Estamos preparados para viver um relacionamento aberto? | Jout Jout de Saia | Saia Justa

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 22. 08. 2024
  • "Nós humanos já estamos num nível de consciência que a gente, como um grupo, já acessou a consciência de que talvez a gente ache uma boa a ideia de se relacionar com mais de uma pessoa por vez." Jout Jout traz uma reflexão sobre relações abertas. E aí, o que você acha?
    #JoutJoutPrazer #JoutJoutDeSaia #RelacionamentosAbertos
    Inscreva-se no canal GNT: bit.ly/canalGNT
    Assista aos programas na íntegra no Globoplay + Canais: bit.ly/Globopla...
    Site: gnt.globo.com/
    Facebook: / gnt
    Instagram: / gnt
    Twitter: / canalgnt
    Pinterest: / canalgnt

Komentáře • 856

  • @krisgaiato
    @krisgaiato Před 3 lety +1469

    em geral, eu concordo super com júlia, mas não acredito que o amor livre seja uma espécie de evolução, apenas uma nova forma de se relacionar - que, evidentemente, não cabe para todos

    • @isabellamorais6426
      @isabellamorais6426 Před 3 lety +53

      Concordo, acho que cada um tem que ter o direito de construir seu próprio contratinho

    • @samrdossantos3517
      @samrdossantos3517 Před 3 lety +74

      Evolução significa mudança, se a mudança é para melhor ou para pior só o tempo dirá. Mas como a própria Júlia falou, mudamos de um amor para a vida toda para uma vida toda cheia de amores, e estamos evoluindo (mudando) para relacionamento com mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Não é uma mudança para todos, mas para alguns funciona lindamente.

    • @vitormorttara
      @vitormorttara Před 3 lety +48

      Concordo totalmente. Essa evolução é só no sentido de mudança e não no sentido de que seja algo melhor. Evoluir para melhor é ser maduro, verdadeiro e saber lidar com responsabilidade diante das atribulações que surgem dentro dos relacionamentos, independentemente de quantos estão envolvidos.

    • @ThaisOliveira-lv4et
      @ThaisOliveira-lv4et Před 3 lety +3

      Concordo!

    • @fabi_ane
      @fabi_ane Před 3 lety +34

      @@samrdossantos3517 ainda existem casais q são "amor pra vida toda". São raros, mas existem. Tenho uma amiga de infância q está há 20 anos com o único companheiro dela. Pode ser q venham a se separar em algum momento, mas pode ser q não. O fato é q eu ter tido "um amor por vez" não faz com q eu tenha tido relacionamentos melhores ou mais evoluídos q ela. O mesmo ocorre com a poligamia, na minha opinião. É uma forma a mais de se relacionar, mas não dá pra dizer q é melhor, pior ou mais evoluída, nem q extinguirá a monogamia. No máximo, poderá a ser mais frequente como ocorreu com o "um amor por vez".

  • @mundodascartas7090
    @mundodascartas7090 Před 3 lety +390

    "Quem não ta pronto pra ouvir nem escuta o barulho direito , da enxada. "

  • @juniorbueno6832
    @juniorbueno6832 Před 3 lety +570

    a expressão amor livre me incomoda muito porque pra começar, todo amor é livre, se não é livre, não é amor. e também porque dá a ideia de que quem optou pela monogamia não ama de verdade. relação aberta ou fechada são formas de se relacionar, pactos sociais. amor é sentimento pode ou não estar presente nas duas formas.

    • @hectorfenorc4224
      @hectorfenorc4224 Před 3 lety +34

      Caralho, tu chegou na mesma conclusão que eu sobre amar ser diferente de se relacionar. Eu acho que o relacionamento é um pacto que fazemos com os outros, seja relacionamento de amigo, casado ou até desafetos e todos estes são pra representar (de forma bem sucedida ou não) um sentimento ou ligação que temos com a pessoa ou as pessoas. O fato de muitos dos que militam pelo poliamor e relacionamento aberto não abordarem nem um pouco essas questões me demonstra que eles não estão esclarecidos ou evoluídos em questões de relacionamento e amor e sim apenas seguindo uma onda social, que pode ser certa ou errada, tanto faz, mas continua sendo uma onda, e quem sabe onde esta onda vai dar né?

    • @leviichavess
      @leviichavess Před 2 lety +2

      Aí nossa, perfeito.

    • @moniquegoncalves19
      @moniquegoncalves19 Před 2 lety +8

      @@hectorfenorc4224 nossa, perfeito! O pior é que tem muita gente que nem gosta dessas coisas, mas acaba fazendo isso pra poder se sentir "evoluído". Conheço umas histórias que nossa...

    • @thatabhzsampaio
      @thatabhzsampaio Před 2 lety +15

      Pra mim, "amor livre" não poderia ser a definição mais perfeita sobre como eu vejo o amor. Livre não no sentido de sair por aí livremente caçando pessoas (a não ser que seja isso que a pessoa queira, que tá tudo bem tbm) mas livre no sentido de ter a total liberdade de SENTIR livremente absolutamente TUDO o que quiser sentir, com total liberdade, sem temer um termino de namoro por estar sentindo tudo aquilo que a pessoa queira sentir, mesmo que esse sentimento, seja NAQUELE MOMENTO por apenas UMA pessoa. Mas se for por mais de uma, que TODOS sejam LIVRES pra sentir isso tbm. Saca?

    • @zalegria9190
      @zalegria9190 Před 2 lety +2

      Obrigada, penso assim também. O oposto de amor livre é amor preso?

  • @nicollyrodrigues4590
    @nicollyrodrigues4590 Před 2 lety +531

    Eu e minha namorada estamos desbravando esse mato tem alguns meses, e hoje em dia a chama da vela dela passou para outra moça sem diminuir a chama da minha vela ahhaha... Admito que a situação de ver a pessoa que eu amo, amando outra pessoa além de mim me gerou um desconforto absurdo, e foi só aí que percebi o quanto em termos de sentimentos eu era apegada e dependente, fora as inúmeras inseguranças que surgiram em mim.
    O que é de suma importância para os casais que querem desbravar esse mato entender, é que nem sempre os encontros e desencontros com terceiros serão superficialmente carnais, sentimento pode rolar solto, conexões reais podem acontecer, o amor pode acontecer, e está tudo bem, porque o amor não é quantificável para ser atribuido a uma pessoa só, e não existe amor maior ou menor, é apenas diferente, são pessoas diferentes não dá para ser igual.
    O meu conselho pra quem está nessa descoberta, é entender que nenhum de nós estamos livres de ciúme e insegurança, não escolhemos sentir isso, mas escolhemos como vamos lidar com isso, não reprimam os sentimentos de vocês, conversem com o seu ou seus parceiros, procure entender porque você se sente inseguro(a), porque é o nosso interno que conta verdadeiramente, o externo só dá o gatilho pra disparar alguma ferida ou padrão interno que ainda não foi curado. Como eu mencionei eu me senti muito insegura, e foi só aí que percebi o quanto embasei minha autoestima no externo, na posse e etc... Só quero que saibam que é um processo doloroso de muita desconstrução interna e até mesmo externa com as atribuições da sociedade em que crescemos, mas permanecam no processo, vivam a natureza de vocês, se libertem da posse e da comparação, quando tudo se curar, quando a névoa abaixar, será apenas seres humanos completos de si que transbordam um para o outro, não precisam estar ali para cumprir um papel, apenas querem estar ali, é orgânico, bonito e leve, se permitam 💖

    • @marthabahia9967
      @marthabahia9967 Před 2 lety +10

      Perfeito!!!! Escolher como vamos lidar...exatamente isso. A partir daín podemos nos descontruir e transbordar de amor. Estou nesses processos...tá sendo incrível 😍

    • @raphacampospp
      @raphacampospp Před 2 lety +17

      Sensacional Nicolly.
      Sensacional!
      Penso que o novo sempre assusta.
      Seja o que for será mau visto.
      Como dizia Raul: "o amor só dura em liberdade, o ciúme é só vaidade. Sofro mas eu vou te libertar..."

    • @isabeladossantospaixaodaco1419
      @isabeladossantospaixaodaco1419 Před 2 lety +45

      Partindo da premissa de que a muitos monogâmicos dizem não suportarem a ideia do poliamor , não pela incapacidade de amar/atrair-se por mais de uma única pessoa romanticamente mas sim pela insegurança que isso as causaria, seu relato tornou-se extremamente necessário e potente.

    • @anarocha5362
      @anarocha5362 Před 2 lety +10

      Caralho, falou bem demais!!!

    • @VadisBellaver
      @VadisBellaver Před 2 lety +10

      Como disse a Ana Rocha, "falou bem demais"... só tá faltando aprender a nutrir o sentimento Compersão, oposto do sentimento Ciúmes (ver Wikipedia)... ah, eu tô abrindo trilha nesse mato fazem 10 anos já!

  • @nataliaviajando
    @nataliaviajando Před 3 lety +300

    A minha teoria é de que todos os relacionamentos são complicados, fim kkkkk

    • @sheilaleitedesousa3835
      @sheilaleitedesousa3835 Před 3 lety +42

      Nossa, eu concordo tanto com você. Entre monogâmicos e relacionamentos abertos, decidi ficar sozinha, beeeem mais prático.

    • @BonocchiLets
      @BonocchiLets Před 3 lety +10

      bem isso msm, eu to num relacionamento aberto... e afirmo é complicado hahahahah

    • @marcelasouza2009
      @marcelasouza2009 Před 3 lety +18

      Certamente, onde estivrer um unico ser humano ali ja estara a confusao kkk nem precisa de dois, tres, quatro

    • @marcelasouza2009
      @marcelasouza2009 Před 3 lety +3

      @@sheilaleitedesousa3835 da uma olhada no conceito de Relacoes Livres.

