Video není dostupné.
Omlouváme se.

OZEMPIC E TRANSTORNOS ALIMENTARES ESTÃO NA MODA | PLANTÃO

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 10. 07. 2024
  • O Meteoro lançou um novo canal no CZcams, a TV Cringe, que junta documentário, ensaio e até react em um formato embalado com uma estética ridiculamente saudosista. A gente ficaria muito feliz de contar com a sua audiência. Ó o link:
    / @tvcringebrasil
    Na semana passada, uma marca alemã desfilou com uma regrata estampada “I LOVE OZEMPIC”, o remédio para diabetes que ficou famoso quando celebridades começaram a usá-lo com objetivo de emagrecer. Essa regata serve como ponto de partida para pensarmos sobre o culto à extrema magreza nas redes sociais. Alerta de gatilho: transtornos alimentares.
    Seja membro do nosso clube de canais, você nos ajuda a continuar existindo e manda mensagens que podem aparecer nos nossos vídeos:
    / @meteorobrasil

Komentáře • 80

  • @MeteoroBrasil
    @MeteoroBrasil  Před 26 dny +6

    O Meteoro lançou um novo canal no CZcams, a TV Cringe, que junta documentário, ensaio e até react em um formato embalado com uma estética ridiculamente saudosista. A gente ficaria muito feliz de contar com a sua audiência. Ó o link:
    www.youtube.com/@tvcringebrasil

  • @cappellato
    @cappellato Před 25 dny +18

    Faltou uma caveirinha ali na camiseta pra fazer ela valer como protesto, desse jeito parece mesmo um apoio e um "pode usar esse remedio".

  • @jonatarou
    @jonatarou Před 26 dny +15

    Mês passado, o Paramount+ lançou um filme de South Park, chamado O FIM DA OBESIDADE, e é exatamente uma crítica ao uso de Ozempic, e também ao sistema de saúde americano, e o filme foi muito certeiro nisso.
    Na história o Cartman quer emagrecer e busca meios para isso, ele ouve falar do Ozempic que ajuda a emagrecer super rápido, mas o plano de saúde não libera o dinheiro para ele comprar o remédio, mesmo que ele precise dele, então junto com o Kyle e o Butters ele passa por uma burocracia imensa e no fim não consegue o remédio, enquanto o Plano de Saúde não hesita em cobrar pelo o uso dele. E em paralelo vemos as mães da cidade obcecadas em querer emagrecer que acabam se viciando no Ozempic, e quando não conseguem comprar mais, elas passam a cometer assaltos.

  • @igorshow3050
    @igorshow3050 Před 26 dny +17

    E quem lucra com todas essas inseguranças e super valorização de certos corpos?

    • @marilzacarvalhocavalcante6621
      @marilzacarvalhocavalcante6621 Před 25 dny +4

      EXATO!!!!! EXCELENTE QUESTIONAMENTO!!!!👏👏👏👏👏 Quando começarem a computar as " baixas" causadas por essa medicação é que os incautos se arrependerão amargamente!!!!

    • @dandomeuview
      @dandomeuview Před 23 dny

      O capitalismo

  • @IsabellaCoelho
    @IsabellaCoelho Před 26 dny +8

    Me lembrou a blusa "nepobaby" da Haley Bierbe.
    Fui adolescente nos anos 2000, e infelizmente fui vítima desse processo. Na época eram vlogs e fotologs de "thinspiration", grupos muito organizados com garotas de todo o Brasil.
    Eu era uma ótima aluna, tímido e caseira, mesmo assim, lutei com TA por mais de 10 anos. Isso influenciou muito a minha vida (e saúde, não só mental, mas física tbm).
    Minha dica pra quem tem filhos, olhos sempre atentos. Pra mim faltou uma mão pra dar apoio e um pouco de compreensão.

