"O Dilema das redes" precisa mudar sua vida

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 7. 09. 2024
  • Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
    / @ricaperrone
    BAIXE O OneFootball GRATIS - tinyurl.com/y2u...
    Não esquece de se inscrever e dar like. Ajuda muito o canal a continuar crescendo!
    Obrigado!
    -Telegram-
    Grupo do Rica - t.me/joinchat/...
    Geração Green (Apostas) - t.me/joinchat/...
    -AirbNb-
    Pegue aqui R$ 350,00 de desconto na sua primeira hospedagem em qualquer lugar do mundo!
    www.airbnb.com...
    -Siga-me-
    Instagram - / ricaperrone
    Twitter - / ricaperrone
    Instagram - / ricaperrone
    Facebook - / ricaperrone
    --Podcast do Cara a Tapa --
    Os episódios do cara a Tapa na íntegra, sem cortes, exclusivos no Olá Podcast!
    olapodcasts.co...

Komentáře • 387

  • @marcoreddevil1115
    @marcoreddevil1115 Před 3 lety +47

    "Se você não está pagando por um produto, é sinal que o produto é você"
    - O dilema das redes

    • @ricardocoelho5295
      @ricardocoelho5295 Před 3 lety +6

      Marco Red Devil essa frase já havia sido dita por Richard Serra nos anos 80 sobre a relação do espectador e a televisão.

    • @marcusschebek6316
      @marcusschebek6316 Před 3 lety

      Essa frase é MUITOOOOOOOOOOOO antiga

    • @Mudei-viajandão
      @Mudei-viajandão Před 3 lety

      Frase perfeita !

  • @luiseduardoflorido4801
    @luiseduardoflorido4801 Před 3 lety +1

    Rica, mais uma vez os seus argumentos foram carregados de coerência! Parabéns irmão por não se cansar de publicar a falência do ser humano!! Quando assisti ao documentário pela primeira vez, não consegui ir até o fim...tive que parar!! Uma angústia tomou conta, nem dormi direito nesse dia. Só na terceira vez cheguei ao final sem ânsia de vômito. E vou te falar, quase não uso redes sociais...agora imagina o sentimento da pessoa que vive nessa bolha!!! Meu Deus...Um abraço e parabéns pelo vídeo!!

  • @mads5534
    @mads5534 Před 3 lety +19

    Muita gente na emoção falando sobre esse documentário, mas só vi um ate agora falando sobre a real intenção por traz, que é o controle das mídias pelo estado ditando o que pode ou não ser dito.
    O truque é sempre o mesmo, criar um problema e vender que é o único capaz de resolver, apesar de velho o truque, patinhos não só o aceitam, mas clamam por ele. As redes são infinitamente mais benéficas do que maléficas sem elas nós até hoje achariamos que o PSDB é direita, por exemplo, fora as diversas formas de obter renda através delas.
    A reflexão deve ser interna e pessoal ninguém pode ter o poder tão grande de controlar a maior máquina de propaganda da história da humanidade, isso acabaria com qualquer pessoa que "agisse" contra o que o controlador interpretasse que não pode ser dito.
    Anotem, os próximos passos serão debates e mais debates sobre o documentário com a presença de "especialistas" sugerindo que ela deve ser controlada e assim moldando o pensamento da audiência, sempre foi assim e sempre será o detalhe é que justamente as redes expuseram esse tipo de jogo sujo aí a necessidade de controlá-las.

  • @albertogomes3653
    @albertogomes3653 Před 3 lety +62

    Eu já trabalhei na área. Inclusive posso te dizer que todo entretenimento por trás dele tem alguma manipulação. Já fomos bem mais manipulados,antes não poderíamos escolher o que consumir. As classes mais baixas só assistiam a Globo. Hoje qualquer um tem um celular

    • @renep.7519
      @renep.7519 Před 3 lety +2

      Justamente, hoje a pessoa tem uma liberdade maior de buscar o conhecimento e a informação através de outras fontes e sem um filtro por de trás dos que levam a informação.

    • @marcossantana5341
      @marcossantana5341 Před 3 lety +2

      Na prática, não mudou tanto assim... antes necessariamente o "lobo" te comia, hoje vc pode escolher sobre o predador, no entanto não pode evitar ser comido. Os meios de mídias sempre vão focar suas forças em manipula-lo e de certa forma vão ter êxito. O segredo é não só canalizar suas forças para o externo, mas tbm e principalmente para o interno. Como que vc está lhe dando com toda influência alheia? Essa é a pergunta chave.

    • @tiagopeniche809
      @tiagopeniche809 Před 3 lety

      Exatamente irmão... perfeita colocação. Pra resumir, somos chamados de burro o tempo inteiro e colocamos a culpa sempre em algo externo. Não consigo acreditar que todas as pessoas são manipuláveis a ponto de nao questionarem o que estão consumindo e acharem um absurdo um algoritmo ser causador de teoria do caos.

    • @mamehito
      @mamehito Před 3 lety +2

      Isso não é verdade não. Os mecanismos de manipulação hoje são bem mais elaborados. Isso porque os processos de data mining, data warehousing, knowledge discovery e muitas outras formas de inteligência artificial só agregam ao propósito dessa manipulação. Aquele que acha que não está sendo manipulado é o que mais o está sendo.

    • @rodrigogamam
      @rodrigogamam Před 3 lety +1

      Hoje qualquer um tem um celular justamente pra manipular as massas. Nunca foi tão fácil na história de humanidade manobrar as massas.

  • @brfarmrj
    @brfarmrj Před 3 lety +8

    O Peter no Visão Libertária já está falando disso tem uns 2 anos

  • @renatolopesgarrido4717
    @renatolopesgarrido4717 Před 3 lety +12

    Mano, assisti esse documentário e a única conclusão que cheguei, foi: “PUTA SAUDADE DOS ANOS 80/90, ONDE EU VIVIA EM UM MUNDO SEMI GLOBALIZADO SEM QUASE INFORMAÇÃO...”

