CORUJÃO #24: Que saudade! Grandes jogadores que se aposentaram cedo demais

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 12. 09. 2024
  • Chegou a edição 24 do Corujão!
    Nesta semana, damos sequência à retrospectiva da década. Quais foram as maiores zebras do futebol mundial no período? Sim, o Leicester é a primeira lembrança, mas e as outras?
    Certeza é que 2020 já estará marcado na história como um ano absolutamente atípico, tanto é que não teremos a Bola de Ouro. Quais são os impactos dessa decisão da France Football?
    Aproveitamos a aposentadoria precoce de André Schürrle para lembrarmos outros jogadores que pararam muito cedo. A lista é pesada.
    Por fim, analisamos o histórico retorno do Leeds United à Premier League, sob o comando de Marcelo Bielsa.
    Assista os quatro vídeos, acesse os quatro canais, se inscreva em todos.
    ‪@RafaelOliveiraFutebol‬
    CORUJÃO #24: Quais foram as maiores zebras do futebol mundial nesta década?
    • CORUJÃO #24 - Quais as...
    @Bertozzi pelo Mundo
    CORUJÃO #24: Adiamento da Bola de Ouro é justo?
    • Video
    ‪@DezCamisadosAlexTseng‬
    CORUJÃO #24: O Leeds United está de volta à Premier League, e em grande estilo com Marcelo Bielsa
    • CORUJÃO #24: O Leeds U...

Komentáře • 97

  • @kamiladosecaofeminina
    @kamiladosecaofeminina Před 4 lety +20

    Outras jogadoras que pararam cedo: as alemãs Nadine Kessler, aos 28 anos, por causa de seguidas lesões no joelho e a Celia Sasic, com 27, porque quis ser mãe. Atualmente ambas têm 32 anos.

  • @viniciusffj
    @viniciusffj Před 4 lety +25

    Problemas psicológicos são mais comuns do que a gente imagina e ainda existe muito tabu em relação a isso.

    • @pagodeirothomas
      @pagodeirothomas Před 4 lety

      Especialmente em relação ao futebol. As pessoas acham que o fato de um jogador de alto nível ganhar um salário muito acima da média quer dizer que ele está imune a problemas assim.

  • @Henrique_cam
    @Henrique_cam Před 4 lety +10

    Excelente tópico e excelente discussão!
    Do ponto de vista mental e como os atletas são esperados ter a capa e armadura de "Super Homem", vale lembrar a história do grande Gianluigi Buffon. Em uma entrevista do The Players Tribune, o Buffo cita a época da vida que ele esteve em depressão e se perguntava: "eu sou o melhor goleiro do mundo, me reconhecem como tal, jogo na Juventus. Por que não estou feliz?" e da cobrança que ele tinha consigo próprio. Vale a conferida.
    Abraço a todos!

    • @pagodeirothomas
      @pagodeirothomas Před 4 lety +1

      Especialmente em relação ao futebol. As pessoas acham que o fato de um jogador de alto nível ganhar um salário muito acima da média quer dizer que ele está imune a problemas.

  • @familiatozarelli1387
    @familiatozarelli1387 Před 4 lety +2

    Corujão, o melhor Canal de Debates Esportivos de todas as mídias ! ! ! Qdo falamos em jogadores q se aposentaram cedo, nunca me esqueço do Pedrinho do Vasco. O profissional do esporte tem que ser um Atleta não só esportiva, mas psicologicamente tbm, as pressões, as angústias e as decepções, q ocorrem com uma frequência muito maior do que as alegrias, massacram psicologicamente qualquer um que não esteja preparado, ou que não tenha o apoio e suporte necessários

  • @anthonymonteiro2023
    @anthonymonteiro2023 Před 4 lety +17

    Na questão de problemas psicológicos vale lembrar do André Gomes que após revelar os problemas que tava tendo, foi mais atacado do que apoiado.

    • @gustavoezequiel5047
      @gustavoezequiel5047 Před 4 lety

      Tenso

    • @pagodeirothomas
      @pagodeirothomas Před 4 lety +1

      Especialmente em relação ao futebol. As pessoas acham que o fato de um jogador de alto nível ganhar um salário muito acima da média quer dizer que ele está imune a problemas.

