PORQUÊ ANTES HAVIA MAIS IGREJAS - Igr. SANTÍSSIMO SACRAMENTO

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 7. 09. 2024
  • Enquanto este vídeo mostra a histórica Igreja do Santíssimo Sacramento na Av. Passos, Centro do Rio de Janeiro discorre-se sobre:
    Porque antes havia mais igrejas nas cidades em comparação com uma população muito menor?
    Motivos e o porque de visitar Igrejas históricas.
    Como ir ou chegar à Igreja do Santíssimo Sacramento, Rio de Janeiro.
    Esta é uma igreja tombada pelo patrimônio histórico, artístico e cultural.
    A construção da Igreja foi feita pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da Antiga Sé, a primeira Irmandade do Rio de Janeiro, criada entre os anos de 1567 e 1569.
    O projeto da Igreja é de autoria de João Silva Muniz e a sagração do mesmo aconteceu em 1859. Entretanto, as duas torres em forma de agulha, com inspiração gótica (neogóticas) foram terminadas em 1875, tendo sido estas projetadas pelo arquiteto José Bithencourt da Silva.
    O alargamento da Avenida Passos, ocorrido entre 1902 e 1906, durante a gestão do Prefeito Pereira Passos eliminou o átrio da Igreja.
    O batistério que fica abaixo do coro alto, possui a pia batismal mais antiga do Rio de Janeiro.
    Do lado direito da Capela-mor situa-se a Capela de Nossa Senhora da Piedade, contendo um bela imagem da padroeira, decorada com rica talha (escultura em madeira).
    Vídeo: JR
    Fotos JR&Ana

Komentáře • 106

  • @riodejaneiroaqui-e-brasil

    NOTA/ERRO DE ESCRITA: No minuto 0:19 onde aparecem duas pergunta em texto na tela,
    onde está escrito "Porque....?" Leia-se "Por que....?"

  • @danielatt1620
    @danielatt1620 Před 4 lety +2

    Gostei muito deste vídeo! Concordo 100% com suas colocações. As pessoas tinham medo da morte, mas cultivavam religiosidade. Hoje as pessoas não cultivam mais tanta religiosidade e possuem verdadeiro pavor de morrer... Essa pandemia deixou isso tão transparente...

  • @betegaspar9348
    @betegaspar9348 Před 4 lety +13

    Não se preocupe com erros de grafia, acontecem e não prejudicou o contexto. Amo esses vídeos, são maravilhosos, emocionantes e educativos.

  • @weberianobrasil4406
    @weberianobrasil4406 Před 3 lety +2

    Parabéns. Amo visitar antigas igrejas, verdadeiras cápsulas do tempo.

    • @riodejaneiroaqui-e-brasil
      @riodejaneiroaqui-e-brasil  Před 3 lety

      Olá, Bom saber que gostou. Se puder e quiser, compartilhe com pessoas que gostam do mesmo assunto. Obrigado.

  • @marcoantonioalves2897
    @marcoantonioalves2897 Před 4 lety +13

    O que não tinha era o INSS, a Previdência Social. Todo trabalho assistências cabia a estas irmandades que, como você disse, tinham como centro as igrejas. Não tinha a saúde como função do Estado. Daí as Casas de Misericórdia.

  • @alfredocesartavaresdeolive9902

    Minha trisavo casou nessa igreja em 1865, por mais que o ano de sua edificação seja posterior.

