Video není dostupné.
Omlouváme se.

Types of services of Integrative and Complementary Health Practices - PNPIC

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 16. 08. 2024

Komentáře • 97

  • @regianasousa910
    @regianasousa910 Před 3 měsíci

    As Pics deveriam ser obrigatórias em todas as Unidades de Saúde do Brasil. Os benefícios são globais e sistêmicos, na saúde da comunidade, das famílias, do ser humano como um todo. Tive o privilégio de trabalhar em um Centro de PIC, em São Paulo, capital, e é impressionante os resultados de bem- estar geral.

  • @nathaliafreireborba
    @nathaliafreireborba Před rokem +5

    A presença de práticas complementares nos serviços à atenção básica e a integração entre ambas as áreas é algo extremamente importante no cotidiano dos cidadãos dependentes do recurso. É bastante interessante a aplicação dessas práticas nas mais diversas conjunturas e instâncias do processo saúde-doença, que vão desde o paciente aos próprios profissionais da saúde, de forma que o auxílio e o cuidado são ofertados integralmente. Além disso, a diversidade das práticas e a contribuição singular de cada uma delas corrobora um cuidado mais amplo das necessidades e das demandas do paciente, de modo a tratar o indivíduo como um todo. Portanto, é evidente os benefícios que o SUS traz, nesse quesito, às famílias e às USFs, gerando uma significativa melhoria da qualidade de vida da população.

  • @rayanesales8197
    @rayanesales8197 Před rokem +5

    Achei muito interessante descobrir que há a integração das PICS com o SUS, pois não possuía muito conhecimento sobre os benefícios que elas possuem, e até guardava certo preconceito. Por ter tido a oportunidade de acompanhar a oferta de cuidado em famílias usuárias de USF, saber que elas podem auxiliar a ampliar a visão holística do paciente, assim como ajudar no processo do tratamento, é muito importante. Também acho bacana esse tipo de serviço possuir cada vez mais espaço dentre as políticas do SUS e ser usufruído por parte da população, para assim terem seu papel reconhecido.

  • @Raissanobrega0508
    @Raissanobrega0508 Před rokem +1

    Foi muito esclarecedor entender sobre as PICS e sanar as superficialidades que envolvem esse tema. Sua presença marcante na atenção básica ressalta como ela é essencial nesse nível de cuidado à saúde, beneficiando não só o paciente, mas também os profissionais e familiares que o cercam e que também são afetados pelo processo de saúde e doença. Além disso, com as PICS, o cuidado se torna centrado na pessoa e há uma ampliação de ofertas terapêuticas. Por isso, essas práticas deveriam ter mais participação nas ofertas de saúde, a fim de ampliar o leque terapêutico e preventivo das pessoas.

    • @picsnapauta
      @picsnapauta  Před 11 měsíci

      Sim o lugar de maior oferta é na atenção básica, mas podemos ter ofertas em todos os ambientes, de acordo com o objetivo terapêutico da prática, do espaço e da necessidade de saúde da pessoa/comunidade!

  • @maxmoco7615
    @maxmoco7615 Před rokem +6

    Me formei em Psicanálise. Como é um curso livre sem graduação, resolvi fazer um curso tecnólogo em PICs.
    Considero um conhecimento agregador ao tratamento psicanalítico, que é baseado em muita ''conversa'' (livre associação), enqto alguma terapia integrada possa causar mais relaxamento e bem-estar.
    Enfim, há um interminável caminho de conhecimentos a seguir.

    • @nayarapinheiro034
      @nayarapinheiro034 Před rokem +2

      Uau...seu comentário só me inspirou ainda mais. Penso em fazer os dois cursos também. Obrigada por agregar.😊

    • @picsnapauta
      @picsnapauta  Před 11 měsíci +2

      Sempre podemos aprender mais.

  • @leonardotrajano6943
    @leonardotrajano6943 Před rokem +3

    O vídeo foi muito importante! A utilização de práticas integraticas e complementares em saúde é muito presente e abrangente em toda a população brasileira, e mesmo quem não conhece esse termo, provavelmente já fez uso de alguma delas. Por isso, é muito importante ver, na atenção básica, um serviço de referência para apoiar a população no uso dessas práticas, e para recomendá-las ou promover a sua utilização consciente. Nesse sentido, o vídeo foi muito útil para nos dar uma referência de como anda a difusão das PICS nos serviços de atenção básica atuais e de como essa difusão pode acontecer cada vez mais, de modo a beneficiar a população por meio de um cuidado cada vez mais integral, além de beneficiar os profissionais, que terão possibilidades terapêuticas cada vez mais ampliadas com uso das práticas integrativas. Ou seja, apesar do otimismo deixado pelo vídeo, relacionado à implementação cada vez maior das PICS nos seviços de saúde, deve haver ainda mais luta para que esses serviços sejam ainda mais oficializados.