  • @JoaoLucas-nv3de
    @JoaoLucas-nv3de Před 4 lety +29

    Lembro de cara do Van Basten, jogou apenas 11 temporadas na carreira, e ainda assim foi eleito 3 vezes melhor do mundo. Poderia ser ainda maior, não fossem as lesões

    • @futgamer811
      @futgamer811 Před 4 lety

      Me: Adriano, Adriano, Adriano; Adriano, Adriano Adriano e Imperador

    • @italonascimento5116
      @italonascimento5116 Před 4 lety

      @@futgamer811 adriano limpa nem o dedao do Van Basten

    • @futgamer811
      @futgamer811 Před 4 lety

      @@italonascimento5116 é pq eu não lembrei do Van Basten de cara, mas é obvio q ele era melhor

  • @bertolaniv
    @bertolaniv Před 4 lety +7

    E fugindo do futebol pra falar de saúde mental no esporte, o Agassi em sua autobiografia relata de uma maneira impressionante a pressão e sacrifícios que tem para se tornar um atleta.

    • @pagodeirothomas
      @pagodeirothomas Před 4 lety +1

      Especialmente em relação ao futebol. As pessoas acham que o fato de um jogador de alto nível ganhar um salário muito acima da média quer dizer que ele está imune a problemas.

  • @alexribeiro4934
    @alexribeiro4934 Před 4 lety +2

    Pensar no quanto o Reinaldo jogava, só vendo os vídeos, era absurdo o talento dele, desde o domínio até a finalização, velocidade, técnica, tudo, era completo (e olha que não tem muito vídeo daquela época, ainda mais pelo foco da TV ser Rio e SP...), triste que a lesão nos privou de mais momentos do Rei. Quem viu jogar, diz que ele foi maior que Romário e Ronaldo, os dois considerados maiores centroavantes da era "moderna" do nosso futebol. E o nome dele poderia muito ter entrado na discussão sobre saúde mental, ele começa a sofrer mentalente por conta das lesões, somadas à perseguição política que ele sofreu na Ditadura, começa a se envolver com drogas no fim da carreira (na fase em que ele fica perambulando por alguns clubes, como o Léo bem ressalta), e no início da década de 90 ele tá num buraco. Teve, felizmente, uma linda história de recuperação e hoje tá aí, firme e forte

  • @henriquemoura67
    @henriquemoura67 Před 4 lety +3

    Marco Reus é outro que se lesiona constantemente e sempre que volta joga bem. Cabeça dele deve ser muito boa e centrada, porque talento ele tem de sobra. Tomara que possa passar mais uns 2/3 anos sem muitas lesões pra jogar em alto nível o final da carreira.

  • @felipeazevedo1298
    @felipeazevedo1298 Před 4 lety +2

    Esse é um dos assuntos mais importantes, e isso vale para todos como ser humano, não importa qual status ou qualidade de vida a pessoa tem, todos estão condicionados a passarem por problemas psicológicos, e realmente tem muito ainda disso desse tabu de dizer que o cara não tem que ter problemas psicológicos porque ele é rico e famoso, e isso passa também aos cantores, atores e etc. Isso é um absurdo, não sabemos a história de vida dos outros e não podemos julga-las. Até porque não deve ser nada fácil viver uma vida profissional vivendo a todo momento sobre pressão constante com o mundo inteiro te vendo e te julgando e tendo que mostrar resultado dentro de campo.

  • @mateusmoreira3070
    @mateusmoreira3070 Před 4 lety +3

    Outro jogador que se aposentou cedo demais por causa de lesão foi Lenny. Revelado pelo Fluminense, jogou demais por lá, e depois foi para o Palmeiras. No porco, ganhou o último título da equipe em 2008, naquele time que contava também com Valdívia e Denílson. Depois, foi para o Qatar e acabou se encantando com o ramo imobiliário. O prazer com esse negócio passou a ser maior do que o próprio futebol. Enfim, apesar dos poucos títulos, foi um ótimo jogador. Vide uma entrevista do Osvaldo de Oliveira, então técnico do Palmeiras em 2008, que ainda no gramado, demonstrou o seu encantamento com o futebol do Lenny.

