Amílcar Ifé
Amílcar Ifé
  • 9
  • 355 075

Video

Trecho de 'Deuses e Generais' (2003)
zhlédnutí 33KPřed 10 lety
Trecho de 'Deuses e Generais' (2003)
Cena do filme 'El Cid' (1961)
zhlédnutí 3,1KPřed 10 lety
Cena do filme 'El Cid' (1961)
Relações Étnico-Raciais - Prof°. Dr. Kabengele Munanga
zhlédnutí 264KPřed 10 lety
- Videaula referente à disciplina de Introdução à Teoria Social e Relações Raciais. Trata-se da 4ª aula do curso ERER - Educação para as relações étnico raciais -, ministrada no período 2009/2010 pelo Programa de Educação sobre o Negro na Sociedade Brasileira, elaborado e desenvolvido pelo núcleo de estudos afros da Universidade Federal Fluminense - UFF. Nesta aula, o professor Kabengele Munang...
Reza Forte - Aline Calixto
zhlédnutí 7KPřed 10 lety
Reza Forte - Aline Calixto
Trecho do filme 'Che: o argentino'
zhlédnutí 3,9KPřed 10 lety
Trecho do filme 'Che: o argentino'
História da África - Drª. Mônica Lima e Souza, da UFRJ
zhlédnutí 11KPřed 10 lety
Esta é a 1ª aula do Curso ERER, uma especialização à distância em estudos afros do Programa de Educação Sobre o Negro na Sociedade Brasileira da Universidade Federal Fluminense - UFF.
História do Negro no Brasil - Drª Hebe Mattos e Drª. Martha Abreu
zhlédnutí 23KPřed 10 lety
Nesta videoaula, as historiadoras Hebe Mattos e Martha Abreu, do Programa de Educação Sobre o Negro na Sociedade Brasileira da Universidade Federal Fluminense, refletem sobre a participação efetiva do negro na História do Brasil, na construção da Nação e na estruturação da cultura e da sociedade brasileira.
Mitologia e cosmologia africana - Me. Rogério Garcia Cappelli
zhlédnutí 7KPřed 10 lety
Nesta videoaula, o historiador Rogério Garcia Cappelli - Professor de Religiosidade de Matriz Africana do Programa de Educação do Negro na Sociedade Brasileira - BENESB/ UFF - desconstrói a visão tradicional existente sobre os negros e a cultura africana, produzida na maioria das vezes por meio de olhares preconceituosos, e analisa a concepção de mundo africana e sua religiosidade, assim com su...

Komentáře

  • @davidduarte5860
    @davidduarte5860 Před 3 měsíci

    Obrigado professor por essa aula muito boa , parabéns.

  • @eduardaalves9593
    @eduardaalves9593 Před 3 měsíci

    Parabéns pela excelente aula!!! :)

  • @antifanatismolacerda6152
    @antifanatismolacerda6152 Před 5 měsíci

    Isso sim, aí esta uma fala clara sobre identidade étnica, em momento algum existiu posicionamento ideologico partidário e nem tendência ideologica sobre qualquer movimento. Falas assim precisam chegarem nas salas de aulas, o ensinamento não se restringe ao preparo para o mercado de trabalho ou para profissões liberais, o desafio vai muito além. A autonomia de intelectualidade e o pensamento crítico são importantes para a formação ética. Precisamos de mais ética para a desconstrução das mazelas que assola o nosso país.

  • @juniorgodoi7628
    @juniorgodoi7628 Před 5 měsíci

    Estou ouvindo essa aula linda no dia 06 de março de 2024, e fiquei maravilhado com a didática do professor Dr Kabengele Munanga. Só tenho que agradecer por mais essa lição.

  • @user-uv7lu6ly3s
    @user-uv7lu6ly3s Před 5 měsíci

    Amei a explicação sobre a melanina.

  • @edivanahildadasilva9777
    @edivanahildadasilva9777 Před 5 měsíci

    Amo nosso país, com rostinho com sua identidade única.

  • @luciano54648
    @luciano54648 Před 5 měsíci

    Esta historia não é a historia verdadeira de africa. Vão ler o livro legado roubada Pra vocês saberem a verdadeira historia de africa.