    • @polianapolain
      @polianapolain Před 2 lety +2

      @@sheilaleitedesousa3835 o relacionamento coma gente mesmo é complicado. Logo, a vida de solteira também é. Voce apenas tem a opçāo de viver esta complicaçāo a dois ou sozinha.

  • @guilhermeguimaraes6517
    @guilhermeguimaraes6517 Před 3 lety +336

    Eu não acho que o processo de se relacionar com mais de uma pessoa seja um sinal de "evolução emocional". É só uma possibilidade. Se vc quiser, vai lá, senão fica aqui.

    • @ivnaseabra9059
      @ivnaseabra9059 Před 3 lety +32

      Exato. Nossa se relacionar com alguém, mesmo que saudavelmente, dar suporte, apoio emocional etc, construir confiança, demora mt tempo e dá um trabalhão. Imagina com mais de uma pessoa. Mesmo q eu não tivesse ciúmes, não teria tempo nem disposição pra isso. Deixo pros millenials q acham q td é cringe, até monogamia kkkkk

    • @bentomiguel2141
      @bentomiguel2141 Před 3 lety +1

      @@ivnaseabra9059
      O que são " millenials"?

    • @gabrielefeiten3613
      @gabrielefeiten3613 Před 3 lety

      @@ivnaseabra9059 👏👏👏

    • @tinasouza4347
      @tinasouza4347 Před 3 lety +1

      @@bentomiguel2141 , também gostaria de saber o significado de millenials...

    • @brunacslt
      @brunacslt Před 3 lety +1

      @@bentomiguel2141 google

  • @edu_cezar.s
    @edu_cezar.s Před 3 lety +288

    Por dois dias seguidos essa mulher faltou na escola, posteriormente, esses dias foram batizados de sábado e domingo!

    • @joseterencio1719
      @joseterencio1719 Před 3 lety +1

      kkkkkkkkk

    • @sendem__
      @sendem__ Před 3 lety +1

      LKJHKKKKKKK

    • @oliviapavao28
      @oliviapavao28 Před 3 lety +1

      Concordo! O melhor da demonstração do experimento exposto no vídeo é "um texto", "esse texto"... Ou seja... Fonte: vozes na minha cabeça. 🤦🏻‍♀️

    • @classicos_eternos
      @classicos_eternos Před 4 měsíci

      Ridícula

  • @leonkheric
    @leonkheric Před 2 lety +60

    Como alguém que tenta seguir o amor livre e é não monogâmico há 6 anos e não sente vontade de voltar a monogamia, discordo completamente. Não estamos "abrindo mato", não temos uma "consciencia humana universal" diferente de ninguém; Eu chorei de ciumes por muito tempo, questionei minha escolha, questionei a escolha dos meus parceiros. Eu me mudei para aceitar a não-monogamia. Porque eu quis, porque eu considerava o ciumes, a posse, a individualidade, algo errado. Ela nunca esteve menos distante de mim do que de qualquer outra pessoa, e eu a escolhi por considerá-la correta, mas isso não me torna especial ou diferente de ninguém (e nem a torna correta). Qualquer pessoa poderia passar por esses processos e aderir a ela, mas é uma vivencia dolorosa e dificil, e sem uma motivação forte ela perde o sentido. Nunca me encantei pelo amor exclusivo, sacrificar a vida pelo outro, "Romeu e Julieta", então não tinha o que perder, mas muitas pessoas se encantam, e se a monogamia as faz feliz, que sejam monogamicos.
    Acho que vale aqui comentar que amor livre NÃO É não-monogamia. Amor livre é não restringir NENHUMA liberdade do parceiro. Duas pessoas podem se relacionar apenas com uma a outra e serem livres, pois o fazem por vontade própria, não por um contrato. São monogamicas, mas livres. Pessoas num relacionamento aberto podem ter restrições e limites que não querem violados. Sâo não-monogamicas mas não seguem o amor livre. Considerando isso, o amor livre pode ser sim visto como uma evolução do amor, por se livrar da necessidade de contratos, mas isso ainda é uma visão utópica da sociedade, onde os parceiros se entenderiam e respeitariam os limites do outro sem ser necessario um contrato ditando regras. Isso é muito mais simples na teoria que na prática, e envolve uma reforma moral e cultural na sociedade como um todo, não a atitude de alguns casais. Ele indica muito mais uma evolução na sociedade (humanos com mais empatia, paciencia, moderação e dialogo) que no amor em si.
    Em resumo: não, não-monogamicos não são superiores a monogamicos. Amor livre é um conceito utópico que atualmente só consegue ser atingido por pessoas que se dedicam a empatia profunda e concessões em relacionamentos, e não é exclusivo da não-monogamia, mas não é diferente de se dedicar à estratégia financeira e ficar rico ou se dedicar ao conhecimento e se tornar inteligente, é uma consequencia das escolhas de prioridades de cada individuo..

    • @leticiafigueiredo5812
      @leticiafigueiredo5812 Před rokem +4

      É desbravar o mato, pq não tem referência. Tipo, eu tô passando por isso. Eu tô sofrendo, mas n nego ter atração por outros e meu namorado tb, mas eu sofro. Ok, tem esse processo q vc falou. Mas no fim não tem tempo e casais suficientes para serem estudados e eu entender se essa atração pelo outro é só um reflexão do padrão capitalista de consumo, ou se a vontade da nossa geração de ter tudo. Oq a gente sabe é que existem casais que renunciaram coisas em prol de um propósito deles, não um pelo outro, mas envolvia diretamente vc querer se “tornar um” com outro. E chegaram num nível de sacralização da relação. Blz. Isso pode acontecer com casais não monogâmicas. Mas n tem muita história, a gente n tem representatividade, não tem uns veio pra perguntar. É desbravar o mato legal

    • @Ma_Sdmll
      @Ma_Sdmll Před rokem +8

      Fico pensando se a aversão a monogamia de mtos n vem de alguma situação traumática do passado ou na família, onde se entendeu q monogamia é prisão ou algo mto ruim... Pq tem mtas outras coisas a se considerar além da ideia de estar preso. Digo isso pq vi mtos relatando q escolheram isso, mas sofrem... Se isso a faz sofrer, será q a pessoa n está cobrando algo q ela n é? Por conta de uma aversão exagerada q criou da situação? Sei lá, se ta sendo tortura, p q a pessoa n aceita q tem esses sentimentos naturais, como ciúmes (principalmente se for de ver o parceiro com outro, isso é natural termos, desde q n seja doentio ao ponto de causar sofrimento p outro, afinal, somos humanos, n somos anjos perfeitos), ao invés de se torturar na busca de um ideal q n a faz feliz?

    • @lealmeida4610
      @lealmeida4610 Před 6 měsíci

      Obrigada

  • @marcosleen6410
    @marcosleen6410 Před 2 lety +73

    Eu entendo a minha singularidade. Eu não viveria um relacionamento aberto com alguém que eu amo profundamente. Eu teria essa relação com pessoas quem não amo tanto assim, veria mais como amigos. Mas já sei que não tem tanto futuro pois me apaixonaria por alguém. Então, entender você a si mesmo é algo muito importante e se respeitar, não forçando algo que não lhe é confortável.

    • @luiza_rx
      @luiza_rx Před rokem +2

      Concordo infinitamente. Eu também não viveria este "amor livre".

  • @laisosa
    @laisosa Před 3 lety +43

    Acho mais simples qdo os relacionamentos já começam abertos do que qdo começa um casal e depois abre ...
    Não sou contra a poligamia, até gosto, mas acho que dá mais trabalho lidar com mais pessoas que podem pensar diferente.

  • @livia.estrella
    @livia.estrella Před 3 lety +260

    "eles são discretos e silenciosos"... Adorei essa metáfora de casais desbravando o mato. rs Ótima reflexão, Jout Jout

    • @railtonbarbosa6219
      @railtonbarbosa6219 Před 3 lety +2

      Oi. Tudo bem por aí menina? Espero que sim! E olha que abrir a "trilha", o "caminho", o "mato" não é nada fácil...
      Além do mais sem fazer barulho...rs...
      Tudo de bom dessa vida para você e os seus. Fiquem bem e se cuidem!

  • @alanbhz8367
    @alanbhz8367 Před rokem +14

    Convite ao sofrimento que aumentará nossa incompletude, vazio e solidão.

    • @LuisKolodin
      @LuisKolodin Před 2 měsíci

      eu me sinto incompleto quando ao encontrar alguém eu me fechar para o resto do mundo.

  • @PBPFLGE
    @PBPFLGE Před 3 lety +129

    tem um livro ótimo sobre o assunto, que serve como uma bela de uma ~ referência ~, enquanto não estamos cercados delas por pessoas próximas, que é o ÉTICA DO AMOR LIVRE. inclusive acho esse livro fantástico mesmo pra quem quer continuar com a monogamia. é uma aula sobre relacionamento

    • @Sadgirl-z
      @Sadgirl-z Před 3 lety +5

      Qual autor?