  • @pedroleitaomedeiros215
    @pedroleitaomedeiros215 Před 22 dny +1

    Excelente vídeo, pessoal! Importante também é apontar o quão assustador como o padrão dos anos 80/90 dos homens extremamente musculosos estão rodando meninos da mesma faixa etária mostrada nesse vídeo. Vejo muitos adolescentes nas academias falarem sem nenhum pudor em usar anabolizante, fazer dietas extremas, pegar pesos absurdos e se exercitarem além do que podem. Para piorar evocam influenciadores do ramo com discurso problemático (para não dizer outro nome) que vc não entra no shape porque “a genética não é boa”.

  • @jacquelinelima7327
    @jacquelinelima7327 Před 26 dny +20

    Na década de 2000, foi a Era da Magreza Excessiva, mas, o pessoal dizia que era reeducação alimentar.
    Já nos anos 90, tinha aqueles shakes e remédios naturais para emagrecer.
    Hoje, os artistas dizem sem pudor, que tomam Ozempic.
    Tem uma relação com o revival na moda e outras causas, citadas no vídeo, mas, é algo que me dá gatilho e pode ter influência : o saudosismo tóxico.
    É a pessoa, que parou nos anos 2000, às vezes, a visão de mundo parou nos anos 90.
    Tudo no passado era uma maravilha.
    Também tem uma ligação, com a negação do envelhecimento da Geração X e da Geração Millennials.
    A grande revelação do futebol espanhol, nessa Eurocopa, nasceu em 13 de julho de 2007 , ou seja, em 2024, completa 17 anos.
    Então quando alguém fala que alguém que nasceu em 1999, em 2024, completa 25 anos, é um choque.
    Quem nasceu nos anos 70 ou pelo menos, na segunda metade dessa década e nos anos 80, se sente como adultescente.

  • @gildabarroso288
    @gildabarroso288 Před 24 dny +4

    Seria bem mais assertivo, penso, um "I Love Oz..." dentro de uma cabeça grande em um corpo esquelético se olhando no espelho. Daria uma ótima charge!

  • @luzciano
    @luzciano Před 26 dny +7

    A extrema magreza está no corpo das modelos selecionadas, seria perfeito a regata com uma modelo com o corpo gordo mas em uma modelo magra parece confirmação. A ideia da modelo magra surgiu la no fim dos anos 20 quando surgiram as Maisons de estilistas e as modelos eram magras para facilitar no vestimento das peças, e também por que as modelos eram geralmente de origem humilde mas não era padrão de beleza, isto começou a acontecer já nos anos 40 com o nascimento da publicidade.

    • @marilzacarvalhocavalcante6621
      @marilzacarvalhocavalcante6621 Před 25 dny +2

      O que me espanta é que ficam com o corpo esquelético, cabeção, sem massa muscular e parecendo uma caveira e não percebem!!!! Povo enlouqueceu!!!! O narcisismo cega!!!

  • @pontesg_bia
    @pontesg_bia Před 25 dny +4

    minha amiga tá nessa pira, sempre compartilha imagens dessa comunidade de transtorno alimentar

    • @maurasc9081
      @maurasc9081 Před 24 dny

      ai moça ajuda ela, pessoas que tão nessa pira não conseguem enxergar, apresenta pra ela conteúdos pra abrir os olhos dela

  • @cleamuller8410
    @cleamuller8410 Před 25 dny +2

    Eu amo meteoro Brasil… estou usando minha blusa do meteoro quando o tempo aqui está quentinho… me dá um orgulho carregar no peito essa marca que tenho aprendido tanto sobre tudo … amo vocês meteoro Brasil ❤❤❤❤❤❤❤❤🥹🥹🥹🥹🥹🥹🥹🥹

  • @carolinarodrigues643
    @carolinarodrigues643 Před 25 dny +3

    Camiseta promovendo a indústria farmacêutica???? NUNCA USARIA!

  • @MyLillyLove
    @MyLillyLove Před 24 dny +2

    Ozempic era coberto pelo governo da província de Ontario, no Canadá, para o tratamento diabetes tipo 2 e obesidade. Por causa do uso indiscriminado (precisamos falar sobre os médicos sem ética, prescrevendo a torto e a direito) o governo parou de pagar ozempic para pessoas que precisam tratar obesidade.

