Video není dostupné.
Omlouváme se.

Os livros que transformaram a minha vida #2 | Paloma Lima

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 28. 05. 2021
  • Meu instagram: / palomalima.m
    Minha lista de desejos da Amazon: www.amazon.com.br/hz/wishlist...
    Meu link da Amazon*: amzn.to/3wEaYjp
    ONDE ENCONTRAR OS LIVROS CITADOS NO VÍDEO
    A guerra dos tronos: amzn.to/2ROhXXs
    O Hobbit: amzn.to/3fUs70v
    Catarina, a grande: amzn.to/3c3aV7Y
    Sobre a liberdade: amzn.to/3vCopzs
    Dom Casmurro: amzn.to/3c45Qfx
    Memórias póstumas de Brás Cubas: amzn.to/3yMItRo
    Contos de Machado de Assis: amzn.to/2Tw2pbn
    A insustentável leveza do ser: amzn.to/3vxQA2d
    1984: amzn.to/3oZj4Qa
    Vidas secas: amzn.to/2Ttx4WE
    VÍDEOS CITADOS
    Resenha sobre Fahrenheit 451: • A minha distopia prefe...
    Resenha sobre Vidas secas: • Vidas Secas, Gracilian...
    *Link de afiliado Amazon

Komentáře • 150

  • @carlapoppe9941
    @carlapoppe9941 Před 3 lety +38

    Os narradores do Machado são os melhores. Eu li (não me recordo quem disse isso) que se Machado fosse um autor de língua inglesa, ele certamente faria parte do cânone da literatura mundial. E eu não posso concordar mais com isso.

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Před 3 lety +8

      Susan Sontag disse algo parecido e eu assino embaixo!

  • @jehcrisramos
    @jehcrisramos Před 3 lety +9

    Quando eu li 1984 uma coisa que me marcou muito foi a Questão da memória, o quão importante é nos lembrarmos das nossas próprias vidas.

  • @JoVicttor49
    @JoVicttor49 Před 3 lety +39

    Sério, acho que guardar o dinheiro do lanche pra comprar livros é algo que molda o caráter (eu fazia o mesmo kkk).
    Aproveitando a menção a 1984, adoraria ver você comentando a distopia "A Família Mandible", que é focada em economia. É sensacional!

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Před 3 lety +2

      HAHAHAHAHAH molda caráter, mesmo! E eu nunca havia ouvido falar sobre essa distopia, acredita? Irei pesquisar! Obrigada pela recomendação, Victor!

  • @fernandamelo7084
    @fernandamelo7084 Před 3 lety +34

    Vamos aumentar a wish list, sim ou com certeza?😅📚❤

  • @MsRoma08
    @MsRoma08 Před 3 lety +9

    Quem diria que um vídeo sobre experiências pessoais de leitura poderia ser tão inspirador. Parabéns pelo vídeo.

  • @ericacolombo
    @ericacolombo Před 3 lety +17

    Tive a mesma percepção que você de “E Insustentável Leveza do Ser”! Desde que o li pela primeira vez, comecei a encarar os “fardos” da existência de maneira diferente. Mas o aspecto mais especial desse livro, na minha opinião, são as diversas nuances e interpretações que podemos tirar dele. Além da dicotomia entre o peso e a leveza, outro tema levantado pelo Milan e que reverbera muito pra mim - tanto que até usei um trecho do livro no meu discurso de formatura quando fui oradora da minha turma da faculdade - diz respeito a constante comparação que costumamos fazer de nós com outras pessoas. Ai, esse livro é tudo! Ouvindo você falar dele me deu vontade de fazer mais uma releitura dele! 🥰 ótimo vídeo, Paloma, vários livros cotados também me marcaram de alguma maneira! ✨

  • @James-uv3jn
    @James-uv3jn Před rokem

    A insustentável leveza do ser ! 🏁🏁🏁🏁🏁 the best ever !

  • @brunaalencar6324
    @brunaalencar6324 Před 3 lety +9

    Eu tenho o maior prazer de comprar os livros pelos seus links pq vc oferece vídeos com um conteúdo tão rico que é o mínimo que posso fazer como forma de retribuição ❤️

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Před 3 lety +3

      AH, MEU DEUS! QUE COMENTÁRIO MAIS FOFO

  • @silvanasimoes8882
    @silvanasimoes8882 Před 3 lety +9

    Concordo total sobre seu comentário sobre o domínio da linguagem como liberdade!!! 👏👏👏

  • @SirEponymous
    @SirEponymous Před 3 lety +7

    A quantidade de reflexões e ponderações que você consegue expor em um curto espaço de tempo é fantástico. Tudo muito bem encadeado. Você tem insights bem poderosos e instigantes.
    Sobre "leveza" o que me veio imediatamente a cabeça é que em dado contexto algo pode se tornar tão leve que se torna impossível carregar. Algo como o Yin ao extremo se tornar Yang e Yang ao extremo se tornar Yin. Um pólo que carrega em seu cerne o pólo oposto.
    Daí a busca do equilíbrio. E não um equilíbrio imposto mas o "nosso" equilíbrio. Construído através das nossas vivências, reflexões e aprendizados.
    Enfim, viagens a parte, obrigado por mais um vídeo maravilhoso!
    Grande abraço!

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Před 3 lety +2

      "em dado contexto algo pode se tornar tão leve que se torna impossível carregar" é isso! Você colocou perfeitamente. E eu que agradeço pela companhia e pelos seus comentários sempre muito generosos!

