The question of Venezuela: the history out of the myth.

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 30. 01. 2019
  • Help keep and improve our channel: apoia.se/jonesmanoel
    Revolushow Link: revolushow.com/
    Hunger in Venezuela: Journalism that kills: revistaopera.com.br/2018/01/12...
    Venezuela at the crossroads: diplomatique.org.br/venezuela...
    Venezuela: The valley of shadows and the moral mountain of Safatle: evistaopera.com.br/2019/01/27/venezuela-o-vale-das-sombras-e-a-montanha-moral-de-safatle/?fbclid=IwAR2_EaKKHejf_g_MPQUCSsoDOSUyW0sgGpnEsyDdPrMQIaFPYb_-cwWUxJk
    A possible alternative: outraspalavras.net/alemdamerc...
    POLITICS OF DEVELOPMENT AND TRANSITION TO SOCIALISM: rebela.emnuvens.com.br/pc/art...
    They do not print dollars: outraspalavras.net/outrasmidi...
    Venezuela and its battle for sovereignty: iela.ufsc.br/noticia/venezuela...
    To Understand Venezuela: iela.ufsc.br/noticia/para-ente...
    Unconventional war against Venezuela: iela.ufsc.br/noticia/guerra-na...
    Venezuela and the defenders of democracy: iela.ufsc.br/noticia/venezuela...
    Venezuela, between chavismo and colonial restoration: iela.ufsc.br/noticia/venezuela...
    The socialist communes of Venezuela: politics and material production under the control of associated workers: www.periodicos.uem.br/ojs/inde...
    - Documentary South of the Border: • ao sul da fronteira du...
    - Documentary The Revolution Will Not Be Televised: • Video
    - Gleisi Hoffmann on the question of Venezuela: • O que está por trás do...
    Forbes article praising the Venezuelan electoral system: www.forbes.com/sites/forbesle...

Komentáře • 853

  • @rodrigoprojetistabim
    @rodrigoprojetistabim Před 5 lety +203

    Tese Onze me trouxe até aqui.

    • @RodrigoMarques54321
      @RodrigoMarques54321 Před 5 lety +2

      Também! Obrigado!

    • @jesusguzmanprof
      @jesusguzmanprof Před 5 lety +1

      Infelizmente também. Vergonha que a esquerda de Starbucks queira explicar ingenuamente o que acontece no meu país.

    • @nandudeliber
      @nandudeliber Před 5 lety +1

      @@jesusguzmanprof E na sua perspectiva acontece o que?

    • @jesusguzmanprof
      @jesusguzmanprof Před 5 lety +10

      @@nandudeliber o governo e regime militar de Maduro ganhou umas eleições fraudadas e irregulares. 1) A eleição presidencial foi adiantada inconstitucionalmente; 2) proibiram a participação de vários partidos e políticos de oposição, inclusive partidos e políticos chavistas, como foi o caso de Marea Socialista; 3) no momento da eleição havia mais de uma centena de presos políticos; e 3)previamente, na eleição da assambleia nacional constituinte (que foi convocada sem a devida autorização do povo), a empresa encarregada do voto electrónico, SmartMatic, declarou que os resultados que foram anunciados pelo CNE não coincidiam com os que eles tinham, portanto, qualquer eleição depois daquilo não tinha como ser legítima.
      O regime de Maduro é ditatorial e burguês, não admite oposição. Por isso mais do 88% da população venezuelana não reconhece ele. Por isso tem vários massacres em favelas e setores populares do país que tentam todos os dias se manifestar contra e exigindo direitos fundamentais.

    • @marcel.newton
      @marcel.newton Před 3 lety

      Recomendo a todos o livro O Caminho da Servidão escrito por Friedrich Hayek, a tese central de Hayek é que todas as formas de coletivismo, seja o nazismo ou o socialismo, levam inevitavelmente à tirania e à supressão das liberdades, conforme já se evidenciava à época pelos exemplos da Alemanha Nazista, da União Soviética, e dos demais países do bloco comunista e agora com a Venezuela.
      A ideia é simples e obvia, em um sistema de planejamento central da economia, onde a alocação de recursos é de responsabilidade de um pequeno grupo, e face à gigantesca concentração de poder nas mãos de um limitado número de burocratas, divergencias e falta de eficácia acerca da implementação das políticas econômicas levaria inexerovalmente ao uso da força pelo governo para que suas medidas fossem toleradas.
      E o fracasso das políticas instituídas pelos planejadores centrais seria sempre justificado pela falta de poder estatal para vencer as resistências aos planos, o que acaba levando ao uso ainda mais extensivo da violência contra os divergentes e à imposição de restrições à população em geral. A esta, por sua vez, era passada a mensagem de que o planejamento central só funcionaria sob um governo muito forte, o único capaz de fazer as coisas funcionarem. Frente aos repetidos fracassos do planejamento central, devidos à impossibilidade de planejadores racionais dominarem o número de informações necessário para controlar todas as relações econômicas de uma sociedade complexa, o uso da força crescia como falsa solução para os problemas de desabastecimento e miséria, num círculo vicioso que levava estes países fatalmente ao totalitarismo, como é perfeitamente o caso da atual Venezuela, que já foi um dos paises mais ricos da America latina, hoje, um dos mais pobres e miseraveis.
      Uma nacao nao é capitalista por simplesmente nao ter uma constituicao socialista, um pais é socialista quando a maior parte de suas politicas publicas sao de cunho socialista.