  • @maymagal
    @maymagal Před 22 dny

    Há 20 anos eu fazia minha pesquisa de graduação, e depois mestrado, sobre transtornos alimentares. Naquela época o uso da internet para divulgar estilos de vida e técnicas para alcançar um emagrecimento severo já estavam presentes na rotina de muitas pacientes. Eu fico imaginando como está isso hoje com um monte de gente sem qualificação fazendo dietas absurdas nas redes sociais sem o menor controle ou punição.

  • @1965candido
    @1965candido Před 23 dny +1

    Parabéns, Clara, pela matéria. Percebo que vc insiste na gravidade e até o camarada que apresenta demora a perceber a coisa. Tendência grave a não considerar os problemas como tais. Será que a superficialidade do jornalismo?

  • @carollobato358
    @carollobato358 Před 22 dny

    Acho que a ironia inteligente é sempre bem-vinda sim!!!

  • @bellhells
    @bellhells Před 23 dny +1

    Só lembrando que o medicamento é indicado para casos de obesidade e sobrepeso em casos de comorbidades específicas (uso aprovado pela Anvisa e demais Autoridades regulatórias do mundo). O medicamento, se usado para indicação correta, é benéfico. O problema é a automedicação ou perda de peso por estética

  • @veronicademoraes1885
    @veronicademoraes1885 Před 26 dny +5

    O mais curioso é que a arte e a performance art são cada vez mais mais ininteligíveis para as novas gerações - simplesmente não conseguem traduzir. Muito óbvio que é uma crítica e muito assustador não concordarem com isso. Bizarros tempos.....

    • @IsabellaCoelho
      @IsabellaCoelho Před 26 dny +4

      Não acho que ficou óbvio não. Muito limpo, aesthetic. Faltou aquele jenesequa de choque, um san*gue, um vô*mito, esqueleto, etc...
      Ano passado a Hayley Bieber ganhou midia vestido uma blusa escrito "nepobaby". Foi uma febre. Comem a ironia e vomitam conteúdo para as midias.

    • @misioga
      @misioga Před 23 dny +1

      Não existe mais interpretação 😢

  • @denisearaujo171
    @denisearaujo171 Před 23 dny +2

    Bruna Marquezine tornou-se a queridinha das grandes marcas internacionais ultimamente. Não por coincidência ela está esquelética.

    • @RiveriaLDark
      @RiveriaLDark Před 23 dny +1

      Só que ela sempre foi magra. Esse é o biotipo dela, qualquer coisa que ela fizer, ela fica mais magra e me parece uma irmã e umas poucas amigas, que precisam/precisaram fazer dieta pra "engordar". O problema é quando uma pessoa como eu que tem o biotipo exatamente oposto, fica perturbado querendo a magreza da Marquezine a todo custo. E adianto, a maioria morre e não chega no resultado

  • @vinirdrigues
    @vinirdrigues Před 23 dny +1

    É fácil uma pessoa magra falar que o certo é dieta e exercício fisico… como se quem recorre ao Ozempic nunca tivesse tentado nada disso.

  • @julianamelo7804
    @julianamelo7804 Před 13 dny

    Eu usaria uma blusa com o "Cuidado com Ozempic"! ☠

  • @condedmontecristo
    @condedmontecristo Před 22 dny

    Tem um anime que o nome soa muito parecido (Fora que os protagonistas são popularmente lembrados como o remédio, a existência é para fazer uma coisa e usam para outra como Remédio para diabete e Pirataria). O problema também é pessoas que não sabiam desse remédio e queriam ficar magras a qualquer custo e sabem que o "O Ozempic é REAL" foi complicado.

  • @roqueferreira9177
    @roqueferreira9177 Před 26 dny +1

    Isso ja tem uns 5 anos nos paises aziaticos, esse contee muito consumido na europa.

  • @alinacarvalho8835
    @alinacarvalho8835 Před 26 dny

    Amo vídeos com a Clara!

