Aula História - Reforma Protestante - Definição e Fatores para o Enem - STOODI

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 8. 09. 2024
  • Aprenda sobre a Reforma Protestante com o prof. Dimas.
    Stoodi é um canal com video aulas de reforço escolar e preparação para vestibular e ENEM nas matérias de Matemática, Português, Física, Química, Biologia e História.
    Estude com a gente 👉 aedu.me/estude...
    Siga o Stoodi nas redes sociais:
    Instagram: / stoodibr
    Tiktok: / stoodibr
    Twitter: / stoodibr
    Facebook: / stoodinoface

Komentáře • 1K

  • @tarcisioeliasdacruz4589
    @tarcisioeliasdacruz4589 Před 4 lety +413

    a música do início parece minha consciência: Estuuuude kkkkk muito boa aula mandou bem

    • @stoodibr
      @stoodibr  Před 4 lety +25

      hahahaha

    • @figi1465
      @figi1465 Před 4 lety +3

      @@stoodibr ³1¹¹11111111111111

    • @emilyemanuelly6834
      @emilyemanuelly6834 Před 4 lety +4

      Kdbdjdbddkdbdkdbdjdbdj vdd, nunca tinha parado pra pensa nisso.

    • @b4n1do76
      @b4n1do76 Před 4 lety +5

      Minha mente estude minha coragem naoooooooo kkkkkkkkkkk

    • @pedrolopes2787
      @pedrolopes2787 Před 3 lety +2

      Bem isso hahahahahahahas

  • @fabriciosaetta2937
    @fabriciosaetta2937 Před 9 lety +1689

    kkkkkkkkkk o cara é engraçado, mas explica bem.
    Só faltou ele fechar a aula assim: "Quem foi Lutero? Onde vivia? O que planejava contra os princípios da Igreja Católica?
    Sexta, no Globo Repórter" kkkkk

  • @andrezadealbuquerqueromao8807

    É impressionante como as coisas ficam boas quando se tem dom! Parabéns, mestre!

    • @andersonoliveira4195
      @andersonoliveira4195 Před 3 lety

      Foi S. João Crisóstomo no Século IV que cunhou pela primeira vez o nome, “Bíblia”, porque nem os judeus a chamavam assim. A palavra “Bíblia” vem do Grego “Biblos” = O Livro. (1)
      Foi S.Atanásio, que através de sua Carta dirigida às Igrejas sob sua jurisdição em Constantinopla, que delimitou o Novo Testamento tal como conhecemos hoje. E isto ocorreu no ano de 367 DC. (2)
      Em 390 a Igreja reuniu os livros que hoje compõem a Bíblia a partir da versão da Septuaginta para os livros do Velho Testamento, e que foi a versão que Cristo e os Apóstolos usaram nas citações contidas do VT nos Evangelhos e Cartas Apostólicas. (Eles não usaram a versão de Jâmnia porque o cânon do Sínodo de Jâmnia ocorreu posteriormente, no ano 100 DC., e foi organizado para expurgar os livros cristãos da Bíblia.) (3)
      Contraditoriamente, Lutero foi buscar no Canon de Jâmnia a base para a sua Bíblia, justo o Sínodo fariseu que criou as regras para expurgar das Escrituras os textos cristãos.
      Segue-se, no inicio dos anos 400 a tradução de S. Jerônimo de toda a Bíblia, VT e NT, dos originais gregos, aramaicos e hebraicos, o que chamamos de Vulgata Latina, onde o “vulgata” quer dizer "popular" pois o latim vulgar era a língua falada pelo povo e não pela Igreja, que usava o latim eclesiástico, mais elaborado e difícil. (4)
      No século VII, ocorreu a primeira tradução da Bíblia para uma nova língua surgida pela formação dos Estados Nacionais, a Bíblia foi traduzida para o Francês. Também no século VII foi feita a tradução para o Alemão, a primeira, não a de Lutero, que só seria feita 800 anos depois. (5)
      Para o Inglês a Bíblia católica foi traduzida no século VIII, por Adelmo, bispo de Sherborne, e S. Beda o Venerável.
      Uma tradução do século IX da Bíblia para o inglês (no dialeto anglo-saxão) foi feita por Alfred. Uma tradução do séc. X para o inglês foi feita por Aelfric. Foi feita uma tradução em 1361 da maior parte das Escrituras no dialeto inglês (anglo-normando). Isto foi vinte anos antes da tradução de Wycliffe em 1381. (6)
      Também no século IX, a Bíblia foi traduzida para o Eslavo, por Cirilo e Metódio, evangelizadores desses povos. (7)
      A divisão da Bíblia em capítulos e versículos, que os protestantes usam para se situarem, foi uma criação de um Bispo Católico, o arcebispo católico britânico de Canterbury, St. Estêvão Langton (morreu em 1228), que foi o primeiro a dividir as Escrituras em capítulos: 1.163 capítulos no VT e 260 no NT. (8)
      A primeira versão da Bíblia para o Espanhol ocorreu no século XIII , sob o Rei Afonso V de Castela, 300 anos antes de Lutero. (9)
      Em 1300 D.C. temos a primeira tradução da Bíblia para o Norueguês, 200 anos antes de Lutero. (10)
      E a primeira Bíblia impressa foi a Bíblia Católica, impressa pelo Católico Gutemberg no ano de 1454 DC, 29 anos antes de Lutero nascer. (11)
      A impressão da Bíblia por Gutemberg fez com que ela se popularizasse ainda mais, cem anos antes da revolta protestante.
      Veja, agora, uma recomendação católica anterior à Revolta protestante:
      "Todos os cristãos devem ler a Bíblia com piedade e reverência, rezando para que o Espírito Santo, que inspirou as Escrituras, capacite-os a entendê-las... Os que puderem devem fazer uso da versão latina de São Jerônimo; mas os que não puderem e as pessoas simples, leigos ou do clero... devem ler a versão alemã de que agora se dispõe, e, assim, armarem-se contra o inimigo de nossa salvação" (12)
      O próprio Lutero disse: "foi um efeito do poder de Deus que o papado preservou, em primeiro lugar, o santo batismo; em segundo, o texto dos Santos Evangelhos, que era costume ler no púlpito na língua vernácula de cada nação..." (13)
      Como se vê, a falácia protestante de que a Igreja foi contrária à Bíblia, é, não somente uma falsidade, como não possui qualquer embasamento histórico.

  • @ildoborgesfernandes1283
    @ildoborgesfernandes1283 Před 6 lety +7

    A Fé
    Martinho Lutero
    Fé não é a ilusão e o sonho humano que muitos acham que é. E quando vêem que não acontece uma melhoria de vida nem boas obras e ainda assim muito ouvem e falam da fé, caem no erro de dizer que a fé não é suficiente, que seria preciso fazer obras, se é que se quer ficar justo e salvo. A conseqüência disso é que, ao ouvirem o evangelho, agem precipitadamente e, por esforço próprio, criam um pensamento no coração, que diz: "Eu creio". Isso eles então consideram uma fé como deve ser. Mas assim como isso não passa de inspiração e pensamento humano, que jamais atinge o fundo do coração, também nada ocasiona, tampouco se segue uma melhoria.
    Fé verdadeira, entretanto, é uma obra divina em nós, que nos ,modifica e faz renascer de Deus (Jo 1.13), além de matar o velho Adão, transformando-nos em pessoas bem diferentes de coração, sentimento, mentalidade e todas as forças, trazendo consigo o Espírito Santo. Ah, há algo muito vivo, atuante, efetivo e poderoso na fé, a ponto de não ser possível que ela cesse de praticar o bem. Ela também não pergunta se há boas obras a fazer, e sim, antes que surja a pergunta, ela já as realizou e sempre está a realizar. Quem, porém, não realiza tais obras, é pessoa sem fé, que anda às apalpadelas à procura da fé e de boas obras e nem sabe o que é fé nem boas obras, e ainda fica falando muito e conversando fiado sobre as mesmas.
    "Fé" é uma confiança muito viva, inabalável na graça de Deus, tão certa de si que ela não se importaria de morrer mil vezes. E semelhante confiança e reconhecimento de graça divina dá alegria, persistência e agrado ante Deus e todas as criaturas, o que é ocasionado pelo Espírito da fé. Por isso, sem coação, ela se dispõe voluntariamente a fazer o bem a todo mundo, a servir a todo mundo, sofrer tudo, por amor e em louvor a Deus que lhe demonstrou tamanha graça, de sorte que é impossível separar as obras da fé, tão impossível como separar a luz do fogo. Tome cautela, portanto, contra as suas próprias idéias falsas e contra conversadores inúteis, que querem ser sabidos ao julgar sobre a fé e as boas obras e, na verdade; são os maiores ignorantes. Peço a Deus que crie fé em você, senão há de ficar eternamente sem fé. Você, por sua parte, invente e faça o que quiser ou puder. "Justiça", então, é essa fé, e significa justiça de Deus, ou que vale perante Deus, uma vez que ela é dádiva que Deus concede e que dá à pessoa a disposição de dar a cada um o que lhe é devido. Pois, através da fé, a pessoa se torna sem pecado e ganha vontade de cumprir os mandamentos de Deus, com o que ele dá gloria a Deus e lhe paga o que lhe é devido. E às outras pessoas ela serve de bom grado onde puder, e com isso também paga a cada um. Uma justiça desta espécie nem a natureza, nem a livre vontade e nossas forças conseguem produzir; pois da mesma forma como ninguém consegue dar a fé a si mesmo, também não se pode eliminar a falta de fé. Como se haveria de tirar o menor pecado que fosse? Por esta razão tudo é falso, é hipocrisia e pecado o que acontece fora da fé ou em falta de fé (Rm 14.23) por maior brilho que apresente.

  • @Pedro-xp4lr
    @Pedro-xp4lr Před 4 lety +52

    É justamente ter essa voz que ajuda o entendimento e a compreensão! Parabens pelo trabalho! 👏🏻👏🏻👏🏻

    • @NaturezaAqui
      @NaturezaAqui Před 4 lety +2

      O único comentário sensato. Estão todos achando engraçado e não vêem nisso a habilidade de um bom comunicador.

    • @andersonoliveira4195
      @andersonoliveira4195 Před 3 lety

      Foi S. João Crisóstomo no Século IV que cunhou pela primeira vez o nome, “Bíblia”, porque nem os judeus a chamavam assim. A palavra “Bíblia” vem do Grego “Biblos” = O Livro. (1)
      Foi S.Atanásio, que através de sua Carta dirigida às Igrejas sob sua jurisdição em Constantinopla, que delimitou o Novo Testamento tal como conhecemos hoje. E isto ocorreu no ano de 367 DC. (2)
      Em 390 a Igreja reuniu os livros que hoje compõem a Bíblia a partir da versão da Septuaginta para os livros do Velho Testamento, e que foi a versão que Cristo e os Apóstolos usaram nas citações contidas do VT nos Evangelhos e Cartas Apostólicas. (Eles não usaram a versão de Jâmnia porque o cânon do Sínodo de Jâmnia ocorreu posteriormente, no ano 100 DC., e foi organizado para expurgar os livros cristãos da Bíblia.) (3)
      Contraditoriamente, Lutero foi buscar no Canon de Jâmnia a base para a sua Bíblia, justo o Sínodo fariseu que criou as regras para expurgar das Escrituras os textos cristãos.
      Segue-se, no inicio dos anos 400 a tradução de S. Jerônimo de toda a Bíblia, VT e NT, dos originais gregos, aramaicos e hebraicos, o que chamamos de Vulgata Latina, onde o “vulgata” quer dizer "popular" pois o latim vulgar era a língua falada pelo povo e não pela Igreja, que usava o latim eclesiástico, mais elaborado e difícil. (4)
      No século VII, ocorreu a primeira tradução da Bíblia para uma nova língua surgida pela formação dos Estados Nacionais, a Bíblia foi traduzida para o Francês. Também no século VII foi feita a tradução para o Alemão, a primeira, não a de Lutero, que só seria feita 800 anos depois. (5)
      Para o Inglês a Bíblia católica foi traduzida no século VIII, por Adelmo, bispo de Sherborne, e S. Beda o Venerável.
      Uma tradução do século IX da Bíblia para o inglês (no dialeto anglo-saxão) foi feita por Alfred. Uma tradução do séc. X para o inglês foi feita por Aelfric. Foi feita uma tradução em 1361 da maior parte das Escrituras no dialeto inglês (anglo-normando). Isto foi vinte anos antes da tradução de Wycliffe em 1381. (6)
      Também no século IX, a Bíblia foi traduzida para o Eslavo, por Cirilo e Metódio, evangelizadores desses povos. (7)
      A divisão da Bíblia em capítulos e versículos, que os protestantes usam para se situarem, foi uma criação de um Bispo Católico, o arcebispo católico britânico de Canterbury, St. Estêvão Langton (morreu em 1228), que foi o primeiro a dividir as Escrituras em capítulos: 1.163 capítulos no VT e 260 no NT. (8)
      A primeira versão da Bíblia para o Espanhol ocorreu no século XIII , sob o Rei Afonso V de Castela, 300 anos antes de Lutero. (9)
      Em 1300 D.C. temos a primeira tradução da Bíblia para o Norueguês, 200 anos antes de Lutero. (10)
      E a primeira Bíblia impressa foi a Bíblia Católica, impressa pelo Católico Gutemberg no ano de 1454 DC, 29 anos antes de Lutero nascer. (11)
      A impressão da Bíblia por Gutemberg fez com que ela se popularizasse ainda mais, cem anos antes da revolta protestante.
      Veja, agora, uma recomendação católica anterior à Revolta protestante:
      "Todos os cristãos devem ler a Bíblia com piedade e reverência, rezando para que o Espírito Santo, que inspirou as Escrituras, capacite-os a entendê-las... Os que puderem devem fazer uso da versão latina de São Jerônimo; mas os que não puderem e as pessoas simples, leigos ou do clero... devem ler a versão alemã de que agora se dispõe, e, assim, armarem-se contra o inimigo de nossa salvação" (12)
      O próprio Lutero disse: "foi um efeito do poder de Deus que o papado preservou, em primeiro lugar, o santo batismo; em segundo, o texto dos Santos Evangelhos, que era costume ler no púlpito na língua vernácula de cada nação..." (13)
      Como se vê, a falácia protestante de que a Igreja foi contrária à Bíblia, é, não somente uma falsidade, como não possui qualquer embasamento histórico.