  • @agathaoc5734
    @agathaoc5734 Před 5 lety +466

    Adoro a tua capacidade de ser didático ao mesmo tempo que não é superficial ao tratar de temas complexos! Parabéns, camarada!

    • @JonesManoel
      @JonesManoel  Před 5 lety +15

      Obrigadooooo, camarada.

    • @fernandopaxecopaxeco196
      @fernandopaxecopaxeco196 Před 5 lety

      @@JonesManoel Vc é pião?

    • @danielluchesi4280
      @danielluchesi4280 Před 3 lety +2

      @@victorjose_45 Explanação perfeita.parabéns meu caro.pena que esses lunáticos não querem enxergar de tão embriagados que estão na ideologia.

    • @victorjose_45
      @victorjose_45 Před 3 lety +1

      @@danielluchesi4280 Parte importante do discurso que sustenta Maduro, é a ideia de que o único interesse que os EUA tem na Venezuela, é em tomar as suas reservas de petroleo. Mas a realidade é que os EUA nunca dependeram tão pouco do petróleo venezuelano.
      A participação da Venezuela entre os principais exportadores de petróleo para os EUA, caiu radicalmente na última década e isso não é exclusividade da Venezuela
      Nos últimos anos os EUA aumentaram consistentemente sua produção diária de petróleo diminuindo a sua dependência dos outros países. O salto é tamanho que os ianques se tornaram o maior produtor de petróleo do planeta acima inclusive da Arábia Saudita. Só o Estado do Texas produz mais petróleo do que o Brasil inteiro. A Venezuela estar na contra mão, sem dinheiro para investimentos, nesse momento a Venezuela produz 11 vezes menos barris de petróleo que os EUA, número insuficiente para colocar a Venezuela entre os 10 maiores produtores mundiais
      Em 2017 os EUA produziram 16% de todo o petróleo da Terra e consumiram 20%. A tendência é que toda a produção de Petróleo nos EUA aumente o equivalente a tudo que a Venezuela produz
      Segundo a US energy information Administration já apartir de setembro de 2020 os EUA passarão a exportar a sua produção excedente. Os números são tão otimistas que a previsão é que no ano seguinte os EUA venda para as outras nações pelo menos 1 milhão de barris por dia, um volume maior que toda produção de petróleo venezuelano de 2018.
      A verdade é que os EUA nunca foram tão independentes para questionar a ditadura venezuelana, e talvez porisso sejam tão incisivos nesse momento como nunca antes.
      A Venezuela passa por uma terrível crise humanitária,e a verdadeira dimensão do problema é o seguinte: Atualmente na Venezuela o salário mínimo é de apenas o equivalente a US$ 6,38 por mês, uma quantia indiscutivelmente insuficiente para a sobrevivência, é o bastante apenas para adquirir uma dúzia de ovos, meio quilo de carne. O resultado é uma inevitável crise de fome. Em 2017 , 64,3% dos venezuelanos perderam em média 11,4 quilos, 9 em cada 10 habitantes do país admitiram não conseguir pagar a sua alimentação diária. E o problema não é apenas de consumo, mas também de produção. Em 2008, a Venezuela produzia 70% da sua comida necessária para alimentar a sua população, uma década depois esse número chegou a meros 20%.
      Há uma constante falta de alimentos nos principais supermercados do país, além de filas intermináveis.
      A comida não é o único problema. Com a maior inflação do mundo, mais de 1000.000% em 2018, os laboratórios médicas venezuelanos não conseguem adquirir matérias-primas, e atualmente trabalham cerca de apenas 30% da sua capacidade instalada em média. Graças a essa situação, a Venezuela lida com uma intensa escassez de remédios. A população venezuelana se alimenta a cada vez menos, e quando estão doentes não tem acesso a um tratamento médico adequado.
      É importante ressaltar não há qualquer embargo econômico no país. Os EUA são inclusive os maiores parceiros comerciais da Venezuela. O comércio bilateral de mercadoria entre os dois países atingiu US$ 16,1 bilhões em 2016. As sanções impostas pelo governo americano são direcionadas a algumas organizações venezuelanas e dirigentes do governo venezuelano acusados de corrupção. As sanções consiste em impedir cidadãos americanos de adquirirem títulos da dívida pública venezuelana. Essas sanções no entanto são recentes , impostas por Trump muito tempo depois da instauração da crise humanitária, não impedem os venezuelanos de negociarem mercadorias com qualquer outra nação, inclusive alimentos e remédios dos próprios americanos. De fato os americanos continuam adquirindo o petróleo venezuelano. Portanto a ideia de que a crise humanitária na Venezuela é culpa das sanções impostas pelos EUA , não passa de propaganda ideológica esquerdista.
      A crise humanitária na Venezuela não estar restrita a um único território. Segundo a ONU, mais 3,4 milhões de venezuelanos abandonaram o país nos últimos anos, o que equivale a mais de 10% da população venezuelana. São cerca de 5 mil venezuelanos atravessando as fronteiras todos os dias, boa parte deles a pé.
      Boa parte dos imigrantes elegem países latino-americanos que falam espanhol como o seu destino. Nos últimos anos essa escolha se deu sobretudo na Colômbia, com 1,1 milhão refugiados, Peru com 506 mil, Chile com 288 mil e no Equador com 221 mil. O Brasil recebeu 96 mil refugiados venezuelanos nesse tempo. A situação é tão catastrófica que os venezuelanos já são o maior grupo a pedir asilo aos EUA. Segundo a ONU, essa é a maior crise de refugiados da história recente do continente sul-americano, sendo consistente maior que a crise europeia
      Nos últimas 4 anos o número de venezuelanos que alcançaram outros países na América, foi quase o dobro de refugiados que entraram na União Europeia no mesmo período. É exatamente por isso que não é um problema d e apenas uma nação, mas de todo o planeta. Especialmente aos países mais afetados por uma crise humanitária, que tem como principal responsável o ditador Nicolas Maduro.
      Com tamanha dificuldade economica, a Venezuela não estancara a sua sangria enquanto permanecer governada por um ditadura. Na Venezuela há 966 presos políticos, o maior número de sua história. Com dezenas de denúncias de tortura e estupro.
      Em menos de dois anos entre 2015 e 2017, o Estado venezuelano realizou mais de 8.200 execuções segundo a Anistia internacional. Em 2018, a Venezuela registrou 23 mil homicídios, pelo menos 30% deles executados por policiais ou militares. Em março de 2017 num golpe de Estado realizado por Maduro, a Assembleia geral da Venezuela perdeu o direito de legislar, o que significa dizer que não há divisão de poderes no pais. Em 2018, com o controle do judiciário nas mãos, Maduro foi reeleito numa eleição ilegítima, fora do calendário eleitoral, que não contou com a presença da oposição, boa parte dela presa, nem de opositores internacionais independentes. Com inúmeras denúncias de compras de votos, mais da metade da população venezuelana, sequer compareceu as urnas. A Assembleia Nacional venezuelana aliás, mesmo na clandestinidade não reconhece legitimidade de Nicolas Maduro. O parlamento entende que o seu mandato foi encerrado no dia 10/01/2019, a data final de seu mandato, e que Maduro usurpa nesse instante a cadeira presidencial. É exatamente por causa disso que Juan Guaido, o presidente da Assembleia Nacional se autoproclamou presidente interino da Venezuela até que novas eleições sejam convocada. O seu mandato é reconhecido pelas principais democracias do mundo, como Canada, Austrália, Japão, Reino Unido, França e Alemanha. Maduro, tem o apoio de países com frequentes denúncias de violações de direitos humanos com Cuba, China, Rússia e Irã.
      A Venezuela jamais resolverá os seus problemas enquanto permanecer enclausurada em uma ditadura.