    • @PBPFLGE
      @PBPFLGE Před 3 lety +1

      @@Sadgirl-z Dossie Easton e Janet Hardy

    • @isabelagraton
      @isabelagraton Před 3 lety +1

      nossa achei esse livro péssimo e super liberal kkkkkkkkkkkk assim uma parte ou outra é ok, mas no geral achei bem ruim

  • @izabelaavila7156
    @izabelaavila7156 Před 3 lety +119

    Fico tao passada com a Julia as vezes.... Como um ser humano consegue evoluor todos os dias e alem de evoluir todos os dias é mostar isso para gente de uma maneira leve e nao como uma obrigaçao, mas sim vivencias. Amo muito, julia é importante desde dos meus 14 anos e evoluo constantemente com ela

    • @laurasoares862
      @laurasoares862 Před 3 lety +4

      Poliamor... eu, você e o DST... Nossa quanto evolução. A real é que a monogamia que é a evolução da maneira de se relacionar, veja os animais que se relacionam com qualquer um quando estão no cio, no mundo deles não existe esse conceito de monogamia e etc. então o que vc considera "evolução" eu chamo mais de algo bem animalesco. E não adiante romantizar e dizer que nao existe interesse sexual envolvido pq é mentira rsrsr mas cada um com o seu modo de viver, só não venha dizer que algo totalmente primitivo como a poligamia é "evolução"

    • @eluiscoms3187
      @eluiscoms3187 Před 3 lety +1

      Moça, acorda. Quem disse que isso é evolução? E quem disse que ela é mais evoluída do que eu ou vc? Quem define isso? Pfvr, para de ficar seguindo ideias prontas dos outros, crie suas próprias ideias.

    • @adrianocostacabral
      @adrianocostacabral Před 2 lety

      muuuuuuuuuu

    • @girlsmile2415
      @girlsmile2415 Před 2 lety +1

      @@laurasoares862 Arrasou. No fim o conservador é quem faz o poliamor, só olhar os chimpanzés , vivem a milhares de anos o amor livre. O revolucionário e desafiador é ser fiel e fazer votos.

    • @laurasoares862
      @laurasoares862 Před 2 lety

      @@girlsmile2415 não é nem questão de conservadorismo, mas sim de civilidade sla. o chimpanzé é irracional por isso que sai trepand0 com geral, já alguns seres humanos..

  • @TheBiaimenes
    @TheBiaimenes Před 3 lety +17

    Uma das piores coisas para um relacionamento é ele começar baseado no “até que a morte nos separe”. Isso traz um peso brutal e a maioria de nós, mesmo quem não se une através de algum ritual religioso, tem isso incutido na cabeça. Está na nossa memória ancestral. Romper com isso é muito difícil. Que cada um seja capaz de encontrar a melhor forma de seguir sua vida. O importante é que haja transparência para todas as partes. É essencial que saiba qual jogo está sendo jogado.

  • @renataostimoura
    @renataostimoura Před 3 lety +71

    Acho bonito o conceito do amor livre, mas temos, como mulheres, sobretudo mães, ficarmos muito ligadas nesse discurso, pois muitos carregam um relacionamento abusivo.

  • @fernandamartins5407
    @fernandamartins5407 Před 3 lety +174

    Relacionamento aberto demanda muito mais energia do que monogâmica. Será que esse é o preço da liberdade? kkk de certa forma toda ruptura é dolorosa para aqueles que estão desbravando uma configuração não convencional. Mas acredito que futuramente esses questionamentos vão ser mais naturais, e consequentemente, essa fluidez será mais instantânea.

    • @wuaaalce
      @wuaaalce Před 3 lety +1

      Pois é, como ela disse no vídeo, são desbravadores né? Mas se quiser conhecer pessoas que já vem desbravando há um tempo, acessa aqui: instagram.com/rcnaomono/

    • @larissa-5139
      @larissa-5139 Před 3 lety +27

      Pelo amor de deus. Eu quero um relacionamento monogâmico justamente pq morro de preguiça de estar desbravando por aí.. quero concentrar minha energia em outras coisas kkkkkk

    • @petersonflr
      @petersonflr Před 3 lety +4

      Acho importante não confundir relacionamento aberto (relacionamento casual) como monogamia/poligamia (relacionamento fixo com uma ou mais pessoas). E os relacionamentos abertos são mais ou menos flexíveis de acordo com a necessidade do casal, sendo que uma delas ou compulsoriamente amabas de relacionem com outra(s) mais ao mesmo tempo.

    • @renataporcyuncula3024
      @renataporcyuncula3024 Před 3 lety +17

      @@larissa-5139 no início você até pensa em desbravar, mas na real, quando se abre um relacionamento e vocês começam a entender o novo, o desbravamento fica de lado como na monogamia. Eu não fico procurando ninguém pra me relacionar além do meu parceiro de anos, mas o negócio é que eu não fecho a possibilidade caso em algum momento apareça alguém. No início, a insegurança nós faz pensar o tempo todo se o nosso companheiro vai achar alguém melhor, mais bonita, mais interessante... Só que pra mim, no amor livre, foi possível me desvincular dessa insegurança porque a enfrentei de frente. Enquanto estava em uma relação monogâmica, esses mesmos questionamentos, medos e inseguranças estavam lá, mas eu não precisava enfrenta-los, no máximo os manifestava em forma de ciúmes e eles permaneciam me envenenando e envenenando o relacionamento. O amor livre, com certeza, me trouxe mais amor-proprio, independência, desencanei totalmente sobre o que o outro pode ou não fazer, afinal, cada um com sua vida... Entretanto, isso não seria possível sem um troca verdadeira, diálogo, amor, compreensão e muita paciência com o meu amor. O amor até cresce porque ele fica livre e você ama o outro independente do que ele escolha fazer com o livre árbitrio dele (o que pra mim, é o real significado de amor, não esperar nada em troca) mas não, não é fácil. Mas pra mim, vale muito a pena.

    • @jullyanakariu9134
      @jullyanakariu9134 Před 2 lety +1

      @@renataporcyuncula3024 lindo comentário, exatamente o que venho pensando e não estava conseguindo verbalizar.

  • @cacaugoncalves8
    @cacaugoncalves8 Před 3 lety +39

    Quando era mais nova, sempre achei que na teoria o relacionamento aberto era ótimo, mas na prática não servia pra mim. Eu sempre me envolvi muito na relação e somando isso com trabalhar, estudar, amigos e cuidar de mim mesma, não sobrava tempo pra colocar mais um, dois ou três no rolê. Atualmente, é um grande alívio me relacionar somente com uma pessoa ( terceiro casamento... nem sei que número de namorado...rs mas um de cada vez)

    • @tata.queiroz
      @tata.queiroz Před rokem +2

      Falou o que penso. Se doar para muitas pessoas, significa não sobrar tempo pra vc se conhecer, evoluir seja na profissão, no amor próprio, na solitude, com os filhos, com os animais pelas ruas, com as pessoas necessitadas, não sobra tempo pra olhar pro resto do mundo.

  • @natduarte8
    @natduarte8 Před 3 lety +256

    Hoje vou discordar. Acho bem complicado isso de ver relacionamento aberto como mais evoluído. Tem gente que diz o contrário, que só aprofundando de verdade com uma pessoa só é que se experimenta a real intimidade e que relacionar com várias pode ser uma fuga desse real aprofundamento. Não sei quem tá certo, mas acho foda essa cagação de regra de um tipo de relacionamento ser mais evoluído que o outro. Tem gente que se dá bem com fechado e gente que se dá bem com aberto, coisa chata isso de competição de evolução

    • @isabelapinho7496
      @isabelapinho7496 Před 3 lety +27

      Acho que a comparação que ela fez foi sobre quem tentou e parou e quem continua tentando e não que o relacionamento aberto seja mais evoluído que o relacionamento fechado, só que na sociedade em que vivemos, na maioria os homens vivem relacionamentos com várias mulheres ao mesmo tempo e sem contar a verdade, ou seja, querem viver de uma forma livre, porém sem manter a verdade com o outro.

    • @isabelapinho7496
      @isabelapinho7496 Před 3 lety +18

      então de uma certa forma, pra essas pessoas que vivem na mentira, talvez seria sim uma evolução começar a trabalhar com verdades

    • @franciellemorell6506
      @franciellemorell6506 Před 3 lety +28

      Eu acredito que a evolução seja sobre a sociedade aceitar as escolhas de cada um, monogâmico, não monogâmico, porque fomos criados apenas para casar e viver com uma única pessoa como regra de caráter, hoje em dia nem mais tanto... o que é uma evolução, o direito de escolha e de ser respeitado na sociedade... não que um tipo de relacionamento seja melhor ou mais evoluído que o outro

    • @ayrtonsenna8206
      @ayrtonsenna8206 Před 3 lety +26

      Relacionamentos de longo prazo dão muito trabalho. Mas justamente por isso eles têm muito mais valor. Tem que transigir, aceitar defeitos, errar…
      A galera de hoje só quer saber de abrir o tinder e escolher um um date artesanal, sem glúten e que faça exercícios todo domingo de manhã. Tudo isso com apenas um clique 😂

    • @LucasOliveira-bo2dr
      @LucasOliveira-bo2dr Před 3 lety +7

      Esse comentário foi tão necessário!

  • @fbmarks
    @fbmarks Před 3 lety +238

    Estamos abrindo relacionamentos, mas estamos querendo funcionem com a mesma fórmula da monogamia. Há um imaginário sobre relações românticas e ele tem de ser alterado tanto quanto o “formato”. Um exemplo: o que a gente acha que é ser fiel numa relação romântica? É provável que a resposta da maioria esteja ligada à monogamia e aos acordos, concessões e permissões que estruturam esse tipo de arranjoso amoroso-sexual-afetivo. Ser verdadeiro com o que sente pressupõe encarar esse sentimento. Mas, será que já o conhecemos? Sabemos lidar com ele?