    • @picsnapauta
      @picsnapauta  Před 11 měsíci

      Sim, ainda temos muito o que lutar para garantir esse direito de escolher como queremos ser cuidados no SUS!

  • @RENANCOSTA-vx7uh
    @RENANCOSTA-vx7uh Před rokem +1

    O vídeo foi fundamental para reiterar a importância das PICS na complementariedade do serviço de tratamento e de promoção de qualidade de vida aos indivíduos. É muito interessante perceber como a adoção das PICS distancia-se de um modelo assistencial mais biomédico e se aproxima do dinâmico, na medida em que busca conciliar comprovações científicas à bagagem cultural dos indivíduos na Atenção Básica, por exemplo, ao levar em consideração o uso de homeopáticos ou fitoterápicos, os quais são práticas comumente adotadas pela população. Nesse sentido, as PICS tornam-se essenciais nos serviços de da Atenção Básica, graças ao SUS, mas também ambulatoriais e hospitalares, em virtude do largo alcance promovido, e também para uma compreensão mais fidedigna do processo saúde-doença.

  • @user-mt1oh9fv3r
    @user-mt1oh9fv3r Před rokem +1

    O vídeo é muito esclarecedor e evidencia bastante a importância das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Embora a medicina alopática convencional seja baseada em evidências científicas sólidas e seja a abordagem médica predominante, as práticas alternativas podem oferecer benefícios adicionais e abordagens diferentes para a promoção da saúde. As práticas que constituem as PICS sempre estiveram, de certa forma, presente no cotidiano da população brasileira. Dessa forma, a sua implementação no SUS consolida a sua presença na promoção da saúde e evidencia a busca por abordagens mais integrativas e vinculadas ao conhecimento tradicional e saberes socioculturais.

  • @mclara_lacerdaa
    @mclara_lacerdaa Před rokem +1

    Foi extremamente enriquecedor obter mais informações acerca das PICS, de forma simplificada, mas que engloba tópicos relevantes. Pelo nosso pequeno contato com a comunidade durante a cadeira Cuidado em Saúde na Comunidade, pudemos ter uma breve noção da importância que as práticas integrativas representam para a população e, consequentemente, para a prática médica nas USF. A sua prática/ utilização p3la comunidade vêm, muitas vezes, embasada pela cultura e pela história local, constituindo parte do cotidiano da região. Todavia, é, ainda, contraditório que apenas 1/3 das UBS ofereçam essas modalidades, o que traduz muito o preconceito e a desvalorização dessas práticas no ambiente médico. Em suma, o vídeo aborda bem a relevância dessas práticas para o cotidiano e, consequentemente, enfatiza a necessidade que nós, futuros médicos, temos de compreendê-las, afim de proporcionar o melhor cuidado possível para os nosso (futuros) pacientes.

    • @picsnapauta
      @picsnapauta  Před 11 měsíci

      No mundo todo tem crescido o reconhecimento destas práticas. podemos encontrar agora diversos guidelines apresentando as PICS como uma possibilidade de cuidado.

  • @mayke4769
    @mayke4769 Před rokem +1

    O conteúdo abordado no vídeo é de suma importância, uma vez que aborda de forma sucinta e objetivas as PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde). Essas práticas são essenciais para o cuidado com as pessoas, pois visa o cuidado integral e centrado no indivíduo e não visando apenas a cura da doença ou enfermidade do paciente. Os serviços ofertados nas PICS são, em grande maioria, centrados na atenção primária e os mais comuns estão nas Unidades Básicas de Saúde, Ambulatórios, CAPS, Farmácias vivas, entre outros, e entregam diversas formas de cuidado como a homeopatia, a fitoterapia, a acupuntura, etc. Por fim, notei que as PICS são extremamente importantes para o cuidado da população e devem ser valorizada, uma vez que fazem parte da base do Sistema Único de Saúde brasileiro.

    • @picsnapauta
      @picsnapauta  Před 11 měsíci

      Ter as PICS no SUS é de fundamental importância para termos outras abordagens de cuidado, e ampliar resolutividade terapêutica de acordo com as necessidades da população.