  • @cristhyanebazolicostaguede918

    Boa tarde, Paloma!!! Tudo bem?
    Estou de licença maternidade há 3 meses e para arejar minha cabeça, quando meu bebezinho permite, estou maratonando os vídeos do seu canal. Eles me fizeram companhia em momentos difíceis do puerpério. Muito obrigada!!!
    Não costumo fazer comentários. Acho que não tenho muitas contribuições a fazer. Mas, hoje, ao ouvir suas ponderações quanto ao livro do Milan Kundera, o qual ainda não li, senti-me impelida a lhe agradecer. Na maioria das vezes, sinto-me um ET nos círculos de que participo e é muito consolador encontrar pessoas com as quais me identifico como acontece com você. Mais uma vez: Muito obrigada!!! Obrigada pela coragem de se expor; pelo compromisso, cuidado, entrega e verdade com os quais produz seu conteúdo.
    Que você tenha cada vez mais sucesso!!!
    Abraços.

  • @leticiaguadanhin3741
    @leticiaguadanhin3741 Před 3 lety +12

    (Segundo comentário aqui porque não tinha visto o vídeo inteiro no outro haha) eu amo a insustentável leveza do ser e uns anos atrás estava em um bar que tinha um espaço que era estúdio de tatuagem. No início achei bizarro, no final da noite estava lá bêbada fazendo uma tatuagem da insustentável leveza do ser (uma bêbada literária). É o trecho que ele fala quantos SE são necessários para vc conhecer uma pessoa que muda toda a sua vida (e daí ele narra, "se ele não tivesse acordado tal hora, se não tivesse feito tal coisa, se pipipi popopoó"), embora o trecho que vc citou também seja um dos meus favoritos. Bom, e foi assim que eu tatuei um IF (em inglês, sendo que o autor é checo-frances) no meu dedo da mão (socorro) bêbada. Rimos muito, hoje guardo dinheiro para remover (hahaha brincadeira, aceitei esse momento da minha vida e hoje olho e dou risada só)

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Před 3 lety +4

      NOSSA, SIM!!! Em caps lock, mesmo, porque esse trecho é maravilhoso! E eu amei a história dessa tatuagem 😂 e, se te consola, é uma tatuagem infinitamente mais cult do que as tatuagens de bêbados que eu conheço 😂

  • @leticiaguadanhin3741
    @leticiaguadanhin3741 Před 3 lety +11

    Paloma, já leu Felicidade Clandestina da Clarice Lispector? Você contando a saga para conseguir Catarina a grande é muito igual a Felicidade Clandestina!! Hahah

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Před 3 lety +1

      Não li, mas agora eu já quero! Hhahaha

  • @ricardopachecoricardo3671

    Você tocou em um ponto muito interessante sobre "a cultura brasileira", querendo ou não. Sim, a cultura brasileira é voltada para "fazer o mínimo e cada vez menos". Um dos subprodutos culturais dessa forma herdada de nosso passado escravocrata e injusto é o chamado "jeitinho", que tem lá suas vantagens, convenhamos ! Mas é uma abordagem totalmente diferente de certas culturas europeias, especialmente (lá vou eu de novo!) a alemã. Quando tinha quatorze anos caiu-me na mão por acidente um disco de vinil que um amigo comprara na banca de jornal (ano de 1979!). "Concerto Bradenburguês Nr. 3, de Johann Sebastian Bach". Eu o coloquei na vitrola e ouvi uma vez. Intrigou-me. Daí eu ouvi mais uma vez, e mais uma , e mais uma, e várias outras vezes por uns dois dias. Aquilo me chocou profundamente porque era TOTALMENTE diferente de tudo que experimentara na cultura brasileira desde minha infância. Era uma música bela que não se satisfazia com o Belo conquistado, mas sempre queria mais grandeza, beleza e perfeição em verdadeiro esforço de autossuperação. A vontade de compreender de onde vinha isso me levou a viver e a me formar na Alemanha. Anos mais tarde descobri que aquele elemento cultural - totalmente estranho ao Brasil - é descrito por uma palavra alemã: Steigerung. Essa palavra sintetiza uma profunda insatisfação cultural e inquietude de alma com o atingido e um elevar-se constantemente em espiral até o zênite. Quem entende esse conceito, muito na arte alemã fica mais compreensível. É exatamente o oposto do que viste nos teus colegas: é um querer fazer sempre mais e rumo ao máximo em círculos cada vez mais largos e altos.

  • @BetteDavisBrazil
    @BetteDavisBrazil Před rokem

    Que legal, você morava em Manaus!! Sou daqui ❤ Quando você disse que comprou na Saraiva do “Manauara” eu já pensei (só pode ser aqui!). E eu vivo lá também, até hoje, meu passeio favorito 😊

  • @ricardopachecoricardo3671

    A Insustentável Leveza do Ser é, na minha sensação quando o li, um romance adulto que subtrai muito de suas abordagens do existencialismo do dinamarquês Soren Kierkegaard em sua obra magnífica "Temor e Tremor". A essência da filosofia kierkegaardiana é que o fato de existir (isto é, ser lançado a um mundo que nos precede) é "angustiante", no sentido de que em determinado momento de nossas vidas sempre nos deparamos com a consciência chocante de que aquilo que nossos predecessores tentaram incutir em nossas mentes sobre como o mundo é e funciona muitas vezes não faz o menor sentido... E daí temos de assumir, com temor e tremor, a responsabilidade sobre nossas próprias vidas, dar-lhe significados a partir de nossa sincera experiência pessoal, e construir nossas próprias referências para não sentirmos tanta vertigem à beira do abismos da vida e da morte. Há inúmeras passagens da obra de Kierkegaard que se assemelham a trechos de A Insustentável Leveza do Ser, no meu entender até mais belamente escritas. Mas o Kundera teve o mérito de trazer o existencialismo para o interior de um quadrado amoroso ora com vários matizes eróticos, ora com pinceladas de um romantismo melancólico e filosófico, e capturou o clima de desesperança que se sucedeu à Primavera de Praga.