  • @reveladordesonhos
    @reveladordesonhos Před 26 dny

    E sobre o "cool" da magreza foi o máximo! 😂

  • @fairymonica21
    @fairymonica21 Před 26 dny +1

    Excelente análise da Clara

  • @cristianemayer9276
    @cristianemayer9276 Před 8 dny

    Baah q coisa.

  • @Ka74367
    @Ka74367 Před 21 dnem

    Me incomodou bastante que quem resolveu trazer essa pauta de peso e corpo foi uma moça tão magra e que já abre com definições de que para emagrecer "é o que todo mundo já sabe"... Tem questoes genéticas, questões economicas, politico e sociais. Se fosse essa formula fácil ou viável, e a gente sabe que existe uma pressão social imensa pela magreza, pq as pessoas seriam gordas?
    Houve uma superficialidade grande na abordagem, até em trazer o tal do cabeção de ozempic. Veio um julgamento de sobre "a forma mais saudável" de se "perder peso" e pareceu haver uma implicação de que alguém que siga o "body positive" não procuraria esse emagrecimento. A obesidade pode levar a mil problemas de saúde, e é justo que as pessoas queiram ser aceitas socialmente, não sofrer preconceitos ou melhorar o geral da saúde. Acontece que pra algumas pessoas, isso vem da medicação, e abordar com esse viés como foi feit é só re-estigmatizar um assunto já estigmatizado.
    Tudo isso é diferente da obsessão com a magreza. É MUITO diferente uma pessoa já magra, tomando uma medicação para que fique mais magra ainda (ou sem medicação, mas outros tipos de autoagressão como o comentado no reddit). É MUITO diferente quando a gente pensa em classe social da pessoa buscando o medicamento.
    Existe a obsessão com a magreza, sim, pq a magreza natural é dificil de ser atingida se vc não tem muito privilegios ou se vc não consegue transformar isso em um ponto central da sua vida. É lógico que o ideal seria que todos pudessem fazer exercicios e comer bem, comidas naturais. Mas quem tem acesso a isso? No fim foi uma mulher magra julgando pessoas que querem ter o mesmo corpo que ela, dizendo que só pode ser feito de um único modo.
    Pra mim, essa obsessão com o medicamento tem 2 vias bem distintas - pro pobre que acaba na obesidade por mil motivos e que tem que ver as celebridades hipermagras, isso é uma forma paupavel de se trazer pertencimento e alguma saúde (pq a gente não tem como comprar o fim do capitalismo ou renda fixa digna na farmacia) e pro rico, ou pessoas que não tem a infelicidade de sofrer com as consequencias da obesidade, que essas sim podem estar entrando numa espiral que tenha a ver com saúde mental. Mas é importante não juntar absolutamente tudo num mesmo saco, mesmo que em algumas pessoas os dois possam ocorrer.
    Pra mim o privilégio e superficialidade se deixaram até mais obvios quando ela diz que a situação "não é complexa". Mas nada pessoal contra ela, apenas esperava mais do Meteoro, que costuma ser muito razoavel e sóbrio nas pautas que tras.

  • @user-gn5mt9ol4u
    @user-gn5mt9ol4u Před 24 dny

    👏🏽👏🏽👏🏽

  • @maristelalamberti3559
    @maristelalamberti3559 Před 18 dny

    Nunca acreditei nessa cascata de estilista aceitar modelos plus size, a moda não gosta de modelos fora do padrão super magras

  • @gabiextinta7725
    @gabiextinta7725 Před 23 dny

    "A volta da extrema magreza" por favor né gente, nunca deixou de ser moda/padrão ser magro

    • @robertaavila4744
      @robertaavila4744 Před 22 dny +1

      Mais ou menos. Nas passarelas esse visual esquelético sempre foi padrão, mas fora dela não andava em alta há algum tempo. Influencers e atrizes que já eram magras, aparecendo cada vez mais ossudas. As Kardashians, conhecidas por serem exageradamente curvilíneas, tirando os silicones e preenchimentos exagerados do corpo pra seguir tendência, como se tivesse mudando de roupa . É isso que está sendo falado aqui. Tipo, o padrão que já era ruim, ficando pior, entende?

