CONHEÇA SÃO JOSÉ DO RIO CLARO NO MATO GROSSO.

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 25. 08. 2024
  • SÃO JOSÉ DO RIO CLARO-MT
    Gentílico: rio-clarense.
    São José do Rio Claro está localizado a 320 quilômetros a Médio-Norte de Cuiabá, capital mato-grossense. O município possui vasta fluência dos biomas Cerrado e Amazônia, banhados principalmente pelos rios Claro e Arinos que confluem harmonicamente - atrativos naturais que propiciam momentos singulares de pesca, descanso e lazer familiar.
    Emancipada em 20 de dezembro de 1979, a cidade manteve a fé em seu padroeiro, São José, o homenageando com a data de 19 de março para comemorar seu aniversário. De acordo com a estimativa do IBGE, atualmente habitam 20.664 rio-clarenses, em uma extensão territorial de 4.533,010 quilômetros quadrados. Sua extensão limítrofe inclui Nova Maringá (NO), Diamantino (S) e Nova Mutum (SE). Entre as principais atividades econômicas estão a agropecuária, a indústria e a prestação de serviços.
    O município é privilegiado com seus vastos rios de águas cristalinas de margens preservadas. Trilhar essa história é uma viagem fantástica de belezas em contato direto com a natureza.
    PRIMEIROS HABITANTES
    Os habitantes que primeiro ocuparam o antigo território do município de São José do Rio Claro foram quatro povos indígenas: Paresi, Arino, Beiço-de-pau e Rikbakta. Tudo indica que os habitantes mais antigos da região foram o povo autodenominado Haliti, encontrado, esse povo recebeu a denominação de os Paracizes. Outras grafias sucederam para o nome Pareci, Paresi.
    O território ocupado por esse povo, os Parecises, no dizer dos paulistas, eram os extensos chapadões bordados por suaves declives para os rios, denominados Chapada ou Planalto dos Parecis. Aparece também a denominação incorreta de `Serra dos Parecis`. Incorreto, porque se trata de terreno plano contínuo, apenas o mais elevado da região.
    O povo Pareci põe a origem mítica da tribo na região de Ponte de Pedra (hoje município de Nova Maringá). Diz o povo Paresi que de dentro de uma grande pedra, onde moravam seres humanos saíram os grupos paresí, pois o pica-pau-anão e a arara abriram a pedra e assim saiu Wazare chefiando os grupos de povo Paresi. O povo Paresi falava uma língua Arwak-nu-arwák.
    Não restaram memórias maiores do povo Arino, sabendo-se apenas que esse povo deu origem à denominação do rio Arinos, pois os Paulistas diziam que o rio Arinos era dos Arinos. Tudo indica que o povo denominado Beiço-de-Pau tenha chegado à região de São José do Rio Claro no século passado. O que também pode ter acontecido com povo autodenominado Rikbakta, ocupando a parte norte do antigo território de São José do Rio Claro. Este povo, também denominado Canoeiros de Mato Grosso, pelos seringueiros do século passado, poderia ter sido os Apanauria, que constam em mapas com esta denominação, ocupando a mesma região.
    Pelos anos de 1739, esta região teve movimentação de garimpo nas margens do rio Arinos que apareceu na história, a partir de 1746, com a descida de João de Souza Azevedo que, seguindo adiante, navegou até o Pará. E um século depois foi novamente utilizado como via de penetração pelos seringueiros e posteriormente os colonizadores. O rio Arinos passou a ser um dos rios mais históricos de Mato Grosso.
    PIONEIRISMO
    Em 1953, houve a primeira tentativa de colonização da região partindo a iniciativa do deputado Anízio José Moreira e do Sr. Tarley Rossi Vilela, de São Paulo, proprietários de uma área territorial (hoje Fazenda Rio Parecis). Ambos faleceram num desastre de avião, que caiu no Rio Arinos. Em 1954, com lotes adquiridos do Estado, os senhores Jacintos Borges e Anísio Castilho instalaram a Gleba Massapé. Pouco depois, a mesmo passou a se denominar São José do Rio Claro em virtude da devoção que ambas as famílias tinham por São José e pelo rio Claro que passa próximo a cidade. Quatro anos mais tarde (1958), iniciou-se o desmatamento da região, surgindo as primeiras construções locais. No ano seguinte, foi celebrada a primeira missa pelo Padre Jacob Teodoro Weber.
    Incentivados pelo vigor da floresta Amazônica e a ocorrência de palmitais, os desbravadores paranaenses Domingos Briante e Pedro Coelho Portilho adquiriram em 1966 a gleba e instalaram a IMCOL - Imóveis e Colonização Ltda. Com a comercialização dos lotes houve um sensível aumento populacional. Rapidamente a pequena vila tornou-se distrito, depois cidade e um dos polos econômicos de Mato Grosso.
    Os pioneiros viram seus esforços recompensados em 17 de junho de 1972, com a implantação naquela região do Programa de Incentivo à Produção de Borracha Natural (Probor), com larga aceitação pelos agricultores locais. Os vastos seringais que se formavam, acrescidos às árvores nativas, deram à cidade o título de Capital da Borracha.
    A heveicultura, antes extensivas com quatro unidades de beneficiamento de látex, foi descontinuada cerca de uma década mais tarde e a cultura substituída pelo extrativismo madeireiro e a comercialização agropecuária, com plantio de cana, soja, milho, algodão, pastagens para vaca leiteira

Komentáře • 41

  • @user-qw7nt3bu1u
    @user-qw7nt3bu1u Před měsícem +1

    Muito lindo

  • @LaelsonVieiradaSilva-ct1dl
    @LaelsonVieiradaSilva-ct1dl Před 4 měsíci +1

    Eu quero ajudar todos os comércios e ajudar todo mundo que precisa

  • @benilamaciel2342
    @benilamaciel2342 Před 6 měsíci +1

    Gostei😊🎉

  • @marialemesrodrigues963
    @marialemesrodrigues963 Před 4 měsíci +1

    Bela cidade.
    Obs. envestir em reflorestamento... dentro do perímetro urbano..

