são "poucos falantes" não justifica pois, se o Google por exemplo, fosse originária desse país, provavel que inglês seria 2º idioma na plataforma e afins por obrigação!

  • @victoreriveltondesouzasilv9500

    Cara seu canal é show. Mas Você conhece onde posso fazer o curso de Islandês?

  • @cintiacruzaranha2433
    @cintiacruzaranha2433 Před rokem

    Vídeo novo ☺️

  • @heliodias1030
    @heliodias1030 Před rokem +1

    Queria falasse sobre línguas crioulas e região de casamansa que fica na África.

  • @igorferrari1301
    @igorferrari1301 Před rokem

    Sugestão: se puder, faça algum dia vídeos sobre povos sem uma nação, como os ciganos e os curdos

  • @klausbighi7045
    @klausbighi7045 Před rokem +2

    Respondendo á pergunta sobre preservação do Idioma:
    O Estado está sendo só o meio que eles têm disponível hoje para tal. Não havendo um estado, a população usaria de qualquer outro coletivo pra fazer exatamente como já estão fazendo.
    O ponto de ruptura é: Interesse.
    Existe interesse dos Islandeses preservarem patrimonio cultural e identidade coletiva como nação? Sim.
    O Brasil é o melhor exemplo de como o Estado caga pra preservação de culturas nativas e esses mesmos povos, por conta própria, cultivam suas culturas originais como faz a tribo da Ysani Kalapalo, DADAS AS DEVIDAS PROPORÇÕES POPULACIONAIS entre tribos indígenas e Islandia.

  • @mariaivaniraoliveira5368
    @mariaivaniraoliveira5368 Před 3 měsíci

    😍

  • @otaviojc
    @otaviojc Před rokem

    Islandes tem um sotaque lindo demais!

  • @heitor6339
    @heitor6339 Před 10 měsíci

    Oi Rafael. Como vai? Eu aceitei o seu desafio e vou responder como o livre mercado poderia ajudar o Islandês a se manter vivo. Como um Anarcocapitalista que sou, é importante eu tentar passar uma visão interessante sobre o assunto sob o espectro libertário. Então, vamos lá!
    Primeiro: Como o livre mercado valoriza a liberdade de escolha, poderia se criar incentivos para o uso do Idioma de forma espontânea. As empresas e organizações poderiam ser incentivadas a usar o islandês em suas operações, seja por meio de regulamentações que promovam seu uso ou por meio de incentivos fiscais para empresas que o adotem em suas comunicações e operações. Tá certo que essa idéia puxa um pouco do estado. Mas poderíamos usar governos privados para isso, não acha?
    Segundo: O incentivo a educação e ao aprendizado do idioma. Poderia aver um mercado de educação competitivo que pode oferecer uma variedade de recursos de ensino de idiomas, incluindo programas de imersão em islandês, aulas particulares e soluções online. Isso pode facilitar o acesso ao aprendizado do idioma!
    Terceiro: A criação de aplicativos e tecnologias para manter o idioma vivo e o uso destes para o ensino. Empresas de tecnologia poderiam criar aplicativos e ferramentas de aprendizado de idiomas que ajudem as pessoas a aprender e praticar o islandês. O livre mercado incentiva a inovação e a competição, o que pode levar a melhores soluções de aprendizado!
    Quarto: A cultura e tradição são fundamentais para a identidade de um povo. A promoção da cultura islandesa por meio de filmes, músicas, livros, jogos e outras formas de mídia podem aumentar o interesse pelo idioma. Empresas privadas podem desempenhar um papel importante na produção e distribuição desses materiais!
    Quinto: A tradução e localização do Idioma feita de forma espontânea ou por incentivos dos nativos. Para manter o islandês relevante na era da globalização, serviços de tradução e localização podem ser fornecidos por empresas privadas, permitindo que empresas islandesas alcancem mercados internacionais e mantenham seu idioma em uso. Projetos voluntários também podem funcionar, assim como já funcionam projetos feitos por fans para traduzir um jogo para o seu idioma, sem fins lucrativos!
    Sexto: A criação de organizações sem fins lucrativos e um mercado voluntário. Eles podem dar origem a organizações sem fins lucrativos para se dedicarem à preservação e promoção da língua islandesa. Essas organizações podem buscar doações e financiamento voluntário, como financiamento coletivo em plataformas de crowdfunding, para apoiar as iniciativas relacionadas ao idioma!
    Sétimo: A criação de um mercado de turismo cultural. O turismo pode ser uma fonte de receita significativa para a Islândia. O setor privado pode trabalhar juntamente com governos privados do país para promover o islandês como parte integrante da experiência cultural para os visitantes, incentivando seu uso em setores como hospitalidade e turismo. Ajudando na sua preservação e propagação!
    Oitavo e último: A consciência cultural do povo Islandês. Os islandeses devem voluntariamente, e de forma não coercitiva, promover a importância do próprio idioma islandês na identidade cultural e histórica do país. O desejo de preservar e manter vivo não só o idioma mas toda a identidade islandesa deve partir dos próprios islandeses. O objetivo de aumentar o desejo das pessoas de aprender e preservar o idioma devem vir apartir da própria população em questão!
    Espero ter ajudado a dar uma boa idéia do ponto de vista libertário sobre a pergunta que você fez. Excelente conteúdo e um forte abraço!