    • @marlirodrigues171
      @marlirodrigues171 Před 3 lety +2

      Não! Com certeza. Já passei por isto. Foi desastroso

    • @isatrigo1
      @isatrigo1 Před 3 lety +19

      muito bom esse comentário. Queremos um amor aberto, mas só pra nosso lado. porque desejamos que o outro nos tenha um amor romantico, que pressupoe o ser unico. E aí, realmente é incompatível.

  • @mitaholiveira5690
    @mitaholiveira5690 Před 2 lety +13

    Eu super sou aberta a esse tipo de relacionamento pq não tem sentimentos.
    Vc fica com uma pessoa e outra e não tem sentimento por nenhuma e isso é perfeito.
    Pq quando a gente gosta mesmo de alguém não quer mais ninguém. Verdade seja dita.
    Só procuramos alguém quando a relação ou está fadada ao fracasso ou pq ela não tem problemas e vc quer um.
    Relacionamento saudável tende a ser entediante mesmo. Por isso os casais abrem as relações. Eu particularmente gosto pq nem vejo isso como uma relação. Pra mim é só fica sem compromisso com ninguém mesmo.

  • @rodrigoisaac7942
    @rodrigoisaac7942 Před 3 lety +56

    Relacionamento aberto é um inferno, digo por experiência própria, acabou com a minha saúde mental. Love you Jout Jout

    • @brunamoreira7942
      @brunamoreira7942 Před 3 lety +1

      Relacionamento fechado acaba com a saúde mental de muita gente a séculos

    • @ivnaseabra9059
      @ivnaseabra9059 Před 3 lety +4

      @@brunamoreira7942 aí é pq o relacionamento é ruim, não pq é fechado

    • @brunamoreira7942
      @brunamoreira7942 Před 3 lety

      @@ivnaseabra9059 o mesmo se aplica aos relacionamentos abertos: aí é pq o relacionamento é ruim, não pq é aberto.

    • @pjamile1
      @pjamile1 Před 3 lety

      Acredito que o problema não foi o relacionamento aberto e sim o contexto que você viveu e se você realmente estava pronta para viver um relacionamento aberto. Acabamos com a nossa saúde mental até estando sozinha.

    • @vgcv123
      @vgcv123 Před 3 lety

      @@ivnaseabra9059 exatamente, o mesmo se fala pro relacionamento aberto acima citado

  • @AlexanderAlmeida
    @AlexanderAlmeida Před 3 lety +44

    Meu problema não é da a verdade, é lidar com a reação da verdade. Será que estamos prontos para a possível rejeição que advém da verdade?

  • @tinasouza4347
    @tinasouza4347 Před 3 lety +65

    Joutjout,os machos fazem isso com meias verdades desde que o tempo é tempo. Já as fêmeas, xiiii, dá bode, mela geral. Por enquanto vivemos uma sociedade terrivelmente machista. Te amo, cara.

    • @ivnaseabra9059
      @ivnaseabra9059 Před 3 lety +6

      Eles não vivem relacionamentos abertos, vivem traições. É diferente

    • @pjamile1
      @pjamile1 Před 3 lety +2

      a sociedade pode ser até machista, mas caso você prefira viver desbravando, nada te impede, independente se vc for mulher ou homem.

    • @DeboraLima-rv1zr
      @DeboraLima-rv1zr Před 3 lety +3

      Um relacionamento aberto é baseado na verdade, liberdade individual e confiança, ao contrário da traição.

    • @andreib2202
      @andreib2202 Před 3 lety +1

      @@ivnaseabra9059 mulheres traem mais q homens. A partir dos anos 90 o número de traições femininas aumentou exponencialmente

    • @LucasSantos-hi4de
      @LucasSantos-hi4de Před 3 lety +1

      A sociedade pode ser machista, mas o estado é feminista pra krl

  • @analucianiquerito4111
    @analucianiquerito4111 Před 3 lety +5

    Evolução seria o ser humano ser honesto consigo e com os outros. Independente da forma como se relaciona

    • @vibracaoazul4377
      @vibracaoazul4377 Před 2 lety

      E se os conceitos de honestidade estiveram errados?tem que parar pra pensar nisso tbem

    • @analucianiquerito4111
      @analucianiquerito4111 Před 2 lety

      @@vibracaoazul4377 então wue se pare para comunicar sobre o conceito de cada um, ué kkkk só caçar solução do que problema

  • @leilalemes4653
    @leilalemes4653 Před 3 lety +70

    Olha pra ser bem sincera, acho q o ideal seria cada um respeitar o jeito de cada um relacionar, não adianta sair da cagaçao de regra da mono pra começar a cagar regra da poli. Trabalho com pessoas sou psicóloga e o q vejo na maioria das vezes é as pessoas querendo não ter trabalho com relação. Acredito q cada um a sua maneira precisa entender o seu jeito, não o de um sistema. Eu costumo brincar a Rafaelogamia, o Marcelogamia, cada qual no seu cada qual. O q se vê na real pelo menos nas experiências de vida, não é esse conto de fadas da internet, as pessoas se machucam pra caramba querendo caber em rótulos, colocam um terceiro no rolê q as vezes eles nem bancam. Acho q a melhor forma de se relacionar é respeitando seus limites e não uma falsa idealização de evolução tanto da poli quanto da mono. Desculpem o textao rs

    • @hectorfenorc4224
      @hectorfenorc4224 Před 3 lety +9

      Nossa, a mais ponderada da sessão de comentários. É que as vezes a gente ta tão dentro desse mundo fantasioso de fadas ou de infernos fruto da internet e esquecemos que a realidade tem seus meandros, como você mesma disse.

    • @tururu7741
      @tururu7741 Před rokem

      Concordo plenamente!!
      Somos seres humanos e cada um tem sua forma de sentir e de se expressar. É extremamente importante se conhecer e fazer o que te faz feliz.
      Respeito e consideração em primeiro lugar. Se há isso entre o casal e estão felizes, tudo certo! Não é um padrão que é mais evoluido ou o certo e está tudo bem!

  • @cesarlima2923
    @cesarlima2923 Před 3 lety +88

    Bom, sou casado a 7 anos e acredito que por eu escutar muito meu esposo, sem julgamentos... ele falando sobre sua vida amorosa antes de mim, isso foi criando a coragem dele perguntar se daria para ficarmos com outro homem... eu relutei muito pelo fato dele ser muito ciumento, até por atenção... mas depois do nosso primeiro ano juntos a ideia foi criando mais força Até ficarmos com alguém de fato... relacionamentos abertos ainda assim são fechados na parte afetuosa (costumam ser só uma brincadeira com outras pessoas, um fetiche, uma fantasia, mas não passa de apenas sexo), porém somos pessoas e sentimentos vão nascendo onde não adivinhamos... houve uma vez de estarmos meio que gostando de um desses ficantes... pedimos pra ele ser fixo da gente, mas ele recusou pelo motivo de não tá pronto para um relacionamento assim... aí sofremos mas seguimos... encontramos outro, dessa vez já estávamos mais maduros na idéia, as brigas de ciúmes e ajustes ficaram no passado... a gente foi se adequando para tentar viver um relacionamento trisal... porém por alguns motivos não vingor muito (não foi por falta de maturidade e nem de ciúmes, foi por motivos pessoais que não farei exposição)... mas com esse último a gente aprendeu muitas coisas, também assumimos para parentes e amigos que fazia muito tempo que nosso relacionamento era aberto e que íamos tentar viver a 3... passamos uns 4 meses, terminamos com o terceiro e continuamos juntos... e sim... acredito que ser completamente honesto ajuda muito... sempre fomos abertos e transparentes no que sentimos... isso ajudou a vencermos muitas etapas... pois abrir relacionamento você abre sua fragilidade... expõe seus medos, dúvidas e inseguranças... se você não for completamente honesto no quê sente, sempre vai ter uma pedra em seu sapato! Agora viver a3 é muito mais difícil... desafiador e complicado pois você se preocupa dobrado, porém não é impossível... tem que ter muito diálogo e transparência... no nosso caso faltava muita transparência do terceiro o quê fez a gente ficar um pouco pessimista com viver a 3...

    • @bentomiguel2141
      @bentomiguel2141 Před 3 lety +10

      Tenho a impressão que é mais fácil para os homens viverem relacionamentos abertos do que para as mulheres. A maioria dos meus amigos gays abrem os relacionamentos, enquanto que as lésbicas, na sua maioria, são monogâmicas...Enfim, é apenas uma impressão, não sei se é a real idade de fato.

    • @wllyfht
      @wllyfht Před 3 lety +4

      @@bentomiguel2141 eu sou lésbica e não monogamica e concordo, muito difícil achar uma parceira que nao seja insegura sobre esse tipo de relacionamento

    • @cesarlima2923
      @cesarlima2923 Před 3 lety +3

      @@bentomiguel2141 sim... também tenho essa impressão... acredito que mulheres são mais flexíveis, mas no caso das lésbicas eu vejo muita semelhança com alguns comportamentos masculinos, tbm posso estar enganado... mas a impressão que me causa é essa! Tenho também muitas amigas lésbicas com atitudes que reprovo em alguns homens... como viver traindo, enganando e mentindo e quando é o inverso elas não suportam!