  • @bhappy2023
    @bhappy2023 Před 3 lety +11

    Desde os 14 anos assitindo o JN sabia que o Brasil nao era o lugar pra mim! E vou te dizer viu, daqui a 30 anos teremos um grupo de idosos extremamente depressivos! BUsquem a Deus enquanto vcs podem, DEUS liberta e traz a paz

    • @bhappy2023
      @bhappy2023 Před 3 lety +1

      @Jessica Buttgereit bosta é oq tu faz pelo seu anus:)

    • @junglegames1034
      @junglegames1034 Před 3 lety

      Deletar ou não deletar, eis a questão... da uma olhada nesse vídeo que vai te ajudar bastante na decisão!
      czcams.com/video/5fINkFKRQps/video.html

  • @michelly463
    @michelly463 Před 3 lety +11

    Sabe pq os criadores das redes sociais resolveram falar...pq mesmo eles escancarando tudo na nossa cara, mesmo assim a grande maioria não vão conseguir largar as redes sociais..pelo simples fato de todos já estarem viciados nessa bosta!

  • @diogovbsd
    @diogovbsd Před 3 lety

    Mano, merece muito uma porrada de likes...parabéns Rica...espero que pelo menos essa bolha que te segue enxergue a verdade "por trás dos bastidores"... nem todo mundo tem peito pra expor essas coisas...abraços.

  • @rafaelmoraesabreu
    @rafaelmoraesabreu Před 3 lety +23

    Tem uma cena ridícula onde aparece o Bolsonaro eleito e colocaram como se o povo na rua ao redor do trio elétrico estivesse gritando: “Facebook, Facebook” !? Ora bolas, eu estava lá! Ninguém gritou Facebook! Cantávamos o hino nacional!
    Tragicômico quando você é testemunha ocular do fato e o vê ser distorcido dessa forma.

  • @drigopessanha
    @drigopessanha Před 3 lety

    Excelente produção.
    Eu já havia excluído diversos app do meu cel, bloqueado notificações, etc. Vejo que estou no melhor caminho.

  • @guilhermebarroso4986
    @guilhermebarroso4986 Před 3 lety

    Rica, o documentário fala exatamente isso. A melhor coisa é acompanhar também que pense o oposto. E depois tire suas conclusões

  • @j.alexandreafonso5247
    @j.alexandreafonso5247 Před 3 lety

    Grande Rica! Fiquei sabendo desse documentário ontem por um amigo. A um tempo atrás eu fazia parte de todas essas redes sociais, mas decidi sair de quase todas por não concordar com aquilo que estava me tornando. Seu comentário sobre o documentário foi didático e vou correr agora para assisti-lo. Abraços!!!

  • @MalafaiaMalta
    @MalafaiaMalta Před 3 lety

    A primeira vez que tive contato com o facebook, vendo meu filho mexendo, levei um susto. Era após alguns jogos da rodada e as ofensas pra cima de quem perdeu eram absurdas.
    Um amigo comentou comigo: quando éramos crianças, nosso time perdia, íamos pra casa, dormíamos e só no dia seguinte, na escola, vinha a zoação. Já estávamos com a cabeça mais leve e a brincadeira acabava sendo saudável.
    Hoje as "brincadeiras" já começam antes do jogo acabar, invadem o whatsapp e ficamos retro-alimentando esse sentimento negativo.
    Além disso, graças às redes sociais não existe mais debate. Existe sempre alguém querendo te convencer que vc está errado, sem avaliar que suas opções são fruto de suas experiências pessoais e não parte de um manual.

  • @josemarianoalencar2984

    Eu achei o seu canal assim. Vc dizia que a imprensa é de esquerda. Foi bom. Não sabia que tinha o seu canal. E eles acertaram, vc fala mais ou menos o que eu penso. Nem sabia quem era vc. E acho vc bem ponderado. Parabéns.

  • @CanaldaReis
    @CanaldaReis Před 3 lety +1

    ANÁLISE SENSACIONAL!!!!!!! parabéns!!!! Exatamente o que penso sobre mídias sociais

  • @TheFausto10
    @TheFausto10 Před 3 lety +2

    Nem sempre é assim, Rica .... ou seja, nem todo mundo cai nessa ..... posso te dar meu exemplo pessoal .... assisto diversas posições, inclusive contrárias, pesquiso (investigo) possibilidades de "fake news" e posteriormente faço minhas escolhas ..... seja no futebol, na politica, na saúde, em relação à pandemia, etc ....

  • @franciscoandrade5765
    @franciscoandrade5765 Před 3 lety +1

    Rica, sempre discordei de você no posicionamento político, porém, acompanho alguns de seus vídeos por acreditar que você é um cara coerente, para além do futebol, a apresenta seus argumentos sem partir para o extremismo. Parabéns pelo vídeo

  • @thiagovasco8549
    @thiagovasco8549 Před 3 lety

    outra questao levantada pelo documentario, é os anuncios gerados pelo youtube, que a cada visalizacao dos videos que contem anuncios, a empresa ganha uma porcentagem da mesma forma que os youtubers, ultilizam das premissas do site para cada like e views, é monetizado...

  • @gabrielmeneguzzi
    @gabrielmeneguzzi Před 3 lety +1

    Tem que ter mais calma em relação ao algoritmo, se você vai numa loja da volks e pede um golf o vendedor não vai te oferecer um civic, você se direciona para o que quer (volkswagem>golf) e o vendedor interpreta sua vontade (algoritmo) parece que o vendedor invade tua conta, falsifica sua assinatura e surge um carro na sua garagem, calma!