  • @anabiacherry4045
    @anabiacherry4045 Před 8 lety +296

    Achei engraçado , que ele ficava lendo aí fazia umas pausas dramáticas kkkkk Boa aula!

  • @josevaldir7974
    @josevaldir7974 Před 2 lety +3

    Curiosidade Terrível: Existiu uma noite chamada "A noite de São Bartolomeu"(Se eu errei o nome me perdoem) onde foi uma noite que matou mais de 100 mil cristãos calvinistas e protestante luteranos em Paris na França.

  • @vitoriacalaca14
    @vitoriacalaca14 Před 8 lety +663

    pacote plus da salvação kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • @ATum9369
    @ATum9369 Před 4 lety +10

    Sua dicção é muito boa, prende a atenção do ouvinte, sem falar que explica muito bem. Obrigado por essa aula maravilhosa.

  • @larissagomes4028
    @larissagomes4028 Před 5 lety +1

    Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito,para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo,não para que julgasse o mundo,mas para que o mundo fosse salvo por ele.❤❤

  • @mariafabriciagarciasilva3992

    mto boa aula prof,entendi mto melhor cm o video do q na minha sala d aula ,salvou a minha prova d Amanha

  • @ismaelvale4907
    @ismaelvale4907 Před 2 měsíci +1

    No momento certo Deus fará acontecer 🙏❤❤❤

  • @dafneiara6264
    @dafneiara6264 Před 3 lety +7

    eu amo esse cara
    assinei um curso onde ele é o professor de história KKKKKKKK
    INCRIVEL HISTORIA JA É PERFEITO COM ELE FICA TUDO

  • @assistenciasocial3419
    @assistenciasocial3419 Před rokem +2

    Muito engraçado, ótimo professor e parabéns por não ser cansativo, deu seu recado na íntegra!

    • @stoodibr
      @stoodibr  Před rokem +1

      As aulas ficam mais fáceis com essa didática né?!

  • @MARIAGUIMA
    @MARIAGUIMA Před 8 lety +13

    Finalmente uma aula boa com um professor crítico. Cade a continuação?

    • @luizaugustoliborio9895
      @luizaugustoliborio9895 Před 3 lety

      O CALUNIADOR PROTESTANTE É UM TERRORISTA, PORQUE COM A SUA LÍNGUA LANÇA A BOMBA”. O PAPA FRANCISCO COMENTOU O OITAVO MANDAMENTO - “NÃO LEVANTARÁS FALSO TESTEMUNHO CONTRA TEU PRÓXIMO”. OS CALUNIADORES SÃO PESSOAS QUE MATAM OS OUTROS PORQUE A LÍNGUA MATA COMO UMA FACA. FIQUEM ATENTOS. O CALUNIADOR É UM TERRORISTA, PORQUE COM A SUA LÍNGUA LANÇA A BOMBA E VAI EMBORA E ESTA BOMBA DESTRÓI A FAMA DOS OUTROS. CALUNIAR É MATAR, NÃO ESQUEÇAM.”. OS EVANGELHOS CULMINAM COM A NARRAÇÃO DO PROCESSO, DA EXECUÇÃO DA SENTENÇA CONTRA JESUS E SUA CONSEQUÊNCIA INAUDITA. “NÃO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO QUER DIZER VIVER COMO FILHOS DE DEUS, QUE JAMAIS DESMENTE A SI MESMO, JAMAIS MENTE, DEIXANDO EMERGIR EM CADA ATO A GRANDE VERDADE: QUE DEUS É PAI E É POSSÍVEL CONFIAR NELE. EU CONFIO EM DEUS, ESTA É A GRANDE VERDADE. E DESSA NOSSA CONFIANÇA EM DEUS PAI, DE QUE ELE NOS AMA, NASCE A MINHA VERDADE E O SER VERDADEIRO E NÃO MENTIROSO. “PORQUE QUALQUER QUE, NESTA GERAÇÃO ADÚLTERA E PECADORA, SE ENVERGONHAR DE MIM E DAS MINHAS PALAVRAS, TAMBÉM O FILHO DO HOMEM SE ENVERGONHARÁ DELE, QUANDO VIER NA GLÓRIA DE SEU PAI COM OS SANTOS ANJOS.” (MARCOS 8.38) MATEUS 10:33. ENTRETANTO, QUALQUER QUE ME NEGAR DIANTE DAS PESSOAS, TAMBÉM EU O NEGAREI DIANTE DE MEU PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS. APOCALIPSE 21:8, PORÉM, QUANTO AOS COVARDES, OS INCRÉDULOS, OS DEPRAVADOS, OS ASSASSINOS, OS QUE PRATICAM IMORALIDADE SEXUAL, OS BRUXOS E OCULTISTAS, OS IDÓLATRAS E TODOS OS MENTIROSOS, A PARTE QUE LHES CABE SERÁ NO LAGO DE FOGO, QUE ARDE PERPETUAMENTE EM MEIO AO ENXOFRE. ESTA É A SEGUNDA MORTE!” A NOVA JERUSALÉM.

    • @andersonoliveira4195
      @andersonoliveira4195 Před 3 lety

      Foi S. João Crisóstomo no Século IV que cunhou pela primeira vez o nome, “Bíblia”, porque nem os judeus a chamavam assim. A palavra “Bíblia” vem do Grego “Biblos” = O Livro. (1)
      Foi S.Atanásio, que através de sua Carta dirigida às Igrejas sob sua jurisdição em Constantinopla, que delimitou o Novo Testamento tal como conhecemos hoje. E isto ocorreu no ano de 367 DC. (2)
      Em 390 a Igreja reuniu os livros que hoje compõem a Bíblia a partir da versão da Septuaginta para os livros do Velho Testamento, e que foi a versão que Cristo e os Apóstolos usaram nas citações contidas do VT nos Evangelhos e Cartas Apostólicas. (Eles não usaram a versão de Jâmnia porque o cânon do Sínodo de Jâmnia ocorreu posteriormente, no ano 100 DC., e foi organizado para expurgar os livros cristãos da Bíblia.) (3)
      Contraditoriamente, Lutero foi buscar no Canon de Jâmnia a base para a sua Bíblia, justo o Sínodo fariseu que criou as regras para expurgar das Escrituras os textos cristãos.
      Segue-se, no inicio dos anos 400 a tradução de S. Jerônimo de toda a Bíblia, VT e NT, dos originais gregos, aramaicos e hebraicos, o que chamamos de Vulgata Latina, onde o “vulgata” quer dizer "popular" pois o latim vulgar era a língua falada pelo povo e não pela Igreja, que usava o latim eclesiástico, mais elaborado e difícil. (4)
      No século VII, ocorreu a primeira tradução da Bíblia para uma nova língua surgida pela formação dos Estados Nacionais, a Bíblia foi traduzida para o Francês. Também no século VII foi feita a tradução para o Alemão, a primeira, não a de Lutero, que só seria feita 800 anos depois. (5)
      Para o Inglês a Bíblia católica foi traduzida no século VIII, por Adelmo, bispo de Sherborne, e S. Beda o Venerável.
      Uma tradução do século IX da Bíblia para o inglês (no dialeto anglo-saxão) foi feita por Alfred. Uma tradução do séc. X para o inglês foi feita por Aelfric. Foi feita uma tradução em 1361 da maior parte das Escrituras no dialeto inglês (anglo-normando). Isto foi vinte anos antes da tradução de Wycliffe em 1381. (6)
      Também no século IX, a Bíblia foi traduzida para o Eslavo, por Cirilo e Metódio, evangelizadores desses povos. (7)
      A divisão da Bíblia em capítulos e versículos, que os protestantes usam para se situarem, foi uma criação de um Bispo Católico, o arcebispo católico britânico de Canterbury, St. Estêvão Langton (morreu em 1228), que foi o primeiro a dividir as Escrituras em capítulos: 1.163 capítulos no VT e 260 no NT. (8)
      A primeira versão da Bíblia para o Espanhol ocorreu no século XIII , sob o Rei Afonso V de Castela, 300 anos antes de Lutero. (9)
      Em 1300 D.C. temos a primeira tradução da Bíblia para o Norueguês, 200 anos antes de Lutero. (10)
      E a primeira Bíblia impressa foi a Bíblia Católica, impressa pelo Católico Gutemberg no ano de 1454 DC, 29 anos antes de Lutero nascer. (11)
      A impressão da Bíblia por Gutemberg fez com que ela se popularizasse ainda mais, cem anos antes da revolta protestante.
      Veja, agora, uma recomendação católica anterior à Revolta protestante:
      "Todos os cristãos devem ler a Bíblia com piedade e reverência, rezando para que o Espírito Santo, que inspirou as Escrituras, capacite-os a entendê-las... Os que puderem devem fazer uso da versão latina de São Jerônimo; mas os que não puderem e as pessoas simples, leigos ou do clero... devem ler a versão alemã de que agora se dispõe, e, assim, armarem-se contra o inimigo de nossa salvação" (12)
      O próprio Lutero disse: "foi um efeito do poder de Deus que o papado preservou, em primeiro lugar, o santo batismo; em segundo, o texto dos Santos Evangelhos, que era costume ler no púlpito na língua vernácula de cada nação..." (13)
      Como se vê, a falácia protestante de que a Igreja foi contrária à Bíblia, é, não somente uma falsidade, como não possui qualquer embasamento histórico.

    • @luizaugustoliborio9895
      @luizaugustoliborio9895 Před 3 lety +1

      @@andersonoliveira4195 BÍBLIA AMPUTADA E DETURPADA PELOS PROTESTANTES. COMO NÃO PODIA DEIXAR DE SER, O GRANDE ATAQUE DO INFERNO À IGREJA CATÓLICA É FEITA CONTRA O VERBO DE DEUS, CONTRA A PALAVRA DE DEUS, QUE ESTÁ DE SOBREMANEIRA CONTIDA NAS SAGRADAS ESCRITURAS. ESTE ATAQUE FAZ-SE ATRAVÉS DA AMPUTAÇÃO E DA DETURPAÇÃO. AMPUTAÇÃO - TALVEZ A MAIOR DAS VITÓRIAS DE SATANÁS NESTA ÁREA, FOI A DE TER CONSEGUIDO RETIRAR DA BÍBLIA PROTESTANTE OS 7 LIVROS DEUTEROCANÓNICOS: TOBIAS, JUDITE, MACABEUS 1, MACABEUS 2, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO E BARUC. ALÉM DA IGREJA CATÓLICA ROMANA, OS LIVROS DEUTEROCANÓNICOS ESTÃO TAMBÉM PRESENTES NAS BÍBLIAS DA IGREJA ANGLICANA, NAS IGREJAS ORTODOXAS COPTA, SIRÍACA, GREGA E RUSSA. O ASSUNTO DA AUTENTICIDADE E DO VALOR TEOLÓGICO DESSES LIVROS FOI TRATADO EM VÁRIOS CONCÍLIOS E DOCUMENTOS PAPAIS, SOBRETUDO EM 1545-1563 DC. - CONCÍLIO ECUMÉNICO DE TRENTO, DECLARANDO DEFINITIVAMENTE O CÂNONE DE 46 LIVROS NO ANTIGO TESTAMENTO E DECLARANDO COMO ANÁTEMA QUEM OS REJEITAR (VER CÂNONE DE TRENTO). DETURPAÇÃO - DEPOIS DE TER AMPUTADO A BÍBLIA, O DEMÓNIO ATACA DE NOVO, INTRODUZINDO ERROS NA TRADUÇÃO DOS TEXTOS BÍBLICOS, CHEGANDO AO PONTO DE A TORNAR IRRECONHECÍVEL E COM ERROS DOUTRINAIS GRAVES. NÃO ENTRANDO NA ANÁLISE DETALHADA DE TODAS AS TRADUÇÕES BÍBLICAS RECENTES DISPONÍVEIS EM PORTUGUÊS, QUERO SÓ FAZER ALGUMAS CHAMADAS DE ATENÇÃO QUE CONSIDERO FUNDAMENTAIS. ESTA É A PIOR DE TODAS AS TRADUÇÕES CATÓLICAS EM PORTUGUÊS E NÃO DEVE DE TODO SER LIDA, POIS ESTÁ MUITO ADULTERADA. BÍBLIA DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - ESTA É A PIOR E A MAIS PERIGOSA DE TODAS AS TRADUÇÕES EM PORTUGUÊS E NÃO DEVE DE TODO SER LIDA, POIS ESTÁ TOTALMENTE ADULTERADA.

  • @biaemelmelhoresamigas2428
    @biaemelmelhoresamigas2428 Před 4 měsíci

    Você é muito engraçado kkkkk!! E a música do início: "estuuuuudeee" KKKKKKK!!! Muito bom, parabéns!

