DEPRESSÃO, EXCESSO DE DEVANEIOS E MITOMANIA | DRA. ANA BEATRIZ BARBOSA | POCCAST

Sdílet
Vložit

Komentáře • 60

  • @anaraquel5933
    @anaraquel5933 Před rokem +20

    Nunca esqueço do dia que me dei conta que estava em um devaneio depois de quatro horas já nele. Nem tinha terminado de almoçar.
    Tudo é gatilho, é horrível.
    Tem vezes onde o próprio gatilho vem de um pensamento meu. Eu penso, sla, "hoje tenho que fazer macarrão". De repente, estou em um programa de entrevista, tipo podcast, com duas pessoas na minha frente ouvindo a história da minha vida. Elas chegam a comentar!!!

  • @aemy17
    @aemy17 Před rokem +91

    Os devaneios excessivos eles partem sempre de um ponto de fuga. Toda pessoa devaneadora está fugindo de algo. Inclusive pessoas que sofrem com autorejeição tem muita tendência a isso pq elas odeiam a própria vida e criam um universo paralelo na cabeça. Gente, sinceramente, ou a pessoa busca a Deus de forma muito profunda ou procura terapia. Ou os dois. Mas um desses a pessoa precisa, senão a pessoa perde a capacidade de viver a própria vida. A Ana Maria parece não ter entendido, pq ele mesmo disse que acaba atrapalhando. Não é sobre criatividade, isso é fuga da realidade ou excesso de idealização.

    • @anals9837
      @anals9837 Před rokem +7

      Eu tive uma infância adolescência frustrada .Comecei a devanear muito cedo

    • @Renata_Neves
      @Renata_Neves Před rokem +10

      Devaneei ininterruptamente por quase 10 anos. 10 anos sendo virados em páginas em branco. É como ter uma vida interrompida. Podia estar morta de cansada e ainda ia ficar devaneando e ouvindo música em um quarto escuro e sujo. Pode-se comparar o vício por devaneios com vício por drogas. Abria mão das coisas que nem via. Ficava estressada, não me comunicava nem saia de casa. Era uma vida vazia.

    • @anals9837
      @anals9837 Před rokem +2

      @@Renata_Nevesresumiu minha vida

    • @srjeff6779
      @srjeff6779 Před rokem +4

      Faço isso desde os meu 4 anos acho q e impossivel sair disso e n é falta de Deus

    • @grclmrn
      @grclmrn Před rokem +6

      O comentário estava bom, até chegar na parte errônea de tentar incutir e impor nas pessoas, essa suposta "necessidade de deus", como se a religião fosse a solução pra tudo!, (principalmente a cristã que é supremacista) se fosse assim, ninguém que é religioso, sofreria com nada!.

  • @Renata_Neves
    @Renata_Neves Před rokem +16

    Devaneei ininterruptamente por quase 10 anos. 10 anos sendo virados em páginas em branco. É como ter uma vida interrompida. Podia estar morta de cansada e ainda ia ficar devaneando e ouvindo música em um quarto escuro e sujo. Pode-se comparar o vício por devaneios com vício por drogas. Abria mão das coisas que nem via. Ficava estressada, não me comunicava nem saia de casa. Era uma vida vazia.

  • @douglasmarques6546
    @douglasmarques6546 Před rokem +16

    Como uma pessoa faz para parar de ter devaneios excessivos. Eles atrapalham muito a vida.

  • @hellyvys
    @hellyvys Před rokem +66

    Sobre devaneio excessivo, é algo que passa a fazer parte de você, eu consigo de forma instântanea, praticamente a todo momento, criar um devaneio seja com os personagens que criei, ou comigo mesma. Uma coisa que faço muito para deixar os devaneios muito mais interessantes é escutar música, ver séries, filmes, ler... Querendo ou não tudo desperta um gatilho, nunca dá pra controlar, é uma capacidade única de entrar em transe sem precisar de quaisquer preparação. Eu faço a todo momento e nem percebo.

    • @vidasimples6514
      @vidasimples6514 Před rokem +1

      Eu sou assim

    • @hadassasalvador
      @hadassasalvador Před rokem +2

      Simmm, já tive devaneios tão fortes que manipularam minhas emoções e alguns duraram horas até

    • @luizhenrique5051
      @luizhenrique5051 Před rokem +2

      Desde criança me sinto assim, ate hj crio personagens e fico vivendo essa vida na minha propria cabeça, e meu cérebro se desliga e fico no devaneio por muito tempo, acontece muito quando estou sozinho e quando estou ao redor de muita gente, e como se foçe um escape da realidade e acabo fzd isso sem perceber, isso me incomoda

    • @Renata_Neves
      @Renata_Neves Před rokem

      Devaneei ininterruptamente por quase 10 anos. 10 anos sendo virados em páginas em branco. É como ter uma vida interrompida. Podia estar morta de cansada e ainda ia ficar devaneando e ouvindo música em um quarto escuro e sujo. Pode-se comparar o vício por devaneios com vício por drogas. Abria mão das coisas que nem via. Ficava estressada, não me comunicava nem saia de casa. Era uma vida vazia.