    • @jairocabral3952
      @jairocabral3952 Před 3 lety +1

      @@victorjose_45 FANTÁSTICO RELATÓRIO!!! E tudo isso com os comunistas socialistas marxistas trabalhistas PTistas PSOListas ocupando todos os dias as Tribunas do Congressso para elogiar FIDEL CHE CHAVES MADURA LULA DILMA e pedirem chorando que o Brasil se transforme numa nação COMUNISTA BOLIVARIANA.... JAMAIS A NOSSA BANDEIRA SERÁ VERMELHA!!!!!!!!!

  • @tamiressilva5894
    @tamiressilva5894 Před 4 lety +29

    Quarentena: maratonando os vídeos do Jones. Obrigada pelo excelente trabalho, camarada!
    Um abraço do interior do Paraná!

  • @tiberio1352
    @tiberio1352 Před 5 lety +4

    Sou do PERU..... INSCRITO !!!
    Parabens Jonas Manoel....excelente capacidade de analisis e completo em conteudo.
    Gracias.

  • @dianahsantana1
    @dianahsantana1 Před 5 lety +23

    ótimo vídeo, e feliz demais por estar no revolushow!!

  • @Oanjoexterminador
    @Oanjoexterminador Před 5 lety +225

    Esse vídeo PRECISA ser legendado em inglês. Essa mensagem tem que chegar em outros países.

    • @Gustavo-um2dp
      @Gustavo-um2dp Před 5 lety +4

      Como faz pra legendar? Tem como fazer pelo CZcams?

    • @andrekilik
      @andrekilik Před 5 lety +10

      Um youtuber Britanico fez um video similar há uns tempos atrás. Ele usa até os mesmos dados que o Jones.
      Segue video:
      czcams.com/video/le86H7Xfjrc/video.html

    • @Oanjoexterminador
      @Oanjoexterminador Před 5 lety +2

      @@Gustavo-um2dp tem como fazer o arquivo .srt no Subtitle Workshop e upar no vídeo.

    • @TonyJPaixao
      @TonyJPaixao Před 5 lety

      Concordo plenamente. 👍👍

    • @lyvpodda
      @lyvpodda Před 5 lety

      @@andrekilik Esse mesmo cara publicou um vídeo novo sobre o tema essa semana também.