  • @pagodeirothomas
    @pagodeirothomas Před 4 lety +1

    Especialmente em relação ao futebol. As pessoas acham que o fato de um jogador de alto nível ganhar um salário muito acima da média quer dizer que ele está imune a problemas.
    Parabéns pelo conteúdo.

  • @alexribeiro4934
    @alexribeiro4934 Před 4 lety +3

    Quando vem a discussão sobre o "super-homem" e o machismo no mundo do futebol, não tem como pensar no craque que, quando jovem, entrava na pilha de ser chamado de super-homem, de ser infalível, e décadas depois se abre sobre depressão e saúde mental: Gianluigi Buffon. O relato dele é impressionante e inspirador, ainda mais porque é difícil achar quem não o admire. Ver como ele expõe os erros, a imaturidade, a inconsequência, admite falhas e fraquezas, mas procura crescer em cima disso, tem um impacto enorme, imagino que muitos fãs dele pensaram: se até o Buffon admite e se abre pra esses problemas, por que eu não posso?

  • @olvs4614
    @olvs4614 Před 4 lety +14

    Melhor discussão já tida no Corujão. Tópico importantíssimo e que deveria ter mais revelância. Um abraço desde Portugal!

    • @MaaaatsHz
      @MaaaatsHz Před 4 lety

      Eu diria no plural: tópicos. Programa maravilhoso!

  • @LucasAlves-sl9sc
    @LucasAlves-sl9sc Před 4 lety +3

    Melhor tema de todos. Poderia e deveria ser mais abordado, vide a relevância que tem e como ele é tratado com desdém e subestimação

  • @bernardolucas1327
    @bernardolucas1327 Před 4 lety +5

    O Adílson, volante do Galo, parou com 31/32 anos devido a problemas no coração

  • @walbersimplicio6734
    @walbersimplicio6734 Před 4 lety +2

    O Van Basten jogou 11 temporadas e levou três bolas de ouro, duas Champions e uma Euro. Isso convivendo com lesões.

  • @marionacife7077
    @marionacife7077 Před 4 lety +10

    Que discussão excelente, gostei bastante do vídeo.

  • @lucasgoobag
    @lucasgoobag Před 4 lety +3

    Pô, achei esse o melhor programa de vcs, levantou a bola pra algumas questões muito pouco debatidas no mundo do futebol - e do esporte no geral. Qdo morava na Inglaterra, comprei uma Four Four Two com A GRANDE PESQUISA DO FUTEBOL INGLÊS, onde eles faziam um censo - no anonimato, obviamente - sobre as principais ligas inglesas, de jogadores a roupeiros. Falavam de depressão, jogadores homossexuais, que apostavam (mesmo isso sendo ilegal na Inglaterra, como vcs sabem). Acho maneiro humanizar o esporte assim, tá em falta demais, especialmente com a 'leifertização' do esporte (#saudadesespnbrasilverdadeira). Qto mais programas nessa linha tiverem, mais vou apoiar.

  • @pagodeirothomas
    @pagodeirothomas Před 4 lety +2

    Eu lembro do caso do Nilmar, que voltou pro Brasil pra jogar no Santos e teve um caso de depressão e optou por suspender o contrato.

  • @juliocesar-yx1nv
    @juliocesar-yx1nv Před 4 lety +6

    Eric cantona... que por não ser convocado pela seleção para copa de 98 decidiu parar com 30 anos!

  • @brunoqueiroz9333
    @brunoqueiroz9333 Před 4 lety +1

    Discussão muito pertinente!!

  • @pedropinheiro8253
    @pedropinheiro8253 Před 4 lety +1

    Video sensacional. A discussão sobre os problemas e pressões que os jogadores enfrentam foi ótima. Também foi muito bom relembrar grandes nomes do futebol que pararam "cedo".