  • @luciano54648
    @luciano54648 Před 5 měsíci

    Mas que merda é esta africa nunca foi um continente izolado não, nós não se preucupamos com a europa a europa é que que se preucupava com Africa Ate porque quem matou as pessoas pra ficar com a terra dos outros é a europa. Afrca nunca estava na escuridam nehuna

  • @kreltarron7131
    @kreltarron7131 Před 7 měsíci

    Onde tem o filme dublado para baixar?

  • @helenasantanadimonaco8659
    @helenasantanadimonaco8659 Před 9 měsíci

    Sou apaixonada por essa matéria, conheci ela fazendo faculdade de serviço social é simplesmente uma das matérias que mais gosto , eu fico horas e horas ouvindo aprendendo isso não tem preço tem valor..

  • @user-fx3th6jy4d
    @user-fx3th6jy4d Před 10 měsíci

    Que homem incrível ❤

  • @veraluciacarvalho3084
    @veraluciacarvalho3084 Před 10 měsíci

    Ótima aula , necessário falar do racismo na nossa sociedade, precisamos acabar com as desigualdades racial e social que parece não existir .

  • @eduardolessa2265
    @eduardolessa2265 Před 11 měsíci

    O homi era brabo demais

  • @deirsampaio7482
    @deirsampaio7482 Před rokem

    Esse filme é antológico 🇧🇷🕊

  • @diegodeoliveirabrito

    Aula maravilhosa! Muito obrigado!

  • @vanessachaves5232
    @vanessachaves5232 Před rokem

    Aula maravilhosa 😊

  • @du019sccp
    @du019sccp Před rokem

    Por indicação da Professora Claudete Nogueira, da disciplina "Educação das relações étnico-raciais" pelo curso de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara, cheguei até esses saberes e só posso agradecer. Obrigado demais por trazer esse conteúdo.

  • @slashkiller880
    @slashkiller880 Před rokem

    Pq na África eles não evoluem?

  • @rosietebuarque3187
    @rosietebuarque3187 Před rokem

    O respeito é tudo, todos somos iguais, o capitalismo que acaba com a nação, não só a cor da pele, e sim o desejo pelo poder! Poucos com tanto dinheiro, e muitos sem tem o que comer. Essa a a maldição da humanidade.

  • @rosietebuarque3187
    @rosietebuarque3187 Před rokem

    Excelente aula, esclarece a importância dos negros na humanidade, a construção

  • @caminhosdacurainterior1467

    Gratidão por compartilhar o conhecimento

  • @katiamaria1922
    @katiamaria1922 Před rokem

    Parabéns professor pelo esclarecimento

  • @katiamaria1922
    @katiamaria1922 Před rokem

    👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  • @jaquelinerocha310
    @jaquelinerocha310 Před rokem

    Que prof. maravilhoso, consegue explicar um tema tão complexo e de forma tão profunda de um jeito simples e com empatia e que nos faz refletir e mudar paradigmas. Obrigada!

  • @clevertonbispo2468
    @clevertonbispo2468 Před rokem

    Somente o evangelho tem o poder de transformar o individuo de dentro pra fora. De amar verdadeiramente o próximo com a nós mesmo. O preconceito e discriminação já está presente no coração do homem, nós (seja branco, preto e indio), por natureza, achamos superior aos demais, não só por questão de cor de pele, mas por outros motivos também, se assim não fosse, não haveria guerra tribais no continente africano, nem lutas entre os índios e nem guerra entre os homens branco...o problema é mais profundo do que imaginamos, o orgulho, soberba e egoismo são as origens de qualquer forma de discriminação. Precisamos "nascer de novo", somente um novo coração, uma nova natureza, inclinada a amar e servir o próximo! Somente o Evangelho De Jesus Cristo.

  • @mirianhelena8530
    @mirianhelena8530 Před rokem

    Simplesmente magnífico!!!

  • @cintiaaparecidasantos3412

    Apaixonada por essa explicação. Obrigada por dividir seus conhecimentos.