    • @henriquemarinho7643
      @henriquemarinho7643 Před rokem

      ​@@Renata_Nevese como vc saiu dessa?

  • @pereiramwgd
    @pereiramwgd Před rokem +58

    Para aqueles que não tem amigos, como eu. Para aqueles que não tiveram, ou não tem, emoção como eu... Nossa, eu "vivi" momentos tão prazerosos com os devaneios, mas ao mesmo tempo estou me sentindo idiota porque nunca vivi tais situações fantasiadas de fato. Nossa, minha infância foi tão entediante, aborrecedora, frustrante e sofrida, assim como agora aos meus 18. Comecei a devanear aos 12.
    Depois que assisti a uma reportagem no extinto programa Pânico na Band, o temporário quadro MC's Mirins, fiquei apaixonada pelo MC Pikachu (😒). Na época achei ele lindo, mas enfim. Eu era muito inocente e infantil. É insano, paradoxal mesmo. Lembro que na escola, em sala de aula, qualquer coisa que eu achasse engraçada (ah, bobagens e coisas hilárias feitas pelos alunos em sala. Saudades) eu levava instantaneamente a se tornar devaneio, como se eu fosse aquela que causou a situação. "Tomava" para mim. Nossa (nossa, quantos "nossas". É tudo impressionante demais para mim), eu ficava tão excitada pra chegar em casa depois da escola. Caramba meu Deus, que sentimento forte, e pegar o celular e os fones de ouvido e começar a fazer a magia.
    Infelizmente, não existem muitas pesquisas amplas sobre os devaneios excessivos. Não existem medicamentos para controlá-los. E tem psicólogos que nem sabem do que se tratam os devaneios. Queria saber se os devaneios podem causar déficit de atenção e/ou hiperatividade. Queria saber se os medicamentos de hiperatividade e déficit poderiam ser usados pra tratar os devaneios. Minha depressão começou em dezembro de 2021. Os devaneios não ajudaram muito na melancolia causada pela depressão. Ficou muito ruim estudar, mas não antes da depressão. Os devaneios atrapalhavam. Pra estudar pro Enem foi uma vergonha insana. Só consegui entrar pra uma faculdade por meio de um processo seletivo complementar de vagas remanescentes de uma instituição de outro estado, nem era o que eu morava, com uma nota baixa. Nem precisei fazer vestibular. Estou no curso de Economia, queria Pedagogia porque não precisa bater muita cabeça, enfim. Eu queria mais vídeos e canais do CZcams que falassem sobre os devaneios.
    Os devaneios estão aí. Eles prejudicam muita coisa. Não sei se tenho transtorno bipolar, mas enfim, não tenho as duas fases, pelo que vejo, mas, em fevereiro e, ao que parece, em dezembro, tive um momento de euforia insana que durou uns dois dias. Fiquei louca. Os devaneios ficaram ainda mais prazerosos, mas enfim. Quero escancarar os devaneios ao mundo. Um grande fato sobre os devaneios é que eles vão fazer com que você fique menos social. Não existe game, relacionamento, filme, anime que torne os devaneios menos interessantes.

    • @trechospodcasts.
      @trechospodcasts.  Před rokem +7

      Nossa, que relato comovente! Sinto muito por sua infância ter sido tão difícil. E é sempre bom lembrar que quando sentimos que algo não está bem a melhor saída é sempre procurar ajuda profissional.

    • @bgabyag8197
      @bgabyag8197 Před rokem

      @@trechospodcasts.
      Eu tenho uma oferta para você ,uma oferta imperdível totalmente gratuita, A SALVAÇÃO! Essa oferta na verdade não é minha, mas do Deus Altíssimo que te conhece antes mesmo de você ser uma substância informe no ventre de sua mãe,e para você adquirir a SALVAÇÃO,só é preciso reconhecer que é pecador, arrepender-se e aceitar Jesus como o único SENHOR E SALVADOR DE SUA VIDA. Essa oferta é diferente das ofertas deste mundo ,que é preciso olhar o "SPC" para ver se você merece algo ou não...pois o sistema dessa oferta é o AMOR. Amor de um Pai que espera seu filho rebelde voltar,amor de Um Pastor que vê que 99 não são 100 ovelhas, e então vai atrás da perdida.
      Não importa o quanto você deve,ou o quanto errou pois isso não é impecilho ,pois é é exatamente isso que Ele quer,JUSTIFICAR VOCÊ, através da fé no SACRIFÍCIO DE JESUS ,para tê-lo com Ele por toda a ETERNIDADE
      💖✝️❤

