Palestra de lançamento "As Heresias de Pedro Abelardo", com Sidney Silveira

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 8. 09. 2024
  • Evento de lançamento do livro "As Heresias de Pedro Abelardo", de São Bernardo de Claraval, com palestra de Sidney Silveira, coordenador da Coleção Medievália.
    Este livro dá a conhecer o debate travado por aqueles que possivelmente foram as duas maiores personalidades do século XII: o lógico Pedro Abelardo e o teólogo São Bernardo de Claraval. O primeiro talvez influencie o imaginário moderno de diversas maneiras, uma vez que antecipou formulações - e, antes de tudo, uma atitude - que, derivadas de heresias cristãs antigas, atualmente contam com a renovada simpatia de movimentos heterodoxos. Ao trazer a carta que São Bernardo remete ao papa Inocêncio II elencando e refutando as heresias de Abelardo, esta publicação permite que superemos o lugar comum de tomar partido pelo lógico e supô-lo um livre pensador perseguido, para apreciarmos como um sábio abade, hoje Doutor da Igreja, pôde conquistar uma improvável vitória intelectual sobre um filósofo renomado, no curso de um processo que revela, ao mesmo tempo, zelo pela doutrina e compaixão cristã. Edição bilíngue (latim-português).
    Conheça o catálogo da É Realizações Editora em nossa livraria virtual: www.erealizacoes.com.br

Komentáře • 52

  • @marciorocha166
    @marciorocha166 Před 3 lety +17

    Tem gente que ainda perde tempo ouvindo Pondé, Clóvis de Barros, Leandro Carnal... Muito sábio o professor Sidney.

  • @fabioadrianomoreira1716
    @fabioadrianomoreira1716 Před 4 lety +10

    Fiquei impressionado com a sapiência do professor Sidney, pra mim ao lado do professor Carlos Nougué são os melhores filósofos desse país !!!!

  • @marciorocha166
    @marciorocha166 Před 6 lety +11

    Admiro muito professor Sidney pela sua sabedoria. Diga-se de passagem, um dos poucos homens que conseguiu refutar Olavo de Carvalho.

    • @EspadaTriunfante
      @EspadaTriunfante Před 4 lety +2

      onde eu acho esta refutação?

    • @etcamposubitrojafuit7752
      @etcamposubitrojafuit7752 Před 4 lety +8

      @@EspadaTriunfante Ele demonstrou no Contra Impugnantes que a ontognosiologia (ontologia + epistemologia, a grosso modo) do Olavo é uma reciclagem do intuicionismo de Zubiri, que é herético.

    • @viniciuscury8372
      @viniciuscury8372 Před rokem

      @@etcamposubitrojafuit7752 Sabe se o texto não está mais disponível?
      Pesquisei diversas palavras-chave no site e não apareceu nada.

  • @josyanne5344
    @josyanne5344 Před 7 lety +27

    Grande mestre!!! professor Sidney é uma raridade em nossos dias. TOMISTA!!!

  • @CleberdeGoes
    @CleberdeGoes Před 7 lety +12

    Como tanta sabedoria pode sair da boca de um homem. Não comparar Sidnei com um Mário Sérgio Cortella é o mesmo q comparar ouro com estrume.

    • @tom-bp6pf
      @tom-bp6pf Před 6 lety +5

      Cleber de Goes. Mario Sérgio Cortella? Por favor, não há como fazer algum tipo de comparação com o palestrante deste vídeo.
      Cortella não passa de um palestrante de auto-ajuda, falastrão e embromador, quando não entende do assunto, faz um contorcionismo verbal, mas não diz nada de nada.
      Cortella é uma fraude, desonesto intelectualmente, bunda mole.

    • @davim.simoes4500
      @davim.simoes4500 Před 4 lety +6

      O Cortella (juntamente a outros professores famosinhos) é nada mais que um sofista, ou seja, um relativista de boa retórica. Eu queria ver um debate epistemológico entre Sidney e Cortella, seria um espetáculo. O gordo paulofreiriano não saberia onde se esconder.

    • @AlanRobson_
      @AlanRobson_ Před 4 lety

      Cala a sua boca, motoboy.

    • @celinadebarrosbairao2365
      @celinadebarrosbairao2365 Před 4 lety +1

      Ouve filósofos e fala coisas assim, tão rasa! Que horror.

  • @lukita78
    @lukita78 Před 7 lety +9

    Ótima Palestra!

  • @JhonataAuriberto
    @JhonataAuriberto Před 7 lety +7

    Muito bom !!

  • @rosedasagradaface5634
    @rosedasagradaface5634 Před 6 lety +3

    Muito bom parabéns que Deus te abençoe e a sua luz ilumine sempre as tuas reflexões

  • @waldircury6163
    @waldircury6163 Před 7 lety +7

    Olá!
    Comprei, online, o livro "As Heresias de Pedro Abelardo". E detectei uma pequena discrepância entre as páginas 64 (em latim) e 65 (em português). Quase ao final da página em latim, depois de "quod tardius credidissent", vemos, entre parênteses, (Marc. XVI, 14). Na página em português, ou seja, na página 65, lemos "por ter sido lentos e tardos em crer (Mar 16,19). Ou seja, em latim o versículo é mencionado como 14. Em português, como 19. Ao conferir na Bíblia que tenho aqui, constato que o versículo correto é o 14, como está na versão em latim, e não o 19, como está na página em português.
    Quem sabe, numa próxima edição, o lapso possa ser consertado.
    Grato pela atenção.