  • @ceciliafreitas265
    @ceciliafreitas265 Před 3 lety +2

    Sou de Manaus e moro aqui e sempre comprei muuuiiitos livros, sempre, desde jovem! Na Livraria Nacional, Valer, Saraiva e agora pela Amazon e Estante Virtual. Pela Amazon, o prime nos livra dos fretes caros. Agora compro em dobro!

  • @marleiribeiro9933
    @marleiribeiro9933 Před 3 lety +3

    Assistindo e adicionando à minha lista de desejos na Amazon🤣🤣🤣$$$$$$

  • @luciamontrod1175
    @luciamontrod1175 Před 3 lety +9

    Ai, Paloma, amei esse vídeo! Como você expõe bem suas ideias! Conseguiu falar do âmago de livros que não são de fácil compreensão com clareza e profundidade, num vídeo relativamente curto. Principalmente sobre A insustentável leveza do ser, que sempre me pareceu um livro "difícil", e eu não era tão jovem quanto você quando o li. Tinha até medo de fazer uma releitura, de perder tempo, mas depois de ouvir você, com certeza (e confiança!) farei.
    👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Před 3 lety +1

      Lúcia, querida, muitíssimo obrigada pela generosidade de sempre! Sigo aqui tentando criar coragem para reler Kundera 😬

  • @leiturasdabarbara2344
    @leiturasdabarbara2344 Před 3 lety +1

    Adoro Machado de Assis. Também li na pré-adolescência/adolescência e amei! O Memórias Póstumas é meu preferido

  • @joanaferreira7688
    @joanaferreira7688 Před 3 lety +2

    Paloma, tem um livro do Orhan Pamuk de 1983, A casa do silêncio, cuja história é narrada do ponto de vista de 5 das personagens e o desenvolvimento da história é incrível. Nunca tinha lido um livro com essa estrutura narrativa e fiquei encantada.
    Com relação a Insustentável leveza do ser, eu fiz uma leitura mais psicológica dele. As diversas situações e tipos de relacionamentos que repetimos na vida e que, em geral, costumam trazer um grande peso, dificuldades, dos quais queremos nos libertar, dar leveza pra vida, mas que continuamos buscando, inconscientemente, o peso.

  • @clarispina
    @clarispina Před rokem

    Oiee! Paloma, gostaria de uma resenha sobre A Insustentavel Leveza do Ser! Será que rola um dia? 😊

  • @maxronald1
    @maxronald1 Před 3 lety +4

    Após dar aquela olhada semanal nos canais booktubers, o encantamento fica sempre aqui! Sucesso sempre, Paloma!

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Před 3 lety

      Max, muita generosidade de sua parte! Obrigada, de coração!

  • @ricardopachecoricardo3671

    Abusando do espaço cultural criado por Paloma Lima(Perdão!), para quem porventura goste de música tanto quanto de literatura (para mim, são a mesmíssima coisa em essência!), , amanhã (domingo às 18h) no Theatro São Pedro haverá um recital raro e belíssimo dedicado a obras de Clara Wieck-Schumann (esposa do grande compositor romântico alemão Robert Schumann) e a Fanny Hensel-Mendelssohn (irmã do também grande compositor romântico alemão Felix Bartholdy-Mendelssohn). Haverá basicamente trios para piano, violino e cello, peças para piano solo e canções (Lieder com legendas em português) para soprano e piano das duas compositoras. A entrada custa $ 10 e pode ser adquirida facilmente no site do Theatro. Um abraço!

  • @brunatesolin2510
    @brunatesolin2510 Před 3 lety +3

    Dona Paloma, perfeita! sempre né❤️

  • @inteligencia-concreta5702
    @inteligencia-concreta5702 Před 11 měsíci

    Você é uma verdadeira enciclopédia de recomendações literárias! Este vídeo é mais uma prova disso. E, coincidentemente, há muito tempo atrás, eu também indiquei os livros que considero fundamentais.

  • @monicassouza13
    @monicassouza13 Před 3 lety

    Estou amando essa série de vídeos da Paloma! Além de ótimas indicações é uma oportunidade de conhecê-la melhor e nos encantar ainda mais ❤️. Dos livros indicados sobre Machado de Assis lembro que quando eu li na escola eu achei muito difícil, mesmo assim gostei, mas não sabia explicar o que me prendia a forma como ele construía a narrativa, hoje em dia a cada releitura dos livros de Machado eu me apaixono mais pela escrita dele além de ter uma compreensão bem melhor e mais crítica.

  • @adrianafernandes461
    @adrianafernandes461 Před 3 lety +3

    Que fofa!! Apesar de já ter lido a maior parte dos livros citados, vários saltaram na frente pedindo releitura urgente!! Vc está tornando minha lista impossível! Livros que me marcaram na juventude: Montanha Mágica, Em Busca do Tempo Perdido, Meninas Exemplares, Dom Casmurro, Antes do Baile Verde!