  • @rodsonmatos1978
    @rodsonmatos1978 Před 7 lety +36

    Esse foi os doze minutos mais longos da minha vida. Ótima aula mesmo assim

    • @andersonoliveira4195
      @andersonoliveira4195 Před 3 lety

      Foi S. João Crisóstomo no Século IV que cunhou pela primeira vez o nome, “Bíblia”, porque nem os judeus a chamavam assim. A palavra “Bíblia” vem do Grego “Biblos” = O Livro. (1)
      Foi S.Atanásio, que através de sua Carta dirigida às Igrejas sob sua jurisdição em Constantinopla, que delimitou o Novo Testamento tal como conhecemos hoje. E isto ocorreu no ano de 367 DC. (2)
      Em 390 a Igreja reuniu os livros que hoje compõem a Bíblia a partir da versão da Septuaginta para os livros do Velho Testamento, e que foi a versão que Cristo e os Apóstolos usaram nas citações contidas do VT nos Evangelhos e Cartas Apostólicas. (Eles não usaram a versão de Jâmnia porque o cânon do Sínodo de Jâmnia ocorreu posteriormente, no ano 100 DC., e foi organizado para expurgar os livros cristãos da Bíblia.) (3)
      Contraditoriamente, Lutero foi buscar no Canon de Jâmnia a base para a sua Bíblia, justo o Sínodo fariseu que criou as regras para expurgar das Escrituras os textos cristãos.
      Segue-se, no inicio dos anos 400 a tradução de S. Jerônimo de toda a Bíblia, VT e NT, dos originais gregos, aramaicos e hebraicos, o que chamamos de Vulgata Latina, onde o “vulgata” quer dizer "popular" pois o latim vulgar era a língua falada pelo povo e não pela Igreja, que usava o latim eclesiástico, mais elaborado e difícil. (4)
      No século VII, ocorreu a primeira tradução da Bíblia para uma nova língua surgida pela formação dos Estados Nacionais, a Bíblia foi traduzida para o Francês. Também no século VII foi feita a tradução para o Alemão, a primeira, não a de Lutero, que só seria feita 800 anos depois. (5)
      Para o Inglês a Bíblia católica foi traduzida no século VIII, por Adelmo, bispo de Sherborne, e S. Beda o Venerável.
      Uma tradução do século IX da Bíblia para o inglês (no dialeto anglo-saxão) foi feita por Alfred. Uma tradução do séc. X para o inglês foi feita por Aelfric. Foi feita uma tradução em 1361 da maior parte das Escrituras no dialeto inglês (anglo-normando). Isto foi vinte anos antes da tradução de Wycliffe em 1381. (6)
      Também no século IX, a Bíblia foi traduzida para o Eslavo, por Cirilo e Metódio, evangelizadores desses povos. (7)
      A divisão da Bíblia em capítulos e versículos, que os protestantes usam para se situarem, foi uma criação de um Bispo Católico, o arcebispo católico britânico de Canterbury, St. Estêvão Langton (morreu em 1228), que foi o primeiro a dividir as Escrituras em capítulos: 1.163 capítulos no VT e 260 no NT. (8)
      A primeira versão da Bíblia para o Espanhol ocorreu no século XIII , sob o Rei Afonso V de Castela, 300 anos antes de Lutero. (9)
      Em 1300 D.C. temos a primeira tradução da Bíblia para o Norueguês, 200 anos antes de Lutero. (10)
      E a primeira Bíblia impressa foi a Bíblia Católica, impressa pelo Católico Gutemberg no ano de 1454 DC, 29 anos antes de Lutero nascer. (11)
      A impressão da Bíblia por Gutemberg fez com que ela se popularizasse ainda mais, cem anos antes da revolta protestante.
      Veja, agora, uma recomendação católica anterior à Revolta protestante:
      "Todos os cristãos devem ler a Bíblia com piedade e reverência, rezando para que o Espírito Santo, que inspirou as Escrituras, capacite-os a entendê-las... Os que puderem devem fazer uso da versão latina de São Jerônimo; mas os que não puderem e as pessoas simples, leigos ou do clero... devem ler a versão alemã de que agora se dispõe, e, assim, armarem-se contra o inimigo de nossa salvação" (12)
      O próprio Lutero disse: "foi um efeito do poder de Deus que o papado preservou, em primeiro lugar, o santo batismo; em segundo, o texto dos Santos Evangelhos, que era costume ler no púlpito na língua vernácula de cada nação..." (13)
      Como se vê, a falácia protestante de que a Igreja foi contrária à Bíblia, é, não somente uma falsidade, como não possui qualquer embasamento histórico.

    • @luizaugustoliborio9895
      @luizaugustoliborio9895 Před 3 lety

      “LUTERO E CALVINO ERAM ALMAS CHEIAS DE ÓDIO. O PRIMEIRO FOI UM GENOCIDA, O SEGUNDO O INVENTOR DO GOVERNO TOTALITÁRIO. SEUS SEGUIDORES ESTÃO NO CAMINHO DO INFERNO, E SE FOR PRECISO XINGÁ-LOS DE TUDO QUANTO É NOME PARA TIRÁ-LOS DESSA ENRASCADA, FAREI ISSO SEM DÓ NEM PIEDADE.” O PROTESTANTISMO, NASCEU DO ÓDIO E DA SEDE DE SANGUE. SUA INSPIRAÇÃO CRISTÃ, É ZERO.

    • @rodsonmatos1978
      @rodsonmatos1978 Před 3 lety +1

      Eu nem sou protestante. Parem de encher o meu saco!

    • @luizaugustoliborio9895
      @luizaugustoliborio9895 Před 3 lety

      @@rodsonmatos1978 VOCÊ É SÓ INSIPIDO, INODORO E INCOLOR.

    • @oalfaeoomega8116
      @oalfaeoomega8116 Před 2 lety +2

      @@luizaugustoliborio9895 (SEI Q VOU GENERALIZAR AQUI MAS ESTOU FALANDO DA MAIORIA)
      Vcs católicos passam a vida inteira sem nunca ter sentido a presença de Deus,passa a vida inteira e quase td q sabe da bíblia é oq foi pregado na missa (já q a maioria dos católicos nem lê a bíblia),vcs dizem q Maria intercede por vcs sendo q ela está dormindo [morta],o dia q vcs começarem a ler a bíblia com a ajuda do Espírito Santo saberão quem é Deus,pq vcs ouvem sobre Ele mas de fato não o conhecem.

  • @helenadocarmo2486
    @helenadocarmo2486 Před 6 lety +2

    Adorei a aula. Parece o Paulo Henrique Amorim falando. Mas funciona pois dá vontade de ver até o final. Parabéns.

  • @NeizeFigueiraMonteiro
    @NeizeFigueiraMonteiro Před 5 lety +4

    Parabéns por sua aula, me ajudou bastante. Tudo que você falou exatamente o que eu estou estudando no curso de teologia. Gostei muito da sua explicação, um jeito bem descontraído para contar a história.

    • @luizaugustoliborio9895
      @luizaugustoliborio9895 Před 4 lety

      Mais calunias, injurias e difamações, agora você se arvora em juiz, para julgar e condenar sem ter provas cabais e concretas, você é quem?: o ilibado, iluminado, o inerrante, o "todo poderoso"; coloque-se em teu lugar rapaz, você se coloca acima do bem e do mal, então você quer ocupar o lugar de deus?; acaso foi você o crucificado?; deixa de vaidade, soberba, arrogância, isto é lá com o "encardido", por acaso você é satanista? olha, ele quis ocupar o trono de deus, e se precipitou no abismos do inferno, junto com seus sequazes! tu é outro dono da verdade absoluta, o novo libertador? não discuto com o novo libertador, porque eu sei que a verdade é bem maior!, que a tua insignificante pretensão de ser o novo reformador da igreja? olha jesus disse aos fariseus: (quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha). e você só espalha, discórdia, calúnias, injurias, difamações, como os fariseus hipócritas, sem provais cabais ;talvez você vai gritar como eles: "matem-no, sepulcrem-no, ele falou que ´filho de deus? e a história da maior injustiça se repete! porque será que fariseus, estão sempre prontos a atirar pedras, e nunca checar os dois lados da moeda, isto é uma estupidez insana; quem te deu credencial para julgar? seu telhado não é de vidro? você é apenas mais um protestante com lavagem cerebral e de uma ignorância invencível!; jesus disse: não julgarás, dizendo você tem uma trave no olho e quer tirar o cisco do olho do seu irmão? amigo, monte outra igrejola, na garagem de tua casa, com reconhecimento de firma, e vá enganar os incautos, que não possuem cérebros com a mínima lógica. então vai lavar as mãos como fez pilatos? a boca só fala do que o coração está cheio! e o teu vai gangrenar. não banque o juiz iníquo, achando que está no andar de cima e é intocável! atire a primeira pedra fariseu, pois com as pedras que você atira, o papa francisco, humildemente constrói a sua obra, e você, o seu castelinho de areia! coloque-se em teu lugar, não engula sem mastigar, você vai ter uma congestão! com todos os seus preconceitos, filosóficos, estremados e estrumados. vê se te enxerga, protestante de araque; vai trabalhar, o mão cansada, e deixe o barco de são pedro navegar! ou você é da ouvidoria do céu, mas as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja, fundamentada na palavra de nosso senhor jesus cristo, e não do jornaleiro da esquina da tua casa, que é o fodão, igual a você! gangues de hereges da "concillium" e a da "communio. e você é da gangue do berne ou do carrapato, pare de se coçar, perebento! procure alguma coisa util para fazer. vai ler algum livro de historiador leal e honesto; conversa de gangues é só com "gangues dos calças cagadas"; feito você. evanjegue!.

    • @viniciusbraboza8359
      @viniciusbraboza8359 Před 3 lety +1

      @@luizaugustoliborio9895 vc precisa urgentemente de um tratamento psicológico

    • @luizaugustoliborio9895
      @luizaugustoliborio9895 Před 3 lety

      @@viniciusbraboza8359Terrorismo Psicológico E Lavagem Cerebral. Para Os Evangélicos Ortodoxos (Fanáticos, Radicais E Extremistas), Existe Sempre O Risco Do Aconselhamento Psicológico, Que Pode Ser Usado Como Um Incentivo Para O Abandono Do Evangélico, Ou Até Mesmo Para Realizar Lavagem Cerebral No Candidato. Rose Compara A Pressão E A Dinâmica Utilizada Nos Evangélicos Para Que Os Evangélicos Abandonem Pontos De Vista Ortodoxos, Com Os Campos De Reeducação Comunistas. Evangélicos Que Espionam Uns Aos Outros, Ameaças, Chantagens, Intimidação, Coerção E Mesmo Violência São Empregados Para Proteger Os Statuso Status Quo Das Seitas. O Uso De Psicólogos E Terapias De Grupo Para Evangélicos Ortodoxos É Bastante Frequente. Isso Tem Por Objetivo Ou Expulsar Os Indesejados Ou Oprimi-Los De Forma A Submetê-Los As Ideologias Dos Pastores. Durante Terapias De Grupo, Os Evangélicos São Induzidos A Confessar Seus Pecados Só Com Deus, Para Todos Os Participantes, Para Que O Grupo Possa Discuti-Los. A Terapia De Grupo É Uma Técnica Que Tem Sido Abandonada Pelos Psicólogos Nos Últimos Tempos. Num Programa De Terapia De Grupo Aplicado A Oficiais Da Força Aérea Americana, Aconteceram Alguns Casos De Suicídio Após Sessões De Terapia De Grupo. Para Ser Sincero, Deveríamos Ser Batizados Diretamente Por Deus Também.

    • @evellynsantos4983
      @evellynsantos4983 Před rokem

      @@luizaugustoliborio9895 Você está precisando de ajuda????

  • @vampirewaltz
    @vampirewaltz Před rokem +1

    melhor professor, nunca entendi tão bem história como agora! os resumos e a explicação são otimas

  • @larissagomes4028
    @larissagomes4028 Před 5 lety +37

    Jesus te ama Deus te abençoe Jesus está voltando Deus te abençoe!❤❤

    • @andersonoliveira4195
      @andersonoliveira4195 Před 3 lety +1

      Foi S. João Crisóstomo no Século IV que cunhou pela primeira vez o nome, “Bíblia”, porque nem os judeus a chamavam assim. A palavra “Bíblia” vem do Grego “Biblos” = O Livro. (1)
      Foi S.Atanásio, que através de sua Carta dirigida às Igrejas sob sua jurisdição em Constantinopla, que delimitou o Novo Testamento tal como conhecemos hoje. E isto ocorreu no ano de 367 DC. (2)
      Em 390 a Igreja reuniu os livros que hoje compõem a Bíblia a partir da versão da Septuaginta para os livros do Velho Testamento, e que foi a versão que Cristo e os Apóstolos usaram nas citações contidas do VT nos Evangelhos e Cartas Apostólicas. (Eles não usaram a versão de Jâmnia porque o cânon do Sínodo de Jâmnia ocorreu posteriormente, no ano 100 DC., e foi organizado para expurgar os livros cristãos da Bíblia.) (3)
      Contraditoriamente, Lutero foi buscar no Canon de Jâmnia a base para a sua Bíblia, justo o Sínodo fariseu que criou as regras para expurgar das Escrituras os textos cristãos.
      Segue-se, no inicio dos anos 400 a tradução de S. Jerônimo de toda a Bíblia, VT e NT, dos originais gregos, aramaicos e hebraicos, o que chamamos de Vulgata Latina, onde o “vulgata” quer dizer "popular" pois o latim vulgar era a língua falada pelo povo e não pela Igreja, que usava o latim eclesiástico, mais elaborado e difícil. (4)
      No século VII, ocorreu a primeira tradução da Bíblia para uma nova língua surgida pela formação dos Estados Nacionais, a Bíblia foi traduzida para o Francês. Também no século VII foi feita a tradução para o Alemão, a primeira, não a de Lutero, que só seria feita 800 anos depois. (5)
      Para o Inglês a Bíblia católica foi traduzida no século VIII, por Adelmo, bispo de Sherborne, e S. Beda o Venerável.
      Uma tradução do século IX da Bíblia para o inglês (no dialeto anglo-saxão) foi feita por Alfred. Uma tradução do séc. X para o inglês foi feita por Aelfric. Foi feita uma tradução em 1361 da maior parte das Escrituras no dialeto inglês (anglo-normando). Isto foi vinte anos antes da tradução de Wycliffe em 1381. (6)
      Também no século IX, a Bíblia foi traduzida para o Eslavo, por Cirilo e Metódio, evangelizadores desses povos. (7)
      A divisão da Bíblia em capítulos e versículos, que os protestantes usam para se situarem, foi uma criação de um Bispo Católico, o arcebispo católico britânico de Canterbury, St. Estêvão Langton (morreu em 1228), que foi o primeiro a dividir as Escrituras em capítulos: 1.163 capítulos no VT e 260 no NT. (8)
      A primeira versão da Bíblia para o Espanhol ocorreu no século XIII , sob o Rei Afonso V de Castela, 300 anos antes de Lutero. (9)
      Em 1300 D.C. temos a primeira tradução da Bíblia para o Norueguês, 200 anos antes de Lutero. (10)
      E a primeira Bíblia impressa foi a Bíblia Católica, impressa pelo Católico Gutemberg no ano de 1454 DC, 29 anos antes de Lutero nascer. (11)
      A impressão da Bíblia por Gutemberg fez com que ela se popularizasse ainda mais, cem anos antes da revolta protestante.
      Veja, agora, uma recomendação católica anterior à Revolta protestante:
      "Todos os cristãos devem ler a Bíblia com piedade e reverência, rezando para que o Espírito Santo, que inspirou as Escrituras, capacite-os a entendê-las... Os que puderem devem fazer uso da versão latina de São Jerônimo; mas os que não puderem e as pessoas simples, leigos ou do clero... devem ler a versão alemã de que agora se dispõe, e, assim, armarem-se contra o inimigo de nossa salvação" (12)
      O próprio Lutero disse: "foi um efeito do poder de Deus que o papado preservou, em primeiro lugar, o santo batismo; em segundo, o texto dos Santos Evangelhos, que era costume ler no púlpito na língua vernácula de cada nação..." (13)
      Como se vê, a falácia protestante de que a Igreja foi contrária à Bíblia, é, não somente uma falsidade, como não possui qualquer embasamento histórico.

