Pensamento feminista negro e interseccionalidade | Angela Figueiredo e Núbia Regina Moreira

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 12. 09. 2024
  • Gênero, raça e classe: pensamento feminista negro e interseccionalidade
    Com Angela Figueiredo e Nubia Regina Moreira
    Mediação de Letícia Parks
    📕BEM MAIS QUE IDEIAS: a interseccionalidade como teoria social crítica, de Patricia Hill Collins
    ☛ bitly.is/3Ki2VOS
    📕 PENSAMENTO FEMINISTA NEGRO: conhecimento, consciência e a política do empoderamento, de Patricia Hill Collins
    ☛ bit.ly/2S0dGji
    📕 INTERSECCIONALIDADE, de Patricia Hill Collins e Sirma Bilge
    ☛ bit.ly/3xnnzaP
    📕 UMA AUTOBIOGRAFIA (capa dura e brochura)
    ☛ bit.ly/autobioa...
    📕 MULHERES, RAÇA E CLASSE
    ☛ bit.ly/2huucCG
    📕 MULHERES, CULTURA E POLÍTICA
    ☛ bit.ly/2zEemfV
    📕 A LIBERDADE É UMA LUTA CONSTANTE
    ☛ bit.ly/2JzqB2R
    📰 Quem é Patricia Hill Collins?
    ☛ bit.ly/3CnFfI1
    📰 Quem é Angela Davis?
    ☛ bit.ly/3USTHPC
    🚩 Quer ler um capítulo de A LIBERDADE É UMA LUTA CONSTANTE, de Angela Davis, e outro de PENSAMENTO FEMINISTA NEGRO, de Patricia Hill Collins? Cadastre-se já e receba um MINILIVRO GRATUITO em seu e-mail!
    ☛ bit.ly/3w581u5
    Da reivindicação dos direitos da mulher há 230 anos aos desafios do marxismo feminista com a ascensão do fascismo no Brasil e no mundo. O já tradicional #8M da Boitempo buscará apresentar o documento fundacional do feminismo, sua atualidade e seus limites, passando pelas origens do 8 de março na Rússia, pelos conceitos de patriarcado e reprodução social, pelas contribuições do feminismo negro às questões de gênero, raça e classe, com destaque para a interseccionalidade, até chegarmos às lutas feministas no Brasil contemporâneo. Ao longo de seis debates entre os dias 7 e 14 de março, apresentaremos as obras de Mary Wollstonecraft, Aleksandra Kollontai, Silvia Federici, Angela Davis, Patricia Hill Collins, Nancy Fraser e Flávia Biroli.
    ANGELA FIGUEIREDO é professora Associada III no Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB. Possui graduação em Antropologia (1994) e mestrado em Ciências Sociais (1998) pela UFBA, doutorado em Sociologia pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (2003). Realizou o Pós-doc em 2006 na Universidade da Virginia (UVA), no departamento de African America Studies, e em 2017 na Universidade de Berkeley, no departamento Ethnic Studies. Coordenadora do Coletivo Angela Davis, coordenadora da primeira Escola Internacional Feminista Negra Decolonial. É professora do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFRB, atua em dois programas na UFBA, a Pós-Graduação em Estudos étnicos e Africanos (POSAFRO) e no programa de Pós-graduação em Estudos Interdisciplinares de gênero (PPGNEIM). Como pesquisadora, tem atuado nas áreas de Desigualdades Sociais e Raciais, Desigualdades de Gênero, Cultura e Identidade, Classe Média, Beleza, Movimento Sociais, Empreendedorismo, Feminismo Negro e Emprego Doméstico. Realizou dois filmes-documentários: "Deusa do Ébano" (2004) e "Diálogos com o Sagrado" (2013). Foi curadora da exposição Global African Hair que ocorreu no Centro Cultural da Caixa Econômica Federal em Salvador (2012). Coordenou o curso de formação para jovens empreendedor em parceira com a Escola Pública (2012, 2013 e 2014). Publicou os seguintes livros: "Novas elites de cor: um estudo sobre os profissionais negros em Salvador" (2020), "Classe média negra: trajetórias e perfis" (2012), "Beleza Negra" (2016). Nos últimos anos, publicou artigos na área de gênero, raça e feminismo negro. Realiza oficinas e workshops sobre Empreendedorismo, Feminismo negro e Escrita para as mulheres.
    NUBIA REGINA MOREIRA possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2013). Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - (UESB) e docente permanente do Mestrado em Educação (PPGED-UESB). Líder do Grupo de Pesquisa Oju Obinrin Observatório de Mulheres Negras (UESB), pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Curriculares e Educativas (GEPPCE- UESB).Integrante da Rede Carioca de Etnoeducadoras Negras filiada ao Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLASCO). Faz parte da equipe editorial da Revista Práxis Educacional.
    LETICIA PARKS é professora formada em Letras, militante do Movimento Revolucionário de Trabalhadores, membro do Esquerda Diário e do Grupo internacional de mulheres socialistas Pão e Rosas Brasil.
    ---
    ☛ Acompanhe a Boitempo:
    LOJA VIRTUAL: www.boitempoed...
    CLUBE DO LIVRO: armasdacritica...
    BLOG: blogdaboitempo...
    PODCAST: anchor.fm/boit...
    NEWSLETTER: bit.ly/newsBoi...
    TELEGRAM: t.me/Boitempo
    INSTAGRAM: / boitempo
    TWITTER: / editoraboitempo
    FACEBOOK: / boitempo
    #8m #diadamulher #feminismonegro #boitempo

Komentáře • 10

  • @LuizaRios
    @LuizaRios Před 3 měsíci +1

    Assistindo em 2024 e amando essa live

  • @cinical777
    @cinical777 Před 2 měsíci

    👑❣️🔥

  • @alanbarros439
    @alanbarros439 Před 2 lety +4

    Chegando agora. Tô buscando luz para mestrado.

  • @marthabispo7180
    @marthabispo7180 Před 7 měsíci +1

    Mulheres intelectualizada, linguagem rebuscadas d+, para quem está chegando 😂

  • @rodrifrito
    @rodrifrito Před 2 lety +1

    A fim de participar

  • @guilhermebhs
    @guilhermebhs Před 2 lety

    interessante demais a visão crítica de não cometer o erro de analisar o contexto brasileiro com ótica acadêmica americana que as oradoras colocaram em exposição e que muitas vezes contaminam os estudos de classe, gênero e raça que pintam por aqui

  • @eliseuquirinorodrigues3310

    olá.

  • @caianreceputi789
    @caianreceputi789 Před 2 lety +2

    Parabéns pelo debate 👏