  • @netto6061
    @netto6061 Před 3 lety +1

    Valeu Rica, entendo sua preocupação e susto de finalmente achar uma gravata de baixo da cama kkkk.😁😂
    Até que ponto os 'donos' de redes entregariam seus negócios? Sendo eu de centro ou de algum extremo, procuraria 'produtos' para reafirmar da minha condição ou 'produtos' modificariam minha 'condição'? Na politica discursos extremos não me preocupam acho que são ate mesmo necessários, a preocupação esta nas ações extremadas principalmente em imputar a outros a sua visão sobre o outro e sobre todos esses impor sua predileções. Tenho amigos a esquerda e a direta, grande maioria à esquerda, os de centro não me trazem nenhuma provocação a me fazer pensar, diz o ditado: que "água morna não serve para nada, nem para café, nem, suco", é na interação dos extremos que se encontra a quebra de paradigmas é desse 'equilíbrio' frágil é que a todo instante é reposicionado que se obtém o desenvolvimento que o andar para frente, o centro é paralisante ou pior se anda de lado normalmente em sentido a um dos extremos ao sabor da 'oportunidades'.
    Desenvolvimentista é o equilíbrio dos extremos e não a passividade do centro.

  • @mateusvascopbjp6804
    @mateusvascopbjp6804 Před 3 lety +50

    Rica, a relação de suicídios é um falso paralelo, eles não comprovam a relação entre um e outro. Seria mais ou menos assim: “sempre q eu acordo, faz sol” significa q o sol vem pq eu acordo? Lógico q não.
    Quanto ao vício, realmente é viciante dolosamente. Mas todo comércio tem esse intuito, exemplo: o shopping é projetado pra vc n reparar q o tempo passa. A música é uma só sempre, as escadas rolantes são aleatórias pra forçar vc a passar por mais corredores. Não tem luz solar natural, pra vc n perceber o passar das horas...
    Todo comércio é assim, adultos deveriam perceber isso.
    A rede social tem q ser alertada às crianças q n tem essa capacidade de discernimento

    • @joaoorenato93
      @joaoorenato93 Před 3 lety +4

      Até gôndola de supermercado usa desses truques. É um bombardeio que sofremos o tempo todo

    • @jorgesaldanha3128
      @jorgesaldanha3128 Před 3 lety +8

      Bom comentário! Só uma observação: o posicionamento das escadas rolantes não é aleatório. É planejado. Caso o indivíduo esteja descendo de nível, o que a maioria faz pra ir embora, a próxima escada de descida fica longe, pra deliberadamente fazê-lo passar por mais lojas; caso ele tenha esquecido de comprar algo , o próximo lance de escada subindo, ou seja levando-o de volta ao provável consumo, fica logo ali, do lado .

    • @sgtarede
      @sgtarede Před 3 lety +2

      Exatamente são adultos que não tem a capacidade de filtrar as coisas querendo culpar a tecnologia. E tem mais "eles ganham dinheiro usando vc" porra e ganho dinheiro usando o app deles então ta td pago !!! Nunca a frase "não existe almoço grátis" fez tanto sentido .

    • @junglegames1034
      @junglegames1034 Před 3 lety

      Deletar ou não deletar, eis a questão... da uma olhada nesse vídeo que vai te ajudar bastante na decisão!
      czcams.com/video/5fINkFKRQps/video.html

    • @edinhobrasil06
      @edinhobrasil06 Před 3 lety +1

      Com relação a primeira parte do seu comentário, só um adendo. O nome técnico disso é correlação expuria. Muito usada por políticos filhos da puta.

  • @MrTiagopereira89
    @MrTiagopereira89 Před 3 lety

    Rica você é um cara que não abro mão de seguir. Obrigado por ser tão bacana nas suas colocações meu algoritmo curte aqui kkk. Um grande abraço

  • @renep.7519
    @renep.7519 Před 3 lety +73

    O documentário é muito bom em alguns pontos, mas se perde na sua própria narrativa, utilizando, também, uma linguagem sensacionalista. Ademais, o documentáio cita muito o uso de redes sociais, mas nada menciona acerca do Netflix (produtor do documentário), que faz a mesma coisa das redes em muitas oportunidades. De todo o modo, o documentário é interessante.

    • @sgtarede
      @sgtarede Před 3 lety +8

      Exatamente...saiam do twitter, do faceboook, do whatsapp mas pufavo não deixe de ver aqueles trocentos filmes/series que a gente ta mandando notificação pra vc !!!

    • @Rfaelp
      @Rfaelp Před 3 lety +13

      Meu amigo boa tarde, eu vou humildemente discordar de vc. O documentário foca em redes sociais que há uma interação social entre os usuários. A Netflix como serviço n é uma rede social e sim um produto de streaming onde o próprio usuário cria a sua "bolha" de preferências de filmes e isso nao se aplica na narrativa do documentário.

    • @douglaspaula2472
      @douglaspaula2472 Před 3 lety +3

      Rafael Pitanga concordo contigo. Colocar filmes e séries no mesmo balaio que redes sociais é forçado

    • @augustomitt
      @augustomitt Před 3 lety +4

      Concordo com você. O documentário de fato é muito interessante, mas eu fiquei me questionando: qual o interesse da Netflix ao lançar esse documentário sendo que ela mesma tem um poder de influência gigantesco, assim como todas as redes sociais mencionadas? E se esse documentário não for só mais uma etapa da manipulação, só que dessa vez disfarçada de mea culpa? rsrs

    • @sgtarede
      @sgtarede Před 3 lety

      @@Rfaelp Realmente não tem interação social nenhuma na netflix, só quando alguém fica falando um para o outro "vc viu tal serie, vc viu tal filme. "

  • @RumeDutraTTZ
    @RumeDutraTTZ Před 3 lety +28

    Geral recomendando esse documentário, deve ser muito bom!

    • @GM-dl8fp
      @GM-dl8fp Před 3 lety +1

      Ele abre-te a mente

    • @michaelferreira2231
      @michaelferreira2231 Před 3 lety +2

      Cara! So veja! Eles dizem na cara q o objetivo deles é nos manipular e vender para as empresas!

    • @felipemartins5285
      @felipemartins5285 Před 3 lety +1

      E o pior é isso que tá no documentário, é obvio, bastava observar. E ainda tem gente que não sabe ou não quer ver.

    • @Marcelo-jk4cy
      @Marcelo-jk4cy Před 3 lety +2

      @Jessica Buttgereit vdd eles querem que nós ficamos longe as redes e se informe só com a grande mídia.