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Před 3 lety

      Adriana, quanta coisa maravilhosa você leu na juventude! 😍 queria ter conhecido Lygia mais nova!

  • @claudioaugustomartins8549

    Eu adoro ver seus vídeos sempre legais e bacana demais

  • @thaismelo9347
    @thaismelo9347 Před 3 lety

    Maravilhosa!!! 1984 e Insustentável leveza do ser são, até o momento, os livros da minha vida! 💙

  • @jonasandrade4939
    @jonasandrade4939 Před 3 lety +1

    Como sempre, saí do vídeo colocando livros na minha lista de leitura ❤️

  • @joaopaulogripa5622
    @joaopaulogripa5622 Před 2 lety

    Uau sua explicação sobre o A Insustentável Leveza do Ser me deu muita muita vontade de lê-lo, obrigado pelo conteúdo incrível do canal !!

  • @aracelicarniel2506
    @aracelicarniel2506 Před 3 lety +1

    Quantos livros maravilhosos, ja coloquei todos na minha lista de compras haha

  • @ceciliaminaful
    @ceciliaminaful Před 3 lety +3

    A insustentável leveza do ser mora no meu ❤️ li uma edição bem antiga ( que na época era lançamento rsrs) e os livros de Robert K Massie, um mais encantador do que o outro !!! Você fala com tanto entusiasmo que dá vontade de ler e reler tudo!! Beijos

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Před 3 lety +1

      Neste ano lerei o “Pedro, o grande”, também do K. Massie! Ansiosa porque tudo o que já li desse homem, amei

  • @michellytranalli170
    @michellytranalli170 Před 3 lety

    Amo Vidas secas e 1984 e nunca tinha feito esta relação e faz realmente muito sentido essa questão limitadora da linguagem, são dois livros incríveis!!!!

  • @anaflaviaruas3567
    @anaflaviaruas3567 Před 3 lety

    O que você disse, ao falar de A Insustentável Leveza do Ser, sobre como você sempre enxergou sua forma de viver, colocou em palavras um sentimento que eu sempre tive! Esse também foi o livro da minha vida por muitos anos, por outros motivos, mas a forma como você o enxergou me deu muita vontade de reler com outra cabeça!

  • @julliferreira
    @julliferreira Před 2 lety

    Não sei pq comecei a ver esses vídeos de trás para frente rs. Mas sigo anotando vários títulos. Após A guerra dos tronos tive uma "virada", tb perdi o "medo" dos "calhamaços"/livros maiores, eu ficava com receio, apesar que travei no terceiro livro, preciso retomar a série, acho que muito por saber que não está concluída rs.

  • @danielebarrosdecarvalho1582

    Menina estou louca para ler Catarina rsrsrs gente que maravilha mas sao tantos livros que meu Deus

  • @RuanaSertao
    @RuanaSertao Před 3 lety +2

    Amei esse vídeo e os livros que marcaram a sua vida.

  • @mrlately
    @mrlately Před 2 lety

    Essa capa de Insustentavel Leveza do Ser é a coisa mais linda

  • @monizekarensantana2784
    @monizekarensantana2784 Před 3 lety +2

    Sempre linda, maravilhosa!!!❤

  • @marisecorreia4406
    @marisecorreia4406 Před 3 lety +4

    vídeo muito legal, paloma!!! adorei! sobre “1984”, vai ter leitura conjunta com Mell Ferraz, se vc quiser participar, fica a dica. tmb tô muito ansiosa para reler.
    “a insustentável leveza do ser” foi um dos meus livros favoritos da vida por mt tempo, mas reli ha uns anos e ele não sobreviveu. na releitura, o romance (a história de amor) me incomodou demais, mas concordo com você quanto ao aspecto filosófico, que foi a parte que me chamou a atenção na primeira leitura (eu tinha trechos do livro anotados na minha agenda) e seguem sendo mt importantes para mim. recomendo a leitura de “o livro do riso e do esquecimento”, de kundera, caso você ainda nao tenha lido.

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Před 3 lety +2

      Me falaram no Instagram que vai ter LC com a Mell e acho que vou participar! Fiquei animada. E Marisinha, eu MORRO de medo de “a insustentável leveza do ser” não sobreviver à releitura porque eu acho que a parte do romance tb ia me incomodar =( sigo aqui enrolando essa releitura e mantendo a memória do livro intacta hahaha e eu ainda não li esse que você falou! Já vou colocar na lista. Eu queria muito ler o livro de ensaios dele, você já leu?

    • @marisecorreia4406
      @marisecorreia4406 Před 3 lety +1

      @@PalomaLima oba!!! vem reler "1984" com a 'galera da Mell'. acho que vai ser mt legal.

  • @allanegabriela3405
    @allanegabriela3405 Před 3 lety

    Paloma, suas reflexões são arrebatadoras.

  • @miriancileneangelucci3498

    Creio que vou precisar parar de ver seus videos senão vou a falência!!! Rsrs tamanha a vontade que fico de ler todos eles!!!🥰

  • @priscilazanon180
    @priscilazanon180 Před 3 lety

    Nossa Paloma, que vídeo rico, você toca em tantos assuntos importantes. Fiquei morrendo de vontade de ler alguns dos citados.

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Před 3 lety +1

      Se ler, volta aqui pra conversar comigo! Tô amando falar sobre ele com as pessoas hahaha e muito obrigada, Priscila!

