AS TRÊS PIETÀ DE MICHELANGELO | ESCULTOR e ARQUITETO um dos GRANDES nomes do RENASCIMENTO ITALIANO

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 3. 04. 2024
  • #pieta #michelangelo #italia
    AS TRÊS PIETÀ DE MICHELANGELO | ESCULTOR e ARQUITETO um dos GRANDES nomes do RENASCIMENTO ITALIANO
    Neste vídeo compartilho com vocês a minha visita para conhecer as três "Pietà" de um dos maiores nomes do renascimento Italiano, o escultor, pintor, arquiteto e poeta, Michelangelo.
    A primeira escultura, a "Pietà do Vaticano" é uma peça esculpida por Michelangelo jovem, encomendada por Jean de Billheres, um cardeal que queria uma decoração para seu túmulo.
    Hoje ela está protegida em uma redoma de vidro a prova de bala, desde que foi atacada em 1972. Hoje os visitantes ficam um pouco distantes da escultura.
    Nesta Pietà podemos perceber a brilhante perfeição do artista em passar para o mármore a perfeição do rosto e a leveza dos tecidos.
    A segunda escultura da Pietã Florentina, retrata além da Virgem e seu filho, o fariseu Nicodemos, que segundo as escrituras bíblicas teria ajudado a sepultar Cristo, e ainda conta com a presença de Maria Madalena à esquerda. Esculpida entre 1547 e 1555, época em que o artista já estava na terceira idade.
    Nesta obra se pode perceber um detalhe interessante, é que Michelangelo aproveitou o rosto de Nicodemos para fazer um autorretrato.
    A terceira e última Pietà, apelidada de "Rondanini" está inacabada.
    A Última Ceia de Leonardo da Vinci
    O painel sofreu grandes deteriorações, sobretudo por ataques ocorridos na Segunda Guerra Mundial. Diante disso, ela foi restaurada diversas vezes.
    *************
    O intuito do canal #vamonessapartiu, é compartilhar com você dicas, passeios, cultura e viagens, seja no Rio de Janeiro, pelo Brasil e pelo Mundo!
    Se inscreva no Canal, deixe seu Like e ative as notificações para você ficar sabendo dos próximos vídeos do canal.
    Vídeo novo todas às quintas-feiras às 20 horas.
    Bom vídeo!
    Visite meu Instagram!
    / vamonessapartiu

Komentáře • 5