O QUE É A FÉ BÍBLICA? [ πιστις x אמונה ] - A confiança na Palavra do Eterno

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 6. 05. 2021
  • O que é a FÉ na bíblia? Neste episódio conheceremos o significado da FÉ de acordo com o pensamento Hebraico. Veremos que a fé é a CONFIANÇA na Palavra do Eterno.
    #Fé
    #Emunah
    #Israel
    Clerio Kropp do canal Viaje na Bíblia, vai te levar a uma jornada de imersão nas Sagradas Escrituras, por meio da exposição bíblica e evidências históricas e visuais. Vídeos com muito conteúdo bíblico gravado nas terras bíblicas, te levando as origens da fé bíblica.
    Cada semana um vídeo novo, mostrando imagens, culturas, evidências, experiências e muito aprendizado nas Terras Bíblicas. Se você ama a Bíblia, a Palavra de Deus, e ama viajar esse é o seu canal.
    Embarque nesse próximo capítulo, Viaje na Bíblia!
    Vídeos todas as sextas-feiras!!
    INSCREVA-SE no canal: / viajenabíblia
    COMPARTILHE nosso vídeos
    Deixe seus COMENTÁRIOS
    Quer conhecer as Terras Bíblicas comigo?
    Acesse: www.siontur.com.br
    Instagram: @sionturviagens e @viajenabiblia
    Facebook: /sionturviagens e /viajenabiblia
    Telegram: t.me/sionturviagens / t.me/viajenabiblia
    #sionturviagens
    #siontur
    #viajenabiblia
    Contato comercial: clerio@siontur.com.br
    +55 (55) 3196 0063

Komentáře • 26

  • @kadoshrosa6635
    @kadoshrosa6635 Před 4 dny +1

    Maravilhoso ensino

  • @marionegrao141
    @marionegrao141 Před 3 lety +2

    Estudo maravilhoso, abençoado.

  • @daviseverino8230
    @daviseverino8230 Před 2 lety +2

    Boa Noite professor foi muito legal

  • @veramaria5460
    @veramaria5460 Před 3 lety +1

    Muito boa explicaçao que Deus o proteja

  • @florasantos2366
    @florasantos2366 Před 3 lety +1

    Maravilha de Deus

  • @Samirinhajs
    @Samirinhajs Před 24 dny +1

    Amei a explicação.

  • @marioeduardooliveira1024
    @marioeduardooliveira1024 Před 3 lety +1

    Muito bom mesmo

  • @mariliahernandesfumero8384

    Gostei muito das explicações!😀

  • @cidafaria3493
    @cidafaria3493 Před 3 lety +1

    Que bênção de estudo. Gratidão irmão... quantas vezes disse amém por algo quecom certeza não agradou a Deus... quantas vezes dizia amém quando minha mãe me mandava mensagem dizendo que nossa senhora e Deus me guardasse ... entendi agora....

  • @miltonkropp638
    @miltonkropp638 Před 3 lety +1

    Muito bom!!!

  • @cidafaria3493
    @cidafaria3493 Před 3 lety +1

    FÉ é guardar a torah...obedecer...viver..

    • @viajenabiblia
      @viajenabiblia  Před 3 lety +1

      Exatamente. Crer em Yeshua e obedecer os seus mandamentos, a sua Torah.

  • @AmanteDaVerdade55
    @AmanteDaVerdade55 Před 4 měsíci +1

    Professor Clerio, eu admiro muito o seu trabalho. Mas por que chamar a Deus de Eterno, se ele tem um nome pessoal: Jeová (Yehovah)? Você não estaria dando mais importância à uma superstição ou tradição judaica de não pronunciar o nome de Deus? Se o nome de Deus, Yehovah, aparece mais 7.200 vezes em toda a Escritura, por que não divulgá-lo? Ele mesmo diz que seu nome deve ser conhecido. Como as pessoas irão conhecer esse nome, se não o divulgamos?
    " Então Deus disse mais uma vez a Moisés: “Isto é o que você deve dizer aos israelitas: ‘Jeová, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó me enviou a vocês.’ Esse é o meu nome para sempre, e é assim que serei lembrado de geração em geração." (Êxodo 3:15)

