Por que pessoas defendem que o Canto Gregoriano é o único que deva ser utilizado?

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 19. 05. 2024
  • Confira os outros vídeos do canal, curta, comente se curtiu e se inscreva!
    Obrigado pela força!
    Deus abençoe!
    #shalom #qu4rtodecima #podcast
  • Zábava

Komentáře • 7

  • @kellyto0811
    @kellyto0811 Před 2 měsíci +1

    Olá.
    Concordo em partes mas tenho uma dúvida: durante quase 2000 anos o povo não tinha participação ativa na missa? Somente após o concilio vaticano II o povo teve acesso pleno ao conhecimento? Se sim, como a igreja conquistava as almas no passado? Conquistava apesar da missa "não participativa"?
    Sobre de onde alguns católicos que nasceram após o concilio tiraram essas ideias da missa anterior ao mesmo: existem milhares de livros, milhares de relatos de santos...
    Concordo que é bestira falar em sede vacante mas dizer que o concilio trouxe o povo para dentro da missa isso é, ao meu ver, exagero e uma tentativa de apagar 2000 anos de catolicismo fervoroso e temente a Deus para apenas justificar que o concilio foi 100% livre de ações externas e, em alguns casos, com influência direta de ideologias...

    • @PEDROVEIGA
      @PEDROVEIGA  Před 2 měsíci

      O Concílio Vaticano II abriu portas para favorecer uma maior aproximação e participação da celebração eucarística. Naturalmente o número de interessados e a forma de vivenciar os mistérios mudou. Mas isso não exclui ou descarta a fecundidade, a forma como a Igreja celebrava e os frutos de evangelização e santificação dos fiéis.

    • @viniciusdegalizavieira1647
      @viniciusdegalizavieira1647 Před měsícem +1

      Saudações, @kellyto0811. Que a Paz e a benção de Deus estejam contigo! A Igreja Católica existe, resumidamente, para favorecer a salvação de todas as almas, então, ela deve se comunicar de maneira adequada com o homem de cada tempo. Nesse sentido, a liturgia tende a acompanhar as características e necessidades de cada tempo. Ou seja, a celebração da Santa Missa não é a mesma ao longo dos quase 2000 anos da Igreja, a liturgia muda ao longo dos anos (de bons anos), justificar, explicar ou mesmo citar todas essas mudanças ao longo da história é desafiante para este espaço, por isso, recomendo o estudo da história da Igreja (existe um curso do Instituto Parresia maravilhoso sobre este tema, fora a leitura dos documentos da Santa Sé). A título de citação, o Concílio Vaticano II não foi o único que modificou a celebração da Santa Missa, a "missa Tridentina" apenas foi celebrada durante os anos 1570 a 1962 (período inicial contemporâneo à Reforma Protestante), antes dos anos 1570 o rito celebrado era outro, tudo para favorecer a salvação das almas diante dos desafios e graças de cada tempo. Bons estudos. Salve Maria!

    • @kellyto0811
      @kellyto0811 Před měsícem

      @@viniciusdegalizavieira1647 olá. Acho que toda a mudança litúrgica que traga o povo para uma maior contemplação do grande mistério da Eucaristia é válida. Não é o caso quando vemos a consequência que o Concílio trouxe no "relaxamento" do devido respeito à Missa.
      Quando vc diz que a missa tridentina tinha menos de 400 anos, vc comete um erro ao meu ver pois, a discussao nao foi a unicamente antiguidade e sim a qualidade da mudança.
      Pros do concilio: abertura maior à participação do leigo.
      Contra (principal): o dito acima nesse "relaxamento" à formalidade necessária à Missa

    • @kellyto0811
      @kellyto0811 Před měsícem

      @@viniciusdegalizavieira1647 outro detalhe: a Igreja é o corpo de Cristo. Não existe resumidamente para salvação das almas no meu entendimento. Isso é uma consequencia direta de uma Missa em comunhão com Cristo.

    • @viniciusdegalizavieira1647
      @viniciusdegalizavieira1647 Před měsícem

      @@kellyto0811, qual o seu nome? Aparece para mim Diogo, mas está escrito @kellyto0811. De fato, a Igreja é o corpo de Cristo ("Eu sou a videira e vós sois os ramos" como disse Jesus). Quanto a sua opinião, a missão de Jesus, em breves palavras, foi ensinar e realizar curas e sinais para anunciar o Reino dos Céus, convidando o povo, muito amado por Ele, para que suas almas fossem salvas, conforme narram, belissimamente, os Evangelhos. Assim, a Igreja por ser o corpo de Cristo, continua a Sua missão salvífica. A salvação das almas é muito querida por Deus, por isso, por exemplo, Ele instituiu outros 6 sacramentos além da Eucaristia para ajudar o seu povo a escolher e acolher a salvação, o Reino dos Céus. Todavia, conforme dizia Santo Agostinho: "Aquele que te criou sem ti, não te salvará sem ti". A Igreja, corpo de Cristo, continua a missão de favorecer a salvação das almas pelo ministério dos sacramentos, mas a salvação do homem não é consequência direta deles, para salvar o homem, Deus conta com a livre decisão de cada pessoa de se arrepender dos pecados, mudar de vida e buscar a conversão diariamente, com o auxílio dos sacramentos, com o auxílio magnífico do Espírito Santo, o Paráclito prometido e enviado por Jesus após a sua Ressurreição e Ascensão ao Céu. Fraterno abraço.

  • @kellyto0811
    @kellyto0811 Před 2 měsíci

    Não acho que tenha respondido meu questionamento, mas vejo que você acredita que o concílio não abriu as portas para muitos problemas que vemos hoje dentro da igreja. O principal: Aproximadamente 70% dos fieis nao acreditam que jesus está presente na Eucaristia. Isso é fruto direto de uma missa laxa. Sem o divino cuidado que deveria ter.
    A igreja precisava de algumas mudanças mas do jeito que foi feita, deixou muitos buracos práticos na santa missa.