  • @Gabriel-kk3sx
    @Gabriel-kk3sx Před 4 lety +3

    Owen Hargreaves 30 anos, parou por lesão. Ainda jogou um ano no City

  • @tiagoprestesbadico8681
    @tiagoprestesbadico8681 Před 4 lety +5

    Eu acho massa esse cenário do Bertozzi

  • @LuizEduardo-vy1vj
    @LuizEduardo-vy1vj Před 4 lety +5

    Lembro do Sebastian Deisler se aposentando. O Schurrle pegou todos de surpresa , ainda tinha bola pra jogar. Na temporada passada jogou até que bem no Fulham.

  • @10Rafalima
    @10Rafalima Před 4 lety +2

    Papo de alto nível 👏🏼

  • @LuizOliveira-rl6gv
    @LuizOliveira-rl6gv Před 4 lety +2

    Diaby que era volante do arsenal ficou uns 4 anos sem jogar por lesões consecutivas e aposentou cedo tbm

  • @luisgustavoperuginexavier422

    Agbonlahor, ídolo do Aston Villa
    Vicente, que marcou época no Valencia dos anos 2000
    Van der Meyde, da seleção Holandesa, Ajax e Inter!

  • @GabrielPereira-cx6un
    @GabrielPereira-cx6un Před 4 lety +1

    pegando o gancho em alemães, tem o Sammer, ex-bvb, e mais recente (nesta temporada), tem um dos goleiros do bayern II, Michael Netolitzky, se aposentou aos 26 por lesões, virou preparador do time feminino do clube e mais alguma outra coisa no próprio time b, não tô lembrado agora oq exatamente, e entre jogadoras, tem a nia kunzer, que marcou o gol do titulo mundial da alemanha em 2003, se aposentou por lesões de ligamento no joelho, com 15 anos rompeu pela primeira vez e dps rompeu mais 3 vezes

  • @filipealencar1019
    @filipealencar1019 Před 4 lety +1

    Meu Pai (Que não é Mineiro, nem torcedor do Atlético) sempre falou que pra ele, após Pelé, Reinaldo foi o melhor jogador que ele viu.
    Até hoje ele fala com pena da lesão de Reinaldo.

  • @rodrigoleoncio902
    @rodrigoleoncio902 Před 4 lety +1

    Sensacional programa ...parabéns

  • @souzawagnersouza
    @souzawagnersouza Před 4 lety +1

    Que debate excelente, senhores! Discussão muito mais do que necessário sobre saúde mental, machismo..

  • @gabrielmacedodasilva424
    @gabrielmacedodasilva424 Před 4 lety +1

    Duckadam, goleiro do Steaua no título Europeu de 86, parou muito cedo também, por conta de um problema de saúde.

  • @Blackaiquee
    @Blackaiquee Před 4 lety +1

    Eu era muito novo na época, mas lembro que eu me assustei quando o Paulo Nunes parou, tanto que eu nem me lembro do motivo, mas ele tinha 31 ou 32 anos.

  • @andersonaugusto5752
    @andersonaugusto5752 Před 4 lety +3

    Futebol hoje se tornou muita dedicação, suor e lagrima... uma falha pode acarretar uma mancha para a vida toda

  • @aryjunior80
    @aryjunior80 Před 4 lety +2

    Vocês esqueceram do Neto , que encerrou a carreira aos 29 anos, apesar de já estar se arrastando em campo.

  • @leopereira2234
    @leopereira2234 Před 4 lety +3

    Pra mim, o Djalminha poderia ter jogado mais tempo em alto nível. Tem o Denilson também, por causa das lesões.

  • @leonascimentoreporter
    @leonascimentoreporter Před 2 lety

    Vídeo com mais de 1 ano, e chegou para.mim agora.... Muito bom.... Me espelhando em vocês gurizada, Além do meu Canal que falo exclusivamente do Grêmio, também tenho um canal que criei de Análise de futebol, inspirado no Rafa.
    Que legal... Abraços a todos!! 👍

  • @bertolaniv
    @bertolaniv Před 4 lety +2

    A carreira do Tite, como jogador, acabou de forma precoce aos 28 anos.