  • @carolmotos2548
    @carolmotos2548 Před 7 měsíci +1

    morei ai de 1999 a 2007 na madereira guavira tempo bom

  • @familia_oliveira_motorhomes21

    Parabéns pelo vídeo

  • @monicaalves7725
    @monicaalves7725 Před rokem +2

    Meu Deus por curiosidade entrei nesse vidio nossa até chorei meu Deus passei minha infância e começo da minha adolescência nossa q saudade gente chego doe meu coração morei viemos em bora em 92 como cresceu nossa aí só tia uma rua ia é vinha kkk não esqueço do posto Texaco kkk q saudade se eu pudesse voltaria ai pelo menos mas uma vez 😢😢vidio maravilhoso 👏👏👏 deu pra ver tudo

  • @kauanjunior916
    @kauanjunior916 Před rokem +2

    Crlh minha tia mora aí nessa casa que vcs morava

  • @fabianogarofolo3047
    @fabianogarofolo3047 Před rokem +1

    Show de apresentação Claudinei! Amo Nosso Município! Nosso município em pleno progresso! Tenho 43 anos de idade e 41 anos de SJRCLARO! Só benção!

  • @julianoprado7707
    @julianoprado7707 Před rokem +1

    Top, parabéns pelo trabalho

  • @gabrielbezerra8782
    @gabrielbezerra8782 Před rokem +1

    Parabéns Claudinei Freitas de poder mostrar essa linda cidade de São José do Rio Claro-MT 👏👏👏

  • @eliascamargocordeiro
    @eliascamargocordeiro Před rokem +1

    Morei aí são jose rio claro 1982 nois trabalhava na madeira. misssipe até 1991 eu vi para alta floresta mt 👍👍

  • @JinxMedina-su2dl
    @JinxMedina-su2dl Před 7 měsíci +1

    Boa noite...vc e filho da dona Valdete q tinha a Valdete confecção aí em São José do Rio Claro???

  • @user-gh9dd6zd9r
    @user-gh9dd6zd9r Před 8 měsíci +1

    E PERTO DE QUE CIDADE GRANDE NO MT?

  • @user-qk2nh1rd4c
    @user-qk2nh1rd4c Před 9 měsíci +1

    coomo estar a construção civil hoj ai

  • @LaelsonVieiradaSilva-ct1dl
    @LaelsonVieiradaSilva-ct1dl Před 4 měsíci +1

    Vou tentar falar com meu amigo uma coisa e o filho manda fazer um rodeio para nos ajudar os cara aí

  • @carlosribeiro5019
    @carlosribeiro5019 Před rokem +1

    Já morei aí a 35 anos e tô voltando de Curitiba a sao jose do rio claro saio daqui dia 11 de março vê se axo o caminho e rever os amigos meu primo tem um salão na avenida Júlio Campos já trabalhei na distribuidora Polo norte da brama

  • @fernandamantovani8675
    @fernandamantovani8675 Před rokem +2

    16:44 esse pé de manga é na casa da minha tia

  • @syderleycanuto6222
    @syderleycanuto6222 Před rokem +1

    Bom dia meu patrão você sabe mim dizer se tem vigilante Nortuno

  • @edsonoliveirademorais1474

    Bom dia sou de Goiás quero saber sobre as Lavouras da Regiao

    • @MADEIRALEGAL10
      @MADEIRALEGAL10  Před rokem +1

      Estou em Nova Maringa estamos com 280 mil hectares de plantio pode chegar a 400 mil hectares 370 kilometros de cuiaba

  • @LaelsonVieiradaSilva-ct1dl
    @LaelsonVieiradaSilva-ct1dl Před 4 měsíci +1

    A foto do tamanho do melhor vou tentar falar com os locutores de rodeio para nós fazer uma locução de rodeio para nos ajudar os cara eu quero ficar com 50 centavo no bolso eu quero comprar tudo de uma pros pobres agora eu quero comprar tudo igual tudo para os pobre eu quero ajuda das escola

  • @LaelsonVieiradaSilva-ct1dl
    @LaelsonVieiradaSilva-ct1dl Před 4 měsíci +1

    São José de menino quero fechar tudo estabelecimento do lado dos pontos com Marco Brasil Filho foto com Marco Brasil posso ganhar na mega-sena eu vou fechar tudo estabelecimento eu vou dar algo tudo para os povos vou mexer no fazer uma cidade de luxo em São José do Rio pardo

  • @valmormattos8029
    @valmormattos8029 Před rokem +1

    Sabes o preço de lote. ? Obrigado

    • @MADEIRALEGAL10
      @MADEIRALEGAL10  Před rokem +1

      100,00

    • @valmormattos8029
      @valmormattos8029 Před rokem

      @@MADEIRALEGAL10 Não entendi. ..? É 100.000.00 a vista. ?

    • @MADEIRALEGAL10
      @MADEIRALEGAL10  Před rokem

      @@valmormattos8029 mais ou menos isso mas tem lotes mais barato la naquela cidade eu nao moro em sao jose