  • @mariaeduardarocha7067

    Eu tentei começar a guerra dos tronos aos 14/15 anos, mas a série estava bombando na segunda temporada já - eu acho (2014). Quando eu cheguei no colégio com o livro, tinha acabado de lançar um episódio e estava simplesmente uma FEBRE, um professor achou que seria engraçado me dar uns 3 spoilers cruciais do livro e isso me desanimou totalmente 🫠, nunca terminei a leitura.
    Confesso que tenho uma preguicinha do Tolkien, pois meu digníssimo o lê e vejo que é descritivo demais.
    Sobre Machado, estou tentando tirar o “trauma” dele, peguei muita resistência no final do fundamental/médio pelos motivos que você falou, não era acostumada a esse tipo de leitura e me jogaram de cara no Memórias Póstumas de Brás Cubas; com o tempo li alguns contos dele e essa resistência caiu um pouco. (Esse ano talvez lerei finalmente Memórias Póstumas com vocês e talvez a resistência suma).
    1984 li ano passado e amei! Já estou com vontade de relê-lo 😂, A insustentável leveza do ser está aqui me esperando para ser lido, mas já estou com altas expectativas.
    Na adolescência mesmo li mais coleções de livros de romance infanto-juvenis. Também li meu primeiro livro não-ficção que me marcou muito até hoje - O diário de Anne Frank - e ele abriu minha cabeça pra muita coisa, tenho vontade de relê-lo, mas medo de que ele perca o significado que teve pra mim. Além disso, Querido John me marcou bastante, porque foi a primeira vez que tive contato com um romance mais “palpável”, mais imaginável e cultivou muito a formação de imagens na minha cabeça - tanto que fui ver o filme e odiei 😂.

  • @LarissaSouza-ki9fz
    @LarissaSouza-ki9fz Před 3 lety

    John Stuart Mill me acompanhou durante toda graduação em Relações Internacionais, chegou a bater saudade aqui! 😂💛

  • @nayhsl
    @nayhsl Před 3 lety +2

    Que vídeo incrível, amo sua companhia! 🥰

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Před 3 lety

      Muito obrigada, Nayara! E a recíproca é verdadeira: eu adoro a companhia de vocês

  • @luciano2166
    @luciano2166 Před 2 lety

    Eu ficaria horas ouvindo você falar sobre livros que marcaram sua vida. Li quase todos que você cita, e gostei de todos. Principalmente de A insustentável leveza do ser, que é tão bem escrito que é meio impossível de abandonar mesmo não gostando do enredo. Quando você disse que gosta de ser desafiada, me lembrei do meu livro favorito: Pedro Páramo. Acho que você poderá gostar deste, visto que é fã do Faulkner.

  • @isabelasabra1462
    @isabelasabra1462 Před 3 lety

    ei paloma, obrigada por mais um vídeo maravilhoso. já adicionei Sobre a liberdade a minha lista! queria saber se você recomenda os contos para serem um primeiro contato com Machado. to querendo me aproximar do clássicos e andei pesquisando e a maior parte cita Memórias Póstumas como um bom começo, e você (que eu confio muito haha) citou Dom Casmurro, agora estou indecisa kkkkk

  • @positivita690
    @positivita690 Před 3 lety +3

    Amei demais...Super me identifiquei quando disse que economizava no dinheiro da mesada pra comprar livros!

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Před 3 lety +1

      Uma pessoa aqui comentou que guardar o dinheiro do lanche pra comprar livros forma caráter, e eu concordo! 😂

    • @positivita690
      @positivita690 Před 3 lety

      @@PalomaLima Certeza!

  • @monalisarocha6302
    @monalisarocha6302 Před 3 lety +1

    Ameeei seu vídeo, Paloma! Como sempre hahaha
    Eu tive reflexões semelhantes às suas sobre a Insustentável Leveza do Ser... Essa dicotomia fardo x leveza me faz refletir até hoje! Beijos! 😘😘

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Před 3 lety +1

      Imensamente feliz em saber que gostou, Monalisa!

  • @eduardoaraujo2165
    @eduardoaraujo2165 Před 2 lety

    Olha, eu sigo muitos canais de resenha de livro a anos. E alguns bem famosos, mas o seu canal é o que eu mais me identifiquei. Obrigado pela dedicação !

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Před 2 lety

      Ah, que bom saber disso, Eduardo! Suponho que esteja chegando aqui por agora, então seja muito bem-vindo! Um abraço 😃

  • @bruna32710
    @bruna32710 Před 3 lety +1

    Li Catarina A Grande em 2016, maravilhosa a biografia.
    Deu vontade de reler.

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Před 3 lety

      Você já leu outras dele? Ele também tem uma do Pedro, o grande e lerei ainda neste ano!

  • @PlanoBLifeTV
    @PlanoBLifeTV Před rokem

    A Insustentável Leveza do Ser é p meu livro da vida. Li com 15 anos porque peguei emprestado da minha vó e nunca mais devolvi (tadinha). Li milhares de vezes e marcou várias decisões da minha vida. Indiquei para uma amiga que amou tanto que ela comprou vários exemplares e deu para amigos.

  • @vitor_miranda79
    @vitor_miranda79 Před 3 lety +1

    Memórias Póstumas de Brás Cubas é o meu livro de cabeceira. Releio todo ano. Esse, ao lado de A Rosa do Povo, são livros que ainda hoje me transformam e me revelam nuances do mundo.