  • @mellosquenciacooltrip3093

    Fantástico

  • @vanessalima3920
    @vanessalima3920 Před 3 lety +1

    Excelente 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽✝️✝️✝️

  • @reginaazevedo6196
    @reginaazevedo6196 Před 3 lety +1

    Obrigada, parabens

  • @mh160550
    @mh160550 Před 4 lety +1

    obrigada

  • @renatocascardo7865
    @renatocascardo7865 Před 3 lety +3

    JR (seria de "Júnior" ou "José Roberto" ?), Acho que tb um dos motivos da haver tantas igrejas antigamente é o fato que Portugal, assim como Espanha e França, terem sido os expoentes da contra reforma do século XVI e do desejo de espalhar a fé católica

  • @indignados6081
    @indignados6081 Před 4 lety +3

    Realmente, uma igreja magnífica. Tive a oportunidade de visitá-la algumas vezes, me chamando atenção, principalmente, os entalhes rústicos ao longo de suas paredes. Sugiro aos seus inscritos, que visitem também, a igreja Nossa Senhora do Carmo ( antiga Sé ) pois, além de ser outra igreja lindíssima, lá está a pia batismal onde foram batizados os filhos da princesa Isabel e tantos outros fatos históricos ocorridos lá. Parabéns.

  • @Salvadordefrancesco
    @Salvadordefrancesco Před 4 lety +1

    Muito interessante mesmo 👏👏👏👏

  •  Před 4 lety +1

    Videos espetaculares!

  • @DavidReySilva
    @DavidReySilva Před 4 lety +3

    Hoje temos os bares e os bailes funk.

  • @FranciscoSantos-bh4px
    @FranciscoSantos-bh4px Před 4 lety +1

    Ótima explicação

  • @brunocmsmachado
    @brunocmsmachado Před 3 lety +1

    Melhor canal do CZcams!

  • @paulowskvidal3733
    @paulowskvidal3733 Před 4 lety +2

    Essa igreja é maravilhosa, sempre entro quando estou por perto

  • @AuryPCosta-by2wm
    @AuryPCosta-by2wm Před 4 lety +2

    Parabéns pelo seu trabalho. Sou muito apaixonada pelo Rj

  • @Fjorlane
    @Fjorlane Před 4 lety +1

    Seu argumento faz sentido. Em nome da arte e pra compreender nossa história vale a pena cada visitação!

  • @ChaySimm
    @ChaySimm Před 4 lety

    Adorei, como sempre muito bom!

  • @antoniomarioaraujodaponte720

    Rio de Janeiro, caríssimo, chamou-me atenção ao interesse de se saber o motivo da construção de mais igrejas católicas, uma vez comparadas à população da época no Rio de Janeiro. Bem, creio que há um somatório de fatores para esse resultado, ora questionado. Um rápido esboço do nascimento da Igreja Católica, criada por Jesus Cristo, Deus-Filho, ipsis literris: "Pedro sobre ti EDIFICAREI A MINHA IGREJA, e as portas do inferno não prevalecerão sobre ela". Outra afirmação de Jesus Cristo direcionada aos seus apóstolos: "Ide, e ensinai o evangelho". Ou seja, a Igreja Católica recebeu a missão de evangelizar, segundo Jesus Cristo, "até os confins da Terra", ou melhor, por todo o mundo. O Brasil fazia parte dos confins do mundo. Talvez pouca gente saiba, mas, a Igreja Católica é a única e absoluta responsável pela criação em todo o mundo das "universidades" e dos "hospitais", a partir da "idade média", a chamada "época da luz" pelos corações dóceis e de boa fé e "época das trevas", pelos inimigos que a denegriam e propagavam o contrário(inquisição, por exemplo). Mas, isso é outra coisa. Bem, voltando, os jesuítas que vieram de Portugal, dentre outros, do calibre de José de Anchieta, conforme comprova a célebre pintura em tela da celebração da primeira Santa Missa Tridentina no Brasil, ao redor dos indios, etc, (os jesuítas) eram naquela época abnegados pela causa da "catequese católica", razão de se empenharem ao máximo nesse propósito de "salvar almas", tal era a necessidade da profusão de igrejas, inclusive, levando-se em conta que eram homens com profunda e sólida formação reliogiosa, calcada no "amor a Jesus Cristo, Deus, ainda, tinham a certeza de que sendo o Rio de Janeiro a capital-sede do reino de Portugal, tenderia a crescer numa escala grandiosa e, para isso, num futuro não muito longíquo, deveria ter uma estrutura física de templos forjada que bastasse para assegurar atender a salvação humana pela presença real da Igreja Católica. E fizeram desse projeto uma realidade providencial, considerando que se assim não fosse fracassariam em virtude da expulsão dos jesuítas do Brasil, se não me engano, pelo Marquês de Pombal (não tenho certeza histórica no momento). Outros continuaram a mesma escalada dos jesuítas, tal foi a exposição de motivos por voce, caro amigo Rio de Janeiro, sobre os "benfeitores", etc. Apenas, uma opinião. Abraço cordial.