    • @cesarlima2923
      @cesarlima2923 Před 3 lety

      @@wllyfht ao menos uma pra mostrar que existem ainda lésbicas desprendidas! 😍😍😍😍

    • @cesarlima2923
      @cesarlima2923 Před 3 lety +3

      @Etevaldo Skylab sim... em parte isso é muito verdade! Gays são muito do agora, mas foram várias consultas na internet (por isso a importância de representatividade e de gente falando sobre alguns tabus)... pois eu só tinha informações que dava errado no fim... sempre achava filmes com trisais muito legal e o final erra sempre ruim.. não foi um caminho rápido e nem fácil decidir... eu tinha meus medos, porém sempre soube separar meu relacionamento de uma fantasia, mas tem hora que essa linha é passada! A gente teve várias discussões... até a gente poder se adequar... São séculos, milênios aprendendo que só pode ser monogâmico... quebrar essa barreira cultural milenar é difícil até pra a gente que pensa em viver livre! Foi difícil, mas o resultado final melhorou muito nosso relacionamento! Ele conseguiu diminuir muito os ciúmes e inseguranças, a gente virou melhores amigos um do outro, confessando tudo o quê sentimos, quem achamos interessantes sem causar ciúmes...viramos mais companheiros... mas claro sempre tem uma questão a se resolver!

  • @corujanova
    @corujanova Před 3 lety +34

    Pra mim sempre rola esse diálogo interno de que por mais que monogamia não funcione, relacionamento aberto com homens muitas vezes vira desculpa pra falta de responsabilidade emocional e pros caras fazendo mais do mesmo... Muitas marcas do machismo pra que quando falam de possibilidade de abrir a relação isso não ser uma ferida em mim!

    • @brunamoreira7942
      @brunamoreira7942 Před 3 lety +7

      Então o problema não está em abrir a relação e sim na intenção de quem você se relaciona. Aberto ou fechado, pessoas sem responsabilidade emocional vão te machucar.

    • @corujanova
      @corujanova Před 3 lety +12

      @@brunamoreira7942 concordo com você. Só acho difícil mesmo acreditar nos caras, acreditar que dessa vez vai rolar a responsabilidade emocional e que não é só aquela história mais velha do mundo do cara ficando com várias pessoas, sendo na monogamia ou não. Super acho que trabalhar isso em mim é importante, mas acho que vale também pensar que o machismo pode se beneficiar desse acordo dependendo da maneira como ele for feito. Mas de qualquer forma, não acho que a resposta seja fingir que a monogamia funciona pra todo mundo

    • @tururu7741
      @tururu7741 Před rokem

      @@corujanova Não acho que vão se beneficiar disso só por ser aberto, quem quer faz como quiser. Se não tem responsabilidade afetiva/emocional, vão te trair, te enganar ou faltar com respeito seja relação monogâmica ou não... olha o tanto de relação monogâmica com casos extraconjugal por ai.
      Infelizmente machismo deixa profundas marcas mesmo, mas é preciso confiar e tentar se quer sentir amor, não tem jeito, a única forma pra isso é arriscar, com certeza há homens incríveis por ai pra isso.

  • @malualves5842
    @malualves5842 Před 3 lety +49

    O SILÊNCIO DAS ENXADAS É INEVITÁVEL, VIVEMOS EM UMA SELVA DE SURDOS! E quando se olha em volta, não se enxerga nem ao longe ruídos do que seriam um presságio de mais uma enxada perdida. O mundo é realmente dominado pelo romantismo da posse, pelo poder disfarçado de amor. E um poder alimentado constantemente pelas inseguranças e carências de cada um. Reforçados pela cultura HEGEMÔNICA dos modelos de relação padrão. É sufocante. E quando um vídeo desses aparece... me balanço, rolo para os comentários com esperança... e de novo... silêncio. Mais que silêncio, desgosto. Dezenas de pessoas reafirmando o modelo posse de "amor". Eu não sei não, se um dia alguma enxada vai deixar referência de mudança, eu não conto com isso. Eu vejo o mundo adoecendo pelos sintomas da monogamia estrutural que atinge todos os aspectos da vida das pessoas. Vejo pessoas reprimindo a si mesmas e às outras para se encaixarem no ideal do amor romântico. Pessoas se esquecendo de quem são e apagando o outro para viverem uma relação que não permite individualidade. Todas as formas de controle sobre o outro representam violência. Desde "onde você estava", até "Homem matou ex-esposa a facadas". Mas mesmo assim... questionam os relacionamentos abertos dizendo que não funcionam por terem "regras demais". Me sinto atônita, e francamente me pergunto: QUE REGRAS?! se existem regras... se existe uma tentativa de controlar o outro, de qualquer maneira, isso essencialmente deixa de ser uma relação livre.... O outro é o outro, e ele não esta sob a nossa jurisdição. Tudo que vem do OUTRO não me pertence. Qual a lógica de se querer possuir com exclusividade o desejo, o carinho, o amor alheio? Qual a lógica de limitar seu próprio amor a uma promessa vazia? Qual a dificuldade de entender que amar, essencialmente, é deixar amar. Não se ama aquilo que você controla. E porque a maioria esmagadora dos seres humanos insiste nessa incoerência? Exclusividade nunca foi sinônimo de carinho, exclusivo é aquilo que é limitado, apenas. Controlado, castrado, morto. A gente precisa com urgência de novos significados para o amor. Porque o amor só vive em movimento, em mudança, em liberdade. O que está parado, fixo, controlado... está morto. O silêncio das enxadas é um luto ao mundo dos mortos.

    • @patricianascimento1845
      @patricianascimento1845 Před 3 lety +9

      Quanta lucidez , finalmente alguém colorido no meio dos pálidos !!

    • @pjamile1
      @pjamile1 Před 3 lety +10

      Acredito que as pessoas precisam aprender a se escutar e não escutar o outro, o autoconhecimento vem da pessoa e não da internet. A vida só é uma e precisamos viver um pouco daquela sessão de terapia que paramos para nos ouvir e saber o que realmente queremos. Não é pq meus pais vivem uma relação monogâmica, poliamor, aberto ou seja lá o que for que tenho que seguir, a pergunta é: o que eu quero? o que me faz bem?

    • @marilianoleto5256
      @marilianoleto5256 Před 3 lety +5

      Que maravilhoso ler isso!

    • @TMFe-ke1cf
      @TMFe-ke1cf Před 3 lety +4

      De fato, é inevitável ser discreto e abrir o mato em silêncio. Se aqui entre os comentários de gente que segue uma pessoa como Júlia a decepção é grande, imagine lá fora...

    • @isatrigo1
      @isatrigo1 Před 3 lety

      uma coisa é certa. Quem defende o amor com mais gente ao mesmo tempo, abrindo pra todos, escreve muito, mas muito mesmo, defendendo... até porque precisa, né? Eu passo.

  • @adrianolima677
    @adrianolima677 Před 3 lety +15

    É importante separar, o amor livre , o poli amor da traição.Quando um casal tem um pacto de fidelidade e um deles rompe esse acordo de forma unilateral, é pq apesar de querer outro alguém, essa pessoa não suporta a ideia de que o outro faça o mesmo. Isso é desleal , é egoísta, é baixo.
    De resto , o importante é ser feliz e fazer feliz.

  • @gabrielasarmento9075
    @gabrielasarmento9075 Před 3 lety +24

    Relacionamento aberto sim, amor livre não. Estou em um relacionamento e me sinto livre , pra ir e ficar, e principalmente para dizer a verdade. Amor livre entre duas pessoas que com toda a liberdade escolheram estar juntos ♥️

  • @bruceslcarvalho
    @bruceslcarvalho Před 3 lety +40

    Jout Jout, pra você ter essa visão, é pq se permitiu viver uma relação aberta no passado, e agora, no contraste, você consegue fazer essa análise. Tô certo?
    Obrigado por tanto!!!

    • @bequinhaduarte
      @bequinhaduarte Před 3 lety +3

      sim, ela teve pelo menos um relacionamento aberto.

    • @DeboraLima-rv1zr
      @DeboraLima-rv1zr Před 3 lety +2

      Em um dos vídeos no canal dela ela conta que estava em um relacionamento aberto.

  • @deboravolpini3341
    @deboravolpini3341 Před 3 lety +8

    Uma questão tão pessoal, e há uma tendência muito nociva de generalização. Mais importante que "evoluir" sua mente pra poder estar com várias pessoas ao mesmo tempo é amadurecer, se conhecer e estar pronto pra encarar suas vontades com honestidade e ética. Nada adianta estar na vanguarda do poliamor só por estar. Já tive um relacionamento aberto e não foi nada de mais, não gostava de ninguém o suficiente para me envolver e mantia essa relação assim, só com meias verdades e só pelo prazer que me proporcionava. Agora namoro a 4 anos só com o meu melhor amigo e a intimidade é muito mais difícil do que dividir os prazeres como eu fazia, mas também muito mais importante pra mim. Sou muito mais feliz assim.

  • @ayrtonsenna8206
    @ayrtonsenna8206 Před 3 lety +8

    Beleza, legal.
    Mas avisa pra gente quando descobrir que um ser humano evoluiu bem a ponto saber lidar com CIÚMES.

  • @nai8556
    @nai8556 Před 3 lety +34

    Amei esse conceito! Em vez de um por vida, um por vez! Sem traição e as claras, livres como deveríamos ser!

  • @laissoemis1628
    @laissoemis1628 Před 2 lety +9

    Ah, não tenho interesse nesse rolê aí, não. Sou bem feliz dentro da monogamia, acho super válido o surgimento de novos modelos que atendam a demanda de cada um, mas não acho que pra isso os modelos que vieram antes precisem ser "extintos" ou tratados como ultrapassados. Se não, onde estaria a verdadeira liberdade nisso?! Tudo é válido, desde que faça sentido pra todos os envolvidos. O amor comprometido com apenas uma pessoa tbm é livre.

  • @tatysouza6421
    @tatysouza6421 Před 3 lety +45

    *Lembrando que poliamor é diferente de relacionamento aberto, gente!!*
    Esse video é focado em relacionamento aberto.