    • @aby8939
      @aby8939 Před 3 lety +2

      Mano ? Pra q esse texto

    • @silvanivieiramelo8731
      @silvanivieiramelo8731 Před 3 lety

      @@aby8939 rsrs

    • @aby8939
      @aby8939 Před 3 lety

      @@silvanivieiramelo8731 unnnnn

    • @silvanivieiramelo8731
      @silvanivieiramelo8731 Před 3 lety

      @@aby8939 o q

  • @derlainenovaes
    @derlainenovaes Před rokem +1

    Nota dez, uma aula descontraída e por sinal um aprendizados não cansativo.

  • @paulocoelho1329
    @paulocoelho1329 Před 8 lety +269

    Promoção relâmpago, compre uma salvação e ganhe uma taça de água benta

    • @victormatheussoares8132
      @victormatheussoares8132 Před 5 lety +3

      Erros foram cometidos, infelizmente. Mas essa não é mais a realidade da Igreja Católica, que inclusive é a maior fonte de caridade do mundo.

    • @carlosemanuel4921
      @carlosemanuel4921 Před 4 lety +1

      @Davi Jansen Pinheiro kssssssssskskkskskkkssssskkskskkskksksksksssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssskkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkssssssssskkkkkkkkkkkskkkkkkkkkkkkkkkkkksssskkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkksssskkkkkkkkkkkkkkkkkkksssskkkkkkkkkkkkkkssskkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • @bento3095
      @bento3095 Před 4 lety +2

      @@victormatheussoares8132 A Igreja nunca vendeu indulgências pelo mero lucro. As indulgências eram um conjunto de benefícios espirituais concedidos do Santo Padre, o Papa para a população, exemplo disso foi a indulgência dada a todos os cruzados. O que ocorrera era que, a Alemanha, era a única região de domínio da Igreja que não tinha indulgências até o século XIV, é aí que Inocêncio VIII decide que a Alemanha também teria direito a a venda de indulgências. Elas eram vendidas pois era preciso juntar dinheiro para a manutenção das Igrejas locais. O problema surge que em alguns locais, como na Saxônia(região onde Lutero começa sua vida de estudos e pregação antes da Reforma) a venda de indulgências de forma exacerbada. Lutero por sua vez, tomado de ideias erradas e de adulterações bíblicas, acaba por começar a criticar a Igreja, não pelos abusos cometidos a fim de combate-los e ajudar a Igreja, mas sim atacando a doutrina, tratando os erros como se fossem parte da Doutrina. Esse erro de Lutero, é o erro de todo protestante de hoje em dia. Todos que seguem as más línguas de Lutero caem nesse erro. Lutero nunca tivera uma vida boa, era uma vida completamente corrompida. Perceba, todos os líderes e figuras históricas famosas tem suas histórias pessoais muito bem conhecidas, como Napoleão por exemplo. Mas Lutero é a única exceção, os protestantes jamais revelam sua vida interna. Por que será? É por que a vida íntima de Lutero era uma completa corrupção moral e ética do homem. Quando ele(Lutero) enviava cartas ao Bispo da Catedral de Erfurt, dizia que passava por tormentos e atormentações em sua vida pessoa causadas pelo Diabo e que quase sempre caía na tentação. Por isso, eu digo, Lutero não é exemplo de vida, sua teologia e filosofia estavam completamente equivocadas e a sua visão de Deus e da Igreja, estão erradas. Ele nunca amou Deus, sempre confessa isso em cartas a seus amigos e a bispos e outros sacerdotes. Ele tinha apenas medo de Deus. Confundia abusos com doutrina. Por isso que em sua primeira pregação em Erfurt, ele começa a atacar a venda de indulgências sem ao mesmo entender os versículos bíblicos de Mateus versículo 16 capítulos 18-19. A Reforma foi uma revolta contra Deus e contra a Igreja de Cristo. Nunca foi para reformar, mas sim para profanar. Se Lutero fosse de fato um reformador, como então Deus iria escolher uma pessoa de tamanha infâmia em sua vida interna para reformar a Igreja depois de 13 séculos de puros erros e abusos cometidos? Como esse ''reformador'' teria o conhecimento para reformar a Igreja de Cristo, sendo que o mesmo nem a si próprio se reforma? E, se a Igreja de Cristo, precisasse de uma reforma em seus dogmas e bases, então ela é falha, pois Cristo assegurou a Pedro e aos outros discípulos de que as portas do Inferno jamais prevalecerão sobre a Igreja.
      Reflita, pense, ore, leia e jamais abandone a fé católica, pois só essa traz a salvação eterna.

    • @victormatheussoares8132
      @victormatheussoares8132 Před 4 lety +2

      @@bento3095 Muito obrigado por compartilhar comigo mais uma das muitas razões de não duvidar da fé católica! Podes ter certeza que tudo irá de me acontecer, mas da Igreja de Cristo, não saírei.

    • @bento3095
      @bento3095 Před 4 lety +1

      @@victormatheussoares8132 Recomendo que leias o livro do Padre Júlio Maria entitulado de:
      O Diabo, Lutero e o Protestantismo.
      Nesse livro, o Pe. Júlio Maria aborda a vida íntima de Lutero, seus erros filosóficos e seus erros teológicos, junto com a sua vida pública e seus encontros e debates.

  • @leonardobbz609
    @leonardobbz609 Před 3 lety +1

    Ele da aula falando como se estivesse em uma reportagem na televisão.

  • @ricardao2761
    @ricardao2761 Před 4 lety +16

    Esse professor e maravilhoso mas o único problema e que ele faz muitas pausas que desconsertam quem esta estudando.

    • @andersonoliveira4195
      @andersonoliveira4195 Před 3 lety +1

      Foi S. João Crisóstomo no Século IV que cunhou pela primeira vez o nome, “Bíblia”, porque nem os judeus a chamavam assim. A palavra “Bíblia” vem do Grego “Biblos” = O Livro. (1)
      Foi S.Atanásio, que através de sua Carta dirigida às Igrejas sob sua jurisdição em Constantinopla, que delimitou o Novo Testamento tal como conhecemos hoje. E isto ocorreu no ano de 367 DC. (2)
      Em 390 a Igreja reuniu os livros que hoje compõem a Bíblia a partir da versão da Septuaginta para os livros do Velho Testamento, e que foi a versão que Cristo e os Apóstolos usaram nas citações contidas do VT nos Evangelhos e Cartas Apostólicas. (Eles não usaram a versão de Jâmnia porque o cânon do Sínodo de Jâmnia ocorreu posteriormente, no ano 100 DC., e foi organizado para expurgar os livros cristãos da Bíblia.) (3)
      Contraditoriamente, Lutero foi buscar no Canon de Jâmnia a base para a sua Bíblia, justo o Sínodo fariseu que criou as regras para expurgar das Escrituras os textos cristãos.
      Segue-se, no inicio dos anos 400 a tradução de S. Jerônimo de toda a Bíblia, VT e NT, dos originais gregos, aramaicos e hebraicos, o que chamamos de Vulgata Latina, onde o “vulgata” quer dizer "popular" pois o latim vulgar era a língua falada pelo povo e não pela Igreja, que usava o latim eclesiástico, mais elaborado e difícil. (4)
      No século VII, ocorreu a primeira tradução da Bíblia para uma nova língua surgida pela formação dos Estados Nacionais, a Bíblia foi traduzida para o Francês. Também no século VII foi feita a tradução para o Alemão, a primeira, não a de Lutero, que só seria feita 800 anos depois. (5)
      Para o Inglês a Bíblia católica foi traduzida no século VIII, por Adelmo, bispo de Sherborne, e S. Beda o Venerável.
      Uma tradução do século IX da Bíblia para o inglês (no dialeto anglo-saxão) foi feita por Alfred. Uma tradução do séc. X para o inglês foi feita por Aelfric. Foi feita uma tradução em 1361 da maior parte das Escrituras no dialeto inglês (anglo-normando). Isto foi vinte anos antes da tradução de Wycliffe em 1381. (6)
      Também no século IX, a Bíblia foi traduzida para o Eslavo, por Cirilo e Metódio, evangelizadores desses povos. (7)
      A divisão da Bíblia em capítulos e versículos, que os protestantes usam para se situarem, foi uma criação de um Bispo Católico, o arcebispo católico britânico de Canterbury, St. Estêvão Langton (morreu em 1228), que foi o primeiro a dividir as Escrituras em capítulos: 1.163 capítulos no VT e 260 no NT. (8)
      A primeira versão da Bíblia para o Espanhol ocorreu no século XIII , sob o Rei Afonso V de Castela, 300 anos antes de Lutero. (9)
      Em 1300 D.C. temos a primeira tradução da Bíblia para o Norueguês, 200 anos antes de Lutero. (10)
      E a primeira Bíblia impressa foi a Bíblia Católica, impressa pelo Católico Gutemberg no ano de 1454 DC, 29 anos antes de Lutero nascer. (11)
      A impressão da Bíblia por Gutemberg fez com que ela se popularizasse ainda mais, cem anos antes da revolta protestante.
      Veja, agora, uma recomendação católica anterior à Revolta protestante:
      "Todos os cristãos devem ler a Bíblia com piedade e reverência, rezando para que o Espírito Santo, que inspirou as Escrituras, capacite-os a entendê-las... Os que puderem devem fazer uso da versão latina de São Jerônimo; mas os que não puderem e as pessoas simples, leigos ou do clero... devem ler a versão alemã de que agora se dispõe, e, assim, armarem-se contra o inimigo de nossa salvação" (12)
      O próprio Lutero disse: "foi um efeito do poder de Deus que o papado preservou, em primeiro lugar, o santo batismo; em segundo, o texto dos Santos Evangelhos, que era costume ler no púlpito na língua vernácula de cada nação..." (13)
      Como se vê, a falácia protestante de que a Igreja foi contrária à Bíblia, é, não somente uma falsidade, como não possui qualquer embasamento histórico.

  • @erikasantos4981
    @erikasantos4981 Před 5 lety +1

    Bom dia Professor Tibúrcio!

  • @hosanansouza7873
    @hosanansouza7873 Před 4 lety +6

    Boa a aula 👏a voz dele de humorístico me incomodou um pouco, aí fiquei a cada 3 minutos tentando retomar o que ele tava falando.Tem coisa que n consegui prestar muita atenção. Pacote PLUS Gostei kkkk

    • @luizaugustoliborio9895
      @luizaugustoliborio9895 Před 3 lety

      O CALUNIADOR PROTESTANTE É UM TERRORISTA, PORQUE COM A SUA LÍNGUA LANÇA A BOMBA”. O PAPA FRANCISCO COMENTOU O OITAVO MANDAMENTO - “NÃO LEVANTARÁS FALSO TESTEMUNHO CONTRA TEU PRÓXIMO”. OS CALUNIADORES SÃO PESSOAS QUE MATAM OS OUTROS PORQUE A LÍNGUA MATA COMO UMA FACA. FIQUEM ATENTOS. O CALUNIADOR É UM TERRORISTA, PORQUE COM A SUA LÍNGUA LANÇA A BOMBA E VAI EMBORA E ESTA BOMBA DESTRÓI A FAMA DOS OUTROS. CALUNIAR É MATAR, NÃO ESQUEÇAM.”. OS EVANGELHOS CULMINAM COM A NARRAÇÃO DO PROCESSO, DA EXECUÇÃO DA SENTENÇA CONTRA JESUS E SUA CONSEQUÊNCIA INAUDITA. “NÃO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO QUER DIZER VIVER COMO FILHOS DE DEUS, QUE JAMAIS DESMENTE A SI MESMO, JAMAIS MENTE, DEIXANDO EMERGIR EM CADA ATO A GRANDE VERDADE: QUE DEUS É PAI E É POSSÍVEL CONFIAR NELE. EU CONFIO EM DEUS, ESTA É A GRANDE VERDADE. E DESSA NOSSA CONFIANÇA EM DEUS PAI, DE QUE ELE NOS AMA, NASCE A MINHA VERDADE E O SER VERDADEIRO E NÃO MENTIROSO. “PORQUE QUALQUER QUE, NESTA GERAÇÃO ADÚLTERA E PECADORA, SE ENVERGONHAR DE MIM E DAS MINHAS PALAVRAS, TAMBÉM O FILHO DO HOMEM SE ENVERGONHARÁ DELE, QUANDO VIER NA GLÓRIA DE SEU PAI COM OS SANTOS ANJOS.” (MARCOS 8.38) MATEUS 10:33. ENTRETANTO, QUALQUER QUE ME NEGAR DIANTE DAS PESSOAS, TAMBÉM EU O NEGAREI DIANTE DE MEU PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS. APOCALIPSE 21:8, PORÉM, QUANTO AOS COVARDES, OS INCRÉDULOS, OS DEPRAVADOS, OS ASSASSINOS, OS QUE PRATICAM IMORALIDADE SEXUAL, OS BRUXOS E OCULTISTAS, OS IDÓLATRAS E TODOS OS MENTIROSOS, A PARTE QUE LHES CABE SERÁ NO LAGO DE FOGO, QUE ARDE PERPETUAMENTE EM MEIO AO ENXOFRE. ESTA É A SEGUNDA MORTE!” A NOVA JERUSALÉM.