  • @alskmr4036
    @alskmr4036 Před 2 lety

    A VANGUARDA da LUTA ANTI-RACISTA É UMA OBRIGAÇÃO DO BRASIL! É mais uma vergonha nacional e internacional que a sociedade brasileira faz a escolha de se manter na #vanguarda #racista #mundial, apesar do legado histórico e polulacional diasporico africano e as consequências de desigualdades e vulnerabilidades históricas para 57% da população brasileira. O certo e o logico é o Brasil estar na vanguarda anti-racista! O Brasil; sendo a maior população negra diasporica sequestrada fora da África e pelo Brasil ter protagonsmo, participação nefasta no projeto escravagista+capitalista ocidental excludente e resistiu a ao fim desse modelo escravagista e introduziu no sec.20 a ideologia eugenista e implementou o projeto imigratorio baseado no eugenismo e os novos imigrantes fizeram a manutencao do escravagismo, racismo e das desigualdades que jogou 57% da população no Brasil em diversos níveis de excludencia, é uma vegonha cívica nacinal e internaciona que; as pessoas em posição de poder e destaque no Brasil, fazem a manutenção das diversas formas de racismo e do modal escravagista e neo-escravagista na #sociedade #brasileira e que #contribuem nacional e internacionalmente através de pensamentos, falas e ações para a; #luta #racista, do #modal #escravagista e para as diversas formas de #desigualdades #mundiais (atraso social mundial), indo na #contramão de #sociedades #civilizadas que buscam eliminar essa bola de chumbo nefasta social nos seus paises e serem parte da solucao mundial e a socieade brasileira contribue paa ser parte do problema e os numeros provam as contribuicoes do atraso e do exodo migratorio e imigratrorio de pessoas desesperadas em busca de sair da mazela social que a socieade brsileira contribue; fugindo para outros paises produzindo mazelas sociais diversas. Um dos sinais da contribuição da sociedade brasileira para o racismo é excluir e impedir sistematicamene que pessoas negras progressistas estejam em cargos de poder e decisões administrativas públicas e privadas majoritariamente, e impedir e destruir politicas públicas de reparações anti-escravagista e anti-racista(servicos sociais, infraestrutura e politicas publicas) que promovem qualidade de vida e permanencia no territorio. Essa é a razão radical para o Brasil não estar na vanguarda da luta anti-racista, anti-desigualdes raciais e o Brasil estar na vanguarda da luta racista e de desigualdades mundiais. Historicamente pessoas brancas estão no poder majoritariamente e não tem interesse na luta-antiracista pelo avanço civilizatório. Não estando nos poderes majoritáriamente, pessoas negras progressistas, que tem interesse legítimo no fim do racismo, não podem promover esalvaguadar direitos e politicas públicas de reparações raciais e isso; faz a diferença muito grande entre o atraso civilizatório que favorece 20% em detrimento de 80%. Sabemos que o racismo é um relação de poder e isso se reflete no altíssimo índice de vulnerabilidades e desigualdades no Brasil por pessoas de origem diasporico africana, que é a maioria populacional, e as consequências disso para o Brasil e para o mundo é contribuir para o atraso civilizatório. O Brasil perde em promover o racismo que fortalece as desigualdades e contribui para manter mais essa mazela social:o racismo; enquanto outras sociedades no mundo estão trabalhando arduamente para retirar esse entulho que atrasa o progresso civilizatorios mundial.

  • @alskmr4036
    @alskmr4036 Před 2 lety

    #AletaNeoEscravagismo: o inferno e' aqui!! Refletir e agir: Viver em um país onde este C0ll0r, como R0m@ (C0ll0r de Bozonero em coturno) e ACMN3t0 (C0ll0r de Bozonero em sapatenis) (e a quadrilha de a servico de neoescravistas, que estam todos no congresso, nas assembleias e nas câmaras, em muitas (prefeituras, governos e presid3nci@ afundando o territorio aonde estao, como adminstradores, legisladores e juizes e juizas), todos(as) aprendendo entre si e com o exemplo histórico recente de C0ll0r e BozoNero de sucesso de; como alisar com uma mão e chicotear na cara com a outra, e todo$(a$) ele$(a$) são (a$)(x$) representantes$ do povo, dando de chicote na cara e nas costas do povo todos os dias, e do outro lado os(as) pouquíssimos(as) representantes negros(as)(xs) de esquerda vindos de movimentos sociais e movimentos negros, que conseguem burlar a programação da imagem do racismo eugenista brasileiro, nos partidos e entre o povo, e o povo vota neles(as)(xs),e são eleitos(as)(xs), e são perseguidos(as)(xs) e assassinadas (xs)...,essas coisas são 100 chibatadas na cara e nas costas dos negros e pardos todos os dias..., e o povo não se revolta porque eles se acostumaram a br@ncx$ l@dra0 do seu dinheiro? É o fim da picada... Preto e pardo manso e conformado com br@ncx$ rob@lhe!r@ é f0d@0! #Brasil e sua #contribuição de 450 anos para a #luta #racista, #escravista, das #desigualdades (raciais, de gênero e de classe), genocídios, juízes e juízes que fortalecem o racismo, o patriarcado, e classista, machismo, feminicídio, epistemicídio, q manda um recado p todos os tentáculos d judiciário, desçam a p0rr ! E assim em todos os segmentos públicos e privados e sociedade civil; há mais pessoas fortalecendo vulnerabilidades e mazelas sociais (corrupção, prostituição, violência, escravidão) em todo o mundo, enfraquecendo o Estado de Direito, enfraquecendo a república representativa e a democracia! P0rr@ dá muito trabalho!! Parabéns brasileiros vocês são f0d@0! Ajudando a puxar a corda para o lado do atraso da civilização mundial. Com 250 milhões de pessoas no atraso civilizacional é uma grande contribuição! Peguem logo as algemas e as coloca em seus pés, pescoços e mãos e se entrega às suas damas e senhores de engenho! Que é o sonho nostálgico de todo eugenista brasileiro br@ncx$! Viva o sistema eugenista br@ncxs brasileiro: que programa os brasileiros na mentalidade d escravidão e eugenista todo dia!