    • @joelmarquez7781
      @joelmarquez7781 Před 3 lety +2

      É ótimo, com viés de esquerda, más que,não deixa de ser verdadeiramente um tapa na cara.

  • @tiagolago
    @tiagolago Před 3 lety

    Esse documentário tem razão até certo ponto, tem algumas posições em que não existem meio termo, tudo tem haver com o desenvolvimento pessoal, que é a coisa mais difícil de acontecer, ou seja, mais fácil permitir que o algoritmo faça isso pelas pessoas

  • @alexcoimbra
    @alexcoimbra Před 3 lety +6

    Há quanto tempo não assisto um jogo de um time que não é o meu?
    Premiere, CZcams e suas facilidades.
    Nos anos 90 eu odiava o Corinthians, odiava o Palmeiras, mas queria ver Rivaldo, Paulo Nunes, Edilson, Robert, Dida, Luizão, mesmo que esses caras não fossem do meu time... hoje em dia, nem sei quem são os craques do Flamengo, que é o time da moda. Sei que tem o Rodrigo Caio, pq ele era do SP... o resto, nem sei. Não sei nenhum jogador do Corinthians nem do Palmeiras...

  • @MichelAraujo2014
    @MichelAraujo2014 Před 3 lety +1

    A intenção não é polarizar, a intenção é oferecer conteúdo ao qual vc se interessa. É assim nas redes sociais, nas vitrines do comércio eletrônico, os filmes sugeridos no Netflix. Isso é feito assim pq dá resultado em views. Se eles não mostrarem o seu interesse o produto deixa de ser interessante para vc.

  • @marcelo_sartoretto
    @marcelo_sartoretto Před 3 lety +1

    Tem que ter calma, o documentário também tem um lado. Não dá para elevar um filme como a verdade suprema, mas sim, traz uma reflexão importante.

  • @Diggo22
    @Diggo22 Před 3 lety

    Rica, concordo com a sua percepção sobre o objetivo do documentário mas tenho uma outra abordagem sobre isso. Também não tenho dúvidas de que ele é certeiro em apontar o que realmente acontece e qual é a estratégia para fidelizar os usuários das redes sociais mas assim como vc deu a entender mas não explicitou, a única forma de escapar disso é por pura disciplina pessoal. Como você mesmo sabe, essa estratégia das big techs que controlam as redes sociais é distinta das outras mídias tradicionais como a TV por exemplo: a grande diferença está no fato das redes sociais poderem personalizar a oferta de conteúdo para cada usuário, diferentemente do que a TV e o rádio faziam: eles tinham que apostar naquilo que julgavam mais populares e que também era mais vantajoso pra eles no sentido de moldar as preferências do público de acordo com os interesses dos grandes grupos de mídia q controlam essas empresas, isso porque a distribuição de informação era hierárquica. Algo que possibilita a até mesmo manipular a política de um país. Hoje a distribuição de informação é descentralizada e mesmo que o algorítimos não atuassem recomendando conteúdo, as pessoas tenderiam a procurar outros perfis q tem visões próximas ou compatíveis com as suas. Então na minha opinião, os algorítimos apenas aumentam a intensidade de uma tendência de comportamento natural do ser humano de procurar outros com os quais compartilha mais características em comum, e no mundo atual essas características próximas tem priorizado o posicionamento político. Para concluir, considero que as redes sociais só seriam muito danosas se tentassem alterar o posicionamento político/ideológico das pessoas, algo que as mídias tradicionais faziam e tentam repetir sem êxito atualmente. Não que fomentar o extremismo não seja passível de crítica mas considero que como já coloquei, a chave para não se transformar numa simples ferramenta do algorítimo é ter noção do que está ocorrendo e por livre iniciativa individual, se disciplinar no uso das redes sociais. Repúdio qualquer tentativa de governos de tentarem manipular o conteúdo que circula nas redes sociais, como é o caso da patética legislação para prevenir fake news. Bom, desculpe pelo textão kkk!

  • @brunofp000
    @brunofp000 Před 3 lety

    Eu sou publicitário, sempre tive um conhecimento de como e porque o algoritmo funcionava assim, não tão abertamente como visto no doc, como modo de 'defesa', sempre busquei dar likes em paginas de vários espectros políticos, por exemplo. Mas na questão do futebol não consigo fugir, como colorado, a tl é basicamente de noticias e influencers do Inter. Nunca fui um cara das redes, não tenho Instagram, era um usuário bem mais presente no Twitter e no CZcams, Facebook hoje em dia tenho por ter. Estou contando os dias já para me desfazer de todas, uso o Wpp, mas sou taxado como aquele que 'demora para responder'. Por mim a gente voltava pro celular com teclinha, pra jogar Snake, mandar SMS e ter ringtones. Ou voltava pro Orkut. Por um lado, acho muito importante, ter uma ''vida'' em redes sociais, por outra, uma perda de tempo enorme. Como comentado aqui mesmo nos comentarios do video, manipulação por manipulação sempre existiu, bem mais descarada inclusive, hoje em dia com 30 segundos de pesquisa a pessoa tem o conhecimento que quiser, antes era o que a TV/Radio disse e acabou. Cabe a cada um saber o que e como consome o conteúdo dentro da sua telinha de smartphone.

  • @mrgustavorocha
    @mrgustavorocha Před 3 lety +70

    1- eles só estão incomodados pq perderam o controle sobre o controle.
    2- essa frustração que vc cita ser resultado da proximidade virtual Nao eh culpa de tecnologia, eh culpa de uma geração merda
    3- o controle nunca será a solucao

    • @thebird36488
      @thebird36488 Před 3 lety +20

      O documentário te manipula a achar que a solução para o algoritmo malvado é a regulação do político bonzinho. O interesse do diretor é te convencer (com base no depoimento de meia dúzia de ex funcionários) a dar mais poder para o estado, já que esse, está acima de qualquer suspeita (tô sendo irônico).