    • @viajenabiblia
      @viajenabiblia  Před 3 měsíci +1

      Shalom!
      Responderei a sua pergunta com o artigo abaixo do Rabino Messiânico Asher Intrater, tratando deste tema no Apêndice Quatro do seu livro "Quem almoçou com Abraão?":
      YEHOVAH E YAHWEH
      As palavras têm grande importância espiritual. Deus criou o mundo com palavras e governa o mundo inteiro com palavras. O poder das palavras não está tanto na pronúncia quanto no significado. Muitas vezes, me perguntam como o nome YHVH é pronunciado (Yahweh ou Yehovah). A própria pergunta mostra que a pessoa está perdendo, pelo menos em parte, o ponto essencial. Não se encontra na Torá, nos Profetas ou na Nova Aliança uma instrução sobre como se deve pronunciar o nome.
      Um nome é uma palavra que descreve uma pessoa. Os nomes na Bíblia tinham um significado profético. Descreviam o caráter de uma pessoa, seu destino, seu propósito. Na mesma proporção em que olhamos para um nome como se tivesse poder em seus fonemas, nós nos enredamos no engano da superstição. Por outro lado, quando procuramos compreender o significado espiritual de um nome, tocamos na raiz de seu poder.
      Então, se me perguntassem como pronunciar o nome YHVH, eu gostaria de responder:
      Tendo YHVH descido na nuvem, ali esteve junto dele e proclamou o nome YHVH. E, passando YHVH por diante dele, clamou: YHVH, Deus compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade; que guarda a misericórdia em mil gerações... Êxodo 34.5-7
      Assim, o Anjo YHVH declarou a Moisés o nome e o significado do nome no Monte Sinai. Esse é o seu nome completo, uma espécie de lista de suas qualidades de caráter. Não foi uma lição sobre pronúncia; foi uma explicação dos atributos de Deus e de sua "personalidade". Esse mesmo Anjo havia dito anteriormente a Moisés:
      Apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó como Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, YHVH, não lhes fui conhecido. Êxodo 6.3
      Esta afirmação não significa que o povo de Israel não conhecia o nome YHVH ou não sabia como pronunciá-lo. Significa que os israelitas não tinham recebido o pleno significado do nome que só lhes foi revelado durante o Exodo e no Sinai. Novamente, a questão aqui não é de pronúncia, mas de revelação. Sabemos disso porque as letras e o som do nome já eram conhecidos pela humanidade muito antes disso, inclusive na época de Enos.
      Foi nesse tempo que os homens começaram a invocar o nome YHVH. Gênesis 4.26
      Os primeiros patriarcas sabiam como invocar o nome YHVH, mas não conheciam a plenitude do seu significado. A revelação que tinham era o significado do nome El ou Elohim. A raiz da palavra hebraica para El significa "poder" '. Os patriarcas conheciam a Deus como El Shaddai, o Deus da natureza, da provisão, do poder e da proteção.
      No tempo de Moisés, o povo de Israel recebeu mais revelação de Deus a respeito de seu juízo, redenção e santidade. Foi isso o que aprenderam no Êxodo - não um modo diferente de pronunciar as letras.
      A raiz do nome YHVH em hebraico significa "ser". Em tempos antigos, a letra V pode muito bem ter sido pronunciada mais com som de W (para quem fala português, seria um som mais semelhante ao da vogal "u"). No entanto, entre a pronúncia V ou W não há diferença de significado e, portanto, praticamente nenhuma relevância, na minha opinião.
      O hebraico bíblico era escrito apenas em consoantes, como vemos nas letras YHVH. Portanto, a principal questão de pronúncia tem a ver com acrescentar ou não (pontos de) vogais às consoantes. As vogais podem alterar o significado. Se acrescentarmos as vogais "e" - "o" - "a" às consoantes, temos o nome YeHoVaH.
      Neste formato, o "e" (sh'va) indica tempo futuro, o "o" (holom), tempo presente, e o "a" (patach), tempo passado. Isso dá este sentido ao nome YeHoVaH: "Ele será, Ele é, Ele era". Em outras palavras, o Eterno. Este significado se encaixa na compreensão dos antigos patriarcas.
      Muitos estudiosos preferem a pronúncia YaHWeH, representando a forma "causativa" no hebraico, que significa "aquele que causou a existência". Esta é uma possibilidade. Entretanto, há outras razões gramaticais que tornam a pronúncia YeHoVaH preferível na minha opinião.
      As vogais hebraicas mudam de forma dependendo do número de sílabas e de onde as sílabas estão localizadas no nome. Quando há apenas uma sílaba, como Yah, então uma vogal "a" está correta. Ou, quando as letras vêm no final da palavra, como Eliyah (Elias), então "a" está igualmente correta. No entanto, isso muda quando a vogal vem no início com múltiplas sílabas. Isso pode ser facilmente comprovado consultando uma concordância bíblica.
      Nomes como Yehoyachin (Jeoaquim) ou Yehoshua (Josué) ou Yehoyada (Joiada) ou Yehoshaphat (Jeosafa) contêm as mesmas letras-raiz de YHVH no arranjo silábico. Todos os nomes nesse padrão mostram as vogais na ordem "*" - "y" - "a". Se esse mesmo padrão é colocado nas letras YHVH, temos novamente o nome YeHoVah. Não há um único exemplo nas Escrituras Hebraicas de um nome de três silabas contendo a raiz YHVH que não use o padrão de vogais “ e " - " o " - " a ”.
      Visto que TODOS os exemplos da raiz YHVH usada em nomes bíblicos com esse padrão mostram as vogais "e" - "g" -"a", teríamos de apresentar outra evidência contundente, textual ou gramatical, para escolher uma pronúncia diferente. Não existe tal documentação contundente com peso suficiente para refutar a evidência bíblica e gramatical.
      Em resumo: 1) o significado das vogais, 2) a forma gramatical e 3) a lista de exemplos bíblicos apontam para Yehovah (ou Yehowah) como a pronúncia preferida no lugar de Yahweh.
      A pronúncia do nome, por mera questão de pronúncia, faz pouca diferença. Se fosse importante, Yeshua ou um dos apóstolos a teria enfatizado. Determinados cultos religiosos, tanto no mundo judeu quanto no cristão, têm colocado grande ênfase, ao longo do tempo, em certas pronúncias, mas tais ênfases não podem ser apoiadas pelas Escrituras.
      Essa polêmica sobre pronúncia estendeu-se também ao nome do próprio Yeshua. O nome Yeshua é uma forma abreviada de Yehoshua (Josué). Yehoshua também é uma contração das palavras Yehovah Yoshia (Yehovah Salva). Ou seja, о nome YHVH está CONTIDO no nome Yeshua. Isso corresponde à profecia bíblica:
      Eis que eu envio um Anjo adiante de ti, para que te guarde pelo caminho... Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz... pois nele está o meu nome. Êxodo 23.20,21
      Que profecia impressionante: o nome YHVH estaria contido no nome do Anjo que conduziria os filhos de Israel. Este Anjo YHVH teria o poder, o caráter e a autoridade do nome YHVH. Além disso, o nome de YHVH estaria contido no nome do Anjo. As duas dimensões dessa profecia foram cumpridas quando Yeshua recebeu seu nome de nascimento.
      Hoje, alguns cristãos e judeus messiânicos querem soletrar o nome do Messias como Y'shua ou Yahshua, enquanto muitos israelenses modernos se referem a ele como Yeshu. Todas essas pronúncias são obviamente incorretas. O nome Yeshua é encontrado 30 vezes no texto hebraico dos livros históricos pós-exílicos da Bíblia (como Esdras e Neemias).
      Em cada uma das vezes, o nome escrito é Yeshua. O ponto de vogal é um tsere, não um patach, kamats ou sh'va; nem mesmo um segol. Existe sempre um ayin no final do nome. Alguém poderia argumentar que o nome deveria ser transliterado como Yeishu'a, mas certamente não como Y'shua, Yahshua ou Yeshu.
      Pessoalmente, não me importo com a maneira como alguém pronuncia o nome dele. Quero apenas ajudar meus amigos a não serem enganados por pessoas com um espírito de seita, hipocrisia ou de falsa intelectualidade, dizendo que você está errado se não pronunciar o nome do jeito que eles ensinam (mesmo quando o que estão propondo nem é a pronúncia correta). Veja, por exemplo, o que aconteceu quando os sete filhos de Ceva, apesar de pronunciarem perfeitamente o nome de Yeshua, foram afugentados por demônios porque não compreenderam o sentido do nome dele e estavam sem a sua autoridade (At 19.14).
      Há uma grande revelação no significado do nome Yeshua. O nome e a autoridade de YHVH são encontrados DENTRO desse nome. Você não precisa se preocupar com a maneira de pronunciar YHVH, porque YHVH já está contido em Yeshua. Ou, para reformular um velho slogan publicitário: "Quando você diz Yeshua, você diz tudo".
      Eu resumiria a revelação dos nomes divinos desta forma: "El" significa o poder de Deus, "Yehovah" significa sua santidade, e "Yeshua" significa seu amor. Esses são os três atributos gerais de Deus: poder, santidade e amor. Deus revelou seu nome (qualidades de seu caráter) à humanidade em três grandes revelações progressivas. Primeiro, ele foi conhecido como Elohim. Depois, foi conhecido melhor como Yehovah. Agora, ele pode ser conhecido em plenitude em Yeshua.
      Asher Intrater