  • @nunes6765
    @nunes6765 Před rokem +1

    É de extrema importância a oferta, integração e democratização das PICS dentro do SUS, principalmente no que tange à APS, visto que essa é a porta de entrada da saúde pública brasileira. Além disso, a ótica trazida a partir das PICS permite ao profissional ter uma visão holística da oferta de cuidados em saúde, entendendo, de maneira mais abrangente, o processo saúde-doença, sendo, até mesmo, os próprios profissionais utilizarem dessas práticas como forma de autocuidado. Ademais, as PICS podem ser uma importante ferramenta no que se refere â educação popular em saúde, ao estreitamento dos laços profissional-usuário e, também, a participação da comunidade no ambiente de saúde, descentralizando a visão equivocada que somente a medicina alopática/ocidental pode propiciar cuidados em saúde.

    • @picsnapauta
      @picsnapauta  Před 11 měsíci

      O vínculo dos usuários com os serviços de saúde cresce muito quando ele passa a ter diversas ações de saúde como as PICS, e não utilizar o serviço apenas quando tem uma queixa de saúde.

  • @mjuliaandrade
    @mjuliaandrade Před rokem +1

    O vídeo foi de extrema importância para expandir o conhecimento no que tange às PICS. Com ele, percebi que muitas estruturas que vemos no cotidiano não são reconhecidas como parte desse grupo, embora sejam! Além disso, o vídeo trouxe a compreensão acerca da atuação e da importância de algumas estruturas das PICS. Nesse sentido, o conhecimento trazido muito contribui na formação médica, uma vez que, como dito no material, é preciso que os profissionais compreendam não só a ação, como também a importância das práticas inegrativas no processo da saúde.

  •  Před rokem +1

    Muito importante pra nós, futuros profissionais, entendermos as práticas integrativas e como podemos utilizá-las para garantir um tratamento com foco naquele paciente. Durante um tempo pensei pouco sobre essas práticas, pois julgava que a Medicina alopática era a única capaz de curar doenças (e, para ser sincera, ainda entendo que ela predomina quase que completamente), mas com o vídeo e com o abordado em sala de aula enxergo as PICS como um acompanhamento válido. Se meu paciente acredita em Homeopatia, eu preciso respeitá-lo. Se há evidências de que a Acupuntura funciona, eu posso incorporá-la no meu atendimento. Respeitando o paciente, ele poderá se sentir confiante no processo médico.
    Outro foco importante das práticas integrativas é a própria educação em saúde que acontece nos centros, aproximando a população do processo de saúde! Acho que é um tema que vem somente a engrandecer.
    Muito bom vídeo.

    • @picsnapauta
      @picsnapauta  Před 11 měsíci

      As pessoas procuram um cuidado mais integral, e não cuidar apenas de sintomas. E já temos modelos interessantes como o whole health utilizado nos EUA.

  • @sandraalves9204
    @sandraalves9204 Před 3 měsíci

  • @lourdessiqueira6845
    @lourdessiqueira6845 Před 3 lety +4

    Gratidão pela partilha, muito tem contribuído para os serviços. tenho socializado na rede de saúde do Amazonas.

    • @picsnapauta
      @picsnapauta  Před 3 lety

      Obrigado por compartilhar! Vamos disseminar o conhecimento das PICS para que ela se fortaleça enquanto política pública de saúde!

  • @isabelamotagomes
    @isabelamotagomes Před rokem +1

    Considero muito importante que os estudantes de medicina, como nós, estejam a par da importância das Práticas Integrativas e Complementares à Saúde. Entender que áreas como a acupuntura, homeopatia e fitoterapia são SIM serviços e práticas tão importantes e necessárias quanto às alopáticas, fará nos tornar médicos mais sensíveis ao lado holístico do paciente, ao invés de considerá-lo apenas o portador de uma patogênese.
    Um dos fatores que mais entendo como importante nas PICS é a socialização. O contato com pessoas diferentes, as rodas de conversa e os momentos em comunidade também são muito eficazes no processo saúde-doença.

    • @picsnapauta
      @picsnapauta  Před 11 měsíci

      Sim, várias práticas como a dança circular, não tem um objetivo clínico, mas de socialização, e isso pode ser fundamental para a saúde de muitas pessoas.