    • @mrgustavorocha
      @mrgustavorocha Před 3 lety +9

      @@thebird36488 exato. e a expressa de preocupação deles eh muito tocante. nao da pra fazer mais censura explicita pq o risco eh mto grande. Entao, "pelo bem de todos nos" vamos colocar agencias de checagem pra evitar fake news. eh o desespero por terem perdido o monopólio da narrativa

    • @mrgustavorocha
      @mrgustavorocha Před 3 lety

      @Yasmin G s G Parcialmente sim, Yasmin. Foi influenciada. Mas nao foi o fator determinante pra se tornar uma geração tao ruim nao.
      Veja: essa geração que estou falando, e talvez vc faca parte(nao sei), ja conheceu o mundo com internet. A facilidade pra tudo. Resposta, comunicação, porno, encontros, compras, tudo. Sem custo. Ao alcance das Maos hoje em dia.
      Mas isso tudo nao seria ruim se nao viesse com tantas outras péssimas condutas. E quanto a isso, os responsáveis sao os pais. Que em conjunto, formam uma sociedade super protetora, que cria pequenos príncipes que nao podem lidar com frustração.
      A internet eh um sintoma, mas nao eh a doenca

    • @douglasmendespinto1323
      @douglasmendespinto1323 Před 3 lety +1

      Como não é culpa da tecnologia se essa proximidade só existe em função dela? Inveja e frustração sempre estiveram presentes na humanidade, a tecnologia foi o fator preponderante pra potencializar isso em um nível bizarro.

    • @mrgustavorocha
      @mrgustavorocha Před 3 lety

      @@douglasmendespinto1323 Ta faltando interpretando e senso logico. A proximidade eh resultado da tecnologia. A frustração, nao. Vc so esta confirmando o que eu falei. Se a frustração ja estava la, a tecnologia nao pode ser culpada por potencializar algo que ja existia. Do contrario, nada pode ser utilizado na vida, visto que pessoas reagem de forma diferente a vários estímulos. A tecnologia também potecializou varias outras coisas positivas. A existência do problema ou do fato positivo ou negativo nao eh desse potencializador, mas do catalisador original. Nesse caso, geração merda. A explicação técnica mais completar eh essa: "geração merda" Culpar a tecnologia eh jogar o sofa fora.

  • @LeonardoSantos-mj3zh
    @LeonardoSantos-mj3zh Před 3 lety

    Minha professora da faculdade pediu pra assistirmos o documentário e não dei importância, agora com seu vídeo vou assistir.
    Realmente estou sendo influenciado🤦🏾‍♂️

  • @filipe2985
    @filipe2985 Před 3 lety

    Sensacional Rica, vou assistir! Muito obrigado.

  • @gabrielleone5308
    @gabrielleone5308 Před 3 lety

    Cada um faz o que quiser, usa o que quiser, n atrasando o lado de ninguém e n cometendo um crime aí pode fazer o que vc achar certo, afinal... A vida é de cada um.

  • @flamenguistapensador7598
    @flamenguistapensador7598 Před 3 lety +1

    Cirúrgico como sempre, e digo mais, as redes ainda escutam nossas conversas, eu queria comprar um guarda roupas e só comentei em casa, abro o instagram me veio propagandas de guarda roupas. Loucura!!!

  • @kellerloureiro7415
    @kellerloureiro7415 Před 3 lety +3

    E por isso temos hoje a geração de adultos mais adolescentes da história!!!

    • @zorbian3342
      @zorbian3342 Před 3 lety

      Adolescentes? Só porque colecionam brinquedos, gibis, se vestem de Star Wars e moram com os pais. Não são adolescentes. São crianças.

  • @VitorFortuna
    @VitorFortuna Před 3 lety

    Rica, ainda não vi mas vou assistir. Pelos relatos, parece muito com o que é relatado no Livro Digital Minimalism. Esse livro é fantáßtico e mudou a forma que vejo as redes sociais. Inclusive ele cita o Tristan Harris, ex-funcionário do Google, que se não me engano é o mesmo cara do documentário. Sugiro fortemente o livro, acho que pode agregar.

  • @rock_na_veia666
    @rock_na_veia666 Před 3 lety +1

    Sobre o algoritmo só mostrar o que mais preferimos não vejo problema. Problema é a gente mergulhar e ficar navegando só por isso. A internet é um mundo vasto pra mim é um grande desperdício ficar restrito a um nixo.

  • @pedrodepaula8234
    @pedrodepaula8234 Před 3 lety

    Arrebentou nessa Rica!!! Pqp!!! No ponto!!! Fucking perfect!

  • @fabriciodapollo8087
    @fabriciodapollo8087 Před 3 lety

    Assisti o documentário a algum tempo e achei interessante pra caralho, o único ponto pra mim é que ele se perde no fim quando propõe uma regulamentação rígida das redes sociais e coloca que os únicos que são responsáveis pelas fake news na política são as pessoas de direita, porém a gente sabe que os dois lados políticos produzem milhares de fake news durante o período de corrida eleitoral, vide a eleição de 2018

  • @bernardomenasche419
    @bernardomenasche419 Před 3 lety

    Acabei de ver, bom demais esse documentário. Recomendo para todos

  • @fabioroquecantor
    @fabioroquecantor Před 3 lety

    Depois desse vídeo tão explicativo, nem preciso ver esse documentário. Eu ja tinha sacado esse lance de a rede me usar, por isso não fico logado em nenhuma rede social em tempo integral.

  • @romulorafael5563
    @romulorafael5563 Před 3 lety +9

    Porra, mas o pessoal n sabia q rede social causa coisas como polarização? Já tem matérias e coisas sobre isso a anos
    Ninguém nunca percebeu isso nos comentarios, por exemplo, sobre futebol?

  • @gustavoborgescanoas
    @gustavoborgescanoas Před 3 lety

    Cara, sensacional esse vídeo. "Redes sociais sem filtro é um trem bala sem freio".

  • @oconservador9603
    @oconservador9603 Před 3 lety

    Rica, eu fiquei interessado nesse doc, porque sou usuário assíduo da internet e tenho noção que sou, digamos assim uma pessoa influenciada. Achei um vídeo de um cara que dá uma contra-partida a esse doc.

