De Sanatório a Hospital Psiquiátrico de Maringá

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 25. 04. 2024
  • Em meio a polêmicas, no mês de julho de 2022, o Hospital Psiquiátrico de Maringá foi interditado pela Vigilância Sanitária. De acordo com a Prefeitura Municipal, além de sua licença estar vencida, a instituição não tinha condições para funcionar. O tema está sendo discutido na Justiça.
    Então com 252 leitos ofertados por meio de convênios com o SUS e com o Governo do Paraná, este hospital tem uma história que remonta a década de 1960.
    Querem conhecer detalhes deste estabelecimento que foi criado pelo médico psiquiatra Onofre Pereira de Mendonça e sua esposa, Maria da Gloria Parisotto?
    Sejam bem-vindos ao Maringá Histórica.
    Nos siga nas redes sociais (Maringá Histórica em tudo!):
    - www.maringahistorica.com.br
    Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
    / @maringahistorica

Komentáře • 23

  • @rafaelmarquesdefreitas3337
    @rafaelmarquesdefreitas3337 Před 3 měsíci +14

    Só tenho a agradecer ao Hospital Psiquiátrico de Maringá. Lá meu primo Leo teve um excelente tratamento e conseguiu se recuperar e abandonar os vícios. O que foi decisivo na vida dele, o tratamento correto e assistido pelo munícipio, pode estar sendo falta na vida de centenas de casos como o nosso. Que a prefeitura consiga reaver o hospital aberto. Investimento em saúde nunca deve ser contigenciado.

  • @miguelcortereal1313
    @miguelcortereal1313 Před 3 měsíci +9

    Nunca imaginei que o hospital tinha essa história incrível.
    Nise da Silveira virou mito da psiquiatria humanista.
    Foi amiga de Carl Gustav Young, inclusive, trocavam cartas constantes para debater as propostas humanistas das novas terapias recomendadas por Young aos seus discípulos.
    Isso, em uma época que a ciência oficial criava os "campos de concentração" de Barbacena/MG e Juqueri/SP - transformando-os em verdadeiros depósitos de seres humanos portadores de graves problemas mentais e/ou físicos.

  • @LucianaBoligonRefundini
    @LucianaBoligonRefundini Před 3 měsíci +4

    Obrigada pela reportagem. Por contar a história do HPM. O trabalho realizado por essa instituiçao em nossa cidade foi um presente. E ajufou muito nosso municuipio. Se hoje andar pelo municipio e ver como tem aumentado o número de dependentes quimicos em estado de rua pela cidade inteira, principalmente na região do chico neto. A quantidade de pessoas nessa situaçao morrendo nas ruas as minguas. Muito triste, espero que Maringá consiga reverter essa situação.

  • @agenciaalfainvestigacoes
    @agenciaalfainvestigacoes Před 3 měsíci +7

    Incrível história e ainda narrada de maneira expendida pelo Fernando se torna mais incrível ainda. Parabéns pela reportagem em especial e pelo canal Maringá histórica, simplesmente o melhor canal do CZcams.

  • @josecarmoalves8877
    @josecarmoalves8877 Před 3 měsíci +3

    Tive o prazer de conhecer o Dr. Mendonça, ele era um sonhador, sempre voltado pro bem.. Uma figura fantástica.. Internei meu filho por uso de drogas no hospital muitos anos atrás, na época ajudou muito

  • @mariadaanunciacaoanunciaca8488
    @mariadaanunciacaoanunciaca8488 Před 3 měsíci +9

    Fiz muitas visitas aí um amigo meu ficou internado

  • @vilmagoes1696
    @vilmagoes1696 Před 3 měsíci +2

    hospital muito bom a única coisa que prescisa com urgência e trocar TD o telhado porque quendo chove e muita chuva chove mais dentro do que fora quanto ao tratamento e excelente

  • @mariadaanunciacaoanunciaca8488
    @mariadaanunciacaoanunciaca8488 Před 3 měsíci +2

    Eita saudades da minha terra😢

  • @Ssmm43
    @Ssmm43 Před 3 měsíci +2

    Quando eu era criança, minha mãe dizia que era hospital de "loucos", e evitava falar do local, triste... (eram ano 70).