  • @jofreire3738
    @jofreire3738 Před 3 lety +7

    Adorei o termo "pacote plus da salvação" ficou perfeita a colocação

  • @marciaandreia3575
    @marciaandreia3575 Před 6 lety +6

    Amo o professor ele explica tão bem e ainda por cima com um tom humorístico continue assim 😂❤️

  • @rodrigodacruzribeiro7190
    @rodrigodacruzribeiro7190 Před 3 lety +2

    E também gostaria de saber se a aula era sobre protestantismo ou acusar sem fundamento a Igreja (se vc tiver fundamento, por favor me explique)

    • @gabriellegal4496
      @gabriellegal4496 Před 3 lety +1

      achei o msm, é triste quando pra querer pagar de figurão as pessoas precisem difamar pessoas ou instituições, muitas vezes, injustamente

    • @matosi.6926
      @matosi.6926 Před 2 lety

      O cara só falou a verdade.Não é possível que voces sejam tão cegos.

  • @margobathory5731
    @margobathory5731 Před 9 lety +198

    ele me lembra um jornalista que fala desse jeito tb kkkkkkkkkkkk OLÁ TUDO BEEEEEM? entendedores entenderão

  • @luanamirelisilva5083
    @luanamirelisilva5083 Před 8 lety +1

    Legaal...imagina esse cara numa sala de aula ,que demais neeh !

  • @duduphxp
    @duduphxp Před 6 lety +3

    A voz dele é igualzinha a do Paulo Henrique Almorin haha, essa video aula é sensacional 👏💕

  • @evacordeiro4281
    @evacordeiro4281 Před 3 lety +2

    muito obrigado me ajudou muito nessa matéria, nota 10, aula perfeita

  • @littleghere
    @littleghere Před 6 lety +3

    Obg❤ sua aula me ajudou muito!

  • @brunonavarro4563
    @brunonavarro4563 Před 6 lety +1

    Acabei de ver a aula,agora to afim de relaxar!

  • @FelipeErmac
    @FelipeErmac Před 8 lety +102

    e a história se repete, em dia as indulgências estão mais comum que nessa época
    mas por algum motivo, fingimos que tudo isso é normal

    • @barbaralira5133
      @barbaralira5133 Před 7 lety +3

      a historia nao se repete. oq temos sao consequencias de problemas nao resolvidos. Mas uma coisa q vc escreveu eh fato, as indulgencias hj sao mais comuns q na era moderna rsrsr

    • @seuamors2776
      @seuamors2776 Před 7 lety +5

      verdade, a igreja Univeral está ai
      ''compre este azeite da vida e seja curado para o resto da vida!'', por exemplo
      essa sociedade viu!

    • @bento3095
      @bento3095 Před 4 lety +2

      Primeiro, as indulgências eram benefícios concedidos que somente entravam em atividade na alma de quem as possuísse caso cumpricesse com seus requisitos.
      Segundo, houveram abusos na venda por venderem de forma exacerbada, mas apenas na Alemanha.
      Terceiro, a Igreja de Cristo jamais cometeria um erro desse nível, aliás, ela jamais erra, pois Cristo assegurou que as portas do Inferno jamais prevalecerão sobre ela, por tanto ela não falha. Quem falha são os membros do Corpo Místico de Cristo, e isso vai desde o Pontífice Romano, até o recem baptizado.

    • @juniorandrade8894
      @juniorandrade8894 Před 4 lety +2

      A igreja católica matou cerca de 30.000.000 de pessoas na época da “Santa” inquisição e era extremamente corrupta, isso a HISTÓRIA prova.
      Podemos ver também que a igreja católica não é A Única e digna igreja de Cristo, o corpo de Cristo está espalhado pela terra com denominações diferentes. Sinceramente, de Santa a igreja católica não tem nada

    • @bento3095
      @bento3095 Před 4 lety +2

      @@juniorandrade8894 A Inquisição matou menos de 30.000 pessoas. Não há uma prova do que você fala. E a respeito do Corpo Místico de Cristo eu lhe digo uma coisa. É possível que Cristo se manifeste de formas tão diferentes umas das outras de modo que aparente que essas formas são completamente diferentes umas das outras e com tantos erros?

  • @johnbakuri6324
    @johnbakuri6324 Před 3 lety +1

    Quais foram os fatores que contribuiram para o surgimento de novas religiões?

  • @Sperx
    @Sperx Před 6 lety +4

    Jailson mendes virou professor kkkkkk mto boa a aula, parabéns

  • @batatinharecheada8455
    @batatinharecheada8455 Před 7 lety +1

    Aquela voz de narrador fod@ de mais♡♡ haha vlw gostei muito da tua aula

  • @georgeoliveira1387
    @georgeoliveira1387 Před 6 lety +4

    Belo vídeo professor André Ora Weber

  • @Victor-gu8mf
    @Victor-gu8mf Před 3 lety +1

    Hoje em dia quem vende as indulgências são as denominações protestantes, também vende as relíquias sagradas (os objetos ungidos). Perceba que desde aquela época as igrejas protestantes eram voltadas à burguesia, dinheiro e continua até os dias atuais. Com as indulgências os membros da Igreja Católica erraram feio. A igreja católica sempre foi e será a maior instituição de Caridade do Mundo, mas como o cara do video disse " NAQUELE MOMENTO estavam interessados em conseguir riquezas e bens", Isso foi errado, mas o erro foi corrigido e não voltou a acontecer. E a igreja tá aí, firme e forte como a maior instituição de Caridade do Mundo, E COM A MESMA TRADIÇÃO DE 2.000 MIL ANOS. Já os protestantes se dividiram em milhares de denominações, e tá praticando justamente a venda de indulgências e relíquias sagradas.

  • @wendelfreitastutti9459
    @wendelfreitastutti9459 Před 3 lety +2

    Neste presente momento que me encontro ,tenho apenas as minhas palavras a expressar nesse mundo virtual que eu aprecio e gosto tanto chamado CZcams ,somente o meu muito obrigado sempre e um abraço fraterno de felicidade e de muito obrigado a todos os idealizadores.
    A minha enorme gratidão e consideração em poderem produzir, editar , postar e compartilhar de seu conhecimento e consequentemente sua sabedoria com um conteúdo tão importante ,no formato de vídeo com a boa intenção, visando a nossa formação intelectual, social, psicológica ,moral e humana . Muito sucesso ,hoje e sempre ao canal,grato.

    • @gabriellegal4496
      @gabriellegal4496 Před 3 lety

      Já que você está tão interessado nesse assunto, gostaria de complementar sobre as indulgências :
      1° As indulgências não dizem respeito a venda do perdão, isto já se trata do sacramento da reconciliação/confissão, o qual é sempre gratuito. As indulgências dizem mais a respeito da reabilitação da alma. Por exemplo : vamos dizer que você quebrou um braço e ele esta simplesmente destroçado, então você precisa ir a um cirurgião e ele te cura(Jesus através do padre na confissão), mas ngm sai de uma cirurgia tipo "uau, olha só galera vejam como eu já estou melhor", não, a pessoa precisa fazer algumas sessões de terapia pra readiquirir a movimentação do braço e torná-lo mais forte(isto é oq as indulgências fazem), um padre, basicamente, fala "faça essas coisas e você ficará melhor". Isto pois, o pecado mortal, ou, até mesmo, venial deixa uma ferida em nossa alma e devemos 1° nos curar(confissão) e 2° nos reabilitar(indulgência).
      2° Realmente, é muito fácil interpretar erroniamente como as indulgências eram feitas. Não se tratava de uma venda, isto, inclusive, é um pecado chamado simonia, mas sim de práticas que levavam a essa reabilitação. Então, a pessoa tem que fazer 4 coisas para se reabilitar, basicamente(isso na indulgência plenária) :
      -rezar pelo papa,
      -confessar sacramentalmente os seu pecados, -receber a Sagrada Eucarístia
      - Agora a 4° coisa é um ato de caridade, pode ser rezar, pode ser jejeum de alguma coisa OUUU vc pode doar dinheiro para uma boa causa, não necessariamente para a Igreja, mas como a construção da Basílica de São Pedro era uma causa excelentíssima, muitas pessoas optaram por doar dinheiro. Então, note como as indulgências poderiam ser facilmente confundidas com "pagar pela salvação", oq, mais uma vez, é pecado.

  • @orlandocolaco7011
    @orlandocolaco7011 Před 3 lety +1

    Sem dúvida bem esclarecido muitos pontos,mas no prox vidro que tal falar um pouco dos pastores milionários de hoje ?

  • @--Moreira-
    @--Moreira- Před 6 lety +5

    MAIS UM ÓTIMO TRABALHO DO NOSSO QUERIDO PROFESSOR ANDRÉ WEBBER! LIKE LIKE

  • @claravieira1184
    @claravieira1184 Před 7 lety +2

    Indulgência é diferente de perdão e diferente de penitência também 😉

    • @gabriellegal4496
      @gabriellegal4496 Před 3 lety +1

      muito bem pontuada, colega. Fico triste em ver como, pelo menos à nível de ensino, as escolas distorcem ou simplificam demais como se deu a reforma protestante, aí difamam a Igreja Católica quase sem nem percerber, assim, afastando possíveis fieis.

    • @gabriellegal4496
      @gabriellegal4496 Před 3 lety +1

      nesse vídeo msm o professor passou uma ideia totalmente errada dq foram as indulgências por 2 motivos :
      1° As indulgências não dizem respeito a venda do perdão, isto já se trata do sacramento da reconciliação/confissão, o qual é sempre gratuito. As indulgências dizem mais a respeito da reabilitação da alma. Por exemplo : vamos dizer que você quebrou um braço e ele esta simplesmente destroçado, então você precisa ir a um cirurgião e ele te cura(Jesus através do padre na confissão), mas ngm sai de uma cirurgia tipo "uau, olha só galera vejam como eu já estou melhor", não, a pessoa precisa fazer algumas sessões de terapia pra readiquirir a movimentação do braço e torná-lo mais forte(isto é oq as indulgências fazem), um padre, basicamente, fala "faça essas coisas e você ficará melhor". Isto pois, o pecado mortal, ou, até mesmo, venial deixa uma ferida em nossa alma e devemos 1° nos curar(confissão) e 2° nos reabilitar(indulgência).
      2° Realmente, é muito fácil interpretar erroniamente como as indulgências eram feitas. Não se tratava de uma venda, isto, inclusive, é um pecado chamado simonia, mas sim de práticas que levavam a essa reabilitação. Então, a pessoa tem que fazer 4 coisas para se reabilitar, basicamente(isso na indulgência plenária) :
      -rezar pelo papa,
      -confessar sacramentalmente os seu pecados, -receber a Sagrada Eucarístia
      - Agora a 4° coisa é um ato de caridade, pode ser rezar, pode ser jejeum de alguma coisa OUUU vc pode doar dinheiro para uma boa causa, não necessariamente para a Igreja, mas como a construção da Basílica de São Pedro era uma causa excelentíssima, muitas pessoas optaram por doar dinheiro. Então, note como as indulgências poderiam ser facilmente confundidas com "pagar pela salvação", oq, mais uma vez, é pecado.

    • @danielpereiradossantos798
      @danielpereiradossantos798 Před rokem +1

      Simples é mesma coisa pagar perdão, uma heresia ate hoje.

    • @danielpereiradossantos798
      @danielpereiradossantos798 Před rokem +1

      @@gabriellegal4496 os crimes católicos romanos ficam ate hoje estupros roubos etc, difama é o cristianismo protestante.

  • @mariavictoria1157
    @mariavictoria1157 Před 6 lety +6

    prefiro descomplica

  • @josev7071
    @josev7071 Před 5 lety +2

    DIMAS o melhor!!

  • @robervalsegal8118
    @robervalsegal8118 Před 8 lety +103

    A igreja era contra a burguesia porque queria acumular sozinha kkkk

    • @gabrielcosta8150
      @gabrielcosta8150 Před 8 lety +1

      kkkk isso ai

    • @andersonoliveira4195
      @andersonoliveira4195 Před 3 lety

      Foi S. João Crisóstomo no Século IV que cunhou pela primeira vez o nome, “Bíblia”, porque nem os judeus a chamavam assim. A palavra “Bíblia” vem do Grego “Biblos” = O Livro. (1)
      Foi S.Atanásio, que através de sua Carta dirigida às Igrejas sob sua jurisdição em Constantinopla, que delimitou o Novo Testamento tal como conhecemos hoje. E isto ocorreu no ano de 367 DC. (2)
      Em 390 a Igreja reuniu os livros que hoje compõem a Bíblia a partir da versão da Septuaginta para os livros do Velho Testamento, e que foi a versão que Cristo e os Apóstolos usaram nas citações contidas do VT nos Evangelhos e Cartas Apostólicas. (Eles não usaram a versão de Jâmnia porque o cânon do Sínodo de Jâmnia ocorreu posteriormente, no ano 100 DC., e foi organizado para expurgar os livros cristãos da Bíblia.) (3)
      Contraditoriamente, Lutero foi buscar no Canon de Jâmnia a base para a sua Bíblia, justo o Sínodo fariseu que criou as regras para expurgar das Escrituras os textos cristãos.
      Segue-se, no inicio dos anos 400 a tradução de S. Jerônimo de toda a Bíblia, VT e NT, dos originais gregos, aramaicos e hebraicos, o que chamamos de Vulgata Latina, onde o “vulgata” quer dizer "popular" pois o latim vulgar era a língua falada pelo povo e não pela Igreja, que usava o latim eclesiástico, mais elaborado e difícil. (4)
      No século VII, ocorreu a primeira tradução da Bíblia para uma nova língua surgida pela formação dos Estados Nacionais, a Bíblia foi traduzida para o Francês. Também no século VII foi feita a tradução para o Alemão, a primeira, não a de Lutero, que só seria feita 800 anos depois. (5)
      Para o Inglês a Bíblia católica foi traduzida no século VIII, por Adelmo, bispo de Sherborne, e S. Beda o Venerável.
      Uma tradução do século IX da Bíblia para o inglês (no dialeto anglo-saxão) foi feita por Alfred. Uma tradução do séc. X para o inglês foi feita por Aelfric. Foi feita uma tradução em 1361 da maior parte das Escrituras no dialeto inglês (anglo-normando). Isto foi vinte anos antes da tradução de Wycliffe em 1381. (6)
      Também no século IX, a Bíblia foi traduzida para o Eslavo, por Cirilo e Metódio, evangelizadores desses povos. (7)
      A divisão da Bíblia em capítulos e versículos, que os protestantes usam para se situarem, foi uma criação de um Bispo Católico, o arcebispo católico britânico de Canterbury, St. Estêvão Langton (morreu em 1228), que foi o primeiro a dividir as Escrituras em capítulos: 1.163 capítulos no VT e 260 no NT. (8)
      A primeira versão da Bíblia para o Espanhol ocorreu no século XIII , sob o Rei Afonso V de Castela, 300 anos antes de Lutero. (9)
      Em 1300 D.C. temos a primeira tradução da Bíblia para o Norueguês, 200 anos antes de Lutero. (10)
      E a primeira Bíblia impressa foi a Bíblia Católica, impressa pelo Católico Gutemberg no ano de 1454 DC, 29 anos antes de Lutero nascer. (11)
      A impressão da Bíblia por Gutemberg fez com que ela se popularizasse ainda mais, cem anos antes da revolta protestante.
      Veja, agora, uma recomendação católica anterior à Revolta protestante:
      "Todos os cristãos devem ler a Bíblia com piedade e reverência, rezando para que o Espírito Santo, que inspirou as Escrituras, capacite-os a entendê-las... Os que puderem devem fazer uso da versão latina de São Jerônimo; mas os que não puderem e as pessoas simples, leigos ou do clero... devem ler a versão alemã de que agora se dispõe, e, assim, armarem-se contra o inimigo de nossa salvação" (12)
      O próprio Lutero disse: "foi um efeito do poder de Deus que o papado preservou, em primeiro lugar, o santo batismo; em segundo, o texto dos Santos Evangelhos, que era costume ler no púlpito na língua vernácula de cada nação..." (13)
      Como se vê, a falácia protestante de que a Igreja foi contrária à Bíblia, é, não somente uma falsidade, como não possui qualquer embasamento histórico.

