TABULEIRO - MG

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 25. 08. 2024
  • História do Município
    Assim como outros municípios da Zona da Mata, a região onde se localiza o município de Tabuleiro teve como seus primeiros habitantes índios das tribos Croatos e Cropós.
    Na segunda metade do século XVIII, Por volta de 1767, o Padre José Manoel de Jesus Maria inicia o processo de catequese dos índios na então freguesia do Mártir São Manoel dos Rios Pomba e Peixe dos Índios Croatos e Cropós, sendo que 74 anos depois, pela lei provincial de 7 de abril de 1841, foi criado o curato do Senhor Bom Jesus da Cana Verde no local onde hoje funciona a própria sede da prefeitura municipal de Tabuleiro.
    Tudo indica que a origem do nome de Tabuleiro remete ao modo como viajantes tropeiros e mascates denominavam a região, pois, quando por ali passavam, eram recebidos pelos moradores vendendo doces, pães, bolos e alimentos diversos em tabuleiros de madeira que eram colocados nas janelas das casas.
    Em 02 de janeiro de 1866 Tabuleiro é elevado a distrito com o nome de Tabuleiro do Pomba pela Lei Provincial n° 1275 e posteriormente ratificada, já na república, pela Lei Estadual n° 02 de 14 de setembro de 1891. Em 1911 é figurada como Vila e em 12 de dezembro de 1953, pela lei n° 1.039 é o primeiro município a emancipar-se política e administrativamente de Rio Pomba. A 1° de janeiro de 1954 é celebrada a sessão solene de instalação do município assim descrita pelo jornal O Imparcial:
    O dia 1º de janeiro, em Tabuleiro amanheceu festivo, com a queima de fogos e alvorada pela corporação musical 'Santa Cecília' e esse ambiente alegre e ruidoso se prolongou até a madrugada do dia 2.
    Interessante notar que o nome de Jesulandia consta no programa-convite para a solenidade de instauração do município de Tabuleiro, embora o nome de Tabuleiro continuasse mantido como atesta o seguinte trecho do livro Cem Anos Luz, editado em comemoração aos cem anos do dito Jornal:
    O programa-convite de Tabuleiro convidava o povo para as festas, homenageava o governador JK e o deputado Ultimo de Carvalho (...) Em relação à emancipação propriamente dita do município de Taboleiro, falou se no nome de JESULANDIA que constou no programa-convite. Taboleiro continuou Taboleiro. (pág, 216).
    Tabuleiro, assim como outros municípios da região, viveu sob a hegemonia de uma pratica política comum na época; o patriarcalismo. Figuras como João Floriano, Oscavo Gonzaga Prata e Alcebíades Mendes Ferreira, grandes fazendeiros, exerceram grande influência política e econômica na região na segunda metade do século XIX e início do século XX.
    Atualmente prevalece na região a pequena propriedade rural de 50/60 hectares em média e que se dedica essencialmente a produção de leite que são posteriormente vendidos a quatro laticínios do próprio município.
    Uma das primeiras casas da região é o sitio Campo Belo Vendinha que possui esse nome em alusão a um pequeno mercadinho que funcionava na proximidade do sitio e foi construída entre 1890 e 1891 pelo fazendeiro Francisco Ferreira Ramos. Originariamente o atual sitio possuía 96 alqueires e produzia e comercializava essencialmente café..
    O município alias, destacou-se na produção de café e segundo o jornal Tribuna do Tabuleiro era comum tropas de burros trazendo sacas de café das fazendas distantes e dos carros de bois que entravam cantando nas ruas de Tabuleiro. (Oliveira, s/n)
    Destaca-se no município a figura histórica do padre e político Geraldo Cândido de Paiva que:
    empreendeu mudanças na paróquia, incentivando teatro e música e as festas religiosas (...) edificou as capelas de Santa Rita (Botafogo), Nossa Senhora (Igrejinha do Acácio), bem como a Capela de Nossa Senhora do Rosário, localizada na praça de mesmo nome.
    Há ainda dentro do município a comunidade rural do Botafogo que são remanescentes de quilombolas e encerram um grande patrimônio cultural do município.
    #vstrom650 #minasgerais #turismo

Komentáře • 15

  • @sandradeiglesias5384
    @sandradeiglesias5384 Před 8 měsíci +1

    Alguien vendiendo um sitio por tabuleiro?

  • @elianalilimag
    @elianalilimag Před rokem +3

    Cidade pequena, tranquila e muito agradável!
    Obrigada por seu trabalho!

  • @reginamariarodrigues8802

    Charme de cidade!!! Uma graça!!! Bem cuidada. Casas bonitas. O povo d Tabuleiro tem um padrão bom d vida. Dá p ver. As igrejas são lindas ! Bem cuidadas as praças também. Q gostoso. Dá vontade d ir em Tabuleiros.

  • @erikaborgescunha9891
    @erikaborgescunha9891 Před rokem +6

    Uauauuauuauau que lugar lindo meu amigo Luk eu adorei fiquei encantada com lugar eu fico encantada com todos os seus vídeos e cada fico feliz as maravilhas de minas até deu saudade
    Em maio estarei em Piedade do Rio Grande na festa da congada
    🙏🇧🇷👍👈

  • @lourdesferreiraferreira2654

    Cidade bonitinha, gostei do vídeo

  • @sebastiaosilva6315
    @sebastiaosilva6315 Před rokem +1

    Onde tem um queijo da melhor qualidade comprei muito queijo nessa cidade

  • @albertoribeiro8907
    @albertoribeiro8907 Před rokem +2

    Realmente, bem bonitinha se comparada com as outras cidades que você foi, fiquei surpreso.

  • @monicapereira7638
    @monicapereira7638 Před rokem +2

    Não conhecia, valeu!

  • @uriapaula9924
    @uriapaula9924 Před rokem +1

    VALEU GAROTO; percorri mais um vídeo.❤

  • @claudiafigueiredo9184
    @claudiafigueiredo9184 Před rokem +2

    Vou lá rs

  • @ismaelmarques9331
    @ismaelmarques9331 Před rokem +1

    Nunca ouvi falar dessa cidade.