  • @Ssmm43
    @Ssmm43 Před 3 měsíci +1

    As pessoas tinham muitos preconceitos... antigamente.

  • @Sir.A-Lex
    @Sir.A-Lex Před 3 měsíci +10

    A reabertura do Hospital Psiquiátrico de Maringá é uma questão de extrema importância para a comunidade local e para o cuidado adequado das pessoas que enfrentam desafios de saúde mental na região. O fechamento do hospital, após a intervenção da Prefeitura de Maringá, deixou uma lacuna significativa no sistema de saúde mental da cidade, privando os pacientes de acesso a cuidados especializados e de qualidade.
    A reabertura do hospital não apenas proporcionaria um local seguro e adequado para o tratamento de pessoas com transtornos mentais, mas também garantiria que esses indivíduos recebessem o apoio e a atenção de que tanto necessitam. Além disso, um hospital psiquiátrico funcionando adequadamente poderia oferecer uma gama de serviços, incluindo avaliação, tratamento medicamentoso, terapia individual e em grupo, reabilitação e suporte social.
    Em verdade, é compromisso com a saúde e o bem-estar de todos os membros da comunidade regional, especialmente daqueles que são mais vulneráveis. Além disso, sem dúvida, a cidade estaria dando um passo importante na redução do estigma em torno da saúde mental e na promoção de uma sociedade mais inclusiva e compassiva.

    • @NBARZAGHI
      @NBARZAGHI Před 3 měsíci +4

      Para reduzir o estigma em torno do tema temos os Caps

    • @marianasantana8245
      @marianasantana8245 Před 3 měsíci +4

      Reduzir estigma é internar e excluir socialmente? Incluir é privar de liberdade?

    • @gregorikestering8455
      @gregorikestering8455 Před 3 měsíci +6

      meu amigo conversa com quem ja ficou la dentro pra vc, sem dúvida, achar que o passo importante seria de fato reabri-lo novamente

    • @emiliaparis6534
      @emiliaparis6534 Před 3 měsíci +3

      ​@@NBARZAGHIo Caps realiza tratamento há nível secundário de assistência , o paciente com riscos de suicídio ,ou em surto psicótico necessita de tratamento medico-hospitalar integral (nível terciário de assistência) .

  • @GustavoGoncalvess
    @GustavoGoncalvess Před 3 měsíci +13

    Meu tio foi assassinado neste hospital por negligência, meu tio sempre foi uma pessoa calma e amigável, mas tinha dependência alcoolica. Colocaram ele com outro paciente com histórico de agressão familiar e esquizofrenia no mesmo quarto, sem supervisão e infelizmente o pior aconteceu...

    • @NBARZAGHI
      @NBARZAGHI Před 3 měsíci +9

      Infelizmente, seu tio não foi o único. Sinto muito pela sua perda. Infelizmente também esse tipo de história não é mostrado, porque não convém a quem pretende reabrir a instituição para seguir lucrando com o sofrimento e a morte de pessoas com problemas. Triste demais

    • @gregorikestering8455
      @gregorikestering8455 Před 3 měsíci

      sinto muito de verdade :(

    • @user-ke9dj2zi3x
      @user-ke9dj2zi3x Před 3 měsíci

      Vdd eu fiquei nele quando a tapa de choque invadiu lá foi um traum

    • @promoli837
      @promoli837 Před 3 měsíci +2

      vo manda a real velho eh uma fatalidade tlgd? imagina agr com esse hospital fechado?? esse cara ai q matou o teu tio vai tar solto na sociedade muito mais perigoso fraga? os politico quer mais que a gente se ferre mesmo baguio eh loko

  • @marckospauloluiz1720
    @marckospauloluiz1720 Před 3 měsíci

    Pq vc ta falando como se fosse o Eduardo Santos? Que bizarro.