The Last Of Us 2 é perfeito?

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 27. 06. 2020
  • Me siga por aí!
    / oisacness
    / oisacness
    Seja um apoiador deste canal:
    catarse.me/isacness
    Adquira nossas camisetas:
    Modelo 1: amevoce.com/loja/t-shirts/t-s...
    Modelo 2: amevoce.com/loja/t-shirts/cam...
    Fontes e links úteis:
    ► O que pessoas trans tem dito sobre essa questão:
    / 1273712443991240727
    / 1274366241864646657
    / 1274388678794784768
    / 1273891764168830977
    / 1273735746323701773
    / 1275026304874745858
    ► Vídeo do Teaching without Frills:
    • Story Elements For Kid...
    #TheLastOfUsPart2
  • Zábava

Komentáře • 212

  • @amigoeuestouaki4880
    @amigoeuestouaki4880 Před 4 lety +137

    Se a proposta é exaltar a perspectiva de pessoas trans, acho importante compartilhar canais de pessoas trans, aqui alguns canais bastante interessantes que eu acompanho.
    czcams.com/users/mandycandy
    czcams.com/channels/t3k4yoi2Iz48EqtEfAc92Q.html
    czcams.com/users/BryannaNasckCanal
    czcams.com/channels/33ODj_jViL2YEkPM7yF0Iw.html

  • @Nickclarinha
    @Nickclarinha Před 4 lety +66

    Eu nao concordo, tentando o que voce esta falando mas ainda sim discordo. Para min o "tema" que é trabalhado com o Lev nao é so a de ser trans, e sim algo a mais, a questao de ele ser uma pessoa trans sendo uma pessoa religiosa e como isso o permite espalhar o amor e a paz que a sua religião originalmente pregava, e ainda inserido num meio que sua condição, nao é aceita dentro daquele meio ao qual ele cresceu. Sim, toda a violência que ele sofre provem dele ser trans, mas todo o amor que ele recebe de volta nao vem so disso, vem de ele ser uma pessoa boa com todos, e um excelente guia para as pessoas ao redor, visto que em um momento ápice da historia, é ele que salva a abby de fazer uma merda muito grande e quebrar o ciclo de odio que antes a abby acreditava tanto ser a resposta.
    Eu entendo que ele nao foi muito bem trabalhado e expandido, mas temos que lembrar que TLOU 2 é um jogo de 25 horas com muitos personagens e muitas historias acontecendo ao mesmo tempo, assim muitos outros personagens nao foram tanto trabalhados, visto como exemplo o manny, o jesse, a maria ou talvez a própria irmã do Lev. Concordo que eu queria também ter visto mais dele e ele podia ser melhor trabalhado mas isso nao é devido a ele ser trans ou seja la o que for, e sim porque ele é apenas um personagens secundário qua aparece na metade pro final da historia e serve so como um guia de mudança para um personagem principal, mas isso nao o faz um mal personagem ou uma representação ruim de pessoas trans.
    Agora falando como uma pessoa trans, pessoalmente nao me senti mal representada ou com "raiva" de como trataram essa situação, ao contrario me senti incrivelmente bem colocada, porque o jogo mostra que mesmo que todos ao redor tentem definir uma pessoa trans como apenas aquilo, o jogo mostra que no final somos mais, temos nossa crenças, medos, erramos, amamos e temos nossos gostos pessoas, mas claro isso é pessoal e varia de pessoa pra pessoa.
    Obrigada se voce leu ate aqui e desculpa talvez ? kkkkkk e alem de tudo ainda sim é um otimo video parabéns isac ^^

    • @kamykerley
      @kamykerley Před 4 lety +2

      ótimos argumentos!! e que bom que essa representação te fez se sentir bem.

    • @mikealmeida9719
      @mikealmeida9719 Před 4 lety +2

      Sou um cara trans e comentei agora pouco quase a mesma coisa, vi exatamente assim

    • @iand.5036
      @iand.5036 Před 3 lety +5

      Eu concordo com seu ponto de vista. Sempre dá pra melhorar, mas acho que eles exploraram o Lev de forma boa considerando o tempo limitado de tela e seu não-protagonismo. Acho que ele é muito mais que apenas um artifício para que a Abby seja superior, ele é quase como um "mestre" ou guia que mostra o outro lado da moeda. Ele tocou a Abby primeiro com suas ações, depois com suas palavras e, por fim, com sua história. Ser quem ele é foi o que cativou e deu um outro norte pra vida da Abby. Se ele não estivesse presente naquele confronto entre ela e Ellie, por exemplo, o desfecho seria bem diferente.

    • @franzandrade8823
      @franzandrade8823 Před 2 lety

      Como pessoa Trans também concordo com sua opinião. Um ano depois, mas tudo bem, só pude jogar agora rs.

  • @layruslopes6556
    @layruslopes6556 Před 4 lety +34

    Muito obrigado pelo vídeo Isaac! Não têm sido fácil ver "críticas" sobre esse jogo... nomeando uma estória tão magnífica como um "game da lacracão"... acho que nunca fiquei com tanta raiva da arrogância alheia e é bizarro pq o mundo tá desabando e eu fico preocupado com a repercussão de um jogo. Provavelmente é pela admiração que tenho pelo game.
    Queria conseguir descrever o quanto é gratificante ver algumas reflexões que tenho tão bem representadas por vc... coisas que eu não consigo transformar em palavras.
    "...acho que é nosso dever transformar as coisas em benefício das pessoas." Que frase mano... que frase...
    Fico tão feliz por ver análises que realmente se preocupam em apontar o que poderia ter sido melhor no game, afinal... no momento em que uma história se propõe a retratar um tema, espera-se uma abordagem que contemple as complexidades da situação. De fato foi um vacilo a parada com Lev...
    Sabe o que me deixa mais puto? É saber que jogos como God of War fizeram um monte de marmanjo refletir questões acerca da masculinidade, relações familiares e mil outras coisas, mas na hora que a temática não os representa diretamente, eles perdem a cabeça e falam uma porrada de bosta... Acabei desabafando, foi mal kkkk
    Mais uma vez... obrigado mano!

  • @vitoriafernandes382
    @vitoriafernandes382 Před 4 lety +33

    Abriu meus olhos pra algo que eu nem me esforcei pra perceber no jogo. Obg Isac, vc me faz melhorar.

  • @mikealmeida9719
    @mikealmeida9719 Před 4 lety +12

    Sou um garoto trans e eu vibrei ao perceber, no meio do game, que o Lev é um garoto trans também. Ele tem personalidade, a história dele condiz com o que atualmente vivemos (falando de opressão, fanatismo religioso). E a relação entre ele e a Abby pra mim foi sobre amizade, redenção, companheirismo... Eu achei lindo do início ao fim, principalmente quando o Lev questiona a Abby sobre o que ela tá fazendo lutando contra o próprio grupo e ela responde que agora >ele< é o povo dela. Enfim, percepções diferentes, né? Conheci seu canal hoje e já tô apaixonado.