    • @riodejaneiroaqui-e-brasil
      @riodejaneiroaqui-e-brasil  Před 4 lety +1

      Olá Antônio Mario, obrigado pelo valioso comentário! Abç e bem vindo ao canal!

    • @Fjorlane
      @Fjorlane Před 4 lety +1

      Li isso das universidades num livro da Quadrante! A igreja também criou a profissão de "serviço social".

  • @alexviana7139
    @alexviana7139 Před 4 lety

    Não sou católico, mas p/ quem gosta de arquitetura antiga e fotografia, o Centro do Rio é um paraíso. Por trás das pichações existem prédios art déco lindos, por exemplo. Seria um programa cultural de domingo. Qdo a pandemia passar.
    Abs

  • @fabiocosta3975
    @fabiocosta3975 Před 4 lety +3

    Mais um excelente vídeo.
    De fato a grande proporção de igrejas, em relação ao número de habitantes, é justificada por uma série de fatores sociais.
    Claro que o principal é a fé, mas o próprio evento, como interação social e até a concorrência entre irmandades, acabavam fomentando a multiplicação das igrejas.
    Gosto muito da história das igrejas, e sempre conto para meus filhos as histórias das igrejas ligadas a nossa família.
    Mande mais, esperamos.

    • @riodejaneiroaqui-e-brasil
      @riodejaneiroaqui-e-brasil  Před 4 lety

      Sim, você tocou em um ponto interessante. A concorrência entre irmandades... por isto vemos tantas igrejas históricas próximas... e até lado a lado. Valeu pelo comentário.

  • @MrMonfabio
    @MrMonfabio Před 4 lety +2

    Sou fotógrafo e fiz vários passeios com o grupo de fotografia para visitar as igrejas do centro, uma mais bela que a outra. Pena que essa em questão sempre estava fechada fim de semana. Depois que me mudei para SP reparei que aqui quase não tem igreja comparado ao Rio. Parabéns pelo seu trabalho, adoro a história do Rio antigo.

  • @marcoantonioalves2897
    @marcoantonioalves2897 Před 4 lety +1

    Obrigado pelo vídeo. Não só este como os outros. Eu também tinha essa dúvida. A resposta estava na minha cara e nunca tinha percebido. Isso porque muitas vezes analisamos as coisas do passado com o ponto de vista de hoje.

  • @Danelon2006
    @Danelon2006 Před 4 lety +1

    O povo era bem católico rs...
    Eu mesmo morei em Mariana-MG e lá chegava ao ponto de ter 2 igrejas, sendo uma de frente pra outra. A 500 metros de distância dessas 2 tinha a matriz da cidade. E por volta de 1 km de distância tinha outra (fora uma capela antes).

    • @riodejaneiroaqui-e-brasil
      @riodejaneiroaqui-e-brasil  Před 4 lety +1

      Aqui no Rio, no centro tem local que tem uma igreja do lado de outra! Eu já fui em algumas cidades históricas de Minas... realmente muitas igrejas !

    • @Danelon2006
      @Danelon2006 Před 4 lety

      @@riodejaneiroaqui-e-brasil não sabia que no Rio também tinha. Interessante.

  • @brasilfloraodaamerica1860
    @brasilfloraodaamerica1860 Před 4 lety +15

    Havia mais igreja porque o povo era mais catolico.