  • @laisbianke3650
    @laisbianke3650 Před 2 lety

    Extremamente inteligente! Ao mesmo tempo que explica com referências teóricas fala de forma tão clara! Magnífico! Obrigada! ♥️

  • @artefashion4219
    @artefashion4219 Před 2 lety

    Perfeito 🤜🏽🤛🏽👏🏾🤛🏽🤛🏽👏🏾👏🏾👏🏾🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽

  • @zeneto2157
    @zeneto2157 Před 2 lety

    O professor consegue tornar o assunto tão simples sem ser simplista! É um prazer ouvi-lo, além de um privilégio. Homem extremamente sábio, tem o dom para ensinar, para comunicar. ❤ Renata São Carlos SP

  • @zeneto2157
    @zeneto2157 Před 2 lety

    Há alguns anos eu cursei a disciplina "Didática e as relações étnico-raciais" na graduação em Pedagogia na UFSCar com as excelentes professoras Tatiane Cosentino, Ana Cristina Juvenal e Petronilha Beatriz Gonçalves. Uma das situações que me marcou foi conhecer seus textos que despertaram em mim várias reflexões e, sobretudo, o desejo de conhecer o professor pessoalmente. Esse vídeo é fundamental para nossa reflexão como seres humanos e, no meu caso, como futura professora e pesquisadora. Muito obrigada por nos presentear com este trabalho!

  • @todeolho9565
    @todeolho9565 Před 2 lety

    Sou Cientista 🧬 e falo com propriedade que GENETICAMENTE "NÃO EXISTE RAÇA NEGRA". Isso tudo atualmente é militância e invenção de alguns sociologos preto que tem preconceito de Pardo e quer obrigar o Pardo a ser uma coisa que não existe: A "RAÇA NEGRA" (É só estudar profundamente e pesquisar, que descobrirão q o q estou falando aqui é verdade). O Filho de um mulçumano de pele parda e de uma europeia de cabelo crespo, vai ser considerado negro também, mesmo não tendo descendência africana. Os próprios cientistas Europeus e americanos que tinham maior interesse em provar que existia RAÇAS DIFERENTES E SUPERIORES, foram obrigados pelas provas científicas a confirmar que só existe uma raça: A RAÇA HUMANA. Por isso a UNESCO não permite a cor negra, mas os militantes pretos insistem em usar erroneamente esse termo q não existe, para ter benefício próprio, como: Lei de Cotas. E as crianças brancas e descendentes de asiáticos que são pobres não tem direitos também??? São piores??? Os direitos tem que ser iguais para todos!!! Essa militancia já tá ridícula. Nos tempos atuais, existem várias bibliotecas virtuais e físicas grátis. É só ir lá se aprofundar nos estudos e usando menos militância errônea e utilizando mais o cérebro 🧠 aí sim faremos a diferença!

