Isis Hembe & Ikonoklasta - O Insólito Caso do Pássaro Metálico

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 10. 09. 2024
  • A 25 de Maio de 2003, dia de África, pelas 18h, um boeing 727 fez-se a pista e levantou vôo sem autorização e total estupefação da torre de controlo do Aeroporto 4 de Fevereiro, em Luanda, Angola. O avião foi roubado e nunca mais foi visto, criando um dos maiores mistérios da história da aviação.
    Vinte anos depois, Isis Hembe e Ikonoklasta decidiram recuperar esta história, reciclando-a e transformando-a numa obra de arte, reforçando a ideia cíclica da vida que inspira arte, que, por sua vez, inspira vida. Podemos chamar-lhe de uma hiphopera, ou cinema musicado, baseado em factos reais.
    Na sua estória Isis e Ikono encarnam personagens contratados pela Aerospace, uma empresa americana com sede na Florida, que é a verdadeira dona da aeronave, sendo-lhes incumbida a missão de o roubar para devolvê-la aos seus legítimos donos, uma vez que as autoridades angolanas (via TAAG) estariam, depois de manifestarem interesse em adquiri-la, propositadamente a retardar o negócio para avolumar a dívida de estacionamento do piupiu.
    Isis, aqui Meso87, é um perito informático introvertido e solitário que vai criar os corredores e guiar Ikono, ex-funcionário dos serviços de inteligência que se afastou por se antagonizar com a sua cooptação pelo partido-estado, para este manejar fisicamente o avião e materializar o seu roubo. Ambos ladrões de elite, aceitando ocasionais encomendas de serviços ilícitos de risco, sobretudo aqueles em que as vítimas são os oligarcas prepotentes que tratam o país como se este fosse sua propriedade. A remuneração, sendo importante, não é o principal critério que os leva a aceitar uma missão, havendo subjacente uma necessidade ética robin hoodiana de lixar a vida a gente poderosa e provocar-lhes a ira.
    Os artistas/realizadores propõem aqui um desfecho para a incógnita que mantém o mistério acerca do que terá sucedido com o avião e a sua magra tripulação depois de levantar vôo para cima do Atlântico.
    É uma peça em 5 atos sequenciados cronologicamente e é suposto ouvir-se inteira, ao invés dos atos isoladamente.
    Participações de: Marta Ren, Olinda Simeão e Pry
    Banda sonora assegurada por: SH3THEROOKIE,FS Green, Danny Stone, Silvério Está Alone e Syn
    #Ikonoklasta #Isishembe #Isis #rapangolano #rap #undergroundlusofono #undergroundhiphop #videolimado #videoapagado #angola #hiphop #hiphopangoano #boeing727

Komentáře • 24