Event Driven Architecture na Prática

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 25. 08. 2024

Komentáře • 4

  • @ciroformenton
    @ciroformenton Před 9 měsíci +1

    Realmente uma quantidade colossal de conhecimento disponível neste vídeo. Excelente, obrigado!!!

  • @luziacosta5982
    @luziacosta5982 Před rokem +3

    Meu Deus que mundo de conhecimento numa aula só, nunca tinha visto EDA de uma maneira tão aprofunda na prática.
    Parabéns!

  • @PedroHenrique-qh3bl
    @PedroHenrique-qh3bl Před 6 měsíci +3

    Suas aulas são boas, só uma opinião sincera, utilizar clean arch a risca em uma framework robusta como NestJS não é tão viavel (até porque o nest já tem uma estrutura bem definida com suas próprias abstrações e padrões de design), não falo só por mim, até porque já vi vários debates sobre isso (não só sobre o nest).. Nesses cenários, acho que seria melhor encontrar um meio termo, o usecase por exemplo provê realmente um alto nível de desacoplamento comparado ao SOA, mas dai você acaba perdendo a necessidade de estar escorado em uma framework tão poderosa como o NestJS, como por exemplo os decoradores que começão a ser esquecidos, claro que tudo depende da convenção adotada pela empresa.. Outro ponto que renderia uma longa conversa é que hoje pouquissimas empresas já decidiram trocar a framework de suas soluções, se eu fosse chutar um número pra aquelas que por algum motivo decidiram trocar acho que chutaria algo em torno de 30%, desses 30% infelizmente pouquissimas se beneficiam por ter utilizado arch limpa (a riscaa), são aquelas que podem falar "a clean arch me salvou kk", então entra um ponto, até onde vale a pena usar uma arch a risca (isso daria um outro debate kk)? O ponto é esse, o NestJS acaba perdendo seu poder ... Mas eu sei que você cria suas aulas pra ensinar a como aplicar e tal, é só uma opinião mesmo pra galera que for se aventurar no NestJS..

  • @luciusstark
    @luciusstark Před 7 měsíci +1

    @23:06
    Esse exemplo dado de pipe para explicar o evento é bastante perigoso porque o pessoal que não entende o sistema operacional pode absorver um conteúdo errôneo, em face às expressões utilizadas para explicar EDA usando PIPE. Na realidade, uma coisa tem nada a ver com a outra; no entanto, entendo a intenção da explicação, outrossim, não nega a probabilidade do pessoal compreender um conceito errado por meio de outro.
    PIPE - efeito síncrono com resposta imediata
    EVENT - efeito assíncrono que não é feito para resposta imediata.
    A execução de "grep" é feito não por conta de um "triggering", mas por um efeito bloqueante que ocorre na comunicação IPC entre os processos envolvidos.