    • @mrbr4587
      @mrbr4587 Před 4 lety +1

      Sim e não...
      No Antigo Regime, na Colônia e no Império a Igreja fazia parte do Estado, padres de todas as hierarquias eram funcionários do Estado Imperial - recebia salário do Imperador e o mesmo detinha o poder do "padroado".

    • @jeffersoncruz2898
      @jeffersoncruz2898 Před 2 lety +1

      @@mrbr4587 NA VERDADE O MOTIVO É JUSTAMENTE O CITADO ACIMA!
      O POVO ERA MAIS CATOLICO, LOGO, MAIS PARTICIPATIVO NA VIDA DA IGREJA!
      AS PESSOAS DESEJAM "ESTENDER A FÉ E O IMPERIO", COMO FALA CAMÕES NO LUSIADAS.
      A CONSEQUENCIA ERA QUE TUDO ERA FEITO PARA MAIOR GLORIA DE DEUS E DE SUA IGREJA!

    • @jeffersoncruz2898
      @jeffersoncruz2898 Před 2 lety

      @@mrbr4587 O PADROADO NÃO TEM NADA HAVER COM A CONSTRUÇÃO DE IGREJAS.

    • @mrbr4587
      @mrbr4587 Před 2 lety

      @@jeffersoncruz2898 Leia de novo o que escreví.

  • @monicapolicarpo754
    @monicapolicarpo754 Před 4 lety +6

    Mais um vídeo maravilhoso, construções imponentes e feitas com qualidade, capricho e perfeição. É verdade que alguns navegantes ricos também construam igrejas como agradecimento a Santos por ter sobrevivido a tempestades nas travessias que faziam nos mares?

    • @riodejaneiroaqui-e-brasil
      @riodejaneiroaqui-e-brasil  Před 4 lety +3

      Sim. No caso da Igreja da Candelária no Rio de Janeiro é fruto de uma promessa de viajantes, isto é, quando da inciativa da construção da mesma. Quase morreram durante uma viagem. Mas a igreja levou muitos anos para ser completada, inclusive a cúpula.

  • @joaopgaitube
    @joaopgaitube Před 4 lety +3

    Sempre tive essa dúvida sobre a quantidade de igrejas em comparação com a população da época. Agora esclareceu, obrigado.

  • @viniciuscvj
    @viniciuscvj Před 4 lety +2

    Ótimo vídeo, você é muito inteligente.

  • @pauloricardosobraldearaujo9081

    Acho que acabou esquecendo o principal ponto do motivo de existirem tantas igrejas antigamente: elas também serviam de cemitério. Os cemitérios ainda não existiam (foram criados or volta de 1820-1850 e na França). Como se acreditava que as pessoas só alcançariam o céu se fossem enterradas num lugar santo, esses sepultamentos eram realizados no interior das igrejas e em áreas adjacentes. Quanto mais gente existia, mais igrejas eram construídas para ter onde se sepultar. Isso também mexia muito com a vaidade da época, como citado com a relação entre as irmandades. Então muitas vezes um benfeitor ou uma irmandade construíam uma igreja, principalmente, pra ter o privilégio de serem enterrados nela.

  • @rogeriomoreira6175
    @rogeriomoreira6175 Před 4 lety +12

    Parabéns pelo seu trabalho, bons tempos onde havia mais humanidade hoje só temos bandidagem.

  • @detump2931
    @detump2931 Před 4 lety

    Gosto muito das suas postagens ! Obg pelo seu belo trabalho histórico !

  • @mariainesgracafrancapaes7167

    Boa explicação! Parabéns!