  • @macduart.6216
    @macduart.6216 Před 3 lety +1

    Tive muitos mestres. Mas poucos como o sr. Sidney. Os que o foram, foram santos.

  • @robsoncristianesilva2217
    @robsoncristianesilva2217 Před 4 lety +2

    obrigado estou estudando todos os filósofos eternamente sou Robson Cristian e Silva sou poeta , artista e filósofo teórico , obrigado

  • @robsoncristian2575
    @robsoncristian2575 Před 3 lety

    as oratórias de Pedro Abelardo podem ser contextualizadas nos dias de hoje

  • @advinhaqueme
    @advinhaqueme Před 3 lety

    👏👏👏👏👏👏

  • @celinadebarrosbairao2365
    @celinadebarrosbairao2365 Před 4 lety +2

    Pelo magistério da fé, a igreja católica provocou perseguições, mortes e acumulou riquezas e poder. A busca da verdade não eliminou nunca a corrupção entre os seus, no seu seio, a despeito dos discursos cristãos. Dar a própria roupa para vestir soldados que matariam violentamente os seus semelhantes, definitivamente contradiz os mais básicos ensinamentos de Cristo. Pregar o afastamento dos desejos mas viver para realizar os seus desejo inconfessos de fazer prevalecer estas suas "verdades" e poder não em nada de "santidade". Matam e exploram em nome de Deus e das verdades particulares.Aliam-se aos que lhes proporcionam benefícios "fiscais" e usam a inteligência e eloquência para justificar atos violentos, desde séc. XII/XIII até hoje, quando seria eu considerado Herege e certamente, eliminado por "homens de Deus" Isso tem nome e não deveria ser 'romantizado'. Mas.....antes que alguém reclame, nada contra o Prof. S.S.

  • @jardestenoriobarbosa5958
    @jardestenoriobarbosa5958 Před 2 lety +1

    Não existe liberdade em absoluto pra esquerda nobre professor!! Sou de esquerda e nunca vou me considerar livre enquanto houver fome em meu País e no mundo!!!

  • @77eduardoantunes
    @77eduardoantunes Před 3 lety

    Abelardo: chefe de seita, quase mártir por uma opinião.

  • @gefilassessoriacultural1137

    Gostaria ir ao estádio no dia em as autoridades eclesiásticas estivessem em campo. Ocasião para os maiores xingamentos. Como sabemos, isso não é possível. Então façamo-lo na igreja mesmo. É uma terapia e tanto.

  • @eduardoluizmarquesesilva8895

    A amplitude de conhecimento atrelada à altiloqüência, surpreendem até o momento em que ele justifica o uso de palavrões, afim de que não sejamos puritanos.
    É a incoerência mais grotesca com a doutrina católica, que nos manda sermos santos.

    • @gabriel.f.matos84
      @gabriel.f.matos84 Před rokem

      Tenho profundo respeito e admiração pelo professor Sidney e seus ensinamentos, mas tenho que concordar quanto a este ponto. Desde o antigo testamento até o novo, sempre foi dito para nos apartarmos de linguagens indecentes, como é o caso por exemplo de Colossenses 3:8.

  • @sandrojosedasilva7341
    @sandrojosedasilva7341 Před 4 lety +3

    Não vi heresia alguma nos ensinos de Abelardo. Nos ensinos da Igreja católica, sim, há muitas heresias. Principalmente o ensino sobre a tal trindade que é uma blasfêmia. DEUS é Um! - Mc 12.32/Rm 3.30. UNICISTAS/BR.

    • @sandrojosedasilva7341
      @sandrojosedasilva7341 Před 4 lety +2

      @@Rodrisilva2304 O catolicismo segue as tradições pagãs, não a Bíblia (os originais). - Mc 12.24/At 11.17.

    • @sandrojosedasilva7341
      @sandrojosedasilva7341 Před 4 lety

      @@Rodrisilva2304 Os judeus catalogaram o Antigo Testamento e os bispos das Igrejas do Oriente após Marcião, fizeram o mesmo com o Novo Testamento. Os outros bispos fizeram a sua própria seleção em número e ordem dos livros. Tanto o imperador Constantino Magno, quanto Jerônimo que traduziu a Vulgata Latina não eram católicos romanos. - Rom. 9.4/2Jo vv.8-10.

    • @sandrojosedasilva7341
      @sandrojosedasilva7341 Před 4 lety

      @@Rodrisilva2304 vai estudar a Bíblia que os judeus catalogaram o Antigo Testamento antes que Marcião fizesse seu "Novo Testamento". E é você que tá equivocado na sua religião de ensino e práticas pagãs.

    • @sandrojosedasilva7341
      @sandrojosedasilva7341 Před 4 lety

      @@Rodrisilva2304 Por exemplos: DEUS é um (echad) e único (yachid), Deut. 6.4/Mc 12.32/Gál. 3.20/Tia. 2.19; Rezar Ave-Maria e outras rezas (compare com Deut. 18.11/ Isaías 8.19); eucaristia (compare com Hebreus 9 vv.25-28). E etc.

    • @sandrojosedasilva7341
      @sandrojosedasilva7341 Před 4 lety

      DEUS é um (echad) e únuco (yachid) - Mc 12.32. Os sacrifícios da missa são repetidos todos domingos. Isto é contrário as Escrituras também! (Hb 9.25-28). Maria foi apenas a mãe de Jesus (humano). Enquanto na Divindade, Jesus é o Deus único dela. Assim como para o rei Davi no Salmo 110 v.1.