  • @rossetquirino157
    @rossetquirino157 Před 5 lety +21

    Agradeço ao Tese Onze por me mostrar essa canal maravilhoso e necessário

  • @btzmello
    @btzmello Před 5 lety +35

    Caaaaaaraaaaaalho irmão kkkkk
    É vídeo embasado que vcs querem? Tomaaaaa
    Chique demais meu
    Obrigada por compartilhar todas essas informações e conhecimentos!
    Um dos únicos conteúdos sobre a Venezuela na internet que apresenta de maneira muito bem explicada e embasada todas as complexidades da real situação venezuelana

  • @anjosfraga7
    @anjosfraga7 Před 5 lety +24

    Muito bom camarada, o mais próximo da verdade que já vi sobre a Venezuela, país mais deturpado no Brasil.

  • @cassiapalmeira8365
    @cassiapalmeira8365 Před rokem +7

    Vídeo extremamente necessário. Não sei pq não assisti antes, mas finalmente assisti! obrigada, Jones

  • @xmarinhoxanderson84
    @xmarinhoxanderson84 Před 5 lety +77

    Vim por indicação de um tweet da Sabrina Fernandes e achei muito foda! Acaba de ganhar um inscrito e apelo urgentemente por um vídeo seu em conjunto com a Sabrina. Parabéns!

    • @marcel.newton
      @marcel.newton Před 3 lety +1

      Aquela mesa ali atras esta limpinha, deve ser de tanto passar pano.
      Ridiculo ver viuva de Stalin, em pleno seculo XXI defendendo a pior ditadura das Americas, exceto a Cubana.
      Recomendo a todos o livro O Caminho da Servidãoescrito por Friedrich Hayek, a tese central de Hayek é que todas as formas de coletivismo, seja o nazismo ou o socialismo, levam inevitavelmente à tirania e à supressão das liberdades, conforme já se evidenciava à época pelos exemplos da Alemanha Nazista, da União Soviética, e dos demais países do bloco comunista e agora com a Venezuela.
      A ideia é simples e obvia, em um sistema de planejamento central da economia, onde a alocação de recursos é de responsabilidade de um pequeno grupo, e face à gigantesca concentração de poder nas mãos de um limitado número de burocratas, a falta de eficácia acerca da implementação das políticas econômicas levaria inexerovalmente ao uso da força pelo governo para que suas medidas fossem toleradas.
      É o fracasso das políticas instituídas pelos planejadores centrais seria sempre justificado pela falta de poder estatal para vencer as resistências aos planos, o que acaba levando ao uso ainda mais extensivo da violência contra os divergentes e à imposição de restrições à população em geral. A esta, por sua vez, era passada a mensagem de que o planejamento central só funcionaria sob um governo muito forte, o único capaz de fazer as coisas funcionarem. Frente aos repetidos fracassos do planejamento central, devidos à impossibilidade de planejadores racionais dominarem o número de informações necessário para controlar todas as relações econômicas de uma sociedade complexa, o uso da força crescia como falsa solução para os problemas de desabastecimento e miséria, num círculo vicioso que levava estes países fatalmente ao totalitarismo, como é perfeitamente o caso da atual Venezuela, que já foi um dos paises mais ricos da America latina, hoje, um dos mais pobres e miseraveis.
      Uma nacao nao é capitalista por simplesmente nao ter uma constituicao socialista, um pais é socialista quando a maior parte de suas politicas publicas sao de cunho socialista.

  • @dustoccox
    @dustoccox Před 2 lety +5

    Muito bom, parabéns pelo vídeo! Eu estou lendo um livro sobre a Venezuela chamado "Construindo a Comuna: Democracia radical na Venezuela", estou na metade ainda, mas senti que estava faltando alguma explicação por fora sobre o contexto. Felizmente, trabalhos como o seu estão aqui no youtube ajudando a fazer um exercicio de retorno a explicar o "básico" que fica esquecido sobre tanta desinformação.

  • @angelicapereira2194
    @angelicapereira2194 Před 5 lety +16

    Vim pela Sabrina!! Muito obrigada por ess vídeo esclarecedor!! Eu precisava muito!! Parabéns pelo conteúdo!! 👏👏👏✊🏼

  • @viniciuspessoa1410
    @viniciuspessoa1410 Před 5 lety +75

    Muito obrigado Jones!
    Eu estava totalmente confuso sobre o que se passa na Venezuela.
    Tanto o vídeo anterior que vc fez sobre bolivarianismo quanto esse vídeo falando sobre a situação atual na Venezuela me esclareceram várias dúvidas, me desfizeram alguns mitos e me fizeram aprender coisa que eu desconhecia totalmente.
    Muito obrigado!