  • @lucassouza5370
    @lucassouza5370 Před 4 lety +1

    Ótima aula, compre sua salvação na polishop.

  • @simonecilene7507
    @simonecilene7507 Před 4 lety +4

    muito boom !nessa quarentena retomando alguns conteúdos da escola ,parabéns

  • @emillypark5830
    @emillypark5830 Před 2 lety +1

    Obrigada ótima a explicação tenho prova de história amanhã e o tema é a reforma protestante ajudou muito

    • @stoodibr
      @stoodibr  Před 2 lety +1

      Conta como foi a prova pra gente 💙

  • @wilsc6344
    @wilsc6344 Před 6 lety +4

    ótimo documentário !

  • @franciscaivonedaschagas7150

    Amei esse vídeo me ajudou muito na prova bimestral 😘

  • @GabrielTognin
    @GabrielTognin Před 9 lety +147

    "pacote plus" kkk, ótima aula rs

    • @kennedyferreira5205
      @kennedyferreira5205 Před 9 lety +3

      Gabriel Tognin kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • @Colombelli_Jonas
      @Colombelli_Jonas Před 9 lety +4

      Gabriel Tognin Até nos dias de hoje esse pacote é vendido. Só que em mensalidades de 10% de sua renda!

    • @VeredasdeVitoria
      @VeredasdeVitoria Před 6 lety +1

      ahahahahaha

    • @andersonoliveira4195
      @andersonoliveira4195 Před 3 lety

      Foi S. João Crisóstomo no Século IV que cunhou pela primeira vez o nome, “Bíblia”, porque nem os judeus a chamavam assim. A palavra “Bíblia” vem do Grego “Biblos” = O Livro. (1)
      Foi S.Atanásio, que através de sua Carta dirigida às Igrejas sob sua jurisdição em Constantinopla, que delimitou o Novo Testamento tal como conhecemos hoje. E isto ocorreu no ano de 367 DC. (2)
      Em 390 a Igreja reuniu os livros que hoje compõem a Bíblia a partir da versão da Septuaginta para os livros do Velho Testamento, e que foi a versão que Cristo e os Apóstolos usaram nas citações contidas do VT nos Evangelhos e Cartas Apostólicas. (Eles não usaram a versão de Jâmnia porque o cânon do Sínodo de Jâmnia ocorreu posteriormente, no ano 100 DC., e foi organizado para expurgar os livros cristãos da Bíblia.) (3)
      Contraditoriamente, Lutero foi buscar no Canon de Jâmnia a base para a sua Bíblia, justo o Sínodo fariseu que criou as regras para expurgar das Escrituras os textos cristãos.
      Segue-se, no inicio dos anos 400 a tradução de S. Jerônimo de toda a Bíblia, VT e NT, dos originais gregos, aramaicos e hebraicos, o que chamamos de Vulgata Latina, onde o “vulgata” quer dizer "popular" pois o latim vulgar era a língua falada pelo povo e não pela Igreja, que usava o latim eclesiástico, mais elaborado e difícil. (4)
      No século VII, ocorreu a primeira tradução da Bíblia para uma nova língua surgida pela formação dos Estados Nacionais, a Bíblia foi traduzida para o Francês. Também no século VII foi feita a tradução para o Alemão, a primeira, não a de Lutero, que só seria feita 800 anos depois. (5)
      Para o Inglês a Bíblia católica foi traduzida no século VIII, por Adelmo, bispo de Sherborne, e S. Beda o Venerável.
      Uma tradução do século IX da Bíblia para o inglês (no dialeto anglo-saxão) foi feita por Alfred. Uma tradução do séc. X para o inglês foi feita por Aelfric. Foi feita uma tradução em 1361 da maior parte das Escrituras no dialeto inglês (anglo-normando). Isto foi vinte anos antes da tradução de Wycliffe em 1381. (6)
      Também no século IX, a Bíblia foi traduzida para o Eslavo, por Cirilo e Metódio, evangelizadores desses povos. (7)
      A divisão da Bíblia em capítulos e versículos, que os protestantes usam para se situarem, foi uma criação de um Bispo Católico, o arcebispo católico britânico de Canterbury, St. Estêvão Langton (morreu em 1228), que foi o primeiro a dividir as Escrituras em capítulos: 1.163 capítulos no VT e 260 no NT. (8)
      A primeira versão da Bíblia para o Espanhol ocorreu no século XIII , sob o Rei Afonso V de Castela, 300 anos antes de Lutero. (9)
      Em 1300 D.C. temos a primeira tradução da Bíblia para o Norueguês, 200 anos antes de Lutero. (10)
      E a primeira Bíblia impressa foi a Bíblia Católica, impressa pelo Católico Gutemberg no ano de 1454 DC, 29 anos antes de Lutero nascer. (11)
      A impressão da Bíblia por Gutemberg fez com que ela se popularizasse ainda mais, cem anos antes da revolta protestante.
      Veja, agora, uma recomendação católica anterior à Revolta protestante:
      "Todos os cristãos devem ler a Bíblia com piedade e reverência, rezando para que o Espírito Santo, que inspirou as Escrituras, capacite-os a entendê-las... Os que puderem devem fazer uso da versão latina de São Jerônimo; mas os que não puderem e as pessoas simples, leigos ou do clero... devem ler a versão alemã de que agora se dispõe, e, assim, armarem-se contra o inimigo de nossa salvação" (12)
      O próprio Lutero disse: "foi um efeito do poder de Deus que o papado preservou, em primeiro lugar, o santo batismo; em segundo, o texto dos Santos Evangelhos, que era costume ler no púlpito na língua vernácula de cada nação..." (13)
      Como se vê, a falácia protestante de que a Igreja foi contrária à Bíblia, é, não somente uma falsidade, como não possui qualquer embasamento histórico.

    • @luizaugustoliborio9895
      @luizaugustoliborio9895 Před 3 lety

      “LUTERO E CALVINO ERAM ALMAS CHEIAS DE ÓDIO. O PRIMEIRO FOI UM GENOCIDA, O SEGUNDO O INVENTOR DO GOVERNO TOTALITÁRIO. SEUS SEGUIDORES ESTÃO NO CAMINHO DO INFERNO, E SE FOR PRECISO XINGÁ-LOS DE TUDO QUANTO É NOME PARA TIRÁ-LOS DESSA ENRASCADA, FAREI ISSO SEM DÓ NEM PIEDADE.” O PROTESTANTISMO, NASCEU DO ÓDIO E DA SEDE DE SANGUE. SUA INSPIRAÇÃO CRISTÃ, É ZERO.

  • @TheAntonioguimaraes
    @TheAntonioguimaraes Před 8 lety +1

    Poste o vídeo sobre o luteranismo.

  • @duvoleixd
    @duvoleixd Před 7 lety +4

    Embora pareça um discurso, um quase: "HOJE NO GLOBO REPORTER". Ele ajudou muito nos meus estudos.

  • @vivaldoanjos7986
    @vivaldoanjos7986 Před 3 lety +1

    Pacote plus da salvação kkkkkkk
    To até com na barriga de tanto rir kkkk

  • @laysadrewbieber9265
    @laysadrewbieber9265 Před 9 lety +5

    Paulo Henrique Amorim é você?

  • @animazonechannel
    @animazonechannel Před 9 lety +2

    Professor Dimas. Just the best!
    haha

  • @penhabarros3930
    @penhabarros3930 Před 8 lety +23

    Voz massa, professor. Hahaha!
    Obrigada pela aula!

  • @carolinabhz8684
    @carolinabhz8684 Před 3 lety +1

    Ótimo explanação. Parabéns e gratidão

  • @hqcavalcante
    @hqcavalcante Před 8 lety +15

    ai a pessoa não sabe ao menos escrever, e quer criticar a aula do professor. kkk
    ótima aula! 👏👏👏

    • @lucasterra1220
      @lucasterra1220 Před 7 lety +3

      Desculpa mais a aula dele foi terrível! Muito rasa as informações, demonstrando pouco conhecimento sobre determinado assunto, fazendo piadas pra camuflar! Não falou nem metade, sobre calvinismo, luteranismo entre outros! Mas enfim se depender disso pra sua prova, vc esta fudida kkkkk

    • @mariaeduardaalmeidacastro355
      @mariaeduardaalmeidacastro355 Před 7 lety

      Lucas Terra verdade kakakak

    • @ojaponha3498
      @ojaponha3498 Před 6 lety

      Lucas Terra mais mais mais mais vai toma no cu tu n sabe nem diferenciar mas de mais e quer falar algo ?

    • @ojaponha3498
      @ojaponha3498 Před 6 lety

      Lucas Terra o cara é professor no maior cursinho de SP o hexag medicina

    • @ezequielcorreia1817
      @ezequielcorreia1817 Před 5 lety

      @@lucasterra1220 olha o nome da video aula, ele já deixa explícito que sera superficial seu zigoto

  • @ThiagoHenrique-gs2xd
    @ThiagoHenrique-gs2xd Před 6 lety +1

    Professor de história mais brabo do youtube

  • @saturno-oo1ly
    @saturno-oo1ly Před 6 lety +13

    "TEMOS A SOLUÇÃO PARA SEUS PROBLEMAS" quero

    • @andersonoliveira4195
      @andersonoliveira4195 Před 3 lety +1

      Foi S. João Crisóstomo no Século IV que cunhou pela primeira vez o nome, “Bíblia”, porque nem os judeus a chamavam assim. A palavra “Bíblia” vem do Grego “Biblos” = O Livro. (1)
      Foi S.Atanásio, que através de sua Carta dirigida às Igrejas sob sua jurisdição em Constantinopla, que delimitou o Novo Testamento tal como conhecemos hoje. E isto ocorreu no ano de 367 DC. (2)
      Em 390 a Igreja reuniu os livros que hoje compõem a Bíblia a partir da versão da Septuaginta para os livros do Velho Testamento, e que foi a versão que Cristo e os Apóstolos usaram nas citações contidas do VT nos Evangelhos e Cartas Apostólicas. (Eles não usaram a versão de Jâmnia porque o cânon do Sínodo de Jâmnia ocorreu posteriormente, no ano 100 DC., e foi organizado para expurgar os livros cristãos da Bíblia.) (3)
      Contraditoriamente, Lutero foi buscar no Canon de Jâmnia a base para a sua Bíblia, justo o Sínodo fariseu que criou as regras para expurgar das Escrituras os textos cristãos.
      Segue-se, no inicio dos anos 400 a tradução de S. Jerônimo de toda a Bíblia, VT e NT, dos originais gregos, aramaicos e hebraicos, o que chamamos de Vulgata Latina, onde o “vulgata” quer dizer "popular" pois o latim vulgar era a língua falada pelo povo e não pela Igreja, que usava o latim eclesiástico, mais elaborado e difícil. (4)
      No século VII, ocorreu a primeira tradução da Bíblia para uma nova língua surgida pela formação dos Estados Nacionais, a Bíblia foi traduzida para o Francês. Também no século VII foi feita a tradução para o Alemão, a primeira, não a de Lutero, que só seria feita 800 anos depois. (5)
      Para o Inglês a Bíblia católica foi traduzida no século VIII, por Adelmo, bispo de Sherborne, e S. Beda o Venerável.
      Uma tradução do século IX da Bíblia para o inglês (no dialeto anglo-saxão) foi feita por Alfred. Uma tradução do séc. X para o inglês foi feita por Aelfric. Foi feita uma tradução em 1361 da maior parte das Escrituras no dialeto inglês (anglo-normando). Isto foi vinte anos antes da tradução de Wycliffe em 1381. (6)
      Também no século IX, a Bíblia foi traduzida para o Eslavo, por Cirilo e Metódio, evangelizadores desses povos. (7)
      A divisão da Bíblia em capítulos e versículos, que os protestantes usam para se situarem, foi uma criação de um Bispo Católico, o arcebispo católico britânico de Canterbury, St. Estêvão Langton (morreu em 1228), que foi o primeiro a dividir as Escrituras em capítulos: 1.163 capítulos no VT e 260 no NT. (8)
      A primeira versão da Bíblia para o Espanhol ocorreu no século XIII , sob o Rei Afonso V de Castela, 300 anos antes de Lutero. (9)
      Em 1300 D.C. temos a primeira tradução da Bíblia para o Norueguês, 200 anos antes de Lutero. (10)
      E a primeira Bíblia impressa foi a Bíblia Católica, impressa pelo Católico Gutemberg no ano de 1454 DC, 29 anos antes de Lutero nascer. (11)
      A impressão da Bíblia por Gutemberg fez com que ela se popularizasse ainda mais, cem anos antes da revolta protestante.
      Veja, agora, uma recomendação católica anterior à Revolta protestante:
      "Todos os cristãos devem ler a Bíblia com piedade e reverência, rezando para que o Espírito Santo, que inspirou as Escrituras, capacite-os a entendê-las... Os que puderem devem fazer uso da versão latina de São Jerônimo; mas os que não puderem e as pessoas simples, leigos ou do clero... devem ler a versão alemã de que agora se dispõe, e, assim, armarem-se contra o inimigo de nossa salvação" (12)
      O próprio Lutero disse: "foi um efeito do poder de Deus que o papado preservou, em primeiro lugar, o santo batismo; em segundo, o texto dos Santos Evangelhos, que era costume ler no púlpito na língua vernácula de cada nação..." (13)
      Como se vê, a falácia protestante de que a Igreja foi contrária à Bíblia, é, não somente uma falsidade, como não possui qualquer embasamento histórico.

