Farmacognosia - Compostos terpênicos: Saponinas e produtos Resinosos

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 25. 05. 2021

Komentáře • 16

  • @dailiandrade9768
    @dailiandrade9768 Před 5 měsíci +1

    Parabéns ,ótima aula

  • @Nishimorizimmer
    @Nishimorizimmer Před rokem +1

    Prof … me encanta essa área de farmacognosia! Tenho uma pequena marca de cosmético natural … estou pensando seriamente em fazer farmácia ! Conteúdo incrível o Sr traz gratuito aqui ! Parabéns 😊

  • @vitorsamuel2220
    @vitorsamuel2220 Před 2 lety +4

    Saponinas são capazes de se complexarem com esteroides, o que explica a ação hipercolesteremiantes? Pode explicar um pouco mais sobre isso?

    • @marcelogarcez2492
      @marcelogarcez2492  Před 2 lety +4

      A parte lipofílica das saponinas é capaz de se complexar com esteroides o que justifica a redução dos níveis de colesterol no sangue e fígado por mecanismos de absorção do colesterol vindo dos alimentos pelas saponinas. Além disso, as saponinas aumentam a excreção do colesterol nas fezes por meio do aumento na eliminação dos ácidos biliares exercendo ação hipocolesterolemiante.

  • @manoelrodrigues8458
    @manoelrodrigues8458 Před 2 lety +1

    Bom dia Marcelo deixa ti fala saponina a gente pode usa gual os benefícios que ela tem

    • @marcelogarcez2492
      @marcelogarcez2492  Před 2 lety +1

      O potencial terapêutico das saponinas inclui ação expectorante, diurética, antiedematogênica e imunomoduladora.

  • @sergiomurilo1897
    @sergiomurilo1897 Před 3 lety +1

    É verdade que a escala SD não foi testada ao todo, não deu certo ?

    • @marcelogarcez2492
      @marcelogarcez2492  Před 3 lety +1

      A escala SD "special dinamization" em Homeopatia emprega a diluição 1:100000 e 200 sucussões a cada dinamização. Apresenta maior potência mas não é uma metodologia clássica pois foi recentemente postulada. Inclusive a escala SD não está contemplada na Farmacopeia Homeopática Brasileira, 3 ed., 2011.

    • @sergiomurilo1897
      @sergiomurilo1897 Před 3 lety +2

      @@marcelogarcez2492 Tenho uma pessoa na família que fez uso dessa escala, ele abandonou, o agravamento era tão exacerbado que não suportava mais.
      Então é por ser de maior potência como vc disse que os agravamentos são bem piores ?
      Essa escala não existe na farmacopeia Brasileira 3d mas já existe em edições posteriores ?

    • @marcelogarcez2492
      @marcelogarcez2492  Před 3 lety +1

      @@sergiomurilo1897 Em Homeopatia, quanto mais diluído o medicamento, mais potente ele será. A escala SD emprega altas dinamizações, por isso tem o potencial de causar maior fase de agravação, somação e piora inicial dos sintomas. A 3 ed. (2011) da Farmacopeia Homeopática Brasileira é a mais recente.

    • @sergiomurilo1897
      @sergiomurilo1897 Před 3 lety +1

      @@marcelogarcez2492 Meu prezado me permita mais duvidas.
      1) Quase que a gente não vê na Internet essa escala SD, só vi uma live e pronto, tem algum motivo de quase vcs não falarem dessa escala e só outras como a CH, LM ?
      2) Nesse meu familiar foram três meses de mais agravamento que melhora, muitas noites perdidas com o corpo todo agitado, sem paz e sem sossego, passei uma noite com ele pra tentar ajudar e vi todo sofrimento, mas ele não poderia ter tomado um alopático pra relaxar, dormir? porque qual Cristão suporta passar noites perdidas de sono e dias com terríveis inquietações pelo corpo só por causa de agravamentos exacerbado de um remédio homeopático ?
      3)Mesmo assim não sou contra a homeopatia, o processo de cura é bem interessante, mas não há outras escalas que o agravamento seja suave, que o paciente não sofra tanto ?
      Só sou contra os agravamentos exacerbados, cada dose que ele tomava parecia que ficava pior.

    • @marcelogarcez2492
      @marcelogarcez2492  Před 3 lety +1

      @@sergiomurilo1897 O ideal é retornar no clínico homeopata e relatar os sintomas do paciente para analisar se tratam da patogenesia do medicamento ou não e a necessidade de ajustes da potência. Além disso, se o homeopata for adepto da escola unicista cujo objetivo é a busca do medicamento único - o simillimum - que abarca a totalidade dos sintomas do paciente, é comum tentativas de acerto e erro até se chegar no simillimum daquele paciente em específico.