    • @marcel.newton
      @marcel.newton Před 3 lety +3

      Aquela mesa ali atras esta limpinha, deve ser de tanto passar pano.
      Ridiculo ver viuva de Stalin, em pleno seculo XXI defendendo a pior ditadura das Americas, exceto a Cubana.
      Recomendo a todos o livro O Caminho da Servidãoescrito por Friedrich Hayek, a tese central de Hayek é que todas as formas de coletivismo, seja o nazismo ou o socialismo, levam inevitavelmente à tirania e à supressão das liberdades, conforme já se evidenciava à época pelos exemplos da Alemanha Nazista, da União Soviética, e dos demais países do bloco comunista e agora com a Venezuela.
      A ideia é simples e obvia, em um sistema de planejamento central da economia, onde a alocação de recursos é de responsabilidade de um pequeno grupo, e face à gigantesca concentração de poder nas mãos de um limitado número de burocratas, a falta de eficácia acerca da implementação das políticas econômicas levaria inexerovalmente ao uso da força pelo governo para que suas medidas fossem toleradas.
      É o fracasso das políticas instituídas pelos planejadores centrais seria sempre justificado pela falta de poder estatal para vencer as resistências aos planos, o que acaba levando ao uso ainda mais extensivo da violência contra os divergentes e à imposição de restrições à população em geral. A esta, por sua vez, era passada a mensagem de que o planejamento central só funcionaria sob um governo muito forte, o único capaz de fazer as coisas funcionarem. Frente aos repetidos fracassos do planejamento central, devidos à impossibilidade de planejadores racionais dominarem o número de informações necessário para controlar todas as relações econômicas de uma sociedade complexa, o uso da força crescia como falsa solução para os problemas de desabastecimento e miséria, num círculo vicioso que levava estes países fatalmente ao totalitarismo, como é perfeitamente o caso da atual Venezuela, que já foi um dos paises mais ricos da America latina, hoje, um dos mais pobres e miseraveis.
      Uma nacao nao é capitalista por simplesmente nao ter uma constituicao socialista, um pais é socialista quando a maior parte de suas politicas publicas sao de cunho socialista.

    • @antoniojorge4085
      @antoniojorge4085 Před 2 lety

      @@marcel.newton parabéns esse cara aí que fala no vídeo é o mesmo que disse que os membros do STF têm que ser agredido ,outra coisa ele é muito suspeito pra falar da Venezuela kkkkk ,piada pronta

  • @joaodantas9259
    @joaodantas9259 Před 5 lety +75

    "até camisinha a venezuela compra de fora" MANOEL, jones. hahah, excelente, camarada

    • @JonesManoel
      @JonesManoel  Před 5 lety +19

      GRANDES INFORMAÇÕES IMPORTANTES rsrsrs

  • @joaosoares9538
    @joaosoares9538 Před 2 lety +3

    Ótimo vídeo, estou maratonando o canal, mt obg pelo seu trabalho Jones!

  • @luniversfrancophone2154
    @luniversfrancophone2154 Před 5 lety +2

    Mano, MUITO obrigado por esse vídeo!!! Que serviço didático, útil, lúcido. E muito bom ter postado as fontes. ABraço!

  • @denisgasco7356
    @denisgasco7356 Před 5 lety +6

    Olá! Cheguei até você pelo tese onze - outro canal que comecei a seguir recentemente. Hehhe obrigado pelo vídeo. Bem interessante e didático!

  • @raulgustavo6077
    @raulgustavo6077 Před 5 lety +7

    Vídeo didático e muito bem profundado, tá de parabéns!

  • @rodrigobastos7923
    @rodrigobastos7923 Před rokem +1

    Que vídeo completamente desconexo da realidade. Parabéns pela capacidade de imaginação

  • @andreanicezio2261
    @andreanicezio2261 Před 5 lety +11

    Comentando pelo engajamento.

  • @jessikaoliveira1156
    @jessikaoliveira1156 Před 3 lety +2

    Que vídeo de qualidade inquestionável!!! Obrigada, Jones, aprendo muito com vc!

  • @nielson182
    @nielson182 Před 5 lety

    Um vídeo bem objetivo e claro, parabéns, espero que continue produzindo vídeos dessa qualidade, precisamos de youtubers como você para melhorar o debate aqui nas redes.

  • @Elis.Rosa03
    @Elis.Rosa03 Před 5 lety +12

    Que aula sensacional!

  • @vanialourenco877
    @vanialourenco877 Před 5 lety +5

    Sensacional, obrigada por esclarecer tudo que eu ainda não sabia!!!! Demais!

  • @crisbr2132
    @crisbr2132 Před 5 lety +3

    Maravilhoso!MELHOR vídeo sobre o assunto, disparado, e sem precisar de nenhum efeito extra, só com bom conteúdo e ótima capacidade de expressão. Parabéns! Nova seguidora. Bjos.

  • @edgardocas91
    @edgardocas91 Před 5 lety +24

    Vim pelo Tese Onze!

  • @rafaelaperuchi6664
    @rafaelaperuchi6664 Před 5 lety +4

    Vídeo sensacional e descrição bem completa!

  • @andrezameskha2220
    @andrezameskha2220 Před 5 lety

    Sensacional! Lúcido e objetivo, sem muito rodeio ou pomposidade pra enfeitar discurso. É isso, amigo! Seguimos.

  • @Cestyoo
    @Cestyoo Před 5 lety +3

    Grande vídeo, professor! Obrigada pelo trabalho!

  • @JOSEROBERTO-gc7bv
    @JOSEROBERTO-gc7bv Před 2 lety +2

    Didático, profundo e de forma simples e direta. Muito bom!