  • @luchafonseca2653
    @luchafonseca2653 Před 24 dny

    O culto a magreza tem voltado forte. Vide uma dupla sertaneja feminina ( não sei o nome) onde uma delas emagraceu tanto que parece uma pré adolescente devida a baixa estatura. A mulher era bem cheinha. Loucura isso.

  • @fabriciaap-fasaulasdeartes7931

    As pessoas precisam compreender que ozempic é um remédio que eu importante pra quem tem comorbidades e não fins esteticos. Mas acredito que desfile é uma expressão de arte e ali eles estão causando una expressão

  • @grasicsc1
    @grasicsc1 Před 24 dny

    gente, vocês viram a última foto ds Cleo Pires? Mais uma que aderiu ao ozempic, o cabeção entrega.

  • @TheElektra126
    @TheElektra126 Před 24 dny

    Eu vi o i love ozempic na thumb e ja achei que era alguem usando kkkkkkk então funciona com ironia pra quem sabe o contexto realmente

  • @isabellasantos6297
    @isabellasantos6297 Před 24 dny

    A Clara é top ❤

  • @taketakk
    @taketakk Před 26 dny +3

    Não conheço a marca, mas grife de moda que crítica a moda não é igual ao Bolsonaro ser um símbolo da anti-politica?

    • @renantomazini
      @renantomazini Před 26 dny +1

      Tudo pode virar marca e ser apropriado para vendar, até mesmo rebeldia e contra cultura, é mais um exemplo disso.

  • @BiancaOliveira-mt8jd
    @BiancaOliveira-mt8jd Před 26 dny +2

    Esse culto a magreza eh culpa dos jovens q não gostam de sexo. Isso não nem atraente.

    • @francycne4715
      @francycne4715 Před 26 dny

      o que o cu tem a ver com as calças?

    • @RiveriaLDark
      @RiveriaLDark Před 23 dny

      Quando eu era adolescente também existia isso. Era um pouco limitado por que a internet tava no início, mas a TV, a moda, os famosos da época todos eram magros. Esse "culto" a magreza vem de muito tempo, nunca acabou, no máximo ficou morno

  • @juniorsiqueira4886
    @juniorsiqueira4886 Před 26 dny +4

    Talvez se a camiseta tivesse descrito "I Luv Ozempic?" com ponto de interrogação não abriria uma discussão mais "positiva"? 🤔
    Obs.: já vi no Instagram que existem lojas que a porta fica entreaberta para "limitar" acesso de pessoas "maiores".
    Obs.2: fico impressionado como a gente, de uma forma geral, somente olhe distúrbios alimentares em mulheres cis. E como fiquem TOTALMENTE sem olhares para pessoas cis e homens e mulheres trans, creio que SEMPRE falte o recorte. Tenso e triste!

  • @elatafalando
    @elatafalando Před 23 dny

    A única coisa boa do Ozempic é que pelo menos abala a narrativa de "emagrecer de forma saudável". O povo tomando isso solta todas os bofes pra fora. Desde quando isso é emagrecer com saude? Pelo menos admitem que querem só ser magros mesmo, não faz sentido falar que é saúde tomando um remédio com efeitos colaterais bizarros.

  • @marilzacarvalhocavalcante6621

    " FALEM BEM OU MAL DE MIM MAS FALEM DE MIM!!!" E O LABORATÓRIO FABRICANTE DO REMÉDIO AGRADECE OS MILHÕES NAS CONTAS DELE E DOS SÓCIOS!!! PROPAGANDA " DE GRATIS" É O QUE NAO FALTA!!!!

  • @wagnermachado4284
    @wagnermachado4284 Před 24 dny

    Estaria a volta da extrema magreza, ligada ao crescimento da extrema direita?