  • @ChrisRafa92
    @ChrisRafa92 Před rokem

    Qual o melhor curso de inglês?

  • @brunofreitas1957
    @brunofreitas1957 Před rokem +7

    Morar na Islândia é um sonho distante, mas valeria apena o esforço

  • @eltongaspardecastrovalois

    esperanto rezóuLvi

  • @danivalcamposnogueirajunio1202

    Rafael, já foi para ilha faroe?

  • @Drazy443
    @Drazy443 Před 5 měsíci

    Queria muito aprender o islandês, eu vi umas formas fáceis de imersão, porém eu não sei nada para começar, eu sei bem pouca coisa sobre o islandês

  • @filhadaputa165
    @filhadaputa165 Před rokem +5

    Acho que a ameaça a lingua islandesa tambem parte do proprio governo, afinal muitos paises da Europa dão cursos da lingua local gratuitamente, o que não é o caso aqui na Islândia, onde os cursos de Islandês sao bem caros, portanto nao tem incentivo para o estrangeiro aprender a lingua.

    • @candidomribeiro
      @candidomribeiro Před rokem

      Sim, são os governos os responsáveis por todo esse genocídio cultural.
      E esses "teens" achando que é o mercado...

    • @fabiolucas172
      @fabiolucas172 Před rokem

      Deveriam proibir a entrada de estrangeiros. Pq é um país pequeno.. é uma ameaça a cultura deles

  • @tavaresdetonado
    @tavaresdetonado Před rokem

    Eu estudo filandes pelo duonlingo

  • @jurandirlourenco7546
    @jurandirlourenco7546 Před rokem +3

    Me comunico em inglês e é maravilhoso saber que eu não tenho barreira e sei o quanto tem de pessoas em todo mundo que tem essa barreira e quanto deixam de evoluir por isso eu sou categórico só deveria só existir a língua inglesa no mundo e que todos os países abandonasse todo e qualquer idioma que não fosse o inglês.

    • @candidomribeiro
      @candidomribeiro Před rokem

      Aí o governo mundial seria implementado e você não teria liberdade alguma.

    • @candidomribeiro
      @candidomribeiro Před rokem +5

      E se você acha que conhece o mundo por causa do inglês, isso é falso.
      Você conhece o outro país numa versão anglicizada, totalmente filtrada.
      Não tem como conhecer outro povo, outra cultura sem aprender o idioma nativo deles.
      Sua visão passará bem longe da realidade daquele povo.

    • @TheShowMaker
      @TheShowMaker Před rokem

      ​@@candidomribeiro uma coisa não tem nada a ver com a outra, esse negócio de governo mundial é muito improvável de acontecer, muitos países não aceitariam esse regime, os próprios países da UE já possuem várias divergências por causa da suposta união deles, então imagine o caos de 1 só governo.