  • @lbmissurini
    @lbmissurini Před 5 lety +3

    muito bom, esclareceu muita coisa :0 parabéns e obrigada pelo conteudo!

  • @efijr4505
    @efijr4505 Před 5 lety +9

    Ótimo vídeo. Parabéns camarada.

  • @alinemoreira3839
    @alinemoreira3839 Před 5 lety +1

    Perfeito!! Vamos compartilhar!!! Muito obrigada!!!!

  • @joaomartins7016
    @joaomartins7016 Před 5 lety +3

    Cara, só tenho que agradecer pela aula.

  • @fernandomartinsdacostareze4455

    ainda não terminei de ver mas tá sensacional, parabéns Jones!

  • @MarianeGaspareto
    @MarianeGaspareto Před 5 lety +1

    Cheguei aqui pela indicação da Sabrina. Adorei o vídeo! Que conteúdo de qualidade!!

  • @viniciusdanielformicolideo3547

    Parabéns pelo trabalho!

  • @evaldomunaretto2710
    @evaldomunaretto2710 Před 5 lety +2

    Vi você na Sabrina, do Tese Onze. Gostei muito do seu canal, Jones. Já me inscrevi e vou divulgar.

  • @vivianemachado6153
    @vivianemachado6153 Před 5 lety +11

    ótimo vídeo, aprendi muito! obrigada por compartilhar.
    é um assunto difícil de ter acesso ao "outro lado" da história, infelizmente, então muito mal entendido pode ser veiculado irresponsavelmente. gostaria que você falasse sobre as questões de censura de imprensa e perseguições a jornalistas que ouvimos sobre a Venezuela.
    obrigada, estou aguardando novos vídeos! :)

  • @pedroferrari9495
    @pedroferrari9495 Před 3 lety

    Obrigado por fazer o que você faz do jeito que faz! Muito sucesso pra você cara, parabéns!!

  • @anaclaragrosman6435
    @anaclaragrosman6435 Před rokem +5

    Me radicalizei em 2020 durante a pandemia, comecei por um vídeo da Rita VonHunty, Racismo é coisa de branco, jamais parei de pesquisar e o mundinho comuna do CZcams invadiu a minha home. Melhor coisa que me aconteceu nos meus poucos anos de vida

  • @mimmylove
    @mimmylove Před 5 lety +4

    Que vídeo didático. Obrigada pela explicação, até eu que estou chegando agora no assunto Venezuela achei muito interessante.

  • @superape8039
    @superape8039 Před 5 lety +3

    Muito bom, Jones!

  • @comunatv1453
    @comunatv1453 Před 5 lety +78

    Vídeo extremamente bom, o melhor que vi no youtube sobre o assunto.

  • @cledson9219
    @cledson9219 Před 2 lety +2

    Muito bons os seus vídeos sobre a Venezuela, parabéns, companheiro!

  • @dialetizando-prof.johnmate8473

    Excelente vídeo, camarada Jones. Parabéns!

  • @robsonleite9750
    @robsonleite9750 Před 5 lety

    Parabéns, mano. Sintético e cirúrgico.
    Bela contribuição

  • @TheBcarol
    @TheBcarol Před 5 lety +4

    Maravilhoso, parabéns pelo trabalho.

  • @criancaparticula446
    @criancaparticula446 Před 5 lety +1

    Ótimo vídeo. Parabéns pelo canal.

  • @brennomarinho7559
    @brennomarinho7559 Před 5 lety +2

    Parabéns pelo vídeo, Camarada!

  • @cabral1012
    @cabral1012 Před 5 lety +25

    Achei que vc só tinha feito uma participação no revolushow, mt bom saber que agora vc vai aparecer nos próximos programas

  • @edmarfigueiraleao6165
    @edmarfigueiraleao6165 Před 5 lety

    Muito bom esse vídeo. Já assinei o canal!

  • @gustavomozart7473
    @gustavomozart7473 Před 5 lety +1

    Vídeo PERFEITO! Meus parabéns

  • @mangusto765
    @mangusto765 Před rokem

    Parabéns, irmão. Não conhecia seu canal. Me inscrevi agora.

  • @TheArizaad
    @TheArizaad Před 5 lety +5

    Muito bom camarada Jones!!!!

  • @Pedrocaian
    @Pedrocaian Před 5 lety +5

    Parabéns camarada, vídeo mt bom

  • @ricardogabriel6075
    @ricardogabriel6075 Před 5 lety

    Tem fontes e é muito didático, mais um inscrito.

  • @onlyrodz
    @onlyrodz Před 5 lety +1

    dando sub no seu canal!
    não consigo ter o mesmo olhar sobre a questão como você, mas foi bom ouvir mais opiniões sobre esse caso e que não esteja ligada a uma mídia tradicional.
    fico no aguardo do seus próximos videos.

  • @joamirbrito3887
    @joamirbrito3887 Před 5 lety +1

    Parabéns, Camarada! Ótima síntese da situação venezuelana, esse é nível de conscientização que devemos deixar a disposição das pessoas. Saudações revolucionárias e comunistas. EM DEFESA DA REVOLUÇÃO BOLIVARIANA!