  • @giovanaflavio1552
    @giovanaflavio1552 Před 4 lety +40

    Para mim o Lev foi colocado la para ter uma comparação da Abby e do Joel, os dois fizeram escolhas para defender uma criança. Foi um ponto q eu não tinha pensado, assim como a Ellie foi diminuída para o bem emocional de um personagem, o Lev teve essa mesma função.

  • @nira2282
    @nira2282 Před 4 lety +11

    Eu penso diferente sobre esse jogo.
    Acho q ele NÃO foi feito pra representar minorias, e sim pra contar uma história fictícia de seres humanos da forma mais realista possível. Cada personagem no jogo é muito único, possuindo suas próprias ideologias, religiões e sexualidade, não se limitando apenas a aparências. E mesmo eu sendo homem, branco e hétero, fiquei totalmente imerso com esse jogo, e senti preocupação com os personagens a todo momento.

  • @diegopeixoto9178
    @diegopeixoto9178 Před 4 lety +19

    Eu concordo e discordo... rs
    Concordo que sim, o Lev funciona como uma “alavanca moral” pra Abby, mas não só isso. Na minha opinião ele tem um arco formado, sobre a liberdade de ser quem é, se desprender das amarras ideológicas impostas da sua criação, e se tornar livre, com um novo começo da vida ao lado de quem antes era inimigo.

  • @Igorro01
    @Igorro01 Před 4 lety +58

    Cara como é bom ver uma discussão com crítica complexa sem o 'choro do gamer branco médio'. Não havia levado essa ideia em conta. Obrigado

    • @viniciusmelo7881
      @viniciusmelo7881 Před 4 lety +7

      Muito foda esse comentário, que propaga um estereótipo com foco na cor da pessoa, vc pode simplesmente falar o 'O CHORO DE MARMANJO'. 👍

    • @guaxinimdomal
      @guaxinimdomal Před 4 lety +6

      Somos contra o racismo e preconceito,exceto com pessoas brancas e homens,ah a hipocrisia

    • @alexandremacedoalvarez550
      @alexandremacedoalvarez550 Před 4 lety +9

      Mano, 90% dos meus amigos são negros assim como eu, todos de classe baixa ou de classe média baixa. E do meu grupo mais próximo, a maioria agiu igual o seu "gamer homem branco de classe média". Por muitas vezes, esses rótulo preconceituoso é chato mn, já vi gente defendendo ideia dizendo que se não fosse negro não podia opinar, eu fui opinar e me chamaram de burro. Não são todos, mas uma exceção usa mais a luta de classe racial para defender suas ideias do que buscar realmente uma igualdade e direitos democráticos.

    • @fluticasona1
      @fluticasona1 Před 4 lety

      Que ? Kkkk

    • @luisclaudio2608
      @luisclaudio2608 Před 4 lety

      @@viniciusmelo7881 kkkkkkkkk

  • @raphaelvasconcelos2514
    @raphaelvasconcelos2514 Před 4 lety +76

    Que ponto de vista interessante, é uma das poucas críticas ao jogo que achei contundente.

    • @RicardoTorres-lg3wt
      @RicardoTorres-lg3wt Před 4 lety +7

      Eu só acho um pouco exagerado dizer que esse erro quebrou a historia do jogo

    • @nira2282
      @nira2282 Před 4 lety +1

      @@RicardoTorres-lg3wt
      Pois é, galera exagera demais

    • @garudadrakon4728
      @garudadrakon4728 Před 3 lety

      o mais engraçado é o fato de que essa crítica é fraca, tendenciosa e controversa, e mesmo assim, é uma das melhores críticas que vc pode encontrar

  • @dudumendes3294
    @dudumendes3294 Před 4 lety +24

    Sinceramente, eu não achei isso. O jogo fala sobre diversas coisas inclusive sobre o ódio. Acho que o Lev e a Yara serviram pra mostrar que até mesmo dentro dos Serafitas há pessoas boas, pessoas normais como também um senhor serafita que o Own quase matou quando atirou no Danny (foi o que o fez querer sair daquilo), não é só composto por monstros insensíveis. E o jogo também faz isso com os WLF, Jackson e até os Vagalumes, mostrando o que você disse no vídeo: ninguém é completamente mal, ninguém é completamente bom, um grupo não é o mal, um grupo não é o bom.
    Numa parte do jogo, Abby diz ao Own que não entende porque alguém entraria para os Cicatrizes (como eles chamam) e que vê eles como terroristas, então o Own diz que já viu muitas pessoas achando que os Vagalumes também eram terroristas, grupo que eles faziam parte e que sabiam que não eram. O jogo mostra que há muitos malucos entre os Sarafitas/Cicatrizes e mostra que a Abby e os WLF nutrem um completo ódio por eles, mas quando ela conhece o Lev e a Yara, ela vê que não é bem assim. Que é só um ódio em vão entre os dois grupos. Os dois servem na trama, não pra dar um arquétipo de heroína para Abby (o "branco europeu" ajudando minorias), mas sim pra que ela perceba que os WLF e Serafitas nutrem um ódio cego um pelo outro e há o mesmo ódio entre ela e a Ellie. Lev e Yara servem pra mostrar um contraste entre os dois grupos que não são 100% bonzinhos ou 100% ruins.

    • @henriquealmeida7449
      @henriquealmeida7449 Před 2 lety

      Mano , se exatamente isso que eu penso . Perfeita leitura . Tem um canal chamado Arte em Ensaio que tem um vídeo falando de the last of us 2 que fala EXATAMENTE sobre isso .

    • @dudumendes3294
      @dudumendes3294 Před 2 lety

      @@henriquealmeida7449 caraca, vou dá uma olhada...

  • @amigoeuestouaki4880
    @amigoeuestouaki4880 Před 4 lety +17

    Eu quero colocar o Isac em um potinho, pqp ele é muito fofo. Tem razão, devemos acabar com essa dualidade de ou algo é muito incrível ou um lixo completo, isso é algo que permeia muito toda a mídia hoje, com; as fadas sensatas e a cultura do cancelamento. Estamos sempre colocando as coisas em caixas tão fechadas e simples que esquecemos que nada é 100%, por que pessoas não são assim, e logo, as coisas que elas criam também não vão ser. Precisamos aprender a lidar com os defeitos das coisas que gostamos e lidar com isso, não é fechar os olhos e fingir que algo de ruim não aconteceu, mas sim criticar essas atitudes e posturas para que elas possam melhorar e ser mais acolhedora com todos a nossa volta, mas quando algo é extremamente problemático e se recusa a mudar, aí meus amigos, eu vou ter que apelar para o cancelamento.