    • @candidomribeiro
      @candidomribeiro Před rokem +3

      @@TheShowMaker e isso tudo acontece devido às enormes diferenças culturais, linguísticas e até religiosas que existem dentro da União Européia.
      Acabe com tudo isso, coloque uma única língua no mundo e o tal governo mundial será implementado sem resistência.
      Tudo começa pelo idioma, não tem como desvincular o idioma de sua cultura original, ambos estão simbioticamente ligados.
      Quando um idioma morre, toda uma cultura, modo de pensar, etc... Morrem juntos.

    • @pokemonward1747
      @pokemonward1747 Před rokem +1

      É radical, mas seria mais útil. Porém, infelizmente o brasileiro é muito apegado com o seu irrelevante português que de muito lhe servem internacionalmente

  • @marcospuglia2366
    @marcospuglia2366 Před rokem

    E assisti recentemente um vídeo sobre Islândia e eles tem uma lista de nomes de meninos e meninas que nascem que podem receber o nome E aí no caso lá ninguém seria batizado com o nome de "Richarlison"
    Gosto muito de saber assunto sobre a Islândia Pois é muito pouco divulgado

  • @charleslinzdemelo4549

    Tem que aumentar a população,o povo tem que saber falar o islandês.Filmes dublados na língua TB.A população e muito pequena.Seria necessário um incremento na população.

  • @atila.saraujo
    @atila.saraujo Před rokem +2

    Quais seriam as soluções do livre mercado? Resposta: Não seria!
    O mundo muda. O mercado muda. Línguas, culturas e etc aparecem, línguas, culturas e etc somem. É da vida. Não é o estado criando essas políticas que vai conseguir segurar o rio da vida. Forte abraço.

  • @FernandaSantos-ek5sb
    @FernandaSantos-ek5sb Před rokem +1

    O portugues em 800 anos ja modou muito sendo era assim na primeira versao . 27 de junho de 1214: “En o nome de Deus. Eu rei don Afonso pela gracia de Deus rei de Portugal. seendo sano e saluo tem ete o dia de mia morte a saude de mia alma. e a proe de mia molier raina dona Orraca e de meus filios e de meus uassalos…” vc poder entrar algumas palavras ja outras esta estanha . A islandia tem o mesmo problema outros lugares aqui no brasil outros idiomas fora o portugues tem risco de desaparecer sendo os idiomas nativos é tambem outros idiomas veio pelo imigrantes como o hunsrik , poremano é etcs .

  • @michaellucas2933
    @michaellucas2933 Před rokem +1

    Eu prefiro pensar em falar só inglês

  • @natanalves9509
    @natanalves9509 Před rokem

    De qualquer forma é muito fino 🍷

  • @diego-wn2vk
    @diego-wn2vk Před rokem

    mano, como q eu faço p ter um bigode assim?

  • @leandrocecco3085
    @leandrocecco3085 Před rokem +2

    Como professor de idiomas e libertários, acho que isso não é um problema que deveria ser resolvido pelo governo asim como nenhum outro.
    A resposta fácil é dizer que se as pessoas não estão resolvendo por si só, não é um problema, mas acredito que sem a intervenção estatal na economia sobram mais recursos para as pessoas que se importam investirem nisso.
    Uma boa maneira na minha opinião são a criação artistica, como nas séries, e a de vocês?

  • @fabiov12silva62
    @fabiov12silva62 Před rokem

    up

  • @pedecaralfenas7099
    @pedecaralfenas7099 Před 7 měsíci

    É fácil emprego na Islândia ?

  • @axelzambiasischu
    @axelzambiasischu Před rokem +3

    Eu sendo libertário penso que as pessoas mais velhas práticasem com seus filhos, netos e bisnetos o islandês como pessoas no Brasil que falam ainda italiano, alemão e outras línguas de dialetos antigos mas que infelizmente estão morrendo com a geração dos meus avós maternos o dialeto italiano de sei lá quantos anos atrás e o alemão com dialeto antigo também por parte do meu pai que fala algumas coisas com migo, mas infelizmente temos que aprender o italiano e alemão modernos e não dialetos centenários que em breve morrerão

    • @OMundoEmFatos
      @OMundoEmFatos Před rokem

      Tá mas oq tem a ver ser libertário com isso?