  • @canalanti-tedio6947
    @canalanti-tedio6947 Před 6 lety +1

    Essa aula tá uma delícia, estudando e relaxando com o meu suquinho de laranja.

  • @minemania7631
    @minemania7631 Před 9 lety +3

    o professor fala estranho mais tdb. O que vale e o aprendizado!!

  • @sadnessisrebellion666
    @sadnessisrebellion666 Před 4 lety +1

    explica como se fosse um dublador de desenho animado, mas amei kkkkk entendi tudo.

  • @danielzuero3005
    @danielzuero3005 Před 9 lety +155

    Parece alfinete do pânico kkkkkk

    • @tsfguilherme
      @tsfguilherme Před 9 lety +1

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      verdade!

    • @danielzuero3005
      @danielzuero3005 Před 9 lety +1

      Igualzinho kkkkkkk

    • @cardaplay650
      @cardaplay650 Před 7 lety

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, é irmão.

  • @_van_artes
    @_van_artes Před 2 lety +1

    Poxa igreja magoou! Ksksksk Ótima aula ♡

  • @isadoramattossartori4211
    @isadoramattossartori4211 Před 7 lety +4

    Me ajudou muito obg👏🏻👏🏻👏🏻 melhor aula

  • @Alonekkkj
    @Alonekkkj Před 2 lety +1

    Aula mt boaaaaa!!Aliás,sua careca é muito bonita😃😃

    • @stoodibr
      @stoodibr  Před 2 lety

      É pra completar o charme 💁‍♀️💙

  • @henryadlerzando6460
    @henryadlerzando6460 Před 6 lety +18

    kkkkkkk Compre e ganhe agora o pacote PLUS da salvação e vá direto para o céu por apenas 100 reais sem juros kkkkkkkk

    • @pudin-_
      @pudin-_ Před 5 lety

      Kkk

    • @gabriellegal4496
      @gabriellegal4496 Před 3 lety

      Gostaria de complementar seu comentário sobre as indulgências :
      1° As indulgências não dizem respeito a venda do perdão, isto já se trata do sacramento da reconciliação/confissão, o qual é sempre gratuito. As indulgências dizem mais a respeito da reabilitação da alma. Por exemplo : vamos dizer que você quebrou um braço e ele esta simplesmente destroçado, então você precisa ir a um cirurgião e ele te cura(Jesus através do padre na confissão), mas ngm sai de uma cirurgia tipo "uau, olha só galera vejam como eu já estou melhor", não, a pessoa precisa fazer algumas sessões de terapia pra readiquirir a movimentação do braço e torná-lo mais forte(isto é oq as indulgências fazem), um padre, basicamente, fala "faça essas coisas e você ficará melhor". Isto pois, o pecado mortal, ou, até mesmo, venial deixa uma ferida em nossa alma e devemos 1° nos curar(confissão) e 2° nos reabilitar(indulgência).
      2° Realmente, é muito fácil interpretar erroniamente como as indulgências eram feitas. Não se tratava de uma venda, isto, inclusive, é um pecado chamado simonia, mas sim de práticas que levavam a essa reabilitação. Então, a pessoa tem que fazer 4 coisas para se reabilitar, basicamente(isso na indulgência plenária) :
      -rezar pelo papa,
      -confessar sacramentalmente os seu pecados, -receber a Sagrada Eucarístia
      - Agora a 4° coisa é um ato de caridade, pode ser rezar, pode ser jejeum de alguma coisa OUUU vc pode doar dinheiro para uma boa causa, não necessariamente para a Igreja, mas como a construção da Basílica de São Pedro era uma causa excelentíssima, muitas pessoas optaram por doar dinheiro. Então, note como as indulgências poderiam ser facilmente confundidas com "pagar pela salvação", oq, mais uma vez, é pecado.
      Inclusive, há um documento do próprio Vaticano à respeito www.vatican.va/roman_curia/tribunals/apost_penit/documents/rc_trib_appen_pro_20000129_indulgence_en.html

    • @andersonoliveira4195
      @andersonoliveira4195 Před 3 lety

      Foi S. João Crisóstomo no Século IV que cunhou pela primeira vez o nome, “Bíblia”, porque nem os judeus a chamavam assim. A palavra “Bíblia” vem do Grego “Biblos” = O Livro. (1)
      Foi S.Atanásio, que através de sua Carta dirigida às Igrejas sob sua jurisdição em Constantinopla, que delimitou o Novo Testamento tal como conhecemos hoje. E isto ocorreu no ano de 367 DC. (2)
      Em 390 a Igreja reuniu os livros que hoje compõem a Bíblia a partir da versão da Septuaginta para os livros do Velho Testamento, e que foi a versão que Cristo e os Apóstolos usaram nas citações contidas do VT nos Evangelhos e Cartas Apostólicas. (Eles não usaram a versão de Jâmnia porque o cânon do Sínodo de Jâmnia ocorreu posteriormente, no ano 100 DC., e foi organizado para expurgar os livros cristãos da Bíblia.) (3)
      Contraditoriamente, Lutero foi buscar no Canon de Jâmnia a base para a sua Bíblia, justo o Sínodo fariseu que criou as regras para expurgar das Escrituras os textos cristãos.
      Segue-se, no inicio dos anos 400 a tradução de S. Jerônimo de toda a Bíblia, VT e NT, dos originais gregos, aramaicos e hebraicos, o que chamamos de Vulgata Latina, onde o “vulgata” quer dizer "popular" pois o latim vulgar era a língua falada pelo povo e não pela Igreja, que usava o latim eclesiástico, mais elaborado e difícil. (4)
      No século VII, ocorreu a primeira tradução da Bíblia para uma nova língua surgida pela formação dos Estados Nacionais, a Bíblia foi traduzida para o Francês. Também no século VII foi feita a tradução para o Alemão, a primeira, não a de Lutero, que só seria feita 800 anos depois. (5)
      Para o Inglês a Bíblia católica foi traduzida no século VIII, por Adelmo, bispo de Sherborne, e S. Beda o Venerável.
      Uma tradução do século IX da Bíblia para o inglês (no dialeto anglo-saxão) foi feita por Alfred. Uma tradução do séc. X para o inglês foi feita por Aelfric. Foi feita uma tradução em 1361 da maior parte das Escrituras no dialeto inglês (anglo-normando). Isto foi vinte anos antes da tradução de Wycliffe em 1381. (6)
      Também no século IX, a Bíblia foi traduzida para o Eslavo, por Cirilo e Metódio, evangelizadores desses povos. (7)
      A divisão da Bíblia em capítulos e versículos, que os protestantes usam para se situarem, foi uma criação de um Bispo Católico, o arcebispo católico britânico de Canterbury, St. Estêvão Langton (morreu em 1228), que foi o primeiro a dividir as Escrituras em capítulos: 1.163 capítulos no VT e 260 no NT. (8)
      A primeira versão da Bíblia para o Espanhol ocorreu no século XIII , sob o Rei Afonso V de Castela, 300 anos antes de Lutero. (9)
      Em 1300 D.C. temos a primeira tradução da Bíblia para o Norueguês, 200 anos antes de Lutero. (10)
      E a primeira Bíblia impressa foi a Bíblia Católica, impressa pelo Católico Gutemberg no ano de 1454 DC, 29 anos antes de Lutero nascer. (11)
      A impressão da Bíblia por Gutemberg fez com que ela se popularizasse ainda mais, cem anos antes da revolta protestante.
      Veja, agora, uma recomendação católica anterior à Revolta protestante:
      "Todos os cristãos devem ler a Bíblia com piedade e reverência, rezando para que o Espírito Santo, que inspirou as Escrituras, capacite-os a entendê-las... Os que puderem devem fazer uso da versão latina de São Jerônimo; mas os que não puderem e as pessoas simples, leigos ou do clero... devem ler a versão alemã de que agora se dispõe, e, assim, armarem-se contra o inimigo de nossa salvação" (12)
      O próprio Lutero disse: "foi um efeito do poder de Deus que o papado preservou, em primeiro lugar, o santo batismo; em segundo, o texto dos Santos Evangelhos, que era costume ler no púlpito na língua vernácula de cada nação..." (13)
      Como se vê, a falácia protestante de que a Igreja foi contrária à Bíblia, é, não somente uma falsidade, como não possui qualquer embasamento histórico.

  • @ellemnayaneoliveiraanjos1225

    amo sua aula vc explica muito sauvou obgd

  • @consolataoliveira6322
    @consolataoliveira6322 Před 5 lety +1

    Nossa cara vlw
    Me ajudou bastante na minha tarefa
    Vou me dar muito bem no súmulado de história

  • @danielecoutinho9898
    @danielecoutinho9898 Před 5 lety +1

    Amei... Precisamos de mais vídeos assim 😍😎😎😍😎

  • @sandrasantossantos3348
    @sandrasantossantos3348 Před 5 lety +10

    tem uma linguagem formal demais, isso complica o entendimento do indivíduo.

  • @floiris_
    @floiris_ Před 4 lety +1

    muito boa aula fessor

  • @LeandroSantos-wc6ly
    @LeandroSantos-wc6ly Před 9 lety +62

    Pacote Plus kkkk A Universal aprendeu com eles.

    • @patriaamadabrasil359
      @patriaamadabrasil359 Před 5 lety

      ?k?k

    • @bento3095
      @bento3095 Před 4 lety +2

      A Igreja Católica jamais cometeu tais abusos. Me recuso a refutar você pela ridícula insinuação comparativa da Esposa de Cristo com a publicana escrava de Satã.

    • @juniorandrade8894
      @juniorandrade8894 Před 4 lety +4

      Cometeu sim, matou pessoas, vendia indulgências, vendia objetos sagrados, era extremamente gananciosa, Realmente parece que algumas igrejas neopentecostais atualmente se inspiram no que a igreja católica já cometeu

    • @andersonoliveira4195
      @andersonoliveira4195 Před 3 lety

      Foi S. João Crisóstomo no Século IV que cunhou pela primeira vez o nome, “Bíblia”, porque nem os judeus a chamavam assim. A palavra “Bíblia” vem do Grego “Biblos” = O Livro. (1)
      Foi S.Atanásio, que através de sua Carta dirigida às Igrejas sob sua jurisdição em Constantinopla, que delimitou o Novo Testamento tal como conhecemos hoje. E isto ocorreu no ano de 367 DC. (2)
      Em 390 a Igreja reuniu os livros que hoje compõem a Bíblia a partir da versão da Septuaginta para os livros do Velho Testamento, e que foi a versão que Cristo e os Apóstolos usaram nas citações contidas do VT nos Evangelhos e Cartas Apostólicas. (Eles não usaram a versão de Jâmnia porque o cânon do Sínodo de Jâmnia ocorreu posteriormente, no ano 100 DC., e foi organizado para expurgar os livros cristãos da Bíblia.) (3)
      Contraditoriamente, Lutero foi buscar no Canon de Jâmnia a base para a sua Bíblia, justo o Sínodo fariseu que criou as regras para expurgar das Escrituras os textos cristãos.
      Segue-se, no inicio dos anos 400 a tradução de S. Jerônimo de toda a Bíblia, VT e NT, dos originais gregos, aramaicos e hebraicos, o que chamamos de Vulgata Latina, onde o “vulgata” quer dizer "popular" pois o latim vulgar era a língua falada pelo povo e não pela Igreja, que usava o latim eclesiástico, mais elaborado e difícil. (4)
      No século VII, ocorreu a primeira tradução da Bíblia para uma nova língua surgida pela formação dos Estados Nacionais, a Bíblia foi traduzida para o Francês. Também no século VII foi feita a tradução para o Alemão, a primeira, não a de Lutero, que só seria feita 800 anos depois. (5)
      Para o Inglês a Bíblia católica foi traduzida no século VIII, por Adelmo, bispo de Sherborne, e S. Beda o Venerável.
      Uma tradução do século IX da Bíblia para o inglês (no dialeto anglo-saxão) foi feita por Alfred. Uma tradução do séc. X para o inglês foi feita por Aelfric. Foi feita uma tradução em 1361 da maior parte das Escrituras no dialeto inglês (anglo-normando). Isto foi vinte anos antes da tradução de Wycliffe em 1381. (6)
      Também no século IX, a Bíblia foi traduzida para o Eslavo, por Cirilo e Metódio, evangelizadores desses povos. (7)
      A divisão da Bíblia em capítulos e versículos, que os protestantes usam para se situarem, foi uma criação de um Bispo Católico, o arcebispo católico britânico de Canterbury, St. Estêvão Langton (morreu em 1228), que foi o primeiro a dividir as Escrituras em capítulos: 1.163 capítulos no VT e 260 no NT. (8)
      A primeira versão da Bíblia para o Espanhol ocorreu no século XIII , sob o Rei Afonso V de Castela, 300 anos antes de Lutero. (9)
      Em 1300 D.C. temos a primeira tradução da Bíblia para o Norueguês, 200 anos antes de Lutero. (10)
      E a primeira Bíblia impressa foi a Bíblia Católica, impressa pelo Católico Gutemberg no ano de 1454 DC, 29 anos antes de Lutero nascer. (11)
      A impressão da Bíblia por Gutemberg fez com que ela se popularizasse ainda mais, cem anos antes da revolta protestante.
      Veja, agora, uma recomendação católica anterior à Revolta protestante:
      "Todos os cristãos devem ler a Bíblia com piedade e reverência, rezando para que o Espírito Santo, que inspirou as Escrituras, capacite-os a entendê-las... Os que puderem devem fazer uso da versão latina de São Jerônimo; mas os que não puderem e as pessoas simples, leigos ou do clero... devem ler a versão alemã de que agora se dispõe, e, assim, armarem-se contra o inimigo de nossa salvação" (12)
      O próprio Lutero disse: "foi um efeito do poder de Deus que o papado preservou, em primeiro lugar, o santo batismo; em segundo, o texto dos Santos Evangelhos, que era costume ler no púlpito na língua vernácula de cada nação..." (13)
      Como se vê, a falácia protestante de que a Igreja foi contrária à Bíblia, é, não somente uma falsidade, como não possui qualquer embasamento histórico.