  • @larissamuroni
    @larissamuroni Před 4 lety +1

    Você tem algum material da Igreja Senhor do Bonfim e Senhora do Paraíso ?
    Toda vez que eu passo pela ponte Rio Niterói eu vejo essa igreja tão antiga, quase que sendo engolida pela civilização! Obrigada

    • @riodejaneiroaqui-e-brasil
      @riodejaneiroaqui-e-brasil  Před 4 lety +1

      Realmente a Igreja está praticamente atropelada por aqueles viadutos... Não sei de muitos registros sobre a mesma... mas fica anotada a sugestão para futuramente explorar este assunto. E por falar nisto, casos você seja de Niterói, neste vídeo tem uma imagem antiga de uma igreja de Niteroi e sua situação atual... também rodeada por muitas construções. czcams.com/video/BrwwYscygAI/video.html Saudações!

  • @lucianop.vergara2885
    @lucianop.vergara2885 Před 4 lety +1

    Ótima entabulação para tratar de algo que, muito mais do que dizer respeito ao passado (para alguns, a fé e a religião são coisas anacrônicas), o vídeo possibilita refletir sobre o presente e qual poderá ser o nosso futuro como sociedade. O mundo no qual as pessoas se sentiam mais dependentes de Deus e sua intervenção ou providência tinha muitos defeitos. Hoje, muitas pessoas orgulhosamente afirmam sua descrença em Deus e sua confiança nas ciências, no dinheiro, na tecnologia, nas manhas políticas. Daí, a pergunta: hoje, estamos num mundo muito melhor? Ou, ainda que algumas coisas tenham melhorado, nós mesmos criamos outros problemas, porém, já não temos fé para superar os problemas que criamos? ☹️

  • @CheirodeRicaPagandoPouco
    @CheirodeRicaPagandoPouco Před 4 lety +1

    Queria saber se esses balconetes eram como camarotes para os nobres?

  • @gilmargylferreiraferrys9733

    Mais um vídeo sensacional e didático. Será que as igrejas também não eram muitas por causa da arrecadação dos dízimos? Espero que um dia faça um vídeo mostrando o Rio de Janeiro aclamado na obra e vida de Machado de Assis, nosso maior patrimônio nacional e que amava tanto esta cidade maravilha. Valeu!

    • @riodejaneiroaqui-e-brasil
      @riodejaneiroaqui-e-brasil  Před 4 lety

      Valeu... talvez contribuísse com uma parte do todo. Sugestão anotada sobre o Rio na época do grande escritor! E por falar nele, neste canal tem um vídeo sobre casas onde ele morou. Se não viu, vale a pena conferir!

    • @paulowskvidal3733
      @paulowskvidal3733 Před 4 lety +1

      Não, um ínfima parte ia para o bispado, não havia esta sujeição de parte do bispo ou superiores na administração de cada igreja, se respeitava a subsidiariedade de cada igreja ou associação cono coisa independente, só em matéria de fé se devia submissão, era como um mundo a parte,tal o respeito a subsidiariedade de cada igreja ou associação ou indivíduo,e também o estado não metia a pata no que não era do sua responsabilidade

  • @josiascosta789
    @josiascosta789 Před 4 lety +1

    Haverá possibilidade de um vídeo sobre a baixada?

  • @nelsonaguiar4862
    @nelsonaguiar4862 Před 4 lety +2

    Boa tarde! Você tem algum vídeo ou foto da Igreja Anglicana que ficava no centro, na rua Evaristo da Veiga, próximo ao Teatro Municipal?

  • @gpholtz
    @gpholtz Před 3 lety +1

    Apostasia, CVII, sendo que as igrejas modernas parecem salões de festa, naves espaciais, etc.

  • @ismaelchaves968
    @ismaelchaves968 Před 4 lety

    Eu amo visitar igrejas e ver a arquitetura, ainda mas as da antiga capital Imperial.

  • @mariasocorrou166
    @mariasocorrou166 Před 4 lety +2

    Vídeo maravilhoso. Não interessa a escrita dos porques.

  • @elienefranca3472
    @elienefranca3472 Před 4 lety +1

    Gostaria de saber qual o real papel da igreja nas cidades e quem escolhe oos pastores essas coisas ocultas.