  • @CarloQevedo
    @CarloQevedo Před rokem +1

    A língua é algo vivo, e como tal um dia morre.
    E parece que aquele que domina a tecnologia acaba impondo uma língua às sociedades menos desenvolvidas que a cultura dominante, e as tecnologias são dominadas ora por uma cultura, ora por outra.

  • @danielmedeiros1577
    @danielmedeiros1577 Před rokem +3

    Eu achei ser a internet uma forma de domínio sem "violência "dos USA sobre as outras nações; estamos presenciando a tomada de culturas,idiomas, imposições dos esportes, culturas etc dos outros países.

    • @pokemonward1747
      @pokemonward1747 Před rokem

      Os latinos estão dominando os EUA e os EUA dominando o mundo

    • @candidomribeiro
      @candidomribeiro Před rokem

      Para que o governo mundial seja implementado é necessário uma única língua, cultura, etc...
      O povo não entende que é essa babel linguística e cultural que nos permite ainda ter alguma liberdade.

    • @nasfoda_gamerbrbigproducti5375
      @nasfoda_gamerbrbigproducti5375 Před rokem

      @@candidomribeiro Governo mundial é impossível, se até para manter a China o governo está explodindo, como controlariam 7 bilhões? Não é questão de comunicação, é um problema intrínseco de organizações grandes e centralizadas, a ineficiência é grande demais para compensar o poder ganho.

    • @candidomribeiro
      @candidomribeiro Před rokem

      @@nasfoda_gamerbrbigproducti5375 você acha que seria difícil dominar 8 bilhões de robôs iguais e com a mesma programação?
      Essa agenda visa robotizar o ser humano e infelizmente tem tido algum sucesso entre essas americanetes do ocidente.

  • @ReidasloteriasReidasloterias

    Nó Brasil também estão trocando ó idioma, a língua portuguesa pelo todes.

  • @ederbernardes1704
    @ederbernardes1704 Před rokem

    Vivo em Portugal e isso tbm começa acontecer aqui, a grande maioria dos portugueses falam inglês, o que é uma vantagem pois toma o país atrativo para turistas, mas tbm tem a parte negativa os portugueses publicam muito bem inglês nas redes sociais, e é comum vemos em um grupo de 7 ou 8 pessoas sendo 1 ou 2 estrangeiros a conversa ser toda em inglês, e os estrangeiros que vivem aqui não sentem necessidade de aprender no português , conheço um alemão que vive aqui há 6 anos e não fala quase nada em português, na cidade que vivo 30 porcento é estrangeiro, assinados poucos acho que a língua de Camões vai morrendo na sua terra Natal, e vai ficar pros brasileiros manter o idioma

    • @cachorroninja5210
      @cachorroninja5210 Před 10 měsíci

      vai ficar para os brasileiros, angolanos e moçambicanos manter o idioma

  • @flaviolino7002
    @flaviolino7002 Před rokem

    👍

  • @andersonluiz6239
    @andersonluiz6239 Před rokem +5

    inveja desses paises que nao tem funk, e motos do capeta

  • @ricardojoseleivamachado3056

    Sabe, eu ainda não vi no Brasil, mas acredito que algo assim já exista (Bem, talvez não, e Tecnologia Muito Avançada), mas me deu uma Vontade de Rir quando seu Guia disse: "Falar com a Geladeira...", EU SEI, FALAMOS VOCALMENTE (Vocês, EU NÃO) com os Carros Modernos, e claro que a mesma Tecnologia e Aplicável as Geladeiras, mas que FICOU ENGRAÇADO, FICOU!!!
    Mas o Hebraico RESSURGIU das Sinagogas para o MUNDO MODERNO em relativamente pouco tempo, o Islandês está talvez numa posição Melhor.

  • @gk.storeli
    @gk.storeli Před rokem

    Subsídio pronuncia-se com som de 'ss', não de 'z'. Como 'subsolo'.

  • @Defadanado
    @Defadanado Před rokem

    Isentar de tributação a programação feita TODA em Islandês! Seria uma forma de estimular a Tesla e outras empresas que adotam a Internet das Coisas a preservarem esse idioma.