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Před 3 lety

      Vitor, acredita que nunca me senti atraída por Drummond? Até hoje esperando essa vontade aparecer e nada.

    • @vitor_miranda79
      @vitor_miranda79 Před 3 lety

      @@PalomaLima acredito, Paloma, até porque temos centenas de bons autores e é natural inclinarmos para uns e não para outros. Eu também não me sinto atraído por alguns consagrados autores.
      Eu desde jovem bebo os versos do Drummond. É sem dúvida o poeta mais amplo em temas na nossa literatura.
      Ainda que não se sinta atraído pelo nosso bardo maior, leia "Memória", um sonetilho intenso e lírico. Um dos meus poemas preferidos da lavra drummoniana.

  • @regianearaujosprangoski9039

    Li A Insustentável Leveza do Ser na adolescência tb. Lembro-me de ter gostado muito. Tinha até um caderno com as melhores partes transcritas, afinal era um livro emprestado da biblioteca. Tb amo o título. Agora, para ser sincera, não me lembro da história. 😬 Vou programar uma releitura.

  • @mariaineslibrarium7690
    @mariaineslibrarium7690 Před 3 lety +1

    Que vídeo sensacional! 😍 Estou a ler o Hobbit neste momento, mas a autobiografia do Zweig está a roubar a minha atenção de tudo! A adorar! 😜 Os livros das Crónicas de Gelo e Fogo também são muito importantes para mim, mas a fé no lançamento do próximo livro é cada vez mais pequena. 😔
    Tenho 2 livros do Massie na minha estante, tenho de pegar neles! 😚

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Před 3 lety +1

      AAAAAH! Muito feliz que você está lendo o Zweig, Maria! Já vou ficar de olho no seu Goodreads para saber mais das suas impressões sobre ele! E tenho certeza de que você gostará muito do Massie =)

  • @carmelitabraga9297
    @carmelitabraga9297 Před 3 lety

    Esses vídeos vêm com um quentinho no coração, tem coisa melhor? Me identifiquei muito com a parte em que você diz que não aguenta fazer o menos possível, eu sou/tento ser assim também, sempre procurando melhorar.
    P.s: faz mais vídeos longos assim, mas a iluminação deste está estranha :/

  • @VOODOFALCAO
    @VOODOFALCAO Před 3 lety +1

    boa tarde Paloma, sempre arrasando na resenha !
    Edmilson Lima de Piracicaba são Paulo

  • @GracielleFreitas
    @GracielleFreitas Před 2 lety

    eu ganhei a insustentável leveza do ser, mas eu pude escolher que livro ganhar, então escolhi ele justamente por causa deste video e agora inicio a minha leitura do livro, passei aqui pra ouvir de novo a paloma falando do livro pra poder ler kkkkkk

  • @beatrizcosendey8600
    @beatrizcosendey8600 Před 3 lety +1

    Que vídeo incrível 🥺 eu reli a insustentável leveza do ser com 21 anos e confesso que tudo que eu pensava era “eu realmente favoritei esse livro?” Hahahahaa

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Před 3 lety

      Ai, Bea, eu morro de medo de isso acontecer comigo hahahaha acho que por isso tô adiando a releitura desse livro

  • @aleitoraclassica
    @aleitoraclassica Před 3 lety

    Paloma adoro seus vídeos. Sou sua fã

  • @camilaszmalko1157
    @camilaszmalko1157 Před 3 lety +1

    Também li a biografia da Catarina quando tinha uns 13 anos e até hoje tenho muitos carinho pelo livro. Me motivou muito a saber mais sobre literatura russa. Pena que a parte dourada do título da minha edição já desapareceu kk

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Před 3 lety

      Foi através dela que comecei a ter interesse por literatura russa, também! Tanto que, depois dela, eu tentei ler Crime e castigo, mas não rolou haha abandonei o livro =/

  • @lucimarymoura8022
    @lucimarymoura8022 Před 3 lety

    Agora vou comentar sempre, custei para

  • @suelenmendes1558
    @suelenmendes1558 Před 3 lety

    Estou na torcida pelo sexto livro das crônicas de gelo e fogo junto com você, um dia tem que vir kkkk 🤞🤞
    Eu também me lembro bem da minha primeira biografia, eu tinha uns 12 anos, foi o livro do Cazuza. Mudou muito a minha relação com a literatura. Passei a buscar tipos de livros que me ensinassem alguma coisa. Até hj o gênero de não ficção é meu favorito.

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Před 3 lety +1

      Pior que eu nem sei se vou ler assim que o sexto sair porque tenho medo de demorar de novo para sair o sétimo hahaha acho que vou esperar esse homi dizer que acabou a série e aí reler tudo e ler os novos, rs

  • @tiagobernadac6005
    @tiagobernadac6005 Před 3 lety +1

    Te sugiro Paloma, para acompanhar a leitura de Machado, outro livro: 'Machado de Assis: a pirâmide e o trapézio', de Raymundo Faoro. Essa obra é excelente para compreender um pouco mais o universo ficcional de Machado.

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Před 3 lety

      Muitíssimo obrigada pela recomendação, Tiago! Recomendação anotada - na verdade, colocada na lista de desejos, rs

  • @luna-yin
    @luna-yin Před 2 lety

    Livros que me transformaram: Madame Bovary, O Retrato de Doryan Gray e O Vermelho evo Negro.