  • @Mar-vu9nx
    @Mar-vu9nx Před 26 dny

    Muito linda esta Clara

  • @rogeriotavares8312
    @rogeriotavares8312 Před 25 dny

    As gêmeas sertanejas Maiara & Maraísa usam e abusam desse medicamento.

  • @SarahPatez
    @SarahPatez Před 26 dny

    É muito importante ressaltar que esse edtwt mexe muito com a cabeça das meninas adolescentes, se você ver, muitas das meninas dessa comunidade não tem nenhum transtorno claro, afinal, porque elas precisariam fazer um "tutorial pra vomitar mais fácil"? Entrar em uma comunidade é muito importante pra um adolescente e as vezes, ele se encontra nessas comunidades, que podem levar a outra piores que incentivam roubo, automutilação e exposição.
    Se você conversar com essas garotas, elas vão rir da sua cara e usar a justificativa de ser um "safe space" pra elas mas não é nada além de mentira, elas estão lá porque é o único lugar que podem expressar algo impopular e ter suas moots que concordam, algo que falta bastante na vida real delas, por isso procuram amizades nesses meios.

  • @Stitch_013
    @Stitch_013 Před 22 dny

    O problema ta em tirar do contexto do desfile, já q ele crítica essa obsessão.
    Mas acho q a crítica em geral pode ter sido mal feita. Não vimos, no desfile, a maioria dos corpos sendo magro?? Talvez fazer uma crítica colocando corpos diversos em todos os desfiles seja mais efetivo 😎✌🏼🏳‍🌈

  • @davaranda
    @davaranda Před 24 dny

    Pra mim, a pessoa tem de ser voluntariosa, não magra. E isso o Ozempic não dá.

  • @breis6
    @breis6 Před 22 dny

    Sou usuário de Ozempic desde 2021 justamente para perda de peso via TRATAMENTO ASSISTIDO POR ENDOCRINOLOGISTA.
    Não é o único medicamento que tomo para este tratamento, e tão pouco usaria qualquer um deles - Ozempic incluso - sem prescrição médica.
    O motivo pelo qual busquei este tratamento foi reduzir meu PERCENTUAL DE GORDURA CORPORAL, pois estava com sérios riscos de comprometer minha saúde.
    Pelo que vejo, o PRINCIPAL problema com este medicamento é o uso descontrolado, sem acompanhamento especializado e alheio a um programa de tratamento, seja de diabetes ou perda de gordura.
    É um remédio BEM CARO e que para ter sua eficácia, deve ser tomado em longo prazo, aliado a boas práticas de estilo de vida, como uma alimentação de qualidade és prática de exercícios físicos - o que dificulta ainda mais para a maioria da população brasileira.
    Como falado no vídeo, primeiro busque ajuda especializada, seja profissionais de nutrição, saúde mental, endocrinologista ou até mesmo todos estes se puder.
    Porque aí sim, mesmo que tenha a indicação do Ozempic para o tratamento, haverá o devido acompanhamento profissional.

  • @iara9340
    @iara9340 Před 24 dny

    Vídeo ótimo, mas podiam repensar sobre esse título...

  • @coringasete7063
    @coringasete7063 Před 25 dny

    Então é por isso que Faustão emagreceu, mas ficou com um cabeção?

  • @alexandres.3863
    @alexandres.3863 Před 22 dny

    Jornalistas do vídeo: ela tem um nome - Elisa Chanan - estilista. Tenham o mínimo de educação de chamar pelo nome os profissionais aos quais vocês irão fazer resenhas do trabalho.

  • @andersonalves_1
    @andersonalves_1 Před 18 dny

    OÃTNALP | ADOM AN OÃTSE SERATNEMILA SONROTSNART E CIPMEZO

  • @toguebruno
    @toguebruno Před 25 dny

    Gente, a arte não tá aí pra agradar ninguém não. Por mais nojenta que seja a gordofobia e esses padrões estéticos, a camiseta fala de algo que já existe.

  • @coelhaavoadora5399
    @coelhaavoadora5399 Před 19 dny

    "Critica " nada.