NOSSA SENHORA DA LAPA - Consagração de SAR o Príncipe das Beiras - Parte 1

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 29. 08. 2024
  • Cumprindo uma tradição de séculos, SAR O Príncipe da Beira, Dom Afonso de Santa Maria, consagrou-se a Nossa Senhora no Santuário da Lapa (Sernancelhe, Viseu), no dia 6 de setembro de 2015, dando continuidade ao ato praticado pelos príncipes e princesas da beira ao atingirem a maior idade. Apesar das históricas ligações a Vila Viçosa, nunca a Família Real portuguesa deixou de estar intimamente ligada ao Santuário da Lapa. E por isso, dezassete anos depois da última visita, D. Duarte de Bragança regressou a Sernancelhe para consagrar o seu filho Afonso à Senhora da Lapa, escolha justificada por esta ligação secular àquele santuário mariano, que é um importante símbolo do culto mariano no nosso país. O Professor Doutor Carvalho Rodrigues e o Dr. Álvaro Menezes, da Real Casa de Viseu, foram os padrinhos escolhidos para a cerimónia.
    O Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, Carlos Silva Santiago, considerou muito feliz a escolha da data para a Consagração, porque coincidiu com a Peregrinação do Minho, a terceira grande romaria da Lapa, manifestando que Sernancelhe se sentiu muito honrada por ter acompanhado e testemunhado "a União Suprema de Sua Alteza Real O Infante Dom Afonso de Santa Maria à Irmandade de Nossa Senhora da Lapa, numa manifestação de grande autenticidade e tradição".
    No interior do Santuário mais de uma centena de convidados assistiu à cerimónia, seguida também no exterior por centenas de pessoas através de um ecrã gigante. No templo, D. Afonso de Santa Maria cumpriu um ritual de séculos, ajoelhando perante o altar de Nossa Senhora da Lapa, a quem pediu auxílio e orientação para a sua vida.
    O Senhor Padre José Alves Amorim, Reitor do Santuário, completou a cerimónia com a oferta de uma medalha e de uma imagem de Nossa Senhora da Lapa ao Príncipe da Beira, gesto que foi imediatamente retribuído pelo monarca ao oferecer ao Reitor uma medalha. A assinatura do livro de honra foi o último ato da cerimónia de consagração, tendo sido subscrito pelas inúmeras entidades locais e regionais que presenciaram o ato.
    Seguiu-se uma procissão, acompanhada por milhares de peregrinos vindos do Minho, rumo ao espaço da missa campal, que foi presidida por Monsenhor Cândido Azevedo e que na homília classificou este dia como histórico para a Lapa e para Sernancelhe. A celebração eucarística foi animada pelo grupo coral residente do Santuário de Nossa Senhora da Lapinha, em Guimarães, denominado "Grupo Coral da Senhora-à-Vila", expressão histórica que serviu para designar, durante séculos, a grande manifestação de religiosidade popular em honra de Nossa Senhora da Lapinha, que hoje em dia é conhecida por Ronda da Lapinha e que acontece no terceiro domingo de junho de cada ano.

Komentáře • 8

  • @user-tr6gq3bx7n
    @user-tr6gq3bx7n Před 4 měsíci

    Bellissimo Principe ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤ che la madonna lo.protegga.sempre.....

  • @nacht98
    @nacht98 Před 7 lety +4

    Viva Sua Alteza Real o Príncipe!

  • @maryto33
    @maryto33 Před 7 lety +6

    Alguém deveria dizer ao jovem Principe D.Afonso que quando é cumprimentado não têm que fazer reverência,ele não tem que curvar a cabeça a quem o cumprimenta,quem o faz é que o deveria fazer nunca ele..

    • @jorgesilva7179
      @jorgesilva7179 Před 3 lety +1

      Alguem devia dizer ao tipo que não é principe coisa nenhuma, Portugal é uma Républica e um país que, felizmente, sabe que não há homens de linhagem superiores a outros homens. Alguém já devia ter dito isso ao Mário também. Vão trabalhar e paguem impostos, são iguais aos outros. Nem mais, nem menos. A Monarquia é uma das tradições mais parvas dos mundo, o principio no qual se baseia é uma contradição em si. Afinal, se os pseudo-principes e pseudo-reis recebem o poder de Deus, onde é que para o principio de que Deus fez vê em todos os homens filhos iguais? Deixem-se de tretas, VIVA A RÉPUBLICA!!!!!

    • @ravenclaw783
      @ravenclaw783 Před 2 lety

      Para a realeza, eles não têm protocolo real básico.

    • @ravenclaw783
      @ravenclaw783 Před 2 lety +1

      Como membro da nobreza portuguesa, acho que Portugal se daria bem com uma monarquia novamente.

    • @RadioAraujo
      @RadioAraujo Před rokem

      @@jorgesilva7179 na realidade existe sim, existem casas reais não reinantes e reinantes no mundo
      Romênia = Não Reinante
      Tonga = Reinante
      A sucessão das casas não deixaram de existir por isso sim, Portugal tem rei, ele apenas não reina porque somos uma república
      *Morte à República*
      Além disso, essa coisa de "divindade" do rei já não é usado faz 200 anos
      Além disso também, eles trabalham e são cidadãos como nós, oh preconceituoso do caneco

  • @ravenclaw783
    @ravenclaw783 Před 2 lety

    Alguém pode ensinar esse menino a ficar em pé e parar de se mexer nervosamente.