    • @geraldobaia6829
      @geraldobaia6829 Před 3 lety +4

      Verdade .. somos um Trisal ..e não somos adeptos do relacionamento aberto .. beijos ❤️

    • @brisaribeiro9343
      @brisaribeiro9343 Před 3 lety +5

      Poligamia também não tem nada a ver com poliamor.

    • @brisaribeiro9343
      @brisaribeiro9343 Před 3 lety +1

      E o vídeo não é focado só em relacionamento aberto, ele usou como termo guarda-chuva para amor livre, poliamor, etc.

    • @geraldobaia6829
      @geraldobaia6829 Před 3 lety

      O vídeo é sobre relação entre pessoas .. e que cada um seja feliz do seu modo .. beijos ❤️

    • @mitaholiveira5690
      @mitaholiveira5690 Před 2 lety

      @@geraldobaia6829 poliamor e trisal também são coisas diferentes.
      Por exemplo, seu trisal é fechado. E isso pra mim tbm é monogamia. Só que alguém sabe da "traição" e aceita de boas.

  • @leandroviana6402
    @leandroviana6402 Před 3 lety +6

    Entendo como uma variante do relacionamento... E ao meu ver é necessário muito desapego e alto estima de todos os lados para levar isso adiante. Como vc disse a verdade é um bom caminho para termos a responsabilidade emocional em dia... Eu tenho até uma certa vontade, mas é muita relação para administrar, já é complicado a que tenho comigo mesmo e com meu parceiro, imagina mais alguém me demandando atenção, só de pensar isso já desanimo. Para mim é um por vez.

    • @hellenkaylanedoamordivinoarauj
      @hellenkaylanedoamordivinoarauj Před rokem

      Praticar o amor livre ou se tornar não monogâmico não é sobre ter vários relacionamentos, é muito mais que isso.
      E as vezes quase nada sobre ter várias relações

  • @DaviSahron
    @DaviSahron Před 3 lety +8

    Amei o "não assisto a internet a muito tempo" e vendo ela por meio da internet ahhaha

  • @claudiojrnho2852
    @claudiojrnho2852 Před 2 lety +1

    É viver o melhor dos mundos de mundo em mundo, universo em universo... consigo entender mas não sei se me envolvo nisso. Desbravar um universo e sua integralidade é o que me chama!!!

  • @uyaraferreira9711
    @uyaraferreira9711 Před 3 lety +5

    Podem desbravar esse mato aí longe de mim, que eu sou monogâmica, já é difícil uma pessoa por vez, imagina mais de uma kkkkkk Dô conta não. A gente mal tem tempo pra estudar e trabalhar...imagina ter que dar atenção pra um tanto de gente. Porque eu ainda acho que além de envolvimento carnal tem que ter afeto, somos pessoas sociais e sociáveis, precisamos nos sentir queridas e importantes para as pessoas com quem nos relacionamos. Como isso funcionaria com mais de um crush?...com filhos isso seria pior ainda e até perigoso, vai saber quem vc coloca na vida da criança.

  • @BETAO33IGP
    @BETAO33IGP Před 3 lety +13

    Jout jout, como ela mesmo diz, fala umas obviedades que nunca passaram pela nossa cabeça, como essa fala de agora: "era um pra vida inteira....virou um por vez". Daí, mtos se chocam com as novas formas de se relacionar, sem pensar que há décadas atrás, tipo ontem, sua avó/avó eram "obrigados" a manter-se juntos até a morte.. Q doido

  • @juliosantana2829
    @juliosantana2829 Před 3 lety +4

    Nem tem como ser verdadeiro com todos, até por que a "verdade" muda o tempo todo e cada relação é cada relação. Acho que o que todo mundo devia era tentar ser coerente...já ajudava...

  • @giovannapeluzo831
    @giovannapeluzo831 Před 3 lety +17

    jout jout foi uma das minhas primeiras referências de relacionamento não monogâmico, de quando ela contou a experiência dela uns anos atrás. Hoje faz 4 anos que estou em um relacionamento aberto, que é aberto desde o início e me identifico muito com a galera que está “cavando mato”, é difícil se propor a isso sem muitas referência e com muitas pessoas tratando como uma ideia absurda. Hoje esse tema já tem um pouco mais de visibilidade, ainda tem muita gente tratando como uma ideia absurda mas também vejo muito mais pessoas dispostas a refletir sobre. Digo isso porque a gente que ta cavando o mato paga o preço de ter que se esconder ou evitar falar sobre pra não ser atacado. Acho que no fim das contas não é sobre um ser certo e o outro errado, e sim enxergar mais possibilidades e refletir qual faz mais sentido pra você hoje. Obrigada Jout Jout por ter me mostrado essa possibilidade uns anos atrás no seu canal, hoje estou vivendo há anos um relacionamento aberto que não deixa de ser sério por isso e foi uma das melhores coisas que me aconteceu 💛

  • @juliasales4161
    @juliasales4161 Před rokem +2

    Acho que depende da pessoa. Por exemplo: Eu mesma vejo o sexo como algo integralmente natural, sem firulas, apenas sexo. Então consigo mt bem dividir sexo, de por exemplo um relacionamento de 5 anos. Acho que o sexo tem a intenção que colocamos nele. Se transamos com intenção de ser romântico, será romântico. Se transamos com a intensão de apenas nos divertir, iremos apenas nos divertir. Mas é como disse no início, vai de pessoa para pessoa.

  • @j.franco1514
    @j.franco1514 Před 3 lety +4

    Eu precisava desse vídeo.
    Eu tenho uma relação aberta e por vezes pensei em fechar. Não porque não tá dando certo. Não porque existe ciúmes.
    Mas porque você sente CULPA. Você pensa que o que vocês vivem não é válido, não é real, que vocês deveriam estar só entre vocês como "um casal de verdade".
    Mesmo totalmente satisfeita com minha relação, me vinha vontade de fechar só para as pessoas nos olharem e dizerem "casal perfeito".
    Mas seu vídeo fez sentir que posso fazer parte de algo muito maior. obrigada

  • @JoaoPaulo-mg4vm
    @JoaoPaulo-mg4vm Před 3 lety +19

    Eu assistindo ELITE e esperando um relacionamento aberto saudável, bonito e evoluído e recebo uma destruição de relação, várias mentiras e uma relação extremamente tóxica

  • @brunalemos8140
    @brunalemos8140 Před 3 lety +38

    a felicidade em receber uma notificação de vídeo novo da Júlia hehe ❤️

    • @railtonbarbosa6219
      @railtonbarbosa6219 Před 3 lety +1

      Oi. Tudo bem por aí? Espero que sim! E não é uma coisa boa mesmo! Divido com você essa opinião. Tudo de bom dessa vida para você e os seus. Serenidade, paz, resiliência, saúde, perseverança, felicidades e serendipidades. Vai dar tudo certo. Vai ficar tudo bem. Vai sim! Uma vida de muitas conquistas para você. Fiquem bem e se cuidem! Um abraço fraterno.

  • @andrecysneiros175
    @andrecysneiros175 Před 3 lety +6

    Eu quero dizer que também acho muito interessante eu viver um relacionamento sério e aberto.

  • @laurab5587
    @laurab5587 Před 3 lety +7

    Não sei se relacionamento aberto tem relação com a evolução humana... é como se... sei lá.. tirasse de uma caixinha pra colocar em outra

    • @janinemagalhaes9354
      @janinemagalhaes9354 Před 3 lety +1

      é que a gente entende o termo 'evolução' de um jeito pokemonzado. evolução é mudança, não necessariamente pra melhor

  • @clarag456
    @clarag456 Před 3 lety +19

    Te assisto há anos e você continua sendo necessária e didática! Amamos você, Júlia. ❤️

  • @ebertlima2528
    @ebertlima2528 Před 3 lety +29

    As gays sendo precursoras no relacionamento aberto.

  • @sarahppgarcia
    @sarahppgarcia Před 3 lety +6

    E que isso parta de um desejo da pessoa, e não do externo... Tanto pra monogamia quanto pra não monogamia.

  • @deboracamargo9506
    @deboracamargo9506 Před 3 lety +21

    E a referência, Jout Jout? Fiquei com curiosidade de ler o texto, mulher!

  • @vibetrue5914
    @vibetrue5914 Před 3 lety +7

    É isso...
    Há um bom tempo venho refletindo muito sobre essa temática.
    Meus processos de términos me fizeram sofrer muito e eu comecei a enxergar q relacionamento é complicado por diversas razões. Fui percebendo q o 'mito do amor romântico' se sustenta cada vez menos no mundo e nos tempos atuais e eu infelizmente me construi assim. Fiquei meio preso a essa forma q já está falida e decadente. Fadada a extinção.
    É necessário se descontruir. Só assim para evitar tanta dor e sofrimento.
    Tenho visto muito o q a psicologa, pesquisadora e escritora Regina Navarro Lins tem dito sobre isso.

  • @jayb5315
    @jayb5315 Před 2 lety +5

    Lembrei de mim com 11 anos de idade questionando os dois meninos que eu gostava do pq eu teria q escolher um deles e não poder ficar com os 2 🙃🥲🤦🏻‍♀️

  • @abnerdossantos6950
    @abnerdossantos6950 Před 3 lety +4

    Cada um que construa o que quiser para si, sendo sincero consigo mesmo e com o parceiro o resto é bobagem. Agora, não acho que entrarmos na era do relacionamento aberto seja um sinal de evolução positiva, será apenas a aceitação dos que optam por diferentes formas de se relacionar.