    • @AmanteDaVerdade55
      @AmanteDaVerdade55 Před 3 měsíci +1

      @@viajenabiblia Obrigado pela resposta professor Clerio. Não conheço o tal rabino Intrater. Discordo dele quanto à pronúncia Yahweh. Se ele for vivo seria uma boa ideia conhecer o Nehemia Gordon. Ele vai explicar com forte base a pronúncia Yehovah (Jeová). Considero importantíssimo usar o Nome pessoal de Deus. Ele mesmo também o considera, pois colocou seu nome nas Escrituras por mais de 7.000 vezes. Ele queria ser conhecido por esse nome, assim como nós temos um nome e gostamos que seja falado e conhecido. Não concordo também com a expressão "o Anjo Yehovah". A ideia mais correta seria "o anjo de Yehovah", pois ele levava a palavra Dele. Outra ideia errada é a de que Jesus não usou o nome de Deus. Há muitas evidências bíblicas de que Jesus (Yeshua) usou amplamente o nome do seu Deus e Pai, Yehovah, ou Jeová. (João 17:26; Mateus 6:9; Apocalipse 3:12) Concordo com a parte em que ele admite que houve uma superstição. É por causa dela que deixaram de usar esse maravilhoso Nome: Yehovah e passaram a usar termos como o Eterno ou Ha shem. É uma pena que esse nome vem sendo apagado da Bíblia, contrariando assim a vontade de nosso Deus, Jeová (Yehovah). Êxodo 9:16 e Isaías 42:8. Mais uma vez, grato pela atenção e resposta. Shalom.