Video není dostupné.
Omlouváme se.

Radiofármacos e radioterapia

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 6. 02. 2021

Komentáře • 10

  • @barbarasouza9499
    @barbarasouza9499 Před 10 měsíci +1

    obrigada prof, estava precisando desse conteúdo para complementar minha apresentação!

    • @ProfMarioGandra
      @ProfMarioGandra  Před 10 měsíci

      Que bom que esse vídeo te foi útil, Barbara. Aproveite o canal.

  • @TeoMascarenhass
    @TeoMascarenhass Před 11 měsíci +1

    Muito boa sua aula

  • @TeoMascarenhass
    @TeoMascarenhass Před 11 měsíci

    Professor seria possível o senhor mostrar em alguma aula prática em vídeo esse gerador portátil.

    • @ProfMarioGandra
      @ProfMarioGandra  Před 11 měsíci

      Oi, Teo. Infelizmente não tenho acesso aos geradores. Apenas clínicas e hospitais autorizados a comprar e utilizar o Tecnécio.

  • @daianaoliveira1871
    @daianaoliveira1871 Před 2 lety

    Os radiofarmacos são esses usados na braquiterapia?

    • @ProfMarioGandra
      @ProfMarioGandra  Před 2 lety +1

      Oi, Daiana. Não, os radiofármacos são substâncias inertes ou não, associados a radionuclídeos. Eles normalmente são administrados de forma intravenosa. A braquiterapia é uma modalidade de radioterapia em que os radionuclídeos estão fixados a matrizes sólidas e estas são inseridas cirurgicamente no paciente, próximos ao tumor-alvo.

    • @daianaoliveira1871
      @daianaoliveira1871 Před 2 lety +1

      @@ProfMarioGandra eu estou com um dúvida, minha professora pediu uma pesquisa informando os radiofarmacos usados na radioterapia. E eu tô confusa entre radiofarmacos e radionuclídeos.🤦🏽‍♀️

    • @ProfMarioGandra
      @ProfMarioGandra  Před 2 lety +1

      @@daianaoliveira1871 Oi, Daiana. Radionuclídeo é um termo genérico para um núcleo (ou átomo) emissor de radiação ionizante. O termo fica desse jeito (-nuclídeo) porque as radiações ionizantes naturais se originam de núcleos instáveis de átomos, lembra? (os raios X não se originam nos núcleos.
      Esse termo "radionuclídeo" engloba os dois tipos de átomos instáveis que emitem radiação ionizante: radioisótopos e radioisômeros (também conhecidos como isômeros metaestáveis). Veja minha videoaula chamada "[VIDEOSLIDE] Radioatividade: história, conceitos e características" se precisar relembrar esses conceitos.
      Os radiofármacos são substâncias que tem em sua composição um radionuclídeo. Essa substância pode ser inerte (não ter efeito biológico) ou pode de fato ser um fármaco (ter efeito biológico). No primeiro caso, a substância vai ser um mero carreador do radionuclídeo, talvez até um bem específico, que se acumule em certo tecido do corpo. No segundo caso, esse radiofármaco então teria dupla ação: uma ação farmacológica e outra radioterapêutica.
      Espero ter ajudado.