  • @c_0701
    @c_0701 Před 3 lety

    A insustentável leveza do ser é o livro da minha vida, além de trazer uma carga afetiva muito grande pelo momento que eu li, explorar a dicotomia da leveza e do fardo pelos personagens (principalmente pela Tereza) me faz refletir muito. Já li umas 15x 😂

  • @lucasbragasilveira8086

    Excelente vídeo, as always :)

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Před 3 lety

      E você sempre muito querido, as always, rs

  • @beekause_i_read2300
    @beekause_i_read2300 Před 3 lety

    Paloma, você falou de Guerra dos Tronos, e fiquei curiosa para saber se você já leu minha fantasia favorita, a Trilogia dos Espinhos, de Mark Lawrence. De tudo que eu li, tem o protagonista mais bem construído que já encontrei em um livro.

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Před 3 lety +1

      Não li, Patricia, mas fiquei curiosa com seu comentário! Irei pesquisar sobre esses livros!

  • @laurapedrosa3992
    @laurapedrosa3992 Před 3 lety +2

    Esse vídeo foi maravilhoso. Muito amor por vários citados, a insustentável leveza do ser acho que preciso reler, apesar de ter achado a escrita belíssima e essa reflexões filosóficas bem profundas, não consegui me conectar mto com o livro e algumas coisas na narrativa tbm me incomodaram 😕

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Před 3 lety

      “A insustentável leveza do ser” tem muito essa questão da “conexão”, pelo que vejo. Não é todo mundo que consegue se conectar e eu super entendo. Espero conseguir continuar me conectando na releitura que tenho de fazer 😬

  • @JucaFardin
    @JucaFardin Před 3 lety

    Sugiro a leitura do esplendoroso "O Vermelho e o Negro", de Sthendal.

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Před 3 lety

      Está aqui em casa há uns 3 anos esperando pra ser lido 😅

  • @prisioneiradotempo-amorpor956

    Olá Paloma
    Gosta de romances históricos?
    Gostava muito que lesses Prisioneira do Tempo, um livro lançado em Portugal que estará em ebook aí no Brasil no dia 17.

  • @aninhapsd
    @aninhapsd Před 8 měsíci

    Mano que horror! Pagar tudo isso no frete??? 😮😮😮
    Nao gosto muito de fantasia, mas assisti GOT e me deu vontade de ler os livros, para continuar na historia ❤

  • @amysreading2741
    @amysreading2741 Před 3 lety +2

    Posso dizer que estou sempre buscando fardos KKKKKKK (Sobre "A insustentável leveza do ser")

  • @josefaduarte6736
    @josefaduarte6736 Před 3 lety

    Vidas secas e 1984 me tocaram da mesma forma. Na questão da linguagem, vidas secas me dilacera. Sou de uma família muito humilde e conheci e conheço pessoas que se comunicam por grunhidos, como Fabiano. Não conseguem colocar em palavras seus pensamentos e necessidades e se irritam por isso. Já li três vezes e pretendo ler outras. Preciso dar um tempo entre as leituras porque ela me toca profundamente. Fico triste demais ao constatar que em pleno século 21, muitos humanos ainda não conseguem se valer de sua maior vantagem.

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Před 3 lety

      Muito triste ver como um livro escrito em 1938, retratando uma situação pavorosa, permanece tão atual =/

  • @brunovasconcelos1671
    @brunovasconcelos1671 Před 3 lety +1

    Sobre a liberdade: já quero demais.

  • @danielsioli
    @danielsioli Před 3 lety

    Preciso ler A insustentável Leveza do Ser.

    • @danielsioli
      @danielsioli Před 3 lety

      Eu fui lá e comprei no seu link :p

  • @isabelasabra1462
    @isabelasabra1462 Před 3 lety

    eu conheço (de nome) a insustentável leveza do ser há muuitos anos, nem sei dizer desde quando. agora na adolescência quis ler, mas vi que a maior parte das pessoas não recomenda essa leitura nessa fase da vida, tanto pela temática do livro, tanto pelos aspectos filosóficos e pela linguagem. você não acha a linguagem complexa? tenho muita angústia de ler livros que (ainda) não consigo entender

  • @ricardopachecoricardo3671

    Catarina, a Grande, sempre me intrigou. Tomei ciência de sua existência quando li que ela, como exemplo de livro-texto de história sobre "despotismo esclarecido" (um conceito aliás algo bizarro), estimulava as artes e as ciências na corte russa e fez amizade intelectual com um herói meu: Voltaire (ainda não presente no teu canal). Mas alguns aspectos do carácter dela me causam sincera reserva, a exemplo de ela ter de fato conspirado, juntamente com o amante, para o assassinato do próprio marido e também de ter assumido sem vacilação uma política bélico-territorialista (Invasão da Criméia). No entanto, queria contrapor a ela uma outra figura que lhe antecedeu e de mesma magnitude e envergadura para a história da Rússia : o czar Pedro, o Grande (1672-1725). Essa é uma das figuras mais impressionantes da história europeia. Percebendo o atraso medieval de seu país quando subiu ao trono, ele viajou incógnito para a Europa disfarçado de "homem comum" e durante anos aprendeu engenharia naval e artes da navegação na Inglaterra e na Alemanha (chegou mesmo a trabalhar como retalhador baleeiro!!!) e quando retornou à Rússia coordenou, com base nos seus conhecimentos, a formação de frota marítima militar russa, iniciando assim o período de conquistas militares da Rússia classicista. Ele também foi o homem que ergueu, com uso gargantuesco de mão-de-obra escrava, a cidade de São Petersburgo sobre um imenso aterro pantanoso. O que seriam, Paloma, de suas amadas novelas russas sem São Petersburgo, hã? Aliás, o escritor russo que melhor retratou Pedro, o Grande, e sua imensa influência histórica na Rússia, foi Alexandre Pushkin. Infelizmente, ainda ausente no teu canal russófilo. Mas creio que o tempo resolverá isso. Mais cedo ou mais tarde, você chegará a Pushkin :)

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Před 3 lety

      Tenho a biografia de Pedro por aqui e será lida ainda neste ano! Acho que vai ser uma leitura muitíssimo proveitosa. E eu já li Púchkin!