  • @rodrigoribeiro380
    @rodrigoribeiro380 Před 3 lety +29

    Gente, Eu não consigo entender o porquê dessa necessidade que as pessoas vêm apresentando de ter mais de uma pessoa, visto que as relações giram em torno de interesses, você se relaciona e decide que vai ter algo com essa pessoa especifica, o mínimo que se espera é que a mesma seja capaz de suprir as suas necessidades na qual você tem em relação a ela. Ok, agora porque você vai se relacionar com alguém e querer se relacionar com varias outras ? Eu não consigo entender. Eu consigo sim, supor, que é mais uma vez o ser humano e seu egoísmos e egocentrismo, na qual ele quer ter tudo, a todo momento, nada basta. Por isso que quando resolver ter tudo, não da certo, ele não consegue lidar com o "TUDO", pois é extremamente necessário entender o contexto da frase " A falta que a falta faz."

    • @eluiscoms3187
      @eluiscoms3187 Před 3 lety +4

      Melhor comentário. Mas eu acho que é só um pessoal que quer ter relacionamento sem ter responsabilidade.

  • @anagilsanobrega7154
    @anagilsanobrega7154 Před 3 lety +3

    Eu amo essa criatura que se materializa em pequenas doses de genialidades cotidianas!! JoutJout ❤

  • @erosqueiroz
    @erosqueiroz Před 3 lety +11

    Eu acredito que antes de ficarmos presos às nossas experiências pessoais com relacionamentos é muito válido compreender e se aprofundar em temas sobre não-monogamia. Esse é um termo guarda-chuva a partir do qual outros termos se desenrolam, como relacionamento aberto, amor livre, poligamia e etc. É um conceito chave para que possamos entender as diferenças entre cada um desses termos e seus impactos na sociedade.
    Eu tive dois 'relacionamentos sérios'. Com meu primeiro namorado comentei sobre minha vontade de um dia tentar um relacionamento aberto (na época eu não sabia bem das diferenças entre os termos), a princípio ele não aprovou a ideia e por mim foi ok, continuamos namorando. Quando ele resolveu terminar, disse que esse foi um dos motivos, na cabeça dele eu poderia a qualquer momento me apaixonar por outro e largar ele, então ele preferiu fazer isso primeiro...
    Na segunda vez eu também comentei sobre meu interesse em tentar outras formas de relacionamento, não rolou no começo, e quando tentei terminar o relacionamento pq estava sendo muito tóxico pra mim, o cara deu um jeito de me convencer a tentar mais uma vez, agora com o relacionamento aberto... eu sabia que ele estava fazendo isso só pra salvar o namoro, mas topei pq achei que era minha única alternativa pra conseguir terminar. Duas semanas depois terminamos. Ele deu uma surtada, como eu já havia imaginado, mas no final deu tudo certo e estamos aí na terapia pra tratar tudo isso hsioahsuahsuahsiuhi

    • @fabio.lous_
      @fabio.lous_ Před 3 lety +2

      Eu tenho uma certa preguiça de pessoas que assumem probabilidades futruas pra justificam o presente... Mas enfim, seguimos o baile!!!
      E desculpa, mas eu ri... hehe

    • @thaismoreira3682
      @thaismoreira3682 Před 3 lety +1

      Eros, aconteceu algo parecido cmg. Porém, eu fui a pessoa que não aceitou o relacionamento aberto... posso te chamar no WhatsApp para saber sua opinião sobre a minha história?

    • @erosqueiroz
      @erosqueiroz Před 3 lety

      @@thaismoreira3682 oi, Thais! Não sei se eu sou a pessoa ideal pra te dar uma opinião a respeito disso, mas se quiser podemos conversar pelo Insta. Me chama no @ErosQueiroz

    • @patrickxavier9497
      @patrickxavier9497 Před 2 lety

      Eu conheci um rapaz também... KKKK ele é uma pessoa sensacional e super único, somos parecidos em muitos aspectos, sempre nos entendemos através de olhares, piadas idiotas e etc., me apaixonei realmente por ele e seguimos juntos até hoje. Mas o porém é que ele me disse que era poligâmico no início. Eu surtei, brigamos apenas 1 vez sobre isso e o resto foi apenas no diálogo. Ele é super dedicado comigo, me trata excepcionalmente bem, é pontual quando nos marcamos de se ver e ou fazer algo, a família dele me adora... Mas o problema é o relacionamento aberto que decidimos abrir pra o mesmo se sentir mais confortável. Ele fala que é coisa dele, que prefere viver um amor mais livre e pa... Eu realmente quero MUITO prosseguir esse relacionamento porque esse é o único fator que ainda me faz ficar com um pé atrás de tudo, mas tenho medo de ser trocado e pa, sou bem inseguro nesse quesito também, mas apesar disso tudo, também me pergunto se seria legal viver um relacionamento monogâmico até porque às vezes sinto atraencia por algumas pessoas e tals...
      Mas enfim, até hoje ele não conversa com outras pessoas... Eu fico o tempo inteiro imaginando como me sentiria quando ele começasse a conversar com outros caras e pa... E eu não sei o que fazer. Não sei se deveria me desafiar a experimentar essa nova experiência ou parar tudo por aqui (estamos juntos há 3 meses, porém namorando por 1 mês)...

  • @railtonbarbosa6219
    @railtonbarbosa6219 Před 3 lety +15

    Muitas pessoas tocando nesse assunto. Será uma tendência?
    Muito bons os vídeos da Jout Jout.

    • @marianacorreia2073
      @marianacorreia2073 Před 3 lety +4

      Segundo Regina Navarro Lins (vale a pena acompanhar o trabalho dela), estamos em um momento de transição entre amor romântico e amor livre.

    • @railtonbarbosa6219
      @railtonbarbosa6219 Před 3 lety +1

      @@marianacorreia2073 Oi Mariana. Tudo bem por aí menina? Espero que sim! Sim, acompanho o trabalho da Regina Navarro, não assiduamente. Mas curiosamente tenho me deparado muito com esse assunto. Tudo bem, uma parte, pelo ao menos aqui no CZcams, é em função dos algoritmos, mas mesmo em literaturas, podcast, mídia impressa, esse "tema" tem se mostrado recorrente. Vi um "Além de oito minutos", (acho que é assim que chama, do Rafinha Bastos) com o Karnal sendo o convidado entrevistado e ele também abordou esse assunto. Bom, estudar, estudar, ler, ouvir, ver...
      É assim que formamos nossa opinião não é mesmo? Apesar de já ter a minha bem alicerçada. Serenidade, paz, perseverança, felicidades, resiliência, saúde e serendipidades. Vai dar tudo certo. Vai ficar tudo bem. Vai sim! Tudo de bom dessa vida para você e os seus. Uma vida de muitas conquistas para você. Fiquem bem e se cuidem! Gratidão. Um abraço fraterno menina.

    • @eluiscoms3187
      @eluiscoms3187 Před 3 lety +1

      Tendência ou tem financiamento de alguém por trás?$$$$

    • @railtonbarbosa6219
      @railtonbarbosa6219 Před 3 lety

      @@eluiscoms3187
      What?

  • @geraldobaia6829
    @geraldobaia6829 Před 3 lety +6

    Somos um Trisal ... Se soubesse que é tão bom .. tão completo .. já tinha vivido essa experiência antes .. beijos ❤️

    • @geraldobaia6829
      @geraldobaia6829 Před 3 lety

      casaldeliciaam@yahoo.com ... Fale com a gente .. trocas de experiências e novas amizades .

    • @fabio.lous_
      @fabio.lous_ Před 3 lety

      Massa!! Hehe sempre acho que falam muito sobre experiências pessoais para falar que é ruim, mas tenho minhas dúvidas se houve pesquisa e conversa antes, durante e durante... falar sobre essas coisas é bem difícil. Imagino num trisal... mas é bem importante esse exercício

    • @geraldobaia6829
      @geraldobaia6829 Před 3 lety

      Apesar de ser um Trisal .. não curtirmos relação aberta ..

    • @fabio.lous_
      @fabio.lous_ Před 3 lety

      @@geraldobaia6829 as configurações são múltiplas e é o que é mais fascinante pra mim...

    • @brisaribeiro9343
      @brisaribeiro9343 Před 3 lety

      Trisal fechado é monogamia a três.

  • @Gabslima
    @Gabslima Před 2 lety +6

    Na minha visão não funciona a longo prazo, sempre haverá uma pessoa preferida na relação.

  • @domconstantino8820
    @domconstantino8820 Před 3 lety +2

    O relacionamento aberto é o futuro mas requer com todos os pares um respeito que eu não sei se todas as pessoas estão preparadas para doar esse respeito. Relacionamento aberto requer muito respeito pelo outro.

  • @alexandredasilvamendes4320

    "Nem escutam direito o barulho da enxada". Finalizou muito bem, Juju! Adorei!
    E abrir mato não é pra qualquer um não, né? Tem que tá muito disposto pra adentrar a mata e seguir o caminho.

  • @nathaliapaz
    @nathaliapaz Před 3 lety +4

    Como um vídeo de 5 minutos consegue me fazer tão bem ?????? Mulher, você é maravilhosa e completamente necessária

  • @DomiMilani
    @DomiMilani Před 3 lety +4

    Eu não acredito em relacionamento aberto pq, sério, já é difícil construir e manter algo com UMA pessoa. Pra quê eu vou querer duas? Nas fases que eu quero fazer a Branca de Neve, eu fico solteira e pronto.