  • @jefersonluizbarbosapereira

    Abridor de mentes esse documentário!

  • @rock_na_veia666
    @rock_na_veia666 Před 3 lety +1

    Já tinha percebido isso á muito tempo. Ainda sim só se torna radical quem se deixa tornar assim. Eu simpatizo mais com os ideais de direita mas não acho que a direita seja perfeita, não cometa erros ou que na direita não existam corruptos ou ladrões.

  • @andersoncdsl
    @andersoncdsl Před 3 lety

    As redes sociais podem ser mais limitadoras do seu mundo do que não usar elas. Sem percebermos podemos ficar com a impressão que "todo mundo pensa assim" por causa dessa bolha.
    Ótima análise e provavelmente o vídeo mais importante que vi no seu canal. Parabéns!

  • @mayroncorreia4058
    @mayroncorreia4058 Před 3 lety

    E é por isso que no futebol eu sigo a alguns anos Rica Perrone e Mauro Cezar, não tem como ser mais opostas haha!! Grande video Rica ótima reflexão

  • @likesofc
    @likesofc Před 3 lety +31

    Algoritmo trabalha de acordo com quer você deseja, simples assim. Nada de monstruosidade etc etc etc...... vocês ficam tratando a palavra "algoritmo" parecendo que é coisa de outro mundo.

  • @mistermoa
    @mistermoa Před 3 lety

    Eu ainda não assisti esse documentário, mas já está na minha lista. Creio que o maior exemplo disso, foi a eleição do Bolsonaro, pois o pessoal da esquerda só estava vivia na bolha e não tinha noção da força que o Bolsonaro estava tomando, e as pessoas são pegas de surpresas, pois consomem coisas do seu interesse. Por esse documentário, a fala daquela jornalista do CQC vai por terra, onde ela afirma que o programa que ela participava deu muita notoriedade ao Bolsonaro, ela vivia dentro da bolha dela e não sabia da força do Bolsonaro fora da mídia social dela. Interessante demais.

  • @aleornelas
    @aleornelas Před 3 lety

    Parabéns pelo posicionamento.

  • @gustavobarretto3608
    @gustavobarretto3608 Před 3 lety +34

    uma obra pra que a gentee queira que a internet seja censurada

    • @leandroamaral5693
      @leandroamaral5693 Před 3 lety +1

      Provavelmente pq o monstro tomou vontade própria e não seguiu o rumo q eles previram. 😉

    • @danieldalvesesilva2905
      @danieldalvesesilva2905 Před 3 lety +1

      Não entendeu nada do documentário.

    • @viniciusbinoca8095
      @viniciusbinoca8095 Před 3 lety +2

      @@leandroamaral5693matou a pau!!! É isso mesmo.

    • @junglegames1034
      @junglegames1034 Před 3 lety

      Deletar ou não deletar, eis a questão... da uma olhada nesse vídeo que vai te ajudar bastante na decisão!
      czcams.com/video/5fINkFKRQps/video.html

    • @21Bravado
      @21Bravado Před 3 lety +2

      Se as pessoas tiverem preguiça de pensar por si próprias, sim. E o que mais se vê é pessoas com preguiça (ou medo de assumir a responsabilidade) de pensarem por si mesmas.

  • @marcossantana5341
    @marcossantana5341 Před 3 lety

    O seu canal é muito necessário. Tenho muitas divergências políticas, mas até nisso vc consegue ir bem...

  • @lancaster470
    @lancaster470 Před 3 lety

    Eu percebi isso em 2011. E sabe o que fiz?
    Busquei coisas que gosto. Jogo de botão e pescaria.
    Nas minhas redes sociais são jogos de botão e pescaria.
    Prefiro ser feliz do que ter razão.

  • @michelfogassi
    @michelfogassi Před 3 lety

    Acabei de ver, é punk, só achei alarmista demais, porém os fatos citados fazem todo sentido, o problema é justamente o tema do documentário e ele mesmo acaba se enquadrando no problema que aborda, ewmais uma coisa para se refletir, mas não como uma bússola para nós dar um norte. Mas vale muito a pena ver.

  • @nilsonestevam2445
    @nilsonestevam2445 Před 3 lety

    O BRASIL PARALELO DEVERIA FAZER UM DOCUMENTÁRIO SOBRE ISSO !

  • @valmorjanjacomo653
    @valmorjanjacomo653 Před 3 lety

    Tem uma maneira de diminuir radicalmente o peso desse algoritmo, pelo menos no CZcams: Quando vir algum canal novo falando de assunto que vc está enjoado ou quando simplesmente vc não quer mais ver sobre aquele assunto, é só clicar em "não ver mais vídeos desse canal", é vai fazendo isso, uma hora cessa porque não há infinitos canais sobre um determinado tema. Além disso, vc pode começar a preencher suas timelines com novas inscrições sobre outros temas, de modo a diminuir a influência dessa bolha. Se nada disso der certo, exclua sua conta e crie uma nova e não assista mais aquele tipo de vídeo que te viciou nesse novo canal. Se o algoritmo é o problema, temos que lutar contra ele mas pra isso, precisamos nos dar conta da sua existência.

  • @Marcelo-jk4cy
    @Marcelo-jk4cy Před 3 lety +6

    Discordo Rica, só agora com as redes sociais que temos o contra ponto, antes era só o que a grande mídia. Bolsonaro e Trump São exemplos ótimos, sem as redes sociais o Bolsonaro seria um ENÉIAS da vida.. 7 seg de TV.
    Eu entendi que eles peeram a mão das redes.. Agora só vemos o que nos agrada..

