EPP 236 | TOMAR O REINO POR ESFORÇO É BASE PARA SALVAÇÃO MERITÓRIA? - AUGUSTUS NICODEMUS

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 2. 04. 2017
  • Conheça o novo canal do Rev. Augustus Nicodemus: bit.ly/augustus-canal-oficial
    Programa da Primeira Igreja Presbiteriana de Recife.
    Assuntos da atualidade, analisados a luz da Bíblia.
    Comentários: Rev. Dr. Augustus Nicodemus Lopes
    Envie sua pergunta ou dúvida para o e-mail: empoucaspalavras@primeiraigreja.org.br
    Website: primeiraigreja.org.br
    Facebook: / presbiterianadorecife

Komentáře • 42

  • @suelisoares3486
    @suelisoares3486 Před 11 měsíci +2

    Nossa esse tempo todo estava enterpretando errado então
    É bem complexa mesmo essa passagem
    DEUS abençoe

  • @ThiagoCampos.
    @ThiagoCampos. Před 2 měsíci

    Glória a DEUS...

  • @alvaror.trindade5223
    @alvaror.trindade5223 Před 7 lety +3

    Grande homem de Deus. Sempre aprendemos um pouco mais com o Rev. Augustus Nicodemus.

  • @ThiagoCampos.
    @ThiagoCampos. Před 2 měsíci +1

    Eu Creio no Senhor JESUS CRISTO e sou SALVO Eu e as PESSOAS da minha família. Atos 16, 31. Bíblia Sagrada ❤️

  • @asaferoy
    @asaferoy Před 11 měsíci +1

    Esse tema foi maravilhosa e edificante para Glória de Deus!

  • @ThiagoCampos.
    @ThiagoCampos. Před 2 měsíci +1

    Eu Creio no Senhor JESUS CRISTO e sou SALVO.. Atos 16, 31..... Bíblia Sagrada ❤️

  • @enilcemouranicinha6697
    @enilcemouranicinha6697 Před rokem +2

    Todo esforço, toda obra boa, fé, perseverança, tudo é Deus que nos dar! Todas as condições da Salvação, é Deus!
    Não temos méritos nenhum. Simples assim!

  • @denesdias2867
    @denesdias2867 Před 11 měsíci +4

    Outro detalhe importante tomar o reino por esforço não é mérito mas sim a graça de Cristo que nos fortalece para enfrentar as maiores adversidades .

  • @zilmasilvana7337
    @zilmasilvana7337 Před 5 měsíci

    Eu fico com a última

  • @Willkakau
    @Willkakau Před rokem +1

    Muito bom. Mas a CHAVE aqui é saber realmente qual a verdadeira e mais correta tradução, que como o Pr. Nicodemos disse: "no original grego a tradução é violência" então eu fico com a primeira interpretação, principalmente por causa de TODO O CONTEXTO! Shalom!!!

  • @christianchannel8425
    @christianchannel8425 Před 9 měsíci

    Porém, existe precedente. Em Mateus 7, Jesus fala: "esforcem-se para entrar na vida"

  • @gislaineescoladejesus-arar8411

    Mas nós não somos salvos para as boas obras?

  • @brunaaguiar7444
    @brunaaguiar7444 Před 8 měsíci

    Até onde vai meu entendimento dessa passagem, creio que é tomado a força porque só achavam que poderiam ir a Deus pelas obras ditas na lei. Até aquele momento de João era assim. Os homens da lei não tinham piedade das pessoas, se cometesse algum pecado, eram escurraçados, não podiam fazer parte dos sacrifícios. Eles não entravam pela porta e não deixavam as pessoas entrar também. Fica claro que pelas obras era impossível agir com misericórdia e amor e só pela força ou violência (medo e imposição) era possível manter as coisas como descritas na lei, que por sua vez só aponta nossos pecados.

  • @denesdias2867
    @denesdias2867 Před 11 měsíci

    É fácil de entender esse texto não vamos complicar ,João Batista deu abertura a perseguição e morte por causa da palavra da verdade .depois da morte de Cristo quando a igreja se iniciou ,o esforço daqueles cristão para se manterem firmes na fé foi grande ,diante alguns séculos de martírios ,ordenados pelos imperadores romanos

  • @ricardoluiz9719
    @ricardoluiz9719 Před 7 lety +4

    muito esclarecedor !! RV Augustus e natison

  • @Marcoslg01
    @Marcoslg01 Před 7 lety +4

    excelente exposição!!! 👏👏👏👏👏

  • @RSilvar
    @RSilvar Před 7 lety +3

    A resposta do pastor me surpreendeu

  • @celiafialho3770
    @celiafialho3770 Před 6 lety

    Muito bom e esclarecedor!!
    Obrigada Pastor, que o SENHOR seja contigo!!🙏🙏

  • @marcosmuller5921
    @marcosmuller5921 Před 6 lety

    Gracas a Deus! Entendi,obrigada!

