Festa do Caboclo Boiadeiro da Jurema.

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 25. 11. 2022
  • Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa Apresentam:
    " Festa do Caboclo Boiadeiro da Jurema".
    Projeto foi contemplado pelo edital Povos Tradicionais Presentes.
    A referida festa foi um dos momentos de alegria, onde se reuniram os seguidores das religiões de matriz africana e pessoas que têm afinidade com o fundamento. É considerada uma festa muito especial, pois como todos sabem, o Caboclo Boiadeiro da Jurema (que gosta muito de beber, fumar e dançar) é a entidade que comanda o grupo de Ogãs e por isso, a gira de Boiadeiro já é muito esperada por cada Ogã, acompanhada de cantiga louvando os Orixás e as forças da Umbanda. São espíritos de pessoas, que em vida trabalharam com o gado, em fazendas por todo o Brasil, estas entidades trabalham da mesma forma que os Caboclos nas sessões de Umbanda. E antes das incorporações, apenas uma oração de pedido de proteção das entidades boiadeiros. Usam de canções antigas, que expressam o trabalho com o gado e a vida simples das fazendas e o principal elemento da sua magia é a força de vontade, fazendo assim que consigamos uma vida melhor e farta. Nos seus trabalhos usam de velas, pontos riscados e rezas fortes para todos os fins. A Festa do Caboclo Boiadeiro da Jurema aconteceu na Tenda Espírita São Benedito, com duração de mais de duas (2) horas, no dia 21 de agosto de 2022 para um público de 100 pessoas (pais e mães de santo, cultuadores da religião e simpatizantes da festa).
    Através do referido projeto que foi selecionado no edital lançado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado houve a possiblidade da realização de uma celebração que acontece anualmente e que traz inúmeros benefícios, bem como a valorização da instituição que age em prol da salvaguarda e proteção da liberdade de culto de religiões de matriz-africana. A melhoraria na estrutura física da Tenda, que não gozava de uma infraestrutura adequada para realizar suas atividades (os eventos estavam acontecendo na rua ao lado da Tenda, por muitas das vezes interrompido pela chuva) já é visível aos olhos dos frequentadores.
    A aprovação do projeto foi muito importante para o território porque há mais de 47 anos em atividade, a Tenda Espírita São Benedito, fundada (em 26 de março de 1978) pela matriarca Maria Aparecida Alves Marciano, conhecida no terreiro de umbanda como a mãe de santo Mariinha de Oxum, é a mais longeva da cidade de Valença. E também cuida da organização da Tenda, conduz os médiuns nos trabalho da casa (levando caridade e auxílio espiritual aos que necessitam), promove ações beneficentes em datas comemorativas.
    #povostradicionaispresentes #culturapresente

Komentáře •