  • @aguilarsouza8269
    @aguilarsouza8269 Před 3 lety

    Vocês são show! Aliás Revolushow! Rsrs
    Valeu.!

  • @MeioAmbiente_AMO
    @MeioAmbiente_AMO Před 5 lety +5

    Com relação ao projeto popular, é muito bom ouvir a retórica, dialética que soa como musica aos ouvidos, principalmente quando bem apresentada por um jovem que tem um pleno do domínio do que se apresenta, porém, pegamos no Brasil um caso para tipificar (representando todas as associações populares venezuelanas), o MAB - Movimentos do Atingidos por Barragens. O nome já diz tudo, mas atrás do objeto, os atores, são treinados pra induzir, participar dos eventos públicos, por exemplo, as luta consciente na construção de um Projeto Popular para o Brasil. Articular alianças e apoios com movimentos, entidades sociais, sindicais e ambientais, universidades e organizações que se identificam com nossa luta faz parte de nossa estratégia. Bonito né? Só que na realidade apoia o PROJETO POLITICO (?), apoia o JOGO (?), ENTÃO resumindo, pessoas que a 18 anos foram atingidos por barragens nem são ouvidas pela instituição pois só lhes interessam apoiar o projeto de governo, bem como a realidade da Venezuela, onde só os participes do sistema, vivem na nata. Vamos lá?

  • @jorgefernandes7211
    @jorgefernandes7211 Před 5 lety

    Camarada, parabéns pelo conhecimento e por compartilha-lo!

  • @thomasccpr
    @thomasccpr Před rokem

    Muito bom o video. Parabéns pelo canal! Valeu!

  • @mariaellis7622
    @mariaellis7622 Před rokem +1

    Esse vídeo é atemporal!!!!

  • @jamilepinheiro4807
    @jamilepinheiro4807 Před 5 lety +3

    Ótimo vídeo!!!

  • @amandabarros7277
    @amandabarros7277 Před 3 lety

    Os títulos dos vídeos são muito bons vei, trabalho incrível

  • @walkyriaguimaraes771
    @walkyriaguimaraes771 Před 5 lety +57

    Parabéns, não existe um canal verdadeiramente de esquerda, achei você. Grata por todas as informações. Já havia visto o documentário ao Sul da fronteira, de Oliver Stone!

    • @JonesManoel
      @JonesManoel  Před 5 lety +6

      Bom demais que gostou, camarada.Tamo junto.

    • @TheNandoando
      @TheNandoando Před 5 lety +13

      tem vários e bons. tese onze, cifra oculta alguns exemplos, vais gostar :)

    • @user-qx5px5qi6d
      @user-qx5px5qi6d Před 6 měsíci

      Sim, tem vários. Todos eles muito ruins, ignorantes e cegos. Lógico: vocês são assim, o pior da história!

  • @sumidaotv
    @sumidaotv Před 5 lety +1

    é muito bom ouvir alguém inteligente falando. tenho algumas opiniões contrárias, mas entendo tudo o que você disse. parabéns pelo canal!

  • @jonathanoxley7154
    @jonathanoxley7154 Před 5 lety +6

    Salve Camarada! Parabéns pelo seu vídeos e por sua brilhante analise da situação a partir de uma perspectiva latino - americana.
    É triste ver como as nossas universidade estão abarrotadas de intelectuais descolados da nossa realidade, criticando uma experiência (bolivariana)desse nivel apartir de categorias eurocentricas e o pior de tudo ficando cada vez mais encastelados nos muros das universidades sem compreender e principalmente propor soluções e atitudes para transformar a nossa realidade.
    Como disse um velho muito sábio lá no sec. XIX não basta compreender o mundo é necessário transformar - lo.

  • @FernandoPereira88
    @FernandoPereira88 Před 5 lety +3

    A terceira fonte está faltando a letra "r", meu broder. Ótimas referências, aliás, estou devorando tudo.
    Ótimo vídeo! Muito obrigado, abraço e, por favor, continue a compartilhar conhecimento. ♥

  • @tiagomiguel1981
    @tiagomiguel1981 Před 5 lety +2

    Pqp, que vídeo foda!!! Valeu Jones por mais um petardo informativo

  • @r0ninh01
    @r0ninh01 Před 5 lety +2

    Camarada, como sempre adorei sua fala, divulgo seus vídeos sempre que posso, tinha muita informação sobre a Venezuela que eu não possuía, e agradeço por isso. Não me lembro de ter visto um vídeo seu sobre Cuba, caso não tenha feito, acho que seria uma boa !

  • @zenyocampos
    @zenyocampos Před 5 lety +3

    Parabéns, ganhou mais uma inscrita!

  • @literaria6762
    @literaria6762 Před 5 lety +1

    Sua frase final resume bem toda a questão a nível histórico.

  • @blowingoff
    @blowingoff Před 5 lety +2

    obrigado por esse vídeo!!!

  • @danielealves8728
    @danielealves8728 Před 5 lety

    Camarada, obrigadaaa pelas informações e referências 🌻

  • @andressadeandrade1225

    Cada vídeo do JM que eu vejo, eu fico mais encantada.