  • @vanderleimartins
    @vanderleimartins Před rokem

    Opa

  • @luidsonfelix2481
    @luidsonfelix2481 Před rokem

    e triste ver um idioma que faz parte da historia de um povo, de uma naçao desaparecendo assim dessa forma

  • @nunovieira5703
    @nunovieira5703 Před rokem +1

    Acontece com a língua portuguesa, os mais novos falamos brasileiro.
    O brasileiro é diferente do Português de Portugal

    • @zuuks9519
      @zuuks9519 Před rokem

      Cara nois falamo brasileirez, outros aí tão falando qui é fevelêz, eu sei não. Já já tou querendo aprendê português correto.

  • @franccorodrigo
    @franccorodrigo Před rokem +7

    Solução libertária: Qual o problema do islandês ser substutuído por Inglês? Não há nenhuma explicação lógica para se manter o islandês como idioma se os próprios islândeses não quiserem

    • @candidomribeiro
      @candidomribeiro Před rokem +8

      São os islandeses que não querem ou é a elite governante que quer?.

    • @jeangomes652
      @jeangomes652 Před rokem

      Os próprios islandeses não querem. Quem quer um idioma merda? Com o inglês eles estão abertos para o mundo todo

  • @italogabriel9760
    @italogabriel9760 Před rokem +6

    Pensando no lado pragmático, quanto menos línguas melhor, mas é uma pena já q a língua de maneira inerente está relacionada com a cultura.

    • @pokemonward1747
      @pokemonward1747 Před rokem

      Deveriam fazer a mesma coisa aqui no Brasil, português só isola o Brasil de ganhar mais projeção no resto do mundo. O Brasil deveria oficializar uma outra língua além do português, isso abriria mais porta para nós. Infelizmente o português é uma língua pouco relevante internacionalmente. Deveriam co-oficializar o inglês ou espanhol aqui no Brasil ao lado do português

    • @antonymiranda6293
      @antonymiranda6293 Před rokem +5

      @@pokemonward1747 não ia dar bem e nem funcionar rápido, população do Brasil é muito grande, ia demorar décadas.
      Provavelmente mais fácil fazer o país crescer economicamente para ter sua relevância, oq necessariamente não é pequena e sim pq o Brasil não é um país que gosta de exportar muita coisa.
      E tbm pq os outros países são menos relevantes. Brasil precisa é de bastante /Hard/Soft power, mas ae é foda quando os governantes nem sequer pensam nisso KKK.
      Brasil precisa se acertar primeiro.

    • @antonymiranda6293
      @antonymiranda6293 Před rokem +2

      @@pokemonward1747 mas eu entendi oq vc quis dizer, de fato priorizar o inglês mas escolas para no mínimo brasileiro fazer o básico, nas ensino no próprio país é uma merda e inglês não se for a atrativo para criança.

    • @ricardovieira5550
      @ricardovieira5550 Před rokem +4

      Ter menos idiomas é bom para as pessoas preguiçosas que não gostam de estudar e para criminosos de baixo grau de escolaridade que querem se instalar em outro país mais desenvolvido sem ter que aprender outro idioma.

    • @The_Solo_Player
      @The_Solo_Player Před rokem

      @@pokemonward1747 Infelizmente não se tem o incentivo necessário para tal no Brasil. Terminei o ensino médio em 2020. De todos os anos que passei na escola, aprendi muito pouca coisa de inglês. Depois disso, só fui aprender inglês de verdade, através da internet. Espanhol, não tive nenhum contato na escola. Sei que também é assim com a grande maioria dos brasileiros. Agora com o advento da internet, os brasileiros estão tendo mais contato com outras línguas, porém ainda está muito, muito distante de se ter uma outra língua oficial em nosso país.

  • @edermanutencaoejardim9138

    Moldava mudou o idioma para Romeno

  • @luizantoniogardiman7156
    @luizantoniogardiman7156 Před rokem +1

    Como todos os brasileiros convivemos com expressões inglesas no dia a dia. Como: Impeachment (que nada mais é do que impedimento), fui até criticado quando numa live escrevi impedimento ao invés de impeachment. Quando fui para Portugal pela primeira vez, descobri que o inglês é o idioma universal da Europa pela pluralidade de idiomas. Lá por segurança as placas de trânsito com a palavra pare estão em inglês: STOP (se tens olhos pare, brincam os portugueses). Sinceramente o mundo todo deveria abolir seus idiomas e transformar o mundo todo monolinguilistico, com o inglês de idioma no planeta inteiro. Aviso: se quiser discordar ok, só peço que me respeitem nas opiniões.