  • @joaobaiao8127
    @joaobaiao8127 Před 4 lety +22

    Que vídeo incrível! Crítica extremamente coerente com a proposta do jogo.

  • @arthuro_dw
    @arthuro_dw Před 4 lety +4

    Olá Isaac, acho que seria muito interessante um vídeo sobre Rick Grimes ( The Walking Dead ) sobre a evolução, ou desevolução do mesmo. Amo seu conteúdo espero que considere minha idéia!
    ( Evolução ou desevolução eu digo de Rick Grimes como pessoa, sobre seus atos e talz )

  • @brunodias3019
    @brunodias3019 Před 4 lety +11

    Vc falando sobre a definição de personagem me lembrou a hq "Um pedaço de madeira e aço" q "conta a história" de um banco de praça, mostrando como ele conseguiu suas marcas, e situações q aconteceram enquanto ele estava de pano de fundo!
    E ficou a dúvida, no caso da hq o banco poderia ser uma personagem?

    • @IsacNess
      @IsacNess  Před 4 lety +7

      Vou responder no vídeo que vou fazer sobre o livro (já tá em processo)

  • @CarlosHenrique-gb2rs
    @CarlosHenrique-gb2rs Před 4 lety +59

    The last of us 2 mostrou mais uma vez o quao a sociedade é escrota na internet, com o anonimato as pessoas mostram o seu pior lado, sem anonimato fingem ser alguem decente.

    • @CarlosHenrique-gb2rs
      @CarlosHenrique-gb2rs Před 4 lety +14

      The last of us 2 mostrou que cada vilao é heroi da sua propria historia, e o mais interessante é levar isso na vida real com base em pessoas hipocritas e toxicas, elas acham que sao os certos(herois) e se julgam nao terem erros como os outros de opinioes diferentes(viloes).

    • @franciscoassis175
      @franciscoassis175 Před 4 lety +2

      Vdd gostei do Leve depois que descobri que ele era trans não modou nada ele merecia mais desenvolvimento

    • @layruslopes6556
      @layruslopes6556 Před 4 lety +1

      @@CarlosHenrique-gb2rs Exatamente mano! Muito massa a reflexão...

    • @garudadrakon4728
      @garudadrakon4728 Před 3 lety +1

      The Last of Us 2 mostrou a hipocrisia das pessoas
      as mesmas que adoraram GOW4 por quebrar a simplicidade de GOW e abortar temas de forma mais madura foram as mesmas que acusaram TLOU2 de ser um game da lacração
      mas fazer oq, comunidade gamer é um lixo

  • @gustavohenrique9121
    @gustavohenrique9121 Před 4 lety +13

    Discordo em um pequeno detalhe: O Lev poderia ser uma pessoa hetero, a motivação da personagem ainda seria válida, mas, não por acaso, escolheram que fosse um trans, dando além de representatividade, uma motivação ainda maior a ela, pois aquela pessoa, devido o preconceito que sofreu, e sem dúvida sofreria no futuro, precise de um cuidado maior. Festa forma, o sentimento de injustiça torna-se mais forte, fazendo a raiva, o combustível, ser mais intenso, exigindo dela a tomada de uma atitude.

    • @IsacNess
      @IsacNess  Před 4 lety +8

      Então, o Lev poderia ser hétero mas não é. A partir do momento em que você escolhe retratar uma minoria, existem jeitos responsáveis e irresponsáveis de fazer isso. Usar a transexualidade dele como 'combustivel' pra Abby, como você mesmo coloca, é bem problemático

    • @gustavohenrique9121
      @gustavohenrique9121 Před 4 lety +2

      @@IsacNess Fico feliz em ter sua resposta sobre meu comentário. Creio que quando assisti ao vídeo, não devo ter compreendido plenamente o intuito dele. Mas revendo, e a partir de sua resposta, percebo que a crítica é sobre a idéia que é passada com este tipo de "representatividade", a consequência. Por último, tenho um pedido: caso tenha assistido a série Dark, faz uma análise sobre ela, é repleta de dilemas filosóficos, e uma análise, com seu conhecimento e olhar, seria muito bacana. Obg.

    • @LucasFerreira-ky2lc
      @LucasFerreira-ky2lc Před 4 lety +2

      Pequena correção: a sexualidade do Lev não é o foco, é o seu gênero
      O jeito certo de falar seria "O Lev poderia ser cis"

    • @l7miguel
      @l7miguel Před 4 lety

      @@IsacNess A Abby não salvou o Lev porque ele é trans e sim porque ele mais sua irmã salvaram a sua vida.

    • @viniciusmartinsdasilva1931
      @viniciusmartinsdasilva1931 Před 4 lety

      @@l7miguel e depois ela continuou salvando ele
      Ela mesmo disse q n foi esse o motivo dela estar arriscando sua vida pelo lev

  • @Andrei_R
    @Andrei_R Před 4 lety +2

    Aaaaaa meus sonhos foram realizados, meu CZcamsr favorito falando sobre meu jogo favorito.

  • @rodolfodcr
    @rodolfodcr Před 4 lety

    Isac + um video muito bom,gostei que agora esta se colocando nos videos e bom ve lo enquanto compartilha suas ideias,agora estou no aguardo de um video que fale sobre animações/anime One Piece e Shingeki no Kyojin e suas visoes sobre liberdade principalmente.Obrigado e sucesso meu amigo.

  • @brunarosa4290
    @brunarosa4290 Před 4 lety

    tô amando essa nova fase do canal

  • @daltonlourence2290
    @daltonlourence2290 Před 4 lety

    Muito boa a critica! Sobre essa questao do começo do video, essa reflexão sobre lugares/personagens fiz meu tcc sobre hahaha

  • @leeeverett393
    @leeeverett393 Před 4 lety

    Tava ansioso pra esse vídeo

  • @leticiahkqf5058
    @leticiahkqf5058 Před 4 lety

    ótimo vídeo como sempre, Isac. muito obrigada!

  • @chama1325
    @chama1325 Před 4 lety +1

    Seu canal é incrível e adorei a maneira que aborda o assunto

  • @wolfiexpert
    @wolfiexpert Před 4 lety +1

    Vídeo muito bom!! Parabéns!!

  • @elliecaulfield6894
    @elliecaulfield6894 Před 4 lety

    Tava esperando por isso.

  • @wholucy
    @wholucy Před 4 lety +1

    Esse foi um dos melhores reviews de jogo que eu já vi
    Obrigada!