    • @ricardopachecoricardo3671
      @ricardopachecoricardo3671 Před 3 lety

      @@PalomaLima Perdão! Quis dizer apenas que ainda não chegaste a resenhar Pushkin. Longe de mim presumir o que já leste! :)

  • @laismacambira
    @laismacambira Před rokem

    Gente eu amo O Hobbit ❤

  • @cristianesilvaxx
    @cristianesilvaxx Před 3 lety

    Paloma, o que eu mais gosto dos seus videos são os comentários, fico chocada com os livros que você lia na adolescência.
    Nunca tinha ouvido falar do livro "Sobre a liberdade", adorei e já estou correndo por ele na minha listinha da amazon, coisas sobre liberalismo me deixa muito interessada.

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Před 3 lety +1

      Ah, se se interessa por liberalismo, você não pode deixar de ler Stuart Mill! Se ler, me conta!

  • @isabelladb3496
    @isabelladb3496 Před 3 lety

    Paloma, qual equipamento você usa para gravação?

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Před 3 lety +1

      Uma Canon SL3 e um microfone BOYA-M1!

  • @danlima7775
    @danlima7775 Před 3 lety

    ✔💖✍...

  • @ceciliafreitas265
    @ceciliafreitas265 Před 3 lety

    Stuart Mill esteve à frente de seu tempo em muitas de suas afirmações

  • @raquelsigahi4311
    @raquelsigahi4311 Před 2 lety

    Hahahaha… com 14 anos ela lia Catarina a grande! Eu devia estar comendo terra🤔

  • @ricardopachecoricardo3671

    Uma das minhas formações é ciências econômicas também. Fui forçado a ler extensivamente os grandes clássicos da economia política Adam Smith, Stuart Mill, David Ricardo e Karl Marx. Confesso que nunca derivei quase nenhum prazer dessas leituras. David Ricardo era insuportavelmente chato com sua economia pré-darwinista tendendo sempre a um exército de mão-de-obra desempregada, ao salário de subsistência dos trabalhadores e aos latifundiários concentradores de renda. (Nesse sentido, a economia brasileira é bem "ricardiana"). Karl Marx então, nem se diga com seu estilo prolixo no Capital, além da inúmeras contradições lógicas da obra. Mas sempre tive simpatia por Mill: suas ideias de liberalismo econômico foram benfazejas no contexto econômico de sua época (marcada por uma aristocracia latifundiária corrupta e viciada), mas muitas delas foram subvertidas e hoje embasam a ideia do "Estado Minimalista" (para mim, tão perigosa como o próprio Estado Totalitarista), que pode ser perigosamente instrumentada em favor das camadas mais reacionárias no desaparelhamento das políticas sociais, de assistência à saúde e de previdência social. Mas é lindo ver que uma jovem adolescente tenha se envolvido com Stuart Mill e erguido a bandeira inegociável dos ideiais da liberdade econômico-política. Uma vez vi uma palestra sobre ele de um professor que era seu biógrafo. Ele descreveu como Stuart Mill tornou-se poliglota e erudito com menos de 10 anos de idade. Mas essa educação teve um custo. Aos 30 anos ele sofria, me ensinou o professor suíço, de crises agudas de Gefühlsarmut ("pobreza de sentimentos"). Uma palavra alemã antiga para depressão aguda.

  • @mariaeduardagenova4462
    @mariaeduardagenova4462 Před 3 lety +1

    Icônica

  • @oseiasfagundes7540
    @oseiasfagundes7540 Před 3 lety

    "Alguém sabe onde comprar livros técnicos (engenharia eletrônica) com um preço acessível? Aqui na minha cidade mesmo em sebos é um pouco caro ."

  • @pedros8354
    @pedros8354 Před rokem

    Crime e castigo na pilha da vitrine do vídeo? Kkkkkk

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Před rokem

      Sim. Expliquei num comentário aqui que tive problemas com a parte do vídeo em que falei sobre ele e tive que cortar, mas no próximo vídeo que farei dessa série ele estará lá e explicarei o motivo =)

  • @josuejosue4065
    @josuejosue4065 Před 3 lety

    Vim achando (por causa da thumb) que ia falar de Crime e Castigo. Porque estava na thumb o livro? Kkkkkkk

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Před 3 lety +1

      Ia aparecer, mas, editando, vi que o áudio ficou com problema em uma parte enquanto falava dele e sem essa parte meu discurso ficava desconexo. Tive que tirar e no próximo vídeo falo sobre ele.

    • @josuejosue4065
      @josuejosue4065 Před 3 lety

      @@PalomaLima Entendi. Obrigado pela explicação kkkkkk

  • @rodrigoferrari6352
    @rodrigoferrari6352 Před 3 lety

    Trigger Warning: Crônicas de Gelo e Fogo 🥲

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Před 3 lety +1

      Sdds winds of Winter (since 2012)