  • @anonima3435
    @anonima3435 Před 2 lety

    Ótima explicação ❤️

  • @dilmadossantosferreira1909

    O homem móvel

  • @luanadecastrocorrea7100

    Vivemos em um país tão rico, pena que as pessoas não acordam. Como professora acredito que precisamos mudar nossa forma de educar. É preciso mostrar para nossas crianças referencias positivas , infelizmente a escola tem mostrado a cultura afro - descendente baseada na escravidão, esquecendo que antes de serem escravizadas essas pessoas tinham uma outra vida, outros costumes. Acredito que a escravidão deveria ser sitada quando falássemos das guerras de uma forma geral lá no terceiro ano do ensino fundamental e não no segundo ano do ensino fundamental, quando nos livros aparecem as influencias italianas, japonesas, portuguesas e as africanas já começam simbolizadas pela escravidão.

  • @sarahandrade8428
    @sarahandrade8428 Před 2 lety

    Muito top

  • @margarethalencar353
    @margarethalencar353 Před 2 lety

    Muito bom a colocação dos fatos, só não concordo com ___"mito de sermos descendente de Adão e Eva", somos descendentes , não é mito. Realmente a intolerância tem aumentado e isso é triste todos devem ser respeitados e a inclusão necessária nos corações.

    • @Fernanda-oo8vm
      @Fernanda-oo8vm Před 2 lety

      mas isso só pode ser afirmado pela sua fé que tem essa crença, pessoas de outras religiões não tem o mesmo vínculo com adão e eva, então essa história é entendida como um mito (pois não temos evidências científicas)... essa visão de outras crenças como igualmente importantes, e não "inferiores" ou "erradas" é essencial para combatermos a intolerância, você não acha?

    • @margarethalencar353
      @margarethalencar353 Před 2 lety

      @@Fernanda-oo8vm concordo com você, mas científica mente não é provado que vieram do macaco pois senão a evolução aconteceria ainda hoje, mas respeito a opinião dos outros, creio que temos mesmo que ter mais empatia, respeito e consideração uns pelos outros. Deus te abençoe.

    • @VSMF
      @VSMF Před 2 lety

      É mito sim. Pode chorar.

    • @VSMF
      @VSMF Před 2 lety

      @@margarethalencar353 vai aprender sobre a evolução antes de falar merda. Ninguém diz que a humanidade veio do macaco.

    • @itamarsantos1231
      @itamarsantos1231 Před rokem

      Ja que assitimos esse professor . Assista uma aula tambem com adauto Lourenço sobre a criação do universo

  • @suedifernandes8200
    @suedifernandes8200 Před 2 lety

    Perfeito!

  • @madalenagomes5398
    @madalenagomes5398 Před 2 lety

    Ótimo vídeo. Cheguei até aqui por indicação da disciplina CULTURA AFRO-BRASILEIRA, INDÍGENA E MEIO AMBIENTE, do curso de Teologia. Simplesmente amei, enriqueceu muito meus conceitos e visões.

  • @alegameshow6662
    @alegameshow6662 Před 2 lety

    E quando o racista e judeu? hahahah

  • @margareteterezamachadoulri5930

    excelente aula para uma reflexão profunda da multicultura de raças.

  • @marciosouzasilva1994
    @marciosouzasilva1994 Před 2 lety

    Muito boa aula, acrescentou muito!

  • @oscarlosabreusantosabreu818

    É a grandeza do cinema do século XX. Com grandeza roteiros. Grandes atores e atrozes. À magia de interpretar.

  • @vaniokorrea6007
    @vaniokorrea6007 Před 2 lety

    PARABÉNS PROFESSORA MÔNICA. POR ESTA BELA AULA D HISTÓRIA VANIOKORREA. R.J.

  • @vaniokorrea6007
    @vaniokorrea6007 Před 2 lety

    UMA BELA NARRATIVA SOBRE O CONTINENTE AFRICANO E, SEU ADENTRAMENTO NOS D+ CONTINENTE COM ARTE CULTURA E, DESENVOLVIMENTO SÓCIO ECONÔMICO CULTURA E, POLÍTICAS DESENVOLVOMENTISTA PARA A GEOPOLÍTICA ENTRE IS PIVOS.

  • @paulacavalcantevicente9602

    Que aula maravilhosa!!! Obrigada por compartilhar tanto conhecimento!

  • @hectora6699
    @hectora6699 Před 2 lety

    Ave Cesar moritori te salutamos !

  • @gildarodriguesduarte4041

    Excelente gratidão por ampliar minha consciência