  • @itacirgabral8586
    @itacirgabral8586 Před 4 lety

    seu canal dá um calorzinho no coração

  • @andysangueverde
    @andysangueverde Před 4 lety +4

    Muito bom ver esse outro lado, isso não me pegou tanto enquanto jogava porque a Abby mesmo pouco se importa com esse contexto ela só ajuda Lev e Yara porque se vê naquelas crianças, e quer impedir de ter os pesadelos assim como acontece com a Ellie. Inclusive queria saber o que o ator tem a dizer sobre isso já que ele é realmente trans. Mas uma boa crítica.

  • @iriacabral5265
    @iriacabral5265 Před 4 lety +2

    A sua crítica faz bastante sentido, e me fez expandir meu pensamento sobre o jogo. Eu penso o seguinte: é um mundo pós-apocalíptico, o Lev nasceu nessa sociedade quebrada e com valores religiosos muito fortes. Acho que a relação entre a Abby e o Lev faz referência ao primeiro jogo e relação Joel/Ellie. A consequência do estresse pós-traumático pra Ellie é autodestruição, e a consequência do estresse pós-traumático da Abby é o caminho do crescimento. A Ellie teve pouco tempo pra lidar com o próprio luto, a Abby teve 4 anos e é muito mais sociável que a Ellie, isso ajuda. Acho importante pontuar que o ator que deu vida ao Lev (Ian Alexander) é trans e se identificou com a história do Lev. Não foi um roteiro irresponsável, foi pensado e foi discutido. Não sou trans, não posso falar por quem é, mas o episódio do podcast oficial do jogo da semana passada (21 de julho de 2020) tem o Ian falando sobre o Lev.

    • @garudadrakon4728
      @garudadrakon4728 Před 3 lety

      o mais engraçado é que diversos dos trans que tratam esse jogo como algo demoníaco nem citam esse caso

  • @pauloalexandrez9594
    @pauloalexandrez9594 Před 4 lety

    Tava esperandooo

  • @hitamie5912
    @hitamie5912 Před 4 lety +1

    Excelente o seu apontamento

  • @sianglaad955
    @sianglaad955 Před 4 lety

    O seu vídeo foi, até agora, a melhor crítica ao jogo que eu assisti até esse momento. Me fez refletir sobre aspectos que eu não tinha considerado r aprofundar outros que estavam mais claros. Gostaria muito de saber sua opinião detalhada sobre o jogo, particularmente sobre o desenvolvimento dos personagens e o final

  • @caiofalconieri3183
    @caiofalconieri3183 Před 3 lety +1

    Não acho que o papel do Lev na história tenha sido apenas engrandecer a Abby.
    A história do jogo, entre várias coisas, é sobre como podemos mudar o olhar sobre algo de que não gostamos, ao conhecer melhor. A princípio, isso acontece com Abby, que começamos odiando, e depois vendo as coisas mais pelo lado dela.
    Nós odiamos todos os cicatrizes por causa da forma como eles agem, mas ao conhecer melhor dois personagens serafitas e fazer amizade com eles, vemos que não necessariamente são todos assim, e que inclusive eles consideram a religião grande o suficiente para todos eles. Então mais do que engrandecer abby, os dois servem para mostrar como mesmo sobre um grupo assim pode ter pessoas boas.

  • @direitoidiota8997
    @direitoidiota8997 Před 4 lety

    amo ver meu nome no final do seus videos

  • @user-karmaguinas
    @user-karmaguinas Před 3 lety

    partindo dessa ideia de personagem, a Tardis em Doctor Who seria uma personagem poder possuir pensamentos e ações

  • @besukiBAM
    @besukiBAM Před 4 lety

    Pelo título achei que fosse um teste do buzzfeed kkkk (eu olhei pela barra de notificação )

  • @guilhermesantiagolimasanti1196

    Aleluia, um ensaio sem spoilers, valeu Ness, vai demorar muito até eu poder jogar essa obra de arte

  • @reneituost4827
    @reneituost4827 Před 4 lety +7

    Sinceramente, até quando eu não concordo com as criticas do Isac continuo achando o video incrivel, sério, alguém explica porque esse canal não é maior que o pewdiepie?

    • @josegarcia-gx5jn
      @josegarcia-gx5jn Před 4 lety +1

      essa pergunta tem tantas respostas...
      acho q a mais fácil é q qualidade de conteudo nunca foi (e nem será) proporcional a sucesso

  • @rodrigoquato
    @rodrigoquato Před 4 lety

    Vou te falar, que o que eu menos li foram as cartinhas mano. KKKKKKKK, muito bom saber isso, ja vou ler todas depois

  • @Arnoudbr
    @Arnoudbr Před 4 lety

    Eu nem jogo, mas sua argumentação é muito boa e faz pensar.

  • @kilyharo
    @kilyharo Před 3 lety

    Muito bem colocado, as pessoas tem o péssimo costume de serem extremistas na Internet de forma gratuita, raramente colocam obras em espectros como boas, porém com defeitos pontuais, ou mesmo quando não gostam, mas reconhecem qualidades no produto... é um exercício crítico importante

  • @jocemirsouza8352
    @jocemirsouza8352 Před 4 lety

    ISAC NESS sempre cirúrgico e certeiro ao tecer sua crítica EU AMEI

  • @caiquenonato9449
    @caiquenonato9449 Před 4 lety

    Curti bastante esse novo formato em que você aparece. O outro era muito bonito e eu gostava bastante, mas, pelos menos pra mim, dava um ar de "tô cuspindo verdades, escuta aí", já esse é mais humano e convida pra uma discussão. Parabéns!

  • @lucsplayer8966
    @lucsplayer8966 Před 4 lety

    É uma visão muito interessante mesmo, antes dessa crítica eu via o arco da abby como um desenvolvimento muito parecido com que o joel teve, já que no final, ela faz de tudo pra proteger os irmãos. Com esse vídeo, nem me dei conta de como lev era tratado na história. Vídeo perfeito aliás.

  • @nick7259
    @nick7259 Před 4 lety +2

    No meio de tantas criticas rasas sobre o jogo, a sua critica é realmente algo mt interessante e levanta um ponto importante. Eu não fui atras de ver opniões de pessoas trans sobre o personagem, apenas acabei me deparando com alguns comentarios positivos em relação a ele. Por não ser da comunidade trans o maximo que posso fazer e olhar de fora, e ao meu entender a forma como as pessoas trans se sentiu satisfeitas ou não na representação, esta mais ligado a como foi a experiencia ou a interpretação da historia q tiveram. Olhando a historia da Abby como uma de amor ou amizade e contrapartida a da Ellie como de odio, fica mais facil enxergar o Lev como um personagem q estava la apenas para agregar a "evolução" da Abby. Porém isso corrobora com a visão de que TLOU 2 é sobre herois e vilões, não diria que a Abby e a Ellie são dois lados da mesma moeda, mas sim que ambas estão na mesma trajetoria só que em momentos diferentes dela. Enquanto Ellie esta cultivando o odio dela, Abby ja colheu o dela. A relação entre a Abby e o Lev não foi apenas para ela ser a salvadora dele, de fato o que gerou o problema dele foi a questão sobre ser trans, no entanto a Abby não entrou na historia dele para lhe dar uma esperança de vida melhor, tanto que ele e sua irmã ja estavam fugindo, ja tinha descidido isso, ela crusou com eles por acaso, e assim como a ela ajudou eles dois, os dois ajudaram ela. Apenas repetindo, não posso dizer como uma pessoa trans se sentiu bem ou mal representada, inclusive depois desse video com certeza irei atras para saber mais, por enquanto essa é a visão que eu tive.