  • @lucasduarte-rm1bm
    @lucasduarte-rm1bm Před rokem +1

    Ótima explicação. Achei muito interessante conhecer um pouco das atividades incorporadas como PICs e a forma como elas podem ser introduzidas na atenção básica (que é uma das esferas mais importantes do sistema de saúde), junto com outras práticas já consolidadas, enquanto uma ferramenta adicional de cuidado à população. Considero de extrema importância essa inclusão, especialmente no âmbito do SUS, tendo em vista a abrangência no atendimento do sistema, o que pode melhorá-lo como um todo.

    • @picsnapauta
      @picsnapauta  Před 11 měsíci

      Obrigado! Precisamos avançar, mas já demos passos importantes!

  • @lucilenegomes6945
    @lucilenegomes6945 Před 7 měsíci

    Sou agente comunitaria de saúde, com graduação em serviço social e temos observado muitos casos pós pandemia de pessoas em situação de sofrimento mental inclusive profissionais agentes de saúde , se tivéssemos essas práticas na UBS, seria uma forma de enfrentamos essas situações.

  • @ROSA-sd6hr
    @ROSA-sd6hr Před rokem +1

    Gratidão ! Fui de excelência

  • @luziabarbosa4302
    @luziabarbosa4302 Před 2 lety +3

    Conheci hj o canal ja me INSCREVI

  • @lizramalho8427
    @lizramalho8427 Před rokem +1

    O vídeo serviu como uma quebra de barreiras quanto ao conhecimento superficial no tema dos PICS. Reforçando, dessa maneira, outros tipos de PICS além dos mais comuns, como fitoterapia, acupuntura e homeopatia, trazendo outras formas de lidar com a saúde do paciente, como academias, farmácias, reabilitação, musicoterapia por exemplo. Além disso, as PICS servem para cuidar do paciente de forma mais centralizada na atenção primária, não necessariamente apenas no tratamento das queixas, mas tratando o paciente como corpo e mente.

    • @picsnapauta
      @picsnapauta  Před 11 měsíci

      Isso mesmo! Temos que ter opções de cuidado que vão além das queixas imediatas.

  • @lucienemagalhaes1117
    @lucienemagalhaes1117 Před 3 lety +4

    Muito obrigada. Pena que na cidade que moro (Betim MG) só existem em alguns Postos de saúde. E pessoas que moram em outros bairros não podem usufruir.

    • @picsnapauta
      @picsnapauta  Před 3 lety +1

      É preciso acionar o conselho municipal de saúde solicitando a ampliação para as outras unidades. Betim, também tem uma farmácia viva que é uma grande referência nacional. Vamos ampliar as PICS!

  • @mariacristinabarros5095
    @mariacristinabarros5095 Před 3 lety +2

    Obrigado Daniel.

    • @picsnapauta
      @picsnapauta  Před 3 lety

      Eu que agradeço! Seguimos fortalecendo as PICS.

  • @heloneidaromao7338
    @heloneidaromao7338 Před 3 lety +2

    Gratidão pela Partilha.

  • @estrelaguia2286
    @estrelaguia2286 Před 3 lety +3

    Gratidão 🙏🏻 🌟

  • @valeriadias5870
    @valeriadias5870 Před rokem +1

    Parabéns pelo vídeo!!!!

  • @elainecristinaoliveira4686

    Gratidão ♾

    • @picsnapauta
      @picsnapauta  Před rokem

      nós que agradecemos. não esquece de se inscrever e ativar o sininho.

  • @luizfelipemarinho1636
    @luizfelipemarinho1636 Před 2 lety +1

    Parabéns... sigamos nas práticas

  • @sergioricardolobackdossant4593

    Bom dia o senhor, ajuda muito o seguimento, só esqueceu dê uma prática que organiza todo esses sistemas, estou falando dá
    AROMATERAPIA, pois vários profissionais estão se capacitando

    • @picsnapauta
      @picsnapauta  Před 11 měsíci

      Sim, temos aromaterapia na PNPIC, é uma pratica muito importante que vem crescendo bastante.

  • @rafaelcosta3111
    @rafaelcosta3111 Před 2 lety +1

    Muito bom 🙏🏻✨

  • @mariaclaraalves8796
    @mariaclaraalves8796 Před rokem +1

    Acho seus vídeos muito interessante e esclarecedor estou cursando um tecnólogo em práticas integrativas e complementares mas ainda estou em dúvida qual delas me especializar gosto muito de criança vc poderia falar um pouco sobre as práticas que envolvem atendimento a crianças e adolescentes e qual seriam elas?