  • @joaomob.
    @joaomob. Před rokem

    Línguas e culturas morrem com o tempo. Processo natural assim como a vida e morte dos seres vivos, queiram ou não.

  • @miguelangelgonzalezgonzale3938

    E mesma coisa de Macau qui esqueceram o português

  • @Lampchuanungang
    @Lampchuanungang Před rokem

    O que acontece com o islandês acontece em maior ou menor escala com outros idiomas no mundo, é triste e decepcionante, na verdade tem que se arrumar solução para se evitar o desaparecimento de outras culturas. 🎉🎉🎉🎉🌼🌼🌼🌼🌼

  • @luiralovileira2975
    @luiralovileira2975 Před rokem

    A questao do idioma esta na contidade de pessoas quer falar ele alem disso tem a ver o lugar tambem tipo o pomerano deu certo no espírito santo como ninguén vai no espírito santo o pomerano deu certo no inteiro do espírito santo hoje em dia o idioma é oficial em 5 municipios. Sendo na europa o pomerano nao existe mais sendo hoje o alemao è polones dominar o lugar.

  • @umorepiadas
    @umorepiadas Před rokem +2

    Respondendo como um libertário:
    Tudo começa com oferta e demanda. Por que manter um idioma se não há mais a necessidade da existência do mesmo? Qual o mal na morte de um idioma?... Bom, o mais importante é a comunicação, independente do idioma. Além disso, pessoas que falam o Islandês ganhariam por seus serviços de tradução e/ou conservação histórica, assim como qualquer outro idioma morto "atinge o mercado". Então eu não vejo mal nenhum em um idioma morrer. Se a população realmente necessitar do idioma, naturalmente ele irá se manter. Em resumo, a sua pergunta é "como fariamos para manter um idioma" e a minha resposta poderia ser "por que manter um idioma?" essa coisa de se esforçar pra manter um idioma vivo é relacionado ao patriotismo de alguma forma, ou seja, beneficia o estado. Se a população não precisa necessariamente daquilo, vamos para a evolução.

    • @candidomribeiro
      @candidomribeiro Před rokem

      Será que o povo islandês quer o fim do seu idioma e consequentemente da sua cultura, ou é a elite governante que quer isso?.
      Eu também sou anarcocapitalista mas tenho o pé na realidade, sei que vivemos no estadistão.
      Pare de achar que você já mora no ancapistão.(mal de muitos libertários)

    • @candidomribeiro
      @candidomribeiro Před rokem

      Há um erro terrível aí no seu raciocínio.
      O que beneficia o estado é a padronização cultural e idiomática, por isso todo governo atenta contra a diversidade interna do país.
      Para que o governo mundial seja implementado é necessário uma única língua, uma única cultura, única religião, etc... Por isso o interesse das elites globalistas nessa padronização.
      O povo não entende que é essa babel linguística, cultural e até religiosa, que nos permite ter alguma liberdade.
      Liberdade e evolução é a descentralização, a liberdade é filha da descentralização.

    • @candidomribeiro
      @candidomribeiro Před rokem +1

      Não tem como conservar a cultura islandesa através do inglês.
      O que sobrará será uma versão anglicizada, totalmente desconectada da real cultura.
      Quando um idioma morre, morre toda uma forma de pensar.
      Nenhuma tradução traduz corretamente as idiossincrasias de um povo.

    • @umorepiadas
      @umorepiadas Před rokem +1

      @@candidomribeiro Maravilha. Nesse caso, os próprios “microgovernos” regionais islandeses fariam o trabalho de manter a língua viva

  • @cesarcastrodelima3459

    POPULAÇÃO PEQUENA E MELHOR ADOTAR O INGLÊS POR QUE FACILITARIA A COMUNICAÇÃO JÁ QUE TUDO NO MUNDO O INGLÊS E A LÍNGUA DOMINANTE NO MUNDO APESAR DO MANDARIM TER MAIS FALANTES