  • @sdfvhiej
    @sdfvhiej Před 3 lety

    isac pq vc n faz um video analisando o jogo e a historia seria mt bom

  • @thealternatecurrent
    @thealternatecurrent Před 4 lety

    Excelente vídeo! Ótimo abrir essas discussões que ficaram ofuscadas pelo final do jogo. Como esse é nosso lugar de fala, queria saber se percebeu que apesar de terem personagens negros com certa relevância no mundo, TODOS morrem em algum momento, no 1 inclusive, e se sim, o seu ponto em relação a isso.

  • @ffelipeok
    @ffelipeok Před 4 lety +1

    NOOOOOOOSSA,ISAC.
    Eu tinha esquecido o nome do canal,pois me desincrevi quando foi H4CK34D0.Ai me lembrei do que eu acho seu melhor vídeo,o do Bill Wurtz.
    Ótimo achado :)

  • @mrmlh_1203
    @mrmlh_1203 Před 4 lety

    Salve meu bom

  • @imwarrior7509
    @imwarrior7509 Před 4 lety +1

    Entendi, mas Isac, tive uma visão diferente da sua, não vi a Abby como a hroina ( talvez um pouco) eu vi a Yara como heroína ( irmã do Lev) ela morreu por ele.... A Abby ajudou muito, amou ele, e viveu com ele, mas a Yara foi muito mais verdadeira?
    Acho que tbm pode ter sido uma comparação da Abby com o Joel que no comesso viram aquilo como obrigação mas depois comessaram a sentir amor pelos personagens ( no final do jogo vemos isso)
    Onde a Abby salva o Lev, mas não da propria tribo e sim da Ellie

  • @cremedecebola7718
    @cremedecebola7718 Před 4 lety

    CZcamsr bom eh outro nível

  • @AngelMartinsRX
    @AngelMartinsRX Před 4 lety

    Isac Ness, excelente analise.

  • @milly_pce7526
    @milly_pce7526 Před 4 lety

    Homen inteligência e sensato é uma coisa tão bonita de se vê

  • @nyx5542
    @nyx5542 Před 4 lety

    Primeiro cara que eu concordo por completo com o que disse, fez de fato uma boa crítica e argumentou sobre. Não ficou falando "ain, a abby matou o Joel cm um taco d golfe, ele era fod*o, não podia morrer desse jeito gente". (Obs: engraçado como esquecemos que o jogo quer nos mostrar que não existem pessoas "fod*s", "heróicas", "vilãs" ou algo do tipo, mas sim, apenas pessoas tentando sobreviver. E tbm esquecem que é só um jogo).

  • @robsoncalebestenertdarosa6312

    Concordo, porém o arco da Abby foi sobre redenção e não amizade... Ela ajuda o Lev por se sentir culpada(Não por bondade), só com o avanço da história ela cria um laço afetivo com ele.

  • @MarioFir
    @MarioFir Před 4 lety

    Eu acho que eles podem ter até pensado que talvez estivessem tirando o protagonismo de uma pessoa trans, mas a vontade de criar um paralelo entre a Abby e o Joel, um adulto que usa todo tipo de violência, supostamente por amor, se sobressaiu. E a escolha contribuiu com a ideia central que o jogo tava tentando criar, de que não existem vilões, só pontos de vista.
    A discussão e principalmente apontamentos feitos por pessoas trans são importantíssimos, e realmente, isso poderia ter sido alcançado no roteiro sem usar esse tropo.

  • @Mike_Pereira
    @Mike_Pereira Před 4 lety

    Gostei de ver essa perspectiva
    Preciso jogar esse jogo o quanto antes kkkkk

  • @raquelesteves3334
    @raquelesteves3334 Před 4 lety

    Eu coletei várias dessas cartas, e não reparei que elas vão mudando a barra que aparece

  • @imwarrior7509
    @imwarrior7509 Před 4 lety

    Gente do céu tive uma analogia loca aqui kkkk, depois que eu vi esse vídeo eu ouvi Geni e Zpelim (do chico) e percebi uma semelhança, Geni era odiada por todos os moradores de sua cidade (taca pedra na Geni) e quando a cidade parou um pouco de odiar ela foi quando um general branco apareceu lá para tudo explodir quem salvou a cidade foi a geni, mas mesmo depois disso ela foi odiada... N sei comparei dos dois do nada kk

  • @aleshofastora440
    @aleshofastora440 Před 4 lety +1

    Oq eu acho uma merda é a galera reclamando que tem moça bombada no jogo

  • @larissatavares8141
    @larissatavares8141 Před 4 lety +1

    Confesso que quando terminei de assistir ao jogo,fiquei chateada com o rumo da história.Bastante chateada mesmo;Não a ponto de xingar geral os personagens e tacar pau no jogo,como infelizmente está sendo visto demasiadamente na internet nos últimos dias.
    Seus comentários abriram meus olhos para um ponto de vista que eu desconhecia.Enfim,obrigada por isso.

  • @matheus02ize
    @matheus02ize Před 3 lety

    O Lev pode ter sido inserido para o próximo jogo ser um protagonista, penso dessa forma

  • @thomasroberto44
    @thomasroberto44 Před 4 lety

    Não tenho acessso a esses jogos mas, mesmo assim, gosto de ver os discursos e reflexões.

  • @eguadagata3484
    @eguadagata3484 Před 4 lety +1

    Quando vi o game fiquei feliz de me sentir representada dentro do jogo, de certa maneira por uma personagem bissexual e mulher. Então a gente acaba esquecendo que existem outros protagonismos também que precisam de um espaço e se a produtora se propôs a fazer isso, deveria ter pedido uma acessória, ouvir pessoas trans sobre isso e quem sabe no terceiro a gente não possa ser melhor representado. Não adianta dar voz a um oprimindo a outro, em uma soberania assimétrica que não deve existir

  • @Dgzinhu
    @Dgzinhu Před 4 lety

    só assisti por causa que tá sem spoiler, pq definitivamente esse e um jogo que quero evitar ao maximo tomar spoilers, vlw por ter feito sem

  • @jacaregames
    @jacaregames Před 4 lety +1

    Bom, nem todos são protagonistas do seus próprios destinos, ellie não era protagonista do destino dela no tlou1 , dependendo muito do joel, assim como Lev não é protagonista do seu destino , dependendo da Abby. Isso é uma questão de força e de capacidade. Isso é um reflexo da vida real, quantas pessoas ao redor do mundo são protagonista da sua historia, quantos dos perseguidos e injustiçados tem a força para tomar suas vidas em suas mãos?