    • @picsnapauta
      @picsnapauta  Před 11 měsíci

      sugestão anotada. Vou fazer um vídeo sobre o assunto.

  • @RuanCarlos-qv9wg
    @RuanCarlos-qv9wg Před rokem +1

    👏🏾👏🏾

    • @picsnapauta
      @picsnapauta  Před 11 měsíci

      Grato, ajuda a gente a divulgar o canal.

  • @annatxay4568
    @annatxay4568 Před 7 měsíci

    Tenho formação em PICS pela Universidade Federal do RN,iniciei um projeto com as PICS na UBS local, cada dia mais pessoas queriam o cuidado; tive de sair da UBS por falta de espaço (usado para outro fim) e todos os assistidos ficaram à mercê... Desta forma passei atender de forma autônoma em pequenos grupos em suas residências..gostaria de ter espaço e voltar pra UBS? Sim, gostaria. Porém...

  • @camillavaletim5253
    @camillavaletim5253 Před 7 měsíci

    Duvida cruel se faço a faculdade Práticas integrativa e complementares, pelo que pesquisei acho uma área dificil de atuar de conseguir trabalho, então estou em duvida entre Terapia ocupacional.

  • @claudiobahia2000
    @claudiobahia2000 Před 6 měsíci

    Seria importante a homeopatia/ ozonioterapia e fitoterápia nas UBS , ajudaria muito minimizar o uso inadequado de medicamentos.

  • @crisnara6667
    @crisnara6667 Před 2 lety +3

    Daniel estou concluindo a Pós-graduação em PICS, na matéria de Reiki, há uma polêmica sobre o curso online e presencial, alguns falam que o curso de Reiki online não é válido, fiquei confusa, pois mesmo com minhas iniciações (online), tive bons resultados com envio de Reiki a distância.

    • @picsnapauta
      @picsnapauta  Před 2 lety +4

      Olá Cris, as entidades da área da saúde vêm defendendo o ensino presencial das atividades de cuidado. Do mesmo modo as entidades das PICS também. Entendendo que pedagogicamente a experiência prática presencial é mais significativa. Isso não invalida a experiência de cada um, e a capacidade de aprendizado a partir da vivência online. Mas quando falamos de diretrizes de ensino, sabe-se que uma grande parte das pessoas tem baixo aprendizado e capacidade de transpor a aplicação de técnicas aprendidas na tela, para as pessoas. Por isso se defende o ensino presencial. Especificamente do Reiki, ela é uma prática extremamente simbólica e vivencial, não creio que pode-se "invalidar" a experiência de ninguém, muito menos tem um "órgão" que "valide" a formação x, ou y. Porém, enquanto diretriz de formação as entidades defendem que o ensino presencial é mais significativo para o aprendizado. Espero ter ajudado na questão.

    • @crisnara6667
      @crisnara6667 Před 2 lety +3

      @@picsnapautaMe ajudou sim, Obrigada Daniel!!

  • @julianalimaverde4405
    @julianalimaverde4405 Před rokem +1

    Como faço para implantar uma terapia no PNPICs? Não falo de implantar na gestão municipal o que já tem no PNPICs e sim, como faço para adicionar a minha terapia no PNPICs da Atenção Básica? Obrigada!

    • @picsnapauta
      @picsnapauta  Před 11 měsíci

      Oi Juliana, na gestão municipal, vc pode propor para o gestor municipal, ou pela câmara dos vereadores.

  • @Ana-hq9hy
    @Ana-hq9hy Před 2 lety +2

    Daniel, o Centro de PICS pode ser registrado no CNES como baixa ou média complexidade? E no caso de ser baixa, como fica a questão do financiamento da acupuntura?

    • @picsnapauta
      @picsnapauta  Před 2 lety +2

      Oi Ana, um "centro de PICS" normalmente se caracteriza como um serviço de média complexidade. Mas ele pode ser registrado como um serviço de "atenção básica", se tiver equipe de AB ou equipe de saúde da família. Mas normalmente não é o caso. o procedimento de Acupuntura, registrado no SISAB, não conta com financiamento.

    • @Ana-hq9hy
      @Ana-hq9hy Před 2 lety +1

      @@picsnapauta obrigada 🙌

  • @jaquelinepampu2835
    @jaquelinepampu2835 Před 2 lety +3

    Gostaria de fazer um curso

    • @picsnapauta
      @picsnapauta  Před 2 lety

      Temos algumas aulas no PICS na Pauta, você já foi conferir?