  • @TheMaescavasse
    @TheMaescavasse Před 5 lety +5

    Perfeito!!!

  • @DystopeanPersona
    @DystopeanPersona Před 5 lety

    vídeo excelente, virei inscrito e apoiador! Por favor, faz mais vídeos do tipo sobre a crise da venezuela

  • @diegofernandes411
    @diegofernandes411 Před 5 lety +2

    Vc é o cara! Brilha muito que nois precisa!

  • @paulobernardo2649
    @paulobernardo2649 Před 3 lety +3

    Excelente vídeo, camarada!

  • @pepeplzz
    @pepeplzz Před 5 lety +2

    excelente vídeo. obrigado!

  • @fernandoreis5909
    @fernandoreis5909 Před 5 lety

    Mto bom canal , me inscrevi! Valeu !

  • @franciscoairtonmartinsgarr9246

    Muito bom, Jones 👏

  • @thiagokade6979
    @thiagokade6979 Před 3 lety

    Caraaaaaamba como o Jones tava novinho mano KKKK ótimo vídeo!!

  • @RafaelLincoln
    @RafaelLincoln Před 5 lety +27

    esse vídeo é uma prova de que sempre há uma contra-narrativa. uma outra história.

  • @jacquelineneves2429
    @jacquelineneves2429 Před 5 lety

    Obrigada por me esclarecer intelectualmente sobre a política e economia da Venezuela. Parabéns me tornei fã do seu canal!👏👏👏👏👊🖒

  • @mariavitoriademedeirosjahe9554

    Muito didático e explicativo. Vamos espalhar essa mensagem!

  • @gilmarfagundes468
    @gilmarfagundes468 Před 3 lety +1

    Muito bom o vídeo 👏🏽👏🏽

  • @juakin23
    @juakin23 Před 5 lety

    Parabéns pelo vídeo! Ganhou um inscrito!

  • @bicolordo13
    @bicolordo13 Před 5 lety +37

    Conteúdo excelente Jones!

    • @marcel.newton
      @marcel.newton Před 3 lety

      Aquela mesa ali atras esta limpinha, deve ser de tanto passar pano.
      Ridiculo ver viuva de Stalin, em pleno seculo XXI defendendo a pior ditadura das Americas, exceto a Cubana.
      Recomendo a todos o livro O Caminho da Servidãoescrito por Friedrich Hayek, a tese central de Hayek é que todas as formas de coletivismo, seja o nazismo ou o socialismo, levam inevitavelmente à tirania e à supressão das liberdades, conforme já se evidenciava à época pelos exemplos da Alemanha Nazista, da União Soviética, e dos demais países do bloco comunista e agora com a Venezuela.
      A ideia é simples e obvia, em um sistema de planejamento central da economia, onde a alocação de recursos é de responsabilidade de um pequeno grupo, e face à gigantesca concentração de poder nas mãos de um limitado número de burocratas, a falta de eficácia acerca da implementação das políticas econômicas levaria inexerovalmente ao uso da força pelo governo para que suas medidas fossem toleradas.
      É o fracasso das políticas instituídas pelos planejadores centrais seria sempre justificado pela falta de poder estatal para vencer as resistências aos planos, o que acaba levando ao uso ainda mais extensivo da violência contra os divergentes e à imposição de restrições à população em geral. A esta, por sua vez, era passada a mensagem de que o planejamento central só funcionaria sob um governo muito forte, o único capaz de fazer as coisas funcionarem. Frente aos repetidos fracassos do planejamento central, devidos à impossibilidade de planejadores racionais dominarem o número de informações necessário para controlar todas as relações econômicas de uma sociedade complexa, o uso da força crescia como falsa solução para os problemas de desabastecimento e miséria, num círculo vicioso que levava estes países fatalmente ao totalitarismo, como é perfeitamente o caso da atual Venezuela, que já foi um dos paises mais ricos da America latina, hoje, um dos mais pobres e miseraveis.
      Uma nacao nao é capitalista por simplesmente nao ter uma constituicao socialista, um pais é socialista quando a maior parte de suas politicas publicas sao de cunho socialista.

  • @superape8039
    @superape8039 Před 5 lety +4

    Parabéns!

  • @DoutoraDrag
    @DoutoraDrag Před 5 lety +3

    Que didática ❤️❤️

  • @marcospaulomagalhaes2852
    @marcospaulomagalhaes2852 Před 5 lety +4

    Esse canal foi uma excelente indicação; obrigado por ajudar a ocupar o espaço do CZcams em um momento tão necessário.

  • @cadeluan
    @cadeluan Před 5 lety +1

    Parabéns pelo vídeo!!!!!

  • @eupalavras3810
    @eupalavras3810 Před 3 lety

    Muito esclarecedor, conterrâneo. Parabéns 👏👏

  • @marciastapf998
    @marciastapf998 Před 5 lety +18

    Show! Esse canal tinha que ter 1000 milhões de inscritos!

  • @LightiningHobo
    @LightiningHobo Před 5 lety +3

    Citou artigo do Nildo Ouriques na descrição do video, eu dou like e subscrevo.

  • @joaojunior45
    @joaojunior45 Před 2 lety +2

    Muito bom!