  • @fatimaambrosio6665
    @fatimaambrosio6665 Před 6 lety

    Eu também acredito que a terceira opção é a resposta correta 👍👍👍

  • @william7204
    @william7204 Před 6 lety

    Muito bom

  • @brunocruzsilva2766
    @brunocruzsilva2766 Před 6 lety

    Acho a primeira interpretação mais convincente!

  • @jardelsantosavozungidadomaranh

    A questão é o seguinte: nem todos os salvos herdarão o reino, porque a salvação é pela graça mas o reino de Deus é por esforço!

    • @user-jjeor
      @user-jjeor Před rokem

      Se você está salvo, está salvo, permanecerá firme até o fim. Se não for salvo, você nunca foi salvo, pois se fosse permaneceria até o fim.

    • @victorPW159
      @victorPW159 Před 11 měsíci +1

      Como assim?

  • @gigaflexinformatica
    @gigaflexinformatica Před 6 lety

    Daqui AM 1230 dando erro...

  • @raniericamilo8022
    @raniericamilo8022 Před 6 lety

    Eu pensava q era força e violência , mas no plano espiritual, complementando aquela passagem de que fala de amarrar o homem valente...ou seja, muita oração e jejum para libertação dos cativos e tal...

    • @marinoalves3309
      @marinoalves3309 Před 6 lety

      Ranieri Camilo na vdd irmão o reino e sim tomado a força pois todos os dias temos q garantir nossa salvação lutando contra o mau pois Jesus disse aquele q perseverança até o fim será salvo

  • @wellingtonluiz1614
    @wellingtonluiz1614 Před 7 lety +20

    Na minha opinião o "esforço" é literalmente um esforço necessário que anda paralelamente com a fé, mas sem que esse esforço nos torne dignos ou merecedores da Salvação e do Reino dos céus. Não é a toa que a Palavra de Deus nos adverte constantemente: "orai", "vigiai", "renuncie a si mesmo", "tome a sua cruz e siga-me", "ao que vercer...", "sê fiel até a morte", "quem perseverá até o fim será salvo", "santifique-se", "mortique a carne", enchei-vos do Espírito", arrependa-se", "...mas somente aqule que faz a vontade do meu Pai que está nos céus"...etc...etc...etc... Eu acredito que as nossas obras cooperam com a nossa salvação sem nos tornar dignos dela e sem afetar a suficiência do sacrifício do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Acredito que Deus em Sua soberania decreteu, determinou e estabeleceu que assim fosse. Obviamente as sobras são resultados ou consequências da fé verdadeira em Jesus Cristo. O esforço, o sacrifício, o compromisso, a fidelidade, a dedicação tudo faz parte da vida de um crente que Ama e se submete voluntariamente a Vontade do Pai.