  • @angelamatos1569
    @angelamatos1569 Před 2 lety +2

    Como elaborar um modelo de projeto pics pra trabalhar com as terapias

    • @picsnapauta
      @picsnapauta  Před 2 lety +1

      Oi Ângela, essa é uma pergunta bem ampla, depende se vc já está no município, se está fora e quer trabalhar como terapeuta, eu abordo esse assunto no 1º aulão de PICS nas aulas online do PICS na Pauta: www.picsnapauta.com.br/cursos, confere lá

  • @funkdebh5448
    @funkdebh5448 Před rokem +1

    Pode trabalhar TB em APAE o terapeutas integrativas e complementares?

  • @rosanaflor2373
    @rosanaflor2373 Před rokem +1

    Faço a graduação de terapia integrativas e Complementares...Posso atuar como Práticas integrativas e Complementares em SUS?

    • @carlasilva5573
      @carlasilva5573 Před rokem

      Que legal. Onde vc faz a graduação. Eu gostaria de fazer. Pode me ajudar?

    • @picsnapauta
      @picsnapauta  Před 11 měsíci

      Veja no seu município, na secretaria de saúde.

  • @luziabarbosa4302
    @luziabarbosa4302 Před 2 lety +2

    Vc tem formação em Medicina chinesa e de qual cidade vc é

    • @picsnapauta
      @picsnapauta  Před 2 lety

      Olá Luiza, sim, tenho formação em Medicina Tradicional Chinesa. Eu sou de João Pessoa/PB.

  • @JAbençoada
    @JAbençoada Před rokem +1

    Gostaria de saber se essa profissão pode trabalhar com práticas cognitivas?

    • @picsnapauta
      @picsnapauta  Před rokem

      Oi Ester, tudo bem? Essa discussão é bem ampla, quando falamos de Práticas Integrativas e Complementares, envolve várias profissões e ocupações, que utilizam essas práticas para ampliação da sua ação de cuidado. Muitas das PICS podem ser consideradas "cognitivas". Talvez vc possa explicar melhor a sua dúvida. No mais, tem vários vídeos aqui no canal explicando essa questão das Profissões, fica a sugestão de vc assistir também. Tenha um bom dia.

    • @JAbençoada
      @JAbençoada Před rokem

      @@picsnapauta trabalhar com crianças com alguma deficiência ou problema de de aprendizado, e idosos também como exemplo usar peças exercícios de memorização.

  • @Raissanobrega0508
    @Raissanobrega0508 Před rokem +1

    Foi muito esclarecedor entender sobre as PICS e sanar as superficialidades que envolvem esse tema. Sua presença marcante na atenção básica ressalta como ela é essencial nesse nível de cuidado à saúde, beneficiando não só o paciente, mas também os profissionais e familiares que o cercam e que também são afetados pelo processo de saúde e doença. Além disso, com as PICS, o cuidado se torna centrado na pessoa e há uma ampliação de ofertas terapêuticas. Por isso, essas práticas deveriam ter mais participação nas ofertas de saúde, a fim de ampliar o leque terapêutico e preventivo das pessoas.

    • @picsnapauta
      @picsnapauta  Před 11 měsíci

      Sim o lugar de maior oferta é na atenção básica, mas podemos ter ofertas em todos os ambientes, de acordo com o objetivo terapêutico da prática, do espaço e da necessidade de saúde da pessoa/comunidade!

  • @Raissanobrega0508
    @Raissanobrega0508 Před rokem +6

    Foi muito esclarecedor entender sobre as PICS e sanar as superficialidades que envolvem esse tema. Sua presença marcante na atenção básica ressalta como ela é essencial nesse nível de cuidado à saúde, beneficiando não só o paciente, mas também os profissionais e familiares que o cercam e que também são afetados pelo processo de saúde e doença. Além disso, com as PICS, o cuidado se torna centrado na pessoa e há uma ampliação de ofertas terapêuticas. Por isso, essas práticas deveriam ter mais participação nas ofertas de saúde, a fim de ampliar o leque terapêutico e preventivo das pessoas.

    • @picsnapauta
      @picsnapauta  Před 11 měsíci

      Sim o lugar de maior oferta é na atenção básica, mas podemos ter ofertas em todos os ambientes, de acordo com o objetivo terapêutico da prática, do espaço e da necessidade de saúde da pessoa/comunidade!