  • @Padu86
    @Padu86 Před 3 lety

    A relação entre redes e consumidor sempre foi clara. E inclusive cômoda pro usuário. A facilidade que a vida ta tendo, toda parametrizada para nossos gostos é o que o algoritmo busca. Isso facilita a vida e impulsiona vendas. Cada um tem a liberdade de decidir como usar isso. Nao seja massa de manobra ao cair no papo que querem com esse documentário. Querem o estado bloqueando as liberdades individuais. É sempre a mesma ladainha

  • @deko7210
    @deko7210 Před 3 lety +1

    Dois momentos sobre esse Doc. 1 - começa mostrando a forma como eles viciam as pessoas. 2 - termina clamando por regulação estatal que o mesmo que a volta da grande mídia. Minha opinião é que nunca regulem as redes porém o processo já começou e esse Doc servirá pra acelerar essa regulação estatal.

    • @Samuel2Fernandes
      @Samuel2Fernandes Před 3 lety +1

      Regulação estatal não serve pra esse modelo de mídias sociais. Será uma merda

    • @deko7210
      @deko7210 Před 3 lety

      então. o correto é regulação privada mas estamos na era do leviatã estatal e certamente o estado virá com força pra regular e tentar tornar a internet uma espécie de grande mídia.

  • @ricardorodolfoderezendepra5103

    Parece interessante! Mas, se tese está correta, até o documentário que visa nos esclarecer seria ele também alguma forma de manipulação...

  • @andreribeiro9628
    @andreribeiro9628 Před 3 lety

    Ótimo vídeo. Vou procurar o documentário.

  • @deivsonaraujo3142
    @deivsonaraujo3142 Před 3 lety

    O sistema, independente do período histórico, sempre se alimentou das paixões humanas. O ser ponderado, sempre foi o melhor a se fazer, independente da sua posição, seja sempre ponderado. A internet, se alimenta do haters que formam outros haters e assim, vão se retroalimentando e causando fissuras nas relações familiares, na sociedade como um todo.
    O absurdo no Brasil, tem um precedente gravíssimo. Víamos muito isso em torcidas organizadas e isso, foi extrapolado para outra esferas da sociedade em que as pessoas passaram a não se suportarem e cada um, buscar a sua bolha pra viver. A aversão ao contraditório, é nítido e isso é ruim de mais!! Estamos vivendo uma sociedade de idiotas.

  • @oedersonmacedo
    @oedersonmacedo Před 3 lety

    Mano, se você não paga por um produto, você é o produto.
    E, outra coisa, foi levado ALGUNS pra esse documentário, dentro da Google tem 10mil pessoas, eles levaram 1...
    Tem um vídeo muito massa do Fabio Akita, um cara muito inteligente e tbm trabalha com a parte de desenvolvimento de software... Assiste o vídeo dele tbm.

  • @JunoMacLeod
    @JunoMacLeod Před 3 lety +2

    Saudades do Orkut, não tinha porra de algoritmo algum. Apenas eu procurando as coisas que eu queria saber, numa barra de busca, nada sugerido ou proposto.

    • @Samuel2Fernandes
      @Samuel2Fernandes Před 3 lety +1

      Cara, tinha sim kkkkkk
      Menos, mas tinha. Era outra época. Tecnologia evoluiu mil anos em 5

    • @JunoMacLeod
      @JunoMacLeod Před 3 lety

      @@Samuel2Fernandes Se tinha, não funcionava.
      Me lembro de frequentar comunidades, fazer amigos e só discutir diferenças políticas e ideológicas em tópicos dentro delas, com pessoas de verdade, que trocava xingamentos e depois pagava a cerveja, e não sociopatas atuais.

    • @felipecampos5855
      @felipecampos5855 Před 3 lety

      O negócio é que a internet inteira "evoluiu" então agora é tudo meio que interligado, o que você faz no Facebook repercute no Instagram, na Amazon, no caralho a quatro. Isso que é foda, antigamente a internet era mais simples porque não tinham ainda essas empresas enormes (tirando o Google)

  • @carlosviniciusmendoncadoss3226

    Rica, assista aos vídeos do canal O Informante e depois faz um video falando sobre o que viu lá.

  • @marciopaulos.p.dacunha6416

    Falou tudo Rica Parabéns pelas palavras!! Análise muito lúcida!

  • @PlayActionBrasil
    @PlayActionBrasil Před 3 lety

    Cada dia que passa o estilo de vida mais simples e longe dessas armadilhas faz mais sentido. Agora entendo por que o pessoal que mora no Alaska por exemplo não quer sair dali mesmo com todas as dificuldades do ambiente

  • @williamgubert
    @williamgubert Před 3 lety

    Rica sempre com ótimas opiniões e conceitos. Sou seu fã

  • @erleiramos3116
    @erleiramos3116 Před 3 lety +1

    O negócio e usar o virtual o menos possivel.È dificil por uma série de fatores mas devemos procurar as interações reais e pessoais sempre que a ocasião permitir.

  • @douglasdeabreubraganca4573

    Estou vendo o documentário agora. É excelente!

  • @eldercostacosta7097
    @eldercostacosta7097 Před 3 lety +1

    Verdade não tem um Contra ponto.

  • @patrickleonardo4578
    @patrickleonardo4578 Před 3 lety +1

    Olá Rica.
    Não sei se você vai ler isso. Eu dou aula de inglês para crianças de 6 aos 17 anos de idade. Eu estou muito incomodado com a atitude dos meus alunos da era 'digital'. Não consigo fazer trabalho em grupo pois eles não conseguem negociar entre si. Cara, olha que louco! Eu vou passar o documentário como trabalho para o 4º bimestre. Espero que eles entendam o recado.
    Abraços,
    Patrick.

  • @Jonatas_2OO1
    @Jonatas_2OO1 Před 3 lety +12

    "Todo mundo é contra a corrupção"
    Será mano ? Kkk

    • @edinhobrasil06
      @edinhobrasil06 Před 3 lety

      Essa política aqui não é. czcams.com/video/FEIdi3q-g0s/video.html

  •  Před 3 lety

    Depois desse vídeo, mereceu minha inscrição...