    • @riodejaneiroaqui-e-brasil
      @riodejaneiroaqui-e-brasil  Před 4 lety +2

      As igrejas referidas neste vídeo são as católicas, muitas construídas por irmandades e quem rezava e reza as missas são padres consagrados pela Igreja Católica.

  • @Sao.Joao.Del.Rei-1713
    @Sao.Joao.Del.Rei-1713 Před 3 lety +1

    Contém 28 templos católicos no centro do Rio De Janeiro atualmente

    • @riodejaneiroaqui-e-brasil
      @riodejaneiroaqui-e-brasil  Před 3 lety

      Obrigado pela informação! E parabéns pelo seu canal!

    • @Sao.Joao.Del.Rei-1713
      @Sao.Joao.Del.Rei-1713 Před 3 lety

      @@riodejaneiroaqui-e-brasil centro do rio tinha q ser MUITÍSSIMO mais seguro, pq tem muita mendigagem em todas as ruas no centro

  • @kl5395
    @kl5395 Před 4 lety +1

    Amigo, desculpe a crítica no aberto (se quiser, pode excluir depois): sugiro corrigir um erro flagrante na escrita. Quando se faz uma pergunta, não sendo no final da frase, a palavra "porque" escreve-se separada e sem acento circunflexo.
    Parabéns pelo canal, detalhista e, por isso mesmo, não fica bem conter erros graves de Ortografia.
    Obrigado, abraço!

    • @riodejaneiroaqui-e-brasil
      @riodejaneiroaqui-e-brasil  Před 4 lety +2

      Olá K L, obrigado pelo comentário construtivo. Sim, no início do vídeo aparece texto com pergunta usando porque sem estar separado, e com ponto de interrogação no final. Um deslize, mas vai ser complicado mudar. Teria que retirar o vídeo e colocar outro corrigido, causando perdas de comentários, etc. Vou acompanhar a reação, e ver se vale a pena retirar e recolocar outro vídeo zerado.
      Talvez a solução seja colocar uma nota Errata no primeiro comentário fixo, comunicando o erro.
      Quanto à "capa do vídeo" talvez induza a pensar em erro. Isto é, onde está "Porquê" junto e com acento. Veja que na capa, não é uma pergunta, mas está no sentido de "explicação", ou seja, de "motivo". Não existe ponto de interrogação nas duas frases e nem seguindo a palavra "porquê".
      Mesmo assim, você considera que está incorreto?
      Com relação à esta "capa" de vídeo é fácil mudar.
      Agradeço o comentário gentil e construtivo.

    • @kl5395
      @kl5395 Před 4 lety

      @@riodejaneiroaqui-e-brasil Sim, está incorreta a grafia. Você fez uma afirmativa indireta, que não deixa de ser uma pergunta. Exenplo: Por que a paisagem mudou? Espero que alguem diga por que a paisagem mudou.
      *Quanto à correção, não sei como fazer mas talvez se consiga sem precisar excluir o vídeo.
      Obrigado pela atenção e pelo interesse em corrigir. Continuo assistindo aos vídeos e me surpreendendo com o cpnteúdo detalhado. Parabéns.
      Abraço!

    • @riodejaneiroaqui-e-brasil
      @riodejaneiroaqui-e-brasil  Před 4 lety

      Obrigado pelas mensagens construtivas. Foram feitas alterações. Onde não foi possível fazer a correção, introduzi uma nota de errata. Abç!

  • @paulowskvidal3733
    @paulowskvidal3733 Před 4 lety +5

    Era por causa das irmandades, dos pescadores, dos comerciantes, dos homens pretos,dos militares, ....

    • @riodejaneiroaqui-e-brasil
      @riodejaneiroaqui-e-brasil  Před 4 lety +3

      Sim.... e a competição (no bom sentido) entre as irmandades contribuía para esmero de cada igreja!