  • @seomaraoliveira5261
    @seomaraoliveira5261 Před 3 lety +11

    Garota vc definiu minha vida amorosa aos 50 anos, pq escolhi ser namoradeira.Senda assim tive uns 30 e uns ao longo da vida, mas sempre 1 por X, nunca juntos ha ha

  • @prov2022
    @prov2022 Před 3 lety +15

    A impressão que fica é que quem está em "relacionamento aberto" tem um nível de consciência maior, ou seja, mais evoluído do que quem é monogâmico...
    Por que não pode ter os dois? Qm é monogamico respeita o relacionamento aberto, e quem é do poliamor não tenta catequizar quem é monogâmico. Eu ein...

  • @raquelneumann7504
    @raquelneumann7504 Před 3 lety +3

    o mais importante é se identificar e ser feliz, amado e respeitado no relacionamento que você tiver, sendo ele monogâmico ou não (:

  • @claudiacalderan1735
    @claudiacalderan1735 Před rokem +1

    Penso que a grande coragem para uma relação não-monogâmica é aceitar que não é obrigatório que uma relação dure para sempre. Em qualquer tipo de relação existe o risco de virar desinteresse, e/ou as pessoas estão sujeitas a se interessarem por outras... o que difere uns e outros é a forma como escolheram viver isso. A monogamia não obriga ninguém a me aguentar pro resto da vida. Esse "segurança" é ilusão, e se tiver que doer vai doer igual, em qualquer modalidade....

  • @karinapollnow1810
    @karinapollnow1810 Před rokem +1

    Quem não está pronto para ouvir, nem escuta o barulho da inchada! Fantástico 😌

  • @Marynah85
    @Marynah85 Před 2 lety +1

    Bonito isso. Deixar o ego de lado, mas sem se deixar de lado.

  • @tatysdantas197
    @tatysdantas197 Před 3 lety +2

    Só sei de uma coisa Jout, ser seu amigo, ir tomar um café e papear com vc é um privilégio... queria!
    Ô mulher maravilhosa viu, adoro o papo dela!!!

  • @julianamoreiraleite8298
    @julianamoreiraleite8298 Před 3 lety +4

    para mim não cabe. evolução é fazer um relacionamento a dois funcionar sem ajuda de terceiros. Zero vontade de me relacionar com algúem que não seja o meu amor. O resto para mim é carênica e solidão a dois, a mil, e seja lá quantos mais. Isso dito, cada um que viva como quiser.

  • @kamillyrocha6936
    @kamillyrocha6936 Před 2 lety +2

    Confiar é Evolução e tal

  • @marceloferreira43
    @marceloferreira43 Před 2 lety +5

    Pra mim , Cazuza, que foi um louco desvairado ao que se sabe Tb nessa questão de amor, foi cirúrgico na poesia onde dizia que " viver a liberdade, amar de verdade, só se for a dois." Concordo com ele. Esse papo de sair por aí na eterna procura, é porque vc procura pouco em quem está com você.

  • @FrutaMacia
    @FrutaMacia Před rokem +3

    Me emocionei com tudo

  • @sdararuraru5188
    @sdararuraru5188 Před 3 lety +3

    Na minha humildade, deixo aqui a recomendação de um livro que nos ajuda MUITO na questão de referências. O livro se chama "Ética do amor livre". Não se deixem enganar pelo título meio autoritário do livro. Porque na verdade as autoras deixam claro que o que elas escreveram é uma proposta, serve para usar de referência, mas vocês podem criar a sua :3 me ajudou muito, é foda abrir o mato aqui no interior, parece até que o mato é mais grosso heuheuheu

  • @ashileygomes4171
    @ashileygomes4171 Před 3 lety +9

    Qual o sentido do relacionamento,casamento se a pessoa quer sair na rua pegando todo mundo, é mais fácil a pessoa ficar solteira mesmo🙂

  • @joicecarmona3220
    @joicecarmona3220 Před 3 lety +4

    Para quem gostou desse tema vai amar ler "Novas formas de amar" da Regina Navarro Lins. Terminei de ler essa semana e gostei muito.

  • @wsnegociosoficial
    @wsnegociosoficial Před 3 lety +1

    Essa garota é de uma inteligência imensurável... Adoro suas reflexões

  • @thatabhzsampaio
    @thatabhzsampaio Před 2 lety +1

    Eu acho que estamos todos caminhando (cada um no seu tempo) para estarmos preparados em algum momento. Essa é minha meta de vida!

  • @marianap55
    @marianap55 Před 2 lety +1

    Tem que ter muito autoconhecimento para esse tipo de relação.

  • @jlcmr
    @jlcmr Před 3 lety +3

    não monogamia. :) seguimos na luta!

  • @julianamartins9569
    @julianamartins9569 Před 2 lety +1

    A verdade é que eu posso ouvir Jout Jout falando sobre qualquer assunto que eu fico hipnotizada, concordando, discordando, tanto faz.

  • @bp.amaral
    @bp.amaral Před 3 lety +4

    Queria fazer parte desse desbravamento, pena que não é tão simples quanto poderia

  • @sola.4330
    @sola.4330 Před 2 lety +2

    Eu não consigo ser monogâmica, e é como a Júlia falou, só funciona, se conseguir ser verdadeiro com ambas partes e parceiras/os.
    Segui muito tempo, esse concelho da Júlia. Mas já terminaram CMG, por eu "não ter ciúmes". E era um problema, até para ficar com alguém.
    Hoje estou com alguém, que também não é monogâmica, mas que ainda tem um "gramado alto no seu quintal". Estamos a 3 anos, "cortando a grama" dela juntas, no ritmo dela. Mas isso só foi possível, depois de 2 anos, deixando ela correr em meu "campo, de grama cortada". A perdoando por querer esconder, o que sentia e aos poucos, "cortando grama do campo" dela, encorajando-a se desapegar das limitações, que a impedia de exercer sua poligamia (digamos, que plantas que nasceram no matagal).
    Mas valeu a pena, hoje somos uma bela família ❤️

    • @PunkRock354
      @PunkRock354 Před 2 lety

      Eu só casada e namoro um amigo meu de 22 anos

  • @wnaty4
    @wnaty4 Před 3 lety +2

    Eu só acho que: quer ficar com o outro. Avisa ao parceiro! Aí sim. Agora fazer sem falar é injusta, falta de caráter.

  • @JoaoVictor-fm5qh
    @JoaoVictor-fm5qh Před 3 lety +2

    Eu to tentando evoluir contando toda a verdade pra pessoa que tô ficando/namorando. Eu disse que essa é minha natureza e que vez ou outra eu vou escorregar e fazer algo. A gente tem que diferenciar uma mera diversão de sentimentos.

  • @brunamoreira7942
    @brunamoreira7942 Před 3 lety +1

    Pouca gente tá pronta pra ouvir Jout Jout... inclusive as poucas pessoas que arriscam se relacionar com poliamoristas se mostram as vezes despreparadas pra ouvir, e é por isso que acontece de a gente não conseguir falar a verdade inteira pra alguém, por medo de perder.

  • @TikTalkEnglish
    @TikTalkEnglish Před rokem +1

    Adoroooooooo...... Quem abre os matos levam a humanidade para melhores patamares sempre em nome da liberdade 🗽

  • @profa.deborapereiradasilva

    O amor é belo. Amar é precioso.

  • @brunakohler7752
    @brunakohler7752 Před 2 lety +2

    Nossa eu adorei a analogia com abrir mato hahahah expressou tão bem a ideia

  • @WeekNowUnited1
    @WeekNowUnited1 Před 3 lety +1

    Que Mulher!!! Te encontrei agora, eu estava procurando outro assunto e esbarrei nessa maravilha de Ser! Que expressa tantas coisas inspiradoras, que deixa mesmo a gente pensando. Obrigado Guria, tuas colocações são demais, me apaixonei! Paulo

  • @thatabhzsampaio
    @thatabhzsampaio Před 2 lety +1

    Você é sensacional! Seu nível de maturidade emocional é bizarro! (no melhor sentido da palavra)

  • @udarakali
    @udarakali Před 2 lety +1

    Linda Jout Jout, Sempre transbordando clareza e nitidez, um olhar além. Me sinto representada por sua fala 🖖

  • @casal13swinguers
    @casal13swinguers Před 3 lety +1

    Acreditamos que cada um tem que escolher a melhor forma para si de se relacionar. Tradicional ou não, ambos existem e estão aí...
    Podemos dizer por nós, temos muitos anos no meio liberal, e nosso relacionamento é maravilhoso, amor, carinho, respeito e cumplicidade não faltam!

  • @manimendanha9181
    @manimendanha9181 Před 3 lety +1

    Menina, eu sempre gostei de refletir sobre o comportamento humano, não só no aqui e agora, nesse tempo, mas muito além e sempre observando também o passado. Daí, nesse aspecto da vida, cheguei exatamente nessa teoria que você falou. Concordo total!

  • @isabelabrandao7852
    @isabelabrandao7852 Před 3 lety +4

    Jout, eu não teria maturidade alguma pra ter um relacionamento aberto, mas eu nem sei se é um sinal de maturidade, eu me considero madura suficiente e verdadeira pra falar pro meu parceiro que eu não consigo ter relacionamento aberto, e que ele poderia ficar a vonts pra terminarmos numa boa. Eu não consigo administrar nem 1 pessoa por vez, dirá mais que 1 pessoa kkk, enfim, não rola pra mim.
    Pondé fala que relacionamento aberto é um nome bonito que se dá pra promiscuidade.

    • @SuperEstrela20
      @SuperEstrela20 Před rokem

      Pior q muitas mulheres n consegue mais homem pra ele sempre e aberto