  • @paulogabriel5277
    @paulogabriel5277 Před 8 lety +1

    Pacote plus da salvação, nova série do fantástico que mostra junto com o prof Dimas, como Lutero causou uma rebelião entre a igreja corrupta e o povo. DOMINGO NO FANTÁSTICO.

  • @EduardaVergueiro
    @EduardaVergueiro Před 6 lety +5

    Vou colocar na minha prova sobre o pacote plus da salvação agausgaugsuahs

  • @paulogabriel5277
    @paulogabriel5277 Před 8 lety

    Quem foi Lutero??? Onde vivia?? Quem era??? Como ele causou uma rebelião entre a igreja e o povo???? Domingo no Fantástico.

  • @arturalbuquerque6364
    @arturalbuquerque6364 Před 5 lety +3

    professor bom

  • @joannekely864
    @joannekely864 Před 7 lety +1

    amei a aula #melhorprofessordoyoutube. kkkk

  • @julialima6338
    @julialima6338 Před 7 lety +10

    amei sua aula estou no 7 ano

  • @malu_candido2747
    @malu_candido2747 Před 7 lety +1

    Gostei muito

  • @dricacavalcante6752
    @dricacavalcante6752 Před 5 lety +4

    amei parabéns amei sua explicação💪💕🤣😃

  • @Rafa-ng7oq
    @Rafa-ng7oq Před 7 lety +1

    Animado para o seminário. Vou flr tanto que vão ter que me parar pq se não, cobrirei toda a aula do professor.

  • @kathleenvidal_
    @kathleenvidal_ Před 6 lety +9

    Eu me acabei quando ele disse: ''pacote plus da salvação''ahahahaha

  • @marceloaugusto876
    @marceloaugusto876 Před 7 lety +1

    Esse cara é o melhor sério

  • @darasantosabreu4316
    @darasantosabreu4316 Před 8 lety +7

    kkkkkkkk sua voz é otima. Muito engraçado. Boa aula

  • @fernandoliiz2407
    @fernandoliiz2407 Před 8 lety +2

    muito boa explicação

  • @sayu-senpai2612
    @sayu-senpai2612 Před 4 lety +3

    Meu Professor de Historia fica pedindo pra nos estudantes ver-mos seus videos

  • @pedroproff
    @pedroproff Před 2 lety +1

    adorei a aula!
    tenta dublar o cara do ciência do absurdo kkkkkk parece mt a voz dele serião :)

    • @stoodibr
      @stoodibr  Před 2 lety

      A voz do Dimas é única, agora vai sempre lembrar dele 😅💙

  • @dicasuteis9792
    @dicasuteis9792 Před 8 lety +3

    não consegui parar de assistir suas aulas kkkk

  • @gilsonmatussiwagilsonps1951

    SE A IGREJA FOI FORMADA POR CRISTO COMO PODE O HOMEM REFORMAR O QUE CRISTO FORMA

    • @Gabi-hv1uz
      @Gabi-hv1uz Před 5 lety +1

      Cristo nunca citou as imagens que o catolicismo adora

    • @RodrigoBlair
      @RodrigoBlair Před 5 lety

      O que formou a igreja catolica romana foi formada pelo o poder do governo e interesses politicos.. a real igreja foi estabelecida pela a Palavra.. a reforma protestante buscou e esta buscando viver por meio da palavra e somente dela.

  • @matheusallves7
    @matheusallves7 Před 3 lety +3

    Eu só escutei vc falando oq as igrejas Protestantes fazem

    • @luizaugustoliborio9895
      @luizaugustoliborio9895 Před 3 lety +3

      E OS PROTESTANTES? ELES TEM FÉ? É Preciso Ter Fé Para Se Salvar? Que As Frações Protestantes Do Cristianismo Não Podem Estar Na Verdade Deriva Do Simples Fato De Serem Tardias Divisões Da Igreja De Cristo. Lutero Não Reformou A Igreja, Como Pretendeu; Mas Inventou Novas Doutrinas Que Contradizem Aquilo No Que Os Cristãos Sempre Creram No Passado. Os Cristãos Sempre Estiveram Convencidos, Por Exemplo, De Que A Eucaristia Só Poderia Ser Celebrada Por Um Homem Ordenado Padre E Que A Santa Missa É Um Verdadeiro Sacrifício. Como Poderia Ser Verdadeiro Pretender De Repente, 1500 Anos Depois, Algo Diferente? Como A Igreja Anglicana Poderia Ser A Verdadeira, Uma Vez Que Ela Deve Sua Existência Somente Ao Adultério Do Rei Henrique VIII? Pode-Se Facilmente Encontrar A Verdadeira Religião? Devemos Constatar Com O Papa Leão XIII: “Reconhecer Qual É A Verdadeira Religião Não É Difícil A Qualquer Um Que Queira Julgar Com Prudência E Sinceridade.

    • @gabriellegal4496
      @gabriellegal4496 Před 3 lety +1

      kkkkkkkkkkkkk essa foi mt boa

    • @luizaugustoliborio9895
      @luizaugustoliborio9895 Před 3 lety +2

      @@gabriellegal4496 O PROTESTANTISMO SE BASEIA NO SUBJETIVISMO, Ser Objetivo É Contra O Fundamento Do Protestantismo. Um Protestante Não Pode Responder Sim Ou Não, Por Que Em Ambos Os Casos Estaria Contradizendo A Doutrina De Sua Seita Que Diz Que A Bíblia É De Livre Interpretação, Ou Seja, Não Existe Uma Interpretação Mais Correta Ou Melhor Do Que Outra…Tudo É De Interpretação Subjetiva. 1 - Nunca Ficar No Mesmo Tema Por Mais De 5 Minutos. Obs: Se Um Protestante Permanecer Conversando Com Um Católico Por Mais De 5 Minutos Sobre O Mesmo Tema, É Obrigado A Dizer Alguma Contradição. 2 - Nunca Responder Objetivamente Pergunta Alguma. O Protestantismo Se Baseia No Subjetivismo, Ser Objetivo É Contra O Fundamento Do Protestantismo. Um Protestante Não Pode Responder Sim Ou Não, Por Que Em Ambos Os Casos Estaria Contradizendo A Doutrina De Sua Seita Que Diz Que A Bíblia É De Livre Interpretação, Ou Seja, Não Existe Uma Interpretação Mais Correta Ou Melhor Do Que Outra…Tudo É De Interpretação Subjetiva. 3 - Citar Um Monte De Versos Bíblicos Soltos E Fora De Contexto, Para Dar A Impressão De Que Conhece A Bíblia. 4 - Se Feita Uma Pergunta Objetiva, Responder Com Um Verso Bíblico, Mesmo Que Não Tenha Nada A Ver Com A Pergunta E Devolver A Pergunta Em Seguida Com Várias Perguntas Seguidas E Sem A Menor Ligação Entre Elas, Para Fazer O Católico Esquecer O Que Perguntou. 5 - Repetir Muitas Vezes A Mesma Mentira. Se Não Colar Na Primeira, Quem Sabe Na 10ª.

    • @luizaugustoliborio9895
      @luizaugustoliborio9895 Před 3 lety +2

      @@gabriellegal4496 CRISTO FUNDOU A IGREJA CATÓLICA SOBRE A ROCHA, Lutero E Cia Fundaram A Igreja Evangélica Sobre A AREIA MOVEDIÇA Da SOLA SCRIPTURA E Do Livre Exame. E Logo Nas Primeiras Ventanias, Pôs-Se A Casa Dos Reformadores A Desabar Fragorosamente: Tábuas Lançadas Aqui E Ali, Telha Lá E Acolá, Junturas E Cacos Em Todas As Direções. Vejamos Como No Princípio Deste Século, O Reverendíssimo Pe. Leonel Franca Já Chamava A Atenção Para Este Fato, Descrevendo Lucidamente O Processo De Desagregação Doutrinária Do Protestantismo, Baseado No Método Da SOLA SCRIPTURA E Do Livre Exame: “Na Nova Seita (Protestantismo) Não Há Autoridade, Não Há Unidade, Não Há Magistério De Fé. Cada Sectário Recebe Um Livro Que O Livreiro Lhe Diz Ser Inspirado E Ele Devotamente O Crê Sem O Poder Demonstrar; Lê-O, Entende-O Como Pode, Enuncia Um Símbolo, Formula Uma Moral E A Toda Esta Mais Ou Menos Indigesta Elaboração Individual Chama Cristianismo Evangélico. O Vizinho Repete Na Mesma Ordem As Mesmas Operações E Chega A Conclusões Dogmáticas E Morais Diametralmente Opostas. Não Importa; São Irmãos, São Protestantes Evangélicos, São Cristãos, Partiram Ambos Da Bíblia, Ambos Forjaram Com O Mesmo Esforço O Seu Cristianismo” ( In I.R.C. Pg. 212 , 7ª Ed.). Vejamos Alguns Exemplos Práticos: Um Fiel Evangélico Quer Mudar De Seita? Precisa-Se Rebatizar? Umas Igrejas Dizem Sim, Outras Não. Umas Admitem O Batismo De Crianças, Outras Só De Adultos, Umas Admitem A Aspersão, Infusão E Imersão. Aquela Outra Só Imersão, E Mesmo Há Grupelho Que Só Admite Batismo Em Água Corrente E Sem Cloro! Aqui E Ali As Fórmulas De Batismo São Tão Variadas Como As Cores Do Arco-Íris. Quer O Sincero Evangélico Participar Da Santa Ceia? Há Seitas Que Consideram O Pão Apenas Pão (Pentecostais) Outras Que O Pão É Realmente O Corpo De Cristo (Luteranos, Episcopais E Outros). Uns A Praticam Com Pão Ázimo, Outras Com Pão Comum, Aqui Com Vinho, Lá Com Vinho E Água, Acolá Com Suco De Uva. A Santa Ceia Pode Ser Praticada Diariamente, Mensalmente, Trimestralmente, Semestralmente, Anualmente Ou Não Ser Praticada Nunca.

    • @pauloc1968
      @pauloc1968 Před 2 lety

      Eu nem leio o que o Luiz fala mas dou like

  • @pandinhalove4518
    @pandinhalove4518 Před 7 lety +1

    Obg prof

  • @MathiasNPN
    @MathiasNPN Před 9 lety +14

    Parece o alfinete do pânico com a voz do poderoso, rs

  • @ildoborgesfernandes1283

    De origem católica, daqueles de estar na missa todo o domingo, até me cansar da pregação política na igreja onde comparecia toda a semana. Hoje admito que foi algo de muito bom que me aconteceu. De outro modo não sei como, haveria eu de dar ouvidos à uma outra pregação diferente, consoladora e verdadeira, que a Reforma Luterana nos trouxe. Só me espanta é o ostracismo dos luteranos a respeito de tão importante doutrinas, aliás quase nada sabem, ficando num conhecimento geral muito superficial.
    O grande legado da Reforma, entretanto, foi trazer de volta a doutrina do Livre Arbítrio, de acordo com Santo Agostinho. Onde reside grande confusão! Aqui é que muitos não sabem para onde a porca torce o rabo. É, a meu ver o ponto mais impactante e se hoje não se vê mais fé cristã, o que a rigor, só Deus pode ver os corações para saber quem realmente crê! Lutero que surpreendeu o mundo ao dizer que a salvação é de graça também percebeu aí que Deus não dispensa um longo e duro trabalho de pregação como ele próprio fazia, sabe-se de sermões seus que duravam mais de duas horas, só o "Exortação ao Sacramento do Corpo e Sangue do Nosso Senhor" que eu digitei foi mais de trinta páginas. Muito trabalho é algo que não rima com preguiça e por isso advertia os pastores que apenas pensavam na barriga, isto é em seus empregos. O que não é muito diferente de hoje, que apesar de se encontrar pregações biblicamente corretas, falta mais dedicação ao estudo da palavra, mais empenho, mais envolvimento em fim. Procurar entender o que o Senhor quer dizer com - "Quem não comer da minha carne nem beber do meu sangue não tem pacto comigo"! Existe igrejas que pregam as benesses celestiais e aos ouvintes tudo é oferecido se responderem que crêem, então é só se batizarem e pronto! Não é assim! Pessoa alguma pode se decidir por crer em Deus, aqui o livre arbítrio não funciona! Aqui é onde muitos caem do cavalo! A Fé é Deus Espírito Santo que pode criar em nossos corações. Rm 10:17. A fé vem por ouvir a pregação da palavra de Cristo e não qualquer pregação! Se fosse só uma questão de responder positivamente o trabalho ficaria bem mais simplificado e é precisamente este o caminho mais largo e cómodo que deixa todos lá onde já estão - a saber no inferno. Lamentavelmente o diabo acomodou muito bem as coisas e então como profetizou o próprio Cristo - Quando voltar o Filho do Homem por ventura encontrará Fe na terra? Infelizmente não consigo ver de outro jeito!
    Um abraço!
    Ildo Borges Fernandes

    • @joelmagoncalves3115
      @joelmagoncalves3115 Před 7 lety

      Boa noite amigo ,você nasceu na idolatria e vai morrer ,cego ,surdo e mudo leia o salmo 115

    • @nossasenhora6999
      @nossasenhora6999 Před 2 lety

      @@joelmagoncalves3115 ÊXODO.25.18-19:"FAÇA DOIS QUERUBINS DE OURO BATIDO"