  • @DennysCosta1
    @DennysCosta1 Před 4 lety +1

    Essa camisa do Tseng é linda demais ein, manda um pra nós kkkkkk

  • @rafael23842
    @rafael23842 Před 4 lety +2

    Eu também aposentei cedo.
    Parei ainda com 13 anos

  • @filipegoes6344
    @filipegoes6344 Před 4 lety +1

    Vocês são foda!! sou fã das analises

  •  Před 4 lety +2

    Uma menção ao Dean Ashton, que era de seleção inglesa, ficou afastado por uma temporada inteira e se aposentou aos 25 anos

  • @LinhowX
    @LinhowX Před 4 lety +2

    Faz um vídeo sobre a carreira do Adriano, dá conteúdo para um episódio solo

  • @Fukumoshi
    @Fukumoshi Před 4 lety +2

    Caio Ribeiro
    se aposentou aos 30 anos também

  • @LuizOliveira-rl6gv
    @LuizOliveira-rl6gv Před 4 lety +3

    Jansen q era lateral esquerdo do hamburgo e da seleção alemã tbm aposentou com 28 anos

  • @amtonyerim7590
    @amtonyerim7590 Před 4 lety +1

    Fera hoffman sou fã do fut alternativo

  • @rogerioarantes5213
    @rogerioarantes5213 Před 4 lety +1

    Necessário o seu comentário sobre o machismo no futebol, Hofman! Parabéns! É ótimo poder acompanhar conteúdos futebolísticos de qualidade como o de vocês e ao mesmo tempo conscientes do lugar do futebol na sociedade e na cultura. Muito obrigado!

  • @alexandrewiliamverissimode2942

    Ótimo vídeo.

  • @ManuelCORINTHIANS
    @ManuelCORINTHIANS Před 4 lety +3

    vídeo bom e necessário.. dahora

  • @icaroantoniomanausoliveira6371

    Teve o Zidane, que aposenta como um dos melhores do Mundo e da Copa de 2006, ele tinha tranquilamente mais umas 3 temporadas em alto nivel, mas, infelizmente, apos o show de 2006 aposentou

  • @gabrielschunk5430
    @gabrielschunk5430 Před 4 lety +7

    Um jogador que se aposentou cedo e que teve muito destaque (infelizmente não pelo futebol) foi o heverton ex-portuguesa. Depois do caso de 2013 ele desistiu do futebol por conta da pressão

  • @misacbraga8398
    @misacbraga8398 Před 4 lety +1

    Caio Ribeiro também se aposentou cedo.

  • @lucasscdf
    @lucasscdf Před 4 lety +6

    Eu ia comentar que outro campeão mundial da Alemanha que se aposentou cedo: Ozil, mas o assunto do vídeo ficou mó sério que estragou a piadinha kkkk
    Brincadeiras à parte, parabéns por terem tocado no tema do machismo, talvez valha um vídeo sobre.

  • @matematicacomprof.matheusd5091

    Paulo Baier, Zé Roberto e Rogério Ceni se aposentam cedo demais 😅😅😅

  • @gustavoezequiel5047
    @gustavoezequiel5047 Před 4 lety +1

    Lembro do van Basten

  • @viniciussampaio5318
    @viniciussampaio5318 Před 4 lety +1

    Sugestao de tema: Jogadores brasileiros que tinham pontencial de ir mais longe

  • @PaulSergio09
    @PaulSergio09 Před 4 lety +1

    Ai tem gente q quer exigir Copa do Mundo de Messi e CR7 como se isso fosse relevante ao ponto de ser ou não um dos Maiores/Melhores da história

  • @andrediego1142
    @andrediego1142 Před 4 lety +1

    Excelente discussão!

  • @fernandojorgefreiredeandra6604

    Excelente vídeo

  • @daniloamb
    @daniloamb Před 4 lety

    Se profissionais de outras áreas tivessem autocrítica, fariam como esses atletas que pararam cedo.

