FAZENDA CARNAÚBA: TRÊS SÉCULOS DE PERSEVERANÇA DA FAMÍLIA DANTAS - MF Cast 13

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 16. 07. 2024
  • No décimo terceiro episódio do MF Cast, os irmãos Daniel e Joaquim Dantas, da nona geração da tradicional Fazenda Carnaúba, compartilham a história da propriedade localizada em Taperoá, na Paraíba. A Fazenda teve origem com a doação de uma data pela Coroa Portuguesa e, atualmente, é uma propriedade de grande importância histórica e econômica para a região.
    A história da Carnaúba teve início em 1782, quando a família Vilar, vinda de Portugal, assumiu a gestão da propriedade por intermédio de três irmãos, sendo oficialmente fundada em 1791.
    Os irmãos Dantas explicam que entraram na gestão da Fazenda pela linhagem paterna, com a avó Alice. A princípio, a Fazenda possuía uma vasta extensão de terras, mas foi dividida ao longo de gerações, chegando às mãos de seus avós com pouco mais de 200 hectares, situados entre Taperoá e Desterro.
    Inicialmente voltada à bovinocultura e engenho de rapadura e cana-de-açúcar, a propriedade evoluiu muito nas mãos de duas grandes gerações: a do avô, Seo Dantas, e a do pai, Manelito Dantas.
    Ao assumir a Carnaúba, Seo Dantas, mesmo com recursos limitados, expandiu a fazenda, aumentando a produtividade das terras por meio da pecuária e da produção de algodão (perene), incorporando também terras ao redor. Resultado disso foi uma impressionante extensão de 10 mil hectares. Os irmãos Dantas contam que o avô é conhecido como o grande pecuarista da família. "Todo mundo criava gado, mas pecuarista de alma e essência era o vovô", ressaltam.
    Responsável por trazer o primeiro Guzerá da região, em 1934, logo deu início à sua expansão e substituição do gado europeu, atingindo mais de 3.000 cabeças com a raça e seus cruzamentos. Além de pioneiro na criação do Zebu, introduziu também recursos como água encanada, energia elétrica, abastecimento de água em curral e sede, bem como o uso de cercas de arame farpado.
    Após a morte do avô, em 1969, Manelito Dantas, pai de Daniel e Joaquim, assumiu a gestão da Fazenda e a expandiu verticalmente, aprimorando a pecuária e as técnicas de cultivo de forragem. Conduzindo com maestria o legado deixado pelo pai, ele viabilizou um sistema de produção adequado que levou a Carnaúba ao que ela é hoje: sustentável e exemplo para toda a região.
    Atualmente, a Fazenda Carnaúba é reconhecida por abrigar o maior rebanho de caprinos e ovinos nativos do Brasil, com 17 raças distintas, totalizando 3.500 cabeças. No segmento bovino, trabalham com Curraleiro Pé-Duro, Guzerá e Sindi, sendo os dois últimos destaque de produção leiteira na ABCZ.
    Durante a entrevista, os irmãos Dantas enfatizam sua paixão pela pecuária, analisam o panorama do setor no Nordeste, abordando tópicos como a verticalização da produção, estratégias para ampliar a produtividade na região, irrigação, políticas públicas e o progresso do setor agropecuário. Daniel e Joaquim Dantas apresentam uma perspectiva enriquecedora sobre esses temas.
    Por fim, fazem questão de destacar o principal legado deixado pelo pai: trabalhar com perseverança e confiança, sempre.
    Não perca o décimo terceiro episódio do MF Cast e confira como a Fazenda Carnaúba se destaca pela sua trajetória e contribuição para o desenvolvimento agropecuário do Nordeste e do Brasil.
    Host: Roberto Fabrizzi Lucas @robertoflucas e Walter Celani @waltercelanijunior
    Convidado: Daniel e Joaquim Dantas ‪@FazendaCarnauba‬
    Instagram: / mfcast_
    Tiktok: / mfcast_

Komentáře • 454