  • @BrunoTorellidg
    @BrunoTorellidg Před 4 lety +1

    Excelente análise. Em um mar de críticas vazias, essa se sobressai pela coerência, parabéns!
    Mas no final, é interessante ver que a ND teve a sensibilidade de tocar em todos esses pontos, e trazer essa discussão a tona. Realmente, o lev foi uma "muleta" no roteiro, e merecia um protagonismo maior, parar além do seu propósito de engrandecer a protagonista Abby. Mas ainda assim, é um passo na direção correta, não?

    • @RicardoTorres-lg3wt
      @RicardoTorres-lg3wt Před 4 lety

      Acho que sim, acho um pouco exagerado você falar que esse detalhe quebrou a historia do jogo, tipo mesmo que possa ser problemático, e talves esteja errada a forma como o personagem foi tratado, não acredito que esse erro destrua a historia do jogo.

    • @garudadrakon4728
      @garudadrakon4728 Před 3 lety

      e o mais engraçado é ver que a crítica mais justa da obra é uma crítica fraca e controversa
      só com esse ponto já da pra perceber o quão podre a sociedade se tornou

  • @donovam2773
    @donovam2773 Před 4 lety

    Provavelmente eu seria um dos caras da wlf, aquele grupo è foda

  • @leaomiller
    @leaomiller Před 4 lety

    Adorei o jogo e não concordo muito com o que tu disse, mas pqp que ponto de vista interessante e contundente
    Tu é foda mano

  • @temun47
    @temun47 Před 4 lety

    Eu achei que o Lev é tipo a Ellie pro Joel no primeiro jogo

  • @murilofadul979
    @murilofadul979 Před 4 lety +4

    hum, achei sua discussão um pouco rasa, talvez faltaram mais argumentos pra entender o seu ponto. mas pelo o que eu captei... acho que vc interpretou o arco da amizade desses personagens de “forma errada”. à minha visão, todo esse anseio da abby por ajudar a yara e, principalmente, o lev, era sua suposta busca por redenção pelo assassinato do joel, ou seja, ela via nos dois irmãos uma esperança de ainda poder se provar como um “herói” (assim como você disse muito bem). entretanto, eu sinto que a transgeneridade do lev não vem a calhar com tanta importância assim na essência da história - digo, de fato, foi ela que uniu o caminho dos dois, e é ela que desperta na abby um senso maior de identificação e amor pelo lev (tendo em vista que a abby tbm é trans) - mas, no final das contas, o lev é só um personagem que simplesmente acontece por ser trans e acontece por cruzar o caminho da protagonista, trazendo benefícios aos dois. em conclusão, a representatividade se faz relativamente bem, não resumindo o personagem do lev a simplesmente o garoto trans da história. na verdade, a cena que encontrei problemas foi a cena de sexo entre a abby e o owen... mano, eu to longe de ser um puritano, mas senti que aquela cena só ta la para reafirmar a transgeneridade da abby, pra deixar transparecer a identidade da personagem através de um sexo anal. isso é uma escolha do roteiro extremamente depreciativa (foi até agressiva demais, destoante do momento, como se os desenvolvedores não soubessem “como pessoas lgbtq transam”, o que acontece mt na mídia kk) é isto meu olho ta doendo de escrever tanto no celular bjs adoro as discussões que vc propõe.

    • @mikealmeida9719
      @mikealmeida9719 Před 4 lety

      Menino, como assim a Abby é trans? De onde você tirou essa informação?

    • @murilofadul979
      @murilofadul979 Před 4 lety

      Mike Almeida pois é minino, foi dito pelo neil druckmann no twitter... mas no jogo nada é verbalizado mesmo

  • @CristianoJustSama
    @CristianoJustSama Před 4 lety

    Ele é o único ponto negativo que vi game tbm, mas é mais pelo modo apressado que então a história dele é contada, creio que um dos motivos seja já justamente o jogo ser gigante e então você vai para tal área e corri aqui e corri ali, cena importante, e bola pra frente já foi mostrado a motivação dele existir na historia e assim segue normalmente novamente a narrativa que o acompanha até o final.
    Não acho ruim mas tbm não é boa é apenas mau trabalhada.

  • @paulimriss
    @paulimriss Před 4 lety

    Esse começo do video me fez lembrar de O Cortiço, nele poderiamos considerar o cortiço como um personagem do livro? Pq sei lá, é como se ele fosse um personagem que depende dos outros personagens que o compõem. Dizer que "O cortiço acorda" seria apenas a personificação de um objeto inanimado ou a ação de um personagem do livro?

    • @deborah2763
      @deborah2763 Před 4 lety

      No caso do cortiço ele meio que se torna um personagem sim, tanto é que o livro conta a história dele. Apesar de ser inanimado as pessoas dão vida aquela local, e o autor retrata ele como se fosse um ser vivo a partir disso

  • @karymassemany6769
    @karymassemany6769 Před 4 lety

    Acho q vc ia gostar muito de ver o canal do Jonas Maria sobre o assunto. Ele tem vários vídeos falando sobre a fetichisacao da narrativa trans