  • @reinaldosilva2500
    @reinaldosilva2500 Před 4 lety +1

    Por favor... se aposentar com 32 anos até a década de 90/2000 é normal. Essa era a idade de se aposentar mesmo, o que vemos hoje de Cristiano Ronaldo, Messi e Buffon com 56 anos e jogando é novidade

  • @pedrodantas5221
    @pedrodantas5221 Před 4 lety +1

    Tem também o carrasco Paolo Rossi. Se aposentou com 31

  • @bissiluan
    @bissiluan Před 4 lety +1

    Muito bom esse tema, mas eu penso bem mais simples. Todas as pessoas podem ter problemas psicológicos, no dia dia, na correria, na fartura ou na falta de algo. Não é porque esportista a pessoa vai sofrer mais por isso. E uma doença muito natural. Conforme vem mudando as gerações. O que se tem mudar é que todo mundo tem que preocupar com isso. Não importa a sua função. Ja vi grandes profissionais da áreas comum mudar tudo por esse tipo de depressão ou problema.

  • @rcdrick11
    @rcdrick11 Před 4 lety +2

    alguém em MG amaldiçoou o Shurrle por causa daqueles dois gols kkk

  • @renanrechiberquo2498
    @renanrechiberquo2498 Před 4 lety +4

    Hidetoshi Nakata

  • @TheSPdoido
    @TheSPdoido Před 4 lety +1

    Tem muito anúncios nós vídeos!!! Ao invés de 5, coloquem 3 ou 2...

  • @daniloamb
    @daniloamb Před 4 lety

    Que dó desses atletas milionários
    Muito triste essa vida deles

  • @tiagoprestesbadico8681
    @tiagoprestesbadico8681 Před 4 lety +1

    Jean chefe parou cedo

  • @rogersanasci
    @rogersanasci Před 4 lety +2

    Poxa, vcs esqueceram do grande Leny, ex-flu e palmeiras que se aposentou com 27 anos rs

    • @mr.mateusrosa
      @mr.mateusrosa Před 4 lety +2

      Ele chegou a voltar jogar futebol na Tailândia. Agora se aposentou novamente.

    • @rogersanasci
      @rogersanasci Před 4 lety

      po, nem sabia desse retorno e nova aposentadoria. vlw

  • @neonseven3866
    @neonseven3866 Před 4 lety +1

    Assiste aí hofman

  • @tiagoprestesbadico8681

    E o corujão de hj

  • @vitorvoss1696
    @vitorvoss1696 Před 4 lety +1

    Adriano Imperador

  • @TheWeneg
    @TheWeneg Před 4 lety +2

    O futebol é cruel muitas vezes, teve aquele caso pesado do Livermore que perdeu o filho e foi pego no doping por uso de cocaína

  • @victordiegosantiago5057
    @victordiegosantiago5057 Před 4 lety +2

    Se nao tiver rogerio ceni eu nem assisto kkk

  • @andersonaugusto5752
    @andersonaugusto5752 Před 4 lety +2

    Defederico

  • @futgamer811
    @futgamer811 Před 4 lety

    Zidane, Lahn

  • @futgamer811
    @futgamer811 Před 4 lety

    Buffon kkkkk

  • @brunocarreira2609
    @brunocarreira2609 Před 4 lety

    Concordo, porém, todavia, entretanto, difícil é acordar às 4 da manhã, trabalhar duro e ganhar pouco, acho que não apenas no futebol, mais tantas outras profissões, as pessoas não valorizam oq tem, e sim oq não tem, olhar oq conquistou, e olhar para as pessoas que realmente passam por dificuldades, vão fazer eles pararem de "sofrer".

    • @PaulSergio09
      @PaulSergio09 Před 4 lety

      Pse, mais acho q na maioria dos casos são jogadores que vivem outra realidade financeira e mts vzs pensam só em números na carreira pois não tiveram as dificuldade que mts brasileiros por ex tem desde criança

  • @williampackowski803
    @williampackowski803 Před 4 lety +1

    Mesmo assim campeão do mundo kkkkkkkkkkkk