    • @wellingtonluiz1614
      @wellingtonluiz1614 Před 7 lety +1

      Teologia Bíblica 7 Obrigado por expor sua visão. Acredito que você, assim como eu, temos muita vontade de aprender mais, crescer na Graça e no conhecimento, amadurecer na fé e nos consolidar mais e mais em nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e no seu Maravilhoso Evangelho. Sabemos que dentre muitas maneiras a troca de opiniões, pensamentos, idéias também nos dá a essa possibilidade. Também sabemos que muitos lideres de muitas igrejas da nossa geração têm pregado um "evangelho" diluído, híbrido, sincrético, místico, herético e distorcido. Eu, você e o mundo tem visto o que tem acontecido em muitas igrejas e na sociedade em geral, e não podemos denominar o que vem acontecendo de outra forma a não ser apostasia e fim dos tempos. Sabemos que muitos líderes não falam mais sobre pecado, santidade, Graça, arrependimento, perdão, santificação, a ira de Deus, a justiça de Deus, a segunda volta de Jesus Cristo...; mas apenas de conquista de riquezas terremas, bens materiais e conquista de posições melhores na sociedade. Do melhor aqui e agora como se a nossa eternidade fosse aqui neste mundo, quando na verdade a nossa única e verddeira esperança consiste na volta do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Daí a importância e a urgência de se pregar o verdadeiro evangelho, de levar a mensagem que realmente precisa ser levada as pessoas.
      Então, sem mais delongas, o que eu quis fizer com o meu texto anterior foi que claro que eu concordo que nenhuma nas dossas obras nos tornam dignos ou merecedores do Reino dos céus, eu afirmei e reafirmei isso no texto anterior; mas a questão é que de uma maneira soberanamente estabelecida por Deus as nossas obras (quando eu falo dr obras eu me refiro à palavras, comportamentos, atitudes, escolhas...) são inseparáveis da fé salvífica de tal forma que elas (as obras) não recebam o mérito por isso nem anule a suficiência do sacrifício realizado por Jesus na Cruz do Calvário. Elas cooperam, colaboram e participam inseparavelmente da fé salvífica sem que elas mereçam o mérito por isso e sem que elas anule ou afete a suficiência do sacrifício de Cristo. Podemos observar isso em toda a Bíblia e com o próprio Jesus, não é à toa que a Bíblia de capa a capa nos instrui aqueles que crêem em Deus e que tem fé nele a obedece-lo, a se santificar, se afastar do pecado, orar, vigiar, perseverar, sê fiel, renunciar, se necessário for até morrer por Jesus Cristo. As parábolas de Jesus em boa parte eram destinadas aqueles que CRIAM nele, mas eram insubimissos, omissos, desobedientes e carnais. Não podemos olhar pra tudo isso, pra todas as instruções advertência e ignora-las. Jesus advertiu as igrejas no livro do apocalipse que CRIAM Nele mas mesmo CRENDO se encontravam reprovadas diante Dele.
      Portanto, as obras, tem juntamente e inseparavelmente com a fé salvífica, colaboram, cooperam e participam ativamente sem que a elas (obras) lhes sejam atribuídas o mérito à Salvação e ao Reino dos céus.
      Abraços Irmão. Fique na Paz!

    • @julianacamilo7548
      @julianacamilo7548 Před 7 lety +1

      foi isso q o rev. Augustus Nicodemus respondeu.

    • @iarafelix8160
      @iarafelix8160 Před 6 lety

      👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    • @giovannajardim5292
      @giovannajardim5292 Před 6 lety

      penso que td isso q vc citou entra no desenvolvei a vossa salvação

    • @Willkakau
      @Willkakau Před rokem

      SÓ QUE como mesmo disse o Pr. no princípio do vídeo "a tradução literal grega é "violência". Fico com a primeira interpretação, principalmente por causa de TODO O CONTEXTO!!!

  • @pregadorviana3657
    @pregadorviana3657 Před 6 lety +1

    Considerando que a meritocracia está descarta quando o assunto é salvação, fico com a versão da NTLH, que aponta para os violentos que tentam contra o Reino dos Céus.Jesus deixa claro que os violentos, são os opositores ao Reino. Herodes pode não ter liderado esse movimento, mas era um dos opositores ao Reino de Deus.

  • @gigaflexinformatica
    @gigaflexinformatica Před 6 lety

    Aplicativo dando erro...

  • @giovannajardim5292
    @giovannajardim5292 Před 6 lety

    O que é salvação meritória? Eh a salvação que merecemos? Mas a salvação não é pela graça?

    • @gustavobigliassi5997
      @gustavobigliassi5997 Před 6 lety

      Giovanna Jardim meritória aqui quer dizer que por mérito próprio, esforço próprio. Você entendeu, mas não soube o que é o significado da palavras meritória.

  • @AlanMMW
    @AlanMMW Před 6 lety

    Vish, eu penso que é a primeira interpretação

  • @saulomoraes6357
    @saulomoraes6357 Před 6 lety

    Não vejo dificuldade nesse texto. Eh claro que a salvação aí não pode ser a eterna, pois ela seria meritória, obviamente. A salvação nesse contexto é da morte física mesmo. Jesus já tinha alertado de forma muito explícita que os Judeus seriam julgados e passariam por uma grande tribulação ( fato que ocorreu em 70 DC com a destruição do templo e de Jerusalém). Só os que perseverassem, vigiassem seriam salvos ( da morte física ou de ser escravizados) do Império Romano. Alguns Judeus acertadamente fugiram para os montes e para outras regiões da Judéia como ordenou Jesus para que não morresem e ainda foram advertidos para não voltarem para buscar nada. Aqueles que não levaram Mateus 23 e 24 a sério, foram exterminados. Mas aqueles que foram descuidados e submetidos a grande tribulação só se salvariam se fossem perseverantes, aí sim ganhariam a salvação eterna.