  • @kito3479
    @kito3479 Před 4 lety

    ayy ele é tão fofinho

  • @LuKa_Bem
    @LuKa_Bem Před 2 lety

    Respondendo o título: sim

  • @beyondmgp3991
    @beyondmgp3991 Před rokem

    Eu tenho um problema SÉRIO com a forma que o Lev é tratado em um momento específico do jogo (Spoilers):
    Logo após a ilha dos Serafitas, onde o garoto passa por três eventos absurdamente traumáticos:
    1 - matar a própria mãe pra se defender
    2 - ver a comunidade em que viveu a vida toda se transformar em cinzas (comunidade essa pela qual ele tinha muito apego, visto a insistência dele em voltar pra ela, mesmo tendo sido rechaçado por ela)
    3 - ver a irmã virar uma peneira na frente dele.
    Depois de toda essa enxurrada de esgoto que acontece na vida do personagem tudo de uma só vez, ao voltarem da ilha, a dor e o sofrimento desse personagem deveria estar em primeiro plano, é muito trauma pra um personagem importante sofrer sem que haja um tratamento disso no roteiro correto?
    Mas o que acontece? A Abby encontra seus amigos mortos e sai puta da cara pra matar todo mundo E LEVA O LEV JUNTO DELA. O garoto acabou de passar por todo esse trauma, mas dane-se, a dor da Abby é o importante aqui, e eu entendo a raiva cega dela de sair por aí depois de ver principalmente o Owen morto (que no fundo era o único com quem ela REALMENTE se importava), mas a forma como o Lev é uma ferramenta pra fazer ela parecer magnânima ao invés de um personagem real com o qual a história realmente se importa fica óbvia aqui pra mim.
    "Ah, mas o Lev a essas alturas tá apegado a ela, é a única pessoa que sobrou na vida dele, ele não iria deixar ela ir sozinha". Pior ainda, a mina tá usando ele então, o quão egocêntrica uma pessoa tem que ser pra levar uma criança pra cometer algum ato de violência vingativa após essa mesma criança passar por tanto trauma ao mesmo tempo??
    E pra piorar mesmo depois da cena do teatro, depois dos ânimos se acalmarem e a Abby ter a desculpa de "agora minha raiva passou e estou pensando direito", a gente ainda não tem de fato uma "cena do Lev", dele tratando desses traumas todos que ele passou, seja junto da Abby ou não. Em contraste, é só olhar para como o equilíbrio de atenção entre os personagens no primeiro jogo era bem melhor, a Ellie não era só uma ferramenta de roteiro pra fazer o Joel recuperar o pouco de humanidade que restava nele, era uma personagem real, com personalidade e traumas bem definidos, cujos traumas eram de fato abordados e tratados pelo roteiro, é só ver como ela muda depois do que acontece com o David por exemplo e ver como o jogo trata isso com sutileza nas interações dela com o Joel. Aqui, depois do teatro, a Abby aparece alegre e saltitante com o Lev e dá a entender que tá tudo bem, mas todo o trauma do garoto é varrido pra baixo do tapete como se não fosse importante (porque pro roteiro realmente não é). A gente não precisa ver como o personagem se sentiu e tentou superar o que passou, presumir que tudo se resolveu off screen já é o suficiente pro nível de importância real que ele tem pra quem escreveu a trama.
    E considerando todos os detalhes por trás do personagem, eu acho que existe uma certa objetificação bem problemática aí. "Olha como a Abby é legal, ela largou seus companheiros de facção pra cuidar desse garoto trans, olha como ela é moralmente superior, como ela evoluiu graças a esse garoto trans". Tá, mas o que esse garoto trans sentiu depois de matar a própria mãe, ver a comunidade dele pegar fogo e ver a própria irmã virar uma almofada de alfinetes? Como isso tudo mudou ele? Como ele lidou com esses traumas todos? "Ah, não é importante, o importante é como a Abby mudou, como ele faz a Abby se tornar uma heroína altruísta que só quer saber do bem estar dele, olha como ela melhorou por causa dele, olha como ela evoluiu por causa dele, que legal hein?"
    Eu tenho N outros problemas com esse jogo, então pode ser que eu esteja problematizando atoa, mas eu realmente me incomodei com isso... Junto de mais uma centena de coisas 😅

  • @lucamfraietta
    @lucamfraietta Před 4 lety

    eu entendo a critica, mas sinceramente n acho q se aplica mt bem, sinceramente eu demorei pra entender q tal personagem era trans, e em muitos momentos nem esqueci completamente do fato, principalmente pq eu acho q o fato dele ser trans n é nada importante para a historia em si, a violência sofrida por ele pode até ter uma origem transfóbica mas tem uma natureza de cunho mt mais religiosa do q qualquer coisa (inclusive eu sou uma pessoa n trans falando e provavelmente falando merda), gostei mt do vídeo, vc é mt gato e seu conteúdo é incrível

  • @raquelesteves3334
    @raquelesteves3334 Před 4 lety

    Po, eu até gosto de como colocaram ele com a Abby, meio que é a história do primeiro, só que com os gêneros invertidos. Mas eu concordo que deveriam ter dado mais protagonismo pra ele, ainda mais que ele era o único personagem completamente novo(sem conexão com a história do primeiro). A e o video ficou incrível, primeiro vídeo seu que vejo, mas com certeza não o último.

  • @natanbarboza9114
    @natanbarboza9114 Před 4 lety

    O lev parece aquele ator de the oa

  • @ryanmachado9851
    @ryanmachado9851 Před 4 lety +1

    Isaac, eu respeito sua opinião e até concordo com você em partes. Mas eu acho que oque os desenvolvedores quiseram fazer é : como a abby provavelmente vai ter seu trajeto mostrado daqui pra frente, se tornando um dos personagens principais, seria estranho colocar como principal uma personagem que fez algo tão cruel (para quem sabe), as pessoas não iriam querer jogar muito menos se importar com ela. Oque quiseram fazer com ela foi uma jornada para absolve-la e gostarem dela. Eu não gostei menos da ellie mesmo depois do que houve, mas agora eu gosto da abby, assim os criadores conseguem um equilibrio. Acredito que a part II foi apenas uma apresentação, e que o que virá a seguir será sim algo muito mais grandioso que foi para mim o TLOU 2, é oque eu acho.

    • @IsacNess
      @IsacNess  Před 4 lety

      Certo, mas não disse o contrário no vídeo.

  • @Nabucodonosor9
    @Nabucodonosor9 Před 4 lety

    O lev de fato estava só de passagem. A Abby queria ajudar a irmã dele a princípio, afinal elas se salvaram entre si, formando esse peso na consciência da abby em não deixa-los ao léu. Fazendo um paralelo ao Joel que salvou ela e ela fez pior do que deixa-lo ao léu.
    A questão que quero propor é, se não fosse o lev, seria qualquer outra pessoa que a salvasse. Salvar alguém nunca é um papel pequeno, mas se for só esse o seu papel num jogo, ele é pequeno? ou pequeno demais pra uma "minoria"?

  • @pedro3858
    @pedro3858 Před 4 lety

    Creio que o Lev será muito bem aproveitado no 3.

  • @Daniels_mind
    @Daniels_mind Před 4 lety +1

    Segestão: peaky blinders, acho q seria um bom tema de vídeo.
    Parabéns pelos vídeos, n existe um canal igual ao seu

  • @joseantonyjesusdasilva967

    Eu baixei quase todos os vídeos pra assistir tudo offline depois..

  • @ninadelfino5256
    @ninadelfino5256 Před 3 lety

    Então o hotel em o iluminado é um personagem?

  • @joaopedroalemar9387
    @joaopedroalemar9387 Před 4 lety +1

    Muito boa review apesar de não concordar em alguns pontos, gosto muito do seu canal e do seu conteúdo pois mesmo não concordando com muitos de seus vídeos gosto de refletir e escutar alguem que pensa diferente de mim. Isaac só gostaria de lembrar que essa inversão dos papéis da mulher e do homem já acontece no momento do jogo que o Joel fica extremamente machucado e doente e quem tem que salvar ele é a Ellie. O 2 não é uma história de duas pessoas, é uma história de vingança. E mesmo que a representividade trans não tenha sido tão boa eu acho que não tem como representar TODAS as minorias e agradar a todos em uma mesma obra.