    • @miguelsobrano2517
      @miguelsobrano2517 Před rokem +5

      Mé sinto ingual

    • @joabaixista2
      @joabaixista2 Před rokem +4

      vc não esta so, desejo lhe melhoras

    • @isadorasantos6206
      @isadorasantos6206 Před rokem +8

      O devaneio não é ruim. Ruim é quando ele atrapalha a sua vida!
      Chega um ponto que o devaneio ele se torna melhor do que a vida real.
      No tédio da pandemia eu acabei fazendo muito isso, antes era muito difícil imginar hoje eu controlo o cenário que eu hábito, eu consigo imaginar oque eu quiser e interagir com aquele cenário, eu sempre fui apaixonada por fanfics e livros. Ao passar do tempo eu aprendi a ter controle sobre meus pensamentos, se eu estiver num dia ruim isso acaba me acalmando...
      Se eu perder alguém próximo isso me alivia e eu lido melhor com a dor!
      O problema é quando vc deixa de fazer suas atividades por isso!

  • @elisilva3453
    @elisilva3453 Před 5 měsíci +1

    Eu tenho desde da infância, foi bem ruim essa época é desde que me recordo eu já vivia no mundo da lua eu criava outro mundo na minha cabeça onde era tudo mais legal e divertido. Na adolescência foi mais forte eu passava a maior parte do tempo imaginando uma vida com um cara que eu idealizei e mal conhecia , nessa fase não tinha amigos e sofria com a minha aparência. Atualmente continuo os devaneios , é pensamentos com homens reais daqui da minha cidade que eu idealizo isso tem me trazido sofrimento pois nos meus pensamentos eles me acham linda e tudo de positivo mas na realidade eles não me querem e quando eu caio na real eu não suporto minha realidade fico deprimida querendo morrer só melhoro quando volto a devaneiar. Eu quero parar para n me trazer mais sofrimentos e horríveis eu fico ando na cidade procurando os caras que eu idealizo é horrível é só de vê-lo nos lugares já é um gatilho para os devaneios eu chego em caso e começo imaginar. Preciso parar com isso 😢

  • @mariaaparecidaferreira8161

    Eu acho que ela não entendeu sobre o devaneios porque eu tenho dês de criança e sempre que eu entrava no meu mundo imaginário era pra fugir da minha própria vida real e até hoje faço isso infelizmente

    • @dudamirandela1969
      @dudamirandela1969 Před rokem +2

      Acho que é pq no caso dele é diferente de alguém que usa pra fugir da realidade

    • @dudamirandela1969
      @dudamirandela1969 Před rokem +1

      Ele só é muito criativo e não usa essa criatividade

  • @Ayla.Heloise
    @Ayla.Heloise Před rokem +12

    Antes disso se popularizar e vir à tona diversas pessoas com essa mesma doença, acreditava que eu era só eu, que eu tinha o dom de escrever roteiros etc, por que era cada história magnífica. Tenho isso desde da infância, dizem que a causa nem sempre é a mesma, em geral fugir do real, da vida, às vezes ela pode ser difícil, é um escape, no meu caso a realidade foi muito dura e minha mente logo buscou refúgio, criei o mundo de Alice, tanto que era meu desenho favorito, sempre fazia o desenho dela quando ia ao psicólogo, era bastante introvertida, não socializava, porém, eu sabia me comunicar, apenas não tinha interesse por medo da rejeição e da timidez, então boa parte da minha vida foi gasta no imaginário, nunca pensei que estaria liberta e hoje finalmente posso dizer que sim, graças a um livro, de fato a leitura transforma vidas, com apenas uma única leitura de um livro chamado “O poder do agora” de Eckhart Tolle me libertei, foi a melhor coisa que me aconteceu, desde de então minha vida só caminha pra frente, comecei a investi no auto conhecimento, entrei no caminho da espiritualidade, comecei a meditar, a praticar mindfulness, sei que parece um relato de um ex usuário, mais é como se fosse, tudo que é demais é veneno, eu pensava o tempo inteiro 24hrs por dia encenava, andava pela casa, gesticulava, chorava, ria, era uma tremenda loucura, me isolava de todos pra encenar, não via o quanto me atrapalhava, me impendido de viver a vida real, os episódios eram intensos.. Espero do fundo do meu coração que essa indicação possa ajudar alguém assim como me ajudou.❤️🙏🏼

    • @gisouza4748
      @gisouza4748 Před rokem +3

      Eu também sempre tive isso desde a infância. Na época que eu fazia estágio, eu pegava um ônibus, botava os fones e imaginava uma história e que eu era a protagonista, e eu era MT diferente do que eu realmente sou, tinham vários personagens. Fazia isso todos os dias e até em outros momentos do dia. As vezes me pego relembrando de momentos do passado aleatóriamente