  • @pedrocampos2965
    @pedrocampos2965 Před 4 lety

    O poder da igreja se estendia , como sempre e em todos credos , muito alem da assistencia "espiritual" é era uma demonstração de poder , controle e domínio econômico das elites eclesiásticas com as do poder civil.

  • @bentoxvii5749
    @bentoxvii5749 Před 4 lety

    Havia mais IGREJAS porque a população ERA MAIOR!!

    • @JORGE.R9421
      @JORGE.R9421 Před 4 lety

      Faz sentido. Naquela época talvez houvesse maior número de moradores no centro da cidade. Atualmente há poucas áreas residenciais no centro. E a maioria dos católicos não são praticantes.

    • @brasilfloraodaamerica1860
      @brasilfloraodaamerica1860 Před 4 lety

      Porque o povo era mais catolico

  • @Praguinho
    @Praguinho Před 4 lety +2

    Vídeo um pouco otimista d+ com o papel da religião na organização da vida social passada. Faltou mencionar que a Igreja Católica recebia dotações do orçamento imperial e gozava de domínio nas decisões públicas, visto que era religião oficial e jurada de joelhos, literalmente, pelo Senado.
    Fora que, mto do trabalho braçal para construir essas belezas de Igrejas, foi c/ mão de obra escrava, as transformando em belos monumentos da dominação senhorial e escravagista.

    • @riodejaneiroaqui-e-brasil
      @riodejaneiroaqui-e-brasil  Před 4 lety +3

      Olá Gulherme, eu não considero otimista. Pensei em fazer uma análise pragmática.
      Eu penso que não podemos pensar o passado com olhos do presente e nem politizar tudo.
      Não sei se igrejas de confrarias/ordem terceira e irmandades recebiam dinheiro da coroa ou do estado, exceto se fosse por doações, ou seja, dizem que no geral o estado não intrometia. Até onde sei não.
      Existem inúmeras igrejas construídas antes do Império. Não tenho estatística precisa, mas acredito que a maioria das Igrejas históricas foram erguidas antes da chegada de Dom João VI e antes do 1º e 2º Reinado.
      Existiam também irmandades de pessoas ligadas à mais diferentes porções do estrato social. As Igrejas como um todo não representavam, a meu ver dominação senhorial. Isto seria politizar o assunto olhando o passado através de um filtro crítico de alguma corrente de pensamento dos dias de hoje.
      Até onde sei, existiam irmandades formadas por diferentes segmentos, como tipos de profissões e integrantes da sociedade, inclusive por homens não livres. Apenas minha opinião.
      Saudações e bom domingo!

    • @brasilfloraodaamerica1860
      @brasilfloraodaamerica1860 Před 4 lety

      A monarquia era catolica mas havia liberdade com outras religioes tanto e que D Pedro abriu as portas do pais para todo tipo de seitas.Sim era escravidao como todos paise s tinham.Inclusive na Africa teve tambem escravidao

  • @juniorjunior8991
    @juniorjunior8991 Před 4 lety +5

    Manipulam as pessoas pelo temor pelo medo !

    • @brasilfloraodaamerica1860
      @brasilfloraodaamerica1860 Před 4 lety +3

      Mais um influenciado pelo marxismo.

    • @taniamaraknorr6886
      @taniamaraknorr6886 Před 4 lety

      Júnior você é burrinho...

    • @juniorjunior8991
      @juniorjunior8991 Před 4 lety +1

      @@taniamaraknorr6886 confesso que não tenho primário isso não significa que sou burro, pois emprégo vários formados em minha empresa , e com certeza o que vc ganha em um ano eu ganho em um mês , Tania , o ruim é ser má educada como vc , seus pais devem ser uns lixo ou uns coitados ,se vê na educação que vc tem ,não consegue debater e sim chingar , e acredite pouco que vc falou da pra ver que vc é uma fracassada na vida! coitada...

  • @brasilfloraodaamerica1860

    Havia mais igreja porque o povo era mais catolico