  • @matheusduarte8765
    @matheusduarte8765 Před 3 lety

    Pra mim isso sempre foi meio óbvio, a questão é que as pessoas sempre fingiram desacreditar nisso pra pensar q n seria um problema

  • @brunobezerra6108
    @brunobezerra6108 Před 3 lety

    Me tornei membro a partir de hj. Abração Rica

  • @esioregis7
    @esioregis7 Před 3 lety

    Parabéns pela matéria!!!

  • @claudemarmartins
    @claudemarmartins Před 3 lety

    assisti a esse documentario e fiquei com medo das redes sociais, somos manipulados

  • @michaelferreira2231
    @michaelferreira2231 Před 3 lety

    E a parte q o criador do google email fez um manifesto dentro da empresa e ngm deu bola! O motivo : ele estava vendo que oq ele fez para manipular o povo estava acontecendo dentro de casa com seus filhos!

  • @fabianopereira9215
    @fabianopereira9215 Před 3 lety

    Parabéns Rica! Grande pensamento o seu

  • @ryebran
    @ryebran Před 3 lety

    O interrogatório que o Senador Ted Cruz fez ao Mark Zuckerberg diz muito sobre a forma de abordagem do Facebook.

  • @rafaeloliveira3499
    @rafaeloliveira3499 Před 3 lety +1

    É bom assistir o vídeo do Fábio Akita sobre o documentário.

    • @rafaeloliveira3499
      @rafaeloliveira3499 Před 3 lety

      @Wanderson Mendes ate pq o Akita é da área. O foda que o vídeo é outro documentário kkkkk

  • @BomDia.Filho_
    @BomDia.Filho_ Před 3 lety

    Eu nunca fui VICIADO no instagram, mas mexia bastante e sem perceber, comecei a regrar meu estilo de musica, gosto por filme e series se baseando no que as pessoas pensariam vendo quando eu postasse algo sobre aquilo, hoje em dia eu deleto o instagram e facebook do celular durante semana, e só uso de final de semana, façam esse teste, é uma das melhores coisas que eu ja fiz.

    • @BomDia.Filho_
      @BomDia.Filho_ Před 3 lety

      e outra coisa, era viciado em ficar vendo conteúdo de politica, depois de um tempo comecei a perceber que eu estava virando um puta ignorante, que somente o meu lado estava certo e todos os outros estavam errados, BLOQUEIEM ou coloquem no modo soneca qualquer coisa de politica que aparece na sua rede social, não falando que falar sobre politica é ruim, mas aqui definitivamente não é o lugar adequado, porque aqui, todo mundo concorda com você

  • @Axel_Tp
    @Axel_Tp Před 3 lety

    Eu perdi todos os amigos que fiz na faculdade por conta de picuinha política. Muitos deles pararam de falar comigo e eu parei de falar com o restante. Tudo inflado por redes sociais

  • @uandersonfernandes8356

    Mas Rica.... a imprensa, referências culturas, mundo artístico, a mídia convencional já não são assim a décadas? Não teriam a mesma prática? Debates sobre condução de pensamentos e ideias é mais antigo que andar pra frente.
    Sou teu fã... abraço!!!

  • @eurimarferreira5152
    @eurimarferreira5152 Před 3 lety +1

    Eu não sou assim sou flamenguista mais estou acompanhando esse calvário que tá acontecendo com o cruzeiro.

  • @fernandobentoalves3316

    Parabéns pelo vídeo Rica.Sempre acompanho tuas lives.Infelizmente não tenho condiçao pra ser membro do canal.Abraço.

  • @sidneysheldon8554
    @sidneysheldon8554 Před 3 lety

    Puta merda, esse documentário é muito bom mesmo.

  • @Gordinhoofoda
    @Gordinhoofoda Před 3 lety +1

    Rica. Sempre foi assim cara. Pelo amor de Deus. A diferença que a alienação vinha de uma unica fonte. Agora vem de outros varios lugares. Esses caras que criaram isso que vc diz e que deu “certo” ja criaram um milhao de coisas antes que nao deram certos. Foi tentativa e erro.

  • @luizguilhermelopesjr3305

    Melhor vídeo que vc postou !fantastico

  • @willians9049
    @willians9049 Před 3 lety

    Ótimo Rica...👏👏👏

  • @alessandrobento2791
    @alessandrobento2791 Před 3 lety

    Irei assistir esse documentário, eu deixei o Twitter de lado por causa disso , sempre que entrava no twitter tinha uma polêmica. O que eu mais consumo é CZcams.

  • @SrBueno83
    @SrBueno83 Před 3 lety

    Pessoas na casa dos 30 p cima ,ainda tem uma capacidade maior de furar a bolha,mais o preocupante são as futuras gerações

  • @alvesthefinaa6910
    @alvesthefinaa6910 Před 3 lety

    Rica é um maluco muito audaz..

  • @tiagopeniche809
    @tiagopeniche809 Před 3 lety

    Todo documentário é feito com viés de quem o faz. O mundo sempre foi assim, não vejo motivo pra choque ainda vindo de alguém que ganha a vida em cima de plataformas que usam algoritmos fulltime.

  • @gustavoborgescanoas
    @gustavoborgescanoas Před 3 lety +2

    Fala Rica! Atrás de vc tem um quadro de um jogador vestindo a camisa da seleção. Mas o rosto dele só aparece do nariz pra baixo. É o Renato Gaúcho?

    • @sergioferrari6660
      @sergioferrari6660 Před 3 lety +1

      O grande Zico, amigo. Na inesquecível camisa de nossa última seleção Brasileira de verdade. A da copa da Espanha/82.

  • @rafaelmoraesabreu
    @rafaelmoraesabreu Před 3 lety

    Então, já tinha tirado algumas notificações e retirei outras após o filme. Eu defino quando acesso os Apps e acaba aquela agonia de ter sempre algo pendente a ser visto. Mas me incomoda ainda muito colocar isso como um fenômeno de “tecnopopulismo de direita”. De resto acho interessante algumas ressalvas feitas no filme. Mas ainda acho muito importante termos como OPÇÃO nós informamos com cautela em outras fontes que não apenas as redações convencionais dos veículos de comunicação há muito tomadas por uma ideologia específica.