  • @PAINHOEAPICANHA
    @PAINHOEAPICANHA Před rokem +14

    Sou bom roteirista, crio histórias na minha mente com narrativa e tudo, até pensei em criar um livro

    • @Metayi
      @Metayi Před rokem +2

      Cria! Bota essa imaginação pra fora

    • @babyyjaackk
      @babyyjaackk Před rokem

      @@Metayi Vou fazer isso

  • @AtelieDyara
    @AtelieDyara Před 4 měsíci

    Teve um dia na minha adolescência que tive essa pasta de histórias. Toda vez que ia dormir pensava nessa continuação😅

  • @jacksonsilva4704
    @jacksonsilva4704 Před rokem +6

    acho impressionante a capacidade de criar histórias instantâneamente do NADA

  • @planetaterra4970
    @planetaterra4970 Před rokem +4

    Tô sofrendo tanto com isso gente, não consigo nem dormir mais, estou exausta trabalhar está terrível perco o foco o tempo todo oque fazer gente?

  • @lunight4828
    @lunight4828 Před 2 měsíci

    Eu até tento de vez em quando usar esse negócio de uma forma construtiva, tentando escrever enredos. Só que o problema é que a maioria dos meus devaneios são coisas muito específicas que dificilmente eu conseguiria transformar em uma história que seja legal para os outros, então acabo desistindo. Geralmente os meus devaneios não são histórias me envolvendo diretamente, mas sim cenários que eu crio a partir de alguma situação hipotética, por exemplo "o que aconteceria se o Brasil virasse uma potência mundial?", ou "o que aconteceria se terraformassemos marte?". Só que em todos esses cenários eu imagino com base no meu achismo total e na minha mente ta tudo bem, eu gosto assim, mas se fosse pra passar no papel eu teria que me ater mais a realidade pra não ficar muito viajado, aí que complica

  • @_soraya
    @_soraya Před 10 měsíci +2

    Riverdale deve ter sido criada a partir de devaneios.

  • @jessicasimplicioreis3824

    Como ajudar uma amiga com depressão??..💜💜💜☂️

  • @jessicasimplicioreis3824

    Mt bom...☂️🐬☂️💚

  • @marianelima7438
    @marianelima7438 Před 3 měsíci

    Eu sempre vou dormir depois das 3 horas da manhã....não consigo dormir 😢

  • @gisouza4748
    @gisouza4748 Před rokem +3

    Tenho uma questão , que as vzs é um grande problema para mim. Eu tenho uma memória MT boa. Lembro de eventos do meu passado diariamente, todos os dias , bons ou ruins. Tenho memória da época que tinha 3 anos na época do prézinho. Tudo oque acontece comigo eu não consigo esquecer nunca mais, e as vezes isso é um pesadelo. Porque eu tento esquecer as coisas ruins, mas eu no consigo, e isso faz com que minhas emoções relacionadas aos acontecimentos não mudem, essas lembranças ainda me afetam

    • @gisouza4748
      @gisouza4748 Před rokem +1

      Eu não sei o porque eu sou assim, e o porque lembro de tudo tão claramente. Enquanto outras pessoas que conheço lembram de quase nada da infância. Gostaria de entender o porque

    • @Metayi
      @Metayi Před rokem

      Muitas pessoas que passaram por algum tipo de trauma na infância relatam que não lembram direito da infância, isso um mecanismo de defesa do cérebro. Não são em todos os casos, eu acredito, tem pessoas que passam por traumas e se lembram deles, da infância. Procura algum profissional pra falar sobre isso, ele melhor do que ninguém vai conseguir te orientar melhor. Você realmente pode ter uma memória muito boa, somente, mas não posso concluir isso. Abraços

    • @Metayi
      @Metayi Před rokem

      Não lute contra suas memórias, isso vai fazer com o que seu cérebro entenda que é pra repeti e esse ciclo vai ficar se repetindo. Respira fundo, deixa esses pensamentos e memórias virem, que eles vão perdendo a força

    • @Metayi
      @Metayi Před rokem

      Imagino que deve ser muito difícil se lembrar de coisas ruins (de verdade) consigo concretizar seu sentimento em mim. Mas vc é mais que sua cabeça e quem manda é você, é tipo pensamentos intrusivos (aqueles péssimos, horríveis que vc não quer pensar mas eles vêm) quanto mais vc reluta, mais força eles ganham e aí vira uma confusão na sua cabeça.
      Vc consegue, eu acredito em você! E entendo seu sentimento, não melhor que vc, mas entendo.

  • @vidasimples6514
    @vidasimples6514 Před rokem +3

    Quando ele falou sou geminiana eu lembrei de mim que tenho esse problema e sou geminiana

  • @Vitor20XX
    @Vitor20XX Před rokem +2

    Yag