    • @joaopedroalemar9387
      @joaopedroalemar9387 Před 4 lety

      No momento do primeiro jogo *

    • @IsacNess
      @IsacNess  Před 4 lety

      Se não tem como representar todas as minorias é melhor não se propor a representar todas as minorias. Se não era pra assumir a responsabilidade de representar eticamente um personagem trans, que fosse um personagem cis.

    • @joaopedroalemar9387
      @joaopedroalemar9387 Před 4 lety

      Isac Ness, muito bem pontuado, mas acho que o ponto do jogo é deixar claro que pessoas LGBTS+ existem, e isso não é o que as define como no exemplo da Ellie que apesar de fazer parte da comunidade não tem a menor diferença nas outras coisas. Eu acho que isso ajuda a enfatizar que ser ou não ser não é um fator distintos de alguém. O jogo deve ser elogiado sim, pois se nem vc nem os homofóbicos elogiaram, essas obra de arte que consegue incluir reprensatividade de diversos grupos vai ser esquecida

    • @garudadrakon4728
      @garudadrakon4728 Před 3 lety

      @@joaopedroalemar9387 essa é a contradição
      se nem uma obra q tenta representar a comunidade LGBT e traz, pelo menos, um personagem que, mesmo sendo pouco desenvolvido, é normal, sem ser aquela putaria de esteriótipos, agrada as pessoas, qual seria a chance de representar um personagem LGBT bem-construído?
      se o pensamento de "se não for fazer uma representação perfeita, então que nem represente" for absoluto, então a chance de ver um trans em alguma obra cai pra zero ou pra proximo de zero

  • @khyris5927
    @khyris5927 Před rokem

    Bom nunca tinha visto por esses olhos e é um ponto interessante eu sou uma pessoa trans e não me senti incomodado com isso em nenhum momento mas claro nem todas as pessoas sou eu então a pessoas que podem sim ser sentir mal sobre porém na minha visão não nessariamente foi isso que o jogo mostrou não uma hetero protegendo uma trans mas sim uma pessoa mulher adulta protegendo uma criança trans , acho que o ponto principal é ela ser criança a parte da transfobia e perseguirem ela por isso eu sinto que ela resolve quando ela mata sua mãe depois isso começa a guerra entre os lobos e o povo dela e logo o foco fica uma adulta protegendo uma criança e simples assim. Ela ser trans foi só pra eles colocaram diversidade no jogo , ela poderia se virar sozinha?sim poderia mas ela ainda não deixaria de ser uma criança e o jogo só quis de novo mostrar amor de mãe com um filho igual o Joel com sua filha . Acima de tudo o tema é amar e proteger e não se é alguém hetero ou trans e simplesmente amor.

  • @caskuda9839
    @caskuda9839 Před 4 lety +2

    ???? Nunca me inscrevi neste canal '-
    Mas fodase amei o vídeo ikkkkkkkkk

    • @elijardel2191
      @elijardel2191 Před 4 lety +1

      Mano, se inscreve..

    • @caskuda9839
      @caskuda9839 Před 4 lety

      @@elijardel2191 to inscrito, mas nunca me inscrevi no canal, como amei o conteúdo dx la

  • @amigoeuestouaki4880
    @amigoeuestouaki4880 Před 4 lety

    Eu nunca fui de reclamar de spoilers, mas quase não assito esse vídeo por causa. Mas é lógico que eu assistiria uma dez vezes depois.

  • @maffon4298
    @maffon4298 Před 3 lety +1

    Por mim nem deveria ter feito o segundo jogo, quem dirá o terceiro 🤦🏻‍♂️

  • @2192xmp3
    @2192xmp3 Před 4 lety

    Nice argumento

  • @BetaTesterZER0
    @BetaTesterZER0 Před 4 lety

    Engraçado que apesar de não ter detectado esse aspecto da questão eu achei o fato de que Lev, por ser o personagem mais empático (para mim o único com algum apelo notável), ser basicamente um joguete é odioso.
    Ter que acompanhar a estória dele de forma tão periférica revolta um pouco até.
    Depois de certa altura eu preferia até que Ellie e Abby se matassem para ver Lev concluir seu arco sozinho ou levando outros a colaborarem com sua jornada.
    Talvez vire até uma DLC, não devo ter sido só eu que ficou com esse amargo na língua.

  • @fabiofurlan6403
    @fabiofurlan6403 Před 4 lety

    A Abby se parece com o Joel na hora de salvar o Lev. Tive essa impressão

  • @brisacompanyofficial
    @brisacompanyofficial Před 4 lety

    Amei

  • @MarcusVinicius-ct1rz
    @MarcusVinicius-ct1rz Před 4 lety

    Interessante seu ponto Isac, mas eu tenho uma opinião diferente. Não acho que objetivo foi usar o Lev como um pedestal pra Abby, afinal o Lev tem seu espaço na história. O ponto que eu quero chegar é que o Lev traz um ar de "inocência" (Ele é a Ellie do TLoU1 em uma certa perspectiva) essa inocência é pelo o fato dele ser uma criança em um mundo problemático...Contudo, ótimo vídeo e ganhou mais 1 inscrito!

    • @IsacNess
      @IsacNess  Před 4 lety

      Mas fica bem claro que o Lev é perseguido por ser trans, não por ser criança.

  • @mit4257
    @mit4257 Před 4 lety

    Muito interessante o vídeo, porém não acho que no primeiro jogo exista esse cenário que vc diz em que o homem é o protetor da mulher, e sim uma relação de adulto - criança , ou pai - filha. Entende? se a Ellie fosse um menino, o jogo teria a mesma vibe, a mesma mensagem. Já no segundo, em que os papeis "invertem", também não vejo essa questão de genero, e sim mais uma vez a relação de pai e filha, onde um lado faz de tudo para ter o bem e proteger o outro.

  • @caiomuller4938
    @caiomuller4938 Před 4 lety

    (SPOILER)
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    Talvez eu seja uma criancinha mesmo, mas eu queria um final feliz com a ellie, o caminho de vingança que resultou em solidão pra mim não foi o bastante e senti um gostinho de quero mais do jogo. O fato dela perder a Dina me abalou, e eu acreditava que na volta de Santa Barbara, a Dina apareceria abraçando a ellie e o final que eu vi foi bem distinto do que eu esperava.
    Essa idéia de "reputação" entre vilão e herói, foi algo sensacional.
    E estou amando ver diversos apontamento do jogo, vendo idéias muito interessante e cada vez eu aprendo mais...

  • @brenoa3044
    @brenoa3044 Před 4 lety

    ❤️